quinta-feira, 4 de maio de 2017

Notícias da Semana - Associação Teatro Construção

ATC
BOLETIM INFORMATIVO
28.04.2017

Tudo quanto aumenta a liberdade,
aumenta a responsabilidade.

Victor Hugo
Sabe que pode ajudar a ATC ao preencher o seu IRS
Contribua com 0,5% do que o estado liquida
Através da consignação de imposto, ou seja, não tem que dar dinheiro ou bens, ofereça parte do imposto que iria para os cofres do Estado para a ATC.

Não tem custos associados, os 0,5% são retirados do imposto total que o Estado líquida, e não do que lhe será devolvido, caso tenha direito à restituição do imposto. Preencha o Quadro 11Anexo Rosto com o nosso número de contribuinte 501290834.

» saiba mais

Comemoração do dia 25 de abril

com teatro e música

No passado dia 24 de abril, pelas 21.30h comemorou-se o 25 de abril, com teatro e música. Um espetáculo que contou com a primeira apresentação pública do trabalho realizado pelos alunos do curso de teatro da ATC e com a música do Ensemble da Escola de Instrumentos Musicais Portugueses da Casa da Juventude de Famalicão

» saiba mais

ATC Comemora o 25 de Abril com Minibasquete

Torneio de Minibasquete

Comemorar o Dia da Liberdade a jogar Basquetebol, foi o que a ATC proporcionou a cerca de 100 crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, com a organização do Torneio de Minibasquete do 25 de Abril.

» saiba mais

Simulacro

avaliação dos recursos existentes em caso de incêndio

Realizou-se no passado dia 26 Abril, quarta-feira pelas 18Horas um simulacro na Residência ATC. Os simulacros pretendem refletir um cenário real de emergência em situações como incêndios, inundações, acidentes e outras catástrofes.

» saiba mais


Copyright © 2017 Associação Teatro Construção, Todos os direitos reservados.
Lista de contactos registados na página www.atc.pt

Email enviado por:
Associação Teatro Construção
Rua Dr. Agostinho Fernandes Nº 113
Vila de Joane 4770-260
Portugal

Congresso americano aprova revogação do Obamacare


Câmara dos Representantes votou a favor de proposta republicana. A lei passa agora para o Senado

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou esta quinta-feira a revogação de grande parte do sistema de Saúde americano, regime mais conhecido como Obamacare, no que é a primeira grande vitória legislativa do presidente Donald Trump.

A lei passa agora para a câmara alta do Congresso, o Senado, onde se espera uma luta renhida.

O partido Republicano conseguiu passar a sua proposta de revisão do sistema de Saúde com 217 votos a favor, 213 contra. Nenhum democrata apoiou a lei, o mesmo acontecendo a alguns republicanos.

Esta aprovação representa um passo importante para o cumprimento de uma promessa eleitoral de Donald Trump e de um processo de sete anos por parte dos republicanos para desmantelar o sistema aprovado pelos Democratas e que tem o nome comum do Presidente Obama.

"Muitos de nós esperaram sete anos por esta votação", disse o líder da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, antes da votação, acrescentando que muitos republicanos foram eleitos com a promessa de pôr fim ao Obamacare.

Fonte DN

Colheita de Sangue Dia 6 de Maio entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


Para o mês de Maio vão decorrer colheitas de sangue nos dias 10, 17 e 31 entre as 15 horas e as 19:30 horas, dias 6, 13 e 27 entre as 9 horas e as 13 horas, todas no Posto Fixo da ADASCA.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...
Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” Bezerra de Menezes.

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Ação de Voluntariado Jovem - Geração Z Candidaturas abertas para entidades organizadoras


  • Quer desenvolver atividades de voluntariado na sua entidade privada sem fins lucrativos e intervir de forma útil e eficaz na comunidade?
    Pode fazê-lo envolvendo jovens na conceção e desenvolvimento das atividades e proporcionando-lhes desenvolvimento pessoal e social.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) promove o «Geração Z», uma ação de voluntariado, enquadrada pelo Programa «Agora Nós», em que a sua entidade organiza a atividade de voluntariado que desenha com e para jovens!


Esta ação de voluntariado visa promover oportunidades a jovens de viverem, de forma ativa, uma experiência de voluntariado em diversas áreas, desenvolvendo capacidades e adquirindo competências, através de metodologias de educação não formal.


Áreas de intervenção
  • Ambiente;
  • Associativismo;
  • Combate a extremismos e comportamentos violentos;
  • Desporto;
  • Emprego e Empreendedorismo;
  • Igualdade de género;
  • Inclusão social;
  • Intercambio cultural;
  • Prevenção da violência no namoro;
  • Saúde juvenil;
  • Solidariedade Intergeracional
  • Turismo Juvenil.
Prazos de candidatura para entidades organizadoras
- Apresentação das candidaturas | De 2 a 31 de maio de 2017

- Período de realização das atividades | De julho a novembro de 2017



Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

“Dentro da Caixa” vence Concurso de Ideias de Negócio de Albergaria-a-Velha

“Dentro da Caixa”, projeto de criação de uma marca associada a produtos tradicionais gourmet da região, apresentado pelos alunos Tomás Silva, Diogo Quintas, Alexandre Mortágua e Vasco Flamengo, do Colégio de Albergaria, foi a ideia vencedora do Concurso de Ideias de Negócio de Albergaria-a-Velha. A terceira edição da prova do Programa de Empreendedorismo Escolar, dedicada aos alunos do Ensino Secundário e Profissional, decorreu ontem à noite no Cineteatro Alba.

 As três ideias vencedores foram contempladas com missões empreendedoras a empresas, incubadoras e centros empresariais, em Lisboa (1.º prémio), Porto (2.º) e S. João da Madeira (3.º). O segundo lugar do concurso foi atribuído ao projeto “ParkingSlot”, uma aplicação GPS que indica lugares de estacionamento disponíveis aos condutores aderentes, apresentada por Ruben Rocha, Marcos Rodrigues e Micael Silva, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. O terceiro lugar foi para “AAM – Aplicação e Alerta de Medicamentos”, uma aplicação que permite alertar os pacientes da toma de medicamentos, com capacidade também para avisar o médico responsável, apresentada por Fabiana Silva, Cristiana Martins, Tiago Campos e João Pereira, também da Escola Secundária de Albergaria-aVelha.

A edição deste ano do Concurso de Ideias de Negócio permitiu juntar os jovens aos empresários locais que, em duas sessões de 60 minutos, deram conselhos aos participantes finalistas. O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, enalteceu a iniciativa, evidenciando as pontes que se estabelecem entre a escola e as empresas. “Os alunos e a escola devem aproveitar estas oportunidades; no meu tempo não havia experiências como esta e é importante que os alunos consigam aproveitar tudo aquilo que os empresários têm para mostrar”, referiu o Autarca. Os mentores dos projetos – muitos deles estiveram presentes na cerimónia de ontem – são das empresas MESMO IT, Conjuga Segmento, Spartec, MP Consulting, Soul4Biz, Metalusa, MPD, Wise4Biz, Keypartner, Optipower, Metalegi e Palbit.

O júri do concurso era composto por José Valente, da SEMA – Associação Empresarial; João Duarte, da AJE – Associação de Jovens Empresários de Albergaria-a-Velha; Francisco Banha, da GesEntrepreneur; Susana Carvalho, da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro; e José Gomes, do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 O Programa de Empreendedorismo Escolar de Albergaria-a-Velha envolve 46 turmas e 32 professores dos quatro ciclos de ensino, 1.º, 2.º 3.º, Secundário e Profissional. Neste ano letivo participam mais de 860 alunos dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, Albergaria-a-Velha e Branca, e do Colégio de Albergaria.

Violência Doméstica E No Namoro Em “Curtas Metragens”


A violência doméstica e no namoro constituem alguns dos mais relevantes problemas sociais que atingem inúmeras famílias e jovens.
Sensibilizar os adolescentes e prevenir a sua ocorrência na fase juvenil é, portanto, a palavra de ordem, evitando as consequências que daí podem advir, ao nível da saúde física e mental.
Atenta a este fenómeno, a CPCJ de Carregal do Sal desafiou os alunos do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, a realizarem curtas metragens sobre a temática e vai apresenta-las à comunidade educativa, no próximo dia 10 de maio, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A sessão conta com a presença de Carla Andrade, do Núcleo de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica, convidada a abordar a temática da “Violência no Namoro”.
Não fique alheio. No dia 10 de maio, venha conhecer a “abordagem” dos nossos jovens à violência doméstica e no namoro!

VI Encontro De Música De Câmara Da Fundação Lapa Do Lobo, Em Carregal Do Sal


O auditório do Centro Cultural de Carregal do Sal abre portas no próximo sábado, 6 de maio, para acolher a 6.ª edição do Encontro de Música de Câmara, promovido pela Fundação Lapa do Lobo.
Em palco vão estar 4 bandas da região – Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato; Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias; Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar e Sociedade Musical de Santo António de Carvalhal Redondo – apoiadas pela instituição promotora do evento.
Os diversos grupos das respetivas filarmónicas propõem um serão com diversificados momentos musicais.
Sábado, 6 de maio, pelas 21:30h, assista ao VI Encontro de Música de Câmara da Fundação Lapa do Lobo!

Setor exportador de vinho português “sem grandes preocupações” com Brexit

Resultado de imagem para presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro
O presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, afirmou hoje que o setor exportador de vinho português tem mantido "uma atitude expectante, mas sem grandes preocupações" em relação à saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

"O setor exportador de vinhos português tem mantido uma atitude expectante, mas sem grandes preocupações", quanto à saída do Reino Unido da União Europeia, disse o responsável da ViniPortugal num encontro com jornalistas, em Lisboa.

Já sobre como como vê a situação nos Estados Unidos com a eleição do Presidente, Donald Trump, disse que os exportadores portugueses também vêm esta questão "sem grandes problemas" e lembrou que "há muito ruído".

"Os Estados Unidos têm um modelo diferente em relação ao álcool consoante os estados federais. Uns têm um regime mais controlado do que outros e o problema não é o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump", advertiu.

Nesse sentido, "não tem sido Trump o obstáculo às exportações, mas sim o regime de maior ou menor controlo em cada estado norte-americano", disse Jorge Monteiro, realçando que os Estados Unidos vão ser "uma forte aposta" neste este ano.

Fundada em 1997, a ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola e a entidade gestora da marca Wines of Portugal.

Fonte: Notícias ao minuto

Peugeot e Citroen estão prontas para testar carros autónomos

Resultado de imagem para Peugeot e Citroen estão prontas para testar carros autónomos
A Groupe PSA colaborará com a startup NuTonomy para começar a testar a tecnologia em Singapura.

O grupo automóvel Groupe PSA do qual fazem parte a Peugeout e a Citroen começará a testar tecnologia para carros autónomos em Singapura no final deste ano, uma oportunidade possível graças à colaboração com a startup NuTonomy.

Como recorda o The Verge, a NuTonomy tem vindo a testar carros autónomos em Singapura desde o final do ano passado, tendo começado a testar os seus veículos em Boston, EUA, no passado mês de abril. A parceria com a NuTonomy pode então ajudar o Groupe PSA a ultrapassar o Volkswagen Group como fabricante automóvel líder na europa.

“Esta colaboração é um passo significativo no caminho para veículos completamente autónomos, o que nos permitirá oferecer diferentes soluções de mobilidade aos nossos clientes”, apontou a responsável pelo Business Lab do Groupe PSA, Anna Laliron.

Fonte: Notícias ao minuto

OMS inicia pré-qualificação de ‘genéricos’ para tratamentos de cancro

Resultado de imagem para OMS inicia pré-qualificação de ‘genéricos’ para tratamentos de cancro
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que vai começar um projeto-piloto para pré-qualificar medicamentos biossimilares contra o cancro, genéricos equivalentes aos medicamentos biológicos originais.

O objetivo é alargar o acesso a alguns dos tratamentos mais caros contra o cancro nos países em desenvolvimento.

Se no processo a OMS determinar que os biossimilares podem ser comparados aos produtos originais em termos de qualidade, segurança e eficácia, estes vão ser colocados numa lista que inclui todos os medicamentos que podem ser comprados pelas agências das Nações Unidas e por organizações especializadas e humanitárias.

Esta lista é uma referência de grande importância para muitos países em desenvolvimento na hora de decidir a aquisição de medicamentos por parte das suas entidades públicas.

Em setembro, a OMS vai convidar empresas de biotecnologia para apresentar soluções de pré-qualificação para versões biossimilares de dois produtos.

Um dos produtos é utilizado no tratamento de tipos de linfoma (cancro do sistema imunitário) e leucemia (cancro do sangue que se inicia na medula óssea), o segundo é usado em casos de cancro da mama. A OMS também procura opções para pré-qualificar a insulina.

Os medicamentos biológicos são produzidos a partir de fontes biológicas (em vez de produtos químicos sintetizados), incluindo vacinas, sangue, componentes sanguíneos, células, terapias genéticas, tecidos e outros materiais.

O interesse dos biossimilares é que, tal como os medicamentos genéricos, podem ser versões mais baratas dos medicamentos biológicos e serem produzidos por diferentes empresas quando a patente do produto original expirar.

"Os produtos biológicos inovadores são, muitas vezes, demasiado caros para muitos países, de modo que os biossimilares são uma boa oportunidade para expandir o acesso", disse em comunicado a OMS.

A OMS acredita que a pré-qualificação dos biossimilares pode ser um incentivo para a competição entre as empresas, o que pode provocar uma diminuição do preço dos seus medicamentos.

"Os biossimilares podem ser uma mudança decisiva no acesso a medicamentos para certas condições complexas", disse a diretora dos Medicamentos Essenciais e Produtos Sanitários da OMS, Suzanne Hill.

No entanto, o uso destes medicamentos está fora do hábito dos médicos e pacientes, por isso, uma tarefa adicional que a OMS prevê fazer é facilitar a compreensão das vantagens que oferecem os biossimilares e construir a confiança neles, no caso de terem recebido pré-qualificação.

"Os benefícios deste tipo de medicamentos superam totalmente qualquer risco", disse a organização.

A regulamentação adequada dos biossimilares é fundamental porque o produto pode mudar durante o processo de produção, o que explica que um produto da mesma categoria não é exatamente igual a outro.

"Por isso, é mais difícil de comparar o biossimilar com o seu original", disse a organização.

Fonte: Notícias ao minuto

SEGUREX Marcada Pela Aumento de Visitantes


A SEGUREX 2017 que se realiza na Fil (salão internacional de protecção, segurança e defesa), em Lisboa, sofreu hoje um aumento significativo de visitantes relativamente ao dia de ontem.

Notada, continuou a ser, a ausência do Instituto Nacional de Emergência Médica, que de resto foi tema amplamente abordado durante o todo dia.

O certame decorre até sábado as 19h.

Fonte: BPS

Presença militar dos EUA também não vai ser reduzida.

Diplomata norte-americana assegura que presença militar dos EUA também não vai reduzir-se mais.
Resultado de imagem para Presença militar dos EUA também não vai ser reduzida.
A encarregada de negócios dos EUA em Portugal garantiu esta quinta-feira, em Lisboa, que Washington não sairá da base das Lajes.
"Absolutamente. Não vamos sair nem estamos a equacionar nova redução da nossa presença nas Lajes. De todo", declarou Herro Mustafa.
A diplomata de carreira, que falava aos jornalistas no final do almoço organizado pela Câmara de Comércio Americana em Portugal, adiantou que o seu país vai investir mais de oito milhões de euros em "projetos de renovação" dentro da base das Lajes.
Fonte: DN

Cerca de 50 festivais portugueses ganham selo europeu de qualidade

Resultado de imagem para Cerca de 50 festivais portugueses ganham selo europeu de qualidade
Mais de 700 festivais de artes, entre os quais 50 portugueses, receberam o selo europeu de qualidade da Associação de Festivais Europeus, segundo decisão hoje anunciada em Wiesbaden, na Alemanha.

Entre os festivais portugueses reconhecidos com o selo de qualidade "Europe for Festivals, Festivals for Europe" estão, por exemplo, o Estarreja Arte Urbana, a Semana Internacional de Piano de Óbidos, o Covilhã Urban Art Festival, o DocLisboa, o MoteLX, o Terras sem Sombra e o Serralves em Festa.

O júri que atribui este selo de qualidade afirmou-se "impressionado pela enorme qualidade, diversidade, exposição junto do público e pelo compromisso de inclusão e acessibilidade a todos os cidadãos", assim como "as consistentes escolhas artísticas", lê-se na nota de imprensa hoje divulgada.

O selo de qualidade foi lançado em 2014, numa parceria entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, com o objetivo de dar visibilidade internacional a festivais de artes e cultura, para que beneficiem de redes de encontro e promoção a nível global.

No total, o selo de qualidade 2017/2018 abrangerá 715 festivais de 39 países.

Fonte: Notícias ao minuto

Contas Google alvo de ataque. Cuidado com o que recebe no e-mail

Resultado de imagem para Contas Google alvo de ataque. Cuidado com o que recebe no e-mail
A Google já se pronunciou sobre o esquema de phishing que se faz passar por um link do seu Google Docs.

Se receber um e-mail com um link do Google Docs para clicar não o faça. Trata-se de um esquema de 'phishing' que pretende roubar-lhe a sua conta Google e todos os dados associados a ela. O aviso para a existência deste esquema teve início no Reddit e já mereceu reação da Google, que confirmou que os seus utilizadores estão a ser alvo deste ataque.

Como conta o Cnet, ao clicar no link do Google Docs disponível na mensagem de e-mail (onde o autor se faz passar por qualquer um dos seus contactos) o utilizador autoriza o descarregamento de uma aplicação que toma controlo dessa conta e adquire informação de nome de utilizador e a palavra-passe.

Entretanto, a Google usou o Twitter para garantir que a ameaça já foi neutralizada e está a trabalhar de forma a evitar situações semelhantes no futuro.
Fonte: Notícias oa minuto

Ecrãs táteis podem afetar crescimento das crianças, diz estudo

Resultado de imagem para Ecrãs táteis podem afetar crescimento das crianças, diz estudo
As crianças menores de dois anos que usam ecrãs táteis, de telemóveis e outros dispositivos, tendem a começar a falar mais tarde, segundo um estudo a ser apresentado sábado numa reunião sobre pediatria nos Estados Unidos.

Na reunião da Sociedade Norte-americana de Pediatria, em S. Francisco, os investigadores vão apresentar o estudo, divulgado hoje pela Academia Americana de Pediatria, que incluiu 894 crianças entre os seis meses e os dois anos e que foi feito entre 2011 e 2015.

Numa altura em que no mundo inteiro proliferam os smartphones, tablets e jogos eletrónicos com ecrãs sensíveis ao tato, há crianças que começam a usar esses dispositivos antes de falar, mas a investigação sugere que essas crianças correm um alto risco de atraso na fala.

Aos 18 meses, refere o estudo, 20% das crianças usavam dispositivos de ecrã tátil em média 28 minutos por dia, segundo os pais.

Com base numa ferramenta para analisar atrasos na fala os investigadores concluíram que quanto mais tempo a criança usa o ecrã tátil mais provável é que tenha atrasos. Por cada aumento de 30 minutos à frente de um desses aparelhos de ecrã tátil o risco de atraso na fala aumenta 49%, alertam.

A investigação, no entanto, não estabeleceu qualquer relação entre os ecrãs táteis e outros atrasos de comunicação, como interações sociais, linguagem corporal ou gestos.

Embora as novas diretivas pediátricas sugiram que se limite o tempo de uso desses ecrãs nos bebés e crianças, o uso de smartphones e tablets por parte de crianças tornou-se muito comum. Este é o primeiro estudo a relatar uma ligação entre o uso dos aparelhos de ecrã tátil e um aumento de risco de atraso na fala expressiva", disse Catherine Birken, investigadora e pediatra.

Os resultados do estudo, disse, apoiam uma recente recomendação da Sociedade Americana de Pediatria de se evitar a utilização de qualquer tipo de ecrã tátil por crianças com menos de 18 meses.

Hora de Fecho: Offshore de mulher de Salgado sob investigação

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Justiça investiga 4,5 milhões de euros transferidos para conta na Suíça de offshore de mulher de Ricardo Salgado. E descobriu um novo beneficiário do 'saco azul': Pluto 49. Quem será?
O juiz não homologou o processo especial de revitalização (PER) da Soares da Costa Construções, travando plano de recuperação do grupo. Empresa poderá apresentar um novo PER.
O antigo contabilista da Espírito Santo International assumiu em tribunal, esta quinta-feira, a omissão de 1,3 mil milhões de euros de dívida para evitar a queda do Grupo Espírito Santo.
Em entrevista ao Observador, Jeffry Frieden, professor de Economia Política em Harvard, diz que o erro na Europa foi dizer que resposta à crise foi resgatar alguns países. Resgatados foram os bancos.
A encarregada de negócios da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, Herro Mustafa, garante que os militares norte-americanos não vão sair nem diminuir a sua presença na Base Aérea das Lajes.
Donald Trump planeia encontrar-se com o Papa Francisco durante a sua viagem ao Vaticano a 24 de maio. O presidente americano visitará também Israel e a Arábia Saudita.
O príncipe Philip, marido da Rainha Isabel II, vai deixar a vida pública, informa a imprensa britânica. Os funcionários da Casa Real estão reunidos de emergência no Palácio de Buckingham.
Ao longo dos últimos anos, o príncipe Philip tornou-se famoso pelas inúmeras gaffes que foi cometendo em aparições públicas. Em agosto, o marido de Isabel II deixa todos os compromissos públicos.
A família real anunciou esta quinta-feira que o marido de Isabel II vai deixar a vida pública. Estas imagens históricas mostram o casamento, os filhos e a coroação.
"May the Force be with you". No mês em que Guerra das Estrelas celebra 40 anos, entrámos nos arquivos da Lucasfilm. E encontrámos fotos dos bastidores do filme. Foi assim que Star Wars nasceu. 
Opinião

Helena Garrido
O que fica daquilo que é exequível na proposta dos nove economistas não é nenhuma reestruturação de dívida mas sim a busca de folga orçamental para adiar medidas impopulares.

João César das Neves
No tempo de Sócrates ainda se falava de plano tecnológico e necessidade de crescimento. Agora apenas se referem reposições de benesses e direitos da função pública, como se o dinheiro caísse do céu.

Diana Soller
O vazio criado pela ausência de pluralismo no interior das nações tem sido preenchido por projetos supranacionais e nacionalistas. E esta é uma das causas políticas dos problemas atuais da Europa.

Paulo Tunhas
Bruno Aleixo alivia, e muito. Permite perceber algo de profundo que se encontra tiranicamente no fundo de cada um de nós e fá-lo em puro gozo e sem didactismo nenhum. Não percam.

Pedro Afonso
O hiperindividualismo, alimentado por esta cultura dos ecrãs, tem agravado o desinteresse dos jovens relativamente à vida pública, reduzindo a sua participação quer no associativismo, quer na política

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Financial Times e a dívida portuguesa: “O maior risco ficou para trás”

Publicação britânica afirma que os investidores estão hoje mais otimistas relativamente à dívida portuguesa.

Resultado de imagem para Financial Times e a dívida portuguesa: “O maior risco ficou para trás”

Ainda que o défice se tenha, de facto, fixado nos 2%, a dívida pública não diminuiu e continua situada nos 130% do PIB do país, mas isso não são, pelo menos segundo o Financial Times, más notícias, uma vez que, segundo a publicação, os investidores estão hoje mais otimistas em relação à dívida de Portugal.
Entrevistada pelo jornal britânico, Fanny Jacquemont, gestora de ativos do fundo francês CPR Asset Management SA, diz que “o maior risco da dívida portuguesa ficou para trás” e que “a dinâmica macroeconómica está a melhorar, o Governo está muito empenhado em reduzir o défice, o sistema bancário está a resolver os seus problemas".
A opinião de Jacquemont, contudo, não é inteiramente subjetiva, como faz ver o Times, que falou também com um especialista em dívida pública do Citi Bank. Philip Brown aponta a dívida lusa como a única da zona euro com possibilidade de retorno – na ordem dos 3,9% - e onde reside "um potencial de subida enorme".
Ao longo do texto, faz-se uma análise às taxas de juro desde que António Costa assumiu o poder. Desde outubro de 2015, os ‘extras’ (taxas de juro) a serem pagos pela dívida têm vindo a aliviar desde a formação da Geringonça, contrariando as previsões dos investidores que na altura expressavam o receio do “programa anti-austeridade" anunciado por Costa.
E é precisamente sobre Costa que se multiplicam elogios, merecidos não só por metas como o défice de 2% (o mais baixo dos últimos 40 anos), mas também pelo crescimento da economia há 13 trimestres consecutivos, aos quais ainda se alia a descida do desemprego.
“António Costa mostrou estar comprometido com as metas orçamentais acordadas com os credores internacionais e, ao mesmo tempo, os indicadores económicos sugerem que as perspetivas económicas se estão a tornar mais risonhas desde o início de 2017”, destaca Kate Allen, autora do artigo.
Não se deve esquecer, contudo, o risco que ainda persiste, nomeadamente pela situação delicada da banca portuguesa e o rating de lixo atribuído por três agências de notação financeira (Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch), tal como as ameaças à instabilidade política da Europa, como por exemplo as eleições francesas.

Fonte: Notícias ao minuto

Netanyahu confiante em proceso de paz após encontro entre Trump e Abbas

Resultado de imagem para Netanyahu confiante em processo de paz após encontro entre Trump e Abbas
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou-se hoje confiante numa mudança em direção à paz em negociações com os palestinianos, um dia após o encontro entre o presidente norte-americano e o presidente da Autoridade Palestiniana em Washington.

"Estou desejoso de discutir com o presidente (Donald) Trump as melhores opções para avançar para a paz (com os palestinianos)", disse Netanyahu durante uma reunião com o primeiro-ministro da Roménia, Sorin Grindeanu, em visita oficial a Israel.

"Espero que seja possível conseguir uma mudança e encontrar uma paz genuína", referiu nas primeiras declarações desde o encontro entre Mahmud Abbas e Donald Trump na Casa Branca.

O chefe do governo israelita assegurou que "Israel está sempre pronto" para iniciar negociações de paz.

Trump e Abbas tiveram na quarta-feira o seu primeiro encontro oficial, no qual o presidente norte-americano se ofereceu como mediador para futuras conversações diretas com os israelitas.

"Nós queremos fazer a paz entre Israel e os palestinianos. Lá chegaremos", disse Trump numa declaração conjunta após o encontro, embora mantendo-se bastante evasivo quanto à forma como espera obter tal resultado numa matéria em que todos os seus antecessores falharam.

Abbas emitiu também uma curta declaração de tom otimista, reiterando a defesa da solução de coexistência de dois Estados, que o chefe de Estado norte-americano chegou, a dado passo, a questionar, e manifestando a esperança de "um tratado de paz histórico" sob a Presidência Trump.

O encontro realizou-se dois meses e meio depois de Netanyahu ser recebido na Casa Branca.

As negociações de paz entre israelitas e palestinianos estão num impasse desde abril de 2014.

Fonte: Notícias ao minuto