sábado, 26 de agosto de 2017

Manhã de sábado: Surf: de marginalizado a recordista no turismo

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Os surfistas passaram de marginalizados pela sociedade a heróis nacionais. O desporto bate agora recordes no turismo de ano para ano. Mas há queixas.
"Sol" revela escutas da Operação Marquês. Em 2014, quando Costa se preparava para desafiar Seguro, Sócrates dizia que o então autarca de Lisboa não tinha "tomates", mas sim o "amigo" Marinho Pinto.
Sónia Paixão confirmou ter dito que André Ventura dava um "bom vereador", mas agora assegura que era "ironia". E contraria tudo o que afirmara um dia antes. Os detalhes da conversa com Observador.
O presidente da distrital do PSD/Lisboa pergunta se a candidata de Loures não desonra a candidatura do PS por admitir uma coligação com André Ventura. Pedro Pinto quer que António Costa se pronuncie.
Aos nove nomes divulgados pelo Observador que viajaram a convite da Huawei para a China, juntam-se agora seis altos funcionários da Saúde e da Autoridade Tributária revelados pelo Expresso.
Ainda não foi agora que Fernando Pimenta conseguiu quebrar o enguiço e ganhar um ouro nos Mundiais (leva sete medalhas): o bicampeão europeu de K1 1.000 conquistou a prata e acabou a chorar.
Carlos, um dos feridos mais graves de Pedrógão, estava internado em Espanha quando o filho nasceu. Ainda não o viu, porque não havia dinheiro para a viagem. E o bebé não pode ter o nome do pai.
O Presidente da República diz que a problemática dos incêndios e as florestas são causas nacionais e que este não é um momento para fazer análises políticas.
Fogo que chegou a cercar uma aldeia está dominado, informou esta manhã a adjunta da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
O El País publicou no seu site um vídeo inédito onde ficam bem visíveis os momentos de pânico durante o atentado terrorista em Barcelona. O vídeo mostra como várias pessoas fugiram à carrinha.
Uma manifestação convocada sob o lema "não temos medo" após os atentados na Catalunha em Barcelona milhares de pessoas. Rei Filipe VI, Mariano Rajoy e líderes catalães vão participar. 

Comer/Ver/Fazer

Abriu este mês, em Lisboa, e tem tudo o que não pode faltar na primeira refeição do dia, dos ovos aos sumos naturais. E não precisa de acordar cedo, o Dear Breakfast serve pequenos-almoços o dia todo. 

“Até ao lavar dos cestos, é vindima", já dizia o ditado popular. Quase a chegar a setembro, mês em que o vinho é sempre conversa, reunimos 10 programas de vindimas para cortar cachos e pisar uvas. 

“>observer_” é um videojogo de terror que se assemelha a um “Blade Runner” realizado por David Cronenberg. Quem observa o observador? A resposta é um labirinto assustador. 

Reconfortante e consistente, mas sem uma grama de carne. Inês David propõe este hambúrguer vegetariano no seu primeiro livro "Como assim, vegan?", onde reúne cerca de 100 receitas saudáveis. 

O festival FORTE dá início, esta quinta-feira, a quatro dias de música eletrónica com artistas de 31 países. Evento decorre no castelo de Montemor-o-Velho. 

O festival de Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, abre portas esta quinta feira para levar aos palcos bandas veteranas como The Jesus Mary Chain, The Mission e Primal Scream. 

O realizador francês Christophe Honoré foi basear-se em dois livros clássicos da Condessa de Ségur para rodar o melhor filme infantil deste verão. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. 

Foi o primeiro a levar o luxo para a costa oeste e aos 20 anos decidiu renovar-se. Em cima da praia e com um campo de golfe premiado, o Praia d'el Rey está mais luminoso e ainda mais perto do mar. 

Acaba de abrir e é diferente de todos os restaurantes indianos que temos por cá. Diretamente de Berlim e pelas mãos de quem já correu mundo, a Índia sofisticada chegou a Lisboa e chama-se Chutnify. 

Opinião

Rui Ramos
O politicamente correcto é um sinal do que pode vir a ser um Ocidente em declínio: uma aglomeração paroquial de pequenos lóbis identitários, a discutir minúcias, sob a vigilância de um poder despótico

Diana Soller
No choque com a Coreia do Norte o “fogo e a fúria” americanos estão a ser contidos pelo pacto conservador moderado entre o Departamento de Estado, o Pentágono, e o Conselho para a Segurança Nacional.

João Pires da Cruz
Onde os terroristas começam a ganhar por goleada é quando o Rei de Espanha e os nossos PR e PM colocam dois Estados a participar numa missa, católica, em protesto contra os atos de uma fração do Islão

José Manuel Fernandes
O caso dos livros para meninas e rapazes seria ridículo se não fosse trágico, novo sinal do que está doente nestes dias em que se discute uma canção inocente de Chico Buarque e se desculpa a javardice

Helena Garrido
O problema não está na ditadura do politicamente correcto. Está na incapacidade de ter políticas que promovam a igualdade. Falar, criticar, perseguir ou censurar é fácil mas apenas agrava os problemas

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

“Más políticas florestais deram estes maus resultados” – António Costa

O primeiro-ministro defende ministra da Administração Interna e diz que o país, para continuar a convergir com a União Europeia em termos de crescimento económico tem que manter as políticas deste executivo.
À chegada a Faro, para a festa de rentrée política do PS, António Costa nem por uma vez falou das negociações com os parceiros de coligação para o Orçamento do Estado, mas nem por isso deixou de os referir nas entrelinhas. Trazia ensaiada uma mensagem que vai repetir nos próximos dias: as políticas que adoptou são para dez anos e mostram que é possível crescer e consolidar as contas públicas. Para essa mensagem, agarrou nos resultados da execução orçamental que, garante o ministro das Finanças, asseguram desde já o cumprimento das metas do défice.
“Temos necessidade de nos prepararmos para uma estratégia de media prazo, para conseguirmos dar nos próximos dez anos a continuidade a este momento de convergência que não tínhamos desde a adesão ao euro” - esta frase, já dita várias vezes por António Costa, desde que lançou a estratégia para a década, tem desta vez um contexto específico: começaram as negociações com PCP, BE e PEV para o Orçamento do Estado para 2018 e os partidos da esquerda insistem em que se utilize a folga conseguida com o crescimento da economia para acelerar algumas medidas. A isso, Costa vai já avisando: “Aquilo que temos de assegurar é a continuidade na mudança de políticas que está a ter bons resultados na economia. Há uma ideia que precisamos de ter presente: boas políticas dão bons resultados, más políticas dão maus resultados”, disse.
Mas não ficou por aqui. Para o primeiro-ministro, há “bons exemplos da nossa politica económica de reposição dos rendimento das famílias, incentivo aos investimento e desenvolvimento dos serviços públicos” e “estão a dar bons resultados: bom crescimento económico, consolidação orçamental sustentada e emprego, emprego, emprego”. E isso faz com que o país esteja “a crescer mais do que a média da União Europeia. Não pode ser um pequeno intervalo numa longa estagnação, é necessário ser prolongado para a próxima década”.
Além das políticas económicas, Costa falou de outras, nomeadamente florestais, por causa dos incêndios. “Más políticas florestais deram estes maus resultados”, disse. Questionado sobre as críticas à actuação da Protecção Civil, António Costa diz que vai esperar pelos resultados do relatório da comissão independente – “quem propôs a comissão foi o PSD, não foi o PS nem o Governo”, disse – antes de tomar alguma atitude. Perante as críticas do PSD, o primeiro-ministro defendeu a actuação da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. “Há falhas que são detectadas e são logo corrigidas. Detectou-se que era essencial, que era preciso fazer algo a que governos anteriores não deram seguimento, reforçar antenas satélite. A actual ministra concretizou a aquisição dessas antenas satélite”, frisou.

PT “finalmente” a trabalhar com o Governo

Nas declarações ao jornalistas, o primeiro-ministro, este sábado na pele de secretário-geral do PS, não deixou de enviar outro recado, mesmo que subtil à PT. Depois de meses em que António Costa não escondeu abertamente as críticas à empresa de telecomunicações que já foi pública e agora é detida pelos franceses da Altice, à chegada a Faro acabou por dizer que a PT está “finalmente a trabalhar com o Governo” para encontrar uma solução para criar uma rede de redundância para o sistema de emergência nacional, SIRESP.
“Ainda ontem a PT veio reconhecer, e está a trabalhar finalmente com o Governo, para podermos ter uma solução de podermos enterrar os cabos e termos um sistema de redundância”, disse António Costa. O primeiro-ministro não referiu, contudo, que a empresa disse que esta solução era difícil, uma vez que não existem as infra-estruturas necessárias para enterrar cabos em muitas zonas do interior do país.
Público
Foto: Luís Forra/Lusa

Hora de Fecho: Como nasceu o combate que vai gerar 500 milhões

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Mayweather e McGregor disputam esta madrugada o 'Combate do Século' de boxe. Que teve uma longa história por trás, entre a pergunta pouco pensada em 2015 e a assinatura do contrato em maio de 2017.
"Sol" revela escutas da Operação Marquês. Em 2014, quando Costa se preparava para desafiar Seguro, Sócrates dizia que o então autarca de Lisboa não tinha "tomates", mas sim o "amigo" Marinho Pinto.
Os surfistas passaram de marginalizados pela sociedade a heróis nacionais. O desporto bate agora recordes no turismo de ano para ano. Mas há queixas.
Estudos científicos citados pelo "The Telegraph" defendem que os casais que fazem desporto em conjunto, pelo menos uma vez por semana, são mais felizes, confiantes e sexualmente satisfeitos.
Sónia Paixão confirmou ter dito que André Ventura dava um "bom vereador", mas agora assegura que era "ironia". E contraria tudo o que afirmara um dia antes. Os detalhes da conversa com Observador.
O presidente da distrital do PSD/Lisboa pergunta se a candidata de Loures não desonra a candidatura do PS por admitir uma coligação com André Ventura. Pedro Pinto quer que António Costa se pronuncie.
Ainda não foi agora que Fernando Pimenta conseguiu quebrar o enguiço e ganhar um ouro nos Mundiais (leva sete medalhas): o bicampeão europeu de K1 1.000 conquistou a prata e acabou a chorar.
Marta Onofre conquistou a terceira medalha de Portugal nas Universíadas, ganhando o bronze no salto com vara depois do ouro de Francisco Belo e da prata de Rui Bragança, também estudantes de medicina.
Aos nove nomes divulgados pelo Observador que viajaram a convite da Huawei para a China, juntam-se agora seis altos funcionários da Saúde e da Autoridade Tributária revelados pelo Expresso.
A Autoridade Tributária (AT) e o Ministério da Saúde estão a conduzir um inquérito sobre as circunstâncias que levaram destacados funcionários do Estado a aceitar uma viagem à China.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) deu por provado vários casos de assédio e violações laborais na PT, denunciando mesmo a existência de "condições humilhantes" na empresa. 
Opinião

Rui Ramos
O politicamente correcto é um sinal do que pode vir a ser um Ocidente em declínio: uma aglomeração paroquial de pequenos lóbis identitários, a discutir minúcias, sob a vigilância de um poder despótico

Miguel Alvim
É bom que as pessoas descomprometidas com o sistema percebam a diferença entre a inteireza da intervenção política de Carlos Brito e o oportunismo da "afirmação política" de uma secretaria de Estado.

Diana Soller
No choque com a Coreia do Norte o “fogo e a fúria” americanos estão a ser contidos pelo pacto conservador moderado entre o Departamento de Estado, o Pentágono, e o Conselho para a Segurança Nacional.

João Pires da Cruz
Onde os terroristas começam a ganhar por goleada é quando o Rei de Espanha e os nossos PR e PM colocam dois Estados a participar numa missa, católica, em protesto contra os atos de uma fração do Islão

José Manuel Fernandes
O caso dos livros para meninas e rapazes seria ridículo se não fosse trágico, novo sinal do que está doente nestes dias em que se discute uma canção inocente de Chico Buarque e se desculpa a javardice
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

GNR Aveiro | Murtosa – Desmantelamento de estufa de cannabis

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal de Ovar, deteve no dia 24 de agosto, em Murtosa, um homem e uma mulher, de 37 e 21 anos, no âmbito de um processo por tráfico de estupefacientes.
A ação envolveu uma busca a casa dos suspeitos que permitiu apreender:
· 1108 doses de haxixe;
· 29 plantas de cannabis com 2,5 metros;
· 867 sementes de cannabis;
· Duas balanças de precisão;
· Uma estufa;
· Uma caçadeira;
· 32 cartuchos calibre 12;
· 4360 euros;
· Duas viaturas;
· Diversos monitores e televisores.
Os detidos estão, neste momento, a serem presentes a tribunal.

Coordenação “está a falhar incêndio após incêndio” – CDS-PP

Resultado de imagem para Coordenação “está a falhar incêndio após incêndio” – CDS-PPA coordenação operacional "está a falhar muitíssimo, não é de agora, incêndio após incêndio", criticou hoje a presidente do CDS-PP, anunciando que vai visitar Abrantes e Mação na segunda-feira.
Em declarações aos jornalistas na freguesia lisboeta da Ajuda, onde realizou esta manhã uma ação de pré-campanha para as eleições autárquicas de 1 de outubro, a que se candidata, Assunção Cristas frisou que "as condições meteorológicas não foram piores do que noutros anos" e "o número de ignições não foi pior, pelo contrário, foi inferior a outros anos".
Porém, "a área ardida e a dimensão dos incêndios é muito maior", assinalou. "Isto sugere – eu não quero ser precipitada -, mas sugere uma grande descoordenação operacional no terreno", avaliou, adiantando que, na segunda-feira, vai deslocar-se a Abrantes e Mação, iniciativa que alargará a outras zonas afetadas por incêndios, nomeadamente Pedrógão Grande, Fundão e Covilhã.
"Por outro lado, a parte da sensibilização não parece que tenha tido a necessária ação por parte do Governo", criticou, recordando que sugeriu ao primeiro-ministro "que fizesse uma campanha forte, para evitar comportamentos negligentes".
Porém, o Executivo designou "apenas" uma porta-voz para a comunicação sobre os incêndios, não tendo retirado "as consequências do que se passou em Pedrógão Grande", incêndio que causou 64 mortos e mais de 200 feridos.
As ignições de fogos, sejam negligentes, "na sua maioria", ou intencionais, "têm uma fortíssima componente humana", recordou.
"Quando acontece o incêndio, tem de haver uma grande eficácia no combate e na coordenação e, este ano, o que nós vemos é um falhanço imenso na coordenação operacional no combate", sentenciou.
Entretanto, de acordo com o último balanço da Autoridade Nacional de Proteção Civil, divulgado hoje de manhã, os dois incêndios que lavraram nos últimos dias na zona de Oleiros, distrito de Castelo Branco, já estão dominados.
Lusa

Bombeiros de Mira agradecem ao apoio recebido…

Carolina Pessoa e Nuno Sérgio: Em Cantanhede há Fadistas a sério!


A noite estava aprazível para se sentir a alma do Fado: nem quente, nem fria… simplesmente bela para ouvirmos belas vozes Fadistas.
Carolina Pessoa e Nuno Sérgio cantavam em casa, nas Festas da pequena localidade de Arrotas, na Pocariça. Cantavam em casa porque Cantanhede, a sede do Concelho que tanto amam, está ali tão perto. Cantavam em casa porque bastava olhar para as muitas pessoas presentes, para ver que em cada canção tocavam a alma de quem aprecia este estilo musical tão genuinamente português.
Jornal Mira Online conversou com os artistas depois de mais uma – excelente – atuação de ambos. Em conjunto colocaram o povo a cantar com eles, em conjunto falaram um pouco de cada um…
Carolina é dona de uma voz que chega a espantar, que faz um apreciador do Fado, levitar a cada instante. Tem uma presença em palco que faz-nos sentir que o Fado nasceu dentro dela… mas, não foi bem assim, no início!
“Confesso que não apreciava muito o Fado nos tempos da minha adolescência… na verdade nunca tinha cantado fado. Mas, havia uma Amália na minha avó - ela cantava sempre -  que ecoava dentro de mim... e que me inspirava sempre que ouvia aquela voz sentida. A Amália trouxe-me para o fado, por aquilo que me fazia sentir"
Estas palavras foram prontamente corroboradas por Nuno Sérgio, que confidenciou que “herdou do pai o amor a esta música” e que “ se não fosse Fadista, não estaria a cantar…”. Mas, canta, sim senhor… e canta muito bem! Nuno Sérgio encaixa perfeitamente num espetáculo em conjunto com Carolina: ambos sabem onde estar, sabem improvisar, sabem – quase por instinto – o que o outro fará de seguida, e desta forma formam uma dupla que vale a pena ser ouvida!
Este é um projeto feito em conjunto que tem rendido bastantes frutos. Com um CD gravado “o segundo não há-de demorar muito” e espetáculos feitos em muitos locais de Portugal, a consequente internacionalização deste trabalho veio por inerência: países como Holanda, França, Alemanha e Áustria, por exemplo, já tiveram o prazer de ouvir as suas vozes. E, quando questionados sobre se só os portugueses assistiam aos seus espetáculos, a resposta não deixa de ser uma surpresa: “ao contrário do que poderíamos pensar, vemos muito mais cidadãos destes países a assistirem os shows”.
Mas, então, resta a dúvida da língua: se não entendem o português, como podem apreciar o Fado? A resposta é pronta: “No palco temos que passar o sentimento, a emoção que está por detrás de cada acorde… pouco importa se eles percebem o poema, pois o que eles absorvem é a tal alma que o Fado consegue transmitir!”. E, sim… as pessoas saem encantadas por terem ouvido cerca de noventa minutos de um estilo musical tão belo…
Quando questionados sobre o novo fado, aquele que chegou em vozes como as de Mariza, Cuca Roseta, Raquel Tavares, Ana Moura, Carminho ou CamanéCarolina Pessoa tem a sua própria visão sobre o assunto: “Acho que o Fado não tem uma roupagem nova. O que existe são novos artistas e novas belas vozes… porque a Amália deixou um legado tão intenso que acabou por esgotar tudo o que havia por fazer de novo no Fado. No fundo, o que todos nós fazemos, ao cantarmos ou tocarmos, é seguir as pisadas daquela que modificou o panorama musical nacional, um dia!”. Quanto a Nuno Sérgio, resumiu tudo o que pensa sobre Amália Rodrigues numa curta frase: “Ela é imortal!”…
Quanto ao futuro próximo deste projeto musical, ambos deixaram algumas poucas pistas: em Outubro estarão na Califórnia a cantarem “para lusitanos, norte-americanos e quem quiser ouvir o Fado” e depois, em Novembro, estarão em Cantanhede “a fazer um miminho à nossa terra, às pessoas que nos seguem desde há muito tempo”.
Carolina e Nuno são pessoas como todos nós… sem estrelismo! Têm talento de sobra e humildade em abundância. Cantam, encantam, fazem cantar e emocionam, por vezes, quem os escuta. Dão valor ao Fado e acrescentam, com suas atuações, valor a ele. Trazem a canção às ruas, em palcos de Festas, como foi o caso ou levam a canção aos ambientes fechados, com o mesmo a-vontade!
Carolina Pessoa e Nuno Sérgio são nomes para serem apreciados, pois mostram que há muito mais música em Portugal que aquela que tocam exaustivamente em rádios locais ou em bailaricos de Julho e Agosto, nas aldeias que vão de Trás-os-Montes até ao Algarve.
Carolina e Nuno munem-se de bons músicos como Ricardo Silva (guitarra portuguesa), Luís Carlos Santos (viola de Fado), Ricardo Gomes (flauta e cajon) e Miguel Gomes (percursão). Por vezes também levam ao palco quem tem talento e pretende dar-se a conhecer, como – nesta noite – foi o caso de Mariana Rocha, uma boa cantora da Praia de Mira.
Carolina Pessoa e Nuno Sérgio, por quase noventa minutos, levam os que os escutam, a lugares que somente cada um de nós pode conhecer: é que a alma de cada pessoa é um lugar íntimo, impenetrável para aquilo que não a alimenta. E eles – acreditem – sabem alimentá-la como só os que possuem o genuíno talento, conseguem…

Francisco Ferra

ASAE instaurou 16 processos de natureza criminal em estabelecimentos de restauração e bebidas de zonas de veraneio

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 16 processos de natureza criminal em estabelecimentos de restauração e bebidas em zonas de veraneio, no âmbito de uma operação de fiscalização desenvolvida nos meses de julho e agosto, revelou hoje aquela entidade.
Resultado de imagem para ASAE instaurou 16 processos de natureza criminal em estabelecimentos de restauração e bebidas de zonas de veraneio
Na sequência da mesma operação de fiscalização, "foi ainda suspensa a atividade de 24 estabelecimentos de restauração e bebidas, por incumprimento dos requisitos de higiene, e foram apreendidos cerca de 800 quilos de géneros alimentícios", adiantou a ASAE em comunicado.
Segundo aquela entidade, no âmbito da operação foram fiscalizados 895 estabelecimentos de restauração e bebidas de norte a sul do país, tendo sido instaurados, além dos 16 processos de natureza criminal, outros 230 processos de contraordenação.
Os processos estão relacionados com "a comercialização de géneros alimentícios avariados, fraude alimentar e usurpação de denominação de origem protegida", esclareceu.
De acordo com o comunicado, "as principais infrações contraordenacionais verificadas foram o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene e inexistência de processo ou procedimentos de segurança alimentar baseados nos princípios do HACCP, inobservância dos requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico dos estabelecimentos de restauração e bebidas, deficiente rotulagem em géneros alimentícios, falta de mera comunicação prévia e ainda infrações relacionadas com o livro de reclamações, com a venda de bebidas alcoólicas e com a lei do tabaco".
A ASAE adiantou que levou a cabo uma operação de fiscalização, a nível nacional, direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas nas zonas de veraneio e/ou de grande afluência de pessoas, nos meses de julho e agosto, porque "no período de férias e em lugares de grande afluência da população/consumidores verifica-se um acréscimo da procura dos serviços prestados pelos estabelecimentos de restauração e bebidas, com consequente aumento da oferta desses serviços. Assim, intensificou-se a fiscalização dos estabelecimentos de restauração e bebidas de forma a salvaguardar a segurança e defesa dos consumidores".
Lusa

APRESENTAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS DO PSD À FREGUESIA DA SANGUINHEIRA


"Uma equipa presente, experiente e dinâmica" é o mote da campanha do PSD na Freguesia de Sanguinheira, cujos candidatos vão ser apresentados amanhã, 26 de agosto, às 21h30, no Salão Paroquial da localidade.

O atual presidente de Junta, Euclides Vinagreiro (contabilista certificado), concorre de novo ao cargo a encabeçar uma lista onde a seguir constam os nomes de Antonio Moleiro (reformado), Bruno Marques (empresário agrícola) e Carlos Marto Oliveira (técnico de sistemas eletrónicos).

A apresentação de todos os candidatos decorrerá no âmbito de um encontro com a população que contará com a presença de Helena Teodósio, candidata social-democrata à presidência da Câmara Municipal de Cantanhede, e de João Moura, cabeça de lista à Assembleia Municipal, além de outros candidatos a órgãos autárquicos do Município.

No final da sessão, haverá animação com um grupo de música popular portuguesa.

ACTUALIDADE | Santiago Sul: Administrador da ADS garante que não houve aumento da água, mas sim introdução de taxa de saneamento


O administrador da empresa Águas de Santiago (ADS), Floresvindo Barbosa explicou hoje,25, que o preço da água não sofreu nenhum aumentou, e que o facto de os clientes estarem a pagar mais caro, se deve à introdução da taxa de saneamento. Com esta declaração, Floresvindo reage assim aos Primeiros Secretários de Sectores do PAICV de Santiago Sul, que em conferência de imprensa realizada na quarta-feira última, denunciaram o aumento do custo de águas nos municípios da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago.

Segundo a Inforpress, o responsável da ADS que falava hoje à Radio de Cabo Verde (RCV), garantiu que as facturas estão mais caras devido a taxa de saneamento de 20 por cento (%) estipulada pela Agência de Regulação Económica (ARE), que entrou em vigor a 01 de Julho desde ano.

“A taxa de saneamento é uma tarifa aplicada em toda a parte do mundo, e se queremos ter saneamento com rede de esgoto eficiente e acessível a toda a população temos que investir, o que implica algum custo”, admitiu, indicando que para este projecto o Estado gastou milhões de contos.

Para Floresvindo Barbosa, a população cabo-verdiana não está acostumada nem habituada a pagar taxas de um determinado serviço, tendo apelado a serem mais compreensivos uma vez que é uma tarifa justa que abarca aspectos fundamentais como a questão da saúde pública e salubridade.

Questionado sobre o atraso das facturas, o administrador explicou que esta lacuna está relacionada com a mudança do sistema de facturação do qual não constam ainda os 30 mil clientes da Cidade da Praia, e que o deficiente fornecimento de água é derivado da manutenção de uma das unidades de dessalinizadora, tendo explicado que a Electra continua responsável pela produção e que a ADS apenas distribui água.

“A Electra funciona com a capacidade de 15 mil metros cúbicos dia, ou seja, três unidades de dessalinizadora de cinco mil metros por dia, e neste momento uma dessas unidades encontra-se em manutenção”, confirmou assegurando que a situação deve ficar resolvida dentro de dias.

Em relação à distribuição em Assomada, disse que é diferente e mais complexa, uma vez que em Santa Catarina são produções a partir de furos de água doce num concelho disperso.

“Nos últimos anos, a produção de alguns furos de água baixou, e para se ultrapassar esse constrangimento, a ADS tem procurado minimizar a situação com transportes de água em autotanques enquanto se proceda à reparação dos furos”, explicou.

Com esta declaração, Floresvindo Barbosa reage assim aos Primeiros Secretários de Sectores do PAICV de Santigado Sul, que em conferência de imprensa realizada na quarta-feira última, denunciaram o aumento do custo de águas nos municípios da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago. C/Inforpress.

AV/FP
Inforpress/Fim.
Idem A Semana

Ministro da Saúde e da Segurança Social participa na 67ª Sessão do Comité Regional da OMS




O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, participa na 67ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde, que terá lugar de 28 de agosto a 01 de setembro, em Victoria Falls -situa-se no rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe,

O titular da pasta de Saúde e da Segurança Social irá também participar, no dia 30 de agosto, num evento paralelo sobre o Quadro para o reforço dos Sistemas de Saúde com vista aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Cobertura Universal de Saúde (CUS), organizado no âmbito do Comité Regional.

Nesta sessão, o Comité tem como objetivo discutir mais particularmente as abordagens práticas para apoiar os países no âmbito deste Quadro.

O Escritório Regional afigura –se, portanto, necessário divulgar e debater a alto nível o Quadro e outros produtos, bem como explorar meios com vista à sua efetiva operacionalização ao nível dos países.

Segundo o governo da República, o ministro Arlindo do Rosário faz-se acompanhar, nessa deslocação pela Diretora Nacional da Saúde, Maria da Luz Lima.

Fonte:A Semana



ADASCA realiza hoje a sua excursão anual desta vez a Belmonte



A ADASCA à semelhança dos anos anteriores realiza hoje (dia 26 de Agosto de 2017) a sua excursão anual tendo este ano como destino a visitar a linda localidade de Belmonte.

Mais uma vez, conseguiu a lotação de um autocarro de 69 lugares, iniciativa aberta à comunidade, pois é para ela que desenvolve as suas actividades.

A sesão de colheitas de sangue agendada para hoje no Posto Fixo, foi realizada ontem, sendo a próxima a realizar no dia 30 de Agosto entre as 15 horas e as 19,30 horas.

As datas para o mês de Setembro podem ser consultadas no site http://www.adasca.pt/

O Litoral Centro vai aproveitar o ensejo para fazer fotorreportagem para posteriormente neste espaço,


Até breve!