terça-feira, 7 de novembro de 2023

Especialistas mundiais do setor dos vinhos reunidos durante três dias no Centro de Portugal


    Quarta edição do “Wine Future” está a decorrer em Coimbra. Turismo Centro de Portugal é parceira institucional.
    Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou hoje a importância de atrair para a região eventos como o encontro “Wine Future”, cuja edição decorre entre hoje e quinta-feira no Convento São Francisco, em Coimbra.
    “O ‘Wine Future’ é um evento que tem projeção internacional e que traz participantes de todo o mundo. O facto de ter escolhido Coimbra para a realização da sua quarta edição é muito importante para a região Centro de Portugal. Por um lado, é uma montra privilegiada para os nossos produtores e para os vinhos portugueses, em particular para os vinhos das 5 Comissões Vitivinícolas da região. Por outro, é uma forma de divulgarmos o nosso território a nível internacional, servindo como aperitivo para o muito que o Centro de Portugal tem para mostrar. O enoturismo e a gastronomia são produtos agregadores na estratégia da Turismo Centro de Portugal e envolvem todas as 8 Comunidades Intermunicipais da região, constituindo um foco de atração de visitantes”, sublinha Anabela Freitas.
    A vice-presidente da Turismo Centro de Portugal foi uma das intervenientes na sessão de abertura do certame, ao lado de Pancho Campo, fundador do Wine Future, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Jorge Brandão, vogal da comissão diretiva do Programa Operacional Regional do Centro. Na sua intervenção, Anabela Freitas destacou os desafios que a produção de vinhos enfrenta aos dias de hoje, nomeadamente a captação de novos públicos e as alterações climáticas.
    À tarde, Jorge Sampaio, Vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, participou num painel intitulado “Evolução do Enoturismo – Da Adega aos Tours Virtuais”, juntamente com Adrian Bridge (CEO do grupo The Fladgate Partnership e do The Yeatman Hotel), Catherine Leparmentier (diretora da Great Wine Capitals) e Marisah Nieuwoudt (Wine Tourism Manager da South Africa Wines).
    O “Wine Future” é um evento internacional sobre as múltiplas vertentes do setor dos vinhos. A Turismo Centro de Portugal é parceira institucional do certame, estando presente com um espaço de mostra e degustação dos vinhos da região, além de disponibilizar informação turística sobre o território.

    Até quinta-feira, os protagonistas globais da área dos vinhos analisam e debatem os desafios que o setor enfrenta a nível mundial, como os novos consumidores, as inovações, a economia e o marketing. O economista Christopher Pissarides, Prémio Nobel da Economia, em 2020, é um dos muitos oradores, com uma intervenção sobre os desafios da economia mundial, nomeadamente da Inteligência Artificial.

    A Wine Future é organizada pela Wines of Portugal e pela Chrand Events USA e co-organizada pelo Programa Centro 2020

    *Adriana Rodrigues
    Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
    Turismo Centro de Portugal

Passagem de Ano na Praia de Mira promete três dias de grande festa

Nuno Ribeiro é o cabeça de cartaz de um Réveillon que resulta de uma parceria entre a autarquia de Mira, a RFM e a Turismo Centro de Portugal.
Nuno Ribeiro, estrela ascendente da nova geração musical portuguesa, é a grande atração do Revéillon RFM Praia de Mira 2023/24, uma festa de Passagem de Ano que todos os anos leva dezenas de milhares de pessoas a esta localidade do Centro de Portugal. A entrada é livre.
O programa e o cartaz do evento foram dados a conhecer esta segunda-feira, em Mira, numa conferência de imprensa que contou com a presença do cantor, além de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, Artur Fresco, presidente da Câmara Municipal de Mira, Luís Salgueiro, da RFM, e Francisco Reigoto, presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira.
O evento é resultado de uma colaboração entre a autarquia de Mira, a RFM e a Turismo Centro de Portugal que já dura desde 2015/16.

Na ocasião, Raul Almeida destacou o impacto positivo dos grandes eventos na atividade turística do Centro de Portugal. “Uma das linhas estratégicas da Turismo Centro de Portugal é o combate à sazonalidade, fazer com que o turismo se prolongue por todo o ano. Os números, felizmente, têm mostrado que isso está a acontecer, com um aumento de 13 por cento na atividade turística desde janeiro. Realizar eventos na região é, precisamente, uma forma privilegiada de concretizar o combate à sazonalidade. Eventos como este Revéillon trazem muitas pessoas ao território, o que tem reflexo na economia local e gera riqueza”, sublinhou Raul Almeida. “Por estes motivos, a Turismo Centro de Portugal reitera o apoio ao Réveillon, como sendo um evento de referência regional e nacional”, disse também Raul Almeida.
Artur Fresco frisou a dimensão do evento, que extravasa as fronteiras da região. “Este Réveillon ganhou uma dimensão nacional, muito devido à grande mais-valia que é a associação com a RFM”, disse o presidente da autarquia, antes de adiantar duas grandes novidades da edição deste ano: a ‘street food’, que consiste na disponibilização de comida de rua durante os três dias, e no carácter solidário do evento, uma vez que todos os bares do recinto vão ser explorados pelos Bombeiros Voluntários de Mira. “Temos a certeza que vai ser uma grande noite em Mira”, acrescentou Artur Fresco.

O cabeça de cartaz, Nuno Ribeiro, lembrou que é a primeira vez que atua numa Passagem de Ano: “O que posso prometer é que vou preparar um concerto ainda mais especial, com mais energia e alegria, com muita entrega, que é o que precisamos nessa noite, que é das mais importantes do ano. Espero vê-los a todos na primeira fila”.

Francisco Reigoto enalteceu esta parceria, “que tem corrido muito bem”. “A Junta de Freguesia da Praia de Mira tem estado presente desde o primeiro dia, prestando todo o apoio necessário”, destacou.

Luís Salgueiro salientou que “esta passagem de ano é a única no país com naming RFM e de certeza que será um grande sucesso, como nos anos anteriores. Como coincide com um fim de semana, permite às pessoas deslocarem-se e visitarem o concelho, contribuindo assim para a economia local. É um gosto enorme estarmos associados e manter esta parceria”.

Programa recheado de animação

O Revéillon RFM Praia de Mira 2023/24 arranca na sexta-feira, 29 de dezembro, com uma atuação da banda Tangerina Não é Clementina. No sábado, dia 30, será a banda Top Som a animar as festas.

A noite de passagem de ano, no domingo, dia 31, começa da melhor forma, com a atuação da Rafeiros Band, a partir das 22h30. Um espetáculo piromusical marcará a entrada no Ano Novo, às 00h00, a que se segue o cabeça de cartaz Nuno Ribeiro, a partir das 00h30. Pela noite fora, atuará ainda o DJ Pedro Simões, da RFM.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal


  • Opinião: Uma estratégia para a Defesa de Portugal faz falta...


    As forças armadas em Portugal estiveram sempre ligadas à nossa soberania e à nossa afirmação em todo o mundo.

    O exército português conquistou a nossa independência, a formação como país e a nossa marinha descobriu o desconhecido sendo a responsável pelo primeiro passo para uma multiculturalidade até então desconhecida...
    No entanto,  os novos tempos estão aí e a defesa do nosso país poderá ser projetada atempadamente com conclusões e decisões com base nos conflitos armados que vamos assistindo no estrangeiro. 

    A força aérea será no futuro uma força sustentada em drones de guerra, alguns já fabricados em Portugal para a guerra na Ucrânia...Os exércitos terrestres no estrangeiro apostam na inteligência artificial, caminhando para uma "robotização" dos soldados que combatem e o nuclear surge como o verdadeiro garante de uma energia limpa e de um país autónomo com uma palavra a dizer no xadrez internacional...

    Estamos numa altura da História da Humanidade em que os Estados estão a reinventar-se na sua defesa com base nas novas tecnologias e em novos armamentos de defesa.

    Estaríamos também na altura ideal para um Governo deter um projeto de defesa para Portugal de forma a aproveitar as "reformas" tecnológicas dos outros países para desta forma fazermos também nossa...

    A criação de unidades com recursos relevantes de inteligência artificial, de defesa monitorizada, etc... terá de ser o caminho para a manutenção da nossa soberania seja em território nacional ou na nossa extensa orla marítima... Aproveitando como "moeda de troca" também as relações e a experiência dos países nossos aliados e o interesse desses mesmos países em vantagens territoriais portuguesas como por exemplo é o caso da base das Lages nos Açores...

    Se nos quisermos nos valer como nação durante outros tantos 9 séculos, teremos de pensar em nós próprios numa Europa que cada vez mais olha para si própria como identidades diferentes e menos como uma Europa que se ajudará mutuamente no futuro..

    "País prevenido, vale por dois"...digo eu...

    *Paulo Freitas do Amaral

    Professor de História


    Município de Águeda distinguido com Bandeira Verde ECOXXI

     Galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, reconhece as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelo Município
    Águeda acaba de ser distinguido como um dos municípios mais sustentáveis do país, com um índice superior a 84%, estando no quinto lugar e num conjunto restrito de apenas nove municípios do território nacional que atingiram índices de sustentabilidade municipal superior a 80%. O galardão de Bandeira Verde ECOXXI foi entregue hoje, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.
    “É, sem dúvida, um orgulho receber mais este galardão que reflete um reconhecimento, feito por um conjunto vasto de organismos independentes, das políticas de sustentabilidade que implementamos no nosso território e que contribuem para o aumento da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.
    Os municípios galardoados foram reconhecidos pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e mais de 70 subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
    De referir que os municípios que acompanham Águeda com o melhor desempenho são Pombal, Torres Vedras, Oeiras, Sintra, Braga, Santo Tirso, Matosinhos e Póvoa do Varzim.

    *Ana Sofia Pinheiro
    Gabinete de Comunicação e Imagem






    DE 11 DE NOVEMBRO A 15 DE JANEIRO EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE “ MAURICIA’S NO CICL DE CASTELO DE PAIVA

     
    A The Mad Art Gallery, e a sua curadora, Marlene Azevedo, vão apresentar a exposição "Cromia’s" da artista MauriciaS, no CICL- Centro de Interpretação da Cultura Local de Castelo de Paiva, no próximo Sábado, dia 11, a partir das 15h30. Nesta exposição, que estará patente ao público até 5 de Janeiro, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vai poder ver (e adquirir) pinturas e ilustrações de uma talentosa artista que está em franca ascensão.

    A artista MauríciaS representa sentimentos na pluralidade artística na sua nova exposição individual “Cromia’s”. O processo criativo envolve questionar sentimentos através da cor, forma e textura, contrabalançando-os transversalmente na evolução da artista. A inclusão de sentimentos é essencial para executar a cromia escolhida, permitindo que os sentimentos sejam materializados em alguns quadros de algumas séries e ilustrações para demonstrar a definição e irregularidade da vivência transmitida.

    O que dizer de MauríciaS? Começou a apresentar o seu trabalho no final de 2021.
    • Referências explícitas e implícitas a sentimentos íntimos, desenho, artes plásticas, fotografia e arte digital fazem parte da sua matéria-prima.
    • Em 2010 completou o
    Referências explícitas e implícitas a sentimentos íntimos, desenho, artes plásticas, fotografia e arte digital fazem parte da sua matéria-prima.
    Em 2010 completou o Curso de Desenho na Cooperativa Árvore, e concluiu o curso profissional de fotografia no Instituto Português de Fotografia do Porto. A manipulação da luz num contexto multidisciplinar sempre representou sentimento na pluralidade artística.

    A arte esteve sempre presente na sua vida, e o processo de a tornar pública foi evoluindo desde 2021 onde tem participado em diversas exposições colectivas e individuais em galerias e feiras, sendo representada por algumas dessas galerias.
    Nestes 3 anos já alcançou alguma notoriedade como artista e ilustradora. Tem dois livros ilustrados, foi-lhe atribuído o Certificate AKOUN, recebeu em 2021 pela Galeria Artmajeur -Editor Choise Award , em 2022 obteve o IAVA Certified by Unesco e ainda o Artistic Merit Certificate by Pinacothèque Luxemburg.

    Neste momento, está a decorrer uma Exposição Individual de Ilustrações de MauriciaS no In Porto Gallery Hotel (de Segunda a Sábado, das 10h às 15h), sendo o CromiaS” a próxima individual de pintura e ilustrações de MauriciaS, que estará no CICL de Castelo de Paiva, de Segunda a Sábado, das 10h às 17h.

    Carlos Oliveira
    Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

    Começou a obra de reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho; Teatro Aveirense estreia novo espetáculo do ator João Reis com o músico Nuno Aroso

     I – Começou a obra de reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho
    Teve início a obra de reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho, um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no valor 283.278,64€, em execução pela empresa Lusocol – Sociedade Lusa de Construções, Lda..
    Construído no final do século XVIII, e intervencionado pela última vez em 1999/2000, a CMA considera necessário proceder a uma obra de requalificação da cobertura, a impermeabilização dos terraços, a manutenção da sua estrutura em madeira, a limpeza do telhado e a recuperação das fachadas.
    No que respeita à envolvente exterior, as maiores patologias apresentam-se ao nível das caixilharias em madeira e do seu reboco exterior, para a qual se prevê a correção da argamassa, a limpeza da pedra calcária, o restauro das madeiras e a pintura integral do edifício.
    Em termos de interiores está prevista a reparação pontual dos tetos em gesso cartonado e o restauro dos pisos em madeira. No Salão Nobre está prevista a substituição dos apainelados de madeira danificados e a limpeza e verificação da conformidade do teto em madeira maciça.
    Trata-se de uma obra fundamental para a boa manutenção do Edifício, evitando empreitadas de fundo a curto e médio prazo.

    II – Teatro Aveirense estreia novo espetáculo do ator João Reis com o músico Nuno Aroso
    A coprodução do Teatro Aveirense com o Teatro Académico Gil Vicente e o Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco vai ser apresentada no dia 17 de novembro, levando ao palco uma criação artística que funde a poesia, o teatro e a música contemporânea

    O Teatro Aveirense vai estrear “Radiografia”, a segunda peça de João Reis e Nuno Aroso, no dia 17 de novembro. O ator e o percussionista levam assim à principal sala de espetáculos de Aveiro mais uma criação artística em torno da música contemporânea e do teatro.
    A peça “Radiografia” é um diálogo de inquietação, metáfora e exploração do fascinante interior (in)visível dos corpos. Remete precisamente para a função de um raio x, que anuncia o futuro e aquilo que o caracteriza, designadamente a sua opacidade e incerteza, permitindo-nos ainda assim decifrar os sinais que emanam dessa nuvem, carregada de chumbo e de dúvidas.
    O novo projeto da dupla, resultado de um convite da Arte no Tempo, é uma coprodução do Teatro Aveirense com o Teatro Académico Gil Vicente e o Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, com encenação de João Reis, que também contracena com Nuno Aroso.
    Esta estreia acontece cerca de dois anos depois de o Teatro Aveirense ter acolhido também em estreia absoluta a peça “A Fog Machine e Outros Poemas para o Teu Regresso”, que juntou João Reis, Nuno Aroso e o escritor Gonçalo M. Tavares.

    Ficha Artística
    Criação e interpretação: João Reis e Nuno Aroso
    Encenação: João Reis
    Desenho de luz e cenografia: Pedro Fonseca
    Produção: Arte no Tempo
    Design de comunicação: Carlos Santos
    Coprodução: Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro; Teatro Académico Gil Vicente; Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco

    Para mais informações, consulte a programação do Teatro Aveirense em https://www.teatroaveirense.pt/pt/

    Simão Santana
    [Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

    APRESENTAÇÃO DO LIVRO “O TROFÉU” NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES E NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

     No dia 10 de novembro, às 10h30, a Escola Secundária de Silves vai receber a apresentação do livro “O Troféu” de Débora Marciano. No mesmo dia, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal será a anfitriã da apresentação do livro da jovem escritora, onde será dada a conhecer a sua obra ao público em geral.
    Débora Marciano é natural de uma aldeia alentejana no concelho de Castro Verde, distrito de Beja. O seu gosto pelas letras, sempre a guiou no caminho da escrita e da leitura levando-a a ter uma mente criativa. Especializou-se em Gestão Hoteleira, área que exerce até aos dias de hoje.
    A obra com um registo próximo das camadas mais jovens, aborda uma viagem de amigas que acaba por se tornar um pesadelo.
     
    Sinopse
    O que parecia ser uma simples viagem de despedida de solteira, acaba por se tornar o maior pesadelo de um grupo de amigas. Entre o desespero de se manter viva e o regresso à realidade, cabe a Helena perceber onde realmente pertence. Será que as cicatrizes de tudo o que viveu a deixarão continuar o seu percurso ou irão assombrar a sua vida para sempre?

    MUNICÍPIO CONVIDA POPULAÇÃO A PARTICIPAR NO PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DE SILVES

     O Município de Silves encontra-se a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Silves (PMUS de Silves), com enfoque na melhoria das condições de mobilidade urbana no território municipal, visando a qualificação dos aglomerados urbanos das várias Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho de Silves.
    Este instrumento estratégico de planeamento das políticas públicas no domínio da mobilidade urbana e da sustentabilidade, que permite não apenas identificar, analisar e sistematizar concretamente as debilidades e constrangimentos à circulação no território municipal, como também elencar e programar um conjunto de intervenções de diferentes escalas (desde uma abordagem inter-freguesias até à definição de intervenções de micro escala na linha do urbanismo tático) e alcances (tais como os sentidos de trânsito, as barreiras arquitetónicas, a segurança rodoviária, o estacionamento, os modos ativos, a logística urbana e a mobilidade elétrica).
    Trata-se, assim, de um instrumento de planeamento municipal operativo, programático, participado e dinâmico que, atendendo à realidade municipal, se desenvolve em linha com o Quadro Europeu para a Mobilidade, a Lei de Bases do Clima, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, o VAMUS - Mobilidade Urbana Sustentável no Algarve e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de entre outros documentos de referência nesta matéria.
    No âmbito do procedimento de elaboração do PMUS de Silves, a participação da população assume-se como condição do sucesso da sua implementação, pelo que se convida toda a população a participar ativamente neste processo, de 07 a 22 de novembro de 2023, enviando sugestões, observações ou quaisquer informações consideradas relevantes para o endereço: dogu.ordenamento@cm-silves.pt, utilizando para o efeito o formulário disponível em: https://cms.cm-silves.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/Ordenamento%20e%20Urbanismo/Ordenamento/Outros%20Planos/DOGU_PO_PMUS_FP.pdf
    Sendo que, no próximo dia 22 de novembro de 2023, pelas 21 horas, na FISSUL, em Silves, será dinamizada uma sessão pública de participação, para qual se convidam todos os interessados, devendo para o efeito proceder à sua inscrição, até ao dia 20 de novembro de 2023, para o endereço dogu.ordenamento@cm-silves.pt.
    Para mais informação sobre o PMUS de Silves, consulte o site institucional do Município de Silves em: https://www.cm-silves.pt/pt/20486/plano-de-mobilidade-urbana-sustentavel-de-silves.aspx .

     

     

    Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca tem novas disciplinas

     O Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca propõe neste ano letivo 2023/24 as novas disciplinas de Tai-Chi, Astrologia, Histórias Cruzadas e Expressão Musical/Corporal. Os formandos poderão também ter aulas de Psicologia, Inglês, Costura Criativa, Informática, Oficina de Artes Plásticas, Meditação, Tuna/Coro, Teatro, Aqui Aprendo a Ler e Cultura Geral.
    Para além das aulas, no Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca são dinamizadas atividades extracurriculares como workshops, visitas de estudo e as atividades do projeto Tempos Cruzados. Este projeto tem como objetivo a partilha de conhecimentos entre crianças, jovens e a comunidade sénior do concelho, para integrarem saberes, valores e competências.
    O espaço está igualmente preparado para o lazer e o convívio entre os formandos, que podem permanecer no local quando não existem aulas ou atividades. As aulas iniciaram-se no dia 18 de setembro e decorrem de segunda-feira a quinta-feira entre as 9 horas e as 17 horas.
    Através do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, a autarquia pretende reforçar o caráter pedagógico e institucional das atividades educativas do concelho e garantir à população oportunidades diversificadas de formação ao longo da vida. A oferta formativa é para toda a comunidade, independentemente da idade, e as inscrições podem ser efetuadas no polo.
    *Carlos Manuel Barão
    Comunicação e Imagem

    Vice-presidente da Câmara Municipal elogia papel da comunidade escolar. Bandeira Eco-Escola hasteada na EB 2,3 Carlos de Oliveira

     
    A propósito do Dia da Ação Global 2023, iniciativa que decorre internacionalmente a 23 de abril e a 7 de novembro e que tem como finalidade evidenciar o trabalho que as Eco-Escolas realizam e cujo enfoque se centra nos 5R’s – Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reaproveitar -, os estabelecimentos de ensino do Município de Cantanhede distinguidos com este galardão assinalaram a data com o hastear da Bandeira Verde na EB 2,3 Carlos de Oliveira, em Febres.
    Na sessão marcaram presença o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, e o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares.
    Em 2023, o concelho de Cantanhede viu galardoadas 16 Eco-Escolas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram no ano letivo 2022/23, sendo que o Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria foi distinguido como Eco Agrupamento por ser 100% Eco-Escolas, isto é, ter todos os estabelecimento de ensino que integram o seu território educativo envolvidos no programa - Escola Secundária Lima-de-Faria, Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, em Febres, EB de Covões, EB do Corticeiro de Cima, Jardim de Infância do Corticeiro de Cima, EB/JI Febres, EB/JI São Caetano e EB/Ji de Vilamar.
    Por outro lado, a autarquia cantanhedense recebeu o certificado “Município Parceiro Eco-Escolas 2023”, como reconhecimento por ter colaborado na elaboração das candidaturas e no desenvolvimento das atividades de cada um dos estabelecimentos de ensino, além de ter atribuído aos agrupamentos de escolas um subsídio para o efeito, assegurado suporte técnico e logístico, entre outros apoios.
    Por ocasião do hastear da bandeira, o vice-presidente Pedro Cardoso referiu que o ato “simboliza o compromisso da comunidade escolar em continuar este importante trabalho de educação ambiental e até mesmo de educação para a cidadania, pois implica que sejam mais interventivos, críticos, responsáveis”.
    Para Pedro Cardoso, “este gesto simbólico é uma forma de reconhecimento aos alunos, professores, técnicos auxiliares, pais e encarregados de educação, no fundo a todos os intervenientes nesta iniciativa, pelo empenho e trabalho na implementação de ações sobre a defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável, dando a melhor resposta possível a este grande desafio que hoje se coloca a todos quantos estão envolvidos no processo educativo”.
    O autarca acrescentou que “ao longo destes anos, este programa tem permitido formar gerações após gerações de pessoas com mentalidade sustentável e ambientalmente conscientes. Futuros cidadãos mais interventivos, críticos e com padrões de comportamento que adotam sob os auspícios das Eco-Escolas no sentido de cuidarem desta casa comum, fundamentais para a preservação da natureza, da biodiversidade, da construção de um planeta mais verde e sustentável”.
    Manifestamente satisfeito por serem mais uma vez Eco-agrupamento, o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares, em representação de toda a comunidade escolar sublinhou que “o Eco-Escolas é um dos maiores programas globais de escolas sustentáveis – começa na sala de aula, a identificação de problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais sustentável, e expande-se para a comunidade, envolvendo a próxima geração na aprendizagem baseada na ação”.
    Foram ainda entregues os certificados aos professores coordenadores do programa Eco-Escolas Carlos Fernando Buco e Maria Pascoal Eva.
    Inspirado nos princípios da Agenda 21 local, o Eco-Escolas é um programa internacional que visa promover a participação das crianças e jovens na tomada de decisões relacionadas com o ambiente, envolvendo-os assim na construção de uma comunidade mais sustentável.

    *Paulo Cardantas
    Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

    Docente da Universidade de Coimbra distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pécs

     
    Maria Miguéns Pereira (Mariette Pereira), docente do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de ser distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pécs, Hungria. A cerimónia oficial decorre esta quinta-feira, 9 de novembro, pelas 10h.
    Amanhã, 8 de novembro, pelas 15h30, a docente proferirá uma palestra científica, na Faculdade de Ciências dessa Universidade, intitulada "Processos Catalíticos para a Síntese de Compostos de Valor Acrescentado: Aplicações Medicinais".

    A docente da FCTUC obteve o doutoramento em Química Orgânica pela Universidade de Coimbra (UC), em 1992, e foi Investigadora Assistente na Universidade de Liverpool, em 1993, e na Universidade Autónoma de Barcelona, entre 1997 e 1998. Até 2015 dirigiu o Laboratório de Investigação Química da Luzitin Lda, uma spin-off farmacêutica. Atualmente é Professora Catedrática da UC e tem mantido laços estreitos com a Universidade de Pécs.

    Mariette Pereira desenvolve investigação para o desenvolvimento de catalisadores assimétricos e também de sensibilizadores baseados em macrociclos tetrapirrólicos para aplicações em Biomedicina e catálise ambiental. Até ao momento, já publicou mais de duas centenas de artigos em revistas internacionais, três livros e 25 capítulos de livros e participou em 6 patentes mundiais. Em 2022, foi distinguida com o Prémio Tremplin-Mariano Gago, pela Academia Francesa das Ciências.

    Sara Machado
    Assessora de Imprensa
    Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

    De 8 a 12 de novembro o TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO É PALCO DO VIII ACTO – FESTIVAL DE TEATRO

     Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS), o “VIII Acto - Festival de Teatro” decorrerá entre os dias 8 e 12 de novembro, no Teatro Mascarenhas Gregório.
    A edição deste ano contará com diversas atividades onde se incluem vários géneros teatrais (como leituras encenadas, teatro infantil/juvenil, entre outros) e workshops. O Projecto Ler Alto, o Grupo de Teatro Penedo Grande, o grupo Ao Luar Teatro, os Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro, são os grupos participantes neste VIII Acto.
     
    Os dois workshops estão a cargo da Beatriz Franco, destinados para um público infantil, e são de entrada GRATUITA, mediante inscrição no local.
     
    Relembramos que o VIII Acto - Festival de Teatro potencia a experiência quer do público, quer dos diferentes tipos de agentes artísticos envolvidos (atores, encenadores e dramaturgos), aproximando os mesmos de outros contextos socioculturais e experiências estéticas, alargando os seus horizontes e aumentando o seu espírito crítico.
     
    Os ingressos para o VIII Acto, podem ser adquiridos em https://cmsilves.bol.pt/, através da bilheteira online BOL, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 4 euros, para maior de 12 anos. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h30, caso haja disponibilidade de bilheteira.
     
    Para fornecimento de informação adicional sobre as peças e sobre os workshops os interessados deverão contactar com o sector de Cultura da CMS através do telefone 282 400 856 ou email cultura@cm-silves.pt
     
    PROGRAMA VIII ACTO – FESTIVAL DE TEATRO
     
    » 08 nov. (quarta-feira)
    PALAVRAS FALADAS, PALAVRAS ESCUTADAS 
    por Projecto Ler Alto
    21h30
     
    » 09 nov. (quinta-feira)
    A Marte
    por Grupo de Teatro Penedo Grande
    21h30
     
    » 10 nov. (sexta-feira)
    Café
    por Ao Luar Teatro
    21h30
     
    » 11 nov. (sábado)
    Humor À Primeira Vista
    por Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
    21h30
     
    » 12 nov. (domingo)
    Era uma vez…
    por Sem Rede-Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
    10h30 e 15h30
     
    » 12 nov. (domingo)
    Workshop Teatro para Crianças
    por Beatriz Franco
    11h30 e 16h30
    Inscrição gratuita no local
     
    + SOBRE PALAVRAS FALADAS, PALAVRAS ESCUTADAS | Projecto Ler Alto
     
    Poesia de Mário Cesariny 
    Ler Alto apresenta um espetáculo único, onde a palavra escrita ganha vida, através da leitura encenada. Neste espetáculo serão lidos poemas de Mário Cesariny, poeta, pintor e tradutor, considerado um dos grandes mestres do Surrealismo Português.
    Ouvir ler um conjunto de vozes em uníssono, num ato coral, irá despertar certamente todo os sentidos e a imaginação do público.
     
    Leituras: Ana Santorio, Cristina Calvino  José Paulo, Julieta, Isabel Silva, Merícia Estêvão, Paula Torres, Julieta e Isabel Salas.
    Encenação Cristina Calvino
     
    + SOBRE A MARTE | Grupo de Teatro Penedo Grande
     
    Nós amamos os animais, a natureza, os planetas, as estrelas e o universo, mas entendemos como banal aprisionar seres vivos, abandonar e matar animais e cortar árvores. Tudo isto em função da nossa existência, sem mágoa, anunciando o nosso amor pelos outros, pelos objetos de plástico que dão cor às nossas vidas. Vivemos no meio do petróleo, na nossa mobilidade, nos nossos utensílios, nos nossos cortinados, nas nossas roupas, nas nossas revistas, sonhando com uma ecológica forma de viver no nosso universo, talvez em Marte.
     
    Encenação: António Guerreiro
    Luminotecnia e Sonoplastia: Vítor Fernandes
    Cenografia e Figurinos: Grupo de Teatro Penedo Grande
     
    + SOBRE CAFÉ | Ao Luar Teatro
     
    No Café, Nino, o empregado de mesa, sonha com um trabalho num café onde possa fazer cocktails. Petru, que tem mulher e filhos, soma esquemas atrás de esquemas na esperança de enriquecer. Fechados no café, debatem-se com o quotidiano, recebem os inquietantes e perigosos ecos do exterior e constroem a sua própria realidade.
    "Café" de Spiro Scimone, é um espetáculo cómico na sua rigorosa seriedade, levado a cena pela companhia Ao Luar teatro, com tradução de Jorge Silva Melo, onde é visível a opção de fidelidade a um dialeto, provavelmente inventado a partir do dialeto siciliano, criando diálogos onde soa uma musicalidade que contaria a banalidade dos assuntos e reforça a genialidade e comicidade de Spiro Scimone. A companhia apresenta este espetáculo dando continuidade à opção artística em experimentar e explorar autores de diferentes épocas, nacionalidades e estilos, unidos pela comédia de um texto de teatro. Spiro Scimone, nasceu em 1964 em Messina, Sicília. Estudou numa escola de teatro em Milão e, juntamente com o seu colega Francesco Sframeli, representou Beckett, Mrozek e Havel. Em 1994 escreveu a primeira peça, Nunzio, que enviou ao encenador Carlo Cecchi. Foi a partir desse encontro que começou a sua própria companhia, e a escrita de peças "não por ter necessidade de escrever", diz ele,"mas para imaginar uma partitura, um material que possa ser possuído pelo corpo, alma e a voz até obter uma língua de teatro".
     
    Autor: Spiro Scimone; Tradução: Jorge Silva Melo; Encenação: Rui Penas; Interpretação: Daniel Romeiro e Rui Penas; Som e Luz: João Baião; Figurinos: Berta Cardoso; Cenografia: Nelson Martins, Alexandre Abreu e Rui Penas; Produção executiva: Célia Martins
     
    + SOBRE HUMOR À PRIMEIRA VISTA | Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
     
    “Humor à Primeira Vista”, é um espetáculo que celebra o amor nas suas várias vertentes. Com uma interação ativa com o público, é dele que depende o sucesso do espetáculo.
    Este espetáculo de improviso explora o lado bom e o lado menos sorridente das relações entre pessoas: os medos, as inseguranças, a paixão, a sedução, são alguns dos conceitos por onde os improvisadores vão deambular em busca da cena perfeita.
    ”Humor à Primeira Vista” é criado a partir do testemunho do público e dos Sem Rede na sua elaboração através do teatro do improviso.
    Indicado para casados, namorados, solteiros e encalhados, que aqui não há discriminação!
    Para quem já encontrou, para quem busca e para quem está farto do Amor!
     
    Ficha Técnica
    Conceção: Sem Rede - Teatro de Improviso | Interpretação: Alexandra Pato, João Parreira, Ricardo Karitsis e Paulo Cintrão | Música ao Vivo: Pedro Mendonça e Pedro Pereira | Imagem: Carlos Moura | Cenografia e figurinos: Byfurcação Teatro |Produção: Byfurcação Teatro
     
    Informações:
    Classificação: M/16
    Duração: 1h20m aprox.
     
    + SOBRE ERA UMA VEZ… | Sem Rede – Teatro de Improviso e Byfurcação Teatro
     
    Era uma vez… assim começam todas as histórias. E estas também, mas são diferentes, pois numa história, podem viver todas elas. O capuchinho e o porquinho-da-índia juntam-se para vencer o lobo mau.
    As princesas não querem mais adormecer para todo o sempre e os anões querem ser grandes. Atreves-te? Vem, ouve e participa nestas histórias. E não te esqueças, tudo começa com..: Era uma vez...
     
    Ficha Técnica
    Conceção: Sem Rede - Teatro de Improviso | Interpretação: Alexandra Pato, João Parreira, Ricardo Karitsis e Paulo Cintrão | Música Original: Nuno Cintrão | Imagem, Cenografia e figurinos: Byfurcação Teatro | Produção: Byfurcação Teatro
     
    Informações:
    Classificação: M/3
    Duração: 50m aprox.
     
    + SOBRE WORKSHOP TEATRO PARA CRIANÇAS | Beatriz Franco
     
    Vamos descobrir juntos o Mundo gigante e mágico que é o teatro?
    Esta é uma oficina encantada para todas as crianças!
    Preparem-se para explorarem a criatividade, trabalharem em grupo e tornarem-se naquilo que gostam de ser.
    Vamos fazer jogos teatrais muito divertidos e improvisações super cativantes.
    Venham para um experiencia muito divertida onde cada um de vós será uma estrela pronta para iluminar o palco e o artista que tens em ti.

     

     

    É ASSUMIDO: A CORRUPÇÃO ESTÁ INSTALADA


    A corrupção está instalada em Portugal? O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) afirmou publicamente que de facto assim é. Henrique Araújo lembrou que a criação do crime de enriquecimento ilícito "seria um bom instrumento para combater o fenómeno da corrupção”. O povo diz que “quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vêm". Mas, em Portugal isto (ainda) não é criminalizado.

    Ainda mais preocupante é a afirmação deste magistrado de que os casos de corrupção têm aumentado.

    Os partidos têm apresentado sucessivas propostas ao longo dos tempos. Numa delas podia ler-se que a “corrupção mina a democracia. É mesmo um dos flagelos que mais afasta as pessoas do ideal democrático”. Mas, há quem se atreva a dizer que estas propostas de lei são feitas com falhas e sem reunir consensos precisamente para que não saiam da gaveta. Má língua ou verdade?

    Uma proposta de partido político para essa lei defendia que cometeria crime “o funcionário que, durante o período do exercício de funções públicas ou nos três anos seguintes à cessação dessas funções, adquirir um património ou um modo de vida que sejam manifestamente desproporcionais ao seu rendimento e que não resultem de outro meio de aquisição lícito”. Mais uma que não saiu das boas intenções.

    Quando destacados e independentes representantes do estado de direito dizem o que disse o presidente do STJ é razão bastante para ficarmos preocupados. Deviam ficar ainda mais preocupados todos aqueles a quem damos poder para acabarem com esse flagelo.

    Destaque:

    “Também deviam ficar ainda mais preocupados todos aqueles a quem damos poder para acabarem com esse flagelo”.

    O presidente da Direção
    Eduardo Costa, Correio de Azeméis

    * ANIR - Associação Nacional de Imprensa Regional

    Rota do Românico promove atividades de São Martinho no Centro de Interpretação de Lousada

    Na manhã do próximo sábado, 11 de novembro, a Rota do Românico celebra o Dia de São Martinho, com a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas dirigidas ao público infantojuvenil.
    As atividades, que terão como cenário o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, incluirão a visita orientada à exposição permanente daquele equipamento cultural, bem como a exploração da lenda e da presença de São Martinho nos monumentos da Rota do Românico.
    Os participantes serão desafiados a construir um puzzle e uma capa alusivos ao tema, e, no final das atividades, terão direito a um merecido convívio, acompanhado de castanhas assadas.
    As inscrições são gratuitas, e poderão ser efetuadas no sítio da internet da Rota do Românico, até dia 9, inclusive
    A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
    As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

    *António Coelho
    Planeamento e Comunicação

    CIM Viseu Dão Lafões apresenta Plataforma de Mobilidade Inteligente no maior evento mundial em inovação urbana


    Comunidade Intermunicipal e autarcas de Viseu Dão Lafões participam na Smart City Expo 2023, em Barcelona, entre 7 e 9 de novembro.
    A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai apresentar a Plataforma de Mobilidade Inteligente da região na Smart City Expo World Congress (SCEWC), um evento internacional sobre a temática das Cidades e Regiões Inteligentes. A edição de 2023 do certame, que tem como tema “Bem-vindo à Nova Era Urbana”, decorre em Barcelona, entre 7 e 9 de novembro.
    O SCEWC é o maior e mais influente evento mundial em inovação urbana. Em Barcelona, juntam-se líderes das empresas mais inovadoras, governos e organizações, além de milhares de especialistas de todo o mundo, num evento que estimula as cidades em direção a um futuro melhor.
    Segundo a organização, a Smart City Expo World Congress 2023 será a maior até à data, com mais de 1.000 expositores, 25.000 participantes profissionais e representantes de mais de 800 cidades e 140 países. O certame “vai mostrar as soluções inteligentes que moldam a Nova Era Urbana que está a emergir, ajudando as cidades a prosperar e a criar espaços urbanos mais seguros, ecológicos e eficientes. Será uma montra única de soluções comprovadas que aceleram uma revolução urbana inteligente centrada no ser humano”.
    A participação da CIM Viseu Dão Lafões acontecerá no Pavilhão Smart Portugal, que tem uma área de 180m2 e onde decorrerão múltiplas iniciativas ao longo dos três dias. A organização está a cargo do AICEP e da NOVA IMS. Esta é a segunda participação da CIM Viseu Dão Lafões na feira, depois de em 2022 ter apresentado o Sistema de Gestão de Pavimentos, um software, desenvolvido através de inteligência artificial, que monitoriza as estradas da região.

    A missão de trabalho que a CIM leva ao evento integra presidentes dos municípios do território. Os autarcas terão a oportunidade de visitar a exposição e de participar nas apresentações, workshops e sessões informativas que se adequem às necessidades e ao perfil da região.

    A apresentação da Plataforma de Mobilidade Inteligente integra a conferência “Mobilidade Inteligente”, que está agendada para as 16h00 de dia 8. Durante a conferência, os participantes e visitantes serão presenteados com uma mostra de produtos da região de Viseu Dão e Lafões.

    Uma Plataforma que ajuda a tomar decisões

    A Plataforma de Mobilidade Inteligente tem como enquadramento o plano estratégico da CIM Viseu Dão Lafões para o programa de mobilidade inteligente da região. O objetivo é que permita obter métricas sobre diversos dados recolhidos e, dessa forma, apoiar um novo paradigma de construção e definição de políticas públicas orientadas por dados concretos.

    A Plataforma agrega dados recolhidos de várias fontes. Uma delas é o serviço de transporte flexível a pedido "Ir e Vir", uma solução que tem como principal objetivo alargar e reforçar a oferta de transporte de passageiros, garantindo cobertura em zonas de menor densidade demográfica. Outras fontes de dados são os transportes públicos da região, tendo em consideração os diversos operadores; a aplicação de navegação Waze, com base no estado do trânsito em tempo real e em alertas sempre atualizados; o movimento nas ciclovias; a utilização de bicicletas partilhadas; e os dados geográficos obtidos por algumas operadoras de telemóvel, entre outros.

    Com esses dados, a Plataforma de Mobilidade Inteligente permite conhecer em detalhe os locais de afluência, a acessibilidade dos serviços e a evolução da bilhética, assim como analisar os congestionamentos, entre muitas outras métricas possíveis. Assim, é possível fazer uma leitura dos movimentos pendulares e perceber de forma mais precisa como as pessoas se deslocam na região. Desta forma, a Plataforma constitui uma ferramenta de grande utilidade para o apoio à tomada de decisões.

    “É com grande satisfação que encaro a participação da CIM Viseu Dão Lafões em mais uma edição da Smart City Expo World Congress. Este é um evento de grande qualidade, onde são apresentadas as ideias mais inovadoras para melhorar a vida das cidades e das regiões. Estou certo de que, à semelhança do que aconteceu no ano passado, a contribuição da CIM vai gerar elogios generalizados”, considera Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

    “A participação na Smart City Expo World Congress é uma forma privilegiada para a CIM e os seus autarcas contactarem com as melhores práticas na área das cidades e regiões inteligentes. É particularmente útil, tendo em vista a constante evolução tecnológica que ocorre a este nível. Estou certo de que serão três dias enriquecedores, onde vamos ter a oportunidade de dar a conhecer os projetos que temos desenvolvido na região no âmbito da mobilidade e, talvez mais importante, vamos descobrir novos projetos que estão a germinar um pouco por todo o mundo e que podem ser soluções de futuro para Viseu Dão Lafões”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

    A Smart City World Congress 2023 pode ser visitada no recinto do Fira Barcelona, entre as 9h00 e as 19h00 dos dias 7 e 8 de novembro. No dia 9 encerra às 17h00.

    *Miguel Fernandes
    Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

    CADETES DA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTREIAM-SE NA ÉPOCA DE 2023/2024

     

    A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na 1ª jornada do Toregri, proporcionando a 13 jovens atletas do escalão de cadetes efectuarem a sua estreia na época de 2023/2024.
    O evento desportivo foi o primeiro para o escalão de cadetes do calendário regional da Associação de Natação de Coimbra e teve como palco as piscinas municipais de Miranda do Corvo.
    A competição realizou-se no passado domingo e contou com a presença de 72 atletas em representação de 9 clubes.
    Após terem iniciado a época no início do mês de setembro, existia por parte da equipa técnica da SCC uma grande expetativa para avaliar o impacto das cercas de 8 semanas no que diz respeito ao padrão da técnica nado que os atletas da coletividade de Cantanhede iriam apresentar, e as performances apresentadas pelos jovens “pombos” deixaram grande expetativas a esse nível tendo desde já apresentado num modo geral grande evolução na técnica de nado apresentada.