sexta-feira, 6 de março de 2020

Com o setor da Educação condicionado em vários países aposta-se no ensino à distância

Resultado de imagem para Com o setor da Educação condicionado em vários países aposta-se no ensino à distância
O Covid-19 está a provocar decisões diferentes na decisão de encerrar escolas públicas no Reino Unido, França, Espanha e Estados Unidos, mas na China, o novo normal agora são as aulas à distância, aproveitando as possibilidades da Internet.
No Reino Unido várias escolas encerraram temporariamente devido ao receio de que os alunos e funcionários possam ter sido expostos ao novo coronavírus após o regresso de viagens ao estrangeiro durante as férias intercalares de fevereiro, frequentemente aproveitas para a prática de esqui.
No entanto, nem as autoridades oficiais responsáveis pela saúde nem o governo britânico emitiram orientações às escolas nesse sentido para conter a propagação do vírus.
O ministro da Saúde, Matt Hancock, afirmou no parlamento na quarta-feira, que não há planos para um "encerramento geral" para as escolas e que "o objetivo é manter as escolas abertas".
Depois de um aumento em mais de 50% dos casos positivos de Covid-19 no espaço de dois dias, para 115 confirmados na quinta-feira, o governo britânico está a preparar passar à segunda fase do Plano de Ação, Retardamento, que pode implicar o encerramento de escolas.
Em Rotherham, no norte de Inglaterra, a escola primária Monkwood, em Rawmarch, decidiu manter-se em funcionamento, apesar de um aluno estar em isolamento porque um dos pais foi infetado.
Ainda assim, alguns pais decidiram remover os filhos da escola, noticiou a imprensa local, por receio de contágio.
Esta medida pode ser acompanhada pelo apelo às empresas e serviços públicos para um incentivo ao teletrabalho, refere o Plano do governo, mas o documento tornado público não detalha medidas de apoio aos pais.
O que o governo britânico determinou é que o subsídio de doença deve ser pago a partir do primeiro em que os trabalhadores infetados com o novo coronavírus Covid-19 tenham de se auto isolar, em vez de esperar pelo quinto dia de ausência.
Ao contrário de Itália, o Governo francês não pensa, para já, fechar todas as creches, escolas ou universidades, embora em caso de agravamento da epidemia de Covid-19 esteja pronto para o fazer.
"Seremos capazes de o fazer, mas não está previsto", respondeu esta quinta-feira o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, no canal BFMTV quando questionado sobre o fecho generalizado das escolas.
Atualmente, apenas estão fechadas cerca de uma centena de escolas nas regiões onde foram detetados surtos endémicos (Vale de l'Oise e Morbihan) afetando cerca de 45 mil alunos. Em casos pontuais, outras escolas também fecharam, mas são casos isolados e espalhados um pouco por todo o país.
Em declarações à Franceinfo, William Dab, antigo diretor-geral da Saúde em França, afirmou que não faria sentido fechar todas as escolas. "Fechar todas as escolas, hoje, em França, não faz qualquer sentido e só desestabilizaria a vida do país", referiu, salvaguardando que isto não significa que no futuro a medida não venha a fazer sentido.
Para os alunos que ficam em casa, o trabalho da escola não acaba. A educação em França já recorre a plataformas digitais e o que tem vindo a acontecer é um reforço da comunicação através dessas mesmas plataformas entre alunos e professores. Também o ensino à distância foi reforçado e pode ser alargado a todo o território nacional caso haja necessidade.
O Governo espanhol considera que, por enquanto, não é necessário tomar medidas mais radicais, como o encerramento de escolas decidido em países como a Itália, para conter a expansão do novo coronavírus.
O ministro da Saúde, Salvador Illa, disse hoje em Bruxelas que a Espanha está "preparada para enfrentar" cenários como o italiano, mas acrescentou que, por enquanto, esta situação não existe.
"Neste momento, em Espanha não estamos a contemplar este cenário, mas também não podemos excluí-lo", respondeu o ministro a uma pergunta sobre a possibilidade de haver "outras Itálias" na Europa.
Illa insistiu que a Espanha está "em fase de contenção" e que, com exceção de uma vintena de casos, em relação a todos os outros sabe-se como o vírus foi transmitido, havendo no país mais de 300 infetados e cinco vítimas mortais.
No Estado norte-americano da Califórnia foi decretado nesta quarta-feira o estado de emergência, depois do registo de 50 casos de infeção e uma morte.
Após a declaração do governador Gavin Newsom, o Departamento de Educação da Califórnia (CDE) manteve a posição de que o risco de contágio para a população é baixo e confirmou à Lusa que "não há registo de encerramentos de escolas públicas" devido ao novo coronavírus.
O gabinete do CDE referiu, no entanto, que "várias escolas privadas", que não estão dependentes do organismo, encerraram por precaução. A Healdsburg School no condado de Sonoma e a Menlo School no condado de San Mateo são duas das que fecharam, num número ainda muito reduzido de encerramentos de curta duração no Estado.
O CDE não tem autoridade para ordenar a suspensão das aulas, sendo que as decisões são tomadas pelas agências de saúde e distritos escolares de cada condado. Estes estão a ser aconselhados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) a seguirem um guia interino que faz recomendações diferentes para as escolas em comunidades onde ainda não foram registados doentes com Covid-19 e aquelas onde isso já aconteceu.
Dezoito Estados norte-americanos têm infeções confirmadas e Washington regista a maior mortalidade, com 70 pacientes infetados e onze mortos. O governador Jay Inslee proclamou o estado de emergência e muitas escolas encerraram, com o distrito escolar de Nortshore (área metropolitana de Seattle) a fechar todas as escolas durante as próximas duas semanas.
Em Nova Iorque, onde o número de casos confirmados duplicou para 22 esta quinta-feira, os distritos escolares de Mount Vernon e Hastings-on-Hudson encerraram as escolas até à próxima semana e há mais de 2700 pessoas em quarentena. No Oregon, o governo reportou o encerramento da escola primária Forest Hills por alguns dias e a sua reabertura na quinta-feira.
O CDC recomenda a implementação de medidas rigorosas de higienização e a preparação de planos de contingência para aulas 'online', no caso de ser necessário fechar as escolas. Todavia, muitos distritos escolares dizem não ter meios para o fazer.
Foi o que indicou o distrito unificado de Pasadena Sul num comunicado enviado quarta-feira: "Tal como a maioria dos distritos escolares, o SPUSD não tem a infraestrutura ou recursos humanos para suportar um programa de ensino em casa de qualidade ou ambiente de ensino à distância para todos os alunos".
Em muitos distritos escolares, em especial nas zonas rurais, há uma porção significativa de alunos sem computadores ou internet em casa, o que invalida a implementação de ensino 'online'. A suspensão das aulas também deixaria muitos alunos com situações familiares precárias sem acesso a refeições gratuitas ou a preço reduzido, hoje garantidas pelas escolas. É o caso de metade dos alunos em Baltimore, Maryland.
O encerramento de escolas provocaria ainda grandes dificuldades para os pais dos alunos num país onde a rede de apoios é fraca e muitos trabalhadores não têm direito a baixa médica nem férias pagas, podendo colocar em risco os seus empregos.
Na China, epicentro do novo coronavírus, o encerramento de escola, entre outros espaços públicos, foi decido pelas autoridades e o novo normal é agora o ensino à distância, aproveitando as possibilidades da Internet.
O ensino é uma das principais ocupações para expatriados na China, mas milhares de professores estrangeiros foram aconselhados, no mês passado, pelas respetivas universidades e escolas, a voltarem aos seus países, numa altura de dúvidas face à propagação do novo coronavírus.
O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 98.123, das quais morreram 3.385, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France-Presse (AFP), com dados atualizados às 09:00 de hoje.
Relativamente às estatísticas mais recentes do Covid-19, a AFP, citando fontes oficiais, diz que, no total, foram registadas 613 novas contaminações e 39 mortes desde o último balanço, às 17:00 de quinta-feira.
A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia eclodiu no final de dezembro, teve 80.552 casos, incluindo 3.042 mortes. Entre as 17:00 de quinta-feira e as 09:00 de hoje foram anunciadas 143 novas infeções e 30 novas mortes no país.
Depois da China, o país mais afetado pela epidemia, surgem a Coreia do Sul (6.284 casos, incluindo 196 novos, 42 mortes), Itália (3.858 casos, 148 mortes), Irão (3.513 casos, 107 mortes) e França (423 casos, incluindo 46 novos, sete óbitos).
A Ásia registava às 09:00 de hoje um total de 88.344 casos (3.101 mortes), a Europa 5.701 casos (161 mortes), o Médio Oriente 3.757 (110 mortes), Estados Unidos e Canadá 194 casos (11 mortes), Oceania 64 (2 mortes), América Latina e Caribe 34 pessoas infetadas e África 29 casos do novo coronavírus.
Este balanço da AFP foi elaborado com dados recolhidos junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Portugal, de acordo com a Direção Geral da Saúde, tem nove casos confirmados de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, e os casos suspeitos registados pelas autoridades aumentaram para 147.
Lusa

ESTARREJA | PISTA quer dar a volta à pobreza infantil

Pista foi o nome escolhido para marcar a diferença no Município de Estarreja, na prevenção da pobreza infantil. “Para que nunca mais se esqueçam dele”, referiu Inês Rodrigues, da equipa técnica do Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã, que ontem foi apresentado numa sessão pública, nos Paços do Concelho, com a presença dos vários parceiros.
  

Fruto da 4.ª geração do programa “Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 4G)”, o PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã irá dinamizar ações integradas no Eixo 2: intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil. O CLDS 4G - PISTA teve início em setembro de 2019, com candidatura aprovada em janeiro de 2020, contemplando um orçamento total de 340 709,69 € e duração de 36 meses.

Qualificar as famílias, Mediar os conflitos familiares e Mobilizar crianças e jovens são os três campos de ação do PISTA, através de diferentes medidas, desde a promoção de diretos de cidadania, desenvolvimento de competências e aconselhamento em situações de crise, intervenção familiar de tipo grupal e através da mediação; ou a promoção de um estilo de vida saudável e da inteligência emocional.

O Município de Estarreja foi convidado a promover esta tipologia de operação, tendo escolhido o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó como Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) e Entidade Local Executora das Ações (ELEA). O “repto foi prontamente aceite” pela instituição selecionada pela autarquia “atendendo ao território e à realidade de Pardilhó, onde existem carências sociais relevantes”, explicou Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Contudo, a área de intervenção do PISTA é o todo o território municipal, sendo “absolutamente necessária” a cooperação das entidades parceiras, permitindo “identificar e intervir da forma mais capaz possível”. Este será um “projeto fundamental para o nosso concelho, em particular para a proteção infantil”, concluiu o autarca.

Filipe Coelho, Presidente da Direção do Centro Paroquial de Assistência à Freguesia de Pardilhó, afirmou que “mais uma vez dissemos sim à intervenção social e comunitária, neste caso ao combate à pobreza infantil. Este projeto não terá sucesso se nos limitarmos aos dois técnicos que lhe estão afetos e à instituição Centro Paroquial. Terá resultados positivos que levará ao sucesso se todos os parceiros estiverem na mesma maré e no mesmo barco a remar no mesmo sentido.”

Na mesma linha, Fernando Mendonça, Diretor do Centro da Segurança Social de Aveiro, sublinhou que esta é uma “parceria notável, e o caminho que temos que seguir, entre o Estado central, a administração local, as instituições e a sociedade civil. É o caminho certo para travarmos este combate, que é um combate inacabado, mas tem que ser travado todos os dias por cada um de nós.”

“Há aqui uma oportunidade muito interessante de sermos mais um mecanismo de coesão social e promovermos um efetivo combate à pobreza, nomeadamente a prevenção da pobreza infantil”, afirmou o estarrejense que assistiu na sua terra à primeira apresentação CLDS do distrito, onde 15 municípios foram contemplados com este programa nacional num investimento global de 7,5 milhões de euros, conforme adiantou. 

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 4G), promovidos pelo Instituto da Segurança Social, I.P., na qualidade de Organismo Intermédio e financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), têm como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito diferentes agentes e  recursos localmente disponíveis, constituindo‐se como um instrumento de  combate à exclusão social.


Carla Miranda

Aveiro | Apresentação da Feira de Março 2020


Resultado de imagem para pavihão da feira de março em aveiro
A maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do país abrem ao público no dia 25 de março. Mais de duas centenas de empresas e 25 associações do Município de Aveiro participam na Feira de Março 2020, que decorre até ao dia 26 de abril no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
Este ano o certame volta a dividir-se nos tradicionais setores de exposição, comercial e de diversão. No setor de exposição participam 125 empresas, divididas pelas áreas, automóvel, cosmética, mobiliário, imobiliário, eventos, construção civil, fotografia, produtos ortopédicos, energias renováveis, climatização, decoração, automatismo, entre outras.

O setor comercial (na zona exterior) apresenta 65 empresas/expositores das áreas de restauração, charcutaria, doçaria, farturas, loiças tradicionais, pronto-a-vestir, artesanato, entre outros. Por sua vez, o setor de diversão, um dos maiores parques de diversão do país, apresenta 60 divertimentos, num total de 250 empresas presentes.

12 grandes concertos
THE BLACK MAMBA (25 de março); EXPENSIVE SOUL (27 de março);VARIAÇÕES banda do filme (28 de março); JOÃO PEDRO PAIS (03 de abril); ANA MALHOA (04 de abril); DAVID CARREIRA (10 de abril); AUREA (11 de abril); ARRAIAL POPULAR com GANDA MALUCOS, KIT CARLOS, JOÃO CLARO e NEL MONTEIRO (13 de abril); KEVIN O CHRIS e JULINHO KSD (17 de abril); TAY e NO MAKA (18 de abril); PLUTÓNIO (24 de abril); ANJOS (25 de abril) são os 12 grandes concertos da edição deste ano.

Os espetáculos vão realizar-se na Tenda da Música e terão início às 22h00, com exceção feita ao ARRAIAL POPULAR, na segunda-feira de Páscoa, que tem o seu início marcado para as 15h00. Além do concerto inaugural, na quarta-feira, dia 25 de março, os restantes concertos irão realizar-se todas as sextas-feiras e sábados.

Evento ambientalmente sustentável

Na edição de 2020, a Feira de Março continua a estratégia implementada no último ano, com o objetivo de se tornar um evento ambientalmente sustentável.
Mantém-se assim a promoção do apelo à reutilização do copo. Os visitantes terão a oportunidade de utilizar um “copo Feira de Março 2020” – especialmente concebido para o efeito – nos diferentes estabelecimentos de venda de comida e bebidas. Por todo o recinto vão ser disponibilizados pontos de lavagem e no final o visitante pode levar o copo consigo. Com esta medida termina o uitoralcentroso do copo de plástico descartável e da palhinha de plástico, proibidos no recinto.

Outra campanha ambiental a desenvolver no recinto da Feira de Março vai ser gerida pela ERSUC. Tal como na edição de 2019, todos os feirantes serão convidados a separar o lixo, sendo-lhes disponibilizados recipientes para o efeito.
O resultado financeiro desta campanha de recolha selectiva de resíduos vai ser entregue a uma instituição de solidariedade social do Município de Aveiro.

Em 2019, primeiro ano da campanha de reutilização dos copos no recinto da Feira, obtivemos um resultado muito positivo, que se traduziu numa redução na produção de resíduos sólidos em 5,5 toneladas. Quanto à recolha seletiva foram valorizados 4,5 toneladas de resíduos, entre plástico, papel e vidro, que corresponde a um valor de 331,32€, a ser agora entregue a uma IPSS. A Coca-Cola, empresa parceira nesta ação, irá também associar-se e entregar em produto o valor correspondente a essa mesma IPSS.
Resultado de imagem para pavihão da feira de março em aveiro

Domingos sem bilhete
A entrada gratuita aos domingos revelou-se um dos sucessos das últimas edições. Assim, a medida vai repetir-se este ano, transformando este dia num verdadeiro encontro de famílias e amigos.
A entrada no primeiro dia do evento (25 de março) será gratuita e dando acesso ao espetáculo dos The Black Mamba.
A entrada é paga nos dias dos concertos. Nos dias 28 de março e 4, 13, 18 2e 24 de abril o bilhete custa €2,00; nos dias 27 de março e 3, 10, 11 e 25 de abril o bilhete custa €3,00 e no dia 17 de abril o bilhete custa €5,00. As crianças até aos 10 anos, inclusive, não pagam bilhete.

Divulgação
A edição de 2020 aposta numa divulgação massiva, através do site oficial da Feira de Março (www.feirademarço.pt), bem como da página de Facebook (https://www.facebook.com/ Feira de Marco OFICIAL) onde será possível acompanhar todas as notícias do evento e onde estarão representados todos os Parceiros, Expositores e Programa geral desta edição.

Início: 25 de março de 2020
Fim: 26 de abril de 2020

Horário de abertura ao público

Setor de Diversão:
De 25 de março a 26 de abril das 10:30 horas à 01:00 horas, sem interrupção
Dia 26 de abril das 10:30 horas às 22:00 horas, sem interrupção

Setor Comercial:
De 25 de março a 25 de abril das 10:30 horas à 01:00 horas, sem interrupção
Dia 26 de abril das 10:30 horas às 22:00 horas, sem interrupção

Setor de Exposição:
Segundas-feiras a quintas-feiras das 16:00 horas às 23:00 horas
Sextas-feiras das 16:00 horas às 24:00 horas
Sábados das 10:30 horas às 24:00 horas
Domingos das 14:00 horas às 23:00 horas
Quinta-feira véspera de feriado dia 09 de abril das 16:00 horas às 24:00 horas
Sexta-feira Santa – feriado dia 10 de abril das 14:00 horas às 24:00 horas
Domingo de Páscoa dia 12 de abril das 14:00 horas às 23:00 horas
Segunda-feira de Páscoa dia 13 de abril das 10:30 horas às 23:00 horas
Sexta-feira dia 17 de abril das 10:30 horas às 24:00 horas
Domingo dia 26 de abril das 14:00 horas às 22:00 horas




Horário das bilheteiras

Dias 28 do mês de março e 04, 11, 17, 18 e 25 do mês de abril das 10:30 horas às 23:30 horas;
Dias 27 do mês de março e 03, 17 e 24 do mês de abril das 17:00 horas às 23:30 horas;
Dia 10 do mês de abril das 14:00 horas às 23:30 horas;
Dia 13 do mês de abril das 10:30 horas às 19:00 horas.

A entrada é paga nos dias dos concertos. Nos dias 28 de março e 4, 13, 18 2e 24 de abril o bilhete custa €2,00; nos dias 27 de março e 3, 10, 11 e 25 de abril o bilhete custa €3,00 e no dia 17 de abril o bilhete custa €5,00.

As crianças até aos 10 anos, inclusive, não pagam bilhete.


Feira de Leiria mantém ruralidade e apresenta novidades


Resultado de imagem para Feira de Leiria
Foi apresentada esta sexta-feira a programação para a edição deste ano da Feira de Leiria, cujo tema continua a ser o mundo rural, mas que conta com novas apostas na promoção do concelho e com um programa em que se destacam concertos gratuitos, gastronomia, atividades económicas e os já habituais atrativos de um certame em que são esperadas mais de 500 mil pessoas.
Sob o lema “Feira de Leiria de todos para todos”, a principal novidade passa pelo “Leiria Cozinha”, uma iniciativa que tem como principal objetivo a promoção dos produtos regionais, através da realização workshops, showcookings e da presença de chefs nacionais e regionais, como é o caso de Luís Gaspar, presente na apresentação.
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “esta é uma boa maneira de promovermos a nossa gastronomia, a nossa cultura, os nossos produtores e que irá atrair muitos aficionados”.
Falando das características do certame, que irá decorrer de 1 a 31 de maio, Gonçalo Lopes defendeu que este é um “evento que marca o calendário de Leiria, onde unimos todos os leirienses em torno de uma feira”, destacando a “evolução notável” dos últimos anos a vários níveis.
Para o presidente, “não há motivo para que um jovem não visite o certame, não há motivo para que um amante de cozinha não visite a Feira”, pois “todos os gostos estão representados na programação”.
O cariz social e ambiental mantém-se como bandeira na edição deste ano, com a disponibilização de um copo reutilizável e a aposta nos serviços de limpeza, medida que, segundo Gonçalo Lopes, “criou desconforto, mas a obrigação do Município não é só dizer o que os outros devem fazer”, comparando o recinto a uma minicidade.
Caracterizando o evento como uma “feira jovem”, o autarca defendeu ainda que “temos uma consciência muito clara: o recinto tem excelentes condições, um ambiente tranquilo e seguro, sem grandes conflitos com a população residente”.
Referindo-se ao “Leiria Cozinha”, Luís Gaspar, chef natural de Leiria, considerou que o “programa está bem desenhado, a ideia é genial e autêntica” e anunciou alguns dos nomes mais conhecidos a nível nacional, como Rui Paula (com 2 estrelas Michelin), Justa Nobre e Filipa Gomes.
Outra das novidades é a disponibilização de acesso gratuito a uma rede wifi aos visitantes do certame.
A Feira de Leiria de 2020, que se apresenta como “Francamente Boa”, contará ainda com espaços de divertimento, bares, exposições e comércio e artesanato, sendo o programa de concertos um dos principais destaques.

Concertos
São 15 dias com a atuação de 19 grupos e artistas nacionais e internacionais, divididos por dois palcos (Palco Leiria e Palco Estádio), onde estarão presentes nomes como James Morrison, Pedro Abrunhosa, Gabriel, o Pensador, Ritchie Campbell, Linda Martini, entre outros.
À semelhança do ano passado, serão criadas zonas de estacionamento temporárias e será disponibilizado um serviço regular de shuttle de e para o recinto.
Segundo a vereadora do Desenvolvimento Económico, Catarina Louro, a expectativa é superar os 500 mil visitantes de 2019: “Com as novas apostas, acreditamos que facilmente iremos ultrapassar esse número”, disse.
No ano passado, a Feira de Leiria teve um impacto económico estimado de seis milhões de euros e um retorno direto de 719 mil euros.

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS

PALCO ESTÁDIO (bilhetes a adquirir no Teatro José Lúcio da Silva)
- Dia 22
Gabriel, o Pensador | Piruka | Julinho KSD

- Dia 23
James Morrison | Pedro Abrunhosa e Comité Caviar | Noble

PALCO LEIRIA (entrada gratuita)
- Dia 01: Banda Kroll
- Dia 02: Deejay Telio
- Dia 03: Festival de Folclore
- Dia 08: First Breath After Coma
- Dia 09: Linda Martini
- Dia 10: Grupo Pinha d'El Rei
- Dia 15: Dino D'Santiago
- Dia 16: Ritchie Campbell
- Dia 17: Sons do Minho
- Dia 24: Escola de Concertinas e Acordeão Carlos Barbosa
- Dia 29: Katedral Band
- Dia 30: João Miguel e Convidados
- Dia 31: Banda Los Capas Quentes


Figueiró dos Vinhos | – Cooperativa Agrícola realiza formação em apicultura


A FICAPE – Cooperativa Agrícola do Norte do Distrito de Leiria vai desenvolver um programa de formação em Apicultura.

Este programa engloba a realização de 3 ações nos dias 11 de abril, 20 de junho e 4 de julho.

Poderá obter mais informações nas instalações da Cooperativa em Figueiró dos Vinhos ou pelos contactos 236552333 ou geral@ficape.pt.

Proença-a-Nova | Plantações na aldeia da Mó afirmam processo de reconversão de áreas florestais em agrícolas


Os proprietários de terrenos localizados na faixa de gestão de combustível de cem metros em redor da aldeia da Mó vão plantar este sábado, 7 de março, as árvores - a maior parte das quais frutícolas - nas suas propriedades recentemente mobilizadas, afirmando o processo de reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas que começou em 2019, depois do Município de Proença-a-Nova ter regulamentado o apoio e de a aldeia ter sido a primeira, no concelho, a associar-se nesse sentido. O objetivo deste projeto pioneiro é garantir que não existe floresta ao redor do aglomerado populacional, dando cumprimento ao exigido no Decreto Lei 124/2006, de 28 de junho, e garantindo a segurança de pessoas e bens que já passaram pela experiência de estar completamente cercadas por chamas no grande incêndio de 2003. 17 anos depois, a existência da densa mancha florestal, resultado da regeneração natural, volta a provocar sobressaltos pelo risco de eventuais incêndios florestais. 

Carlos Pinto Gomes, professor auxiliar com agregação do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, visitou a aldeia da Mó para aconselhar os proprietários quanto às espécies que melhor se adaptam às características edafoclimáticas do local. Felicitando as pessoas pelo envolvimento neste projeto, Pinto Gomes alertou que a intervenção nos cem metros é insuficiente pela densidade da floresta mesmo ao lado. “Então qual é a melhor estratégia? É prevenir, e no fundo é o que vocês já estão a fazer”. Na sua perspetiva, é fundamental criar descontinuidades no mosaico florestal, optando por espécies como os carvalhos, sobreiros e medronheiros e reforçando a aposta no olival. 

A plantação de novas espécies, não apenas nos cem metros de faixa de gestão de combustível, terá de ser complementada com outras atividades como a pastorícia, a apicultura ou a micologia, que permitem retirar rendimento da floresta. Será este rendimento que possibilitará, por sua vez, atrair mais população para o interior do país. “É necessário termos pessoas aqui e para termos pessoas aqui elas têm que ganhar dinheiro, tem que haver sustentabilidade económica e é por esta sustentabilidade económica que temos que lutar com os nossos políticos”, referiu Carlos Pinto Gomes. Quando os proprietários são apoiados, criam-se novas oportunidades no mundo rural e na biodiversidade ambiental. 

Quanto a conselhos práticos, Carlos Pinto Gomes incentivou à plantação de oliveiras – a galega que melhor se adapta a estes territórios, devendo ser podadas no interior para evitar, em anos húmidos, o surgimento da gafa que será reduzido se a oliveira for arejada. “Para ter azeite de qualidade é preciso um lagar de alta tecnologia e os produtores têm que meter na cabeça que é colher hoje a azeitona e amanhã estar no lagar”, acrescenta. No caso do medronheiro, este tem de ser podado pois pode crescer até aos 10 ou 20 metros, “e não produz fruto, produz tronco”. Os sobreiros para a produção de cortiça devem ser valorizados, ainda que nos primeiros dois anos após o descortiçamento não estejam protegidos contra os incêndios. As plantas que nascem espontaneamente, como as urzes ou a erva das sete sangrias e também a flor de medronheiro, são excelentes para a produção de um mel de qualidade. Como resposta à criação de riqueza através das novas plantações, e para quem quiser aderir desde já, está em execução projeto de agricultura biológica, através da Associação Pinhal Maior, e que envolve os concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros, Mação, Sertã e Vila de Rei. Este apoio será dado a conhecer com maior profundidade em novo ciclo de ações que percorrerão o concelho.

CLDS 4G - Figueiró dos Vinhos promove Workshop "Porcelana Fria - Biscuit"


No âmbito do Eixo II - Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, Atividade nº 12 - Oficinas Ativas, o CLDS 4G Agir Sempre +, do concelho Figueiró dos Vinhos, irá promover um Workshop intitulado "Porcelana Fria - Biscuit".

O Workshop, ministrado por Marina Prior, realizar-se-á no dia 14 de março de 2020, entre as 9h30 e as 13h00, no Centro Comunitário da Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos. As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas no gabinete do CLDS 4G Agir Sempre +, através do número 236 551 127 e/ou pelo email cldsfigueirodosvinhos@gmail.com.

Moçambique | Coronavírus chega a África do Sul; fronteiras terrestres de Moçambique sem controle médico


As autoridades sul-africanas anunciaram nesta quinta-feira (05) a existência de um doente com o coronavírus, a epidemia que começou na China e alastrou-se pelo mundo causando a morte de 3.198 pessoas, 214 registados fora do país asiático. “Vamos colocar nos aeroportos números de telefone de médicos chefe e de directores clínicos de hospitais para evitar que as pessoas com sintomas leves possam ir as unidades sanitárias e possam ser fonte de contaminação” anunciou o ministro Armindo Tiago que não sabe quantos profissionais de saúde deveriam estar em cada fronteira terrestre e nem quantos viajantes provenientes da África do Sul foram rastreados. O @Verdade testemunhou dezenas de cidadãos que cruzaram a fronteira de Ressano Garcia sem terem sido abordados pelo único nenhum profissional de saúde que estava entretido no seu telemóvel.

O ministro da Saúde da África do Sul, Zweli Mkhize, anunciou o registo do primeiro caso de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, num cidadão de 38 anos de idade. “Ele, a esposa e dois filhos eram parte de um grupo de dez pessoas, que voltaram para a África do Sul a 1 de Março. O paciente consultou um clínico geral a 3 de Março, com sintomas de febre, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta e tosse", detalhou em conferência de imprensa.

Com o coronavírus tão próximo de Maputo, o paciente reside na província sul-africana do KwaZulu-Natal que faz fronteira com o nosso país na região da Ponta do Ouro, o Governo anunciou, através do ministro da Saúde, “a criação de um Comité Técnico que vai fazer a análise da tendência de casos da epidemia a nível global e vai, numa base diária, actualizar a lista de países sujeitos a quarentena domiciliar, sobretudo, mas os critérios de quarentena hospitalar só serão difundidos se houver, eventualmente, algum caso”.

Embora a Organização Mundial da Saúde a 28 de Fevereiro último tenha actualizado o nível de risco do Covid-19 para “muito alto” em todo o mundo só agora Moçambique anunciou o reforço do rastreio “particularmente nos postos terrestres da Ponta de Ouro, Goba e de Namaacha”, afirmou o ministro Armindo Tiago, em conferência de imprensa no início da noite desta quinta-feira (05).

“Também vamos fazer um reforço acentuado no segmento dos passageiros provenientes das áreas de transmissão local activa e elevada (são 72 os países com transmissão local activa e a Argélia é um deles), vamos colocar nos aeroportos números de telefone de médicos chefe e de directores clínicos de hospitais para garantirem que qualquer individuo que esteja em situação de quarentena domiciliar possa ligar para esses números se tiver sintomas e rapidamente vai ser direccionado para a unidade sanitária. Este fenómeno da distribuição de números de telefone é para evitar que as pessoas com sintomas leves possam ir as unidades sanitárias e possam ser fonte, eventual, de contaminação de outras pessoas”, explicou Tiago.

Os sintomas do Covid-19 são similares com os da gripe tais como tosse seca, febre, dificuldade de respirar e, em casos mais agudos, podem resultar em pneumonia. O contágio acontece pelo ar ou por contato com objetos contaminados por gotículas de saliva ou catarro – por causa de tosse e espirros. As similaridades com a gripe terminam aí, a doença provocada pelo novo coronavírus é muito mais contagiosa e por ser um vírus novo o sistema imunológico dos cidadãos ainda não desenvolveu qualquer tipo de imunidade contra ele.

Viajantes provenientes da África do Sul não estão a ser rastreados na fronteira de Ressano Garcia
Questionado pelo @Verdade sobre o número de profissionais de saúde que actualmente rastreiam os viajantes nas fronteiras terrestres o ministro da Saúde revelou o seu desconhecimento. “Deve ser variável e está em função do movimento de cada uma das nossas fronteiras, de todas as formas e uma vez que temos de reforçar as medidas, a direcção provincial de saúde de Maputo já está a trabalhar para aumentar o número de profissionais para um mínimo de 4 em cada um dos postos de entrada, é claro que vão trabalhar em turnos”.

O ministro Armindo Tiago, e a equipa de médicos que o acompanharam durante a conferencia de imprensa, também não souberam informar ao @Verdade quantos viajantes provenientes da África do Sul foram rastreados nos últimos dias.

Cidadãos moçambicanos que viajaram para a África do Sul e cruzaram a fronteira de Ressano Garcia na quarta e quinta-feira disseram ao @Verdade: “testarem-me a temperatura na fronteira sul-africana na entrada. Na volta ninguém te liga”, “do lado moçambicano nada, mas vi um enfermeiro”.

O @Verdade confirmou a presença de apenas um profissional de saúde na fronteira de Ressano Garcia por onde entram em Moçambique todos os dias pelo menos 3 mil cidadãos. Segundo o Serviço de Migração para além destes entram em Maputo todos os dias outros mil viajantes pelas fronteiras terrestres dos Libombos, Goba e Ponta do Ouro.

Entretanto uma autoridade médica nacional chamou a atenção do @Verdade para o facto de nenhum dos casos que acusaram positivo fora da China não terem sido detectados em postos fronteiriços. “Os casos importados globalmente quantos passaram as fronteiras, todos. A probabilidade de se detectar é pequena”.

O @Verdade apurou que dos vírus que nos últimos anos tornaram-se em surtos mundiais Moçambique registou mais de uma centena de casos da Gripe H1N1 no entanto esta doença teve uma letalidade mundial de apenas 0,02 a 0,4 por cento comparativamente aos 3,4 por cento actual do Covid-19. Com mortalidade mais altas o mundo enfrentou a Gripe H7N9, com 39 por cento de taxa de letalidade, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), com 9,5 por cento de taxa de letalidade, e ainda a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS), com 34,4 por cento de taxa de letalidade.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Bancos comerciais não partilham com o povo títulos da Dívida Pública Interna como prevê a lei

A emissão de Títulos do Tesouro tem sido uma das principais formas do Governo financiar os défices dos seus orçamentos de Estado, porém o Tribunal Administrativo alerta que os bancos comerciais, principais compradores da Dívida Pública Interna estão a violar a lei ao não dispersarem pelo público pelo menos 30 por cento do que tem adquirido. Entre 2016 e 2018 estes títulos proporcionaram lucros bilionários inéditos ao Banco de Moçambique continua a enriquecer o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), Millennium bim (MBim) e ao Standard Bank (SB).

Desde 2016, após a descoberta da extensão das dívidas ilegais, o endividamento interno tem sido uma das principais formas do Governo de Filipe Nyusi financiar os défices dos seus orçamentos de Estado e por isso o seu stock passou de 69,2 milhões de meticais em 2015 para 154,9 biliões de meticais em Dezembro de 2019.

Estando indexados as juros de juro do mercado, que devido a crise ultrapassaram os 20 por cento, os Títulos do Tesouro tornaram-se apetecíveis para os investidores, particularmente os bancos comerciais que desde 2016 têm somado lucros bilionários investindo na Dívida Pública Interna no entanto o Tribunal Administrativo (TA) alerta no seu Parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2018 que esses Operadores Especializados de Obrigações do Tesouro (OEOT) não a dispersarem pelo público pelo menos 30 por cento do que tem comprado como preconiza o Diploma Ministerial n.º 90/2013, de 10 de Julho.

“OEOT é o intermediário financeiro comprometido com o Estado na colocação das Obrigações do Tesouro, de acordo com um programa anual de emissão, assegurando o acesso dos investidores às emissões destes valores mobiliários e à sua liquidez no mercado secundário. Estão inscritos 15 Operadores Especializados das Obrigações do Tesouro, na Bolsa de Valores, mas, para o exercício de 2018, participaram 12 OEOT”, indica o TA no Parecer analisado pelo @Verdade.

De acordo com o Tribunal Administrativo através da Bolsa de Valores de Moçambique foram emitidas Obrigações no valor 17,6 biliões de meticais em 12 emissões, “das quais a 1ª e a 11ª Séries registaram os montantes mais elevados, com 3,1 biliões de meticais e 3,5 biliões meticais, respectivamente. A 1.ª Série teve, ainda, a maior participação dos Operadores Especializados de Obrigações do Tesouro, em relação às restantes. A 4ª Série é a que teve a menor participação, com apenas dois Operadores”.


“Os Operadores que participaram com montantes mais elevados foram o Banco Internacional de Moçambique, SA, Standard Bank, SA e Banco Comercial de Investimentos, SA, com 4,5 biliões de meticais, 4,2 biliões de meticais e 2,9 biliões meticais, respectivamente”, refere ainda o Tribunal que fiscaliza as Contas do Estado.

Porém o TA recorda que o nº 2 do artigo 10 do Diploma Ministerial n.º 90/2013, de 10 de Julho, do Ministro das Finanças, estipula que “Do valor global das Obrigações do Tesouro adquiridas pelos Operadores Especializados de Obrigações do Tesouro (OT´s), no mínimo 30 por cento dos valores mobiliários representativos das OT´s devem integrar a conta para transacção e o nº 1 do artigo 11 do mesmo diploma, que ficam todos os OEOT´s obrigados a assegurar que a percentagem dos valores mobiliários representativos das OT´s e integrantes da conta para transacção, sejam dispersos pelo público, através da Bolsa de Valores de Moçambique”.


“Constatou-se que só na 1ª e 2ª Séries houve passagem para o público” e por isso o Tribunal Administrativo recomenda que os bancos comerciais ficam “obrigados a assegurar que a percentagem dos valores mobiliários representativos das OT´s e integrantes da conta para transacção, sejam dispersos pelo público, através da Bolsa de Valores de Moçambique”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

WORKSHOP PARA RELAXAR NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ


Realiza-se no próximo dia 26 de março, pelas 18H30, na Biblioteca Municipal da Covilhã, o primeiro workshop sobre a literacia da saúde, integrado no projeto Biblioteca-te. 

Trata-se de uma sessão de relaxamento orientada por Maria Miguel Barbosa, coach de desenvolvimento pessoal, que irá desenvolver e dar a conhecer aos participantes algumas técnicas de treino aplicadas na sua área de estudo e investigação bem como no coaching. 

Maria Miguel Barbosa é mestre em psicologia clínica e da saúde, pós-graduada em neuropsicologia clínica e doutoranda em gerontologia e geriatria. 

O workshop é gratuito e com limite de participantes, pelo que deverá ser efetuada uma inscrição prévia através dos seguintes contactos: 

Biblioteca Municipal 
Rua Conde da Ericeira, 6200-086 Covilhã 
T. 275 333 599 | biblioteca@cm-covilha.pt
Horário: De segunda a Sexta, das 10H00 às 18H30

LIVRO SOLIDÁRIO APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Câmara Municipal da Covilhã associa-se à Ajudaris para promover o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’19”, que terá lugar no dia 14 de março, pelas 16H00, na Biblioteca Municipal. 

Trata-se de um livro solidário que reúne uma coletânea de histórias originais, criadas e escritas por pequenos grandes autores, com a ajuda de professores e familiares. O tema desta 10º edição recaí sobre a Natureza, a preservação e conservação no nosso entorno. 

O projeto criado pela Ajudaris em 2009 tem o objetivo de apoiar crianças e famílias carenciadas sinalizadas, e em simultâneo promover a leitura, a escrita e a cidadania junto das mesmas. 

A associação particular sem fins lucrativos, com carácter social e humanitário, promove projetos de intervenção social para o combate à fome, à pobreza e à exclusão social através da educação e formação.

Ministro do Ambiente visita intervenção no Rio Cértima e Pateira

Ação está marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 10 horas, no Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque, em Barrô.Resultado de imagem para Ministro do Ambiente visita intervenção no Rio Cértima e Pateira

Para observar a intervenção em curso no troço do Rio Cértima, que atravessa os concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro, está agendada para a próxima segunda-feira, a partir das 10 horas, com início no Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque, em Barrô, uma visita por parte do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. 

Após a sessão de abertura será feita uma apresentação do Plano de Intervenção no Rio Cértima e, de seguida, será realizada uma visita à reabilitação e valorização ecológica no Rio Cértima-Pateira. 

Refira-se que as obras do Rio Cértima, cuja intervenção está a ser efetuada numa extensão total de 9,3 quilómetros, resultam de uma empreitada promovida pela Câmara de Águeda, em colaboração com o Município de Oliveira do Bairro e para a qual conta com financiamento do Fundo Ambiental. 

Trata-se de uma artéria fluvial estruturante dos ecossistemas ribeirinhos da zona, da própria lagoa da Pateira de Fermentelos e da paisagem, que atravessa campos agrícolas, nomeadamente com arrozais. Devido à ocorrência de vários episódios de contaminação da linha de água que, aliados à existência de problemas de obstrução do canal principal, de sedimentação e à diminuição do caudal da linha de água por captações agrícolas, tornou-se necessária a realização de um projeto de intervenção.

Engº Filipe Silva ao lado da população na luta contra o aumento da fatura da água

O Vereador Engº Filipe Silva é contra e votou contra o brutal aumento da fatura da água e está ao lado da população na sua luta para reverter o problema criado pelo PS e o seu aliado MFi

O PSD, através do seu Presidente e Vereador Engº Filipe Silva depois de ter apresentado o assunto à Sra. Provedora de Justiça solicitou à DECO que se pronuncie sobre toda esta problemática que afeta a população do concelho de Figueiró dos Vinhos.

Mais do que perguntas são precisas respostas e soluções.

O PSD atento às preocupações e inquietações da população, com a legitimidade que lhe advém de, em devido tempo, ter alertado para o que poderia acontecer e de ter votado contra estes brutais aumentos, para além da acção politica que não deixará de desenvolver no sentido de reverter estes tarifários, procurará junto de entidades competentes para o efeito respostas e soluções que venham ao encontro das expectativas dos Figueiroenses para este problema criado pelo PS com o apoio do seu aliado MFi.

Mais do que perguntas são precisas respostas e soluções e é isso que procuramos fazer para bem dos Figueiroenses, das famílias, dos comércios, das empresas e das Associações e Instituições do Concelho.
Clique AQUI

JAZZ NAS ADEGAS COM COOL MANOUCHE E CHIBANGA GROOVE TÊM SESSÕES ESGOTADAS

As próximas sessões de Jazz nas Adegas, que levarão o grupo Cool Manouche, nos próximos dias 6 e 7 de março, à Herdade Barranco do Vale; e Chibanga Groove, nos dias 20 e 21 de março, à Adega Paxá Wines, estão esgotadas.
Nesta edição do Jazz nas Adegas, que decorre até maio de 2020, estão previstas, ainda, as seguintes sessões:
03/abr/20 | 21h00 | JAAP, Silves | Edgar Caramelo Quarteto
04/abr/20 | 17h00 | JAAP, Silves | Edgar Caramelo Quarteto
17/abr/20 | 21h00 | Quinta do Barranco Longo, Algoz | Quarteto Luis Bastos
18/abr/20 | 17h00 | Quinta do Barranco Longo, Algoz | Quarteto Luis Bastos
08/mai/20 | 21h00 | Marquês dos Vales, Lagoa | Tamal Hot Band
09/mai/20 | 17h00 | Marquês dos Vales, Lagoa | Tamal Hot Band
23/mai/20 | 17h00| Armação de Pêra | Al-Fanfare
O Jazz nas Adegas é organizado pela Câmara Municipal de Silves e integra, mais uma vez, a programação cultural 365 Algarve, contando com produção artística do Ginásio Clube de Faro. Trata-se de uma iniciativa que pretende dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os VINHOS DE SILVES, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, proporcionando uma experiência única ao público, em locais pouco usuais para a apresentação de um concerto de Jazz. Procura, ainda, valorizar todo o património material e imaterial do concelho, dando-o a conhecer através de uma experiência e um contacto diferente com o mesmo.
+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt.

+ sobre HERDADE BARRANCO DO VALE
A Herdade Barranco do Vale situa-se na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no lugar dos Campilhos, em plena Serra do Caldeirão.
A propriedade estende-se por cerca de 100ha de grande beleza natural, onde para além da vinha existem sobreiros, alfarrobeiras, oliveiras, pinheiros e medronheiros.
A produção vinícola iniciou-se em 2016 com 4 referências. 3 tintos (2 monocastas e 1 blend) das castas aragonez e castelão e 1 rosé Negra Mole, todos eles classificados como Reserva.
A terceira geração da família que agora administra a propriedade, pretende combinar o tradicional e autêntico com as técnicas mais modernas de modo a disponibilizar ao mercado um produto de excelência.
Às castas existentes (negra mole com cerca de 60 anos e aragonez e castelão com 20) a nova geração já acrescentou castas brancas que começaram a produzir em 2018 e cujas primeiras garrafas chegaram ao mercado no 1º semestre de 2019.
Trata-se de um projeto movido por amor às gerações anteriores e que pretende afirmar-se pela sua qualidade e autenticidade.

+ sobre COOL MANOUCHE
Os Cool Manouche são um quarteto de jazz manouche ou gypsy jazz, inspirados nos clássicos interpretados e criados por referências como Django Reinhardt, Stochelo Rosenberg ou Tchavolo Schmitt. Recriam a atmosfera quente e charmosa do Hot Club de Paris nos anos 1930.

FICHA ARTÍSTICA
Luís Fialho (Guitarrista e Compositor)
Ray Bartlett (Guitarrista)
Rick Steffens (Baixo)
Betty M. (Violinista e Cantora)

+ sobre PAXÁ WINES
A Paxá Wines situa-se na Quinta do Outeiro, em Silves. A produção de uvas nesta propriedade remonta há anos, altura em que se fazia o vinho de forma muito tradicional, com as castas típicas da região algarvia. Em 2002 dão-se os primeiros passos do projecto, com a plantação de vinha, que rompe em 2007. Os vinhos PAXÁ recebem este nome que era a designação que os turcos davam aos governadores de províncias do Império Otomano e que corresponde, no Ocidente, ao título de "Excelência".

+ sobre CHIBANGA GROOVE
Os Chibanga Groove formaram-se em 2008 e surgem em sequência da partilha e cumplicidade musical que já existia entre os músicos noutros projetos como os Tora Tora Big Band. A música é alegre, com ritmos fortes, muita improvisação e influências de vários estilos. Desta profusão destaca-se uma base na tradição musical afro-americana, nos ritmos latinos e, predominante da música africana, pela presença do guineense Ibrahim Galissa descendente de uma linhagem de mestres de Kora.

FICHA ARTÍSTICA
Johannes Krieger (trompete)
Dan Hewson (piano)
J. Braima Galissa (kora)
Francesco Valente (contrabaixo)
João Rijo (bateria)