quinta-feira, 27 de maio de 2021

Registado aumento do número de portugueses inscritos na segurança social do Reino Unido

Um total de 3.662 portugueses registaram-se na segurança social britânica no primeiro trimestre deste ano, um aumento significativo face aos meses anteriores resultante da normalização dos serviços públicos do Reino Unido.

No trimestre anterior, entre setembro e dezembro de 2020, tinham sido feitas 168 inscrições, e entre julho e setembro apenas 60, os números mais baixos em duas décadas.

Porém, o Ministério do Trabalho e Pensões britânico recomenda “cautela” para a forma como estes valores são interpretados por causa da perturbação que a pandemia de covid-19 teve nos seus serviços.

“O impacto das interrupções operacionais devido à pandemia de covid-19 será visível nos dados anuais por algum tempo”, avisa hoje na publicação dos dados trimestrais.

O registo na segurança social é um requisito para poder trabalhar e beneficiar do sistema de apoio social no Reino Unido e um indicador usado para calcular os fluxos demográficos para o país.

As medidas de distanciamento social e restrições no contacto em espaços fechados resultou na suspensão das operações do Número de Segurança Social (National Insurance Number, NINo) para a maioria dos candidatos desde meados de março de 2020.

O impacto foi mais sentido junto dos cidadãos da União Europeia (UE), que até ao final de 2020 não necessitavam de visto para trabalhar no Reino Unido, mas precisavam de passar uma entrevista presencial de verificação de identidade.

O Governo britânico justificou que foi necessário usar alguns dos funcionários para processar os pedidos de subsídios durante o pico da crise e que as pessoas elegíveis, como europeus, podiam começar a trabalhar temporariamente até obter o número de segurança social.

Entretanto, as entrevistas foram retomadas por vídeochamada e, desde abril, também são presenciais, permitindo ao Ministério do Trabalho recuperar parte do atraso acumulado ao longo dos 12 meses anteriores.

Mesmo assim, os 5.304 portugueses que se registaram entre março de 2020 e março de 2021 na segurança social britânica representam uma queda de 78% face aos 23.925 que se tinham inscrito no período anterior, entre março de 2019 e março de 2020.

A nível geral, registaram-se 72.495 europeus entre março de 2020 e março de 2021, menos 83% do que nos 12 meses anteriores.

Com o fim do período transitório pós-Brexit, desde 01 de janeiro que os cidadãos europeus deixaram de beneficiar de liberdade de circulação no Reino Unido para viver e trabalhar, estando sujeitos a um novo sistema de imigração que exige visto de trabalho.

Lusa

NOVA OBRA DE ARTE URBANA EM SILVES


No âmbito do Projeto de Arte Urbana “Silves o Concelho que se (re)constrói com todos, todos os dias!”, promovido pelo Município de Silves, através do Setor de Educação, o artista plástico Hélder José (conhecido por Bamby) decorou o PT localizado na Rua Cândido dos Reis, junto à lavandaria Artlaundry.

A gravura ilustra a importância da cidade de Silves, na segunda metade do século XIX, como centro produtor de cortiça e o rio Arade como via de comunicação onde as barcaças cheias de cortiça faziam o transporte até à foz.

Esta ação pretende ampliar o interesse pela Arte no concelho, bem como melhorar a qualidade do espaço urbano, iniciada pela autarquia em 2016, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadores.

AVEIRO | SEGUNDA EDIÇÃO DO ECO AVENTURA


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove de 03 a 06 de junho, com epicentro no Parque da Cidade de Aveiro, a segunda edição do “Eco Aventura – Ação pelo Ambiente”, apostando assim, na sensibilização e dinamização de práticas ambientais sustentáveis. O evento integrará várias atividades a decorrer sempre entre as 10h00 e as 18h00.

Esta atividade ambiental celebra o Dia Mundial da Bicicleta e o Dia Mundial do Ambiente, que se assinalam a 03 de junho e a 05 de junho, respetivamente.

Este é um evento totalmente gratuito, com o objetivo de proporcionar a todos os cidadãos, o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre na procura de hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do meio ambiente e do nosso planeta.

Neste sentido a CMA preparou para as famílias com crianças e jovens uma grande diversidade de atividades, desde desportos radicais, aos “eco carrocéis” e oficinas e workshops, que mostram como é possível divertirmo-nos sem causar impacto ambiental no planeta.

Parque Aventura Fonte do Meio

Do programa, destaca-se a inauguração, no dia 05 de junho, pelas 11h30 do Parque Aventura Fonte do Meio, localizado em Esgueira.

O Parque Aventura Fonte do Meio é um novo e diferenciador Parque com elementos de referência nas atividades em espaços verdes, nas atividades recreativas, de lazer e de desporto, potenciando e valorizando a Fonte do Meio existente no local.

O novo Parque representa um investimento de 449.692,42€ e foi criado no antigo terreno da Carreira de Tiro do Exército comprado pela CMA em 2018 pelo valor de 80.210€.

Destaques do Programa

3 de junho

10h30 - Hora do Conto

10h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00 - Oficinas Upcycling

11h30 e 16h00 – Concerto Itinerante “Splash”

11h00 - Showcooking MINHAMI: Guloseimas saudáveis

14h30 - Mala Surpresa (com Ivo Prata)

14h30 - Crassh Street

16h00 - Workshop “Resíduos Zero"

16h30 - Teatro "Família Plastik - A super avó"

17h00 – Percurso de Bicicleta “Parques da Cidade – Biodiversidade Urbana”

- Apresentação da BUGA 2

18h30 - Aula aberta de Tai Chi & Chi Kung

4 de junho

9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00 - Dia Aberto do CMIA

10h00 – Inauguração da Ponte da Ribeira (junto à Loja do Cidadão)

18h00 - Aula aberta de Yoga

5 de junho

9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00 | Dia Aberto do CMIA (inclui ateliers)

10h30 – Hora do Conto

10h30 às 12h00 e das 16h30 às 18h00 Workshop Compostagem

11h00 - Aventuras saudáveis na cozinha

11h30 – Inauguração do Parque Aventura Fonte do Meio

11h00 às 12h00 e das 14h30 às 15h30 - Vaivém dos nutrientes

11h30 e 16h30 - Concerto itinerante "Splash"

14h30 - Crassh Street

16h30 - Teatro "Família Plastik - A super avó"

22h00 - Astronomia à noite no CMIA

6 de junho

9h00 às 13h00 - Visita guiada à Reserva Natural Dunas de São Jacinto

10h00 - Aula aberta de Tai Chi & Chi Kung

10h00 às 13h00 - Workshop Doing - Não deites fora, Recicla!

10h30 às 12h00 e das 16h30 às 18h00 - Workshop Compostagem

11h30 e 16h30 - Concerto itinerante "Splash"

11h30 - Histórias em bicicleta (com Ivo Prata)

14h30 às 15h10 e das 15h20 às 16h00 - Sessões Showcooking | Parque Infante D. Pedro

14h30 - Crassh Street

14h30 - Stand Up Comedy "“Da nascente à foz, feliz(mente) cuido da água”

16h30 - Teatro "Família Plastik - A super avó”

O programa completo pode ser consultado no site da Autarquia em:

https://cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro

Teatro José Lúcio da Silva acolhe a Assembleia dos Pequenos Deputados para apresentar ideias para o concelho de Leiria em 2030


Leiria 2030 – Toma lá o futuro! Uma mochila cheira de ideias.” será o principal tema de discussão na Assembleia dos Pequenos Deputados, que se realiza no Teatro José Lúcio da Silva, no próximo dia 02 de junho, quarta-feira, pelas 9:30 e que reunirá 51 alunos eleitos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

 O Período Antes da Ordem do Dia reflete os desafios sentidos e vividos pela comunidade educativa ao longo deste ano e por esse motivo neste momento do plenário vão ser homenageadas e reconhecidas algumas personalidades e profissionais, nomeadamente da área da saúde e da comunidade educativa pelo empenho no ensino à distância.

Neste plenário os pequenos deputados apresentarão propostas de resolução de preocupações, como a qualidade de vida dos idosos, com o Rio Lis, mas também apresentam novas ideias para o futuro do Concelho de Leiria, nomeadamente na área da sustentabilidade ambiental, no desporto, assim como, mais espaços de lazer para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos leirienses.

Participam 12 estabelecimentos de ensino, nomeadamente: Escola Básica de Santa Catarina da Serra a representar o Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra; Escola Básica de Agodim a representar o Agrupamento de Escolas de Colmeias; o Agrupamento de Escolas de Monte Redondo em representação do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel; a Escola Básica de Touria pelo Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus; a Escola Básica de Barosa a representar o Agrupamento de Escolas D. Dinis; a Escola Básica de Coucinheira a representar o Agrupamento de Escolas de Marrazes; a Escola Básica de Barreira a representar o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, e a Escola Básica de Maceira a representar o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer,  bem como o Jardim-Escola João de Deus, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Conciliar Maria Imaculada e Escola da Árvore.

 A Assembleia dos Pequenos Deputados tem como principal finalidade responder ao consagrado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, dando voz às suas opiniões, convicções e projetos, assumindo-se como o espaço onde as crianças têm o direito à liberdade e o dever de ser participativas, tendo em conta as regras de relacionamento e participação, exercendo os seus direitos como cidadãos.

A sessão deste ano será transmitida em direto através das páginas de facebook do Município de Leiria e da Assembleia Municipal.

Marinha Grande | Tango e magia na programação de junho do Teatro Stephens


A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o concerto “Tango4Woman”, no âmbito do 39º Festival Música em Leiria, e uma Gala de Magia, no mês de junho, espetáculos que vão decorrer de forma presencial e com o cumprimento de todas as regras que garantem total segurança dos espectadores.

Face às novas condições para realização de espetáculos relativas ao cumprimento de todas as   orientações da Direção Geral da Saúde, recomenda-se espetadores que adquiram os bilhetes antecipadamente e compareçam no Teatro, pelo menos, 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo.

Alertamos que depois de fechar portas já não é permitida a entrada na sala. O uso de máscara é considerado obrigatório. A entrada e saída da sala deve ser feita mediante as orientações dadas pelos colaboradores do Teatro Stephens.

A programação de junho da Casa da Cultura Teatro Stephens é a seguinte:

4 de junho . sexta-feira . 20h30 |
MÚSICA |39º FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA - TANGO4WOMAN 100 ANOS DE ASTOR PIAZZOLLA
Sinopse |
Porque o ano de 2021 marca o centésimo aniversário de Astor Piazzolla (1921-1992), apresentamos um concerto inteiramente dedicado a um génio incompreendido na sua época, principalmente no seu país. Criou o "Nuevo Tango", e, como tantos outros ao longo da história, foi apontado por não "seguir a tradição". Contudo, Astor era um espírito aberto sempre à procura de inovação naquela que é a sua música, foi esse o ímpeto que a tornou tão especial e tão verdadeiramente sua - destacando-se pelo seu estilo tão característico e idiossincrático.
Neste concerto viajaremos por sonoridades que nos levam mais além, desde o sentimento mais profundo e triste até ao lugar onde a felicidade rejubila, num espectro de emoções inigualável. Segundo Enrique Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar", mas também ele nos eleva e transmuta, permitindo-nos transitar de emoção em emoção, de sensação em sensação, bastando-nos anuir pela sua magia.

Tango4Women.
Cinco Mulheres, que têm em comum a paixão e o amor pela música, juntam-se com o intuito de fazer música. Não uma música qualquer, mas aquela que, nos tempos da sua criação fora outrora, na sua existência, apenas feita por e para homens - o Tango. Nasceu nos subúrbios de Buenos Aires (Argentina) e, ainda que não exista muita documentação sobre a sua origem, pensa-se que este género musical, tenha sido criado para ser dançado por dois homens, explicando-se assim o seu estilo tão próprio, onde as caras raramente se tocam nos olhares.
Numa atmosfera preliminarmente masculina propomos uma visão de sensibilidade feminina.
Programa do Concerto
1. Celos
2. Buenos Aires Hora Cero
3. Milonga del Angel
4. Inverno Porteño
5. Soledad
6. Nightclub 1960 (História do Tango) - [orquestração e arranjo para quinteto de Ilda Coelho]
7. Oblivion
8. Libertango
Ficha artística:
Ilda Coelho, guitarra baixo
Ivana Dimitrievic Vilela, violino
Sónia Leitão, guitarra
Veronique Marques, acordeão
Vesna Manojlovic, piano

Classificação Etária: M6
Duração: 55 minutos
Preço: 3€

18 de junho . sexta-feira . 20h30
MAGIA | GALA DE MAGIA
Ficha artística |
Produção da Escola de Magia do Porto
Classificação Etária: M6
Duração: Aprox.75 minutos
Entrada gratuita sujeita a levantamento de bilhete e à lotação da sala Covid-19
Espetáculo inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Figueiró dos Vinhos com Secção de Julgados de Paz


Figueiró dos Vinhos acolhe, a partir de hoje, a Secção do Julgado de Paz do Agrupamento dos Concelhos de Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Penela, após o estabelecimento de um protocolo entre o Estado e os referidos Municípios.

A sessão de assinatura do protocolo que permite a instalação, organização e funcionamento do novo serviço ocorreu durante esta manhã, no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, sendo seguida por uma breve visita às futuras instalações do novo Julgado de Paz, situadas no edifício do Tribunal de Figueiró dos Vinhos.

Realizado de forma simbólica e no estreito cumprimento de todas as medidas de segurança e higiene indicadas pela DGS, o evento contou com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Dr.ª Anabela Pedroso; do Diretor-geral da Política de Justiça, Dr. Jorge Costa; do Presidente do Conselho dos Julgados de Paz, o Juiz Conselheiro jubilado Dr. Vítor Gonçalves Gomes; do Secretário-geral do Conselho dos Julgados de Paz, Dr. João Martins; e dos respetivos Presidentes de Câmara, entre outras entidades.

A cerimónia iniciou-se com a intervenção de Jorge Abreu, Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos que agradeceu a todos os intervenientes a possibilidade de concretizar este projeto que irá, certamente, unir e agilizar mais a justiça aos munícipes destes concelhos. Uma ideia partilhada, igualmente pela Secretária de Estado da Justiça, Dr.ª Anabela Pedroso, para quem a sessão de hoje se revestiu de particular significado, uma vez que se celebra o 20.º aniversário da implementação do primeiro Julgado de Paz em Portugal. No seu discurso, a Secretária de Estado da Justiça, frisou a importância desta instituição que visa aproximar os cidadãos e possibilitar, a todos sem exceção, alcançar mais e melhor justiça, de um modo mais eficaz e mais célere. Um objetivo partilhado pelos cinco municípios que constituem este agrupamento, que permitiu chegar ao dia de hoje, e razão pela qual, Anabela Pedroso, congratulou efusivamente, não só, os Presidentes de Câmara e demais entidades envolvidas neste projeto, mas também e particularmente, o autarca figueiroense Jorge Abreu, pela sua disponibilidade e persistência constantes que contribuíram, ativamente, para que o Julgado de Paz em Figueiró dos Vinhos fosse uma realidade.

Após a assinatura protocolar, os presentes puderam visitar e conhecer as exposições do Museu e Centro de Artes, dirigindo-se de seguida às instalações da Secção do Julgado de Paz.

Recorde-se que os Julgados de Paz constituem uma rede de tribunais incomuns de proximidade, instalados e a funcionar em estreita cooperação entre o Estado e os Municípios, visando a mediação e resolução de conflitos de natureza cível, cujo valor não exceda os €15.000 (excluindo as que envolvam matérias de Direito da Família, Direito das Sucessões e Direito do Trabalho), de uma forma mais simples e sem a necessidade de recorrer aos tribunais comuns.

Para mais informações sobre o funcionamento, organização e competências dos Julgados de Paz consulte a página online em http://www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt/.

Coimbra| Semana Nacional e Ibérica sobre Espécies Invasoras: Agrária de Coimbra dinamiza várias atividades

 No âmbito da 2ª Semana Nacional e 1ª Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras (SIEI 2021), a decorrer de 29 de maio a 6 de junho, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) dinamiza cinco atividades distintas.

Em concreto, a ESAC participa nesta ação concertada sobre espécies exóticas invasoras, uma das principais causas de ameaça à biodiversidade a nível global e com impactos significativos em termos ambientais e socioeconómicos, promovendo e colaborando, entre outras, nas seguintes iniciativas:

§  30 de maio, das 21h00 às 22h30 – Sessão de esclarecimento sobre o biocontrolo da acácia-de-espigas (Acacia longifolia) em Portugal – Ação de sensibilização/formação (online – plataforma Zoom); Esta sessão tem o objetivo de tentar clarificar dúvidas e desmistificar preconceitos, tanto sobre a técnica de biocontrolo, como sobre o agente de biocontrolo Trichilogaster acaciaelongifoliae ("Trichi"); Inscrições: https://forms.gle/jKcYxD4AsrQiUJRx8;

§  31 de maio, das 14h30 às 17h00 – Controlo de plantas invasoras no Campus da ESAC – Local: Campus da ESAC; Consiste numa atividade de controlo de plantas invasoras (mimosas, espanta-lobos, robíneas, etc.) dispersas pelo campus, que será levada a cabo por membros da comunidade desta instituição de ensino superior. Inscrições: http://tiny.cc/CampusESACinvasoras;

§  31 de maio, das 09h30 às 12h30 – Formação sobre espécies invasoras: o caso da erva-das-pampas – Ação de sensibilização/formação (online – plataforma Zoom), em cooperação com o Município de S. Brás de Alportel; Destinatários: Técnicos e proprietários; Inscrições em http://tiny.cc/invasorasalportel;

§  2 de junho, das 16h00 às 18h00 – Palestra "Como contribuir para um controlo economicamente mais sustentável de plantas invasoras" – Ação de sensibilização/formação (presencial) – Local: ESAC; Palestra integrada numa aula da Unidade Curricular de Ecologia dos Ecossistemas, da Licenciatura em Turismo em Espaços Rurais e Naturais da ESAC, com o tópico “Porque é que as espécies de plantas invasoras são um problema para os ecossistemas?”; Inscrições através do e-mail paulalorenzo@uc.pt;

§  4 de junho, das 15h00 às 17h15 – Formação sobre espécies invasoras: o caso da erva-das-pampas – Ação de sensibilização/formação (online – plataforma Zoom); Destinatários: Arquitetos paisagistas, viveiristas, jardineiros e outros profissionais que trabalhem com vegetação; Inscrições em http://tiny.cc/cortaderia040621

A SIEI 2021 é um evento promovido pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras - Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT e pelos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, realizado em estreita colaboração com as entidades/associações/grupos informais promotores de cada atividade.

A totalidade das atividades a serem desenvolvidas no contexto da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras estão disponíveis em https://www.invasoras.pt/pt/siei2021.

Sporting dá “sangue campeão” em parceria com o IPST: Presidente Frederico Varandas apela à participação dos sportinguistas


A inscrição "Eu Dou" nas camisolas usadas pelo Sporting no último jogo da Liga, com o Marítimo, foi o primeiro ato de um campanha de dádiva de sangue oficializada esta quarta-feira. O clube de Alvalade e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) assinaram uma parceria que prevê a divulgação da causa, a formação junto de jovens atletas e a realização de ações de colheita.

O presidente, Frederico Varandas, quis dar o exemplo e apelou à participação dos sportinguistas, numa iniciativa que, curiosamente, contou com a presença de Basilua Nazinho, pai do jogador Flávio Nazinho e assistente operacional do IPST, no Parque de Saúde de Lisboa.

"Faz todo o sentido o Sporting unir-se a esta causa e poder ajudar porque é muito mais do que um clube desportivo, é uma instituição com muita responsabilidade social. Por isso, penso que é nosso dever poder ajudar a sociedade na qual estamos inseridos. Temos muitos sócios, adeptos e simpatizantes e espero que muitos deles adiram a esta iniciativa e possam dar sangue. Neste caso, um sangue de campeão", disse o presidente do Sporting, que arrancou uma gargalhada aos presentes.

Por Record

Cantanhede dá suporte financeiro às associações desportivas em tempo de crise sanitária


Uma verba de 120 mil euros é quanto a Câmara Municipal de Cantanhede destinou às associações desportivas para apoiar a sua atividade ao nível das despesas correntes. Foi ontem, 26 de maio, que a presidente da autarquia, Helena Teodósio, procedeu à entrega dos subsídios aos representantes das entidades beneficiárias, durante uma sessão em que participaram também o vice-presidente, Pedro Cardoso, e o vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Adérito Machado, e a vereadora Célia Simões, que tem a seu cargo o pelouro da ação social.
“Este ano, a verba global é superior àquela que nos termos do regulamento deveria ter sido atribuída, uma vez que tendo baixado o número de pessoas envolvidas na prática desportiva, ainda assim aumentou-se em cinco mil euros o valor do montante global relativamente à época anterior”, refere a líder do executivo camarário cantanhedense”. Isto porque “o movimento associativo foi muito afetado pelo impacto da pandemia de Covid-19, pois deixou de contar com outras receitas, situação que deu origem a uma crise desportiva, conduziu a prejuízos muito consideráveis e estava a ameaçar a sua sustentabilidade”, afirma a autarca.
Helena Teodósio considera que “a Câmara Municipal tinha de fazer alguma coisa para ajudar as associações a enfrentar estas circunstâncias tão adversas como as que estamos a viver, a partir do entendimento que é seu dever dar-lhes algum suporte, sob pena de a atividade de algumas delas ficar irremediavelmente comprometida mesmo depois desta crise sanitária. Não basta reconhecer o extraordinário trabalho das coletividades, dos dirigentes e dos outros agentes que abnegadamente se dedicam a promover a prática desportiva e o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, contribuindo assim para a elevação dos padrões de qualidade de vida no concelho”, sublinha.

Nos termos do regulamento aplicável, o valor global foi repartido em duas tranches, uma de 85 mil euros abrangendo a generalidade das associações, outra de 35 mil euros, destinada às incluídas no sub-programa de apoio ao desenvolvimento da atividade física regular. Esta repartição teve a ver com o facto de a tipologia de modalidades desportivas acarretar diferentes riscos, não só pelo número de pessoas envolvidas, mas também pelas suas características das mesmas, pelo que, por uma questão de equidade, foi necessário considerá-las em conformidade com o risco de transmissão da Covid-19, agrupando-as segundo critérios de alto, médio e baixo risco. De acordo com esta perspetiva, e tendo em conta que o retorno da prática desportiva federada em contexto de treino ou de competição foi efetuado de forma faseada conforme a evolução epidemiológica Covid-19 em Portugal, as associações e clubes desportivos viram a sua atividade substancialmente diminuída. Especialmente afetada foi a captação de novos praticantes desportivos para as demais modalidades desportivas, o que, com a interrupção dos quadros competitivos nos escalões de formação, reverteu num aumento da taxa desistência da prática desportiva por jovens atletas.

Foi esta constatação que esteve na base do aumento da verba destinadas ao apoio às coletividades, não obstante, à luz do regulamento em vigor, a redução da sua atividade devesse traduzir-se numa diminuição dessa verba. Tal medida configura, portanto, um apoio extraordinário para “a criação de condições favoráveis ao prosseguimento da promoção, fomento e desenvolvimento da prática desportiva federada pelas associações e clubes desportivos do concelho”, pode ler-se na proposta aprovada pelo executivo camarário cantanhedense.

Biblioteca Municipal de Anadia acolhe exposição “História com Estória”

 A sala polivalente da Biblioteca Municipal de Anadia vai ter patente ao público, de 2 a 19 de junho, a exposição “História com Estória”, organizada pelo projeto CLDS-4G “Anadia Maior”, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia, com o apoio do Município de Anadia.

A atividade “Histórias com Estória” pretende promover o combate da solidão e isolamento social das pessoas idosas do concelho, sensibilizando a comunidade em geral e a população sénior em particular, para a solidão e isolamento a que esta faixa etária está atualmente sujeita.

Nesta exposição é possível ver a compilação de seis histórias de vida de pessoas mais velhas do concelho de Anadia, recolhidas ao longo do último ano, assim como as fotografias alusivas às mesmas, as quais foram publicadas em seis revistas.

O objetivo é dar a conhecer que existem pessoas bem perto de nós, nas diferentes freguesias que se encontram em situação de solidão e/ou isolamento, e que atividades direcionadas para a população mais velha do nosso concelho ajudam a combater esta problemática.

A mostra poderá ser visitada, durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Anadia, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

 

PSP promove ação em Mira para a entrega voluntária de armas não registadas


Se tem na sua posse armas de fogo não manifestadas ou sem registo, tem a oportunidade de proceder à sua entrega voluntária, sem qualquer procedimento sancionatório (criminal ou contraordenacional).

Está a decorrer, até 23 de junho de 2021, o período de entrega voluntária de armas de fogo detidas fora das condições legais, sem penalização para os seus detentores, bem como a possibilidade de regularizar a situação administrativa das que, não estando legais, sejam legalizáveis.

Nesse âmbito, num serviço de proximidade, o Comando Distrital de Coimbra da PSP, está a realizar ações descentralizadas, para que as pessoas detentoras de armas de fogo fora das condições legais possam proceder à sua entrega, sem penalizações, bem como facultar o acesso à informação, ao processo de licenciamento de armas e ao esclarecimento de dúvidas sobre o Regime Jurídico das Armas e suas Munições (RJAM).

Em Mira esta ação vai decorrer dia 2 de junho, no edifício da Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 17h00, com a presença de agentes da Polícia de Segurança.

Gonçalo Guedes testa positivo à Covid-19 e falha concentração da seleção


Além do extremo do Valência, Fernando Santos não conta com Bruno Fernandes, Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, no primeiro dia de trabalho a pensar no Euro 2020.

Gonçalo Guedes é baixa de última hora na seleção portuguesa. O extremo do Valência testou positivo à Covid-19 e falha a apresentação na concentração, na Cidade do Futebol, esta quinta-feira, no dia de arranque da preparação dos campeões da Europa para o Euro 2020.

Fernando Santos chamou 26 jogadores para a fase final da competição. Ainda não há informação sobre se e quando Gonçalo Guedes integra os trabalhos. O jogador está em isolamento.

Bruno Fernandes, que disputou a final da Liga Europa pelo Manchester United, João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, que no sábado jogam a final da Liga dos Campeões, pelo Manchester City, no Estádio do Dragão.

O primeiro treino da seleção nacional está agendado para as 17h30. Nesta primeira fase da preparação, os jogadores estão em regime livre definido por Fernando Santos e assim decorrerá até 8 de junho. Os atletas têm apenas obrigação de se apresentarem aos treinos, na Cidade do Futebol, tendo total independência antes e depois dos trabalhos.

Portugal, que é o detentor do troféu, integra o Grupo F do Euro 2020, juntamente com Hungria, Alemanha e França, tendo estreia marcada na competição para 15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste, antes de defrontar os germânicos, em 19, em Munique, e os franceses, em 23, novamente na capital magiar.

Até à partida para Budapeste, marcada para 10 de junho, a seleção nacional vai realizar dois encontros de preparação, com a Espanha, em Madrid, a 4 de junho, e com Israel, cinco dias depois, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

RR

Aveiro | Estreia de um novo Show de Ciência no Dia Mundial da Criança

 Para celebrar o Dia Mundial da Criança, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro vai estrear o novo Show de Ciência “Não é magia, é ciência!”, destinado a crianças dos 5 aos 12 anos. A estreia acontece no domingo 30 de maio, com duas sessões agendadas para as 11h00 e as 15h00.

Ao longo de 60 minutos, as crianças e as suas famílias são convidadas a assistir a este espetáculo que apresenta em palco uma sequência de experiências e demonstrações de química, física e matemática, todas elas divertidas e surpreendentes.


No mesmo dia, e também para comemorar o Dia da Criança, acontece uma História com Ciência do “Domingo de manhã na barriga do caracol”, destinada a crianças dos 3 aos 10 anos.


Mais informações sobre o Show de Ciência e a História com Ciência estão disponíveis aqui.

Entrega voluntária de armas à PSP realizou-se em Castelo de Paiva

 

Nos termos da Lei 5/2021, de 19 de Fevereiro, decorreu até ao dia 23 de Junho, o período de entrega voluntária de armas detidas fora das condições legais, sem consequência para os seus detentores, e para os cidadãos de Castelo de Paiva o Comando Distrital de Aveiro da Policia de Segurança Pública destinou dois dias, na passada semana, para concretizar essa entrega voluntária de armas de fogo não manifestadas ou registadas, sem qualquer penalização penal ou contra-ordenacional, e segundo a Comandante Distrital, Superintendente Virgínia Cruz, a iniciativa correu muito bem e foi um sucesso que se regista.

Assim, no âmbito das duas acções realizadas no concelho de Castelo de Paiva, foram entregues, 37 armas a favor do Estado, de diferentes classes e adicionalmente, foram efectuados 5 pedidos de 2.ª via de livretes e um processo de transmissão de arma.

Por outro lado, no que concerne às informações solicitadas pelos cidadãos, a PSP de Aveiro destaca nesta intervenção de Castelo de Paiva, a abordagem dos seguintes temas:


·       Normas dos cofres para armas;

·       Documentação necessária à renovação de licenças C e D;

·       Notificação para apresentação de Atestado Médico em razão da idade;

·       Documentação necessária no processo mortis causa.


Recorde-se que, actualmente, no Comando Distrital de Aveiro, existem apenas dois locais de atendimento para assuntos relacionados com Armas e Explosivos: em Aveiro e Espinho, o que, em alguns casos, acaba por condicionar as deslocações para efeitos de regularização destes assuntos, daí a importância destas acções agora desenvolvidas nos concelhos.

Através da realização de uma acção descentralizada, numa matéria que constitui atribuição da PSP, foi efectuado com sucesso um serviço de “proximidade”, facultando o acesso à informação e ao processo de licenciamento de armas e ao esclarecimento de dúvidas sobre o Regime Jurídico das Armas e suas Munições (RJAM), com especial relevância para os cidadãos mais idosos e/ou com maiores dificuldades de mobilidade, sendo o balanço final de toda a acção bastante positivo.


Segundo a Comandante Distrital, a colaboração municipal com o Comando Distrital de Aveiro constitui um excelente exemplo de como abordamos a cooperação institucional, ficando expresso o agradecimento pelo apoio concedido nesta acção realizada, que muito contribuiu para oferecer ao cidadão um serviço de maior qualidade.

 

Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | No Espaço do Auditório Municipal

 Centro Sol Nascente apresenta amanhã Percursos Pedestres -Payvápé

Centro Sol Nascente, colectividade sedeada na Raiva, em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e todas as Juntas de Freguesia, vai apresentar hoje, dia 27 de Maio, pelas 19h30, no espaço do Auditório Municipal, os Percursos Pedestres contemplados no projecto “ PayváPé “, uma cerimónia que contará com a presença do Vereador do Pelouro da Cultura e Desporto, José Manuel Carvalho, e da Vereadora do Pelouro do Turismo, Paula Melo, que irão abordar o interesse municipal e valorização do território através deste projecto turístico e cultural.   

Em cada uma das antigas nove freguesias de Castelo de Paiva foi sinalizado um percurso circular, a iniciar e terminar na sua Igreja Matriz, com o objectivo de dar a conhecer o melhor de cada freguesia. A estes nove trajectos foi adicionado um percurso extra nas Aldeias de Xisto de Midões e Gondarém, que inicia e termina na sede da associação, Centro Sol Nascente.


Assim, já a partir de 29 de Maio pode o visitante partir à descoberta de todos estes trilhos, a pé ou de bicicleta, seguindo as setas azuis e brancas que foram colocadas nesta rede de 10 percursos, com mais de 120 quilómetros de trilhos por todas as freguesias, que vão dar a possibilidade  de conhecer melhor o território paivense, e potenciar actividades saudáveis com permanente contacto com a natureza. Qualquer informação adicional sobre este projecto está acessível através do Link https://payvape.pt

Carlos Oliveira

Campeonato nacional da 2ª divisão de basquetebol Zona norte C

 Columbófila - 71 x vagos - 41

Campeonato Nacional da 2.ª Divisão

Dia 26 de maio – 21:00H

Pavilhão do Olivais Futebol Clube, Coimbra

Constituição da equipa da ASSSCC:

0 - Maria João Andrade

3 - Maria Miguel Almeida

4 – Inês Ramos

5 - Catarina Amaro

6 - Maria Miguel Cruz

8 - Mariana Melo

10 - Beatriz Fernandes

11 - Matilde Melo

12 - Marta Lucas

14 - Rita Mendes

Treinador principal: João André Costa

Delegada: Ana Maria Rodrigues

Segurança: Antero Xavier Melo

Cantanhede | Ciclo de Concertos 30 Minutos de Música encerra no próximo dia 30 de maio

O Ciclo de Concertos 30 Minutos de Música termina no próximo domingo, 30 de maio, com a atuação do grupo Cantemus, uma vez mais com transmissão em live streaming através de página do facebook da Câmara Municipal a partir do salão nobre dos Paços do Concelho. Este certame cultural que a autarquia cantanhedense tem vindo a promover semanalmente nos últimos três meses, apresenta ainda dos dias 28 e 29 de maio, espetáculos do projeto “Melissa” e “JP Cavadas”, respetivamente.

As derradeiras atuações desta iniciativa que tem vindo a ser promovida pelo Município de Cantanhede começam na sexta-feira, 28 de maio, às 21h30, com ”Melissa” um projeto constituído pela brilhante voz de Tânia Gomes acompanhada ao piano por Francisco Gomes. O duo irá interpretar um vasto repertório musical que abraça os mais variados estilos musicais, como fado, jazz, pop, rock, contando ainda com diversas composições originais.

Já no sábado, 29 de maio, também com início às 21h30, será a vez de JPCavadas, compositor, guitarrista e cantor de Cantanhede que vai apresentar temas originais, inéditos e outros já reunidos em “Relaxe”. Trata-se de um regresso deste brilhante executante ao palco do Ciclo de Concertos 30 Minutos de Música, para a apresentação de um tipo de música calma, introspetiva e que dá melodia não só a poemas de sua autoria, como também de Vítor Sá, Ades Nascimento, António Canteiro, Rosa Maria Ribeiro e Anabela França Pais.

Recorde-se que JPCavadas é autor de uma sonoridade distintiva que tem vindo a merecer crescente atenção da crítica e do público, tendo iniciado a sua carreira a solo depois de um percurso que incluiu a participação, como músico e autor de músicas e letras, em projetos como Os Sacerdotes da Alquimia e Nefelibatas. Já no último mês de janeiro, foi distinguido com um primeiro prémio no Certame Internacional de Composição de Canções “La Brújula del Canto”, em Espanha.

A atuação do grupo Cantemus – Coro Infantojuvenil do Município de Cantanhede vai assinalar o encerramento do Ciclo de Concerto 30 Minutos de Música, no próximo dia 30 de maio, domingo, pelas 21h30.

O Coro Juvenil do Município de Cantanhede surgiu no último trimestre de 2008 com o objetivo de criar um “um grupo de vozes que cantam conjuntamente”, ideia que remete para a própria definição de coro, proporcionando a uma faixa etária específica a oportunidade de preencher musicalmente um vazio cultural que na realidade existia. 

Este grupo coral destina-se a jovens em idade escolar e pretende contribuir para a formação de cantores em termos técnicos, fomentando o gosto pela música e, sobretudo, apresentando condições para a concretização e desenvolvimento de apetências e competências naturais de que os jovens dispõem. 

Constituído por cerca de 20 cantores, o grupo irá apresentar um programa onde pontificam temas como Ave Maria, de G. Caccini, Vois Sur Ton Chemin, de Bruno Coulais, Can’t Help Falling in Love, de Weiss-Peretti-Creatore, Caçador de Sóis, de Ala dos Namorados, Que Deus me Perdoe, de S. Tavares - F. Valério, Canção da Beira Baixa e um “Medley” Canto Zeca.

Com direção artística do Maestro Augusto Mesquita, o Cantemus destaca-se a formação do ouvido, do gosto musical e das diversas estéticas, ao que se acrescenta a disciplina, a precisão, os reflexos, o convívio, a consciência e sentido de grupo/conjunto, recorrendo a um reportório vasto, diversificado, moderno, atual, com música de qualidade preparada especificamente para este Grupo. 

A jornada de encerramento da iniciativa é o culminar de um projeto que somou 27 atuações de compositores, cantores ou grupos locais de géneros diversificados, às sextas-feiras e sábados desde 26 de fevereiro, apresentando-se como uma oportunidade única de trazer a este espaço nobre do Município uma enorme diversidade de expressões musicais, pautada pela elevada qualidade dos nossos agentes musicais e culturais. Do fado à música antiga, do instrumental a projetos a solo, do jazz ao rock, dos gaiteiros à música popular, do teatro musical ao canto lírico, foi um verdadeiro postal que atesta a riqueza e pluralidade dos nossos artistas do concelho, neste tempo tão extraordinário quanto difícil como tem sido a pandemia a que temos estado sujeitos.


‘A Comuna de Paris (1871-2021): 150 anos depois’: um debate online


Sábado, 29 de Maio, acontecerá uma sessão via zoom denominada "A Comuna de Paris (1871-2021): 150 anos depois", promovida pela Comissão Concelhia do BE de Coimbra, entre as 15h e as 17h30.

O evento contará com intervenções de Fernando Rosas (Historiador - 'A Comuna de Paris (março-maio de 1871): contexto histórico, desenvolvimento e projeção no futuro') e de Mariana Carneiro (Socióloga - 'A intervenção das mulheres na Comuna de Paris (1871)", seguida de Debate.

A sessão será transmitida em direto, online, pelo Facebook em:

A sessão é aberta a aderentes e não aderentes do BE, que devem inscrever-se até às 17h do dia 28/05 (6ªfeira) para: coimbraconcelhiabloco@gmail.com.