sábado, 28 de maio de 2022

Morreu Angelo Sodano, o cardeal que revelou a terceira parte do Segredo de Fátima

Angelo Sodano tinha 94 anos e morreu com Covid-19. Foi o Secretário de Estado do Vaticano que revelou ao mundo a terceira parte do segredo de Fátima.
O cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado emérito e Decano emérito do Colégio Cardinalício, morreu na sexta-feira, revelou hoje o Vaticano, numa nota assinada pelo próprio Papa Francisco.
O desaparecimento do Cardeal Angelo Sodano elevou na minha alma sentimentos de gratidão ao Senhor pelo dom deste estimado homem da Igreja, que viveu o seu sacerdócio com generosidade, primeiro na diocese Asti e depois, pela mais longa existência do seu serviço na Igreja da Santa Sé", escreveu o Santo Padre.
De acordo com a agência de notícias italiana ANSA, o cardeal de 94 anos morreu em Roma, vítima de complicações provocadas pela Covid-19. A infeção provocada pelo vírus SARS-CoV-2, associada a outras doenças, complicou o estado de saúde do clérigo nos últimos dias, tendo falecido na sexta-feira.
Sodano foi secretário de Estado dos Papas João Paulo II, que o nomeou em 1991, e de Bento XVI que, em setembro de 2006, aceitou a sua renúncia.
Um dos momentos mais marcantes da sua vida aconteceu a 13 de maio de 2000, quando, a pedido de João Paulo II, revelou ao mundo a terceira parte do Segredo de Fátima.
Na descrição do Segredo, presente na quarta Memória da Irmã Lúcia, escrita em 1944, o cenário descrito "trata-se de uma espécie de via-sacra que é a vida da humanidade, como lhe chamou o cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, ao anunciar em Fátima a terceira parte do Segredo, sobre o sofrimento provocado pela maldade do homem que não é necessariamente uma inevitabilidade, mas que acontece justamente por causa dela".

Madremedia

Imagem: RR

Banco Alimentar: Recolha de alimentos volta aos supermercados hoje e domingo

A Campanha de Recolha de Alimentos promovida pelos Bancos Alimentares volta hoje e domingo aos supermercados, envolvendo cerca de 40 mil voluntários.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, afastou o receio de que possa vir a existir menos doações devido aos aumentos dos preços e da inflação, mas manifestou-se “preocupada com o impacto” que têm nas famílias mais carenciadas.
“Estas pessoas estão a sofrer mais este impacto porque os orçamentos familiares não esticam para poderem acomodar mais acréscimos de preços”, declarou à Lusa Isabel Jonet.
Quanto à campanha de recolha de alimentos, a presidente da Federação dos Bancos Alimentares disse estar confiante, uma vez que se “caracteriza por terem milhares de pessoas a oferecerem bens”.
A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome sublinha, em comunicado, que “a campanha desta edição reforça ainda mais a importância da envolvência de cada um nesta causa, pois cada contributo é uma ajuda imprescindível”.
“A par da situação pandémica que teve um enorme impacto económico e social na população, vivemos agora outro contexto complicado que vem agravar a situação de muitas famílias. Por isso, nesta campanha, pedimos: `Seja o próximo a ajudar o próximo`, contribuindo com um donativo em alimentos”, reforça Isabel Jonet na nota.
Segundo dados da organização, em dezembro de 2021, os 21 Bancos Alimentares conseguiram angariar 1.680 toneladas de alimentos, que contribuíram para a alimentação de mais de 380.000 pessoas com carências comprovadas, identificadas pelas cerca de 2.500 instituições e entidades que operam no terreno, acompanhadas pelo Banco Alimentar da respetiva região.
Para participar na campanha basta aceitar um saco do Banco Alimentar, fornecido por voluntários credenciados, e colocar no mesmo produtos que não sejam perecíveis, de preferência conservas, massas, arroz, leite, entre outros, para ajudar as pessoas e famílias mais carenciadas.
Os bens recolhidos serão depois encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar de cada região para posterior entrega às entidades beneficiárias.
Em paralelo, as pessoas podem ainda contribuir até 05 de junho através da campanha “Ajuda de Vale”, com vales disponíveis em todos os supermercados, cada um com um código de barras especifico, correspondente ao alimento selecionado para doação, cujo valor é acrescentado no ato do pagamento, ou no ‘site’ http://www.alimentestaideia.pt, um portal de doações ‘online’.
O Presidente da República visita hoje as instalações do Banco Alimentar em Lisboa.

Madremedia/Lusa

E-REDES lança programa de Bolsas de Mérito para futuras Engenheiras

 Esta aposta no talento feminino, inclui também a participação num Programa de Mentoring

A E-REDES, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, acaba de lançar um programa de bolsas de mérito para Mulheres, que inclui uma prestação pecuniária no valor de 2 mil euros e a participação num Programa de Mentoring da Empresa.

O E-REDES TOP WOMEN SCHOLARSHIP consiste num conjunto de iniciativas, que visam despertar o interesse de jovens estudantes pela tecnologia e a captação de jovens mulheres finalistas dos mestrados em Engenharias Eletrotécnica e Informática, através da atribuição de 10 bolsas e da participação em processos de recrutamento para Estágios Profissionais na E-REDES.O programa, nesta primeira edição, abrangerá seis universidades de referência do país.

A promoção da igualdade de género tem vindo a assumir, na atualidade, uma importância crescente como forma de fazer cessar práticas conducentes à discriminação das mulheres, promovendo a sua participação plena e a igualdade de oportunidades no meio laboral.

Para a E-REDES, o programa tem, assim, como objetivo contribuir para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso a carreiras profissionais com forte procura e, em simultâneo atrair para os seus quadros mais jovens mulheres, garantindo maior diversidade de género e recursos qualificados para promover a transição energética.

Na semana em que se assinala a Diversidade, a Empresa está ainda a promover a igualdade de género nos seus meios internos, com uma campanha de Diversidade, cujo mote é “Vamos Equilibrar a Nossa Rede. Por mais energia feminina”. O objetivo desta campanha é chamar a atenção do público feminino para as profissões técnicas do core da Empresa.

Figueira da Foz mobiliza-se para a luta contra o cancro

Iniciativa "Todos Por Todos" está a decorrer em vários concelhos da Região Centro. A Figueira da Foz organiza mais uma vez, neste âmbito, no próximo dia 29 de maio uma caminhada solidária, com vista à sensibilização para a prevenção do cancronuma perspetiva da adoção de estilos de vida saudável.
 A Caminhada “Todos Por Todos” (TpT) a realizar-se na Figueira da Foz, a 29 de maio (domingo), é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa a promoção de estilos de vida saudável na luta contra o cancro, assim como a mobilização da comunidade para a educação e o acesso à informação.
A caminhada solidária terá início às 09h00, com início no Meeting Point, e o valor de inscrição é de 5 euros. Para mais informações ou inscrições, os interessados podem contactar os voluntários comunitários da LPCC.
Trata-se de uma atividade que visa unir os voluntários comunitários da LPCC e a respetiva comunidade local em torno da luta contra o cancro. O “Todos Por Todos” pretende ainda fortalecer a presença descentralizada da Liga e dos seus voluntários nas comunidades em que estão inseridos.
É esperado um elevado grau de mobilização na iniciativa TpT, baseada nos valores da inclusão e capacitação, alegria dinamismo, felicidade e jovialidade.
A iniciativa conta também com o apoio do Auchan da Figueira da Foz.

Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 22, Junho 2022

 O Boletim InfoADASCA tem servido de meio para comunicação, formação, informação e sensibilização não só para os dadores de sangue que se dirigem ao Posto Fixo, como ainda noutros locais onde a ADASCA se desloca, onde são distribuídos directamente mais 600 exemplares por mês, os restantes são colocados nas caixas do correio dos prédios, onde é suposto habitarem dezenas de moradores. Nada se estraga.
Notamos que existem dadores não habituados a receber uma esferográfica de oferta, ou, um Boletim Informativo, muitos ficam perplexos e questionam: “tudo isto é para mim”? Nós respondemos: “sim, é tudo para si”.

Tem-se minimizado a dádiva de sangue há uns anos a esta parte. Entrou tudo na lógica da economia (custo/beneficio), ainda esse queixam que existe redução de dadores…

Como tenho escrito vezes sem conta, a ADASCA não é mais nem menos do que as outras associações, é diferente. Os dadores que se deslocam ao nosso Posto Fixo, pela forma como se “comportam”, revelam-nos como são tratados nos outros locais: “já fizeste a tua dádiva, põe-te a andar, e não nos incomodes”.

Mais palavras para quê? "As acções dos homens são os melhores intérpretes dos seus pensamentos." James Joyce.

Todos os artigos que esta edição nº. 22 contém, são interessantes. Mas, permitam-me que solicite a vossa atenção para o editorial: 
Como e porque sou crítico.

Não registo à tentação de compartilhar convosco este pensamento: A dimensão humanística do jornalismo é tratar de fazer o mundo mais compreensível. Se nos compreendemos, somos menos inimigos; se nos conhecemos, ficamos mais próximos uns dos outros. A experiência de tantas guerras e revoluções que vivi me ensinaram que muito do ódio, do conflito, da inimizade surgem de não nos conhecermos”. Ryszard Kapucinski, jornalista.

O Boletim pode não ser considerado um meio de exercício jornalístico no genuíno sentido da palavra, porém não deixa de ser, um meio de comunicação escrita.

Quando revelo os meus sentimentos tais como “magoado, “triste”, “desiludido” não o faço de animo leve, sem meditar no que cada sentimento significa. “(...) Pois a boca fala do que está cheio o coração. (Mateus 12:24).

Vamos pensar ou iludir-nos que tudo vai mudar para melhor, se for para pior… ficamos por aqui.

O dito Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1587 basta clicar e seguir as indicações. Leia, medite e se quiser envie-nos a sua opinião, nós publicamos.

Joaquim Carlos
Coordenador do Boletim InfoADASCA