sábado, 28 de outubro de 2023

Comunicado | MANUEL CONCEIÇÃO ELEITO PARA 2º MANDATO NA JS

A Juventude Socialista de Mira anuncia que o candidato Manuel Conceição foi eleito para mais um mandato à frente da JS Mira, no Secretariado, e Carolina Reigota, na Assembleia, para o biénio 2023/2025.
O atual Presidente da JS foi, desta forma, eleito para mais um mandato à frente dos destinos da Concelhia de Mira. O percurso de Manuel Conceição na JS de Mira teve início em 2021 e é agora reconduzido a mais um mandato de 2 anos à frente dos destinos da Concelhia.
Às redações, Manuel diz que esta eleição traz mais responsabilidade, tendo em conta que culminará com as eleições autárquicas, “é um biénio fundamental, de muito trabalho e exigência”. Tendo em conta que terminará funções por limite de idade na JS no final deste mandato, Manuel atira que “No futuro espero que a luta destes 4 anos tenha servido para consciencializar os Jovens de que este Executivo e este programa não são os melhores para o Concelho de Mira. Mas estou convicto que estes dois anos que faltam para o términos do mandato, e com a troca de Presidente, serão decisivos nas intenções dos Mirenses”.

*Juventude Socialista de Mira

Festival ART&TUR “promove a cooperação e diferencia o mundo para melhor”

Adriana Rodrigues (Centro de Portugal Film Commission e Turismo Centro de Portugal), Sílvia Ribau (Turismo Centro de Portugal), Raul Almeida (Turismo Centro de Portugal), Diana Ferreira da Silva (Visit Porto and North of Portugal), Anabela Freitas (Turismo Centro de Portugal) e Francisco Dias (Centro de Portugal Film Commission e Festival ART&TUR).

16.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo começou hoje nas Caldas da Rainha. Até sexta-feira, serão exibidos 262 filmes de 47 países.
Francisco Dias, criador e diretor do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, considerou hoje, na sessão de abertura da 16.ª edição, nas Caldas da Rainha, que este é um evento que “diferencia o mundo para melhor”. O festival começou hoje e termina na próxima sexta-feira, numa co-organização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.
“São eventos com o ART&TUR que diferenciam o mundo para melhor. Numa época em que a nossa consciência é invadida todos os dias, nas redes sociais e na televisão, com imagens de horror, que banalizamos e consideramos normais, produzir eventos que promovam a cooperação, a compreensão mútua e o conhecimento de outras culturas é para mim um momento feliz”, sublinhou Francisco Dias, perante o auditório, repleto, do CCC - Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha.
“Embora seja um festival de cinema de turismo, o ART&TUR não é meramente promocional. É um festival que junta a cultura, o turismo e a arte, com o objetivo de vivermos um mundo melhor”, acrescentou.
Antes, Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, tinha lembrado a importância do audiovisual na promoção dos territórios. “Hoje sabemos que a comunicação não se faz apenas pela escrita, mas cada vez mais pela imagem. Temos consciência do poder que a imagem tem e é importante sabermos tirar partido dela na divulgação dos nossos territórios”, disse, destacando o facto de este festival exibir 87 filmes oriundos de 47 países. “É muito grato para a cidade das Caldas da Rainha ser a capital deste festival este ano”, concluiu.

Na sua intervenção na sessão de abertura, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, começou por agradecer às pessoas que tornam possível que este festival se realize na região, ano após ano, e salientou a qualidade reconhecida do evento. “A qualidade do ART&TUR é reconhecida em todo o mundo. O facto de o festival se realizar nesta região projeta a marca Centro de Portugal e proporciona-lhe grande notoriedade internacional”, frisou.

Os filmes e séries são um instrumento poderoso de promoção, realçou Raul Almeida: “Os territórios alcançam grande projeção quando são escolhidos para locais de filmagens por uma produção audiovisual. Atualmente, todos nós, com um simples telemóvel, conseguimos encontrar os locais que vimos num filme ou série. Há inúmeros exemplos positivos, muitas vezes em territórios de baixa densidade, de interior, o que é muito positivo para a nossa estratégia de promoção”, recordou.

Também na sessão de abertura, Adriana Rodrigues, presidente da Centro de Portugal Film Commission, deu as boas-vindas aos participantes de “um dos melhores festivais de filmes de turismo que se realizam a nível mundial”. “Edição após edição, temos tido o privilégio de receber no Centro de Portugal realizadores e produtores de todo o mundo e de lhes mostrar o que de melhor o nosso território tem para oferecer. Por estes dias, é o belíssimo concelho das Caldas da Rainha que vos recebe de braços bem abertos e que vos convida a uma visita”, enfatizou.

“Em todos os palcos onde decorre o festival, fica demonstrado que o Centro de Portugal é um destino de eleição para todo o tipo de produções cinematográficas ou televisivas e oferece um manancial ilimitado de recursos, que têm motivado um interesse crescente por parte de produtoras internacionais”, salientou ainda Adriana Rodrigues.

Após a sessão de abertura, teve lugar uma mesa-redonda dedicada ao tema “O papel do audiovisual na promoção de produtos turísticos inovadores”. Moderada por Francisco Dias, a mesa-redonda contou com a participação de Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estratégia, Planeamento e Promoção da Turismo do Centro de Portugal e Diana Ferreira da Silva, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Visit Porto and North of Portugal.

Na ocasião, Sílvia Ribau sublinhou o reforço do posicionamento e notoriedade da marca Turismo Centro de Portugal, por via dos diversos prémios e reconhecimentos dos filmes promocionais que tem apresentado. "O vídeo sempre foi importante para a promoção dos territórios, desde os tempos em que só havia televisão, até à chegada da internet. Com o aparecimento das redes sociais, essa importância tornou-se ainda maior", começou por dizer, para explicar que "os filmes promocionais têm sido uma aposta fundamental na estratégia da Turismo Centro de Portugal". "Temos a preocupação de mostrar filmes diferentes, que mostrem a diversidade de experiências que se pode encontrar neste território", explicou.


Exibidos 87 filmes em quatro dias de festival

A 16.ª edição do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo decorre até ao próximo dia 27, nas Caldas da Rainha. As últimas cinco edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro e Ourém.

O ART&TUR é um certame consolidado no panorama internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo anualmente os melhores filmes sobre turismo nacionais e internacionais. O festival integra o CIFFT, circuito internacional de festivais de filmes de turismo.

Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os filmes que compõem a shortlist da competição, selecionados entre os 262 filmes promocionais e documentários, de 47 países, que se inscreveram na competição e que foram avaliados pelo júri internacional. Este ano há três competições distintas incluídas no festival: a competição nacional, a competição internacional e, em estreia, a competição brasileira.

No total, serão exibidos 82 filmes, integrados em 10 sessões temáticas. Estas sessões serão intercaladas por 7 mesas-redondas, em que especialistas refletirão sobre temas atuais abordados nos filmes exibidos.

Paralelamente, decorrerão outras iniciativas inseridas no Festival. Uma dessas iniciativas é o ART&FACTORY, um concurso de produção audiovisual em que realizadores internacionais produzem, na semana imediatamente antes do festival, filmes promocionais no território que recebe o ART&TUR – neste caso, nas Caldas da Rainha. Os filmes serão exibidos no festival.

Outra iniciativa promovida pelo ART&TUR é o “Blogging Caldas da Rainha”. À semelhança de edições anteriores, trata-se de um pequeno concurso que premeia a melhor entrada de blogues que tenham como tema a cidade onde se realiza o festival, neste caso as Caldas da Rainha. A vencedora desta iniciativa, anunciada hoje, após a sessão de abertura, é Raquel Morgado, do blogue “365 Dias Pelo Mundo”.

O programa completo do evento pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com.

Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas

Dia Mundial do AVC | 29 de Outubro

 A propósito do Dia Mundial do AVC, que se comemora este domingo, dia 29 de Novembro, enviamos um artigo de opinião da Dra Rita Lopes da Silva, neuropediatra no Cns - Campus Neurológico, sobre AVC em idade pediátrica.
A nível mundial ainda existe um atraso significativo entre o início do AVC pediátrico e o seu diagnóstico, devido ao não reconhecimento das manifestações iniciais pela família e profissionais de saúde. Aproveitamos esta efeméride para sensibilizar a público em geral para esta condição com grande impacto no desenvolvimento e autonomia das crianças.


Equipa de comunicação CNS - Campus Neurológico

Aveiro | Reunião de Câmara – 27 de outubro de 2023

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, sexta-feira, dia 27 de outubro de 2023 nos Paços do Concelho.
1.Grandes Opções do Plano e Orçamento 2024
Publicamos aqui uma nota sumária das Grandes Opções do Plano e do Orçamento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para 2024, que o Executivo Municipal aprovou e que seguem agora para apreciação da Assembleia Municipal.

Compromisso
As Eleições Autárquicas de 26 de setembro de 2021 determinaram uma opção clara dos Cidadãos Eleitores Aveirenses, pela escolha do Presidente, da Equipa e do Projeto da Aliança com Aveiro (Coligação PSD, CDS, PPM), que com a tomada de posse realizada a 12 de outubro de 2021 se tornou o programa de governação do Município de Aveiro para o mandato autárquico 2021/2025.
Este documento de gestão do terceiro ano do presente mandato autárquico, assume os princípios base nos quais assentou a gestão dos últimos dez anos, de transparência, rigor e cumprimento dos compromissos assumidos com os Cidadãos, tendo a condição especial de ser o terceiro ano da gestão da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) após a cessação da vigência do contrato do Programa de Ajustamento Municipal (PAM) entre a CMA e o Fundo de Apoio Municipal (FAM).
Cessado o PAM, consolidada a recuperação financeira e a capacitação organizacional da CMA, estando em desenvolvimento um elevado nível de investimento em projetos, obras, eventos e ações de múltiplas tipologias, o ano de 2024 tem um enquadramento complexo em termos de Fundos Comunitários. De facto, terminada a execução do Portugal 2020, o Portugal 2030 ainda não entrou em execução administrativa e financeira plena, sendo uma fonte muito importante de financiamento.
As difíceis condicionantes que anotámos em 2023, mantêm a sua presença no leque de contrariedades para a gestão da CMA e para a vida dos Cidadãos, com os efeitos acumulados das consequências da Pandemia, da Guerra na Ucrânia provocada pela Rússia, da Guerra comercial entre os EUA e a China, da Crise energética, da Guerra no Médio Oriente, nomeadamente no que respeita ao aumento de custos para a CMA.
De destacar a esse nível, o aumento dos custos das obras, a escassez de mão-de-obra em muitos setores de atividade e o aumento do seu custo, a especulação com subida dos preços que se instalou em muitos setores, a inflação que persiste num nível elevado, a persistência de circuitos de distribuição e fornecimento de materiais ainda com problemas e lentidão, o aumento do valor absoluto dos impostos pagos pela CMA pela continuada e errada opção do Governo de não reduzir o IVA, além da continuada necessidade de utilizar mais tempo para executar despesa, motivada pela excessiva burocracia e pela legislação nacional desadequada ao tempo que vivemos, múltiplos atrasos dos Projetistas e Empreiteiros, entre outros fatores.
Vamos continuar a gerir a CMA com uma gestão financeira rigorosa e transparente, com pagamentos a tempo de horas, cuidando devidamente do delicado ano de 2024 que na prática da circulação financeira, vai ser o primeiro ano de execução do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2030, com muitas interrogações que ainda se colocam, embora a elegibilidade da despesa seja reportada a janeiro de 2021.
Mesmo assim, vamos continuar em 2024 a aumentar a realização de investimento, com um vasto conjunto de projetos, obras e eventos em todas as áreas da gestão municipal e por todo o Município, cumprindo os objetivos assumidos e aproveitando os Fundos Comunitários disponíveis e que continuam a ser uma excelente oportunidade, com uma atenção redobrada aos que integram as Iniciativas Comunitárias geridas diretamente pela Comissão Europeia.
Ainda no que respeita a projetos e obras, o Eixo Rodoviário Aveiro Águeda tem destaque especial pela sua elevada importância para o desenvolvimento do território e pelo seu impacto regional, e dá uma dimensão extraordinária ao orçamento da CMA para 2024, 2025 (e em princípio também para 2026), pelo elevado valor total envolvido, na despesa, e também na receita pelo financiamento a 100% garantido pelo PRR e pelo Orçamento do Estado.
2024, ano de aposta na Cultura, Inovação e Mobilidade
A aposta na Cultura que temos vindo a concretizar com assinalável sucesso, vai ter em Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, um patamar extraordinário e mais elevado em termos de oferta programática e de orçamento, sendo mais um contributo para o seu crescimento continuado, e mais um instrumento para fortalecer o ecossistema cultural e de produção aveirense, a autoestima aveirense, assim como de marketing territorial da Cidade, Município e Região de Aveiro, numa lógica de abordagem que vai envolver outras dimensões da vida dos Portugueses e da Cultura Portuguesa presente nos quatro cantos do Mundo, e bem promotora e gestora do Multiculturalismo como elemento de alargamento da visão do Mundo e construtor de Paz.
Vamos continuar a investir nas ações do Aveiro Tech City aprofundando a sua dimensão transversal às várias e áreas de política de ação da CMA, alargando parcerias, procurando novas fontes de financiamento do novo Quadro de Fundos Comunitários, fazendo uma ligação particularmente cuidada e íntima com os projetos já aprovados e financiados do “Route 25” e do “Bairro Comercial Digital”.
Após a receção do parecer prévio vinculativo da Autoridade de Mobilidade e Transportes e do visto do Tribunal de Contas, vamos implementar um aumento relevante da oferta de transportes públicos de passageiros, da concessão da CMA Aveirobus, aprofundando também a sua boa relação com a operação de transportes intermunicipal Busway – Região de Aveiro, desenvolvendo campanhas de sensibilização dos Cidadãos para uma maior utilização dos transportes públicos, dos modos suaves pedonal e ciclável, enquadrando neste âmbito a reformulação da gestão do estacionamento público, com o aumento da oferta e dos seus custos nas áreas mais centrais, e reduzindo de forma relevante o estacionamento ilegal e abusivo que temos na Cidade de Aveiro.

Luta pela qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro, pela redução da TGR e Descentralização
O trabalho com as Autoridades de Gestão dos Fundos Comunitários e com o Governo vai continuar a receber uma intensidade relevante, na luta pela conquista de investimentos de capital importância, como a qualificação e a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, com Centro Académico Clínico, no âmbito do CHBV e da futura ULS da Região de Aveiro, pugnando também pela criação do Curso de Medicina na Universidade de Aveiro, e gerindo os muitos assuntos pendentes que apresentámos ao Governo em julho de 2022 no “Relatório de Assuntos de Relevante Interesse para a Câmara Municipal de Aveiro para análise do novo Governo – Julho de 2022”, dando nota pública regular da sua evolução.
Na importante área do Ambiente há duas matérias que temos de destacar, no trabalho com o Governo. Aumentar a pressão institucional visando a saída do Município de Aveiro e dos Municípios da Região de Aveiro da empresa AdCL / Águas do Centro Litoral, apostando numa empresa que integre na AdRA a antiga SIMRIA, pelos óbvios ganhos de racionalização de meios e de resposta integrada na gestão do ciclo urbano da água. Lutar pela redução dos valores da TGR / taxa de gestão de resíduos e das tarifas que pagamos à ERSUC pelo tratamento dos resíduos urbanos.
Vamos prosseguir um trabalho muito empenhado na Descentralização, cuidando das áreas onde as operações estão a correr bem, com destaque para a Cultura (já no nono ano), a Educação (no quarto ano), a Ação Social (no segundo ano). Logo no início de 2024 vamos iniciar a execução das novas competências na área da Saúde, e vamos continuar a lutar para que o Governo acabe com a sua inércia em áreas tão importantes como, as Área Portuárias, Estradas Nacionais, Habitação e Justiça.

Estratégia plurianual
Uma nota final de referência para o carácter marcadamente plurianual deste Plano e Orçamento, dando seguimento a muitos projetos, obras e eventos inscritos em 2023, e que terão continuidade no ano de 2024 (e muitas delas para o ano de 2025 e seguintes), para o seu enquadramento numa fase delicada de início da execução de um novo quadro de Fundos Comunitários, o Europa / Portugal 2030, da situação política vivida a nível Nacional e da situação económica que vivemos ao nível Mundial, sabendo que os objetivos definidos derivam do compromisso que assumimos com os Cidadãos Eleitores do Município de Aveiro para o presente mandato autárquico 2021/2025.

Dimensão Financeira
As Grandes Opções do Plano 2024 assumem um investimento Municipal, com um valor de 149.234.595€ (encontrando-se 82.925.320€ com dotação em Definido e 66.309.275€ em Não Definido). O montante global do Orçamento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para 2024 (dívidas e compromissos dos anos anteriores + investimento + despesas de funcionamento), assume o valor de 133.755.975€. O valor previsto para as despesas de funcionamento é de 37.837.765€, sendo que este valor será permanentemente monitorizado durante a execução.
Com a integração do saldo do exercício de 2023 o valor total do Orçamento da CMA para o ano de 2024 é de 170.00.00€.
O Orçamento 2024 da CMA tem uma dimensão record, muito por força da inscrição de verbas para financiar o projeto, a compra de terrenos e a obra do Eixo Rodoviário Aveiro Águeda, que tem financiamento a 100% do PRR e do Orçamento do Estado.
No quadro da gestão plurianual devidamente planeada, o Orçamento da CMA para 2024, garante verbas para projetos e ações especiais, que pela sua natureza necessitam desta disponibilidade e planeamento financeiro, a saber:

1.Início do investimento da obra do Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda;

2.Início da concretização de projetos e obras com financiamento dos Fundos Comunitários da União Europeia – Portugal 2030 e do PRR;

3.Construção do novo Pavilhão Desportivo Oficina e obras de profunda reabilitação do Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte, para os quais se realizará no início de 2024 uma operação de financiamento bancário;

4.O saldo que transita do Orçamento 2023, que corresponde a investimentos previstos e em curso e que necessitam do devido planeamento e garantia de financiamento para a sua contratação e ao longo da sua execução.

Financiamento das Grandes Opções do Plano 2024:
Valor total do Orçamento: __________________170.000.000€;
Dotação total do Plano/GOP: ______________149.434.595€;
Encargos de funcionamento: _________________37.837.765€;
Serviço da Dívida Bancária: _________________4.737.455€;
Outras Dívidas e Compromissos: _____________8.255.435€;
Receitas orçamentadas: _____________________ 133.755.975€.

A estrutura da despesa do Orçamento 2024 é a mesma que utilizamos em 2023, com uma afetação racional de recursos à despesa corrente que garante o funcionamento dos Serviços Municipais, e uma relevante dimensão de despesas de capital onde mantemos um forte investimento e uma intensa dinâmica da capacidade de realizar, que é absolutamente fundamental manter com liderança.

Investimento
As principais áreas de investimento que estão assumidas nas GOP 2024, na sua estrutura orçamental total, em termos de dimensão financeira, são as seguintes:

  1.  Educação: 17.566.935€;
  2.  Qualificação Urbana: 22.281.260€;
  3.  Cultura: 15.034.425€;
  4.  Qualificação Viária: 39.210.935€.

No ano de 2024 vamos apostar na realização de investimentos cofinanciados pelos Fundos Comunitários do Portugal 2030, já em desenvolvimento em diferentes fases, nomeadamente:

1.Educação: obras de ampliação e requalificação dos Jardins de Infância (JI) e Escolas Básicas de 1º Ciclo (EB1) de Solposto, Barrocas, Areais, Alumieira, Sarrazola, Leirinhas e Esgueira, Santiago, JI de Eixo e a nova EB1 de Eixo, e os projetos do JI e da EB1 de Oliveirinha;

2.Reabilitação Urbana: intervenções de qualificação de estradas, estacionamentos e outras áreas do espaço público, construção de ciclovias, qualificação de edifícios, intervenções de qualificação dos Bairros Sociais, entre outros;

3.Baixo Vouga Lagunar (BVL; operação gerida pela CI Região de Aveiro): construção da Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe (em obra), obras do sistema de defesa primário do BVL (em concurso de obra), e Qualificação da Margem Esquerda do Rio Novo do Príncipe (em concurso de obra).
No ano de 2024 vamos apostar na realização de investimentos cofinanciados pelos Fundos Comunitários do PRR, já em desenvolvimento em diferentes fases, nomeadamente:

1.Eixo Rodoviário Aveiro Águeda, em fase de projeto de execução e de estudo de impacto ambiental, perspetivando o início da obra em 2024 e a sua conclusão em 2026;

2.Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Nossa Senhora de Fátima, em fase de projeto de execução, perspetivando o início de obra em 2024 e a entrada em funcionamento em 2025.
Vamos concluir os projetos e lançar os concursos das obras de qualificação do Conservatório de Música de Aveiro e da EB23 de São Bernardo, e da nova Escola Secundária Homem Cristo.
Um importante conjunto de investimentos em projetos e obras com capitais 100% da CMA (não financiados pelo Portugal 2030), vão estar em desenvolvimento em 2024, embora em diferentes fases, nomeadamente:
1.Qualificação Urbana e da Rede Viária, com muitas intervenções por todo o Município e de dimensão diversa;
2.Desporto: destaque para o Pavilhão-Oficina a construir junto ao Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte e para a execução do projeto da nova Piscina Municipal, em localização contígua ao Pavilhão;
3.Qualificação de Edifícios Municipais, como o Centro Cívico de Aradas, os Mercados de Santiago e Manuel Firmino, o Parque de Campismo de São Jacinto, o Parque de Feiras e Exposições, entre outros;
4.Segunda Ponte da Eclusa no Canal das Pirâmides, prolongamento do Canal de São Roque na zona da antiga Vitasal e intervenções de qualificação de pontes e muros dos Canais Urbanos;
5.Qualificação de Parques e Espaços Verdes e da arborização em áreas urbanas, nomeadamente na zona de Santiago e nas Barrocas;
6.Investimento na mobilidade, com a extensão da oferta dos transportes públicos, das áreas pedonais, da rede de ciclovias, na transição energética com o funcionamento do Ferryboat Elétrico, com a ativação dos carregadores elétricos e dos motores elétricos dos Moliceiros dos Operadores Marítimo-Turísticos dos Canais Urbanos da Cidade de Aveiro.
Considerando o facto de termos disponível formal e financeiramente a capacidade de endividamento da CMA, garantida sustentabilidade pela dimensão da receita, pelo reduzido valor do serviço de dívida anual e pela solidez da sua situação financeira, assumimos a opção de uma primeira operação para financiar projetos não comparticipadas por Fundos Comunitários e uma segunda para financiar projetos comparticipados por Fundos Comunitários.
A primeira operação de empréstimo vai ser proposta formalmente em janeiro / fevereiro de 2024, dado que em 2024 vamos poder aceder a um valor de cerca de 18 M€ (se esse processo fosse acionado ainda em 2023, aquele valor seria apenas de 12,5 M€), cumprindo a limitação de 40% à utilização da capacidade de endividamento imposta pela LOE 2023 e LOE 2024. Esta operação vai financiar os investimentos do novo Pavilhão Desportivo junto do EMA-MD e da obra de profunda reabilitação do Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte (EMA-MD).
 A Política Municipal de Educação que está a viver o seu quarto ano letivo completo da execução das novas competências no âmbito do processo de Descentralização iniciado a 01SET20, vai continuar a integrar as ações do PAEMA / Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro, e vai iniciar a implementação do Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro.
Com a execução das novas competências na área da Ação Social pelo segundo ano (iniciámos em 01JUL22) e com a Presidência da CPCJ, vamos manter o desenvolvimento de um trabalho importante e intenso nesta área de atividade, aprofundando as parcerias com entidades da Rede Social do Município, com a utilização de instrumentos disponíveis como o Fundo de Apoio a Famílias, e com uma cuidada relação com os investimentos na Habitação Social.
No ano 2024 procedemos ao lançamento de um novo e extraordinário Programa Municipal de apoio ao investimento em qualificação e licenciamento de Equipamentos Sociais das IPSS do Município de Aveiro, com uma duração de três anos.
Vamos prosseguir uma atividade regular de intensidade elevada na oferta de atividades de Cultura, Cidadania e Desporto, com um conjunto de eventos que marcam a agenda ao longo do ano, e com presença em todo o Município.

Nota Final
Em 2024 vamos viver o segundo ano completo do Mandato Autárquico 2021/2025, com a relevância especial da gestão da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) acontecer sem Programa de Ajustamento Municipal e num enquadramento macro-económico muito especial e complexo.
A CMA vai manter uma gestão financeira equilibrada, rigorosa e ambiciosa, uma gestão transparente e de proximidade, um elevado nível de investimento em projetos, obras e eventos, e uma capacidade reformista que estruture de forma mais capaz alguns serviços públicos importantes para a vida das pessoas e das empresas, nomeadamente ao nível da mobilidade.
Vamos continuar com solidariedade, determinação e intensidade, a trabalhar e assumir responsabilidades de liderança na participação em projetos à escala Municipal, Regional, Nacional e Europeia, nomeadamente na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, na Associação Nacional de Municípios Portugueses e no Comité das Regiões.
Vamos dar continuidade ao trabalho de equipa com as Associações privadas sem fins lucrativos, as Juntas de Freguesia, as Empresas e suas Associações Empresariais, a Universidade de Aveiro, os Cidadãos.
As Grandes Opções do Plano e o Orçamento 2024 da Câmara Municipal de Aveiro são um instrumento muito importante para Conquistarmos Mais, para continuarmos a fazer Mais e Melhor pelo Município de Aveiro.
O processo segue para aprovação em sede de Assembleia Municipal.

2.Pacote Fiscal 2024
Para o ano de 2024, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) definiu, de acordo com o assumido com os Cidadãos, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a manutenção dos valores de 2023, relativos às restantes taxas e impostos municipais de acordo com as deliberações do Executivo.

Imposto Municipal sobre Imóveis desce em 2024
Desta forma, o Executivo Municipal deliberou descer a taxa de IMI de 0,4% para 0,35% para os prédios urbanos. Foi também aprovada a aplicação do agravamento de 30% na taxa de IMI para os fogos devolutos nos termos da Lei, no quadro de uma nova Política Municipal de Desenvolvimento Habitacional, visando o crescimento da oferta de habitação para todos os setores do mercado.
A CMA aprovou também a manutenção da aplicação do denominado IMI Familiar, que se traduz numa redução do imposto a pagar atendendo ao número de dependentes que compõem o respetivo agregado familiar que vai continuar a proporcionar em 2023, uma maior disponibilidade de rendimento para os 6391 agregados familiares beneficiados com esta medida. A redução fixa-se assim em 30,00€, no caso 1 dependente a cargo, 70,00€ para famílias com 2 dependentes e 140,00€ no que se refere a agregados familiares com 3 ou mais dependentes.

Outros Impostos e Taxas
O Executivo Municipal deliberou aprovar um conjunto de propostas respeitantes a taxas e impostos, para estarem em vigor em 2024: Participação Variável do IRS; Derrama; Taxa Municipal de Direitos de Passagem – TMDP.
No que respeita à participação no IRS (que se mantém em 5%), à Derrama (que se mantém em 1,5%), à Taxa Municipal de Direito de Passagem (TMDP, que se mantém em 0,25%), as deliberações tomadas vão também manter em vigor em 2024 os valores utilizados nos últimos seis anos (2018 – 2023).
Por fim, o Executivo Municipal deliberou também a manutenção dos valores das taxas previstas para o Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas (6,34%) e para o Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro (3,58%).
Os processos seguem para apreciação e votação da Assembleia Municipal.

3.Abertura do Concurso Público para concessão da “Casa de Chá do Rossio”
O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do Concurso Público para a concessão da exploração da “Casa de Chá do Rossio”, por dez anos, pelo valor base mensal de 2000€ (+ IVA), no Largo do Rossio.
Tal como definido em fase de projeto e no quadro da qualificação total do Largo do Rossio, que se aproxima da sua fase final, está prevista a instalação de uma “Casa de Chá” na área verde e de jardim, contígua ao canal, com uma orla de vegetação arbórea, que faz a interface entre o canal e a área aberta e multifuncional.
O processo segue para deliberação em sede de Assembleia Municipal.

4.Novo concurso público para qualificação do Adro da Sé e construção do Monumento à Muralha de Aveiro
Na Reunião de Câmara desta sexta-feira, o Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de um novo concurso público de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento à Muralha de Aveiro, pelo valor base de 742.000€.
Para a Câmara Municipal de Aveiro é fundamental reformular toda a área envolvente à Sé, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol. Aqui será utilizada a pedra de Eirol como material de construção, em recriação do material usado na época, tão característico pela sua cor vermelha.
O projeto prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal, para fácil organização e percurso dos atos religiosos, o que inclui um curto murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente.
Será também substituído o pavimento, por um novo revestimento em lajes de calcário de Sintra e o tratamento das áreas verdes adjacentes, com destaque para a conservação das árvores em boa condição e a plantação de novas espécies.
Em termos urbanísticos, com esta qualificação será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública, a que se somam bancos em ferro fundido e madeira.

5.Revisão do Regulamento dos Equipamentos Museológicos de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar o início do procedimento de alteração do Regulamento dos Equipamentos Museológicos de Aveiro.
A revisão do mencionado Regulamento decorre da dinâmica da atividade municipal bem com a assunção de novas competências por via do denominado processo de descentralização e a assinatura do Auto de efetivação da Transferência da Competência da Gestão e Propriedade do Museu de Aveiro / Santa Joana para a Câmara Municipal de Aveiro, impõe a revisão de várias das normas regulamentares aplicáveis à gestão dos equipamentos museológicos, bem como a previsão de novas disposições necessárias ao cumprimentos dos objetivos de interesse público relevantes nesta matéria.
Todos os interessados que desejem apresentar os seus contributos, devem realizá-lo no prazo máximo de dez dias, a contar da data de publicação do Edital, em comunicação dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, com nome completo, morada ou sede, profissão, número de identificação fiscal e, se possível, o respetivo endereço de correio eletrónico, dando o seu consentimento para que este seja utilizado, de acordo com o definido na Lei.

6. Alteração ao Regulamento dos Cargos de direção Intermédia de 3.º Grau na Estrutura da CM Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração das Estruturas Nuclear e Flexível da Organização dos Serviços Municipais do Município de Aveiro, no que respeita ao ajustamento do regulamento para recrutamento de Cargos de Direção Intermédia de 3.º Grau.
Neste sentido, o Executivo Camarário deliberou ainda aprovar o respetivo Regulamento dos Cargos de Direção Intermédia de 3.º Grau do Município de Aveiro, seguindo o processo para deliberação em sede de Assembleia Municipal.

7.Reforço da oferta de transporte público rodoviário com parecer positivo da AMT
O Executivo Municipal deliberou aprovar a nova minuta do acordo que formaliza a adenda ao contrato de concessão que vai permitir reforçar e reestruturação da oferta de transporte público rodoviário da AveiroBus, a que corresponde um valor de investimento adicional da Câmara Municipal de Aveiro de 515.701€.
Neste seguimento, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) emitiu parecer favorável às alterações propostas, bem como a efetiva implementação de todos os mecanismos contratuais previstos, determinando a inclusão nominal do gestor do contrato e a definição das coimas por incumprimento.
Segue-se a deliberação da Assembleia Municipal e de seguida o visto do Tribunal de Contas, para que ato imediato se avance com a implementação física das alterações.

8.Renúncia ao mandato dos Vereadores do PS, Manuel Sousa e Joana Valente
O Executivo Municipal tomou conhecimento da decisão tomada pelos Vereadores do Partido Socialista, Manuel Sousa e Joana Valente de renunciarem aos seus mandatos de Vereadores da Câmara Municipal de Aveiro.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

QUINTETO “100 CAMINHOS” REALIZA CONCERTO EM CASTELO DE PAIVA

 
Será no próximo dia 30 de Outubro, pelas 19h, na Igreja Paroquial de Sobrado, que se realiza um concerto musical com a presença do Quinteto de Metais "100 Caminhos".
Recorde-se que, o Quinteto "100 Caminhos" é constituído por músicos profissionais, com ligação à Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro S. Carlos em Lisboa e integra dois ex-alunos da Academia de Música de Castelo de Paiva, Luís Vieira ( trompa) e Joaquim Rocha (trombone baixo), membros efectivos da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Os músicos paivenses vão actuar com João Moreira e Carolina Alves (trompetes) e Hugo Assunção (trombone tenor), tocando musicas de Claudio Monteverdi, Eric Ewazen, Anne Victorino d’Almeida e Telmo Marques.

Será pois, um espectáculo a não perder neste inicio da semana…

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas