sábado, 16 de julho de 2022

TORRES VEDRAS | ESPÍRITO DO OCEANO ESTÁ DE REGRESSO COM O SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT


Dois anos depois, o espírito do oceano está de volta. A 14.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas arrancou esta sexta-feira, 15 de julho, na Praia do Mirante. Foi ao por do sol que a Aldeia Neptuno abriu portas aos primeiros visitantes, no tão aguardado regresso do evento ao areal do concelho de Torres Vedras.

"Confesso que estou um pouco emocionado por voltarmos a ter aqui o Ocean Spirit" afirmou o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, na cerimónia de abertura do evento. Rui Penetra destacou a vertente desportiva do festival, por onde vão passar mais de 400 atletas de cerca de 20 países nas três provas de competição.

O presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, acredita que esta "vai ser uma semana incrível de competição." João Aranha destacou a realização do Eurosurf Junior, que irá para a água este domingo, já que "com o advento do surf olímpico, nota-se que as seleções estão com muito mais força, muito mais competitivas, investem brutalmente nos seus ativos."

Lembrando que o evento regressa em plena Década dos Oceanos, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, sublinhou a importância da preocupação ambiental do evento. "O serviço educativo faz um trabalho sempre excecional naquilo que é a literacia para a sustentabilidade, a preservação do ambiente, a limpeza das praias e a manutenção dos oceanos" afirmou, recordando que as atividades pedagógicas terão como tema a "Recuperação dos Ecossistemas".

Ao ritmo do oceano

Às intervenções seguiu-se a atuação do Estúdio Dança Flui, num momento que evocou o "Espírito do Oceano" e que culminou na entrega de uma mensagem à presidente da Câmara Municipal sobre a relação dos humanos com o oceano. A partir daí, coube aos Combe Capelle marcar o ritmo desta primeira noite. O grupo de percussão, que tem sido presença assídua ao longo das várias edições do evento, fez dançar os visitantes que chegavam ao recinto para o primeiro concerto desta edição.

"Deixar as pernas caminhar e ver as ondas rebentar", assim cantava Frankie Chavez no palco da Aldeia Neptuno. Num concerto marcado pelas sonoridades características do seu blues/folk, uma plateia de todas as idades também dançou ao som de músicas de Xutos & Pontapés e The Beatles, revisitadas por Chavez neste seu regresso ao festival.

Seguiram-se clássicos emblemáticos lançados pelo DJ Cenoura, que fechou a primeira noite do Santa Cruz Ocean Spirit aos comandos da cabine da Aldeia Neptuno.


Este sábado conta com o início do programa desportivo, com o arranque do Internacional de Skimboard. Durante a tarde terá lugar a cerimónia de abertura do Eurosurf Junior, com um desfiles das seleções pelas ruas de Santa Cruz, às 16h00. O programa musical deste sábado conta com o DJ Bomber Jack, às 22h00, seguindo-se a atuação de Deejay Kamala e NBC, às 00h30.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. O evento conta com o Hotel Golf Mar como patrocinador. Rádio oficial: Mega Hits. Água oficial: Vimeiro. Apoio à divulgação: Grafivedras e Kayaksurf.net. Apoio: Decathlon e KP World. Parceiros desportivos: Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Associação Sealand Santa Cruz e Surf Social Wave. Apoios institucionais: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal e Instituto Português do Desporto e da Juventude. EcoEvento Valorsul. Parceiro: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras. Loja oficial: Mar Gifts.

Centro Qualifica do CEARTE certifica adultos de Coimbra

O CEARTE entregou diplomas de certificação do 9º ano de escolaridade a 7 adultos e diplomas de certificação profissional a 3 adultos na saída profissional de Cuidador/a de Crianças e Jovens que concluíram, com sucesso, os seus processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, validando as mesmas perante um Júri.
Este processo de certificação, que durou cerca de 7 meses, com uma sessão por semana em horário pós-laboral (adaptado às disponibilidades dos participantes), foi feito pela equipa técnica do Centro Qualifica do CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património - assegura o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Escolares e Profissionais.
Foi bonito ver o sorriso de satisfação e orgulho dos adultos a receberem os seus diplomas, que lhe vão permitir, a umas concorrer a concursos para cuidadores de crianças e jovens, a outras ingressar em formação mais avançada e a outras a melhorar as suas competências profissionais e progredir na carreira.
O Diretor do CEARTE - Luís Rocha, felicitou as adultas pelo seu “esforço, trabalho, entusiasmo e aposta na valorização profissional. Pelas competências que demostraram têm condições para continuarem para o 12º ano, por isso desafio-vos a fazê-lo e a serem embaixadoras deste processo de Reconhecimento de Competências escolares e profissionais, junto dos vossos colegas de trabalho, amigos e familiares”.
Reforçou ainda a oportunidade que o CEARTE dá, para quem não concluiu o nível básico (9º ano) ou nível secundário (12º ano) ou pretende aumentar as suas qualificações profissionais poderá fazê-lo através do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e beneficiar de um incentivo financeiro no valor fixo de 554,00€, equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS)”.
As ofertas são dirigidas a qualquer pessoa com mais de 18 anos que queira aumentar ou certificar as suas qualificações escolares ou profissionais, através do processo RVCC. De forma a poder incluir todo o tipo de participantes, o horário das sessões é flexível, podendo ser laboral ou pós-laboral, e estas podem acontecer em regime presencial ou misto (online e presencial), demorando em média 6 a 9 meses, com duas sessões semanais.
Esta Qualificação confere diversas vantagens, não só para os candidatos, mas também para as entidades. Para além de ser um processo totalmente gratuito, pode ser desenvolvido ao abrigo das horas de formação anuais estabelecidas no Código do Trabalho e assumir elevada importância para o Sistema de Qualidade das IPSS’s e empresas.
 

ANADIA | Áreas de Reabilitação Urbana em Consulta Pública

Encontra-se a decorrer o período de discussão pública das propostas de delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e respetivos projetos de operação de reabilitação urbana de Aguim, Ancas, Fogueira, Mogofores, Sangalhos e Vila Nova de Monsarros.
Durante o período de discussão pública, qualquer interessado poderá apresentar, por escrito, junto dos serviços, por via postal ou através de correio eletrónico, as reclamações, observações ou sugestões, a fim de, em fase ulterior, serem apreciadas e ponderadas pelo executivo municipal.
As propostas encontram-se disponíveis para consulta dos interessados no edifício da Câmara Municipal de Anadia, bem como na página da internet do Município em www.cm-anadia.pt.
De referir ainda que a Câmara Municipal de Anadia vai levar a efeito, no dia 25 de julho, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, uma sessão de esclarecimento sobre as propostas que se encontram em consulta pública.

Apresentação de livro na Biblioteca Municipal de Anadia, neste sábado

A Biblioteca Municipal de Anadia acolhe este sábado, 16 de julho, pelas 15h00, a apresentação pública do livro “Noite Sem Fim”, da autoria de Francisco Ramalheira, a que se seguirá uma sessão de autógrafos.
O escritor tem raízes no concelho de Anadia, mais concretamente no lugar de Mogofores, onde parte do enredo da história do livro se desenrola.
Recorde-se que o autor apresentou, em novembro de 2021, em Anadia, o 1º volume do romance histórico “Vida Censurada”.

 

Homem detido por incêndio em Vieira do Minho

A GNR de Braga, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Póvoa de Lanhoso, no dia 15 de julho, deteve um homem de 46 anos pelo crime de incêndio florestal, no concelho de Vieira do Minho
Após uma denúncia por incêndio florestal na localidade da Caniçada, os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde identificaram o autor do incêndio.
Foi possível apurar-se que este ainda tinha na sua posse o isqueiro utilizado para a ignição de vegetação existente no terreno contíguo à sua propriedade, tendo consumido uma área de 10 000 m2.
O detido foi constituído arguido, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Vieira do Minho.

Grandes empresas de combustíveis ganham cada vez mais com margens de lucro

Apesar da acentuada descida da cotação do Brent e dos combustíveis refinados, as empresas não baixaram os preços finais na mesma proporção. 
As grandes empresas de combustíveis em Portugal estão a ganhar cada vez mais dinheiro com a subida das margens de lucro das vendas ao consumidor.
Apesar da acentuada descida da cotação do Brent e dos combustíveis refinados, as empresas não baixaram os preços finais na mesma proporção. Uma situação que vai continuar na semana que vem porque as descidas serão pequenas.
No caso da Gasolina sem chumbo 95, o gráfico da ENSE - Entidade Nacional para o Setor Energético - não deixa dúvidas. A 6 de junho, a margem bruta era de apenas seis cêntimos por litro. Ao longo das últimas cinco semanas, esta margem teve um aumento enorme e, esta sexta-feira, já está nos 34 cêntimos por litro.
No caso do gasóleo simples o gráfico mostra um comportamento idêntico: a 6 de junho a margem bruta era de apenas seis cêntimos por litro. Nas últimas cinco semanas esta margem subiu em flecha e esta sexta-feira já atinge os 30 cêntimos por litro.
Em conclusão, as descidas do crude e dos refinados só foram parcialmente refletidas nos preços aos clientes finais por causa da subida acentuada das margens das empresas distribuidoras de combustíveis.
Segundo fontes do setor, a partir da próxima segunda-feira está prevista uma descida de seis cêntimos na gasolina e de apenas meio cêntimo no gasóleo. O que significa que as margens da distribuição de combustíveis a favor das empresas vão continuar a níveis muito elevados.
Contactada pela SIC, a APETRO, associação das Empresas Petrolíferas, não quis comentar os números. A associação refere apenas que os lucros são sempre menores que a margem bruta da venda de combustíveis.
SIC Notícias

Varíola-dos-macacos: Portugal ultrapassa os 500 casos confirmados de infeção

Portugal totaliza 515 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox, 42 dos quais notificados na última semana, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o relatório semanal da DGS, todas as regiões de Portugal continental e a Madeira reportaram casos de infeção humana pelo vírus VMPX, mas a grande maioria do total de casos (84,3%) foi confirmada em Lisboa e Vale do Tejo.
O Norte é a segunda região do país com mais casos de Monkeypox (36), seguindo-se o Centro (seis), o Alentejo (quatro), o Algarve (três) e a Madeira (dois), refere a informação semanal da autoridade de Saúde.
A presença do vírus VMPX foi detetada em Portugal em 03 de maio, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção, e, desde então e até à última quarta-feira, foram identificados 515 casos.
Segundo a DGS, no universo de 343 casos reportados no Sistema de Vigilância Epidemiológica, a idade das pessoas infetadas varia entre 19 e 61 anos, com predominância de casos no grupo etário entre 30 e 39 anos.
A grande maioria das infeções reportadas (99,7%) são em homens, com um caso notificado de uma mulher, no “contexto de um eventual contacto com um caso confirmado”, avança a DGS.
De acordo com o boletim hoje divulgado, até quarta-feira foram reportados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e pela delegação da Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) 8.238 casos em 35 países da região europeia.
Segundo estes dados, Portugal é o sexto país europeu com mais casos de infeção por Monkeypox, atrás da Espanha, Reino Unido, Alemanha, França e Países Baixos.
A DGS está “atenta à elaboração e publicação de documentos orientadores e recomendações, adaptando as medidas à realidade portuguesa quando pertinente, incluindo a implementação de vacinação para contactos próximos de casos notificados”, adiantou.
Na terça-feira, a DGS publicou uma norma em que recomenda que a vacina contra a infeção humana pelo vírus Monkeypox seja administrada após contacto próximo com casos confirmados.
“A vacina é recomendada, à data, num contexto de pós-exposição, ou seja, para pessoas identificadas como contactos próximos de casos notificados, uma vez que pode prevenir ou atenuar as manifestações clínicas da infeção humana por vírus Monkeypox”, referiu a DGS em comunicado.
Portugal recebeu 2.700 doses de vacina contra a infeção humana por vírus Monkeypox, doadas pela Comissão Europeia através da HERA (Autoridade de Preparação e Resposta Sanitária).
O Comité de Emergência da OMS vai voltar a reunir-se na próxima semana para analisar a evolução do surto de Monkeypox, que já atinge pelo menos os 9.200 casos registados em 63 países a nível global.
Esta será a segunda reunião do comité para analisar a evolução da Monkeypox, depois de, no primeiro encontro, que decorreu no final de junho, os peritos terem considerado que a doença não representava uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
Segundo a DGS, uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.
Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.
Madremedia/Lusa

Actividade semanal da GNR

Entre os dias 8 a 14 de julho

  1. Detenções493 detidos em flagrante, destacando-se:
  • 248 por condução sob o efeito do álcool;
  • 102 por condução sem habilitação legal;
  • 38 por tráfico de estupefacientes;
  • 14 por posse de armas proibidas;
  • 12 por violência doméstica;
  • Nove por furto e roubo;
  • Sete por incêndio florestal.

  1. Apreensões:
  • 2 122 400 doses de haxixe;
  • 903 doses de cocaína;
  • 659 doses de LSD;
  • 45 plantas de canábis;
  • 44 armas de fogo;
  • 28 armas proibidas;
  • 21 viaturas;
  • Quatro embarcações;
  • 76 220 euros em numerário.

  1. Trânsito:

Fiscalização6 726 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 526 excessos de velocidade;
  • 528  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 304 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 298 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 226 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 222 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 193 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 135 relacionadas com tacógrafos.

Aberto primeiro Balcão SNS 24 em Ansião

 

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esteve hoje em Ansião para assinalar a abertura do primeiro Balcão SNS 24 no concelho.

O ato teve lugar na delegação da Junta de Freguesia de Pousaflores em São João de Brito, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues; do Presidente da Junta de Freguesia de Pousaflores, Carlos Mendes; da Presidente do Conselho Diretivo da ARSC - Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques; do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Vítor Bernardo; e do Vogal Executivo do SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Ponciano Oliveira.

Este serviço permitirá aos cidadãos o acesso a cuidados de saúde digitais, como teleconsultas, promovendo uma maior proximidade entre a população e o Serviço Nacional de Saúde. A funcionar 24 horas por dia, esta valência representa uma melhoria significativa na prestação de cuidados de saúde à população mais envelhecida e com maior dificuldade de deslocação às unidades de saúde.

Na sua visita, o Secretário de Estado da Saúde esteve também no Centro de Saúde de Ansião, onde tomou conhecimento do projeto de remodelação previsto para esta infraestrutura, resultante de um protocolo de colaboração entre o Município de Ansião e a ARSC e cujo investimento deverá ascender a mais de um milhão e meio de euros.

Aproveitando a passagem por um dos territórios fustigados pelos incêndios, António Sales esteve ainda numa das zonas ardidas no concelho; no Posto de Comando e Comunicações instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ansião, onde se inteirou das operações em curso; e no centro de apoio logístico instalado na Casa da Amizade para efeitos de alojamento e de alimentação não apenas da população que teve de abandonar as suas casas, mas também dos operacionais no terreno.



ATL de férias decorre de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. Jovens aprendem a valorizar a natureza durante o verão

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), está a promover a iniciativa “Férias com a ASPEA”, disponibilizando um ATL de férias, com várias atividades de verão, para jovens com idades entre os 10 e 14 anos, de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Sítio do Calhau, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. Esta iniciativa visa consciencializar os mais jovens para a necessidade urgente de se cuidar do ambiente.

“Entramos numa era em que nos estamos a afastar cada vez mais, e cada vez mais cedo, da Natureza. Com esta iniciativa que tem como conceito «aprender fora de portas» pretendemos que os participantes façam uma reaproximação aos espaços naturais. Como tal, estão a ser desenvolvidas várias atividades de verão, destacando: caminhadas exploratórias da fauna e flora do parque de Monsanto; atividades experimentais de físico-química; e atividades de jardinagem, numa localização privilegiada, tendo como apoio a sede da ASPEA, no Bairro do Calhau, Monsanto, em Lisboa”, destaca Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.

E acrescenta: “Os mais jovens precisam de construir amizades, desenvolver resiliência e confiança, desenvolver capacidades físicas, aproveitar a vida ao ar livre, desenvolver capacidades de liderança e principalmente de aprender de uma forma divertida, e uma das formas de o fazerem é a brincar e em contacto com o ar livre. Conhecido como o pulmão verde de Lisboa, o parque Florestal de Monsanto é um refúgio de Natureza ideal para que os jovens possam também “desligar-se” da vida citadina, conviver e partilhar experiências entre si”.

O Parque de Florestal de Monsanto, com aproximadamente 1000 hectares, é um espaço privilegiado, um playground para os mais jovens, um local para piqueniques, exercício físico, passeios e selfies para todas as idades, onde é possível observar várias espécies: sobreiros, azinheiras e carvalhos,  cujo fruto é um bom petisco para os esquilos que ali vivem. Monsanto é ainda um refúgio para as espécies com dificuldade em sobreviver à presença humana, que ali encontram alimento e um local para reprodução, e para as espécies migratórias ao longo do seu trajecto.

No ATL de férias podem participar todos os jovens com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos. As atividades serão realizadas no exterior, bem como as refeições (regime de piquenique), no horário das 09h00 às 17h00, com um custo de 25 € por semana.

A inscrição dos participantes é feita mediante o envio de um e-mail para lisboa@aspea.org.

Estudantes de Arquitetura da Universidade de Coimbra distinguidas no Archiprix Portugal

 

As estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Bárbara Silva e Cátia Baptista, foram distinguidas na 10ª edição do “Prémio Nacional para o Ensino de Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista – Archiprix Portugal”.

O projeto de Bárbara Silva, intitulado “Sensores de Paisagem. Descodificar a paisagem, em São Pedro de Moel, através da leitura dos lugares”, foi distinguido com a “Menção Especial Paisagem”. O trabalho, orientado pelo docente João Paulo Cardielos, como o título indica, tem São Pedro de Moel como objeto de estudo.

A identidade da praia deve-se à intensidade do pinhal envolvente sobre as dunas que lhe suportam a imagem e também ao êxito de um plano que forçou a arquitetura a integrar a natureza, onde habitações emergem entre pinheiros. Hoje, a luta dos cidadãos empenhados no desenvolvimento do seu lugar urbano reflete o medo acrescido pelo desgaste do tempo.

O desafio do projeto amplifica-se com a exploração deste território sensível, polvilhado de espaços que iludem subtemas adormecidos, que inspira o acrescentar de valores à sua condição essencial. A intensificação da leitura da paisagem é denominador comum para um percurso pedonal estruturante, que tem como objetivo proporcionar experiências de imersão sensorial no território. Ao complementar as voltas dos cinco e dos sete, pequenas rotas estabelecidas na faixa de proteção litoral do Pinhal do Rei, o percurso proposto sinaliza pontos de categorias diversas, puramente fisiológicas ou de aventura e descoberta. A sequência de lugares inscritos na paisagem desafia os utilizadores para a oportunidade de experimentar distintas perceções sensoriais.

Já o trabalho de Cátia Baptista, com o título “Co-Habitar no mundo Pós-Carbono e Pós-Pandemia. Proposta para um quarteirão sustentável na antiga Refinaria do Cabo do Mundo”, recebeu a “Menção Honrosa do Prémio ARCHIPRIX 2022”. O projeto propõe um quarteirão sustentável na antiga Refinaria do Cabo do Mundo e foi orientado pelo docente Nuno Grande.

A proposta foca-se na reconversão urbana da Refinaria do Cabo do Mundo, em Leça da Palmeira, na perspetiva da sua anunciada desativação, sem destruir, no entanto, a memória industrial que marca aquele lugar: as chaminés, os pipelines e os depósitos. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre os modos de vida em comum, num mundo pós-carbono e pós-pandemia COVID-19, criando habitats que proporcionem o isolamento e a privacidade familiar, em articulação com a partilha sustentada e qualificada dos recursos urbanos e naturais.

Instituído em Portugal em 2012, o prémio Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de Mestrado em Arquitetura de todas as universidades portuguesas.

Cristina Pinto

Temperaturas começam a descer no fim de semana

Segundo a DGS, o calor extremo causou um excesso de mortalidade entre os dias 7 e 13 de julho.
Os termómetros vão começar a descer durante o fim de semana. Esta sexta-feira foram registadas temperaturas acima dos 40 graus em cinco distritos do país. A onda de calor em Portugal provocou 238 mortes acima do esperado.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) diz que o calor extremo que se sentiu nos últimos dias causou um excesso de mortalidade entre os dias 7 e 13 de julho. Resistir ao calor durante vários dias seguidos torna-se mais difícil para que é mais vulnerável, sobretudo idosos, crianças e pessoas com doenças crónicas.
A autoridade de saúde voltou sublinhar que medidas simples como manter-se hidratado e evitar a exposição ao calor podem evitar mais mortes.
Esta sexta-feira cinco distritos estiveram sob alerta vermelho, com temperaturas acima dos 40 graus. Na quinta-feira o país registou a temperatura mais alta de sempre para o mês de julho: a estação meteorológica de Pinhão marcou 47 graus.
A onda de calor agravou o risco de incêndio, mas para os especialistas o país já passou por pior. Para o fim de semana é esperada uma descida gradual das temperaturas, que começa pelo litoral e avança depois para o interior do país.
A onda de calor deve terminar no domingo. A partir desse dia o vento tem tendência a diminuir e a humidade a aumentar.

 

Ex-secretário de Estado acusado de fraude no caso das golas inflamáveis


O caso de 70 mil golas antifumo que eram afinal inflamáveis tem 18 arguidos, entre eles um ex-governante.
O ex-secretário de Estado da Proteção Civil e o ex-presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estão acusados dos crimes de fraude na obtenção de subsídio e participação económica em negócio, no caso da distribuição das 70 mil golas antifumo, que eram afinal inflamáveis.
No caso há 18 arguidos suspeitos, entre eles o ex-secretário de Estado José Artur Neves, o antigo presidente da Proteção Civil Mourato Nunes e o ex-adjunto do secretário de Estado da Proteção Civil, Francisco Ferreira, e algumas empresas por fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e falsificação de documento.
De acordo com a nota divulgada na página do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), o despacho de acusação proferido esta quinta-feira sobre a aquisição de golas de autoproteção no âmbito do programa "Aldeia Segura - Pessoas Seguras", implementado na sequência dos incêndios florestais de 2017, resultou na acusação de 19 pessoas (cinco empresas e 14 pessoas singulares).
"O Ministério Público deduziu acusação relativamente a cinco pessoas coletivas e 14 pessoas singulares, nestas se incluindo pessoas que à data desempenhavam funções públicas relevantes, nomeadamente, a de Secretário de Estado da Proteção Civil e Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Foi imputada a prática de factos que consubstanciam crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio e abuso de poder", refere a nota.
As primeiras buscas neste processo-crime foram feitas a escassas semanas de umas eleições legislativas, em 2019, levando à demissão do então secretário de Estado da Administração Interna, Artur Neves, que tinha sido presidente da Câmara Municipal de Arouca e que fora escolhido para o cargo por Eduardo Cabrita — que também se demitiu recentemente também na sequência de um processo-crime, mas em que não é arguido.

Imagem: Observador

Marcelo e Costa lamentam morte de piloto de avião

Piloto de nacionalidade portuguesa faleceu na queda de um avião FireBoss, na zona de Vila Nova de Foz Côa. "É uma perda que choca a todos”, afirma o Presidente da República.

O Presidente da República e o primeiro-ministro lamentam a morte de um piloto português na queda de um avião de combate a incêndios, esta sexta-feira, em Vila Nova de Foz Côa.
“É uma notícia muito muito triste. Era alguém ainda relativamente jovem, tinha servido a Força Aérea. Estava no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. É uma perda que choca a todos”, declarou o Presidente da República, à CMTV.
O Presidente da República apresenta as condolências à família e diz que vai estar presente no funeral.
Marcelo Rebelo de Sousa elogia o trabalho de todos os operacionais envolvidos no combate aos incêndios.
“São heróis e não se imagina às condições em que têm de atuar, muitas vezes imprevisíveis, durante dias e dias”, sublinha.
O primeiro-ministro, António Costa, lamentou, através da rede social Twitter, a morte do piloto do avião de combate a incêndios que se despenhou esta sexta-feira em Vila Nova de Foz Côa.
António Costa envia “as mais sentidas condolências” à família e amigos.
"Foi com grande consternação que tomei conhecimento do falecimento do piloto que operava uma aeronave que caiu esta tarde no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. Endereço as mais sentidas condolências à família e amigos", escreve Costa.
António Costa aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos operacionais que estão no terreno, transmitindo a sua “solidariedade e agradecimento” pelo “empenho e dedicação”.

RR

Incêndios: avião de combate cai em Vila Nova de Foz Côa, na Guarda, piloto morreu

A Proteção Civil confirma o acidente aéreo em Castelo Melhor.
Morreu o piloto de um avião avião de combate a incêndios que caiu na zona de Vila Nova de Foz Côa, na Guarda. Segundo a Proteção Civil, estão no local 54 operacionais, apoiados por 15 viaturas e dois meios aéreos.
Trata-se de um modelo anfíbio Fireboss e a bordo seguia apenas o piloto.
A SIC apurou que a aeronave estava em missão no distrito de Bragança e foi asbatecer ao rio Douro. O avião de combate a incêndios caiu na Qiunta do Castro, localizada na Estrada Nacional 222 entre Castelo Melhor e Orgal.
O piloto terá perdido o controlo do avião depois de se ter abastecido com água no rio Douro na zona de Castelo Melhor.
No local estão equipas do INEM, meios de busca e salvamento da Força Aérea e Polícia Marítima.
O alerta para o acidente foi dado pelas 20:02 desta sexta-feira.

SIC Notícias

Rússia deve ser reconhecida como “Estado terrorista”, diz Zelenskyy

Volodymyr Zelenskyy acusa a Rússia de terrorismo. Numa reação ao ataque a Vinnytsia, em que pelo menos 23 pessoas perderam a vida e mais de 100 ficaram feridas, o presidente ucraniano condenou a atitude de Moscovo. Ou, nas palavras de Zelenskyy, a "audácia de matar", quando decorria em Haia uma conferência internacional sobre a responsabilidade dos crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
"Este dia provou mais uma vez que a Rússia deveria ser oficialmente reconhecida como um Estado terrorista. Nenhum outro país do mundo representa uma ameaça terrorista tão grande como a Rússia. Nenhum outro Estado no mundo se permite destruir cidades pacíficas e vida humana comum com mísseis de cruzeiro e artilharia todos os dias", afirmou o presidente ucraniano, no seu vídeo noturno, esta quinta-feira.
O ataque foi também condenado pela comunidade internacional. No Twitter, Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, considerou crime de guerra a ação das tropas russas, que "de forma regular e repetida fazem de civis alvos", e apelou ao fim da invasão.
Mísseis caem em Mykolaiv
"Estes são os ataques de mísseis russos em Mykolaiv. Duas universidades estão danificadas. Os invasores continuam a mostrar a sua natureza de puros terroristas. Chegou o momento de os líderes mundiais o reconhecerem"
Os apelos de Borrell não fizeram qualquer eco nos corredores do Kremlin e, já esta manhã, Mykolaiv voltava a ser bombardeada pelo exército russo.
De acordo com o governador da região, Vitaly Kim, foram lançados pelo menos 10 mísseis sobre a cidade, tendo atingindo duas universidades.

Euronews

Deputados socialistas pedem esclarecimentos sobre a execução dos eixos rodoviários da Serra da Estrela – IC6, IC7, IC37

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelos círculos da Guarda, Coimbra, Viseu e Castelo Branco colocaram um conjunto de questões ao Ministro das Infraestruturas e Habitação sobre o ponto da situação dos projetos de execução dos eixos rodoviários da Serra da Estrela, designadamente o IC6, IC7 e IC37. 
Na pergunta ao Governo, os parlamentares defendem que “a rodovia é absolutamente fundamental no desenvolvimento dos territórios, particularmente os que não são servidos pela ferrovia”, constituindo um “fator decisivo no desenvolvimento económico e social, essencial nas dinâmicas de atração de empresas e de retenção de pessoas”.
Os eleitos do PS Cristina Sousa e António Monteirinho (Guarda), Pedro Coimbra, Tiago Estevão Martins, Raquel Ferreira, José Carlos Alexandrino, Ricardo Lino e Rosa Isabel Cruz (Coimbra), João Azevedo, Lúcia Araújo da Silva, José Rui Cruz e João Paulo Rebelo (Viseu) e Nuno Fazenda, Paula Reis e Tiago Monteiro (Castelo Branco) lembram que a população e os autarcas desta região “têm vindo a reivindicar, ao longo dos anos, a concretização dos Eixos Rodoviários da Serra da Estrela, IC6, IC7 e IC37, vias estruturantes para o desenvolvimento deste território do Interior”.
Para os parlamentares socialistas, estes eixos territoriais “são determinantes para a competitividade das empresas instaladas e a instalar, bem como para o acesso dos cidadãos aos vários serviços, desde a saúde à educação”.
“A aproximação entre o interior e o litoral, a coesão territorial e o desenvolvimento social, económico e empresarial desta região estão dependentes deste investimento”, sustentam os deputados, que consideram que “só com a concretização destas acessibilidades será possível o desenvolvimento sócio económico da Serra da Estrela e dos territórios associados à estrada da Beira e na ligação aos polos urbanos de Coimbra, Viseu, Guarda e Covilhã”.
Assim, os deputados do PS pretendem saber “qual o ponto de situação do concurso de aquisição de serviços para a elaboração do Projeto de Execução do “IC6 — Tábua/Oliveira do Hospital (IC7) /Covilhã (A23/IP2) — Sublanço Nó de Tábua/Nó da Folhadosa (EN17)”, que consta no anúncio de procedimento nº 1469/2021 de 8 de fevereiro”, assim como o prazo previsto para a conclusão do procedimento.
Relativamente ao IC6, questionam ainda se “está previsto o enquadramento para o financiamento e elaboração do projeto de execução da conclusão deste itinerário (Nó de Folhadosa/ Covilhã)”.
No âmbito da requalificação da Linha da Beira Alta, alertando para a importância de ser efetuada uma ligação rápida dos concelhos de Seia, Oliveira do Hospital e Viseu à ferrovia, os parlamentares questionam se o Ministério das Infraestruturas e Habitação “tem previsto o enquadramento para o financiamento e elaboração do projeto de execução do itinerário complementar IC37 que liga o Nó de Folhadosa a Nelas e a Viseu”.
“Tendo em conta o Decreto-Lei n.º 24/2022 de 4 de março, que estabelece a criação do porto seco na cidade da Guarda, o que trará uma nova centralidade para o interior do país, numa conexão com os portos de mar de Leixões e Aveiro, mas também com Espanha e com o centro da Europa, importa concretizar rapidamente o eixo rodoviário IC7, ligando o Nó de Folhadosa à A25”, defendem ainda os deputados do PS, questionando se “está previsto o enquadramento para o financiamento e elaboração do projeto de execução deste itinerário complementar”.
Na pergunta, os parlamentares pretendem ainda saber se está prevista a reabilitação e conservação da EN17, “uma estrada centenária que tem sido ao longo dos tempos a única que serve esta região” e que se encontra “num estado avançado de degradação, fruto do tráfego de camiões que a utilizam, pelo facto de não existirem os Eixos Rodoviários da Serra da Estrela”.

Oito ciclistas da W52-FC Porto suspensos preventivamente

Dois mecânicos da equipa foram também suspensos. Ciclistas suspensos já não podem competir no Grande Prémio do Douro, prova em que a W52-FC Porto está a participar.
Oito ciclistas da W52-FC Porto foram suspensos preventivamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), no âmbito da operação "Prova Limpa", segundo a CNN Portugal.
A ADoP tinha notificado os ciclistas da equipa para apresentarem defesa. A suspensão significa que a defesa foi recusada pela investigação.
De acordo com a publicação, dois mecânicos da equipa foram também suspensos.
No final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação.
A Ribeiro e Rodrigues foram então impostas as medidas de coação de proibição do exercício de funções como diretor desportivo e a obrigação de apresentações semanais às autoridades policiais, além da proibição de contactar os restantes arguidos.
"A operação policial, envolvendo um total de cerca de 120 elementos provenientes da Diretoria do Norte e ainda das Diretorias do Centro e do Sul, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Vila Real e Guarda, contou ainda com a colaboração da ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal)", detalhou a PJ, em 24 de abril.
O antigo ciclista Nuno Ribeiro, vencedor da Volta a Portugal em 2003, viria a ser desapossado do triunfo de 2009 por doping.
A estrutura W52, ligada ao FC Porto há seis épocas, venceu as últimas nove edições da Volta a Portugal, mas os triunfos do seu corredor espanhol Raúl Alarcón, em 2017 e 2018, foram-lhe retirados também por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas".
Os ciclistas agora suspensos já não podem competir no Grande Prémio do Douro, prova em que a W52-FC Porto está a participar.

RR