sábado, 26 de fevereiro de 2022

UCRÂNIA | O êxodo ucraniano

 A perder de vista, as filas de carros. Mas também há quem fuja da Ucrânia a pé. Na zona de Mostyska, junto à Polónia, os veículos demoram várias horas para percorrer uma distância de vinte quilómetros.

Há muitos relatos de homens a serem intercetados pelas forças ucranianas para ficarem e lutarem, mesmo que carreguem crianças ao colo.

Tamara abandonou de carro a cidade de Jitomir. Diz estar à espera, no mesmo sítio, "há seis, sete horas". Afirma também não querer deixar o seu país, mas que tem de o fazer rapidamente porque "os invasores vêm aí".

Aqueles que conseguem alcançar a Polónia, têm por vezes voluntários à espera com alimentos ou a oferecerem abrigo.

Wiktoria veio dar o seu contributo. Explica que faz parte de um grupo de pessoas que está a ajudar com alojamento e transportes. Até agora, arranjaram casa para 12 famílias.

O que se passa na Polónia, reproduz-se na Eslováquia, Roménia, Moldávia ou Hungria, onde barreiras erguidas recentemente dão agora lugar à solidariedade.

Fonte:euronews

A guerra de muitas frentes


A capital ucraniana bombardeada por tropas russas ao amanhecer do dia 25-2-22.
Nota da ABIM: Este artigo foi redigido nas vésperas da eclosão da guerra.

Péricles Capanema

Guerra híbrida. Amigo caríssimo enviou-me artigo de enorme interesse sobre a crise ucraniana. Sob vários aspectos, é o mais esclarecedor entre o material que li. Original alemão, divulgado pela Deutsche Welle; tive, entretanto, sob os olhos tradução inglesa “Russia’s hybrid war against Ukraine, 18.2.2022 (A guerra híbrida da Rússia contra a Ucrânia). Híbrido aqui significa múltipla; vários tipos de guerra usados ao mesmo tempo contra a Ucrânia, mas com um só objetivo: prostrar o país. E ainda o Ocidente. Tirar dos dois, por corrosão constante, a vontade de lutar e de resistir.

Guerra cibernética, escaramuças militares e fake news políticas. Informa o texto, apenas na última semana, a Ucrânia sofreu ataques cibernéticos sem precedentes dirigidos contra o ministério da Defesa e contra dois bancos, Privatbank e JSC Oschadbank. Foram atingidos clientes individuais e o sistema bancário inteiro. Ao mesmo tempo havia choques no leste da Ucrânia entre rebeldes treinados por militares russos contra forças do exército ucraniano. E se divulgavam notícias de que a Duma iria reconhecer a soberania da parte leste da Ucrânia, cuja população é majoritariamente de origem russa. Esses são apenas alguns exemplos, informa o estudo, das escaramuças que a Rússia vem promovendo na Ucrânia já há oito anos.

Controlar a narrativa. Comenta a respeito a Dra. Margareth Klein, pesquisadora do Instituto Alemão para Assuntos de Segurança (Stiftung Wissenschaft und Politik / German Institute for International and Security Affairs), especializada na Europa Oriental: “Na guerra híbrida é importante ter em vista que os métodos não militares têm papel central. Não se trata sobretudo de ocupação militar do território. Pelo contrário, o objetivo é ganhar influência. Demonstrações de poder militar como a presente aglomeração de tropas nas fronteiras com a Ucrânia, os exercícios militares na Bielorrússia, bem como a anunciada retirada de tropas, são apenas parte de um vasto instrumental, mediante o qual a primeira prioridade é controlar a narrativa. Vladimir Putin realmente sabe como conduzir ao mesmo tempo esta guerra em várias frentes”.

Abatimento, desgaste e acomodação. Segundo Klein, o autocrata russo quer corroer o ânimo de resistência dos ucranianos e também dos ocidentais. É o objetivo de oito anos de guerra de desgaste: “É guerra de atrição. A Rússia está tentando colocar a Ucrânia sob pressão fortíssima, em especial na frente interna, com a esperança de reviravolta e caminho novo pró-russo. Outro objetivo pode ser provocar o cansaço de defender a Ucrânia no mundo ocidental. É uma tentativa de explicação do constante ciclo de tensão e distensão na guerra. Provocar a convicção de que a liderança norte-americana é paranóica”. Explica ainda Margareth Klein que na análise de todas as comunicações russas de que tropas do país estavam se retirando, em nenhuma delas os serviços de inteligência constataram retiradas expressivas. Era jogo de propaganda — buscava o que ela chamou controle da narrativa.

Impedir a prosperidade. A Dra. Margareth Klein amplia o panorama. Afirma que existe na juventude ucraniana enorme desejo de crescer na vida, o que seria possível pela adoção no país dos princípios vigentes nas economias ocidentais. Em outras palavras, propriedade privada, livre iniciativa, princípio de subsidiariedade. Nada de estatismo e intervencionismos. Tal fato, a disseminação da prosperidade gradual na população, seria fator importante para puxar o país para a área ocidental. Com reflexos importantes em outros países da região, mesmo na Rússia. Para impedir tal movimento, Vladimir Putin pretenderia manter a Ucrânia em constante crise econômica, é a hipótese aventada pela Dra. Klein. E assim, a Rússia não está apenas impedindo a Ucrânia de aderir à NATO. “A guerra híbrida semeia incertezas, afugenta investidores”. Breve, segundo o estudo da Deutsche Welle, talvez o motivo determinante da agressão russa contra a Ucrânia não seja a tentativa de impedir seu ingresso na NATO (o que, aliás, segundo a garantia do chanceler alemão, se vier, será daqui a muitos anos), mas o temor de que a experiência capitalista no país, com rápido enriquecimento e prosperidade, cada vez mais difundida, tenha como efeito afastar ainda mais as populações do Leste europeu do guarda-chuva russo.

Invasão iminente. O estudo da entidade alemã, que fica como pano de fundo, desperta perguntas decisivas cujas respostas (mesmo quando simples e despretensiosas tentativas com grande carga hipotética) podem enriquecer a compreensão do quadro geral. Cabe a nós procurar resposta tendo como base em especial as notícias que de lá nos chegam. No momento, alarmantes. Além dos Estados Unidos, que por suas autoridades mais importantes afirmam peremptoriamente que a invasão da Ucrânia já está decidida e é iminente (presidente da República, vice-presidente da República, secretário da Defesa), temos advertências semelhantes dos principais chefes de governo da Europa. Destaco aqui declarações de 19 de fevereiro de Boris Johnson, o primeiro-ministro inglês, a Rússia está planejando a “maior guerra na Europa desde 1945” o que poderia provocar “uma geração de derramamento de sangue e miséria”.

O Brasil tem o dever de fugir do cansaço. É claro, o Brasil sofrerá na carne os efeitos da guerra na Europa. Em defesa do interesse nacional — e por dever de consciência — precisaríamos manter viva a recusa da agressão injusta à nação martirizada pelo agressor imperialista. Não podemos cair na tentação do cansaço de defender a Ucrânia. E, é congruente, merece ainda apoio ardente a posição das potências ocidentais e da NATO em defesa dela.

ABIM

Aviões russos banidos do espaço aéreo da Estónia, Letónia e Lituânia

“Desafiamos todos os países da União Europeia a fazer o mesmo”, escreveu a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, no Twitter.

A Estónia, Letónia e Lituânia vão banir aviões russos do seu espaço aéreo.

O anúncio foi feito pelos três países bálticos no Twitter.

“Desafiamos todos os países da União Europeia a fazer o mesmo”, escreveu a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, na rede social.

“Não há lugar para aviões do Estado agressor em céus democráticos.”

Sob a ameaça russa, Suécia e Finlândia reiteram o seu direito de aderir à NATO

A Finlândia e a Suécia reafirmaram neste sábado o seu direito de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) se assim desejarem, apesar de novas advertências da Rússia em meio à invasão da Ucrânia.

Na sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia alertou que uma adesão finlandesa ou sueca à NATO - que segundo os dois países nórdicos não está na agenda - "teria sérias repercussões militares e políticas".

Uma declaração nesse sentido da porta-voz do ministério, Maria Zakharova, circulou amplamente nas redes sociais e foi interpretada como uma ameaça de ataque militar em caso de adesão. "

Já ouvimos isso no passado", comentou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Pekka Haavisto, na televisão pública Yle neste sábado.

Apesar da invasão russa da Ucrânia, tanto Helsínquia quanto Estocolmo descartaram desde quinta-feira a ideia de um pedido expresso de adesão à aliança militar ocidental. Mas desde o início da escalada da crise ucraniana, pediram garantias de que a porta permaneceria aberta.

Os dois países não são oficialmente alinhados, embora sejam parceiros da NATO desde meados da década de 1990.

"Quero ser muito clara. É a Suécia que, sozinha e de forma independente, decide a sua linha de segurança", declarou a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, em conferência de imprensa na sexta-feira.

Mesmo antes da invasão, a crise ucraniana já tinha reaberto o debate sobre a NATO na Suécia e na Finlândia, onde a esquerda é tradicionalmente muito contra e a direita mais a favor.

Sapo

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 19, MARÇO 2022 (ESPECIAL DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE)

Comemorar o Dia Nacional do Dador de Sangue a 27 de Março com um sorriso, é o tema da 1ª. página do Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 19, com uma falsa capa, que vai ser distribuído aos dadores no decorrer das sessões de colheitas de sangue a realizar pela ADASCA, como ainda por muitos estabelecimentos comerciais na cidade de Aveiro, Freguesias, Farmácias, entre muitos outros locais.
Um especial agradecimento à Corvauto, ElectroNeiva, Churrasqueira “O Gavião”, PlantaAveiro, à OSHDsigner, António Matos & Filhos, sem o seu apoio através da inserção de publicidade, seria de todo impossível concretizar este projecto editorial. Esperamos que outras empresas sigam o seu exemplo, ao fazê-lo estão a apoiar uma causa de interesse público na área da saúde.

“Hoje também está travada uma luta cruenta pela valorização do homem e o adversário real é ainda o mesmo – a projecção abusiva do indivíduo, sobre a sociedade. Simplesmente, à frente dessa luta não está agora no plano astronómico (como no caso de Galileu), mas sim no plano social. Hoje ainda estamos sofrendo porque falsos deuses, ideias fantasmas, se instalaram nos pontos nevrálgicos da armadura espiritual e moral das sociedades. Por isso nos é transmitida inteira, à nossa geração de hoje, a mensagem desses grandes naturalistas do século XVII e, em especial, a mensagem de Galileu. E essa mensagem diz-nos – expulsai os falsos deuses; valorizai o homem, acabando com a projecção abusiva e criminosa do individual sobre o colectivo; humanizai a sociedade” (Mensagem, Gelileu Galilei, em Conferencias, e Outros Escritos, págª. 92).

Se observarmos o que se passa ao nosso redor, compreendem o sentido daquela transcrição. A importância de cada um de nós na sociedade que fazemos parte, deve estar relacionada com a actividade que cada um desenvolve. Não sou mais importante do que qualquer outro, apenas faço o que me compete fazer enquanto cidadão.

Por fim, o Boletim InfoADASCA vai deixar de incluir o espaço “Poesia & Literatura” por falta de colaboração.

Votos de boa leitura, lembramos que todas as sugestões são bem-vindas. Um agradecimento muito especial ao Dr. Janicas, porque sem a sua colaboração e apoio não teríamos chegado onde chegámos, é da mais elementar justiça este reconhecimento. Um destaque muito especial para o escritor e poeta Euclides Cavaco que desde a primeira edição esteve sempre presente. OBRIGADO.

Joaquim Carlos
(Coordenador do Boletim InfoADASCA)

O Boletim pode ser lido através deste link:





Comunicado da CCCC: do BE sobre a agressão nacional-imperalista da Rússia ao estado e ao povo ucranianos


A Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do BE condena veementemente a agressão nacional-imperialista da Rússia ao estado e ao povo ucranianos.
Em pleno século XXI nada justifica a brutalidade de uma invasão de um país soberano, semeando o medo, a morte e a destruição, a fim de impor, pela força bruta das armas, a mudança de regimes políticos, o redesenhar de fronteiras e uma nova arquitetura geopolítica, satisfazendo planos de expansão e de afirmação imperiais ou em nome da suposta segurança territorial de alianças, seja qual for a sua natureza político-militar.
É a PAZ e o concerto pacífico dos povos e nações que está em causa.
As organizações internacionais e multilaterais, como a ONU e a OSCE não podem ser ultrapassadas e dispensadas, quer nos processos de afloramento de tensões diplomáticas, quer nestas ocasiões mais dramáticas em que a violência militar a quer ultrapassar.
Não pode prevalecer a lei do mais forte. A guerra de agressão não é solução para os conflitos.
Vivemos tempos em que uma perigosa vaga de nacionalismos e de populismos de extrema-direita ameaça a paz, a democracia, a liberdade e os Direitos Humanos. Perante isto, o silêncio e a passividade são expressões de complacência. A luta ativa pela Paz e pela desmilitarização controlada, na Europa e no Mundo, é o único caminho para a humanidade.
Não passarão!

26/02/2022

NB: Publicação do texto integral.

PSP deteve 11 pessoas e apreendeu mais de 70 armas de fogo em operação policial

A PSP deteve 11 pessoas e apreendeu mais de 70 armas de fogo durante uma operação policial realizada em todo o país junto de armeiros, pirotecnias e revendedores de fogo-de-artifício, indicou hoje.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública precisa que no âmbito da operação, que decorreu na quinta-feira, foram realizadas 121 ações de fiscalização, nomeadamente em armeiros, pirotecnias, estanqueiros, revendedores de fogo-de-artifício e locais de emprego de explosivos, com o objetivo de “prevenir ilícitos criminais associados a esta atividade”.

Segundo a PSP, das ações de fiscalização resultaram 11 detenções, 43 autos de contraordenação e a apreensão de 73 armas, entre as quais de fogo, reproduções de arma de fogo e de ar comprimido de aquisição livre.

A polícia apreendeu também 82 munições de vários calibres, quase um quilograma de produto explosivo, 185 metros de cordão detonante, 3,9 metros de rastilho, sete detonadores e 532 artigos pirotécnicos.

A PSP frisa que esta operação possibilitou a apreensão de artigos relacionados com a venda ilegal de armas através da internet por pessoa não autorizada e fora das condições legais.

Nesta operação, a PSP envolveu 466 polícias de todos os comandos distritais, do Departamento de Armas e Explosivos e da Unidade Especial de Polícia, através do Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo.

A PSP sublinha ainda que a atividade de venda de armas e seus componentes é reservado a quem se encontrar autorizado por despacho do diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, podendo incorrer num crime de tráfico de armas ou numa contraordenação de transmissão ilegal de arma quem não está devidamente autorizado.

Carnaval sem desfiles tradicionais na maior parte do país

A maioria dos desfiles oficiais de Carnaval portugueses foram cancelados, com alguns municípios a organizar programas alternativos, sendo exceções Figueira da Foz, que mantém os corsos, e Podence, onde os Caretos voltam à rua.

Na Figueira da Foz (distrito de Coimbra), os corsos, que estão a ser preparados pelas três escolas de samba da cidade, realizam-se no domingo (27) e no Dia de Entrudo (01 de março), cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde, segundo a autarquia.

Para “marcar o início do fim da covid” a Câmara de Macedo de Cavaleiros (distrito de Bragança) faz sair à rua o Carnaval “mais genuíno de Portugal”, com quatro dias de “Entrudo Chocalheiro” em que os Caretos de Podence voltam às ruas. Os festejos deixam de fora os concertos, mas incluem caminhadas, passeios de bicicleta todo-o-terreno, passeios de barco na albufeira do Azibo, animação de rua, exposições, mercado tradicional e as experiências de ser careto e pintar a própria máscara, entre outras atividades.

Já no resto do país a opção foi pelo cancelamento dos desfiles oficiais, ainda que alguns municípios, como Loures (Lisboa), organizem iniciativas para celebrar: dois bailes, a passagem de dois trios elétricos (camiões) pela zona oriental e norte do concelho e ainda o enterro do Carnaval, com fogo de artifício.

 Em Sines (Setúbal), o Carnaval vai festejar-se durante oito dias marcados por concursos de máscaras, desfiles pelo centro histórico, arruadas, visitas às escolas, a “Noite da Matrafona” ou a “Caminhada do Pagode”, entre outras iniciativas.

No mesmo distrito, em Sesimbra, as escolas de samba assinalam a época de forma simbólica com espetáculos num palco móvel que percorrerá as ruas da vila, recuperando alguns dos melhores fatos utilizados no Carnaval de 2020. Realizar-se-á ainda o tradicional concurso infantil de fantasias.

Estarreja (Aveiro) substitui os corsos pela “Batalha das Flores”, uma antiga tradição que terá estado na origem do Carnaval local, este ano festejado também com concertos, espetáculos, oficinas, animação de rua, entre outras ações que envolvem a comunidade e os agentes económicos locais.

Em Loulé (Faro), um “programa alternativo” que decorre até quinta-feira visa manter o espírito ‘folião’ apesar do cancelamento do centenário desfile. Estão incluídos a exposição de carros alegóricos na via pública, um baile ‘online’ na segunda-feira, um mercadinho e um autocarro com animação a circular pelas ruas no domingo e na terça-feira.

Em Ovar (Aveiro), a celebração alternativa começou já há vários dias e prossegue na Praça das Galinhas, com a atuação de bandas tradicionais no coreto, e na Escola de Artes e Ofícios, com concertos.

Entre os municípios do país com forte tradição carnavalesca que este ano optaram por não organizar festejos encontra-se Arcos de Valdevez (Viana do Castelo). Naquele que é conhecido pelo “maior [Carnaval] do Norte de Portugal” é possível visitar até quarta-feira a estátua de um palhaço, com quatro metros de altura, no Campo do Trasladário, artéria onde normalmente são realizados os festejos.

Sem qualquer programação organizada pelos municípios contam-se ainda a Mealhada (Aveiro), Mira (Coimbra), Torres Vedras (Lisboa) e a Nazaré (Leiria). Ainda assim, em Torres Vedras foi instalado na cidade o tradicional “Monumento ao Carnaval” e na Nazaré foi alargado o horário dos bares.

 Madremedia/Lusa

Ucrânia. Quase 50 portugueses saíram do país e serão repatriados

 Cerca de 50 portugueses saíram da Ucrânia nas últimas horas nas missões organizadas pela embaixada portuguesa em Kiev e serão repatriados nas próximas horas, disse hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“Esta meia centena de pessoas, exatamente são 48, já saíram, já estão fora do território ucraniano e concentrar-se-ão na Roménia”, disse o ministro à Lusa, precisando que 35 já estão em território romeno e 13 na Moldova, dado que foram organizadas duas viagens separadas.

Segundo Augusto Santos Silva, “a partir do momento em que estejam concentrados e formem um único grupo”, na Roménia, será assegurado “o repatriamento por via aérea”.

Madremedia/Lusa

Comunicado: ADASCA vai realizar sessão de colheitas de sangue dia 27 (Domingo) de Fevereiro, entre as 9 horas e as 13 horas no Salão da Junta de Freguesia de Cacia



A ADASCA vai realizar a primeira sessão de colheitas de sangue agendada para a localidade de Cacia no próximo dia 27 do mês em curso, entre as 9 horas e as 13 horas.

Apontamos para uma previsão entre 80 a 100 pessoas, tendo em conta que, muitas pessoas não tem sido todas atendidas nas brigadas anteriores no Posto Fixo.

A localidade de Cacia é por excelência solidária, temos evidentes provas desta afirmação. Tendo em consideração tal previsão, foi-nos garantido o reforço da brigada pelo ISPT, com 10 cadeiras para colheitas, 5 enfermeiros, 2 médicos, com a correspondente logística.

Em Março, além da sessões já integradas no Mapa Anual, a ADASCA vai realizar um sessão extraordinária no dia 5 (Sábado) entre as 9 e as 13 horas no seu Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.

Queremos ser dignos de quem nos procura para fazer a sua dádiva de sangue, quer dos que já são dadores e dos que pretendem fazê-lo pela primeira vez.

Face ao exposto, pedimos e agradecemos que a vossa Rádio seja parceira neste evento solidário, divulgando-o sempre que possível, tendo em consideração o seu interesse público na área da sáude.

Obrigado!
Cordialmente
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Acedam ao site www.adasca.pt

 

UCRÂNIA | Zelenskyy relembra que sanções económicas não chegam

 Zelenskyy relembra que sanções económicas não chegam

As imagens de destruição em bairros residenciais de Kiev vão-se multiplicando. Mas se o medo generalizado for o efeito pretendido, o presidente ucraniano, agora já sem fato e gravata, é o primeiro a dizer que fica onde está.

Quero dizer a todos os cidadãos da Federação Russa que saíram às ruas para protestar: nós vimos. Vocês ouviram-nos. Vocês começam a confiar em nós. Lutem por nós. Lutem contra a guerra.
Volodymyr Zelenskyy 
Presidente da Ucrânia

"Os ataques da Rússia prosseguem com a expetativa de que as nossas forças se cansem. Mas ninguém está cansado. A defesa ucraniana está a proteger os nossos céus, tanto quanto possível. Os aviões inimigos estão a atacar zonas residenciais, incluindo na capital. Kiev acordou com explosões violentas, com bombardeamentos, casas em chamas... Tudo isto evoca os ataques à nossa capital que tiveram lugar em 1941", declarou Volodymyr Zelenskyy.

O presidente repetiu que nada disto vai cessar enquanto o Ocidente se ficar por sanções económicas. Entretanto, louva o heroísmo dos jovens ucranianos que defendem o país. Mas não só.

"Quero dizer a todos os cidadãos da Federação Russa que saíram às ruas para protestar: nós vimos. Vocês ouviram-nos. Vocês começam a confiar em nós. Lutem por nós. Lutem contra a guerra", concluiu.

Fonte: euronews

Breaking News: Inhofe to retire from Senate, teeing up special election in Oklahoma

Sen. Jim Inhofe is expected to announce his retirement in the coming days, according to a person familiar with his plans, likely triggering a special election to replace him this fall.

The 87-year-old Oklahoma Republican was elected to another six-year term in 2020, but has missed more votes than usual recently and told reporters in December his wife has been sick. His decision to step down will surely fuel a competitive Republican primary to succeed him in ruby-red Oklahoma.

Inhofe is expected to serve the remainder of the current Congress and to announce his retirement sometime next week. He's a longtime top Republican on the Senate Armed Services Committee.

Read more: https://www.politico.com/news/2022/02/24/inhofe-to-retire-from-senate-teeing-up-special-election-in-oklahoma-00011534

Fonte: POLITICO

Centro Náutico de Montemor-o-Velho recebe o controlo nacional de velocidade

O Centro de Alto rendimento de Montemor-o-Velho está a receber neste sábado, o controlo nacional de velocidade, depois de um ano de interrupção, devido à pandemia Covid-19.

A época desportiva 2022, nas águas tranquilas, tem inicio com este evento, que engloba um contra relógio de 2000 metros e pela primeira vez uma nova distância de 250 metros.

Com nomes consagrados da modalidade como Fernando Pimenta, Teresa Portela, Emanuel Silva, João Ribeiro entre outros, estarão ainda presentes as novas caras da canoagem nacional, como é o caso de JOão Duarte e Pedro Casinha.

Também Norberto Mourão estará presente na competição na vertente de paracanoagem.

Está prometido um dia repleto de canoagem nas águas do Centro de Alto Rendimento.

A prova teve inicio pelas 8:30 horas com as largadas de 250 metros, que se prolongam até perto da hora de almoço. Pelas 13:30 horas arrancam as largadas de 2000 metros que em 2022 se efetuam com recurso a sistema de partida e com cinco atletas lado a lado.

Esta prova será o primeiro momento de apuramento para a Taça de Portugal de Velocidade, de acordo com os novos regulamentos competitivos já em vigor desde o inicio do mês.

Estão em prova mais de 500 atletas em representação de mais de 40 clubes nacionais.