sábado, 28 de julho de 2018

Dono do jornal “Mundo Português” morre ao volante na A16 em Sintra

Carlos Morais, de 58 anos, era o único ocupante do automóvel | Foto: Mundo Português
Carlos Morais, de 58 anos, o dono do jornal Mundo Português, perdeu a vida esta sexta-feira devido a um acidente de viação .
O acidente ocorreu na autoestrada 16 no sentido Sintra-Cascais, por volta das 09h20 da manhã. A viatura do onde Carlos Morais se encontrava sozinho terá embatido de frente contra um separador de uma portagem.
O impacto violento terá provocado a morte instantânea, tendo o óbito sido declarado no local.
Carlos Morais foi distinguido pelo Governo com a Medalha de Mérito das Comunidades pelo trabalho realizado junto das comunidades lusófonas.
Além de dono do jornal Mundo Português, Carlos Morais era ainda o dinamizador da SISAB Portugal, esta feira é considerada a maior em termos de exportações de produtos agroalimentares.
O Presidente da República deixou uma mensagem no site da presidência dedicada a Carlos Morais, “Nesta hora de luto, o Presidente da República recorda o homem e o profissional que se destacou levando Portugal a todos os compatriotas que vivem e trabalham fora das nossas fronteiras físicas”.
Assunção Cristas também não esqueceu Carlos Morais, e deixou-lhe uma mensagem em comunicado onde se lê, “A morte, aos 58 anos, de Carlos Morais deixa-nos de luto pela perda de um pioneiro do esforço de exportação e promotor maior dos produtos e empresas portuguesas”.
Fonte: bombeiros24

Zé Pacóvio | Audições PGM 05 | Got Talent Portugal 2017

ZÉ LAUSTÍBIA - PGM 03 - GOT TALENT PORTUGAL 2015

Homem invade concerto de orquestra e surpreende

Km 11 - Tostão Mineiro

TOSTÃO ESTE É BOM, CONFIRA.

Amor distante (Part. Di Paullo e Paulino) - Tostão Mineiro

TOSTÃO * FLORES A CHUVA * PROGRAMA RONNEY SUSANO & CONVIDADOS 02 02 ...

delmiro e delmon e juselito duas sofona xonada

RARIDADE Felipinho do Acordeon toca Madrugada na gaita do Mestre Albino ...

Campeão Mundial de Acordeon joaoparaibaborba

Gonçalo Justo e Ricardo Laginha - Fadinho Serrano

Acordeonista Lucía Silvón 2012

Acordeonistas Portugueses - Catarina Brilha 2

Acordeonistas Portugueses - [PorDefinir3]

Água | A Nova Mega Bebida

Saúde lança campanha para promover consumo de água.
A Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM), vai lançar uma campanha de comunicação na televisão e nas redes sociais que tem como objetivo promover o consumo de água, como parte integrante de uma alimentação saudável, alinhada com o programa de saúde prioritário na área da promoção da alimentação saudável e com a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável.
 
assinatura deste protocolo terá lugar no dia 4 de julho, na Fundação E DP, pelas 15 horas, e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e do Presidente da APIAM, Nuno Pinto de Magalhães.
Com o slogan «Água | A Nova Mega Bebida», os protagonistas da campanha nacional são as figuras públicas Vanessa Oliveira, Isaac Alfaiate, Diogo Amaral e Maria Cerqueira Gomes.
O XXI Governo Constitucional, no seu programa para a saúde, estabelece como prioridade promover a saúde através de uma nova ambição para a Saúde Pública, defendendo que a obtenção de ganhos em saúde resulta da intervenção nos vários determinantes de forma sistémica, sistemática e integrada, e salientando como fundamental a política de promoção de uma alimentação saudável.
E, sendo claro que a mudança de comportamentos se consegue, em grande parte, com educação, o Ministério da Saúde acredita que a aposta na literacia e, neste sentido, em campanhas nacionais de promoção de saúde pública se traduzirá em melhorias nos comportamentos e nos estilos de vida dos portugueses. E, por conseguinte, na saúde de todos.

Para saber mais, consulte:

Programa – PDF – 340 Kb

Literacia em Saúde

CHLC promove ação sobre o uso responsável dos medicamentos.
No âmbito do projeto «Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde», o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) convidou a iniciativa Geração Saudável Sénior, da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, a realizar esta quarta-feira, dia 18 de julho, uma ação de consciencialização sobre o uso responsável e seguro dos medicamentos.
As atividades, que contam com a equipa de enfermagem e a equipa responsável pelos planos de segurança dos doentes do CHLC, vão decorrer na sala de espera das consultas externas do Hospital São José, até às 19 horas.
O CHLC é uma das nove instituições nomeadas pelo Ministério da Saúde para dinamizar o projeto piloto, a nível nacional, que pretende promover a literacia para a segurança dos cuidados de saúde junto do cidadão.
O CHLC convidou o Geração Saudável Sénior, que foi lançado a 20 de setembro de 2016, no âmbito da promoção e educação para a Saúde Pública, direcionado para a população sénior.
O Geração Saudável Sénior pretende contribuir para:
  • Promover a saúde na população sénior;
  • Estimular a adoção de práticas saudáveis;
  • Alertar para a ocorrência de possíveis patologias secundárias e dar a conhecer a importância da prevenção em saúde;
  • Integrar os diversos profissionais de saúde na promoção da adesão à terapêutica;
  • Uma população mais saudável a longo prazo, com principal ênfase na população com menor acesso a recursos em saúde.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de cidadãos com mais de 65 anos residentes em Portugal já é superior a dois milhões, correspondendo a cerca de 19% da população.
Com o marcado envelhecimento da população, torna-se cada vez mais relevante consciencializar os cidadãos para a importância da promoção da saúde e prevenção da doença e o envelhecimento ativo e saudável da população.

Visite:

Centro Hospitalar de Lisboa Central  – Notícias
Geração Saudável Sénior – www.geracaosaudavel.org/gsenior

Alimentação escolar saudável

ARSLVT e Câmara de Lisboa assinam protocolo de colaboração, dia 19.
Vai ser assinado, no dia 19 de julho, um protocolo sobre alimentação escolar saudável, entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Lisboa, em cerimónia a decorrer na Escola Básica Sara Afonso.
O protocolo, a ser assinado pelo Presidente da ARSLVT, Luís Pisco, e pelo Vereador Ricardo Robles, tem como principal objetivo promover a implementação de medidas com vista à promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos das escolas básicas do primeiro ciclo e nos jardins de infância da rede pública do concelho de Lisboa, garantindo a qualidade e segurança alimentar das refeições servidas, tendo como prioridade a salvaguarda da saúde das crianças, contribuindo, assim, para a melhoria do seu estado.
O âmbito da colaboração traduz-se:
  • Na participação em atividades que contribuam para a melhoria dos conhecimentos da comunidade escolar sobre alimentação saudável;
  • No apoio à constituição de ambientes escolares promotores de uma alimentação saudável;
  • No apoio à formação dos profissionais responsáveis pela oferta alimentar ao nível local.

O protocolo entra em vigor imediatamente após outorga e manter-se-á válido até ao final do ano letivo 2018 / 2019, renovável automaticamente pelo prazo de um ano.

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt/

Reclusos | Saúde mental



CHPL passa a dispor de 44 camas para acolher inimputáveis.
O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) vai dispor, a partir desta segunda-feira, dia 23 de julho, de mais 12 camas para reclusos inimputáveis, passando a existir neste serviço 44 camas para acolher pessoas detidas que cometeram um crime por doença mental.
A cerimónia de inauguração das 12 camas, que decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro.
A inauguração destas 12 camas para inimputáveis visa aumentar a resposta do Serviço Regional de Psiquiatria Forense do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que passará a dispor de 44 camas no acolhimento de pessoas em cumprimento de uma medida de segurança privativa da liberdade por terem cometido um crime por força de doença mental.
Esta resposta, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, visa fundamentalmente garantir um programa de tratamento, segurança e reabilitação de cidadãos considerados inimputáveis, em função das suas necessidades, aptidões individuais e avaliação de risco, tendo como objetivo a sua reinserção social.
De acordo com o Ministério da Justiça, 333 reclusos inimputáveis estão atualmente internados em estruturas forenses para cumprimento de medidas de segurança.
Recorda-se que a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, avançou na semana passada que os Ministérios da Justiça e da Saúde estão a trabalhar para encontrar uma solução na área da saúde mental e que permita aos reclusos com este tipo de doenças passarem a ser tratados em estabelecimentos hospitalares.

Para saber mais, consulte:

Juntos contra o açúcar

Nova redução da gramagem dos pacotes de açúcar.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, preside à sessão de encerramento da cerimónia de assinatura de protocolo, no dia 19 de julho, entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que prevê a redução da gramagem dos pacotes individuais de açúcar das marcas da distribuição. O Subdiretor-Geral da Saúde, Diogo Cruz, também marcará presença no evento.A cerimónia terá lugar no restaurante do Pingo Doce de Telheiras, em Lisboa, piso 1, pelas 10h45.
Sobre o protocolo
O compromisso, válido por três anos, determina que, a partir de 31 de dezembro de 2019, deixem de ser produzidas doses individuais de açúcar que excedam os quatro gramas.
Este acordo vem reforçar e aprofundar um caminho já iniciado e tornar as metas mais ambiciosas, no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).
Recorde-se que, em 2016, um compromisso de entendimento assinado entre o Ministério da Saúde e as associações representativas da indústria alimentar já havia estabelecido a redução do volume dos pacotes individuais de açúcar, de um máximo de oito gramas, para um limite de cinco a seis gramas.
Ainda no âmbito deste protocolo, a DGS e a APED comprometem-se a colaborar e a manter um diálogo na área da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Os hábitos alimentares inadequados são o fator de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos pela população portuguesa (19%) e um dos determinantes da doença crónica, que representa mais de 85% da carga de doença no sistema de saúde português.
Ciente desta realidade, o Ministério da Saúde tem vindo a apostar, com o apoio de vários parceiros, na promoção da alimentação saudável, numa estratégia que passa pela alteração da disponibilidade dos produtos à venda, pela reformulação dos produtos alimentares (redução de sal, açúcar e gorduras trans), pela tributação e pela literacia em saúde.


Nova Ambulância do INEM em Castro Marim iniciou atividade

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Câmara Municipal de Castro Marim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António realizam amanhã, dia 25 de julho, uma cerimónia que assinala a entrada em funcionamento de um novo Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM no Azinhal, concelho de Castro Marim.
imagem do post do Nova Ambulância do INEM em Castro Marim iniciou atividade

Com a entrada em funcionamento desta nova Ambulância, o INEM atinge um marco histórico há muito ambicionado por todos os intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM): todos os concelhos de Portugal continental passam a ter, pelo menos, uma Ambulância do INEM.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António fica responsável por garantir 24/24 horas o funcionamento de uma Ambulância de Socorro do INEM, destinada a prestar cuidados de saúde pré-hospitalares à população e a reforçar a assistência médica a situações de acidente ou doença súbita. Com este novo PEM, que vai funcionar a partir do concelho de Castro Marim, no Algarve, o INEM capacita a totalidade dos concelhos de Portugal Continental com uma Ambulância do INEM.

Os PEM funcionam em Corpos de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa que têm protocolo com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. Para o efeito dispõem de uma ambulância de socorro do Instituto, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112.

Estas Ambulâncias são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. A tripulação – que será disponibilizada pelo Corpo de Bombeiros – e os equipamentos destas Ambulâncias permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Para melhorar as condições de operacionalidade do SIEM e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112, o INEM iniciou em julho de 2017 o processo que permitiu completar a Rede Nacional de Ambulâncias, investindo 850 mil euros para subsidiar a aquisição e o equipamento das Ambulâncias, a que se juntam cerca de 500 mil euros anuais para funcionamento dos 17 novos PEM entretanto criados. O INEM paga ainda um prémio de saída aos Corpos de Bombeiros por cada vez que estas Ambulâncias são acionadas para acudir a situações de emergência médica.

Através do Número Europeu de Emergência – 112, os cidadãos que se encontrem em Portugal Continental podem aceder a uma resposta na área da emergência médica que é de qualidade e que pode fazer a diferença em situações de acidente ou doença súbita. O INEM recorda que em caso de emergência médica os cidadãos devem ligar 112 e colaborar com os serviços de emergência, respondendo às questões que lhe são colocadas.

A cerimónia que assinala a entrada em funcionamento do novo Posto de Emergência Médica de Castro Marim tem lugar amanhã, dia 25 de julho, às 11h30, no Pavilhão Multiusos do Azinhal.

Sensibilização sobre consumo álcool

Governo lança campanha para jovens e adolescentes.
O Largo de Camões, em Lisboa, acolheu, na noite de sexta-feira, dia 20 de julho, o lançamento de uma campanha de sensibilização sobre o consumo de álcool por parte dos jovens e adolescentes, que contou com a presença dos Ministros da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da Administração Interna, Eduardo Cabrita.




Da responsabilidade da Administração Interna e no âmbito do Programa «Noite + Segura», que visa reforçar a segurança em zonas de concentração de estabelecimentos de diversão noturna, a primeira fase desta campanha decorrerá na segunda quinzena de julho de 2018 e incidirá sobretudo em Lisboa, no Porto e em Albufeira.

A iniciativa contempla a distribuição de panfletos aos comerciantes de bebidas alcoólicas e de cartões a adolescentes e jovens, bem como a divulgação de um vídeo sobre a vulnerabilidade do seu consumo.


De acordo com o Ministério da Administração Interna, foram impressos 15.000 cartões com o lema da campanha: «A bebedeira passa. O resto não!».

Estes cartões serão distribuídos, pelas forças de segurança, equipas de rua do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e por desportistas conhecidos, aos menores de 18 anos.


Comportamentos aditivos aos 18 anos
De acordo com os dados do inquérito do SICAD sobre comportamentos aditivos, aplicado aos jovens de 18 anos participantes no Dia da Defesa Nacional, em 2017, as substâncias de uso legal (tabaco e bebidas alcoólicas) são as mais mencionadas. Em números absolutos, 48.546 (60% da população inquirida) são consumidores de álcool e tabaco.

Praticamente todos tomaram pelo menos uma bebida alcoólica nos 12 meses anteriores ao inquérito (consumo recente). De acordo com os dados, este consumo tem vindo a aumentar, dos 83,4% que revelavam que tinha consumido recentemente em 2015, passou-se para 84,7% em 2017. As prevalências de consumo de álcool são semelhantes entre rapazes e raparigas.

A par da frequência, o padrão de consumo destes jovens pode ainda ser caracterizado quanto à nocividade de cada ocasião de consumo, seja pela quantidade de álcool ingerido por ocasião (consumo binge, experiência de embriaguez ligeira e severa), seja pela associação de diferentes substâncias psicoativas numa mesma ocasião.

Assim, os dados revelam que, pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores ao inquérito, metade dos inquiridos declarou ter ingerido cinco ou mais (raparigas) ou seis ou mais (rapazes) bebidas alcoólicas numa mesma ocasião (consumo binge), mais de metade experienciou um estado de inebriação por ingestão de álcool e um terço embriagou-se severamente.

O consumo de álcool abaixo dos 18 anos está intimamente relacionado com problemas de saúde e com acidentes que representam a principal causa de morte neste grupo etário. Quanto menor a idade de início do consumo de álcool, maior o risco de consumo patológico e de dependência no futuro.

O inquérito sobre comportamentos aditivos aplicado aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional teve a sua primeira edição nacional em 2015.
Para saber mais, consulte:

Acidente na A12 junto às portagens em Setúbal mata duas mulheres

O carro levava duas pessoas e pegou fogo após o acidente durante a madrugada deste sábado, na Zona do Pinhal Novo.
Resultado de imagem para Acidente na A12 junto às portagens em Setúbal mata duas mulheres
O carro despistou-se e após o capotamento o veículo começou a arder. O acidente, ocorrido na madrugada deste sábado, fez duas vítimas mortais, na A12, perto do acesso às portagens do Pinhal Novo, em Setúbal.
Segundo fonte da GNR, uma das vítimas, uma mulher de 24 anos, foi projetada para fora do veículo.
Quanto à outra mulher, ficou totalmente carbonizada dentro do veículo e ainda não foi possível às equipas de socorro apurar a identidade da mesma.
As equipas dos Bombeiros do Pinhal Novo, o INEM e a GNR estiveram no local e tomaram conta da ocorrência.
O alerta do acidente foi dado pelas 3:20 da madrugada deste sábado, tendo sido cortado o acesso às portagens durante algumas horas.
bombeiros24

Queda de árvore provoca morte de homem de 74 anos na zona de Cantanhede

Resultado de imagem para Queda de árvore provoca morte de homem de 74 anos na zona de Cantanhede
Um homem de 74 anos de idade morreu hoje na sequência da queda de uma árvore, numa área de mato e floresta, na zona de Cantanhede, disse fonte dos bombeiros desta cidade.
Desconhecem-se ainda as circunstâncias em que ocorreu o acidente, disse à agência Lusa a mesma fonte, adiantando que também não foi apurado ainda se a vítima era quem estava a cortar a árvore, nem se a operação envolvia uma ou mais pessoas.
Os bombeiros voluntários de Cantanhede ainda não conseguem precisar a que concelho pertence o território onde se registou o acidente, já que se trata de uma área de limites administrativos designadamente dos concelhos de Cantanhede e de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.
Para o local, cujo alerta foi dado pelas 10:18 de hoje, foram mobilizados meios, para além dos voluntários de Cantanhede, dos bombeiros de Montemor-o-Velho, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR, de acordo do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
Lusa

Relatividade supera o teste mais extremo por qual já passou

Posted: 27 Jul 2018 02:53 PM PDT
Efeitos previstos pela relatividade foram observados quando uma estrela se aproximou de Sagitário A*, o buraco negro massivo no centro da Via Láctea
 
Posted: 27 Jul 2018 07:36 AM PDT
Um novo estudo descobriu que alunos têm um desempenho pior em provas finais quando têm acesso a um dispositivo eletrônico, como um celular ou tablet, para fins não acadêmicos durante as aulas
 
Posted: 26 Jul 2018 06:21 PM PDT
Ele é um entusiasta de fogões solares, e deixou a peça de 1m de diâmetro no banco traseiro


 

Revolución del trabajo en la era de la transformación tecnológica


por Yesica Flores
Contrario a la creencia de que las máquinas desplazarán a los hombres en materia de trabajo, Gartner predice que para el 2020 la inteligencia artificial producirá más trabajos de los que desplazará.
Es innegable que el mundo laboral está sufriendo serias modificaciones con los avances tecnológicos, robots e inteligencia artificial, y que hoy en día ya no son hipótesis futuristas, sino que se trata de realidades concretas. Es probable que muchos de los cambios que ya se están originando por la evolución de la tecnología en el mundo laboral todavía no sean percibidos por el común de la gente, pero la realidad es que los modelos de automatización son crecientemente solicitados por las distintas industrias por las cualidades que ofrecen en términos de costo, tiempo y productividad.
Es cierto que las nuevas tecnologías reemplazarán y transformarán el trabajo que hoy es realizado por personas, cuestionar esto sería poco realista e ir en contra de lo que ha demostrado la historia. Pero el punto es que, si bien los trabajos más susceptibles de ser reemplazados por tecnología son aquellos de tipo repetitivo y de menor complejidad, fáciles de ser automatizados por su característica rutinaria y predecible, el impacto también se verá en aquellos con mayor grado de complejidad, análisis y creatividad. Esto se debe a que la digitalización de los procesos afectará la forma de hacer las cosas tal cual hoy las conocemos, la inteligencia artificial, a su vez, le agrega la posibilidad de aprender mientras opera, de procesar gran cantidad de información en muy corto tiempo y de realizar predicciones con cada vez mayor grado de certeza.
La creación de nuevas líneas de negocio y herramientas necesitarán también de nuevos operadores con otras habilidades. Cobrarán relevancia figuras que serán los nexos entre la tecnología y las personas, indispensables para entrenar, articular y para adaptar las mejoras y eficiencias tecnológicas a las realidades del negocio. Acá es donde será relevante la intervención de la fuerza de trabajo humana, ya que será necesario complementar estas tecnologías con altas dosis de creatividad, empatía y liderazgo. El complemento entre lo humano y lo digital será el factor más importante para plasmar en resultados concretos y soluciones de los nuevos trabajos futuros.
Un factor muy importante de la tecnología es que es inclusiva y democrática, puede ser desarrollada y operada tanto por hombres como por mujeres, los límites de edad se desdibujan, y lo fundamental resulta siendo el espíritu colaborativo en estos nuevos escenarios.
Las legislaciones y los marcos regulatorios laborales basados en conceptos como presentismo, horarios y lugar de trabajo quedarán obsoletos y deberán ser actualizados a una realidad que se dará de facto. Los convenios colectivos deberán ser renovados y evolucionar hacia otras formas de regulación y de protección del trabajador, en un ecosistema de trabajo con características más líquidas y que no reconocerá fronteras, sexo ni horarios.
Será importante irse preparando para estos cambios, acercarnos a las nuevas tecnologías. El juego vuelve a cambiar algunas de las reglas pero persiguiendo los mismos objetivos, es importante que los jugadores sigamos de cerca estos avances para decidir qué rol queremos ocupar en el futuro.

Tecnología ABB iluminó icónico estadio ruso


por Yesica Flores
El sistema i-bus KNX, de ABB, permitió regular la iluminación en el recientemente reformado Estadio Luzhniki en Moscú, el control de iluminación inteligente de ABB, permitió que desde cualquier tribuna se pudiera ver el gol.
ABB suministra el sistema i-bus KNX al histórico estadio ruso, que albergó siete partidos de la Copa Mundial de la FIFA de 2018, incluyendo el de apertura y el de la final. Después de que Rusia obtuviera el derecho de ser la anfitriona del Mundial, el estadio pasó por una extensa reforma para convertirse en la principal arena del torneo. El objetivo era preservar la apariencia histórica del estadio, pero equiparlo técnicamente de acuerdo con todas las exigencias modernas, usando tecnologías avanzadas.
Desde la inauguración en 1956, el estadio Luzhniki ha sido el escenario de una infinidad de eventos deportivos y culturales, incluyendo los Juegos Olímpicos de 1980, campeonatos mundiales de hockey sobre hielo, atletismo y rugby, además de shows de los mejores músicos del mundo. Sin embargo, el fútbol ha jugado un papel especial, se han realizado más de 3.000 partidos allí.
La iluminación interna y externa de todo el estadio es controlada por el sistema ABB i-bus® KNX. Para garantizar la máxima estabilidad durante los partidos, la tecnología contó con un sistema que conecta los focos de manera escalonada, para evitar sobrecargas de energía cuando se accionan los diversos sistemas de iluminación. Sin embargo, la fase es tan sutil que el público y los empleados no pueden notarlo. La iluminación alrededor del estadio es controlada por medio de algoritmos de ahorro de energía de ABB, que tienen en cuenta el horario del día, la iluminación natural y la carga total en la red de energía, lo que permite ahorrar energía de manera significativa.
El KNX interconectó todos los componentes en la instalación eléctrica para formar un sistema en red y garantizar la transparencia y la utilización de la información en toda la instalación. En este sistema, todos
los usuarios intercambiaron datos en el mismo bus. Por lo tanto, fue posible integrar varios subsistemas funcionales dentro del estadio en una solución única y confiable.
"ABB se enorgullece de ser responsable de un proyecto tan prestigioso. Nuestro equipamiento eléctrico y las tecnologías inteligentes de administración de edificios hacen que las construcciones de cualquier tamaño sean inteligentes, y el suministro de electricidad sea más flexible, eficiente y confiable", declaró Tarak Mehta, presidente de la división de Electrification Products de ABB. "El sistema i-bus KNX controla la iluminación de todo el estadio, desde los vestuarios hasta el campo de juego, de las tribuna a las áreas VIP."
Este enorme estadio tiene más de mil ambientes, incluyendo 15 academias, un hotel, un centro médico completamente equipado, además de restaurantes y espacios de ocio. Más de 348 focos iluminaron el campo. Más de 20 mil lámparas de LED iluminaron las instalaciones alrededor del estadio y más de 150 instalaciones especiales de iluminación iluminaron la tribuna.
La iluminación decorativa exterior estuvo integrada en el techo del estadio, al igual que numerosos LED que formaron una pantalla gigante para la emisión de repeticiones y otros efectos visuales. Los switches ABB Emax 2, Tmax y Tmax XT ayudaron a administrar el complejo consumo de energía de una construcción tan grande y dinámica.

Número de mortos em incêndios na Grécia sobe para 88

Resultado de imagem para Número de mortos em incêndios na Grécia sobe para 88
O número de mortos nos incêndios que assolaram a costa de Atenas, na Grécia, na segunda-feira, subiu para 88, entre os quais três crianças, segundo um novo balanço divulgado pelo Governo grego.
As três crianças - as gémeas Sophia e Vasiliki, de nove anos, e um menino de 11 anos - figuram entre as vítimas identificadas, bem como uma mulher de 42 anos que morreu no hospital, onde uma dúzia de vítimas permanece internada em estado grande, adianta o Ministério da Saúde em comunicado.
Aquele ministério informou ainda que 48 pessoas estão atualmente hospitalizadas, incluindo duas crianças, que progridem favoravelmente e podem receber alta no início da semana.
Segundo as autoridades, nove dos feridos estão em estado crítico.
Até ao momento, foram identificadas 12 vítimas mortais, entre as quais as duas gémeas, cujo pais acalentavam a esperança de encontrá-las vivas, tendo o seu desaparecimento desencadeado uma grande operação de busca.
O Governo informou na sexta-feira que cerca de 40 pessoas que estavam desaparecidas regressaram a casa.
Até agora, os especialistas inspecionaram 3.505 casas afetadas pelos incêndios, das quais 998 foram declaradas em ruínas e 794 temporariamente inabitáveis, de acordo com os últimos dados do Ministério da Infraestrutura.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, assumiu, na sexta-feira, "a responsabilidade política pela tragédia" dos incêndios de segunda-feira no país.
Até agora, não existe uma lista oficial de pessoas desaparecidas, porque as autoridades não querem especular até que todos os corpos sejam identificados.
O Governo grego divulgou na quinta-feira uma série de imagens de satélite que apontam que os incêndios foram premeditados.
O ministro da Proteção ao Cidadão disse ainda que não são apenas "sinais", mas há "evidências" e testemunhos que sustentam esta hipótese.
Em menos de meia hora foram registados treze focos diferentes, todos alinhados paralelamente à estrada, como mostram as fotos e os vídeos dos satélites.
O Governo de Alexis Tsipras pediu ajuda internacional na noite de segunda-feira, tendo já alguns países respondido com meios de apoio. Portugal disponibilizou 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios na Grécia.
Lusa

Miúdos e graúdos em palco: sucesso garantido!

Museu do Território da Gândara foi palco, no passado dia 21, de um Concerto.
Fazendo parte da programação oficial das Festas de São Tomé, esta atividade juntou muitas pessoas que quiseram ver e aplaudir a Escola de Música da Filarmónica Ressurreição de Mira e o Coro Legatto.
Quando a boa disposição e o talento se unem, o resultado acaba por ser o que se viu: a evolução de miúdos e miúdas sempre interessados em aprender mais e jovens que se superam a cada espetáculo...
Jornal Mira Online


Manhã de sábado: Robles tem outro apartamento para arrendar a 1300€

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Além do prédio de Alfama que pôs à venda por 5,7 milhões e agora já diz que está apenas no mercado de arrendamento, o bloquista tem mais um apartamento para arrendar no centro de Lisboa.
O vereador passou o dia a explicar-se sozinho, mas deixou muitas dúvidas no ar e uma mancha de lama na imagem do Bloco que não vai ser fácil de limpar. A análise do editor de Política do Observador
O vereador da Câmara de Lisboa declarou ao Tribunal Constitucional que recebe pouco mais de 21 mil euros por ano e está a pagar um empréstimo de 500 mil euros à Caixa Geral de Depósitos.
Um prédio que vai do número 6 até ao 26, em Alfama a dois passos do Museu do Fado e do novo terminal de cruzeiros, foi comprado por Robles por 347 mil e vale hoje 5,7 milhões. Quem mais o queria?
Em comunicado enviado às redações, a Comissão Política do BE afirma que "a conduta do vereador Ricardo Robles em nada diminui a sua legitimidade na defesa das políticas públicas que tem proposto".
Baixa do IVA na eletricidade para 6% está a ser estudada e pode reverter medida do tempo da troika. Isto se Bruxelas aprovar. Se avançar, fatura pode baixar 13%, mas quem paga é o Estado e não a EDP.
A proposta do Governo para manter a Web Summit em Lisboa é para dez anos, mas ainda assim estará em "desvantagem" face às candidaturas de cidades como Londres, Madrid ou Paris, apurou o Observador.
Marcelo Rebelo de Sousa expressou confiança num acordo para o 'Brexit' até outubro entre a União Europeia e o Reino Unido, depois de um encontro rápido com a primeira-ministra britânica, Theresa May.
A neblina não permitiu aproveitar o fenómeno da melhor maneira mas os portugueses não desistiram. Em Lisboa, Sines e Coimbra o eclipse lunar motivou a reunião de dezenas de pessoas.
O ator americano desafiou o apresentador de "Carpool Karaoke" a fazer um salto de paraquedas. O desafio foi aceite e o resultado não podia ser melhor. Veja aqui o vídeo. 

Opinião

Filomena Martins
Quando a propaganda é muita, o contribuinte desconfia. E esta história do maior avião de passageiros do mundo que por obra e graça dos céus da aviação aterrou em Beja cheira a esturro.

Luís Reis
Centeno descongela os “funcionários” públicos que merecem do Governo a comiseração da justiça, mas de mansinho congela desenvolvimento e investimento, e as hipóteses de nos safarmos sem outra troika.

Pedro Afonso
Há que resistir à pressão profissional exagerada e patológica, respeitando períodos de descanso e a vida pessoal e familiar. No trabalho somos substituíveis, em casa ninguém pode ocupar o nosso lugar.

José Crespo de Carvalho
E nesta fase – a das muitas perguntas que nos faremos – é bom retornar ao Homo Deus para perceber o sentido desta nova religião, também ela emergente: o humanismo, ou uma espécie de antropocentrismo.

Sajid Javid
Com a nossa saída da União Europeia a nossa relação com os parceiros europeus irá mudar, mas o que não mudará são as ameaças comuns e o nosso interesse em assegurar a proteção dos nossos cidadãos.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa