quarta-feira, 10 de abril de 2024

Município de Reguengos de Monsaraz sai do excesso de endividamento


O Município de Reguengos de Monsaraz saiu do excesso de endividamento. O Relatório e Contas de 2023 que foi aprovado esta manhã por maioria em Reunião de Câmara, com três votos a favor do Partido Social Democrata e dois votos de abstenção do Partido Socialista, demonstra a redução da dívida em 4,46 milhões de euros, comparativamente com a divida existente no início deste mandato.
Em outubro de 2021, a divida total da autarquia era de 21,10 milhões de euros, o que significava que estava 4,23 milhões de euros acima do limite do endividamento excessivo, tendo diminuído para 16,63 milhões de euros no final de 2023. Em dois anos e meio, o Executivo Municipal liderado pelo Partido Social Democrata recuperou a autonomia financeira da autarquia, que deixou assim de estar sujeita aos limites impostos pela legislação aos municípios incumpridores e vai sair da lista de cerca de duas dezenas de câmaras municipais com excesso de endividamento.
Nesta Reunião de Câmara foi também decidido propor a suspensão do Plano de Saneamento Financeiro na próxima Assembleia Municipal, que estava a ser implementado desde 2017, quando a autarquia contratou dois empréstimos de 7,8 milhões de euros para consolidar passivos financeiros vencidos, substituindo divida comercial por divida financeira. Para sair do endividamento excessivo, este Executivo Municipal adotou, entre outras medidas, a não contratação de pessoas para os quadros da autarquia e a diminuição dos custos com energia, comunicações, combustível e manutenção da frota municipal.

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “com uma gestão financeira rigorosa foi possível retirar a autarquia de uma situação de endividamento excessivo que nos envergonhava a todos e é preciso recuarmos até 2008 para termos um registo de montante da dívida inferior ao atual. Está provado que é possível investir no concelho e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, cumprindo os limites financeiros e orçamentais”. A autarca sublinha que “com esta estratégia, o atual Executivo Social Democrata, conseguiu retirar o município do endividamento excessivo e devolver a autonomia e a gestão total da câmara municipal aos reguenguenses”.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Iniciativa conta atualmente com cerca de 400 pessoas inscritas. Cantanhede celebra uma década de sucesso do projeto Tardes Comunitárias

 
As “Tardes Comunitárias” – Dar + Vida aos Anos assinalou esta quarta-feira, 10 de abril, 10 anos de existência, com várias atividades dedicadas à celebração deste projeto municipal, que envolve pessoas com 55 ou mais anos, residentes no concelho de Cantanhede, autónomas, independentes e não integradas em respostas sociais.
O dia iniciou com a inauguração da exposição fotográfica dedicada às Tardes Comunitárias, realizada em parceria com a Associação fotografArte – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede, nos claustros dos Paços do Concelho.
Na inauguração esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que recordou que, inicialmente, o “projeto teve o propósito de encorajar as pessoas com tempo disponível a fortalecer as suas atividades, incentivando-as a realizar iniciativas interessantes e a explorar o concelho. Estas visitas têm sido uma forma eficaz de atrair outras pessoas a Cantanhede”, afirmou a autarca, acrescentando que o Município está disponível para colaborar na realização de novas atividades.
O vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, também presente da inauguração da mostra, sublinhou que “as Tardes Comunitárias proporcionam um ambiente de convívio e encontro, onde as pessoas partilham experiências e saberes e podem aceder a um conjunto de atividades muito diversificadas. Semanalmente, o programa tem novidades que representam um desafio e uma oportunidade para descobrir novos motivos de interesse. Quem vê esta exposição percebe nos rostos a alegria do que são as Tardes Comunitárias – momentos de realização e de felicidade”.
Do programa constou ainda um piquenique partilhado ao ar livre, no Parque de São Mateus, proporcionando um momento de convívio e partilha entre os participantes.
Da parte da tarde decorreu um flashmob, com os participantes do projeto, seguido da apresentação do vídeo "10 anos a Dar + Vida aos Anos”, que resume a atividade do projeto.
  • Após um momento de partilha de experiência e confraternização com o Executivo, o programa culminou com o corte do b
Após um momento de partilha de experiência e confraternização com o Executivo, o programa culminou com o corte do bolo de aniversário, acompanhado de um brinde com espumante.
Iniciadas em abril de 2014, as Tardes Comunitárias estimulam a população sénior de Cantanhede a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
Todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrem ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos, ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes.
Por outro lado, decorrem atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Atualmente estão inscritas no projeto cerca de 400 pessoas, tendo sido realizadas até à data 334 sessões, com uma média de 47 participantes por sessão.
Desde o reinício do projeto após a pandemia, a média de participantes subiu para 55,7, sendo que nos últimos anos registou-se um aumento significativo de inscrições e participações nas sessões por elementos do género masculino.


Festival da Juventude – Alvaiázere Radical 2024 está de volta para animar os jovens


O Município de Alvaiázere vai promover mais uma edição do Festival da Juventude – Alvaiázere Radical 2024, entre os dias 19 e 21 de abril, um evento aguardado com grande expectativa, que promete uma atmosfera vibrante e uma variedade de atividades, na Freguesia de Pussos São Pedro.
Entendendo o concelho como um todo e com o intuito de dinamizar todos os locais do concelho, o Festival da Juventude passa a adotar, a partir desta edição, um formato itinerante, tendo como palco uma freguesia diferente a cada edição.
Assim, este ano, o festival terá lugar em São Pedro, Freguesia de Pussos São Pedro, promovendo a coesão entre os jovens de todas as freguesias de Alvaiázere.
O Presidente João Paulo Guerreiro refere que “Com uma proposta audaz, o Festival da Juventude- Alvaiázere Radical promove a integração e o dinamismo em todo o concelho de Alvaiázere, sediando-se em diferentes freguesias a cada ano. É costume dizer-se que os jovens são o futuro. Mas antes de serem o futuro eles são o presente. Um presente de força e de vontade de inovar. Um presente carregado de esperança. Um presente que é garantia do futuro do nosso concelho. Alvaiázere precisa dos jovens e a estratégia do Município estará sempre alinhada para lhes proporcionar o melhor, contribuindo isto para reforçar a sua identidade como cidadãos de todo o concelho.”
O cartaz do festival inclui performances de artistas nacionais reconhecidos, como Átoa, Syro e a humorista Ana Arrebentinha. Para além do cartaz de artistas, uma panóplia de atividades radicais está programada para animar os jovens, desde simuladores de rally e
Fórmula 1 até passeios de buggy, paredes de escalada, slides, insufláveis, camas elásticas e air bungee.
Para facilitar a deslocação dos jovens a partir da sede de concelho(Parque Multiusos de Alvaiázere), a organização do evento preparou transportes que estarão especialmente disponíveis durante os dias do festival. Os horários detalhados dos transportes, bem como os locais de partida e chegada, serão divulgados antecipadamente nas plataformas digitais do Município.
O Festival da Juventude de Alvaiázere promete proporcionar diversão para todos os gostos, assegurando uma experiência jovem, radical e memorável. O Município de Alvaiázere convida todos os interessados a juntarem-se a esta celebração da juventude, da comunidade e da aventura. Acompanhe todas as novidades e atualizações sobre o Festival da Juventude em Alvaiázere, através das redes sociais e site do Município de Alvaiázere.

Marinha Grande | OFICINA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA ACESSÍVEL A TODOS

 O Município da Marinha Grande realizou oficinas de criação teatral, dirigidas a artistas com e sem deficiência, com o objetivo de recorrer a esta forma de expressão para mediar públicos e construir lugares acessíveis, diversificados, participativos e livres, através da prática artística.
As ações decorreram nos dias 5 e 9 de abril e envolveram utentes e colaboradores da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande e alunos e docentes da EPAMG - Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, tendo sido dinamizadas por Marco Paiva e Joana Saraiva, da Associação “Terra Amarela”.

Este projeto inseriu-se na candidatura do Teatro Stephens à DG Artes, na ação “Como Desenhar um Território” e abrangeu, também, a exibição do monólogo “O Tamanho das Coisas”,  protagonizado pelo ator Paulo Azevedo, nos dias 5 e 6 de abril.

*Gabinete de Comunicação e Imagem



Eugénio Lisboa. Cerimónias fúnebres acontecem em Cascais


As cerimónias fúnebres de Eugénio Lisboa acontecem no próximo dia 12 de Abril, no Centro Funerário de Cascais, situado junto ao cemitério de Alcabideche. O corpo do poeta, escritor e ensaísta, que nos deixou na manhã de ontem, dia 9 de Abril, estará em câmara-ardente a partir das 10h00 e a cerimónia de cremação está marcada para as 14h00.
Homenageia-se assim um homem de uma escrita viva, cheia de amor pela literatura, mas também irreverente e sarcástica, que dedicou parte significativa dos seus 93 anos a combater a opacidade, o snobismo e a chatice, em defesa do prazer, do encanto e da emoção.

*Mário Alexandre Borges | Comunicação

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBEU SARAU DE INGLÊS DO PÁTIO DA INÊS DEDICADO AOS ABBA

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebeu na noite de terça-feira, 9 de abril, o 12º Sarau de Inglês da Escola Pátio da Inês (EPI), que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira.
O evento dedicado aos 50 anos de carreira dos ABBA, apresentou a atuação dos alunos do 1.º ciclo da escola e do último ano do ensino pré-escolar, que cantaram 10 dos grandes êxitos da banda sueca, acompanhados pelos músicos Nelson Caetano, Rairton Lima, Henrique Pereira, Zé Carlos Duarte e Diogo Pedrosa, com a participação especial da cantora Cristina Bajouco que interpretou um dos temas.
O presidente da Câmara elogiou o espetáculo de música de elevada qualidade e organização, bem como a importância da parceria com a comunidade educativa na promoção e difusão do ensino e da cultura. A diretora da EPI, Isabel Bonita, agradeceu ao Município o apoio para a organização do Sarau, bem como como aos funcionários, alunos e respetivas famílias.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra é a primeira instituição portuguesa a participar na maior conferência mundial de Segurança Elétrica

 
Evandro Garcia, aluno de doutoramento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), foi um dos seis estudantes internacionais selecionados para apresentar o seu projeto no Industrial Applications Society (IAS) Electrical Safety Workshop (ESW) 2024, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), considerada a maior conferência mundial de Segurança Elétrica, realizada nos Estados Unidos.
Esta foi a primeira vez que um projeto de uma universidade de Portugal foi selecionado, fazendo com que a Universidade de Coimbra entre para o seleto grupo de instituições representadas na história do evento.
O estudante de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, foi selecionado pela IEEE Electrical Safety Prevention Through Design Engineering Education Initiative e teve a oportunidade de apresentar o projeto “Energy-Efficient Solar Off-Grid Refrigerators for Africa Rural Electrification”, que tem como objetivo desenvolver frigoríficos e arcas congeladoras eficientes e de baixo custo alimentados através de painéis fotovoltaicos, para zonas sem acesso a eletricidade.
Na apresentação, Evandro Garcia focou-se mais na questão da conectividade elétrica. «A preocupação é não só fazer os frigoríficos e arcas mais eficientes energeticamente, mas também com conexões elétricas mais seguras. Justamente, porque são para sistemas fotovoltaicos isolados em zonas rurais de países em desenvolvimento, onde as pessoas não possuem tantos conhecimentos técnicos e é fundamental garantir a segurança dos utilizadores e funcionamento adequado dos equipamentos», explica o estudante.

«Esta participação é muito importante para a minha carreira, tanto como engenheiro como investigador. É um reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo destes quatro anos e demonstra que projetos focados em inovação e sustentabilidade estão cada vez mais em evidência, não só pela academia, mas também pela indústria», considera.

Este programa estudantil premia estudantes talentosos e promissores a nível mundial que têm interesse e avanços na área da segurança elétrica, subsidiando viagens, hospedagem e inscrição para participação no Workshop de Segurança Elétrica IEEE IAS.

O IEEE é uma organização profissional sem fins lucrativos fundada em 1963, nos Estados Unidos, e apresenta-se como a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. O evento ocorre anualmente desde 1991 e a edição de 2024, que reuniu perto de 600 personalidades da área da Segurança Elétrica, pretendeu estabelecer uma ligação entre a academia e a indústria, para além de fomentar discussão e inovação de sistemas cada vez mais seguros para toda a sociedade.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Igreja de Cabeça Santa acolhe concerto dos Cardo-Roxo no domingo


O Ensemble Cardo-Roxo encerra o ciclo de concertos “Ad Orientem” no domingo, 14, às 16 horas, na Igreja do Salvador de Cabeça Santa, em Penafiel. A entrada é livre.
O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português, e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde e percussão), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade original e de surpreendente harmonia.
O Ensemble Cardo-Roxo é formado por Carmina Repas Gonçalves, na viola da gamba e voz, Antony Fernandes, na gaita de foles e voz, e Tiago Manuel Soares, na percussão.
“Ad Orientem” é um projeto artístico e de investigação promovido pela associação cultural Projecto Cardo em 12 monumentos icónicos do Norte de Portugal, com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, do Património Cultural, I.P., da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes.
Sete dos 12 concertos do ciclo “Ad Orientem” tiveram como cenário monumentos da Rota do Românico: os Mosteiros de Pombeiro (Felgueiras), Ancede (Baião), Cárquere (Resende) e Freixo de Baixo (Amarante), e as Igrejas de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), Fervença (Celorico de Basto) e, no próximo domingo, Cabeça Santa (Penafiel).
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e André Breton em exposição inédita sobre Surrealismo e Liberdade; Dia Mundial da Saúde assinalado em Aveiro

 I – Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e André Breton em exposição inédita sobre Surrealismo e Liberdade
A mostra conta com obras em suporte de desenho, fotografia, escultura e pintura, que vão desde os anos 30 do século XX até à atualidade. A inauguração está marcada para 13 de abril-
No ano em que se celebra o centenário da publicação do primeiro manifesto do Surrealismo e os 50 anos do 25 de Abril, Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura inaugura a exposição Liberdade, Amor e Poesia no dia 13 de abril, às 16h00, no Museu da Cidade de Aveiro.

Os maiores nomes do Surrealismo, como Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, André Breton, Isabel Meyrelles e Fernando Lemos, estarão representados nesta mostra inédita. São dezenas de obras em suporte de desenho, fotografia, escultura e pintura, que vão desde os anos 30 do século XX até à atualidade.
A exposição foi criada em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, instituição que alberga o Centro Português do Surrealismo, e estará patente em Aveiro até 23 de junho.

Consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

II – Dia Mundial da Saúde assinalado em Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro em conjunto com os parceiros do Programa Municipal “SAUD’Aveiro” irá assinalar três efemérides relacionadas com a área da saúde com a realização de várias atividades hoje, quarta-feira, dia 10 de abril, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas e na ESSUA UA (Centro de Simulação Clínica da UA – Edifício 30-A ).

Entre as 9h30 e as 16h30 decorrerão diversas atividades de promoção da saúde e da atividade física, enquanto hábito de vida saudável.

“SAUD’Aveiro – Saúde na Praça” irá, então, assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue (27 de março), o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) e o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

O Consórcio “Saúde na Praça” integra a CMA, a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro e a Universidade de Aveiro, através da sua Escola Superior de Saúde, e tem por principal objetivo promover estilos de vida saudáveis e contribuir para uma maior literacia em saúde junto da Comunidade.

Programa:
Sessão para a dádiva de sangue – direcionada para os estudantes da ESSUA e convidando a população Aveirense associar-se a esta causa (em colaboração com a ADASCA e o Instituto Português de Sangue)
Local – ESSUA – Centro de Simulação Clínica da UA (Edifício 30A) Das 9h30 às 13h00

Saúde em Movimento:
1 - Maternidade em Movimento - Atividade física adaptada a grávidas | Atividade física no pós-parto.
2 - Ginástica Laboral - Exercícios de alongamento e relaxamento para aliviar o Stress em contexto de trabalho.

3 - 30 minutos de exercício p/ dia. Que bem fazia – Sensibilização para a prática de atividade física regular | Divulgação dos Manuais de Atividade Física Adaptada da DGS.
Local – Praça Joaquim Melo Freitas
Das 10h00 às 13h00

Aula de Zumba - aberta à população em geral e à comunidade escolar
Local – Praça Joaquim Melo Freitas
Das 15h00 às 17h00

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro



Segunda edição da Feira de Emprego do Centro chega a Coimbra


Convento São Francisco vai juntar, no dia 16 de abril, empresas e candidatos da área do turismo, com a finalidade de facilitar a contratação neste setor.

Apresentação do evento juntou hoje em Coimbra a Fórum Turismo, a Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra.
O Convento São Francisco, em Coimbra, vai receber, a 16 de abril, a segunda edição da Feira de Emprego do Centro, um evento organizado pela Bolsa de Empregabilidade e que tem como objetivo pôr em contacto os empregadores e os candidatos a trabalhar na área do Turismo. A segunda edição da iniciativa acontece na sequência do enorme sucesso da primeira edição, em 2023, e tem o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra.
A Bolsa de Empregabilidade é o maior evento de empregabilidade nacional nas áreas do Turismo. Desde 2016, a Bolsa de Empregabilidade já desenvolveu mais de uma dezena de edições, entre Lisboa, Porto, Alentejo, Algarve e, desde o ano passado, também no Centro de Portugal, tendo acelerado o processo de contratação e identificação de talento de milhares de candidatos.
A 2.ª Feira de Emprego no Centro contará com cerca de 50 empresas a identificar talento e a contratar trabalhadores, ao longo de todo o dia. As empresas, entre as quais estão alguns dos mais importantes empregadores da região e do país, irão promover junto dos candidatos as vagas de emprego que têm disponíveis.
Os candidatos são estudantes de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, assim como desempregados identificados pelo IEFP e também profissionais de outras áreas que estejam interessados em novas oportunidades. Até ao momento, estão já inscritos 300 estudantes e cerca de 1200 profissionais, entre desempregados e pessoas interessadas em trabalhar no setor. As inscrições dos candidatos são gratuitas e podem ser feitas desde já em https://bolsadeempregabilidade.pt.
A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu hoje na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, e contou com a participação de António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo e fundador da Bolsa de Empregabilidade, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, e Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Na apresentação, António Marto explicou que “esta feira de empregabilidade acontece em Coimbra, mas o seu âmbito é de todo o Centro. É condição para as empresas que participam terem vagas no setor do Turismo para contratar em Coimbra e na região Centro”. “É verdade que há falta de mão de obra nesta área, mas a experiências que temos tido demonstra que nestes eventos as pessoas que querem trabalhar aparecem”, frisou ainda António Marta, que deixou uma palavra para os parceiros da organização: “Obrigado por criarem estas oportunidades. Estamos a criar oportunidades para o futuro, mas para isso é preciso ter um rasgo de visão e de vontade para as criar. Se tudo isto é possível, é porque temos as pessoas certas a trabalhar”.

Anabela Freitas recordou que a falta de trabalhadores é um dos maiores desafios do setor do Turismo. “A primeira Bolsa de Empregabilidade teve um grande sucesso na nossa região, pelo que não podíamos deixar de continuar este trabalho. O setor do Turismo debate-se com falta de mão-de-obra, e se queremos posicionar-nos cada vez mais como um destino sustentável, diferenciado e qualificado, temos de ter empresas e trabalhadores qualificados”, considerou. “Ao resultar de uma parceria entre instituições públicas e privadas, a Feira de Emprego do Centro é um exemplo claro daquilo que pretendemos fazer no território para atrair e fixar mão-de-obra”, concluiu Anabela Freitas.

Francisco Veiga defendeu a importância do evento. “Sendo este um evento que visa identificar talentos e acelerar o processo de contratação de profissionais para o setor do turismo, é evidente que o Município de Coimbra tem todo o interesse em apoiar a sua realização”, disse. “Nesta feira estarão representadas dezenas de empresas e espero que muitos candidatos encontrem aqui uma oportunidade de emprego que vá ao encontro dos seus desígnios, ajudando o turismo a crescer de forma sustentada”, acrescentou.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal