quarta-feira, 26 de julho de 2023

Na Raiva, junto ao Rio Arda FESTIVAL DE MUSICA “ CROKA’S ROCK” REALIZA-SE A 4 E 5 DE AGOSTO

 
É já nos dias 4 e 5 de Agosto, em Oliveira do Arda, em Castelo de Paiva, que vai acontecer a 12.ª edição do Festival de Música “Croka’s Rock”, um evento promovido e organizado pela Associação Grupo Jovens Esperança.
Como tem sido habitual, o festival vai ter lugar na Zona de Lazer da Croca, Oliveira do Arda, junto ao Rio Arda, e terá entrada livre. Com um cartaz variado, esta associação sem fins lucrativos visa a promover a dinâmica cultural da região, sendo este festival o evento principal da sua programação anual.
O histórico evento está de volta com toda a pujança e, este ano, conta com nomes como: “The Black Wizards” “Blame Zeus” “Gator, The Alligator” ” Pé na Terra”, “Supercombo, Fisantropo, Ionized, Ectopluma, Homem em Catarse e Ard Holivs” ,entre outros grandes grupos e conhecidos DJ que farão da edição 2023 uma das mais concorridas e amadas pelo público.

Esta 12.ª edição irá contar com vários atractivos nos dois dias de apresentação, com livros e poesia, baloiços, artistas de rua, actividades radicais e exposições, e bares abertos durante o evento.

Recorde-se que o Croka’s Rock nasceu da força de vontade da população local, que juntamente com a organização Grupo Jovens Esperança, colocaram no panorama nacional de festivais de verão este excelente evento, realizado em terras da Zona Carbonífera do Douro.

O convite deixado pela organização, é que venham aproveitar o verão junto ao Rio Arda ( coordenadas 41.0360370 – 8.3643293 ) e fazer parte desta grande festa da música, que é o Croka’s Rock.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

Carlos Oliveira


MUNICÍPIO DE SILVES ALTERA O LIMITE DA ÁREA DE INTERVENÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE VALES DE ALGOZ

 A Câmara Municipal de Silves deliberou, no dia 03 de julho de 2023, redefinir a área de intervenção do Plano de Pormenor de Vales de Algoz, em Algoz, por forma a reforçar a competitividade deste plano e otimizar o procedimento em curso.
Neste âmbito, foram retomados os objetivos previamente definidos para o Plano e que se traduzem na promoção do dinamismo económico e a diversificação da base económica local, por via do reforço da oferta de área disponível para a instalação de atividades económicas; o aproveitar a oportunidade do contexto económico de retoma, designadamente do seu reflexo na atratividade e dinamismo da área empresarial existente e a promoção do aproveitamento do potencial locativo do território, rentabilizando e optimizando o investimento efetuado.
A referida deliberação foi publicada em Diário da Republica, no dia 21 de julho de 2023, através do Aviso n.º 13949/2023, de 21 de julho, pelo que estão criadas as condições para o início formal do período de participação pública preventiva quanto à elaboração do Plano de Pormenor de Vales de Algoz, a decorrer de 25 de julho a 16 de agosto de 2023.
Durante este período, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração.
Para o efeito, deverá ser utilizada a ficha de participação, disponível no página oficial do Município de Silves (www.cm-silves.pt) e a remeter para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, em Silves ou pelo email dogu.ordenamento@cm-silves.pt.
Os interessados podem ainda consultar pessoalmente os documentos de início do procedimento na Câmara Municipal de Silves (Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística, Ordenamento do Território), na página oficial do Município de Silves e na sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Algoz Tunes e na da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.
Para qualquer esclarecimento adicional, contactar a Câmara Municipal de Silves, Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística, Ordenamento Territorial pelo telefone número 282 440 825 ou pelo email dogu.ordenamento@cm-silves.pt .

Figueiró dos Vinhos | Aprovada Hasta Pública para Aplicação de Painéis Fotovoltaicos em Espaços Municipais

 O Município aprovou, na última Reunião de Câmara, a proposta de cedência temporária e a título oneroso dos Espaços Municipais (coberturas de edifícios, outros equipamentos e solos), por meio de Hasta Pública, para a instalação e exploração de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) com vista à criação de Comunidades de Energia Renovável (CER).

O objetivo passa por instalar painéis fotovoltaicos, por entidade privada, nos espaços municipais, reduzindo, assim, amplamente os seus custos de eletricidade e traduzindo-se numa poupança significativa no erário público. Paralelamente, pretende-se constituir uma Comunidade (CER), que beneficiará, entre si, de todo o excedente da energia produzida pelos painéis, tendo acesso, desta forma, a uma tarifa comunitária mais baixa do que as tarifas de mercado actuais. A futura comunidade poderá vir a ser integrada por qualquer pessoa ou entidade empresarial do concelho, mediante manifestação de interesse de adesão a este sistema, assim que o mesmo entre em vigor.

A excelente e natural exposição solar em diversos pontos do concelho aliada tanto à aplicação das Unidades de Produção para Autoconsumo, como à constituição das Comunidades de Energia Renovável, permitirão trilhar um caminho para um futuro mais limpo e sustentável, com uma expressiva poupança de energia e de custos, possibilitando que todos contribuam e beneficiem, ativamente, do processo da transição energética global.

CIÊNCIA: Nova imagem revela segredos sobre o nascimento de planetas

 O ELT será capaz de observar este sistema planetário com um detalhe sem precedentes

Uma nova imagem divulgada hoje pelo Observatório Europeu do Sul dá-nos pistas sobre como é que planetas com a massa de Júpiter se podem formar. Com o auxílio do Very Large Telescope (VLT) do ESO e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), os investigadores detectaram enormes aglomerados de poeira próximo de uma estrela jovem, que poderão colapsar e formar planetas gigantes.
“Esta descoberta é verdadeiramente excitante já que marca a primeira detecção de aglomerados em torno de uma estrela jovem, com o potencial de dar origem a planetas gigantes,” disse Alice Zurlo, investigadora na Universidad Diego Portales, no Chile, envolvida nas observações.
O trabalho baseia-se numa imagem obtida pelo instrumento SPHERE (Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet REsearch) montado no VLT do ESO, que mostra com extremo detalhe o material que rodeia a estrela V960 Mon.
Esta estrela jovem situa-se a mais de 5000 anos-luz de distância da Terra na constelação do Unicórnio e chamou a atenção dos astrónomos em 2014 quando aumentou subitamente o seu brilho em mais de vinte vezes.
As observações SPHERE, obtidas pouco depois do início desta “explosão” de brilho, revelaram que a matéria que orbita V960 Mon está a coalescer numa série de braços espirais intrincados que se estendem ao longo de distâncias maiores que todo o nosso Sistema Solar.
Esta descoberta motivou os astrónomos a analisarem observações existentes em arquivo do mesmo sistema obtidas pelo ALMA, do qual o ESO é um parceiro. As observações VLT incidem sobre a superfície da matéria poeirenta em torno da estrela, enquanto o ALMA consegue observar a sua estrutura mais profundamente.
“Com o ALMA, tornou-se aparente que os braços espirais se estão a fragmentar, resultando na formação de aglomerados com massas semelhantes às de planetas,” explica Zurlo.
Os astrónomos acreditam que os planetas gigantes se formam ou por “acreção no núcleo”, quando grãos de poeira se juntam, ou por “instabilidade gravitacional”, quando grandes fragmentos de material em torno de uma estrela se contraem e colapsam. Apesar dos investigadores já terem encontrado evidências anteriores para o primeiro destes cenários, as pistas que apoiam o segundo permanecem escassas.
“Até agora ainda ninguém tinha visto uma observação real de instabilidade gravitacional a ocorrer a escalas planetárias,” disse Philipp Weber, investigador na Universidade de Santiago, Chile, que liderou o estudo publicado hoje na revista da especialidade The Astrophysical Journal Letters.
“Há mais de dez anos que o nosso grupo procura sinais de como é que os planetas se formam, por isso não podíamos estar mais entusiasmados com esta descoberta,” disse Sebastián Pérez, membro da equipa da Universidade de Santiago, Chile.
Os instrumentos do ESO ajudarão os astrónomos a revelar mais detalhes sobre este sistema planetário em formação e o Extremely Large Telescope (ELT) desempenhará um papel crucial.
Atualmente em construção no deserto chileno do Atacama, o ELT será capaz de observar este sistema com um detalhe sem precedentes, coletando informações preciosas sobre ele.
“O ELT permitirá explorar a complexidade química que circunda estes aglomerados, ajudando-nos assim a saber mais sobre a composição do material a partir do qual se estão a formar potenciais planetas,” concluiu Weber.

APImprensa


Visitar todos os países do mundo sem voar (viagem de 10 anos acabou hoje!)

 Olá Litoral,
Mensagem rápida para dar a conhecer uma história incrível que chega hoje ao fim. O dinamarquês Torbjørn C. Pedersen, mais conhecido por Thor, acabou de atracar em Aarhus, na Dinamarca, ao fim de uma viagem de 10 anos que o levou a conhecer todos os países do mundo sem nunca apanhar um avião. Uma aventura inacreditável que mostra a determinação e resiliência de um homem em concretizar o sonho de uma vida. Aqui está a conta Once Upon a Saga no Instagram, onde tem partilhado a aventura.
E por que motivo falo do Thor? Porque desde há muito tempo que venho conversando com ele, desafiando-o a vir contar a sua história a Portugal. E o melhor é que ele aceitou. Assim, o Thor será um dos oradores do ABVP Travel Fest 2023, que vai decorrer em Guimarães nos dias 23 e 24 de setembro. Creio que ainda há bilhetes, mas não devem durar muito. Será um dos primeiros lugares no mundo onde ele vai partilhar pessoalmente a aventura.
A terminar, e a propósito de inspiração, enquanto não há artigos novos no blogue deixo aqui um desafio: reler um texto sobre turismo sustentável que escrevi há tempos. É tudo senso-comum, mas às vezes é bom relembrar.

Por hoje é tudo. Resta-me renovar o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.

Reservar hotéis na Booking através deste link;
Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas);
Alugar um carro com a Discovercars (é o site que uso sempre).

Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes

Títulos nacionais Pro Junior vão decidir-se no próximo fim-de-semana em Santa Cruz

3ª e última etapa do Junior Tour a caminho do festival Ocean Spirit  
Quadro de Heats masculinos - clique aqui.
Quadro de Heats femininos - clique aqui.

É já no próximo fim-de-semana que vão decidir-se no Pro Junior Santa Cruz os títulos nacionais sub-20 masculino e feminino de 2023. A praia do Mirante, em Santa Cruz, vai receber os melhores surfistas nacionais de até 20 anos para a 3ª e última etapa do Junior Tour numa disputa que promete muita emoção até ao fim depois dos bons momentos de surf que se registaram nas duas etapas anteriores.

Os beachbreaks da zona Oeste do país são consistentes em termos de boas ondas nesta altura do ano e espera-se assistir a surf de alta performance daqueles que são o presente e o futuro do surf português a nível nacional e além-fronteiras.

Martim Nunes e Gabriela Dinis lideram os rankings masculino e feminino do Junior Tour, respetivamente, estando numa boa posição para conquistar o título. No entanto, a concorrência é forte e está à espreita de um deslize de ambos para se sagrarem campeões nacionais da categoria.

Ambos dependem apenas de si mesmos para alcançarem o objetivo máximo no circuito precisando de terminar, pelo menos, em 5º lugar. Se isso acontecer será o segundo título consecutivo para Martim Nunes e o primeiro para Gabriela Dinis. No caso de Martim, os adversários mais diretos são Francisco Ordonhas e Guilherme Costa, sendo que, para a Gabriela, Érica Máximo e a local de Santa Cruz, Maria Salgado, serão os restantes nomes a ter em atenção na luta pelo principal título júnior português

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova está marcada para as 8.00h de sábado na praia do Mirante.

Destaques Round 1 – Masculino
Heat 2: Guilherme Costa x Tiago Guerra x Diogo Horta x Sacha Garcia
Heat 6: Francisco Ordonhas x Miguel Kilford x Salvador Catarino
Heat 7: Martim Nunes x Salvador Dourado x Henrique Gomes
Heat 8: Gustavo Viana x Matias Lopes x Jaime Veselko x Salvador Costa

Destaques Round 1 – Feminino
Heat 1: Gabriela Dinis x Miriam Julião x Carlota Chaveiro x Ana Mel
Heat 3: Erica Máximo x Matilde Pinto x Sofia Matos x Constância Simões

Martim Nunes – Atual líder do ranking nacional Projunior masculino
“As minhas expectativas para esta última etapa não são diferentes de todas as outras. Quero divertir-me ao máximo e mostrar o meu surf, conseguir competir bem, tomar boas decisões e fazer aquilo que consegui fazer nas etapas anteriores. Não sinto pressão por ser líder do ranking. Não é uma questão que pense nisso. Simplesmente penso que tenho de fazer aquilo que fiz nos outros campeonatos e sei que se o fizer vai ser bom. Tenho noção de como as coisas são, mas o que vier de bónus ficarei muito feliz. Santa Cruz é um sítio que, normalmente, dá altas ondas e já fiz lá bons campeonatos. Gosto se surfar naquelas ondas e estou motivado para o campeonato.”

Gabriela Dinis – Atual líder do ranking nacional Projunior Feminino
“A expectativa é ganhar. Quero vencer a etapa para ser campeã nacional de Sub-20. Ser líder do ranking neste momento dá-me mais vantagem e confiança. Já estive a competir em alguns campeonatos em Santa Cruz. Aliás, antes do Pro Junior vou estar a competir no campeonato da Europa com a seleção nacional. Gosto imenso de Santa Cruz e tenho ótimas memórias desse sítio e espero que o Pro Júnior nacional possa ser mais uma.”

Marcelo Martins – Organização / Onda Pura
“As praias de Santa Cruz têm sido palco de grandes eventos de surf, como é o caso da etapa anual do WQS, ou do festival Ocean Spirit, no qual esta etapa do Pro Junior está integrada. Este ano recebemos aqui, na Praia do Mirante, a prova que decide o título nacional Sub-20 e que será, com certeza, uma grande competição, já que estão presentes os melhores atletas desta categoria e as previsões de ondas são bastante promissoras”.

A ação do Projunior Santa Cruz poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com.

O Projunior Santa Cruz é uma organização da Onda Pura e da Associação Nacional de Surfistas, insere-se no Festival Ocean Spirit e conta com o apoio local da Câmara Municipal de Torres Vedras e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
Foto: Cartaz, Martim Nunes e Gabriela Dinis. (Crédito fotográfico: Tó Mané Photography)

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS NA FEIRA MEDIEVAL DE SILVES

 Decorre até ao próximo dia 31 de julho o período de inscrição para voluntários que desejem colaborar na XVIII Feira Medieval de Silves. As mesmas deverão ser formalizadas em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=20277sendo abertas a maiores de 16 anos, com disponibilidade, motivação, espírito de equipa e responsabilidade, que pretendam vir a colaborar em áreas diversas, apoio à animação, acompanhamento de espetáculos, participação no cortejo, entre outras.
A Câmara Municipal de Silves convida, assim, todos os interessados a fazer parte desta História, integrando a Feira Medieval de Silves.
O evento decorre de 10 a 20 de agosto.

Dádiva de sangue mais digital

 
SE da Promoção da Saúde participou na apresentação das novas ferramentas digitais do IPST.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, participou esta segunda-feira, 17 de julho, na apresentação do Cartão Digital do Dador de Sangue e da página de agendamento online de dádiva, que permite uma pré-triagem dos dadores e marcação de dia e hora para dar sangue num dos três Centros de Sangue e da Transplantação do Instituto Português do Sangue e Transplantação, em Lisboa, Porto ou Coimbra.
“Quero dar os parabéns ao IPST, que ao longo destes 65 anos tem sabido renovar-se, manter intacta a sua missão e conquistar os portugueses na missão de dar voluntariamente a quem precisa”, afirmou Margarida Tavares. “Há quem possa dar e há quem precise e vocês sabem ir buscar o que há de bom nas pessoas e fazer-nos ter vontade de dar”.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde sublinhou que, atualmente, os dois grandes desafios nesta área são fidelizar os dadores para que façam dádivas regulares e captar a geração mais jovem, entre os 25 e os 45 anos. “É uma geração ocupada, no auge da sua atividade profissional e familiar. Temos de ser arrojados para os conseguirmos mobilizar, para que possam colaborar dentro das suas possibilidades”, afirmou a governante, salientando que as novas ferramentas digitais têm esse objetivo de facilitar e tornar mais cómoda a relação com os serviços de sangue.
Participou também na sessão o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, que destacou o impacto da digitalização na área da saúde. “Podemos ver facilmente quando demos sangue pela última vez e no futuro teremos notificações. O Simplex é verdadeiramente isto: ajudar as pessoas a ter serviços mais intuitivos”, afirmou Mário Campolargo.
O Cartão Digital do Dador do Sangue está disponível para download na App ID.GOV.PT, da Agência para a Modernização Administrativa, e permite consultar o histórico de dádivas e grupo sanguíneo. Em breve este cartão vai estar também articulado com a app SNS24. Já a marcação de dádiva pode ser feita em ipst.pt, no botão “Agendar Dádiva”, no canto inferior direito.

Fonte: Site do IPST