segunda-feira, 27 de junho de 2022

Com farta sardinhada para os visitantes.  Festejos de S. João de Castelo de Paiva contabilizaram mais um sucesso

Marchas populares e concerto de ZÉ AMARO dominaram os festejo

Apesar de alguma instabilidade climatérica, que atrapalhou as iniciativas iniciais, este voltou a ser um S. João fantástico e a merecer distinção…num ambiente de alegria e muito folguedo, a edilidade de Castelo de Paiva contabilizou mais um êxito com as Festas de S. João, manifestação popular que terminou em grande, num momento único de saudável convivialidade e que fez o povo sair à rua durante quatro dias de festa, para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.

Por terras de Paiva, a tradição continua a manter-se e a população paivense preparou-se a preceito, uma vez mais, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, a realizar já no próximo fim de semana um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.

Voltando a registar uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas voltaram a superar as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde e da sardinha assada, que em terras de Paiva continua a ser oferecido à população em dia de feriado municipal.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso e diferente proposto pela edilidade paivense, presidida por José Rocha, que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes…nesta retoma festiva, foi um S João fantástico, disseram milhares de visitantes que estiveram em terras de Paiva…

Marchas Populares e concerto de Zé Amaro cativaram visitantes
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais do concelho, as marchas populares apresentadas em três escalões, foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente à população, no final da tarde do Feriado Municipal, ao mesmo tempo que os mais afoitos, não se fizeram rogados a um pezinho de dança ao som dos artistas e grupos convidados que foram desfilando pelos palcos da festa, como Zé Amaro e a sua Banda,  o Duo HD e o Agrupamento Nova Som Band, noite de Sábado.

Depois do Desfile das Marchas Séniores no Pavilhão Municipal, organizadas no âmbito do projecto MICAS, com a participação de mais de 250 utentes e funcionários de várias instituições de solidariedade social, as festas promovidas pela Câmara Municipal, continuaram na manhã chuvosa de Quinta-Feira, com muita animação, realizando-se com grande entusiasmo e adesão, as Marchas Populares Infantis, também no espaço do Pavilhão Municipal, que esteve repleto, para ver o desfile de mais de 1500 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.

Os festejos de S. João prosseguiram com animação musical, e na véspera de Feriado Municipal, a noite orientou para a folia e folguedo, e as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as fantásticas representações de Fonte, Frutuária, Vale da Rua e Gração, as quatro marchas que tiveram oportunidade de evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, apresentando-se de novo no cenário da escadaria da Igreja Matriz.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que continuam a consagrar o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há precisamente cinco décadas, aniversário que foi lembrado e assinalado este ano, com a edilidade paivense a entregar medalhas comemorativas da efeméride a cada um das marchas.

Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento potenciava a folia e a diversão, foi brutal o concerto do consagrado cantor minhoto Zé Amaro que arrastou milhares de fãs até Castelo de Paiva, seguindo-se a prestação do DJ Rui Teixeira que aguentou os resistentes até às tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico, com mais de meia – hora de duração.

Filarmónicas em despique nocturno e uma grande sardinhada para toda a população
Em dia de Feriado Municipal, o programa contemplou o sempre apreciado concerto musical nocturno, este ano protagonizado pela Banda Musical dos Mineiros do Pejão e Banda Marcial de Bairros destacando-se a habitual Festa da Sardinha Assada, com bom vinho verde, e muitas centenas de quilos distribuídos gratuitamente a toda a população e milhares de visitantes que, neste dia festivo, rumaram até terras de Paiva, contemplando um animado bailarico com a actuação do Duo HD, terminando o programa deste dia com o espectacular concerto das bandas de música dos Mineiros do Pejão e de Bairros.

 Em época de Santos Populares, é o S. João que manda em Castelo de Paiva, sempre num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo e a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, com o presidente da Câmara Municipal, José Rocha a fazer um balanço bastante positivo destes quatro dias de festejos, realçando a boa adesão e a animação constante, deixando desde já o convite para que todos voltem a Castelo de Paiva já no primeiro fim de semana de Julho, para a grande jornada festiva que será a 23ª edição da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, um certame de grandeza nacional, que a população muito acarinha e que é o orgulho do município de Castelo de Paiva.
Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Segunda edição do livro “Estórias de um arquivo judicial” apresentado na Aldeia de Corgas

 

A segunda edição do livro “Estórias de um arquivo judicial”, de José Avelino Gonçalves, que foi durante sete anos juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, foi apresentada na aldeia de Corgas, junto à Associação desta localidade, a 13 de junho, dia do Município, no qual foi celebrado a Cultura. Esta obra, à semelhança da primeira edição, retrata casos e estórias da vivência de pessoas da região, guardadas e esquecidas nos arquivos judiciais.

Na nota introdutória deste novo livro, José Avelino Gonçalves conta que “os processos judiciais constituem uma fonte fundamental e inpainesgotável para o conhecimento da história local e regional”. Quanto ao tipo de estórias que aqui se podem encontrar, pode ler-se que “das suas assentadas nascem estas estórias, simples como as personagens que lhes dão vida”. José Avelino sublinha ainda que “este é um livro que conta estórias de pessoas que tiveram problemas tal como nós, que viveram com os seus conflitos”. Assumindo que o trabalho por si realizado não é muito comum no mundo da Magistratura, refere que “a área que gostava de ter seguido era mesmo a Arqueologia e História. Estou muito bem na Magistratura, mas sempre me ficou este bichinho”. Acrescenta ainda a paixão pela investigação de arquivos, que esteve na base da investigação que deu origem aos dois livros já editados pela Trevim - Cooperativa Editora e de Promoção Cultural, com o apoio do Município.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, começa por explicar que a apresentação deste livro em Proença-a-Nova nasce da “relação criada pela Comarca, que estabeleceu um contacto diferenciado com o Município”. O autarca frisou ainda que “a justiça deve de ser íntegra e digna, mas não tem de sofrer de um fenómeno de endeusamento. Foi dessa forma que o juiz José Avelino atuou, dando essa abertura diferenciada que se manifestou, por exemplo, na abertura dos tribunais para atividades culturais”.



Festival Nada Temas Rock Fest anima Proença-a-Nova no dia 2 de julho

 Receita de bar reverte para os Bombeiros de Proença-a-Nova

O Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, volta a ser palco de um grande evento, neste caso o festival Nada Temas Rock Fest, depois da realização da Festa do Município no segundo fim de semana de junho. Com início marcado para as 21h00 no próximo sábado, 2 de julho, esta iniciativa conta com a presença de um DJ e quatro bandas: DJ Luís Pinheiro, Octanas, Soul Brothers Empire, Red e AkunaMatata. Este evento terá ainda um cariz humanitário: a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova (AHBVPN) irá explorar o bar de apoio ao evento, revertendo para eles a totalidade da receita. “Sob um dos lemas mais utilizado nos Bombeiros, quisemos assinalar o regresso do festival dedicado aos jovens e ao verão, este ano com um cartaz que privilegia o talento de bandas locais a par de outras que já passaram pelo nosso concelho e em tradicionais semanas académicas”, considera João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Para além do Festival Nada Temas Rock Fest, o fim de semana vai ter outros momentos de interesse, destacando-se a realização, no dia 3 de julho, a partir das 14h30, do Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos e & Trikes na emblemática descida entre o Malhadal e a Folga. Nesse mesmo dia, às 16h00, a aldeia do xisto da Figueira recebe os Flagrantes do Pinhal, uma iniciativa do projeto Resina que combina trilhos artísticos guiados, que convidam a olhar e refletir sobre o património, com concertos com artistas surpresa. Este fim de semana será ainda marcado pela presença de 750 jovens, com idades compreendidas entre os cinco e os 16 anos que vão participar no III Torneio Internacional de Basquetebol de Proença-a-Nova, numa competição que irá decorrer em sete escalões, envolvendo 58 equipas de 20 clubes.

Sopro Imergente - Exposição de Pintura de Marta de Castro vai decorrer na Central das Artes – Porto de Mós

25 de junho de 2022 a 5 de fevereiro de 2023

No percurso temático que nos oferece “Sopro Imergente”, a música é a génese para o delinear narrativo que nos é oferecido através da pintura, bem como para a sugestão de movimento.
Este último que pode ser o delicado e minucioso da “Bordadeira”, ou o movimento mais ­luido de “Dançando o fado” onde os corpos sugerem uma sensualidade naturalmente implícita, ou ainda o equilíbrio dos movimentos musicais rigorosos de “Um passo de dança”. “Uma ode à música” explicita de forma evidente, inclusive pelo seu título, a referida matriz.
 
Patrícia Alves

Os Verdes: “Pedidos de desculpas na cimeira da ONU não protegem os oceanos”

Comunicado do PEV - Partido Ecologista Os Verdes:
"No dia em que arranca a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, no Parque das Nações, Os Verdes esperam mais proteção e menos discurso.
Portugal, país costeiro com uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas Mundiais, tem sucessivamente negligenciado uma verdadeira política de salvaguarda e proteção dos nossos mares, tendo levado a cabo opções políticas e definido estratégias de costas voltadas para este mar imenso.
Desde logo, pela forma como o ordenamento da nossa costa continua a não ter em conta a sua vulnerabilidade, a comprovar pelos inúmeros empreendimentos em projeto ou construção em zonas que deveriam ser de proteção, colocando não só em causa a mitigação às alterações climáticas, como deixando em risco, e em grande vulnerabilidade as populações.

Pela continuada ocorrência de focos de poluição diversa, dos micro plásticos às redes de pesca abandonadas, das descargas poluentes dos nossos rios face ao inadequado tratamento de águas residuais, entre tantas outras fontes de poluição.
Pela sucessiva perda de soberania derivada dos acordos comunitários ou de pesca, com repercussões ao nível das competências e responsabilidades no que respeita à exploração, a conservação e à gestão de recursos biológicos do mar.
Pela sobrepesca que já se verifica -e que não advém da nossa débil frota pesqueira- a que se sobrepõe o grave aumento do número de espécies marinhas em risco de extinção.
Pela forte ameaça de concessão privada de talhões oceânicos para exploração, nomeadamente, dos fundos marinhos e dos seus recursos minerais, através de atividades extractivistas destrutivas sem que se disponha de informação que assegure a aferição clara de tais impactos para a biodiversidade, pelo que avançar para este tipo de atividades resultaria num enorme risco para a já débil saúde dos oceanos.
A Conferência das Nações Unidas começou já com um pedido de desculpas do seu Secretário-Geral, Engenheiro António Guterres, escusando-se no facto de a sua geração nada ter feito, ou ter feito muito pouco, para impedir que os Oceanos chegassem ao actual estado de degradação.
Não deixa de ser curioso este assinalar de falta de atenção de um ex-Primeiro-Ministro português que teve em mãos a organização da feira mundial Expo98, cujo tema era precisamente os Oceanos, e que 24 anos volvidos, Portugal com a sua grande ZEE à espera de aumentar para o dobro continue, praticamente, de costas voltadas em termos de combate às alterações climáticas, de melhoria dos meios marinhos de vigilância e proteção dos ecossistemas regulando de forma efectiva a pesca agressiva industrial.
Entre as causas de poluição e de declínio dos oceanos, está a sobrecarga que resulta do turismo massificado, no mar e em terra, ou ainda do insustentável modelo de produção e consumo assente nos descartáveis, os quais requerem muito mais do que metas de médio prazo, são urgentes medidas no imediato, muitas das quais ficarão à margem, tal como os seus efeitos práticos, do fórum de discussão que terá lugar em Lisboa.
É tempo de travar a poluição dos mares.
É tempo de acabar com os plásticos descartáveis.
Precisamos de ter mais meios de vigilância marítima, apoiar as artes tradicionais de pescas e travar as grandes indústrias de pesca.
Os oceanos são responsáveis pela produção de metade do oxigénio do planeta e pela captação de grande parte do dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para reduzir o seu efeito de estufa, pelo que o debate em torno de um dos temas centrais desta conferência, uma economia azul sustentável, suscita as maiores reservas para o Partido Ecologista Os Verdes pelos enormes desafios que comporta no que diz respeito à conservação da biodiversidade.
Portugal tem uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo que se estende por 1,7 milhões de km2 (18 vezes maior que a área terrestre do continente e ilhas) e está na iminência de aumentar esta área para mais do dobro. Toda esta vasta área marinha possui uma grande diversidade de ecossistemas e de recursos que têm de ser protegidos.
Há hoje uma nova corrida ao ouro, a mineração dos fundos marinhos, para extração de metais preciosos e terras raras para alimentar as indústrias das novas tecnologias, face aos quais se perspetivam impactos terríveis nos ecossistemas marinhos.
Integrado na Campanha SOS NATUREZA e a propósito da celebração mundial dos oceanos e da Cimeira (Conferência) que decorre no Parque das Nações, Os Verdes irão promover uma ação de rua no próximo dia 1 de julho às 17h, na estação sul e sueste, para alertar para a necessidade de proteção da biodiversidade e conservação da Natureza, em particular dos oceanos face às agressões a que estão sujeitos, nomeadamente pela massificação turística e forte incremento do turismo de cruzeiros nas nossas águas.
 Partido Ecologista Os Verdes"

Guerra na Ucrânia: míssil russo atinge centro comercial em Kremenchuk

 O Presidente ucraniano, Volodymy Zelensky, garante que pelo menos mil civis estavam no centro comercial na cidade de Kremenchuk quando ocorreu o ataque. Confirmados estão dois mortos e 20 feridos, nove dos quais em estado grave.

Através da rede social Facebook, o Presidente Zelensky anuncia ao mundo que a cidade de Kremenchuk, na região de Poltava, foi esta segunda-feira alvo “dos invasores [russos que] atingiram o shopping com mísseis, onde havia mais de mil civis”.
Vários meios foram mobilizados para o local para o combate às chamas, mas o Presidente da Ucrânia já admite vítimas: “É impossível para já imaginar o número de vítimas“.
Zelensky escreve ainda que se trata de um local que não representa nenhum “perigo” e que “não tem qualquer valor estratégico [para os russos]”, e que as pessoas só tentavam ali, no centro comercial , fazer a sua “vida normal, o que deixa os invasores furiosos”.
As autoridades locais, citadas pela agência France Press, dão conta de que há mortos e feridos na sequência deste ataque.
No local, populares ajudam os operacionais no socorro às vítimas.
The local residents are helping the medics to provide first aid to the victims of the missile attack on the #Kremenchuk shopping centre. pic.twitter.com/My1Cs8uGVz
— NEXTA (@nexta_tv) June 27, 2022

Número de casos de varíola dos macacos em Portugal sobe para 365

Confirmados mais 17 casos de contágio pelo vírus monkeypox nas últimas 24 horas em Portugal.
Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou mais 17 casos de monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos, em Portugal.
No total, foram reportados até ao momento 365 casos, sendo que a maioria das infeções centra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de contágios nas restantes regiões (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).
Todos os casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.
Todos os doentes estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, encontrando-se estáveis.
A DGS aconselha as pessoas que detetarem o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas, febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço e/ou aumento dos gânglios linfáticos a consultar um profissional de saúde.
"Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas", alerta-se.
Perante sintomas suspeitos, devem também ser adotadas medidas preventivas: evitar o contacto físico direto com outras pessoas, partilhar vestuário, roupas de cama, atoalhados, objetos como talheres, pratos ou outros utensílios de uso pessoal.
Recorda-se que uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

TSF

Rastreio de Cancro da Mama em Coimbra

O cancro da mama não pode ser evitado. A melhor resposta é o rastreio. O exame é rápido, gratuito e pode salvar a vida.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) lança o apelo às utentes do concelho de Coimbra (utentes inscritas no Centro de Saúde de Celas) com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos, para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da Mama promovido pela LPCC.NRC.
A decorrer entre inícios de julho e até meados de setembro de 2022, a Unidade Móvel de Mamografia Digital encontra-se estacionada no Centro de Saúde Norton de Matos, estando em funcionamento de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 13h00 e das 13h30 às 18h30; e à sexta-feira das 9h15 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame. Segundo a LPCC, constata-se que muitas faltas ao Rastreio decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde, motivo pelo qual a LPCC apela à atualização dos mesmos e à participação no Rastreio.
O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos de forma a garantir uma prevenção eficaz.
Para marcações ou informações adicionais, deve contactar-se o Centro de Coordenação do Rastreio através do telefone 239 487 495/6 ou do e-mail: rcmama.nrc@ligacontracancro.pt.
No âmbito do plano de contingência para a COVID-19, a LPCC.NRC colocará em prática todas as recomendações das autoridades de saúde, a fim de garantir a segurança de utentes e profissionais.
Nesse sentido, a LPCC.NRC recomenda as seguintes medidas relativamente à participação no Programa de Rastreio de Cancro da Mama:

  • Se tem sintomas como tosse, febre ou dificuldade respiratória; perda de olfato ou do sentido de gosto; se contraiu ou esteve em contacto com pessoas com COVID-19, entre outros sintomas ou queixas, não deverá participar no Rastreio;
  • Deve respeitar o horário de marcação! Desta forma a LPCC.NRC conseguirá assegurar que realiza o exame à hora previamente acordada com todas as utentes e evitar-se-ão ajuntamentos;
  • Ao deslocar-se à Unidade Móvel leve consigo a sua máscara (na Unidade Móvel ser-lhe-á disponibilizada uma nova máscara, descartável, a qual deverá utilizar para entrar na Unidade);
  • A profissional da Liga Portuguesa Contra o Cancro fará a chamada de cada utente no exterior da Unidade Móvel, não devendo aceder a esta, sem que seja chamada;
  • Deve levar consigo o cartão de cidadão;
  • Em caso de dúvida ou de necessidade de esclarecimentos adicionais, deve contactar a LPCC.NRC antecipadamente pelo telefone 239 487 495/6, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, todos os dias úteis.

Marinha Grande | ANIMAÇÃO DE VERÃO INICIA COM FESTA POPULAR E SARDINHADA NA PRAIA DA VIEIRA

O Município da Marinha Grande dá início à animação de verão na Praia da Vieira, nos dias 2 e 3 de julho, no Largo dos Pescadores, com a realização de uma sardinhada e uma festa popular, que contará com a presença da cantora Rita Guerra, do chef Chakall e de grupos musicais locais.

A Festa Popular é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, em parceria com a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Clube Caça e Pesca da Vieira, CRCJCA - Centro Recreativo e Cultural da Juventude do Casal D'Anja e IDV - Industrial Desportivo Vieirense.

Para a sardinhada, o Município vai disponibilizar às associações, broas e 500 quilos de sardinha, que farão parte da ementa a servir na festa popular.

Até ao dia 12 de setembro, a Câmara Municipal irá promover diversas iniciativas culturais, infantis e desportivas, que visam promover a Praia da Vieira, bem como as restantes praias do concelho

PROGRAMA DA FESTA POPULAR 2022 NA PRAIA DA VIEIRA
2 e 3 de julho – Largo dos Pescadores

Sábado - 02 de julho

12h00 – Abertura das Tasquinhas com sardinha assada e petiscos

12h00 - “Cantar à Mesa dos Chef ’s” - Com Rita Guerra e o Chef Chakall
Evento em que se procura recriar pela mão de Chefs reconhecidos pratos típicos da Praia da Vieira focando na apanha do peixe/arte Xávega.
Evento cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da candidatura "À mesa também se canta"

18h00 – Atuação do Grupo Cavaquinhos “Cogumelo”

22h00 – Atuação da Banda Hot Frappé

Domingo - 03 de julho

12h00 – Abertura das Tasquinhas com sardinha assada e petiscos

13h30 – Atuação da Banda KR Band

18h00 – Arruada com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria

20h30 – Atuação do Duo MK 

Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande
Parceiros: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e  Associação de Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Clube Caça e Pesca da Vieira, CRCJCA - Centro Recreativo e Cultural da Juventude do Casal D'Anja e IDV - Industrial Desportivo Vieirense

30.ª edição do certame decorre de 28 de julho a 7 de agosto. Bandas de tributo aos Rolling Stones, Santana e Beatles atuam no Expofacic

 

A um mês abertura de portas da 30.ª edição da Expofacic - Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que regressa após dois anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, a Comissão Organizadora do evento anuncia a presença de mais três nomes no cartaz musical. Tratam-se de bandas tributo aos míticos Rolling Stones, Santana e Beatles, que proporcionarão recordações únicas aos fãs destes nomes maiores da música internacional.

Assim, a 31 de julho, os The Beetoes apresentam os grandes êxitos de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, a 5 de agosto é a vez dos Stoned recordarem os temas interpretados pelo inconfundível Mick Jagger e a 6 de agosto vai ouvir-se Santana, pela banda com o mesmo nome, no palco da Expofacic.

Recorde-se que já haviam sido anunciadas as atuações de ZZoilo e Aragão (a 28 de julho), Dino d’Santiago e Carlão (29 de julho), José Cid (30 de julho) Tony Carreira (dia 31 julho), Piruka e Jimmy P. (1 de agosto), Gipsy Kings by Diego Baliardo e Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (2 de agosto), Mariza (3 de agosto), Mc Pedrinho e Mary N (4 de agosto), Chico da Tina e Profjam (5 de agosto), Gavin James e Kura (6 de agosto) e Xutos e Pontapés (7 de agosto).

Mas nem só de música se faz a Expofacic. Em 2022, destaca-se ainda a exposição “Gigantes da Idade do Gelo”, que nos leva numa viagem pelo tempo, desde as mais quentes e húmidas eras que a Terra conheceu, até uma das mais frias, a Idade do Gelo. Os visitantes poderão apreciar réplicas em tamanho real de animais há muito extintos.

As duas rodas vão estar igualmente em plano de destaque com uma exposição de motos clássicas, que reúne dezenas de exemplares, de várias nacionalidades. Ainda neste domínio, vai decorrer um passeio de motos Harley Davidson.

FEIRA DE SÃO TIAGO REGRESSA À COVILHÃ

 

A Feira de São Tiago está de regresso após dois anos de pandemia. A mítica feira vai voltar a animar o verão da Covilhã, de 15 a 26 de julho, com comércio, diversões, restauração e as deliciosas farturas. Com atividades e espetáculos diários, com artistas do concelho, da região, e nacionais. Os espetáculos de maior destaque na Feira estarão a cargo de Diogo Piçarra (dia 15), Carolina Deslandes (16), Maninho (22), João Pedro Pais (23) e David Antunes & Tiago Silva (Dia 24), José Cid (25).

O bilhete da feira será de 2 euros, nos dias de espetáculos, um valor simbólico mas que permite fazer crescer de forma sustentada o certame, afirmando cada vez mais o estatuto da Feira de São Tiago como um grande cartaz regional e nacional.

Nesta edição

Depois de 2 anos de pandemia a 609ª edição da Feira de S. Tiago está de volta, uma das mais antigas feiras da Península Ibérica, decorre na Covilhã, de 15 a 26 de julho.

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA RECEBEU PERFORMANCES DE ARTE CONTEMPORÂNEA

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebeu duas performances de arte contemporânea das artistas Beatriz Duarte e Anastácia Marques, no passado dia 25 de junho, numa organização da Câmara Municipal da Marinha Grande e do LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR, do Politécnico de Leiria.

A performance é um género artístico que se apoia em elementos típicos de várias expressões artísticas, usando o corpo como veículo primordial de expressão . Ambas as performances não têm texto falado.
Na performance "Bia-a-dia", de Beatriz Duarte, as sequências dos movimentos procuraram refletir sobre os significados que os objetos podem adquirir para as pessoas, quebrando mesmo as relações convencionais de uso.

A sua performance cruzou o teatro e as artes plásticas (instalação). Como as performances estão associadas à efemeridade e a uma dimensão conceptual que se quer trazer para a Arte, o improviso ganhou importância no guião da atuação.
Na performance "Lavadeira", de Anastácia Marques, cruzaram-se elementos do teatro, poesia, música e artes plásticas. Partindo de memórias da sua relação com a avó que o têxtil lhe convoca, criou uma performance onde homenageou as tradições das lavadeiras de outrora para quem os rituais da lavagem da roupa se misturavam às marcas de se ser mulher.

DIREÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO CENTRO ORGANIZA A 3ª EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CULTURA, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO

 Este ano a Conferência coloca o foco nas políticas públicas, nas agendas, estratégias e instrumentos, nacionais e internacionais, que se desenham, neste momento, para a Cultura, para a próxima década.

 

De 6 a 8 de julho discutem-se e analisam-se, com o apoio de vários peritos nacionais e internacionais, um conjunto de documentos estruturantes de política pública e as suas implicações diretas no setor cultural e artístico, patrimonial e museológico, como a “Agenda 2030”, o “Novo Bauhaus Europeu”, ou o próximo Quadro de Investimento Plurianual 2021-2027. O programa, que conta com o apoio do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, do Município de Montemor-o-Velho e da Entidade de Turismo do Centro de Portugal, integra momentos de debate e análise com personalidades de referência no panorama cultural nacional e europeu e momentos de programação cultural e de contacto com o património, material e imaterial, local. 

 

A Conferência Internacional “Cultura, Território e Desenvolvimento” dirige-se a decisores políticos e, de igual modo, aos profissionais do setor cultural e criativo, ao setor cultural associativo não profissional e a colaboradores de instituições culturais, públicas e privadas, visando estimular um debate alargado e comprometido com a sociedade sobre o futuro da Cultura na Região Centro.

 

A Direção Regional de Cultura do Centro organiza, desde 2019, a Conferência Internacional “Cultura, Território e Desenvolvimento” que se afirma como um lugar de debate, questionamento e desenvolvimento de pensamento crítico sobre as políticas públicas de Cultura e o seu papel no contexto das estratégias de desenvolvimento dos territórios. Depois de em 2019, na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, ter decorrido a primeira edição, dedicada especificamente à internacionalização dos territórios por via de projetos culturais e artísticos, e de em 2021, no centro criativo New Hand Lab, na Covilhã, ter decorrido a segunda edição dedicada às estruturas criativas, em 2022 a Conferência Internacional “Cultura, Território e Desenvolvimento” tem lugar no Castelo de Montemor-o-Velho, entre 6 e 8 de julho, afirmando a estratégia de dar visibilidade a territórios de baixa densidade e a património relevante na Região Centro. 

A participação é gratuita, mas atendendo à limitação de lugares é obrigatória a inscrição prévia em culturacentro.gov.pt. A Direção Regional de Cultura do Centro convida a imprensa a participar nesta conferência, pedindo a confirmação de presença por email, para comunicacao@drcc.gov.pt.

 

Programa da III Conferência Internacional “Cultura, Território e Desenvolvimento” 

(em atualização aqui)

6 de julho

15h00 - Receção aos convidados no Castelo de Montemor-o-Velho

16h00 - Descobrir Montemor-o-Velho 

20h00 - Jantar de boas-vindas

22h00 - Visita noturna guiada ao Castelo de Montemor-o-Velho


7 de julho 

9h30 – Receção 

10h00 - Sessão de abertura

Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro 

Fernanda Heitor, Diretora-Geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento e Avaliações Culturais 

Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro Portugal

Emílio Torrão, Presidente Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

 

TEMA 1: DESAFIOS DA POLÍTICA PÚBLICA

11h30 – Painel de Discussão: o papel da Cultura, das artes e do património nos programas operacionais regionais Portugal 2030

Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais

Moderação: Claudino Ferreira, CES/UCoimbra 

14h30 – Keynote: Como é que a cultura se pode articular com a Agenda 2030? 

Jordi Pascual, UCLG Culture Committee

15h00 – Mesa Redonda: A implementação da Agenda 2030 na Cultura

15h40 – Apresentação: O New European Bauhaus como mudança de paradigma na forma de conceber e implementar programas Europeus

Xavier Troussard, Chefe da Unidade New European Bauhaus, Comissão Europeia

Philine von Düszeln e Ramón Beytía Lazzerini, Mapu Speakers 

Julie Amy, The Dr Guislain Toolkit 

Moderação: Ilona Puskas, Designer e Produtora, Climate-KIC

 

TEMA 2: DESAFIOS SETORIAIS

16h30 – Isabel Cordeiro, Secretária de Estado da Cultura

 

17h00 – Painel de Discussão: Como promover e mudar o setor internamente?

Américo Rodrigues, Direção Geral das Artes

Pedro Sobrado, Teatro Nacional São João

Heidi Wiley, European Theatre Convention

José Pena do Amaral, Fundação ‘la Caixa’ Portugal

Moderação: Patrícia Romeiro, Universidade de Aveiro

 

19h00 - Sunset no Castelo 

 

DIA 3 

8 DE JULHO

9h30 – Receção

TEMA 3: DESAFIOS SOCIETAIS

10h00 – Estudos de caso: A promoção da sustentabilidade ambiental no âmbito das Capitais Europeias da Cultura

Samu Forsblom, Oulu CEC 2026 - Cultural Climate Change

José Pina, Aveiro candidata CEC 2027 - 5º Elemento

Moderação: Paula Abreu, CES/ Universidade de Coimbra

10h40 – Painel de Discussão: A inclusão por via da cultura

Marta Silva, Largo Residências

Vanessa Cotterwll, Projeto EU ‘MILE - Migrants Integration in the Labour market in Europe’

Moderação: Paulo Lameira, Escola de Artes SAMP Leiria - ‘Ópera na Prisão’

12h00 – Keynote/ Conversa: Contributo da cultura para a saúde e bem-estar

Rarita Zbranca, Centro Cultural Cluj / Projeto piloto Europeu Culture for Health

14h00 – Painel de discussão: Artistas e setor cultural como atores de mudança dos territórios  

Farah Makk, Programa Tandem Regions

Graeme Pulleyn, Projeto Horta de Deméter, Nicho Associação Cultural

ModeraçãoIsabel Craveiro, Teatrão

15h30 - Conclusões

Cristina Farinha e Rui Monteiro, curadores e relatores da conferência

15h45 - Encerramento

Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro

 

Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica em Vagos

Irá decorrer, de 4 a 18 de julho de 2022, a Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica que irá percorrer todas as freguesias do concelho. 
Por determinação da DGAV esta Campanha destina-se exclusivamente a cães, ficando excluídos os gatos e furões.
A vacina antirrábica utilizada, nesta campanha, confere uma imunidade de 3 anos. No entanto, a licença na junta de freguesia mantém-se obrigatória, com periodicidade anual. Confirme no boletim dos seus animais se precisam de ser vacinados!
A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontram identificados eletronicamente (microchip).
Todos os detentores de cães que compareçam a esta campanha deverão fornecer na altura, os seguintes dados, para efeitos de preenchimento do respetivo recibo e/ou ficha de microchip: nome, morada; BI (Bilhete de identidade) / CC (cartão de cidadão), NIF (n.º contribuinte) e contacto telefónico.
Nesta ação, a vacina antirrábica tem o custo de 10 euros (inclui o microchip no caso de o cão ainda não ter), a taxa SIAC (registo do microchip) de 2,5 euros e o custo do boletim de vacinas a ser necessário, caso o animal ainda não possua, o custo de 1 euro.
Para além das datas, que se encontram agendadas nesta campanha, poderá, também, vacinar os seus animais no Gabinete Veterinário Municipal em Vagos (na antiga central de camionagem) às quartas-feiras entre as 14h00 e as 17h00 sem necessidade de marcação antecipada.
Para mais esclarecimentos, poderão contactar através do 234 799 600 ou pelo e-mail:
A raiva é uma doença mortal e transmissível ao homem.
Proteja-se, vacinando o seu animal!
Consulte as datas, horas e locais das concentrações em: