segunda-feira, 4 de abril de 2022

Águeda | Programa de educação ambiental promovido pela Câmara de Águeda foi um sucesso

 Iniciativa foi realizada ao longo de cinco meses e envolveu mais de 840 crianças dos 5.º e 6.º anos de todo o concelho.

A Câmara Municipal de Águeda promoveu um programa de educação ambiental, designado “Rio de Todos”, com o objetivo de sensibilizar as crianças dos 5.º e 6.º anos de escolaridade para o ambiente, sustentabilidade e ciência, através de atividades lúdicas e pedagógicas. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto LIFE Águeda, iniciou a 4 de novembro do ano passado e terminou na última sexta-feira (dia 1 de abril).

No total, foram realizadas 42 sessões lúdico-pedagógicas, envolvendo mais de 840 crianças e mais de 50 professores acompanhantes dos 5. e 6.º anos (2.º Ciclo do Ensino Básico) do concelho.

«Esta ação é mais um exemplo das medidas de sensibilização ambiental que realizamos ao longo do ano, envolvendo a comunidade educativa, certos de que o contacto desde cedo com as temáticas da preservação ambiental é relevante para a adoção de comportamentos sustentáveis, com reflexos na preservação do nosso ambiente”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu o empenho dos professores e técnicos na dinamização desta iniciativa.

Este programa, que foi desenvolvido ao longo de cinco meses em todas as escolas do 2.º Ciclo do concelho, foi “um sucesso e é demonstrativo do uso de ferramentas pedagógicas criativas para abordar assuntos sérios e sensibilizar crianças e jovens para a importância da sustentabilidade ambiental”.

As sessões estavam divididas em três momentos, que culminaram numa salutar competição: uma palestra apoiada por elementos multimédia (filme e apresentação), um twister ambiental (jogo do chão) e um quiz/aplicação LIFE.

Refira-se que, neste programa, foram abordados temas como a importância da preservação da biodiversidade, a continuidade fluvial, a vegetação e habitats ribeirinhos, a valorização dos recursos hídricos, o controlo de espécies invasoras e a pesca sustentável. Visa também promover uma maior valorização das linhas de água da região, particularmente na vertente de conservação da natureza e do património ambiental dos rios Águeda e Alfusqueiro.

No seguimento deste projeto, desenvolvido em contexto de sala de aula, estão agora a ser propostas atividades pelas escolas, levando as crianças a um contacto mais próximos com os nossos rios.

Mais informações, os interessados devem usar o e-mail dv-as@cm-agueda.pt

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE ACTIVIDADE FÍSICA VAI SER APRESENTADO EM PAREDES. Castelo de Paiva integra este projecto

 

A comemoração do Dia Mundial da Actividade Física acontece no próximo dia 6 de Abril, e vai ficar marcada pela apresentação pública do Programa de Promoção da Actividade Física, por parte do ACES Vale do Sousa Sul, entidade que agrupa vários Centros de Saúde, a terá lugar nas instalações do Multiusos de Paredes, sendo realizada em parceria com os municípios de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel.

Esta acção marcará o início de um ciclo de comemorações anuais, partilhadas e rotativas entre os três concelhos, a simbolizar a união em torno deste objectivo comum de promover a Actividade Física neste espaço geográfico do Vale do Sousa.

       O programa definido contempla:

- 10h00 – Abertura da Sessão – Sr. Vereador do Desporto do Município de Paredes - Dr. Renato Almeida.

- 10h10 – Intervenção Sr. Vereador da Saúde do Município de Paredes - Dr. Paulo Silva;

- 10h20 – Intervenção Sra. Vereadora da Saúde/Desporto do Município de Castelo de Paiva - Dra. Liliana Vieira;

- 10h30 – Intervenção Sr. Vereador da Juventude e Desporto do Município de Penafiel - Dr. Pedro Cepeda;

- 10h40 – Apresentação da Equipa de Actividade Física pela Coordenadora do Programa de Promoção da Actividade Física no ACES Tâmega II - Vale do Sousa Sul - Dra. Marta Araújo;

- 11h00 – Encerramento da Sessão e entrega do prémio "Equipa Promotora da Actividade Física" – Director Executivo do ACES Tâmega II - Vale do Sousa Sul – Dr. Fernando Malheiro.


Estão ainda agendadas, neste período de apresentação, uma divulgação de Bóccia Sénior (10 horas ) e demonstração/aula de Exercício Físico.

 

Carlos Oliveira 

Águeda | Comboio histórico volta a circular em edição especial de Páscoa

 As viagens vão decorrer nos dias 15 e 16 de abril, partindo de Aveiro em direção a Macinhata do Vouga

O comboio histórico a vapor vai voltar a circular na Linha do Vouga, a única de bitola estreita em funcionamento em Portugal, numa edição especial de Páscoa agendada para os próximos dias 15 e 16 de abril. Quem quiser embarcar nesta viagem única e histórica já pode adquirir os bilhetes na bilheteira da CP e online.

Nesta viagem ao passado, para além dos entusiastas pela ferrovia e todo o imaginário dos clássicos da indústria ferroviária, que farão o percurso por entre as belas paisagens desta nossa região, é proposta uma ligação à cultura e tradição portuguesa, num envolvimento único que é esperado ao chegar Macinhata do Vouga.

Para além da icónica locomotiva a vapor construída pela casa alemã Henschel & Sohn, o comboio circulará com uma carruagem napolitana da década de 30 do século passado, três carruagens históricas de madeira construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913), nas oficinas do Porto, pelos então Caminhos de Ferro do Estado e ainda uma carruagem construída no Barreiro, em 1908, e que circulou na Linha do Corgo.

O programa previsto para cada um dos dias inicia com a partida da estação de Aveiro, às 9h00 e chegada a Macinhata do Vouga, às 10h43. Na estação de Macinhata do Vouga, está garantida animação com grupo de música e cantares tradicionais da região e mostra de produtos regionais e poderá ser feita uma visita guiada ao Museu Ferroviário. A viagem de regresso será feita às 12h15 e após uma paragem de 20 minutos em Águeda, a partida está marcada para as 13h05 e a previsão de chegada a Aveiro às 14h06.

As viagens respeitam todas as regras determinadas pela Direção-Geral de Saúde, nomeadamente a obrigatoriedade de uso de máscara. Caso se verifique a impossibilidade de utilização da locomotiva a vapor, recorrer-se-á à locomotiva diesel 9004, usada nas edições de verão.

Águeda | Os melhores pilotos do mundo brilham no Crossódromo Internacional do Casarão

 Mundial de Motocross foi marcado ainda por uma homenagem ao piloto português Paulo Gonçalves

O Crossódromo Internacional do Casarão foi palco de todas as atenções no último fim de semana. O Mundial de Motocross trouxe a Águeda os melhores pilotos da atualidade e uma enchente de aficionados de vários países que não arredou pé até conhecerem os vencedores, numa moldura humana há muito aguardada e que deu um colorido muito especial à competição.

Os pilotos não desiludiram e brindaram o público com a velocidade e as acrobacias que esta modalidade proporciona e que atrai tantos admiradores, de todas as idades. Por entre o público, gritavam-se os nomes dos ídolos, motivando-os, e viam-se crianças com as suas motos em miniatura, numa alegria contagiante, ansiosas por crescerem para um dia estarem também em pista.

“Este é um espetáculo único e que deixa a marca de Águeda no panorama desportivo internacional de alta competição, neste que é considerado dos melhores circuitos mundiais da modalidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que aproveitou para dar os parabéns à ACTIB – Águeda Action Club pela organização desta prova.

Também Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientou a importância deste evento, que contou mais uma vez com o apoio do Município, considerando que “promove não só o desporto como todo o nosso território e afirma Águeda nos contextos nacional e internacional”.

A ronda portuguesa da competição envolveu as categorias de MXGP (com a vitória do espanhol Jorge Prado) e MX2 (vitória para o francês Tom Vialle), para além do Mundial Feminino e Europeu de 250cc, tudo a decorrer em dois dias intensos de provas e corridas.

 

Homenagem a Paulo Gonçalves

Um dos momentos mais marcantes deste fim de semana foi a homenagem realizada ao piloto português Paulo Gonçalves, que morreu durante a sétima etapa do Dakar, em janeiro de 2020, e que era amigo do ACTIB e embaixador da marca “Águeda, Capital do Motocross”.

Durante o intervalo de provas, ontem à tarde, uma mancha humana de amantes de motocross associaram-se aos familiares e amigos de Paulo Gonçalves para assistirem à homenagem, o descerrar de uma réplica artística do piloto em cima da sua moto.

No momento, que foi presidido por Jorge Almeida (Presidente da Câmara de Águeda) e dirigentes do clube, para além de mostrar a réplica, foi ainda ouvida “A Portuguesa”, hino nacional tantas vezes entoado nos feitos do piloto português.

“Paulo Gonçalves era uma referência no motociclismo nacional, que teve sempre uma ligação muito forte a Águeda, pelo que hoje esta homenagem é um simbólico, mas sentido, ato de justiça pelo que ele fez, mas essencialmente pelo que ele era, como atleta, personalidade desportiva e ser humano”, declarou Jorge Almeida, perante os familiares e amigos do piloto visivelmente emocionados pelo momento proporcionado em Águeda.

Na homenagem marcaram ainda presença Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda; Marlene Gaio, Vereadora; Manuel José Marinheiro, presidente da Federação de Motociclismo de Portugal; para além de outras individualidades ligadas ao motociclismo e ao ACTIB.

Castelo de Paiva | Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real realiza-se no próximo fim-de-semana. Certame local já vai para a décima segunda edição

 José Rocha destaca oportunidade de negócio para os viticultores

Depois de dois anos de interregno em virtude da pandemia, está de regresso a Mostra de Vinhos & Produtos Rurais de Real, um certame local da freguesia, a ter lugar no Largo do Adro, e que vai decorrer no próximo fim de semana,  voltando a merecer o apoio municipal, sendo um evento visitado por milhares de pessoas que, naturalmente, continuará a despertar grande entusiasmo e expectativa no concelho, potenciando boas oportunidades de negócio e uma divulgação mais ampla das potencialidades desta freguesia paivense.

Atingida uma dúzia de realizações, este evento promovido pela Junta e Assembleia de Freguesia de Real, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, costuma registar grande afluência de visitantes em ambos os dias, contribuindo para isso, a qualidade e diversidade dos expositores presentes no evento.

Esperançado na realização de um certame de sucesso, o novo autarca local, Carlos Rocha, evidencia a sua satisfação por ser possível apresentar uma mostra que continua a retratar as potencialidades da freguesia de Real, falando da necessidade de se evidenciar aquilo que a freguesia tem de bom, a valorização dos seus vinhos e produtos endógenos, concretizando depois, um agradecimento especial para todos os expositores que sempre marcam presença neste certame, ao mesmo tempo que sublinha o envolvimento da Câmara Municipal e a empenhada colaboração prestada ao evento.

Já o presidente da CM de Castelo de Paiva aproveita para enaltecer esta iniciativa da autarquia de Real, realçando que, a exemplo do que tem evidenciado, é com acções deste nível que se potenciam oportunidades de negócio e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, elogiando o trabalho realizado pela Junta de Freguesia e toda a organização do evento, a vontade e o empenhamento dos expositores presentes.

José Rocha realça também, a parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia de Real e a edilidade paivense, manifestando a vontade de colaborar sempre que possível com estas actividades que, para além de projectar o que o concelho tem de melhor ao nível dos produtos endógenos e do nosso artesanato, perspectiva a força e a capacidade empreendedora da população paivense que não deixa de lutar com denodo e de evidenciar a vontade em vencer, mostrando uma imagem mais positiva da nossa terra.

Para além de vários produtores de vinho, com a participação de diversas quintas locais, esta XII Mostra de Vinhos e Produtos de Real  voltará ter. como tem sido habitual, a participação do Centro Social de Real, das colectividades da freguesia, da restauração com o melhor da gastronomia tradicional, do fumeiro, produtos agrícolas, a doçaria regional, do artesanato local, entre outros participantes, não faltando a animação musical nos dois dias do certame com bailes populares, destacando-se a participação da escola de música local, entre muita animação de rua.

Assim, para o dia de Sábado, dia 9 de Abril, a partir das 14 horas, estão agendadas as participações de Grupo de Bombos de Galegos na cerimónia de abertura, bem como participação do Centro Social de Real, para além da presença do Grupo de Dança “ As Fitness de Real “, e a representação teatral da Tia Micas ( Márcia Cardoso ) ao lado do Sr. Soares, sendo que, durante a noite, a animação estará a cargo do teclista Paulo Soares, e da participação do DJ Ricardo Ramalho.

Para Domingo, dia 10 de Abril, a partir das 14 horas, o certame contará com uma actuação das Camponesas de Real, seguindo-se uma grande tarde de bailarico com  Grupo Musical SomBaile, de Aroucae ao final da tardea exibição do Grupo de Concertinas Diatónicos.

A cerimónia de abertura deste certame está agendada para as 14h30 de Sábado, no espaço do Adro, junto à Igreja Paroquial de Real e contará com a presença do edil paivense José Rocha e dos restantes elementos do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, do autarca Carlos Rocha e outros autarcas locais, dirigentes associativosentre outras entidades convidadas. 

Carlos Oliveira 

Águeda | leva a “Horta” à Escola Secundária Adolfo Portela

 Iniciativa de descentralização das residências artísticas envolve a criação de um livro “único”, dança, pintura e arte contemporânea e vai decorrer até junho

A Câmara Municipal de Águeda, através do AGITLab (programa de residências artísticas), está a promover uma iniciativa cultural envolvendo os alunos de 8.º ano da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP). O projeto “Horta” iniciou na semana passada e vai decorrer até junho próximo, promovendo o “cultivo” da atividade criativa através de uma partilha entre os artistas de vários países em residência em Águeda e os alunos.

“Queremos, com as várias iniciativas culturais e criativas que vamos desenvolvendo, afirmar Águeda como um concelho produtor de arte e cultura e esta iniciativa é mais um exemplo do que temos vindo a apoiar e a incrementar”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este projeto em concreto, pelas suas características, é “ainda mais interessante, pois permite o envolvimento de jovens na criação cultural”.

Trata-se de uma iniciativa de “descentralização” das residências artísticas que decorrem em Águeda, envolvendo no processo criativo a comunidade escolar, traduzindo-se numa ação pedagógica que “obriga” os alunos a pensarem a cultura de uma forma “aberta, espontânea e criativa”.

Durante a semana passada, os alunos da ESAP estiveram a criar “O Livro do Futuro”, com a artista Paulina Almeida, que partiu do desafio lançado aos alunos para pensarem Águeda, o mundo e o futuro de cada um, criando um livro com ideias, sugestões, recortes e depoimentos que vai ficar na biblioteca da escola durante 100 anos.

Pensando no “futuro”, os alunos e os artistas do AGITLab, na sequência de quatro sessões de partilha e troca de ideias, deram um contributo criativo para a construção deste livro, sendo que cada peça foi concretizada de forma diferente: individual, em pares, grupos ou coletivamente. Os alunos fizeram colagens e escreveram textos, entre outras técnicas, que resultaram de um processo de reflexão sobre o seu posicionamento no mundo, o que gostariam de mudar e como imaginam o seu futuro, individual e/ou coletivo.

Trata-se de um livro artístico que levou os alunos a pensarem na reformulação da cidade de Águeda, levando-os a criar uma cidade imaginária com tudo o que os alunos imaginam que Águeda poderia ter no futuro; e ainda a fazerem este mesmo exercício numa visão mais ampla do mundo.

No “Horta”, projeto artístico pedagógico, os artistas em residência orientam, de uma forma bastante informal, um workshop de partilha do seu trabalho e das metodologias que utilizam no seu processo criativo e a escola define um espaço (estúdio) de criação artística onde os alunos podem estar em contacto com os artistas.

A próxima atividade está marcada para decorrer de 18 a 23 de abril, com Joana Couto, que irá abordar o tema da dança. Seguir-se-á arte contemporânea (Up Cycling), com Xu Moru (9 a 11 de maio) e Marija Kamber (9 a 11 de junho).

Refira-se que o projeto “Horta”, que conta com a cooperação das residências de Liceiras 18 e Projeto Orbita, surgiu na sequência de uma vontade de os artistas se envolverem na comunidade escolar, tendo resultado em micro residências nas quais os artistas partilham um tempo e espaço com os alunos.

 

Arouca | Executivo ausculta produtores arouquenses do setor agropecuário


Face ao crescente escalar das dificuldades que se fazem sentir no setor agropecuário a nível nacional, o executivo municipal esteve de visita, esta quinta-feira, dia 31 de março, a seis explorações pecuárias do concelho, para ouvir as preocupações dos produtores arouquenses de leite e gado, numa iniciativa conjunta com a Cooperativa Agrícola de Arouca e a Associação de Agricultores de Arouca.
Desde o aumento do custo de bens essenciais à prática corrente da atividade, como por exemplo o gasóleo, as rações ou os adubos, sem que se reflita num aumento proporcional dos preços de venda da carne e do leite em benefício do produtor, à escassez de palha em virtude da falta de chuva que assolou o território nacional nos últimos meses, os problemas apontados pelos produtores são comuns. De fora não ficaram outras dificuldades sentidas como os longos processos de licenciamento das explorações pecuárias ainda em curso ou a burocracia associada à obtenção de apoios que permitam dar continuidade à atividade no setor.

“Do balanço possível no âmbito desta visita a seis explorações pecuárias em diferentes freguesias do nosso concelho, concluímos que as maiores dificuldades com que estes produtores se defrontam hoje em dia são transversais independentemente se falamos em produção de leite, de carne arouquesa ou de outras raças. O aumento exponencial das matérias primas veio colocar em situação deliciada alguns dos nossos agricultores e é necessário tomar medidas e fazer chegar a quem governa o país as dificuldades sentidas por quem está no terreno”, realçou a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, que pretende fazer chegar os problemas com que o setor se depara aos representantes do recém-empossado XXIII Governo de Portugal.

O executivo, com a colaboração da Cooperativa Agrícola de Arouca e da Associação de Agricultores de Arouca, irá ainda analisar a possibilidade de serem definidas ações de apoio municipais ao setor agropecuário.

Marinha Grande | APELO À PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

No mês em que se assinala Abril Azul, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o Sport Operário Marinhense (SOM), apresentou na tarde de domingo, 3 de abril, um programa de conscientização para esta temática, com momentos de dança, teatro e uma palestra motivacional.
A sessão foi presenciada pela vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; pela vereadora Ana Laura Baridó; pela presidente do SOM, Cristina Carapinha; por elementos da CPCJ e por várias famílias.
A vice-presidente, Ana Alves Monteiro, felicitou o SOM pela organização da sessão, cujo tema “reflete aquilo que existe com frequência, nas várias histórias de agressão no namoro, que é algo bastante preocupante”.
A vereadora esclareceu que, na Marinha Grande, “temos estruturas locais que estão a apoiar o grito da história de cada um, nos momentos de violência, nas entidades de primeira linha, quer ao nível da saúde e nas escolas, quer na CPCJ e instituições sociais do concelho”. Ana Alves Monteiro acrescentou que “todos nós temos o direto a amar e a ser amados, o contrário não deve existir. Quando existe, procuramos ajuda e estas estruturas estão aqui para ajudar”.

No espetáculo “Abril Azul”, foram apresentadas performances de dança e teatro, pelos alunos do SOM, que evocaram os sinais de alerta relativos à violência nas famílias e no namoro.

Seguiu-se a brilhante intervenção de João Vaz, na palestra motivacional "i-TU Tens autoestima?”.  Através de um testemunho pessoal, João Vaz levou o público a uma viagem pela sua experiência pessoal e como o seu exemplo o levou, de uma enorme falta de autoestima até formador do ano.

Marinha Grande | ACR COMEIRA COMEMOROU MEIO SÉCULO DEDICADO À CULTURA

A Associação Cultural e Recreativa (ACR) da Comeira assinalou no domingo, 3 de abril, os seus 50º e 51º aniversários, através de um almoço, que reuniu dirigentes, entidades, sócios e amigos da coletividade.

A comemoração contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; da presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; do presidente da Confederação das Coletividades, Augusto Flor; e do presidente da direção da ACR Comeira, Carlos Franco.
Durante o almoço, houve lugar para as intervenções dos representantes das entidades convidadas, momentos musicais e entrega de emblemas aos sócios que completaram 25 e 50 anos de associados. O evento fez regressar à coletividade sócios e amigos, após a interrupção da realização de iniciativas que envolvessem um número maior de pessoas, devido à pandemia.

A vice-presidente da Câmara da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, enalteceu o facto “desta
associação ter tido a inteligência e visão de conseguir reconfigurar a sua atividade em período de pandemia”. Para além disso, “associar a cultura, à escola e à biblioteca recentemente criada, é olhar muito mais à frente”, continuou.

Ana Alves Monteiro enalteceu “o investimento extraordinário que tem sido realizado pela associação nas suas instalações” e deixou o compromisso do Município “continuar convosco na construção dos vossos sonhos”, através do apoio integrado ao associativismo.

O presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor, distinguiu a ACR Comeira com o galardão de mérito associativo pelos seus 50 anos e salientou que “esta coletividade deu um contributo histórico para o movimento associativo nacional, tendo estado sempre presente no conselho nacional da confederação. Os seus dirigentes estão a contribuir para o movimento associativo concelhio, regional e nacional”. Augusto Flor recordou que, atualmente, a confederação representa mais de 33 mil coletividades e 3 milhões de associados, a nível nacional.

O presidente da direção da ACR Comeira, Carlos Franco, mostrou-se satisfeito pela celebração dos aniversários da associação, interrompidos durante dois anos devido à pandemia. Referiu que “o que aqui temos é o resultado do trabalho de todos. Temos que ter orgulho naquilo que conseguimos construir ao longo dos 50 anos”.

Carlos Franco recordou os principais factos ocorridos nos 51 anos de atividade da associação, em cujas instalações foram investidos cerca de 400 mil euros na última década, agradeceu a todos os que colaboraram e apelou às entidades para apoiarem as coletividades, “que trabalham para a comunidade e são a maior rede social de apoio à população”.

SEMANA NACIONAL DO TURISMO INDUSTRIAL TEM INÍCIO NA MARINHA GRANDE

 A sessão de abertura da “Semana Nacional do Turismo Industrial - À Descoberta do Turismo Industrial” vai decorrer na Marinha Grande, na próxima sexta-feira, 8 de abril, a partir das 10h00, no Centro Empresarial, organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, em parceria com o Município.

A iniciativa pretende divulgar o turismo industrial como produto turístico, que se tem vindo a consolidar em Portugal, através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração, a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais e a um ‘saber fazer’, complementadas com diferentes experiências de contacto com os produtos e processos produtivos.

São já várias as empresas e municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade.

Entre 8 e 14 de abril, vão realizar-se várias iniciativas a nível nacional, integradas na “Semana Nacional do Turismo Industrial - À Descoberta do Turismo Industrial”, cujo arranque oficial ocorrerá na Marinha Grande, na próxima sexta-feira, 8 de abril.

O programa é o seguinte:

SEMANA NACIONAL DO TURISMO INDUSTRIAL
À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL – MARINHA GRANDE
DE 8 A 14 DE ABRIL

8 de abril
Sessão de Abertura
À Descoberta do Turismo Industrial
Centro Empresarial da Marinha Grande

10h00 | Acolhimento

10h30 | Intervenções de:

Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira

Apresentação: Turismo Industrial: um produto nacional em estruturação I Agenda nacional – Teresa Ferreira – Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos e Alexandra Alves - Chefe da Unidade de Turismo da Câmara Municipal de S. João da Madeira – em representação do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial

Turismo do Centro – Presidente, Pedro Machado
Turismo do Alentejo Ribatejo – Vice-Presidente, Pedro Dias
Turismo do Algarve –Vice-Presidente, Fátima Coelho
Turismo do Porto e Norte – Vice-Presidente, Inácio Ribeiro
Encerramento - Turismo de Portugal

12h00 – CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica- Pólo da Marinha Grande 
Demonstração de vidro soprado e desenvolvimento de peça ao vivo
Elaboração de peça comemorativa da 1.ª Semana Nacional do Turismo Industrial “À Descoberta do Turismo Industrial” 
Concerto improvável, com Roberto Batista, inserido no Projeto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património”

De 08 a 14 de abril
Museu do Vidro - Entradas gratuitas

Dia 09 de abril
11h00 - Visita guiada à exposição temporária "O Vidro na Marinha Grande, Histórias da IVIMA"
"O vidro na Marinha Grande: Histórias da IVIMA" recorda o percurso e a produção de uma das principais empresas do setor na segunda metade do século XX, onde nasceram alguns dos mais famosos vidros utilitários e decorativos do país.
A exposição é comissariada por Pedro Moura Carvalho, historiador de arte. Apresenta peças da sua coleção particular e das coleções dos marinhenses Virgílio Guerra Marques e Fernando Gregório.

15h00 - Ateliê de pintura sobre vidro
Local: Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
(inscrição obrigatória até dia 08/04, participação limitada a 10 crianças dos 6 aos 10 anos de idade, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt).

Dias 11, 12 e 13 de abril . 14h30-16h30
Visita à Planimolde, S.A.
Visitas Guiadas
Inscrições prévias através do email rh@planimolde.pt
Mais informações em Turismo Marinha Grande / Planimolde, S.A. (cm-mgrande.pt)

Dias 08, 09, 11, 12, 13, 14 de abril . Das 10h às 13h / das 14h às 18h
Estúdio de Vidro Poeiras Glass
Visitar o Estúdio onde se fabrica peças de forma manual. Podem ver fornos, ferramentas, moldes, etc. Ver exposição de peças feitas no local.

Parta à Descoberta do Turismo Industrial. Mais informações em Turismo Marinha Grande / Turismo Industrial (https://www.cm-mgrande.pt/pages/711)

Orquestra Municipal em concerto “único” no Centro de Artes de Águeda

 Espetáculo é o momento alto de um estágio dirigido por Délio Gonçalves, maestro Capitão-de-Fragata

A União de Bandas de Águeda (UBA) vai realizar, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, o seu estágio anual de orquestra, entre os próximos dias 7 e 10 de abril (quinta-feira a domingo), que culminará com um concerto pela Orquestra Municipal de Águeda, sob a orientação e direção de Délio Gonçalves, maestro Capitão-de-Fragata, Chefe da Banda da Armada da Marinha Portuguesa.

O espetáculo final vai acontecer no dia 10, domingo, às 17 horas, no Centro de Artes de Águeda (CAA), contando com a intervenção da Banda Alvarense, Banda Castanheirense, Banda Marcial de Fermentelos, Banda Nova de Fermentelos, Orquestra Filarmónica 12 de Abril e Conservatório de Música de Águeda.

O maestro, que vai acompanhar o estágio e dirigir o espetáculo, nasceu na Azambuja e iniciou os seus estudos musicais em Clarinete, com o maestro João Teófilo, e Fagote, com o professor Carolino Carreira. Depois de um curso em Técnicas Orquestrais para instrumentistas de sopro em Fagote, na Universidade Menendéz Palayo, ingressou na Escola Profissional de Música de Almada, onde concluiu os seus estudos em Fagote. Como músico, colaborou com diversas orquestras de jovens do país, sendo de destacar a Banda da Armada Portuguesa, onde foi 1.º Fagote solista. Em 2001, terminou os seus estudos em Direção de Banda, Fanfarra e Brass Band, no Royal Music Conservatorium de Maastricht na Holanda.

Com o posto de Capitão-de-fragata, Délio Gonçalves exerce as funções de maestro chefe da Banda da Armada Portuguesa, desenvolvendo ainda uma atividade intensa de direção e ensino em estágios e workshops de música, de que é exemplo este do Estágio de Orquestra da UBA, e colaborando com os mais diversos eventos musicais tanto em Portugal como no estrangeiro.

Refira-se que a entrada no concerto é gratuita, estando sujeita a levantamento de bilhete obrigatório, até um máximo de dois por pessoa, no CAA.

Liga MEO Surf - Vasco Ribeiro e Kika Veselko vencem o Allianz Figueira Pro

 


- Campeões em título foram os mais fortes na etapa inaugural;

- Kika começou a temporada como acabou a de 2021, a vencer;

- Vasco atingiu a 15.ª vitória em etapas da Liga MEO Surf;

- Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot foram os finalistas vencidos.
 
Fotos: Pódio, Vasco Ribeiro e Kika Veselko (Jorge Matreno/ANSurfistas) 
Quadro de resultados - Clique aqui 
Fotografias do dia 3 de competição (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui
Newsfeeds da etapa - Clique aqui
Figueira da Foz (03/04/2022) - Vasco Ribeiro e Kika Veselko conquistaram, este domingo, o Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Os campeões nacionais em título começaram, assim, da melhor forma a defesa dos títulos, após uma longa jornada que terminou já sob o pôr-do-sol, num pico mais a sul na Praia do Cabedelo.

O dia final arrancou pelas 9 horas na Praia do Cabedelo, com a definição das fases man-on-man, após algumas horas de ondas que permitiram scores elevados e disputas com emoção à mistura. Nesta fase, Pedro Coelho e Vasco Ribeiro, ambos com 16,50 pontos, venceram os primeiros heats do dia e conseguiram destacar-se da concorrência. Já na prova feminina Carolina Mendes, Teresa Bonvalot, Mafalda Lopes e Kikas Veselko foram as surfistas que conseguiram garantir as quatro vagas nas meias-finais.

A ação continuou no Cabedelo com os quartos-de-final masculinos, onde Francisco Almeida começou por bater Pedro Coelho, enquanto no heat seguinte Vasco Ribeiro superou um duelo renhido com Guilherme Fonseca. Na outra metade do draw João Moreira bateu Arran Strong e garantiu pela primeira vez a presença nas meias-finais. No último heat da ronda Guilherme Ribeiro venceu Luís Perloiro.

As meias-finais femininas foram para a água de seguida e no primeiro heat Kika Veselko superou Carolina Mendes. De seguida, Teresa Bonvalot bateu Mafalda Lopes, encontrando-se, assim, a final. Depois disso, as condições já não permitiram que a ação avançasse mais e a prova entrou num período de pausa. Após várias chamadas a ação só retomou depois das 17 horas, com a logística a ser colocada num pico mais a sul da Praia do Cabedelo.

Foi nesse cenário que foram para a água as meias-finais masculinas. Apesar da boa réplica dada, Francisco Almeida acabou por perder frente a Vasco Ribeiro. Na outra meia-final, Guilherme Ribeiro foi mais forte que João Moreira, garantindo a segunda final da carreira, ele que já tinha começado o ano de 2021 com uma final, dessa vez na Ericeira.

A final feminina foi para a água já com o sol a começar a pôr-se, com uma batalha muito equilibrada entre Kika e Teresa. A campeã nacional tomou cedo a dianteira do heat e acabou por conseguir segurar o triunfo, com 13,60 pontos, contra 12,20 de Bonvalot. Kika Veselko começou o ano de 2022 como acabou o de 2021, a vencer, iniciando, assim, a da melhor forma a defesa do título nacional.

"Foi, sem dúvida, a melhor forma de começar o ano”, afirmou Kika Veselko após o triunfo. "O meu objetivo passa por revalidar o título. Foi a primeira vez que comecei o ano com a licra amarela e poder mantê-la é incrível. As condições na final estavam difíceis, mas era o que se podia ter, e estou super feliz pelo triunfo. O nível entre as surfistas está muito elevado e começar o ano com um triunfo é muito bom", vincou a jovem surfista, de apenas 18 anos.

Já na final masculina a experiência de Vasco Ribeiro acabou por fazer a diferença, com o campeão nacional a conseguir um triunfo sólido, com 13,85 pontos, contra 11,25 de Guilherme Ribeiro. Dessa forma, Vasco sai na liderança do ranking, mantendo a licra amarela Go Chill, tal como Kika Veselko. Além disso, Vasco Ribeiro repetiu o triunfo alcançado no ano passado na Figueira da Foz, somando ainda o 15.º triunfo em etapas da Liga MEO Surf - está a somente um do recorde que pertence a João Antunes.

"Estes campeonatos são os mais difíceis, mas também os que dão mais gosto vencer", atirou Vasco Ribeiro. "Foi um campeonato comprido, com muitas mudanças de praia e incerteza. Mas foi ótimo vencer, logo numa altura em que estou a voltar de lesão. Sinto-me bem, esta vitória foi um bom começo de temporada e agora tenho de continuar neste registo", frisou.

Resultados finais do Allianz Figueira Pro:
Final masculina: Vasco Ribeiro 13,85 x Guilherme Ribeiro 11,25
Final feminina: Kika Veselko 13,60 x Teresa Bonvalot 12,20
Go Chill Expression Session feminina: Yolanda Hopkins
Go Chill Expression Session masculina: Francisco Almeida
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 9,25 pontos na ronda 2
Bom Petisco Girls Score: Yolanda Hopkins, 16,75 pontos na ronda 2
Figueira Best Surfer: Ivo Cação

A Liga MEO Surf volta à água ainda este mês, com Porto e Matosinhos a receberam a segunda etapa da temporada. O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro disputa-se de 23 a 25 de Abril e Vasco Ribeiro e Kika Veselko mantêm-se de amarelo até lá. Além disso, também se colocam na frente da Allianz Triple Crown, troféu que venceram na temporada passada.

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.