sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Proença-a-Nova | Duas empresas distinguidas com o selo PME Excelência no concelho

 O concelho de Proença-a-Nova tem duas empresas reconhecidas como PME Excelência, referente ao ano de 2022, uma distinção que surge como reconhecimento pelo desempenho económico-financeiro e pelo contributo dado à economia portuguesa. Estas duas PME Líder apresentaram melhores desempenhos, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.
“Estas distinções demonstram a resiliência dos nossos empresários e por isso presto o meu reconhecimento do trabalho em prol do concelho, juntando com todos os empresários que todos os dias acrescentam valor e são verdadeiros geradores de riqueza”, parabeniza João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
 
No distrito de Castelo Branco foram distinguidas com este selo 49 empresas, com uma representatividade de 1,2% no total nacional.  A nível nacional, um total de 3 922 empresas, representativas dos vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2022. Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 124 999 postos de trabalho.
O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo) em parceria com um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua.
Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente - fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais - numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.
 
No concelho de Proença-a-Nova, as empresas Américo R. Rolo - Construções, Lda e a Linhambiente, S.A foram distinguidas com o galardão PME Excelência 2022, acumulando a distinção já atribuída este ano de PME Líder 2022. As empresas Ambienti D'Interni, Unipessoal, Lda, Farmácia Daniel de Matos, Lda, José Lourenço - Pneus e Combustiveis, Lda., José Lourenço & Filhos, Lda, Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia, Lda, PinhalNova - Madeiras Tratadas, Lda, Piscinas do Centro - Construção de Piscinas, Lda e Superproença - Supermercados, Lda venceram o galardão PME Líder referente ao ano de 2022.

Andreia Gonçalves

Comunicação, Turismo e Eventos

Câmara de Águeda implementa sistema inovador de gestão dos transportes

 Criação de uma plataforma de gestão de transportes, instalação de painéis informativos, de cacifos e de sensores de estacionamento, desenvolvimento de um estudo de mobilidade e a ampliação das beÁgueda estão entre as medidas em curso.
A Câmara Municipal de Águeda está a implementar um sistema inovador de gestão de transportes no concelho, com um investimento em tecnologia e recursos que serão disponibilizados aos cidadãos para uma utilização mais eficaz dos transportes públicos e que responda às necessidades da população. Em paralelo e de forma complementar, será ampliada a rede de bicicletas elétricas às freguesias do concelho e disponibilizados um conjunto de serviços aos utilizadores dos transportes públicos. Para concretizar estes investimentos, o Município conseguiu um financiamento de mais de 433 mil euros ao abrigo de candidaturas a programas de apoio nacionais.
“Apostamos nos meios de mobilidade suave e estamos a transformar o paradigma dos transportes públicos no concelho, com um investimento muito direcionado para que os cidadãos possam utilizar de forma efetiva, viável e articulada os diferentes transportes públicos nas suas deslocações”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que estes investimentos refletem uma ação política estratégica a pensar na disponibilização de meios alternativos de mobilidade.
Em concreto, está a ser desenvolvida uma plataforma de gestão dos transportes de carácter municipal, que agregue a informação dos diversos sistemas (Busway, comboios, MobeÁgueda e beÁgueda), nomeadamente no que respeita a horários e tarifários, que terá como interface com o utilizador uma nova APP (aplicação móvel) que está igualmente em desenvolvimento.
A par desta APP, o Município vai instalar painéis digitais informativos na nova central intermodal que está a ser construída no largo da estação da CP, bem como nos 11 pontos de venda de bilhetes da Busway espalhados pelo concelho.
Vão ainda ser instalados, nesta nova área junto à estação da CP, cacifos para utilização dos cidadãos. Deste modo, com este projeto, quem chegue a Águeda de comboio ou de autocarro, pode deixar as suas coisas nestes cacifos e visitar a cidade, seja a pé ou utilizando as beÁgueda, que terá um cais de carregamento e parqueamento neste mesmo espaço.
O Município de Águeda está também a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Águeda (PMUSA), que depois do diagnóstico inicial, que passou, entre outros, pelo tratamento de dados estatísticos, métricos e de inquéritos, estão a ser realizadas sessões participativas para recolha de contributos. A primeira aconteceu no final do mês de outubro, estando prevista a realização de outras, a divulgar oportunamente.
O documento final do PMUSA, que deverá ser apresentado entre dezembro deste ano e janeiro de 2024, será elaborado com os contributos desta e das próximas sessões participativas.
Este plano tem como objetivo central redefinir o modelo de mobilidade do território, em todo o concelho, bem como atualizar a estratégia de mobilidade sustentável. Na prática, pretende-se tornar as deslocações mais seguras, curtas, saudáveis, confortáveis e económicas.
 
Alargamento da rede beÁgueda
A Câmara de Águeda vai também, através deste financiamento conseguido, alargar o projeto beÁgueda – Bicicletas Elétricas de Águeda, com a aquisição de novas bicicletas e a instalação de mais parques em várias freguesias do concelho, aumentando a rede já instalada.
Assim, depois do projeto piloto de alargamento da implementação das beÁgueda às freguesias servidas pela ferrovia, num contexto de promoção da intermodalidade, e de já este ano ter aumentado a frota de bicicletas, ampliando dois parques (Escola Secundária Adolfo Portela e Junta de Freguesia de Recardães) e de ter instalado um novo parque em frente a Escola Secundária Marques de Castilho, o Município de Águeda amplia a rede a freguesias sem ligação ao comboio.
Este conjunto de projetos na área da mobilidade urbana do concelho são cofinanciados ao abrigo de três candidaturas. A primeira, referente ao “Sistema de Gestão e Informação para Soluções Inovadoras e Experimentais de Transporte” é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020, inclui o desenvolvimento da plataforma de transportes, o alargamento as beÁgueda a territórios não servidos pela linha de comboio, o estudo de mobilidade e a colocação de sensores de estacionamento que têm estado a ser aplicados na cidade, reflete um financiamento assegurado de mais de 325 mil euros do FEDER.
As duas candidaturas mais recentes, no valor financiado de 107 770 euros, respeitam ao programa “Apoio à promoção do transporte púbico e capacitação das autoridades de transportes”, no âmbito do Fundo para o Serviço de Transporte Público do IMT, onde o Município de Águeda foi o único da região a conseguir cofinanciar dois projetos apresentados: o apoio à intermodalidade com a aquisição de novos parques e bicicletas no espaço da estação e os cacifos, bem como os painéis informativos digitais.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Marinha Grande | SAIA À NOITE, PARA EXPERIMENTAR JOGOS DE TABULEIRO… NO MUSEU

E se no dia 18 de novembro (sábado), das 21h00 às 00h00, sair de casa para vir experimentar e brincar com jogos de tabuleiro, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande?
É este o convite da Associação Spiel Portugal que, em parceria com o Município da Marinha Grande, vai realizar mais uma sessão de “Jogar no Museu”. Durante três horas, é dada a possibilidade de crianças a partir dos 8 anos e adultos, conhecerem e praticarem jogos de tabuleiro, fomentando o convívio e a aprendizagem de conhecimentos de forma lúdica.

A participação é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem

A TERRA TREME - EXERCÍCIO NACIONAL DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO, DIA 14 DE NOVEMBRO


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove na terça-feira, dia 14 de novembro, às 11:14 horas, a 11.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).
Trata-se de um exercício nacional organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e que visa capacitar a população a saber como agir em caso de sismo.

Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é a finalidade desta jornada que propomos a todos os cidadãos.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Com esta iniciativa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a todos os sectores da sociedade civil.

Por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, Corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício A TERRA TREME.

Apesar do exercício ter expressão nacional, a iniciativa tem tido uma adesão expressiva por parte da população escolar, graças também ao envolvimento da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE). Assim, em articulação com estes parceiros, a ANEPC promove um evento principal do exercício na Escola Secundária de Olhão, sita na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro 3, 8700-371 Olhão.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento nesta ação de cidadania.

Mais informações em www.aterratreme.pt

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL !

Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização

MARINHA GRANDE LIDERA CUMPRIMENTO DE METAS DE RECOLHA DE BIORRESÍDUOS

 A Marinha Grande foi o único município da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) que, em 2022, garantiu a recolha de mais de 5% de biorresíduos verdes (resíduos verdes de jardins) e a respetiva entrega separadamente, para valorização, cumprindo a meta imposta pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
No ano passado, o Município da Marinha Grande recolheu mais de 540 toneladas de biorresíduos verdes, em jardins públicos, estádio municipal e porta a porta. A entrega destes biorresíduos à Valorlis, para valorização orgânica, garantiu o cumprimento das metas impostas pela APA, permitindo, assim, um desagravamento da TGR - Taxa de Gestão de Resíduos.
A forte aposta na recolha de resíduos, efetuada pelo Município, com a criação de uma equipa dedicada diariamente à recolha de monos e verdes (porta a porta e em espaço público) e uma maior sensibilização da população sobre este serviço, permitiu cumprir o objetivo e facilitar a realização deste trabalho na área da sustentabilidade e na economia circular, tornando o espaço público  mais aprazível.

Recorde-se que o Município da Marinha Grande dispõe de um serviço gratuito de recolha de resíduos verdes e de objetos de grandes dimensões, vulgarmente designado por “monos”. Tem como propósito, auxiliar o munícipe a desfazer-se do objeto e, ao mesmo tempo, proporcionar uma melhoria do ambiente, evitando que os monos ou resíduos verdes resultantes de podas ou jardinagem, venham a cair em lixeiras a céu aberto, nos contentores do lixo ou em zonas públicas.
A recolha de resíduos verdes e de monos é efetuada de forma gratuita, com pré-marcação. Para aceder a este serviço nas freguesias da Marinha Grande e da Moita, basta contactar o 244 573 300. Para ter acesso ao mesmo, na freguesia de Vieira de Leiria, tem de ligar para o 244 695 343.

Pode também solicitar este serviço através da APP do Município da Marinha Grande, fazendo o download gratuito da aplicação no seguinte link
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Gabinete de Comunicação e Imagem

Porto de Mós | Dia Mundial da Diabetes


O Pelouro da Saúde, do município de Porto de Mós, liderado por Telma Cruz, vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes, através da realização de duas atividades.
Assim, no dia 13 de novembro, terá lugar o III Fórum Diabetes, sobre o tema “Acesso aos cuidados de saúde na diabetes”, drigido a profissionais de saúde.

No dia 14 de novembro, realizar-se-á a caminhada noturna 'Prevenir a Diabetes, estação a estação', dirigida à comunidade. Para além da prática desportiva, a caminhada inclui, ainda, cinco estações temáticas onde serão abordados diferentes esclarecimentos sobre a forma de prevenção da diabetes e como atenuar as suas consequências.

A caminhada é gratuita e aberta a toda a população.

Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Cantanhede | Empreitada ascende a 370 mil euros acrescidos de IVA. Central de captação e reservatórios de água da Fervença vão ser remodelados

 
O executivo municipal aprovou o projeto de remodelação da central de captação e reservatórios de água da Fervença, que a INOVA-EM irá implementar através de empreitada, com vista ao reforço da capacidade de captação, armazenamento e tratamento de água para consumo humano.
Com vista à resolução do problema, a INOVA-EM desenvolveu uma solução que inclui a separação dos circuitos de entrada/saída de água dos reservatórios, o que se traduz no reforço da capacidade de resposta às solicitações de consumo e complementa as obras recentemente realizadas, nas quais se aumentou a capacidade de elevação de água para todos os setores de distribuição no Município de Cantanhede e também para o abastecimento a parte do Município de Mira e alguns lugares dos municípios de Coimbra e Montemor-o-Velho.
A captação naquele local foi iniciada em 1970, apresentando-se a zona formada por areias finas com siltes e argila, assentes numa banda calcária. Para definição dos perímetros de proteção, foi realizado um estudo hidrogeológico, no âmbito de um protocolo com a Universidade de Aveiro.
O volume de água que é captado e distribuído ascende a aproximadamente 4.000.000 m3 por ano, apresentando-se a água física e quimicamente potável, pelo que carece apenas de simples tratamento bacteriológico preventivo.
A distribuição de água é garantida através de um sistema que, além da captação, contempla nove estações elevatórias, 21 reservatórios e 681 quilómetros de condutas adutoras e de distribuição.
As obras incluem a substituição de equipamentos hidráulicos e elétricos, com especial relevo para os equipamentos instalados nos poços de captação.
O investimento inclui também a primeira fase dos arranjos paisagísticos dentro do perímetro da captação, com melhoria das acessibilidades para as pessoas que visitam as instalações e os olhos de água, bem como todas as obras necessárias à implementação de uma segunda fase na qual se procederá ao tratamento paisagístico da envolvente, enquadramento que se considera absolutamente fundamental face à importância do lugar e à praia fluvial que ali atrai milhares de visitantes.
O valor previsto do investimento é de 370 mil euros acrescidos de IVA e o prazo de execução é de 200 dias seguidos.

Paulo Cardantas
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

"EU QUERO É FESTA!" SOBE NOVAMENTE AO PALCO DO POLO DE EDUCAÇÃO DE SÃO MARCOS DA SERRA


O Grupo de Teatro Sénior formado pelos utentes do Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra volta apresentar, no próximo dia 18 de novembro, a peça “Eu quero é festa!”.
A iniciativa de entrada livre, tem lugar no Polo de Educação de São Marcos da Serra, pelas 16h00.

O telefone 282 440 815 (chamada para rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico polos.educacao@cm-silves.pt são os contactos do setor de educação da CMS disponíveis para o fornecimento de informação adicional.

Melhorar a circulação e gestão da faixa de combustão. SAPADORES FLORESTAIS DA CIM TÂMEGA E SOUSA LIMPAM ESTRADAS MUNICIPAIS

 
No âmbito dos trabalhos de prevenção para a segurança de pessoas e bens, as equipas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa ( CIM – TS ) encontram-se nesta semana a executar trabalhos de limpeza e gestão do combustível nas laterais da Estrada Municipal 502, entre a zona de Bointes, em Bairros, e o Crosso em Fornos, na ligação à EN 225.


São três equipas de sapadores florestais que estão, desde o inicio da semana, a intervir nas bermas desta estrada municipal, procedendo a trabalhos de limpeza e desmatação das bermas, assegurando uma faixa de protecção ao longo desta acessibilidade, com a redução de material vegetal e lenhoso de modo a dificultar a propagação dos fogos florestais e garantindo uma melhor circulação rodoviária.


Recorde-se que, a região do Tâmega e Sousa foi recentemente reforçada com mais uma Brigada de Sapadores de Florestais. Trata-se da segunda brigada da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que se juntou à equipa formada no primeiro trimestre deste ano e que tem a sua base no concelho de Baião, sendo que estas Brigada de Sapadores de Florestais estão aptas a dar assistência aos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa na defesa da floresta contra incêndios.
A CIM do Tâmega e Sousa investiu mais de 385 mil euros na defesa da floresta. Ao todo, são 30 os elementos que dão corpo a duas Brigadas de Sapadores Florestais que estão em permanência no terreno em trabalho de prevenção dos incêndios florestais, bem como manutenção e beneficiação de Infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal, assim como sensibilização das populações para as normas de conduta em matéria de protecção florestal, nomeadamente, no âmbito do uso de fogo, limpeza das florestas e da fitossanidade.


Cantanhede | Na Biblioteca Municipal. Saúde Mental foi o tema da sessão das Tardes Comunitárias


Mais de setenta pessoas estiveram presente no passado dia 8 de novembro, em nova sessão das Tardes Comunitárias, esta dedicada ao tema Saúde Mental. A sessão decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede e contou, enquanto oradora convidada, com Clara Maria Abrantes, Psicóloga Clínica, que abordou e desenvolveu este tema cada vez mais atual.


Clara Abrantes é licenciada em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desde 1981.
Inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses, Clara Abrantes é reconhecida pelo mesmo organismo como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação. É, também, Registered Europsy Psichologist pela European Federation of Psychologists.
A profissional trabalhou 33 anos ao serviço do Ministério da Saúde (entre 1982 e 2015), no âmbito do tratamento de dependências, quer na área da Prevenção Primária, quer, posteriormente, na Consulta Externa (tratamento e desintoxicação). Foi Professora e Psicóloga Escolar num estabelecimento de ensino em Coimbra e no Instituto Superior de Teologia de Coimbra, entre 1980 e 2005. Desenvolve clínica privada, desde 1995.
No decurso da palestra, a convidada abordou vários aspetos relacionados com a Saúde Mental, destacando, entre outros, a importância de haver um equilíbrio entre os três fatores fundamentais para os seres humanos, nomeadamente “sentir”, pensar” e “agir”.
A sessão, que se verificou animada e muito do agrado dos participantes, ficou enriquecida pelos vários testemunhos de participantes que questionaram a psicóloga e partilharam com os presentes aspetos relacionados com as suas vivências.


Aveiro | Reunião de Câmara – 09 de novembro de 2023

 Reunião de Câmara – 09 de novembro de 2023
Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 09 de novembro de 2023 nos Paços do Concelho.

1.Descentralização na Ação Social: Subsídios de carácter eventual emergentes e não emergentes
O Executivo Municipal autorizou a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes ao mês de outubro de 2023.
A Ação Social é uma área à qual a CMA tem dado prioridade de trabalho ao longo deste tempo, em equipa com as Direções das IPSS e em estreita ligação ao Instituto da Segurança Social.
Com um ano e quatro meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro continua a dar nota positiva ao trabalho realizado até ao momento. Este foi um passo muito importante para o aumento da eficácia e eficiência na gestão da resposta social aos Cidadãos, aprofundando a relação de trabalho entre os Parceiros, permitindo que todas as situações sejam resolvidas com maior rigor e celeridade e, dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade e o funcionamento do sistema de Ação Social ao nível do Município de Aveiro.

2.Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a uma Família e dois Cidadãos
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais uma família residente em Aveiro, correspondendo a mais dois Cidadãos ajudados, no valor global de 500€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

3.Alienação de parcelas de terrenos
O Executivo Municipal deliberou alienar dez parcelas de terreno, com a área de 242,10 m2, pelo valor de 14.330€, na Rua de Aveiro, em São Jacinto, resolvendo mais um problema de organização urbana e do espaço público.
Em causa o facto de as áreas totais ocupadas pelos proprietários dos lotes ser superior à área registada na construção de cada lote. Em bom rigor, foi possível verificar que a utilização dos logradouros frontais, como jardins privativos das moradias, não constavam da venda inicial dos lotes, o que impossibilitava a emissão de licença de utilização, em processos de venda.

4. Preçário do Teatro Aveirense para 2024

O Executivo Municipal deliberou aprovar o preçário para o ano de 2024 do Teatro Aveirense, que varia de acordo com a natureza do evento, o público-alvo, a estratégia de formação de públicos, a gestão financeira ou as parcerias estratégicas, salientando que o custo dos ingressos se mantém inalterado e de acordo aos preços praticados nos últimos anos.

Tabela de preços:

Ações de Serviço Educativo e Formação de Públicos: 3,00€ a 5,00€
Visita Encenada: 1,00€
Ciclo Novas Quintas: 5,00€
Cinema: 4,00€ (50% de desconto na compra de todas as sessões mensais)
Ações não descriminadas de Teatro, Dança, Música, entre outros: 5,00€; 7,50€; 10,00€; 12,50€; 15,00€; 17,50€; 20,00€; 25,00€; 30,00€ e 45,00

Aplicação de política de descontos do Teatro Aveirense: 1) 20% de desconto sobre a tarifa do bilhete para menores de 25 de anos, maiores de 65 anos e para grupos organizados de mais de dez pessoas; 2) 50% de desconto para Escolas e propostas de Teatro de Dança.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro