segunda-feira, 9 de julho de 2018

O Cozido à Portuguesa vai de férias com certeza!



imagem
imagem
Cozido à Portuguesa vai de férias, mas promete regressar em Setembro!

Já são habituais os menus temáticos no Dom Alimado e a quinta-feira é famosa pelo seu delicioso Cozido à Portuguesa, no entanto tal como muitos dos portugueses o nosso cozido também vai de férias em Agosto, dando lugar aos nossos saborosos grelhados! O cozido promete regressar logo emSetembro, delicioso como sempre.

No entanto quem não tira férias este ano é o nosso Brunch Buffet aos Domingos, sempre com animação para os mais novos, deliciosas panquecas e ovos benedict e o nosso Buffet de Tapas e Petiscos aos Sábados, que tanto combina com um almoço de Verão!


 
MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Marketing

Nome: Rute Rodrigues
Email: rute.rodrigues@jupiterhoteis.com
Tel: +351 96 5707 202

 

MiniRodas - 2ª edição, debate público sobre o Rossio e associados Ciclaveiro

Ciclaveiro
a pedalar pela cidade
17ª edição da Ciclaveiro NEWS, onde damos a conhecer as iniciativas do Ciclaveiro e notícias da mobilidade em bicicleta, e deixamos o convite à participação de quem queira pedalar connosco.
DESTAQUES

O Mini Rodas está de volta - Aveiro 14 Julho 2018
Nesta edição o Mini Rodas vai percorrer o denominado bairro histórico da cidade de Aveiro, numa zona sem circulação automóvel e repleta de comércio local para descobrir. Tragam as crianças nas suas bicicletas e venham descobrir  de bicicleta o pequeno comércio que estará à espera dos mais novos com surpresas, actividade e ofertas. (Inscrições limitadas)

Debate Público dia 10 Julho 21.30
O A4 - Agrupamento aberto de Associações de Aveiro, do qual fazem parte a Ciclaveiro, ACA - Associação Comercial de Aveiro, A Corda, Juntos pelo Rossio e a Plataforma Cidades, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, promove um debate público, considerado extremamente necessário, sobre o Rossio.
https://www.facebook.com/events/790319438022415/

Já podem ser associados Ciclaveiro!
Finalmente já podem ser associados Ciclaveiro! Ser associado é partilhar objectivos e interesses da Ciclaveiro, procurando contribuir de forma mais ou menos activa para o crescimento desta comunidade que promove a utilização da bicicleta para um desenvolvimento mais sustentável do nosso território a nível social, ambiental e económico. Estamos à vossa espera.
http://ciclaveiro.pt/associados/

Cicloficina no Mercado, 14 de Outubro
No próximo dia 14 de Julho temos mais uma cicloficina Ciclaveiro, em frente ao Mercado Manuel Firmino entre as 11h e as 13h. Apareçam, tragam as vossas bicicletas para reparar, para ensinar ou aprender a reparar, ou apareçam simplesmente para trocar ideias.
http://ciclaveiro.pt/cicloficina/
 

Se tem alguma questão, se gostava de ter mais informações sobre o Ciclaveiro, sobre as nossas actividades, e/ou se gostava de participar e colaborar, envie-nos um email.
E não deixe de acompanhar as novidades através dos nossos espaços online:

Festival do Carapau no próximo fim-de-semana



Nos próximos dias 14 e 15 de julho, a Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe o III Festival do Carapau, apresentando gastronomia local e animação cultural.

O evento é organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Igreja Paroquial de Vieira de Leiria com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, companhas de arte xávega e Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.

Com esta iniciativa, pretende-se promover a gastronomia da Praia da Vieira, nomeadamente o carapau e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhas de pescadores.

O programa do III Festival do Carapau é o seguinte:

Largo dos Pescadores . Praia da Vieira
Gastronomia, animação infantil, artesanato, música e demonstrações de dança

14 de julho de 2018
Das 11h00  às 13h00 e das 16h00 às 19h00 - Insufláveis
12h00 - Abertura da Zona da Gastronomia
13h00 - Animação com os Sinfodixie  
17h00 - Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira
22h00 - Baile com José Fernando 

15 de julho de 2018
Das 11h00  às 13h00 e das 16h00 às 19h00 - Insufláveis
12h00 - Abertura da Zona da Gastronomia
12h30 - Animação com  Funk You Brass Band
19h00 -  Aula Aberta de Zumba - Tatiana Ribeiro 
21h00 - Baile com Nelson Marto.

“Vidro Contemporâneo em Espanha” em exposição no NAC







"Vidro Contemporâneo em Espanha, Coleção Real Fabrica de Cristales de La Granja"   é o título da exposição que foi inaugurada no passado dia 7 de julho, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, e que vai estar patente até ao dia 10 de fevereiro de 2019, com entrada gratuita.

A inauguração contou com a presença da presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, do presidente da Câmara de San Ildefonso - La Granja, José Luis Fernández; da vereadora da Cultura, Célia Guerra; da diretora do Museu Tecnológico del Vidrio, Paloma Pastor Rey de Viñas; entre outros convidados.

Os autarcas enalteceram a geminação entre os dois territórios, formalizada no ano 2000, e o intercâmbio cultural que daí tem resultado e que, através desta exposição, volta a ser confirmado.

A exposição "Vidro Contemporâneo em Espanha, Coleção Real Fabrica de Cristales de La Granja" resulta da colaboração entre a Câmara Municipal da Marinha Grande (Museu do Vidro) e a Fundación Centro Nacional del Vidrio de San Ildefonso de La-Granja (Museu Tecnológico del Vidrio).

É apresentado um conjunto de trabalhos arte contemporânea em vidro, realizados na Real Fábrica de Cristales de La Granja (da região de Segóvia, Espanha), estando representados vinte artistas.

A exposição pretende mostrar não só o trabalho de artistas espanhóis de duas gerações distintas, 1975-1985 e 1985-1995, mas também o trabalho desenvolvido por artistas estrangeiros que realizaram as suas obras nas oficinas da Real Fábrica de Cristales de La Granja.

São apresentadas obras dos seguintes artistas: Ana Thiel, Anna Marco, Barry Wolfryd, Diego Blanco, Gabi Ignasi, Genoveva García, Javier Gómez, Javier Pérez, Maria Angeles Escudero, Maria Tamayo, Markku Salo, Montserrat Sarmiento, Natalia Garrido, Pablo Pizarro, Patricia Azcárate, Pavel Homolka, Pedro García, Pilar Aldana, Torres Esteban.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até 10 de fevereiro de 2019, no seguinte horário:
Terça, quinta-feira e sábado: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 (últimas entradas às 12h30 e 15h30);
Quarta e sexta-feira: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).


Passeio pedestre no centro da Marinha Grande



No próximo domingo, 15 de julho, pelas 09h00, a partir do Arquivo Municipal, a Câmara Municipal da Marinha Grande realiza mais um passeio pedestre, cuja participação é gratuita.

O percurso é urbano, com cerca de 9 km de extensão, grau de dificuldade reduzido e integra a passagem por vários locais do centro da cidade da Marinha Grande.

A Câmara Municipal aconselha a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se sair do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança dos participantes; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.

Os próximos passeios pedestres promovidos pela Câmara Municipal são os seguintes:

15 de julho
29 de julho
12 de agosto
26 de agosto
9 de setembro
23 de setembro
7 de outubro
21 de outubro
4 de novembro
18 de novembro
2 de dezembro
16 de dezembro.

No Município de Cantanhede Está a terminar a fase de inquérito público do Regulamento Municipal de Edificação e Urbanização


Termina na próxima quarta-feira, 11 de julho, o período de inquérito público da nova proposta do Regulamento Municipal de Edificação e Urbanização (RMEU) e do Regulamento Municipal de Taxas de Edificação e Urbanização (RMTEU) do Município de Cantanhede.
Os dois documentos estão disponíveis para consulta no portal do Município de Cantanhede e as sugestões ou observações podem ser entregues, dentro dos prazos estipulados, nos serviços do Departamento de Obras e Urbanismo – Divisão de Urbanismo e Reabilitação Urbana (DOU-DURU) ou através do mail dou@cm-cantanhede.pt.
Entretanto, com o objetivo de clarificar algumas das alterações previstas, a Câmara Municipal promoveu uma ação de esclarecimento especialmente dirigida a técnicos e agentes económicos ligados ao setor da construção civil. A sessão decorreu, no passado dia 2 de julho, sob orientação do vice-presidente da edilidade cantanhedense, Pedro Cardoso, e nela foram abordados alguns dos aspetos mais relevantes da atualização daqueles documentos.
Conforme foi explicado, nomeadamente, pelo Diretor do Departamento de Obras e Urbanismo, António Coelho de Abreu, fizeram-se alguns ajustamentos aos regulamentos aprovados em 2014 relativamente a situações identificadas pelos serviços, cuja experiência detetou a necessidade de dotar os normativos em causa de maior operacionalidade. Nesse sentido, fez-se a atualização de conceitos em questões relacionadas com procedimentos e instrução dos processos, introduziu-se a redução de taxas na execução de obras localizadas dentro da ARU – Área de Reabilitação Urbana, para além de outras questões relacionadas com a aplicabilidade das taxas, nomeadamente a alteração da fórmula de cálculo da compensação no caso do impacte semelhante a um loteamento. Por outro lado, foi também incluída a isenção do pagamento das taxas urbanísticas às famílias numerosas que decidam avançar com a construção de habitação permanente.
É de salientar que as alterações propostas no RMTEU foram acompanhadas pela respetiva fundamentação económico-financeira e respeitam o princípio da proporcionalidade, conforme estipula a lei.

Segunda Edição do Reguengos Wine & Blues Fest | Dia 13 com Vitor Bacalhau e Velma Powell

13, 14 DE AGOSTO
REGUENGOS WINE & BLUES 18


http://1toc1.img.a.d.sendibm1.com/2m8s40smpc7e.jpg
http://1toc1.img.a.d.sendibm1.com/2m8s02kmpc7e.gif
13 AGOSTO | 22H00
VITOR BACALHAU (POR)
http://1toc1.img.a.d.sendibm1.com/2m8ryhompc7e.jpg


Depois de dois anos de tour com o seu álbum de estreia "Brand New Dawn", Vítor Bacalhau lança agora seu segundo álbum, “Cosmic Attraction”. “Dirty Little Girl” foi o primeiro single lançado em junho deste ano. De forma a capturar toda a energia deste Power Trio, "Cosmic Attraction" foi gravado sem overdubs, sem metrónomo e sem munição. Este novo trabalho de Vítor Bacalhau é sem dúvida um reflexo dos inúmeros concertos tocados pela banda nos últimos anos, mas também de novas experiências e vivências na vida do músico. "Cosmic Attraction" conta com a produção, gravação e mistura de Budda Guedes nos estúdios da Mobydick Records e masterização por Cristiano, no Mechanical Heart - Mastering Sessions.
Vitor Bacalhau fechou o pódio do European Blues Challenge 2018, que decorreu em março em Hell, na Noruega, e que juntou 21 bandas de Blues de outros tantos países europeus.
Foi a primeira vez que uma banda portuguesa alcançou tão importante galardão na Europa dos Blues.

http://1toc1.img.a.d.sendibm1.com/2m8s0v0mpc7e.jpg

VIDEO - VITOR BACALHAU - "MEAN WOMAN"

13 AGOSTO | 23H30
VELMA POWELL ( USA)
http://1toc1.img.a.d.sendibm1.com/2m8s1ngmpc7e.png

A grande cantora de Blues oriunda de Chicago, Velma Powell, é herdeira de um passado sem precedentes na história dos Blues americanos. A sua voz forte e emocionante contrasta com a sensibilidade nas baladas, onde Velma demonstra uma maior proximidade ao Jazz. Sobrinha- neta de John Lee Hooker, tem no sangue o verdadeiro e mais genuíno sentimento da essência dos Blues. Velma tocou e gravou em Espanha, país onde reside atualmente, com Vargas Blues Band, La Orquesta Mondragón, entre outros artistas do Jazz e do Pop. Acompanhada pelos Bluedays e já com três gravações no mercado, o seu repertorio baseia-se no estilo do Chicago Blues dos anos 40, 50 e 60.

http://1toc1.img.a.d.sendibm1.com/2m8s2fwmpc7e.jpg

VIDEO - VELMA POWELL & BLUE DAYS -  "NOTHING BUT CAT"




“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”

Unica foto conhecida da menina Maria Goretti, tirada em 1902 [detalhe abaixo]
Única foto existente de Santa Maria Goretti, encontrada em 2011 no álbum de recordações dos Condes Mazzoleni que acolheram os Goretti em sua propriedade, nas proximidades de Roma.
Ontem postamos uma matéria sobre Santa Maria Goretti (1890-1902). Inocente menina de apenas 12 anos, que sofreu o martírio para defender sua pureza. Verdadeiro modelo para nossas crianças e adolescentes. Hoje transcrevo alguns pensamentos de grandes santos sobre a virtude da castidade — denominada também de “virtude angélica”, uma vez que aqueles que a praticam se assemelham aos anjos de Deus, donde a afirmação de São Mateus “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”.
No final deste post: um vídeo da cerimônia  de canonização de Santa Maria Goretti pelo Papa Pio XII, no dia 29 de junho de 1950). No trecho do velho filme (apenas 2 minutos) vemos uma religiosa que avança entre a multidão: é a irmã de Maria Goretti; o Papa, da sedia gestatoria, abençoa os presentes na imensa multidão (300 mil pessoas!); o Presidente da República Italiana assiste a cerimônia; dois irmãos da santa se acham presentes na tribuna da postulação; de uma janela do Vaticano, a mãe da jovem-mártir da pureza contempla a canonização.

“A CASTIDADE É O LÍRIO DAS VIRTUDES E TORNA OS HOMENS QUASE IGUAIS AOS ANJOS; NADA É BELO SENÃO PELA PUREZA, E A PUREZA DOS HOMENS CHAMA-SE CASTIDADE”.
(São Francisco de Sales)

“TODA VIRTUDE EM SUA ALMA É UM ORNAMENTO PRECIOSO QUE O TORNA QUERIDO DE DEUS E DOS HOMENS. MAS A SANTA PUREZA, A RAINHA DAS VIRTUDES, A VIRTUDE ANGÉLICA, É UMA JOIA TÃO PRECIOSA, QUE AQUELES QUE A POSSUEM SE TORNAM COMO OS ANJOS DO CÉU, MESMO QUE ENVOLTOS EM CARNE MORTAL”.
(São João Bosco)

“DEVEMOS PRATICAR A PUREZA E A MODÉSTIA, NÃO APENAS EM NOSSA APARÊNCIA, MAS EM TODO NOSSO COMPORTAMENTO, PARTICULARMENTE NO VESTIR, NO ANDAR, NA CONVERSA E EM NOSSAS AÇÕES PARA COM OS OUTROS”.
(Santo Afonso Maria de Ligório)

“UMA ALMA PURA É COMO UMA PÉROLA RARA. ENQUANTO ESTÁ ESCONDIDA NA CONCHA, NO FUNDO DO MAR, NINGUÉM PENSA NELA COM ADMIRAÇÃO. MAS SE FOR TRAZIDA À LUZ, ESSA PÉROLA BRILHA E ATRAI TODOS OS OLHARES. ASSIM A ALMA PURA, QUE ESTÁ ESCONDIDA DOS OLHOS DO MUNDO, VAI UM DIA BRILHAR DIANTE DOS ANJOS NA LUZ DA ETERNIDADE”.
(São João Maria Vianney, Cura d’Ars)
_________
http://blogdafamiliacatolica.blogspot.com/2018/07/felizes-os-puros-de-coracao-porque.html
Fonte: ABIM