quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Webinar Os apoios europeus e o futuro das empresas | 11 Nov | 14h30 | Zoom | registo obrigatório


Reserve na sua agenda dia 11 de Novembro, das 14h30 às 17h, plataforma Zoom

A AIDA CCI vai realizar um webinar sobre Os apoios europeus e o futuro das empresas, cujo propósito é dar a conhecer os factores chave de sucesso relativos aos primeiros resultados do Portugal2020 nas empresas, articulando com as elegibilidades do novo pacote regulamentar comunitário, com vista a determinar o quadro geral de actuação a nível europeu.

Pretende-se igualmente fazer um balanço do impacto que o Portugal2020 produziu no tecido empresarial português.

O webinar tem como oradores Alexandra Vilela e Jorge Brandão sendo moderado por Pedro Janeiro.

A participação é gratuita com registo obrigatório neste link

Inscreva-se até 9 de Novembro 2020

O webinar terá um momento preparatório no qual permitirá que os participantes enviem previamente 2 questões práticas, relacionadas com o tema, que serão analisadas e respondidas no dia do evento. 

Contactos:
T. 234 302 497 – Informações | Celeste Claro | c.claro@aida.pt
T. 234 302 494 – Informações sobre Inscrições | Isabel Caçoilo | i.cacoilo@aida.pt

cid:image007.jpg@01D6ADE2.001F3E30

cid:image012.jpg@01D6ADE2.001F3E30

cid:image014.jpg@01D6ADE2.001F3E30

Alexandra Vilela

Vogal da Comissão Directiva do COMPETE2020

Pedro Janeiro

Strategy & Consulting Health & Public Service Lead na Accenture

Jorge Brandão

Vogal Executivo do Programa Centro2020





Águeda | Histórias “saem” da Biblioteca e “viajam” pelas freguesias

 Projeto arranca no próximo sábado, na sede da União de Freguesias de Águeda e Borralha, seguindo, depois, para Aguada de Cima

A Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), numa ação descentralizadora, “desloca-se” às freguesias de todo o Concelho, levando as suas histórias. Esta iniciativa, intitulada “Histórias nas Freguesias”, consiste em sessões presenciais de leitura/narração oral e partilha “à volta da palavra lida, contada e escutada”, que arranca no próximo sábado, às 21h30, na União de Freguesias (UF) de Águeda e Borralha (Escola do Adro).

Neste espaço de diálogo cultural, num ambiente intimista e onde “não há um guião definido”, o animador terá a “responsabilidade” de narrar duas histórias, uma no início e outra no final de cada sessão. Pelo “meio”, os participantes, em jeito de tertúlia, poderão ler um trecho de um livro que têm na mesinha de cabeceira ou qualquer outro que tenha sido marcante na sua vida, contando as histórias a eles associadas, ou ainda apresentar textos da sua autoria. As propostas não são estanques, o ambiente é informal e descontraído, permitindo que cada sessão decorra de uma forma espontânea e com total liberdade criativa.

Este conceito, onde as histórias “saem” da BMMA para se instalarem nas Juntas e Uniões de Freguesias, surge, segundo refere Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Águeda, “no âmbito da missão de alargamento da comunidade leitora, levando a biblioteca para fora de portas e adotando uma metodologia participativa em que tanto as Juntas como a comunidade contribuem ativamente em cada sessão”.

Esta ação vai decorrer “uma vez por mês à escolha do freguês”, sempre no último sábado, num périplo pelas 11 freguesias do Concelho. Para já, depois deste arranque no sábado, está agendada a próxima sessão, no último sábado de novembro (dia 28), também às 21h30, no salão da Junta de Freguesia de Aguada de Cima.

É objetivo, dentro do conceito definido, que cada Junta nomeie um representante que participará na sessão que decorrer na Junta seguinte, passando, assim, simbolicamente, o “testemunho” e ligando as 11 freguesias/uniões em torno do livro e da leitura.

As restantes sessões carecem ainda de articulação de data e definição de lugar, com as diferentes Juntas e Uniões de Freguesias e cuja programação poderá ser consultada, após confirmação, na página da BMMA no Facebook, onde será feita a divulgação de cada sessão deste projeto.

Dada a situação de contingência que vivemos, a participação nestas sessões é limitada, devendo os interessados fazer a sua inscrição prévia através do serviço educativo da BMMA (bmma.educativo@cm-agueda.pt).

Refira-se que, paralelamente a esta iniciativa, a BMMA pretende ainda recuperar o conceito do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, colocando à disposição do público em cada espaço uma banquinha com uma seleção de livros e serviço de empréstimo dos mesmos à população.

Município de Proença-a-Nova e Millennium BCP firmam acordo de parceria

Apoio ao empreendedorismo e à criação de autoemprego 
O Município de Proença-a-Nova e o banco Millennium BCP assinaram um acordo de Cooperação para o Empreendedorismo, a 26 de outubro, com o objetivo de promover a identificação, o apoio e o desenvolvimento de projetos de criação de microempresas e autoemprego, com recurso ao microcrédito. 

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destaca o papel importante deste acordo na criação de valor para os agentes económicos do concelho, em que “a Câmara Municipal será sempre parceira na identificação e apoio a projetos que potenciem o território, estando aberta a porta a outras entidades bancárias que, de igual forma, queira com o Município visar os objetivos definidos ”. 

O acordo prevê o apoio técnico necessário para a formalização das candidaturas ao financiamento, o acompanhamento no lançamento das iniciativas, mantendo-se na fase de consolidação do projeto. Existe ainda o compromisso da parte da entidade bancária para, num prazo de 30 dias seguidos após receção dos formulários, validar as candidaturas. 

No âmbito desta parceria, as duas entidades comprometem-se a promover ações de sensibilização e de formação junto dos potenciais promotores de projetos de criação de microempresas e autoemprego. 

O objetivo é estimular e apoiar a capacidade de iniciativa e a vocação empreendedora dos cidadãos, com recurso a microcrédito, que se encontrem em situações de exclusão económica ou social com ideias que demostrem ser viáveis, tendo um montante mínimo de mil euros e máximo de 25 mil euros.

ALGOZ RECEBE EXPOSIÇÃO DE JOÃO DE DEUS - O POETA DAS LETRAS


A Câmara Municipal de Silves retomou a programação cultural das Comemorações dos 190 Anos do Nascimento de João de Deus. São várias as atividades que integram este programa e sofreram reagendamentos.

A exposição “João de Deus - O Poeta das Letras”, está patente em frente ao edifício sede da Junta de Freguesia do Algoz.

Esta mostra biobibliográfica de rua conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e pode ser visitada, neste local até ao dia 6 de novembro.

Os visitantes podem assim conhecer a vida e obra de uma das mais ilustres personalidades da literatura e pedagogia portuguesas, nascida em São Bartolomeu de Messines.

A exposição já esteve presente nas freguesias de São Bartolomeu de Messines (março), Armação de Pêra (julho e agosto) e Alcantarilha (setembro), estando ainda prevista a sua itinerância pelas freguesias de São Marcos da Serra (novembro) e Silves (dezembro).

O Município de Silves relembra para a importância da adoção de comportamentos responsáveis e recomenda o cumprimento das orientações emanadas pela DGS.

Brutais mercenários russos atuam no exterior

 

Vídeos e relatórios de equipes de investigação mostram a brutalidade das milícias privadas que agem no exterior sem ostentar emblemas do exército russo.

Amy Mackinnon, do Foreign Policy de Washington, exemplificou com o vídeo de um adversário sendo torturado e decapitado sadicamente por criminosos russos alistados como soldados da milícia Wagner.

Paul Stronski, da Carnegie Endowment for International Peace, disse que as ações foram documentadas. Mackinnon e Stronski concordam que esses grupos estão alinhados com o regime putinista.

Eles adotaram um nacionalismo exacerbado contra uma conspiração capitalista mundial. Putin nega, mas ninguém acredita nele.

ABIM

Câmara de Águeda apoia 48 alunos do Ensino Superior com atribuição de bolsas e pagamento de propinas

 As candidaturas para os novos alunos decorrerá entre os dias 2 e 20 de novembro.

São 48 os estudantes do Ensino Superior que beneficiarão, para o ano letivo 2020/2021, do apoio da Câmara Municipal de Águeda, através de bolsas de estudo e do pagamento de propinas.

No que se refere às bolsas de estudo, no valor de 1.500 euros (pagas em dez mensalidades), que comportam num investimento anual de 45 mil euros, a Autarquia atribui nove novas bolsas para o ano letivo 2020/2021, a que se juntam as 21 que resultam de renovações de bolsas atribuídas em anos anteriores.

As novas bolsas destinam-se a alunos naturais ou residentes no concelho de Águeda há mais de dois anos, que ingressem pela 1.ª vez no Ensino Superior, ou frequentem o mesmo, com aproveitamento escolar, qualquer instituição de ensino superior nacional.

Já no que se refere aos apoios para o pagamento de propinas a estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), no ano letivo 2020/2021, a Câmara de Águeda vai apoiar 18 estudantes, sendo que 14 referem-se a novas candidaturas.

Os apoios a atribuir destinam-se a dez estudantes de qualquer ciclo de estudos da ESTGA, residentes no concelho de Águeda há mais de dois anos, que ingressem pela 1.ª vez no Ensino Superior, ou frequentem a instituição com aproveitamento escolar, e a quatro estudantes de mestrado, também residentes no concelho há mais de dois anos e que tenham concluído o primeiro ciclo na ESTGA.

Este apoio correspondente ao valor por ano da propina máxima de cada um dos ciclos de estudos em vigor na instituição, sendo paga em dez mensalidades.

Para ambos os casos (bolsas e propinas), os candidatos não podem possuir habilitação ou curso superior equivalente àquele para o qual se candidatam. As candidaturas, que decorrem entre 2 e 20 de novembro, podem ser formalizadas através do preenchimento de um formulário disponível no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, com marcação prévia, ou através do envio das candidaturas para o e-mail geral@cm-agueda.

Mais informação pode ainda ser consultada na página da Internet da Câmara de Águeda em www.cm-agueda.pt.

 

Ansião | Câmara Municipal recebeu Governador do Distrito Rotário

O Governador do Distrito Rotário 1970 para o ano rotário 2020/2021 apresentou cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal no passado dia 26 de outubro.

Numa visita oficial a Ansião, Sérgio Almeida foi recebido pelo executivo camarário no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhado por companheiros do Rotary Club de Ansião, presidido atualmente por Ana Cristina Marques.

O Presidente da Câmara, António José Domingues, deu as boas-vindas ao Governador e enalteceu a missão do movimento Rotário, particularmente o dinamismo do clube de serviço concelhio, notório, entre outras iniciativas, na dinamização da Universidade Sénior. Manifestou a disponibilidade da autarquia para manter a parceria com o Rotary Club de Ansião para, dentro das suas possibilidades e competências, prestar o apoio necessário à comunidade.

Sérgio Almeida agradeceu à Câmara Municipal o apoio e a colaboração com o clube concelhio, que afirmou destacar-se nacionalmente pelo seu dinamismo, e salientou o movimento solidário que se tem registado por todo o país no âmbito da proteção contra a pandemia, na prossecução do lema do movimento rotário, “Dar de si antes de pensar em si”.

A troca de lembranças no final da visita firmou o compromisso de manter a parceria entre a autarquia e o movimento, num mútuo empenhamento na resposta às necessidades e à melhoria da qualidade de vida da comunidade.


Cantanhede | Protocolo reformulado: Gabinete de Apoio ao Emigrante em Cantanhede cumpre função integradora

 

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, uma adenda ao protocolo celebrado a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), em 15 de fevereiro de 2018, e que esteve na base da criação Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) na diáspora portuguesa.

No documento passa a constar a referência às “formas de articulação e colaboração entre a DGACCP e a autarquia, no apoio aos trabalhadores do GAE que fazem o atendimento, através da disponibilização de serviços de back-office e, sendo o caso, da edição de guias ou manuais de referência para utilização e distribuição aos utentes sobre informações na área das suas competências, definidas pela respetiva Lei Orgânica”.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante tem atendimento ao público no edifício Francisco Pinto, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00 horas, e do quadro das suas atribuição faz parte o desenvolvimento de “ações de apoio a menores de nacionalidade portuguesa, em situação de risco, e respetivos familiares, em interação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do município”, assim como o “apoio, incentivo e acompanhamento do retorno de cidadãos nacionais dos países de acolhimento, facilitando a reintegração social e profissional, especialmente no âmbito do Programa Regressar”. Além disso, compete-lhe a “promoção, em conjugação com outras entidades, nomeadamente com os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) existentes nos municípios, de ações orientadas para a informação aos cidadãos nacionais que pretendam trabalhar no estrangeiro, nomeadamente as previstas no Programa Informe-se antes de Partir

Estas ações vêm acrescentar a algumas medidas já implementadas, nomeadamente o apoio “aos cidadãos que pretendam emigrar e aos que se encontrem a residir e a trabalhar nos países de acolhimento”, bem como o apoio e acompanhamento “dos cidadãos que regressam com caráter definitivo ao país” e “a divulgação de “informação relevante para o exercício dos seus direitos e deveres”. Por outro lado, estão também contempladas ações que, “aproveitando o poder económico das Comunidades Portuguesas, associado às potencialidades oferecidas pela região, promovam projetos de investimento e desenvolvimento locais, em conjugação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), entre outras.

Antologia reúne os mais belos contos da tradição oral portuguesa


Viajaram de boca em boca, de geração em geração, foram imortalizados na escrita nos séculos XIX e XX e agora chegam a si nesta antologia de Contos Tradicionais Portugueses. Uma edição Guerra e Paz, com o apoio do grupo Cofina, que reúne 55 contos fixados por autores como Adolfo Coelho e Teófilo Braga. Do Ladrão da mão cortada à Menina Fina, do Menino sem olhos à Esmola do Diabo, recupere o melhor da literatura popular neste livro para toda a família. Contos Tradicionais Portugueses chega às bancas e livrarias a partir do dia 3 de Novembro.

A literatura de tradição oral tem vital importância na redescoberta das nossas tradições, da nossa identidade e da força da cultura popular. Ciente da importância destes «velhos contos para os novos tempos», a equipa editorial da Guerra e Paz apresenta aos leitores: Contos Tradicionais Portugueses. Esta antologia reúne meia centena de contos, escolhidos entre as obras de cinco grandes compiladores: Teófilo Braga, José Leite de Vasconcelos, Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório e Consiglieri Pedroso.

A obra apresenta histórias concisas e densas, nas quais a acção é simples e predominam diferentes elementos: o sobrenatural, em textos como A bicha de sete cabeças, o sentimento, em Filho és, pai serás, a jocosidade em A enfiada de petas e até mesmo o religioso Sermão na aldeia. Há até contos nos quais os animais ganham características humanas e falam, como são exemplo a História da carochinha ou a d’Os quatro bichos.

Tudo cabe nestes Contos Tradicionais Portugueses, uma obra de divulgação da cultura popular portuguesa, que vai querer partilhar com familiares e amigos num serão à lareira ou nas redes sociais. Perpetue a tradição oral e não se esqueça de seguir o ditado: sempre que contar um conto, acrescente um ponto.

Contos Tradicionais Portugueses estará disponível nas livrarias e bancas a partir do próximo dia 3 de Novembro. O 20.º título da colecção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora.

Contos Tradicionais Portugueses
Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório, Consiglieri Pedroso,
José Leite de Vasconcelos e Teófilo Braga
Colecção Livros CMTV – Guerra e Paz Editores
Ficção / Contos
192 páginas · 15x23 · 12,00€
Nas livrarias a 3 de Novembro

Covilhã | REGRAS PARA ACESSO AOS CEMITÉRIOS MUNICIPAIS


Tendo em conta o agravamento da situação pandémica provocada pela COVID-19 e a aproximação do feriado de 1 de novembro (Dia de Todos os Santos), data que reúne um elevado número de pessoas nos cemitérios do Canhoso e da Covilhã para homenagear os entes queridos já falecidos, o Município decidiu reforçar as medidas excecionais de prevenção da pandemia. 

Assim, o Município da Covilhã informa que entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2020, se aplicarão as seguintes medidas: 

1. Abertura dos Cemitérios Municipais (horários normais), com lotação limitada ao máximo de 700 pessoas para o cemitério da Covilhã e 200 pessoas para o cemitério do Canhoso; 

2. Circuitos com entradas e saídas definidos para melhor controlo da lotação do espaço; 

3. Controlo de acessos realizado por colaboradores do Município; 

4. Cumprimento das recomendações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscara e de distanciamento físico de 2m entre os visitantes; 

5. Obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada e saída dos cemitérios; 

6. Permanência no local pelo tempo estritamente necessário, num máximo de 30 minutos; 

7. Proibição da partilha de materiais de limpeza; 

8. No espaço exterior, reforço das autoridades para evitar ajuntamentos; 

9. Em caso de espera para entrada no cemitério, manter o distanciamento físico e a máscara colocada. 

Estas medidas preventivas são de âmbito municipal, podendo as mesmas ser alteradas/revertidas, em caso do agravamento da situação pandémica ou por determinação das entidades competentes (Autoridades de Saúde – Proteção Civil Municipal – Governo). 

Apela-se ao máximo respeito e cumprimento das normas estabelecidas, lembrando que o sentido de responsabilidade e os comportamentos individuais são o melhor fator de segurança da comunidade. 

Tempos de exceção exigem atitudes excecionais.

Barcelos | Criações de estudantes do IPCA na final de concurso em Braga


Débora e Leonardo são estudantes de Design de Moda no IPCA

Os estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) Débora Costa e Leonardo Cunha são finalistas do concurso "Jovens Criadores 2020", com o tema “Bracara Augusta”.

O concurso já vai na sua IV edição e é organizado pelo município de Braga, tendo como propósito estimular o espírito crítico e inovador de jovens estilistas. O tema escolhido para o desfile deste ano foi “Bracara Augusta” e todos os jovens do distrito puderam participar.

Uma das finalistas apuradas é Débora Costa, frequenta o Curso Técnico Superior de Design de Moda no IPCA. A estudante é natural de Barcelos, inspirou-se nas suas influências diárias e na arquitetura Romana para a criação desta coleção.
Leonard Cunha, também está na final do concurso e no último ano do CTeSP em Design de Moda. O estudante é natural da Póvoa de Lanhoso, inspirou-se no período da monarquia, nas épocas medievais e toda a sua componente histórica com um toque moderno.

O vencedor recebe um prémio de 1500 euros. O segundo classificado recebe um prémio de 1000 euros, enquanto ao terceiro é atribuído um prémio de 500 euros. De referir que o júri foi constituído por Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Elsa Barreto, estilista e madrinha do evento, pelo estilista Pedro Neto e pelo empresário Manuel Serrão.

As votações encontram-se online e decorrem até ao dia 8 de Novembro.




Ana Teixeira

Castelo de Paiva | Concluídas seis de um total de dez habitações

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL ENTREGOU ONTEM MAIS TRÊS CASAS RECONSTRUÍDAS EM CASTELO DE PAIVA
Mais três habitações reconstruídas, na sequência do incêndio de Outubro de 2017, que atingiu em força o concelho de Castelo de Paiva, foram ontem entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, em mais um momento simbólico marca o culminar de um processo gerido pela CCDR-N, no contexto do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP) e que teve a estreita colaboração da autarquia local.

Acompanhado de todos os vereadores em regime de permanência, de técnicos da CCDR-N, autarcas locais, empreiteiros e de responsáveis municipais, o presidente Gonçalo Rocha, procedeu à entrega de mais três habitações, de um total de dez que foram destruídas no território municipal, pelo terrível incêndio de 15 Outubro de 2017, e garantiu que até ao final do ano, deverá proceder á entrega das restantes habitações, ainda em fase de conclusão /acabamentos.
O edil paivense manifestou sentir-se feliz, por se concretizar um momento bom para as pessoas virarem a página e recomeçar a vida com nova vontade e outra esperança, assinalando o investimento estatal, tendo sublinhado também o empenho neste processo, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN) e, principalmente, da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que garantiu aos agregados familiares atingidos pela tragédia, o acompanhamento e apoio de que necessitavam, enquanto as suas casas eram intervencionadas. Acentuou ainda, que o investimento governamental incidiu sobre a elaboração de projectos, as obras em si e o apetrechamento das moradias que foram reconstruídas.

Ontem foram entregues mais três habitações já reconstruídas, nomeadamente a José da Silva, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, a António Gomes Pereira ( Almansôr ) e a Maria Vieira Miranda ( Guirela ), ambas localizadas na área da União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão.

Recorde-se que, o Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP) é uma medida aprovada pelo Governo destinada a apoiar as pessoas singulares e os agregados que viram as suas habitações danificadas ou destruídas por incêndios ocorridos naquele ano, em vários concelhos das regiões Norte e Centro do país.

Ao todo, nesta intervenção, no âmbito do PARHP, são uma dezena de habitações totalmente reconstruídas, num investimento de cerca de 1 milhão de euros, e conforme tinha sido garantindo na passagem da Ministra da Coesão Territorial pelo concelho, espera-se que, muito em breve todas as novas casas sejam entregues aos seus proprietários.

O edil paivense Gonçalo Rocha constatou a alegria das famílias contempladas com nova habitação, e mostrou-se satisfeito por ver estas habitações a ser recuperadas, permitindo que esta gente, que viveu um período difícil após a tragédia deste terrível incêndio, que afectou mais de 60% do território paivense, voltem a ter condições de habitabilidade e possam ganhar alegria de viver, prosseguindo com as suas vidas com mais esperança e dignidade e voltem a ter o conforto de um lar na sua terra.

O concelho de Castelo de Paiva foi, na Região do Norte, o mais fustigado pelos incêndios de 2017, e sob coordenação da CCDR-N estão, igualmente, outros processos de reconstrução total ou parcial, noutros concelhos, sendo que é competência das CCDR, no respectivo âmbito territorial, a gestão e a coordenação global da aplicação dos apoios previstos no PARHP, incluindo a condução dos procedimentos necessários à sua atribuição, bem como a gestão das disponibilidades financeiras.

Carlos Oliveira

Assessor de Imprensa

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Saúde Poucas dádivas de sangue e aumento da necessidade geram apelo aos dadores


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou, esta quarta-feira, que "Portugal está com níveis baixos de reservas de sangue" e a tendência tem vindo a agravar-se, com uma queda de 5% nas colheitas. "Não só há uma redução das unidades colhidas, em relação ao período homólogo de 2019, como o consumo de componentes sanguíneos tem vindo a aumentar, devido à recuperação da atividade assistencial não urgente nos hospitais", refere em comunicado.

O alerta do IPST  sublinha que as reservas nacionais de sangue estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+. "A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar", referiu ontem, em comunicado.

De acordo com o IPST, "é imprescindível continuar a tratar todos os doentes e para isso é necessário reforçar as reservas de sangue". Ao longo deste ano, as reservas de sangue têm mantido, segundo o IPST, níveis que permitiram dar resposta às necessidades dos hospitais. Apesar da redução de 5% nas colheitas, "houve também abrandamento das atividades hospitalares, o que levou a que se mantivesse algum equilíbrio entre as colheitas e os consumos". Mas a retoma das cirurgias e da atividade hospitalar fez aumentar o consumo e a necessidade de dádivas.

Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilogramas ou mais e ter hábitos de vida saudável. A dádiva, que consiste na colheita de cerca de 450 ml de sangue, não demora mais de 30 minutos e não obriga à testagem à covid-19.

"Dar sangue é um gesto solidário ímpar e que não tem contraindicações para um adulto saudável, sendo que nos locais de colheita foram reforçadas todas as medidas para que este ato se efetue com segurança", conclui o IPST. No site do IPST estão disponíveis locais e sessões de colheita.

Foto: Orlando Almeida / Global Imagens
Fonte:https://www.jn.pt/nacional/poucas-dadivas-de-sangue-e-aumento-da-necessidade-geram-apelo-aos-dadores-12973019.html 




Catalunha fecha fronteiras para tentar travar a pandemia


A restrição naquela província de Espanha vai estar em vigor durante, pelo menos, duas semanas. Bares e restaurantes também vão fechar portas.

Ninguém entra nem sai da Catalunha, que anunciou esta quinta-feira o encerramento das suas fronteiras para tentar travar a pandemia de Covid-19.

A restrição naquela província de Espanha vai estar em vigor durante, pelo menos, duas semanas.

A Catalunha é, nesta altura, um dos “pontos quentes” da pandemia de Covid-19 em Espanha.

A província já tem em vigor algumas das restrições mais apertadas no país, para tentar conter o aumento de casos e mortes por Covid-19, e anuncia agora novas medidas.

O governo da Catalunha também decidiu esta quinta-feira encerrar bares e restaurantes durante duas semanas.

Além disso, a circulação entre municípios fica proibida aos fins de semana, durante o mesmo período de 15 dias.

No último balanço, a Catalunha registou 5.761 casos diários de Covid-19 e 78 mortes.

No fim de semana, o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sanchez, anunciou o estado de emergência até maio em todo o país, para permitir a aplicação de medidas mais duras contra a Covid-19.

Espanha registou na quarta-feira 19.765 novos casos de Covid-19 elevando para 1.136.503, o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 168 mortes atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 35.466.

RR

PR admite falar ao país na próxima semana após Costa anunciar medidas no sábado


O Presidente da República admitiu hoje vir falar ao país na próxima semana, após o primeiro-ministro anunciar aos portugueses no sábado um roteiro de medidas para conter a propagação da covid-19.

Em resposta a questões dos jornalistas, na varanda do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que recebeu o primeiro-ministro, António Costa, em audiência, na quarta-feira.

"Ele expôs-me as ideias que tem. Vai ouvir sobre essas ideias os partidos políticos amanhã [sexta-feira]. Vai reunir um Conselho [de Ministros] extraordinário no sábado. Falará ao país no sábado a dizer as medidas para que aponta o Governo e o roteiro dessas medidas", adiantou.

"E depois eu admito eventualmente dizer alguma coisa ao país no decurso da semana que vem", acrescentou o chefe de Estado.

Lusa

Pelo menos três mortos após ataque em Nice. Segundo incidente ocorreu em Avignon, mas atacante foi abatido


Pelo menos três pessoas morreram esta manhã na sequência de um ataque com uma arma branca em Nice, França. Autarca local diz que "tudo aponta para um ataque terrorista" com motivações religiosas. A unidade antiterrorista do Ministério Público anunciou a abertura de uma investigação por assassínio e tentativa de assassínio. Horas depois, também em França, mas desta feita em Avignon, a polícia abateu um suspeito que estava a ameaçar pessoas.

Um ataque com faca ocorrido esta quinta-feira fez pelo menos três mortos em Nice. Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortas na igreja de Notre-Dame, onde ocorreu o ataque, e uma terceira vítima, gravemente ferida, morreu num bar perto da igreja, onde se tinha refugiado. Fonte policial adiantou à agência Reuters que uma mulher terá sido decapitada.

O atacante foi neutralizado e transportado para o hospital uma vez que foi atingido por armas de fogo da polícia, de acordo com o Le Figaro. O homem gritou “Allah Akbar (Deus é grande em árabe) enquanto executava o ato, segundo uma fonte próxima da investigação. O ataque ocorreu por volta das 09:00 locais (08:00 em Lisboa).

No Twitter, Christian Estrosi, presidente da Câmara de Nice, confirmou a detenção do autor e a adiantou ainda que das três vítimas mortais, duas morreram no interior da Basílica.

O Conselho Francês da Fé Muçulmana, de acordo com a Reuters, já terá condenado o ataque e pediu a "todos os muçulmanos em França" para cancelarem as celebrações do nascimento do profeta Maomé.

As autoridades locais já alertaram a população que está em curso uma operação policial e pede para respeitarem o cordão de segurança montado à volta da basílica, mas pede à população para "evitar" o pânico uma vez a que "situação está sob controlo".

O tráfego dos elétricos foi interrompido nesta área movimentada.
"As detonações que ouvem são causadas pela operação de desminagem", acrescentou a porta-voz da polícia Florence Gavello.

O Ministro do Interior, Gérald Darmanin, anunciou na rede social Twitter a realização de uma "reunião de crise" em Paris, enquanto a Assembleia Nacional decidiu guardar um minuto de silêncio em solidariedade com as vítimas e os seus parentes.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, saiu de urgência da Assembleia Nacional, onde compareceu para esclarecer sobre o novo confinamento devido à pandemia do novo coronavírus, para se dirigir à unidade de crise.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, também vai estar presente nesta reunião, anunciou o palácio do Eliseu.

Se se confirmar a informação de que uma das vítimas terá sido decapitada, trata-se do segundo caso ocorrido em França. Em outubro, Samuel Paty, professor de 47 anos que lecionava as disciplinas de História e de Geografia em Conflans-Sainte-Honorine na região parisiense, foi decapitado por Abdullakh Anzorov, refugiado de origem russa chechena de 18 anos, por ter mostrado caricaturas do profeta Maomé no início de outubro em duas aulas sobre a liberdade de expressão.

Nice esteve igualmente enlutada em 2016 depois de um ataque que deixou 86 mortos na famosa avenida Promenade des Anglais, em 14 de julho, em pleno feriado nacional

Governo francês eleva nível de segurança após ataque
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, elevou hoje o nível de alerta terrorista em todo o país. A segurança de edifícios, transportes e locais públicos vai ser elevada para o nível "emergência atentado".

Castex, que anunciou a medida na Assembleia Nacional, qualificou o ataque de "ignóbil, bárbaro e abjeto" e prometeu uma resposta "firme, implacável e imediata".

O primeiro-ministro anunciou também uma reunião do Conselho de Defesa Nacional de França para sexta-feira.

Nos últimos dias têm-se multiplicado reações do mundo muçulmano contra a França e o seu Presidente, depois de Emmanuel Macron ter declarado, durante uma homenagem nacional a esse professor, que continuaria a defender a liberdade de expressão, incluindo a publicação de caricaturas.

Polícia neutralizou um segundo atacante em Avignon

Houve um segundo ataque esta manhã em França, desta feita em Avignon. Um homem armado com uma branca tentou esfaquear polícias, mas acabou por ser abatido pelos agentes.

De acordo com a RTP3, este incidente surge pouco depois do ataque em Nice, cerca das 10h15, hora de Lisboa.

Aconteceu no centro de Avignon, em que um jovem, munido de uma faca, tentou agredir os polícias que faziam o policiamento na rua, enquanto gritava "Alá, é Grande".
Segundo a estação pública, o atacante foi abatido antes de concretizar o ataque. A vítima mortal, neste caso, será o próprio autor do ataque.

Lusa

Homem fere guarda da embaixada francesa na Arábia Saudita


As forças de segurança sauditas detiveram hoje um cidadão que atacou um guarda do consulado francês na cidade de Jiddah, na Arábia Saudita, com um objeto pontiagudo, deixando-o com ferimentos ligeiros, informou a agência oficial saudita SPA.

A polícia da região de Meca "deteve um cidadão que atacou um guarda do consulado francês com um objeto pontiagudo, [tendo este ficado] ligeiramente ferido", noticia a SPA sem mais pormenores.

"O agressor foi imediatamente preso pelas forças de segurança sauditas após o ataque e o segurança levado para o hospital", informou a embaixada francesa, em comunicado, garantindo que a vida do guarda não está em perigo.

"Apelamos aos nossos compatriotas na Arábia Saudita para estarem em alerta máximo", aconselhou, no entanto, a embaixada.

Lusa

Novas restrições serão circunscritas a territórios


O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu hoje que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser estabilizado.

A dois dias de se realizar um Conselho de Ministros extraordinário (sábado) para definir as medidas de controle da pandemia, o governante afirmou que "todos os países vão começar a adotar medidas de restrições ao nível territorial, mais circunscrito".

E essas restrições serão com certeza ao nível mais dos territórios, para que outros territórios que não estão tanto sob pressão possam respirar do ponto de vista económico e social", admitiu António Lacerda Sales numa entrevista ao 'podcast' Política com Palavra do Partido Socialista.

Questionado se o Governo optará por ações localizadas ou se admite restrições nacionais como um novo confinamento geral, Lacerda Sales disse que "todos os países da Europa estão neste momento a tentar estabilizar num determinado modelo que pode comportar muitas variáveis".

Enumerando que essas variáveis são a incidência de casos nos últimos 14 dias, os novos casos confirmados por 100 mil habitantes, as faixas etárias mais atingidas ou a pressão sobre os hospitais, defendeu que o que é preciso é "estabilizar num determinado modelo e obviamente que quanto mais uniforme conseguir ser esse modelo (...) maior segurança e maior confiança será dada às populações".

Confrontado se esse modelo será de base concelhia ou distrital, o secretário de Estado disse apenas que deve ter "o consenso da grande maioria dos intervenientes" das áreas da saúde, proteção civil, das autarquias ou segurança social.

Na quarta-feira, o presidente da Área Metropolitana do Porto pediu ao Governo que decrete o Estado de Emergência, generalizando as medidas a todo o país e o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto propôs o recolher obrigatório no distrito.
Confrontado com estes pedidos, Lacerda Sales reiterou a necessidade de "estabilizar o modelo e uniformizar o modelo para que não haja grandes discrepâncias, quer entre concelhos quer entre distritos".

Pediu, no entanto, que "não se façam sobreavaliações de determinadas situações e por outro lado subavaliações noutras situações".

"Penso que as medidas têm que se adaptar aquilo que é em cada região a própria evolução e os próprios dados epidemiológicos", resumiu.

Além do Conselho de Ministros extraordinário de sábado, o primeiro-ministro marcou para sexta-feira reuniões com os partidos.

No final do dia de quarta-feira, uma nota do gabinete da ministra de Estado e da Presidência adiantava que Mariana Vieira da Silva e a ministra da Saúde, Marta Temido, iriam realizar uma audiência com os peritos habitualmente auscultados nas chamadas "reuniões do Infarmed" seguida de uma reunião com médicos especialistas em infecciologia e medicina intensiva.

Fonte do Governo tinha anteriormente adiantado à agência Lusa que, perante a evolução da pandemia em Portugal nas últimas semanas, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estavam já a ouvir um conjunto de epidemiologistas.

O ministro de Estado da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, esteve a ouvir parceiros sociais.

Ainda no âmbito do combate à covid-19, o primeiro-ministro participará hoje num Conselho Europeu extraordinário, por videoconferência.

Lusa

Covid-19: Brasil ultrapassa 158 mil mortes após somar 510 óbitos em 24 horas


O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 158 mil mortes (158.456) devido à covid-19, após ter contabilizado 510 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

As autoridades de Saúde do país investigam ainda a eventual relação de 2.361 mortes com a doença, que tem uma taxa de letalidade de 2,9% no Brasil.

Em relação ao número de infeções, 28.629 novos casos foram registados entre terça-feira e hoje, num total de 5.468.270 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia, cujo primeiro caso no país foi apontado em 26 de fevereiro.

No momento, 4.934.548 pacientes já recuperaram da covid-19 em território brasileiro, enquanto que 375.266 infetados permanecem sob acompanhamento médico.

São Paulo concentra 1.103.582 casos do novo coronavírus, sendo o estado com mais infeções, seguido por Minas Gerais (353.311), Bahia (349.711), e Rio de Janeiro (306.672).

As unidades federativas com mais mortes são São Paulo (39.007), Rio de Janeiro (20.376), Ceará (9.325) e Minas Gerais (8.872).

Para as estatísticas de vítimas mortais do Brasil entrou hoje a mãe de Rosângela Silva, namorada do ex-presidente Lula da Silva, que morreu em São Bernardo do Campo, aos 80 anos, devido a complicações decorrentes da covid-19.
A informação foi confirmada pela assessoria do antigo chefe de Estado, que indicou que a idosa, que morava com a filha e com Lula da Silva, contraiu a doença após ser internada devido a uma infeção urinária.

“Todos os que conviviam com dona Vani Ferreira, inclusive Rosângela Silva e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fizeram vários testes para covid-19 nas últimas semanas, desde que a doença foi diagnosticada. Todos os testes deram resultado negativo”, acrescentou a assessoria em comunicado.

Lusa

Vagos explica as “REGRAS PARA UMA BOA UTILIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS”


Os cemitérios do concelho de Vagos irão estar abertos para que os munícipes possam prestar as suas homenagens aos entes queridos.

No entanto, tendo em conta a evolução da pandemia covid19, no decurso da qual foi decretado pelo Governo o Estado de Calamidade e a proximidade do fim de semana em que se celebra os dia de finados e fiéis defuntos, é fundamental garantir a Saúde e a Segurança de todos.

A fim de assegurar ambos, o Município de Vagos anuncia os procedimentos a tomar por todos aqueles que pretendam deslocar-se aos cemitérios do concelho neste fim de semana:

Uso obrigatório de máscara ou viseira(retira e deixa só máscara);

-Desinfeção das mãos
-Proibida a partilha de equipamentos e materiais de limpeza
-Manutenção de distância social de 2m entre pessoas
-Permanência junto das campas e jazigos limitada a duas pessoas
-Permanência no cemitério apenas no tempo estritamente necessário para que se evitem aglomerados.

O​​s cemitérios terão assistentes para verificar do bom cumprimento destas regras. Caso estas não sejam cumpridas proceder-se-á ao encerramento dos espaços.

Pai e filho detidos em Águeda, por maus-tratos a idosos


A GNR de Aveiro, através do NIAVE - Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Aveiro, no dia 26 de outubro, deteve dois homens de 44 e 20 anos, pela prática do crime de maus-tratos, na localidade de Assequins, concelho de Águeda.

No decorrer de uma investigação que teve início em Abril deste ano, os militares da Guarda apuraram que as vítimas, um homem de 82 anos e uma mulher de 78 anos, sofriam maus-tratos verbais e psicológicos por parte do filho e do neto.

Das diligências policiais efetuadas, os militares efetuaram uma busca domiciliária, culminando na apreensão do seguinte material:

· Duas reproduções de arma de fogo em plástico;

· Uma arma elétrica;

· Uma botija de CO2.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Aveiro no dia 27 de outubro, para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coação de afastamento da residência e proibição de contatos por qualquer forma com as vítimas.

Esta ação teve o reforço do Posto Territorial de Águeda e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Águeda.

Eleições do Benfica: Vieira destaca momento histórico e pede “respeito” pelos resultados


O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, hoje eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio.

"Vencer as eleições que tiveram o maior número de sócios a votar em toda a história do clube é um orgulho. Os sócios decidiram e os resultados são claros. Espero quer todos assumam a sua responsabilidade e o seu benfiquismo", afirmou Vieira, durante o discurso da tomada de posse, por volta das 03:00.

Após vencer as eleições mais concorridas de sempre do emblema lisboeta, nas quais votaram 38.102 associados, o presidente benfiquista, em exercício desde 2003, elogiou a "capacidade de mobilização" e "militância" do clube, considerando ter-se tratado da "maior manifestação eleitoral de um clube em Portugal".

Vieira, que venceu as eleições com 62,59% (471.660 votos), batendo João Noronha Lopes, que conseguiu 34,71% (261.574), e Rui Gomes da Silva, que ficou nos 1,64% (12.341), pediu união no universo benfiquista, assumindo que esse será "um dos desafios mais importantes para os próximos quatro anos".

"Conseguimos crescer e chegar até aqui porque não houve fações, nem grupos apostados em dividir ou em provocar desgaste. Apesar das diferenças, a união foi o denominador comum nestes anos. Disse-o durante a campanha e repito-o hoje: A partir de agora não há vencedores, nem vencidos, mas apenas benfiquistas que vão unir esforços para continuar a construir o futuro do clube. Espero que respeitem os resultados e que a partir de agora haja um só Benfica", vincou Luís Filipe Vieira.

Por outro lado, o presidente do Benfica confirmou que este sexto mandato será o último à frente dos ‘encarnados', referindo que "será um mandato de continuidade, para apostar no que de bom" foi feito e "para corrigir os erros cometidos".

Com "quatro anos exigentes" pela frente, Vieira mostrou-se confiante de que os órgãos sociais eleitos para o quadriénio 2020-2024 saberão "responder à altura da história do Benfica" e encerrou o discurso com uma ideia já antes transmitida: "Permitam-me reforçar que o Benfica tem, há sete anos consecutivos, contas positivas."

Luís Filipe Vieira, de 71 anos, que já é o presidente com mais tempo na liderança do Benfica, foi reeleito para o quadriénio 2020-2024, depois de ter sido eleito pela primeira vez há 17 anos, em 2003.

Nos anteriores cinco atos eleitorais, Vieira tinha sido sempre eleito com uma percentagem de votos acima dos 80%, com 90,47% em 2003, frente a Jaime Antunes (7,32%) e Guerra Madaleno (0,7%), 91,74% em 2009, perante Bruno Costa Carvalho (2,71%), e 83,02% em 2012, diante Rui Rangel (13,83%).

Nos outros dois sufrágios, em 2006 e 2016, Vieira foi candidato único, tendo acolhido, respetivamente 95,6% e 95,52% dos votos.
As eleições de quarta-feira para a presidência do Benfica bateram o recorde histórico das mais votadas de sempre, com 38.102 votantes, superando o registo alcançado no sufrágio de 2012, quando 22.676 exerceram o direito de voto, num ato em que Vieira foi desafiado por Rui Rangel.

Texto: Lusa

México | Aprendizaje Continuo, Clave Para Evitar El Rezago Laboral Y Profesional

 


por Yesica Flores

D2L, líder mundial en tecnología de aprendizaje, publicó el informe “El futuro del aprendizaje a lo largo de toda la vida”, el cual hace un análisis profundo de las habilidades que requiere la fuerza laboral actualmente, entre las que destaca la formación continua para evitar el rezago profesional.

El documento subraya que hoy en día no se abordan adecuadamente los cambios en el universo de las habilidades esperadas. Ante estos desafíos, surge “el aprendizaje a lo largo de toda la vida”, concepto que se define como el afán constante, voluntario y autónomo de una persona de desarrollar conocimientos y habilidades a lo largo de su vida, ya sea por razones personales o profesionales.

Con la educación de nivel primario y secundario como punto de partida, este aprendizaje a lo largo de toda la vida se enfoca más en aquellas oportunidades educativas y de capacitación a lo largo de la adultez (antes, durante e incluso después de la etapa laboral) que conllevan resultados específicos en materia de inserción laboral, logro profesional y crecimiento personal. Las oportunidades del aprendizaje a lo largo de toda la vida incluyen no solo las formas de aprendizaje formales y académicas, sino también las informales y no estructuradas.

La posibilidad de acceder a la formación continua se está volviendo un componente cada vez más necesario del desarrollo económico de las comunidades.

El informe “El futuro del aprendizaje a lo largo de toda la vida”, responde las preguntas más importantes del tema, entre ellas: ¿cómo se manifiesta el aprendizaje a lo largo de toda la vida en lo concreto? ¿Dónde están los sistemas a tal fin hoy en día, y con qué finalidad se aplican? ¿cómo pueden adaptarse nuestros sistemas educativos, de capacitación, de empleo y de desarrollo profesional con el fin de brindar más oportunidades para este tipo de aprendizaje, calibradas de acuerdo con las habilidades exigidas por los empleadores y las necesidades de los trabajadores?

El documento expone dos tendencias: 

  • La población activa está cambiando de empleo o de vocación con más frecuencia, por elección o por necesidad, y esto se debe a los avances tecnológicos.
  • No es tanto el logro académico lo que determina la inserción en el mercado laboral, sino la capacidad de cada individuo de demostrar que cuenta con las habilidades necesarias para la tarea encomendada.

La pérdida progresiva de valor de las habilidades duras hace que una persona deba actualizar sus habilidades o desarrollar otras completamente nuevas a lo largo de su carrera, para evitar quedarse afuera del mercado laboral.

Una de las conclusiones de la edición 2018 del informe The Future of Jobs, sobre el futuro del trabajo, elaborado por el Foro Económico Mundial, es que “todos tendremos que convertirnos en alumnos de por vida”.

De acuerdo con el McKinsey Global Institute, en términos macroeconómicos, hasta 375 millones de trabajadores a nivel mundial —o sea, el 14 % de la fuerza laboral— puede encontrarse ante la necesidad de cambiar de trabajo y aprender nuevas competencias para el 2030. El porcentaje es muy superior en las economías desarrolladas, afectando hasta un tercio de la fuerza laboral en los Estados Unidos y Alemania, y casi la mitad en Japón.

Por su parte, una encuesta mundial sobre recursos humanos, realizada en 2019 por Deloitte entre 10,000 líderes de diferentes países y sectores, identificó el aprendizaje como la principal necesidad organizacional, por sobre el liderazgo, el acceso al talento humano, y otras problemáticas urgentes.

Tan solo una pequeña minoría (11 %) de los adultos en edad laboral de los países miembros de la OCDE dicen que desean capacitarse pero no pueden, por falta de tiempo, de fondos, de apoyo de su empleador, o por razones familiares. Y aun así, casi la mitad refiere no haber recibido capacitación alguna en todo un año, y no manifiesta ningún deseo de acceder a ella.

El actual panorama del aprendizaje a lo largo de toda la vida se caracteriza, por un lado, por una fuerte demanda entre los integrantes de la población activa y, por el otro, por fallas en términos de participación y motivación de los alumnos de edad adulta (en particular, los menos calificados). Hay carencias de disponibilidad, calidad y afinidad con las exigencias del mercado laboral y las necesidades de los empleadores.

D2L cree que el futuro habrá de exigir una “vida permeada por el aprendizaje”,  caracterizada por una constante inclinación a aprender, y por la presencia de oportunidades intensivas y puntuales de adquirir conocimientos integradas en el tejido cotidiano de la vida, con el fin de preparar a las personas  para carreras profesionales exitosas y experiencias de vida plenas. El informe “El futuro del aprendizaje a lo largo de toda la vida” está disponible para su consulta y descarga de manera gratuita en https://www.d2l.com/es/recursos/informes/el-futuro-del-aprendizaje-a-lo-largo-de-toda-la-vida/