quarta-feira, 13 de junho de 2018

Hora de Fecho: Em direto/ Aí está a "golpada de que falo há duas semanas"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O presidente do Sporting, cuja direção foi esta quarta-feira suspensa preventivamente por uma comissão de fiscalização, já reagiu através do Facebook e dá conferência de imprensa a partir das 14h.
A dois dias do primeiro jogo da seleção, contra Portugal, o treinador foi demitido do cargo de selecionador, depois de notícias de que irá para o Real Madrid. Fernando Hierro vai orientar seleção
Como guarda-redes andou na sombra de outros, como treinador parou para ser comentador. Chegou ao sucesso na formação de Espanha, falhou no FC Porto e lançou a bomba do Mundial ao assinar pelo Real.
Todos os jogos, todos os estádios e todos os craques que vão estar na Rússia em junho. Saiba quando e onde jogam as 32 seleções, grupo a grupo.
O Mundial 2018 está mesmo a chegar e com ele a vontade de viver o futebol. Para que não perca nenhuma partida do grande espetáculo, o Observador deixa a lista dos canais onde pode assistir aos jogos.
Durante a cimeira em Singapura, Trump mostrou a Kim Jong-Un, num iPad, um vídeo de quatro minutos feito seguindo a receita dos "trailers" de filmes de ação, com narrador barítono e música dramática.
O presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) garante que "foi total" a adesão dos trabalhadores à greve da CP e empresas de transporte de mercadorias.
Há quem lhes chame "fan zones", nós chamamos-lhes amostras de estádio. De norte a sul, Portugal enche-se de ecrãs gigantes para ver jogar a Seleção Nacional. Veja onde pode encontrá-los.
Aumento da idade da reforma e dos preços dos combustíveis são o que mais preocupa os russos na altura do Mundial. Para o Presidente Putin, o Mundial pode ser usado para uma maratona diplomática.
Leilão de dívida a cinco e a 10 anos saiu mais caro do que em operações anteriores, fruto da subida das taxas de juro e no rescaldo da crise política em Itália.
A marcha de Alfama venceu outra vez as Marchas Populares de Lisboa. O segundo lugar foi atribuído à marcha do Bairro Alto e o terceiro à marcha da Madragoa. 
Opinião

Rui Ramos
Catarina Martins não quer ver "reconhecida" a "enorme violência da expansão portuguesa", quer apenas usar a história para deslegitimar os regimes ocidentais -- e só esses.

Rui Ramos
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.

José Manuel Fernandes
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.

Diana Soller
Em Espanha, o ressentimento entre unitaristas e separatistas veio para ficar. Sem resolver este problema é legitimo duvidar que alguma legislatura, obrigatoriamente fragmentada, chegue muito longe.

Paulo Tunhas
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Domus Nostra: Ah! mulheres valentes…

A ideia não é de agora, mas apenas neste momento acabou por ser concretizada: o Clube Domus Nostra está a formar uma equipa de futsal... feminino!
Sim, é mesmo isto: a juntar às mais variadas seções existentes nas área desportiva e cultural, o representativo clube de Portomar, colocará em prática, o futsal feminino... mais um que, certamente, acabará por trazer muitas alegrias à família Domus Nostra.
Se quer praticar, se acha que tem jeito para a coisa, se gosta de desporto e quer fazer parte deste maravilhoso grupo de pessoas, então... leia o cartaz abaixo, contata e, acelera para as vitórias!

Comissão de fiscalização suspende Bruno de Carvalho. Presidente dos leões fala em “golpada”

A Comissão de Fiscalização designada pela Mesa de Assembleia Geral do Sporting anunciou hoje ter suspendido preventivamente o Conselho Diretivo do Sporting, uma decisão com efeitos imediatos. Bruno de Carvalho não reconhece a legitimidade da decisão e fala em “golpada”.
“A suspensão dos cargos e também da entrada nas instalações do Sporting Clube de Portugal (SCP) e qualquer ato que seja tomado a partir daqui pelo Conselho Diretivo será nulo e de nenhum efeito”, foi referido na conferência de imprensa da comissão de fiscalização designada pela Mesa da Assembleia Geral demissionária, presidida por Jaime Marta Soares.
"Compete à Assembleia Geral, nos termos estatutários, nomear de imediato uma Comissão de Gestão, para que obviamente não se crie no Sporting Clube de Portugal um vazio de gestão. O SCP vai certamente continuar a funcionar".
Rita Garcia Pereira referiu que "tendo presente as próprias declarações de Bruno de Carvalho", a decisão "tem efeitos imediatos", esperando não ser necessário "recorrer à via judicial e à remoção coerciva".
Quanto à Assembleia Geral de dia 17 convocada pela Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral designada pelo Conselho Diretivo do Sporting, liderado por Bruno de Carvalho, “é importante que os sócios percebam que, do ponto de vista jurídico, não existe. Todas as decisões que ali foram tomadas são nulas e de nenhum efeito”. Assim, a Mesa da Assembleia Geral mantém-se em funcionamento e é a única entidade com competência para marcar uma Assembleia Geral.
Há agora um prazo de dez dias úteis para o contraditório por parte do Conselho Diretivo.
O presidente da Mesa de Assembleia Geral do Sporting disse hoje que a Comissão de Gestão do clube será conhecida nas próximas horas. Jaime Marta Soares disse que tudo será “feito de acordo e com respeito pelos estatutos”.
A reação de Bruno de Carvalho
Bruno de Carvalho já reagiu ao sucedido na sua página de Facebook, falando hoje em "tomada de poder à força", depois de ter sido suspenso preventivamente pela Comissão de Fiscalização designada pela Mesa de Assembleia Geral.
"Aqui está a golpada [de] que estou a falar faz duas semanas. Este pelotão de fuzilamento que se autointitula Comissão de Fiscalização foi criado para isto: Nunca quiseram realizar a AG de dia 23; É uma tomada de poder à força; É completamente ilegal tudo o que se está a passar", escreveu Bruno de Carvalho.
Bruno de Carvalho diz que "os sócios têm de se revoltar perante esta tomada de poder", pois "quem manda no clube são os sócios todos e não meia dúzia".
O presidente dos leões prestou declarações à SIC. “O único órgão eleito legitimamente é o conselho diretivo e tomámos as nossas decisões perante os estatutos e a lei, e para nós as decisões são as corretas, tanto que existe uma Mesa da Assembleia Geral e uma comissão de fiscalização transitória que não é esta”, referiu.
Questionado sobre aquilo que irá fazer nos próximos dias, Bruno de Carvalho disse apenas que vai “trabalhar normalmente”. “Nós não temos de fazer nada porque este senhores é que têm de provar que estão legitimados. Eu vou trabalhar normalmente. Estes senhores é que não são legítimos”.
“Aquela não é comissão de fiscalização do Sporting. Quem tem de dizer alguma coisa é um juiz. Esta comissão não tem validade absolutamente nenhuma. O presidente da MAG não é Jaime Marta Soares e a Comissão de Fiscalização não é esta".
Questionado se admite a hipótese de ser impedido de entrar no estádio de Alvalade, Bruno de Carvalho limitou-se a dizer: “nem percebo a sua pergunta. Ninguém foi suspenso de nada”.
O presidente do Sporting Clube de Portugal vai falar hoje, 13 de junho, às 14h00.
Lusa

Aveiro hasteará a Bandeira Azul 2018

No próximo sábado, dia 16 de junho pelas 11h00, será hasteada a Bandeira Azul 2018 na Praia de São Jacinto. Neste evento, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, será também hasteada a Bandeira de Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro.
O Presidente da CMA realizará ainda uma visita à obra do novo Estradão que tem uma vedação a delimitar a área militar de operação do RI 10 da área de uso público, e que vai possibilitar o privilégio de podermos visitar de forma aberta e livre por terra, um dos mais notáveis e belos locais de fruição paisagística da costa aveirense: o Molhe Norte da Barra de Aveiro, em São Jacinto.
Esta obra, cuja data de inauguração será anunciada nesse dia, tem como ponto de partida o parque de estacionamento automóvel da praia, junto ao passadiço de acesso à praia, e constitui um importante resultado do profícuo trabalho de cooperação entre CMA e o Exército Português / Regimento de Infantaria nº10.
Pelo décimo terceiro ano consecutivo a Praia de São Jacinto, no Município de Aveiro, foi novamente galardoada com a atribuição da Bandeira Azul, galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana, mérito do trabalho da CMA e das entidades parceiras na sua gestão, e muito em especial aos Cidadãos que a vão premiando com a sua presença e com a utilização equilibrada e sustentável.
Para além da Bandeira Azul, a Praia de São Jacinto também foi galardoada com a Bandeira Praia Acessível Para Todos, que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, bem como com a Bandeira Qualidade de Ouro 2018, atribuída pela QUERCUS, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

Anadia vai apoiar a seleção nacional

Em Anadia, na Praça Visconde de Seabra, está tudo a postos para apoiar a Seleção Nacional que, no dia 15 de junho, começa a sua caminhada no Mundial de Futebol Rússia 2018, tendo a Câmara Municipal de Anadia instalado um ecrã e uma bancada para que os adeptos possam vibrar com os jogos.
A partir de 14 de junho, data em que se inicia o campeonato, os anadienses e todos os amantes de futebol terão possibilidade de se reunir para assistir aos jogos transmitidos, em sinal aberto, num ecrã gigante, com especial destaque para as partidas de Portugal.
O primeiro jogo da seleção portuguesa está agendado para a próxima sexta-feira, pelas 19h45, contra a sua congénere espanhola. O segundo embate acontece a 20 de junho, pelas 13h00, contra Marrocos, e o último jogo desta fase, em que Portugal defrontará o Irão, tem lugar a 25 de junho, pelas 19h00.
O “palco” vai estar montado até à final do Mundial, que se realiza no dia 15 de julho. Todos os amantes de futebol estão convidados a vir assistir e a apoiar a Seleção de Portugal, na Praça Visconde de Seabra, em Anadia.

NEC ofrece sistemas de biometría al alcance de las PyMES


por Yesica Flores
Por Federico Caballero Gallegos, gerente de Seguridad & ITO de NEC
La biometría nos ha permitido lograr cada vez mayores niveles de seguridad y a pesar de que esta tecnología no es reciente, se encuentra en constante evolución. Por esto, año con año nos esforzamos para ofrecer soluciones cada vez más precisas y accesibles. Buscamos que más organizaciones, sin importar su tamaño, puedan tener acceso a nuestra tecnología para que puedan optimizar su funcionamiento.
Para lograr esto, en NEC hemos creado un Sistema Automático de Identificación de Huellas Digitales, el AFIS21 Desktop Solution, el cual compara las impresiones decadactilares desde la base de datos interna y cuenta con una interfase nativa para comunicarse con sistemas NEC AFIS21 más robustos de modo que pueda acceder a mayores bases de datos, haciéndolo ideal como herramienta de identificación para pequeñas organizaciones que tengan restricciones de presupuesto y espacio.
Una de las mayores cualidades de este sistema es su capacidad para ser escalable. Esto significa que puede ser configurado desde una única estación e ir creciendo hasta una configuración mayor que depende de los requerimientos del cliente.
Por otro lado, con el objetivo de hacer más funcional el sistema, el AFIS21-DS actualmente corre sobre plataformas que soportan los sistemas operativos de Microsoft. Además, contiene múltiples funcionalidades de edición y de mejora de imágenes que hacen de este un producto líder en la industria.
El diseño del NEC AFIS21-DS está basado en entradas de datos que pueden cumplir y superar el estándar NIST. Asimismo, son procesados por un flujo de trabajo automático de NEC con la capacidad de procesar de manera sofisticada y automática todo el flujo de tareas. Esto resulta esencial para la precisión de la captura de huellas en vivo.
El flujo de trabajo automático de NEC también procesa automáticamente todas las transacciones compatibles con NIST. Igualmente se encarga de realizar la Extracción de Características y la Clasificación de Patrones de las huellas con o sin intervención del operador.
En NEC, nuestra misión es implementar la mejor tecnología al alcance de todos. Y gracias a las cualidades únicas del AFIS21-DS, ésta es la mejor solución en términos de seguridad y autentificación biométrica dactilar para las empresas que están comenzando a crecer y requieren de filtros de seguridad o de organismos de gobierno que tengan un presupuesto limitado.

¡Danos tus pronósticos en la Copa Chubb 2018 y participa por grandes premios!


por Yesica Flores
El campeonato más importante del fútbol mundial comienza este jueves y los fanáticos están atentos a los resultados de cada uno de los partidos de la primera fase. En ese contexto, la compañía aseguradora Chubb ha lanzado la Copa Chubb 2018 para que los hinchas de Argentina, Colombia, Ecuador, México y Perú, puedan compartir el entusiasmo y alegría del deporte más popular de América Latina.
Ingresando e inscribiéndose en la plataforma https://copa.chubb.com/ , cada participante podrá registrar los pronósticos de los 64 partidos del certamen, anticipando el resultado del equipo ganador para cada encuentro. Todo esto acompañados del ex futbolista argentino, Gabriel Batistuta.
“Gabriel Batistuta fue elegido como representante de nuestra campaña no sólo por su indiscutible trayectoria, sino que por su gran profesionalismo, disciplina, habilidad técnica y destreza, que son valores que también profesamos en Chubb. La excelencia, disciplina en suscripción, el profesionalismo y el servicio superior, así como la naturaleza global y el espíritu innovador son parte de nuestro ADN”, señala Juan Luis Ortega, Presidente Regional de Chubb para América Latina.
Los ganadores se conocerán al término de cada fase. En la primera y segunda fase, serán elegidos 30 y 24 ganadores respectivamente, quienes serán premiados con un kit del balón oficial y una camiseta de la selección del país de residencia. En los cuartos de final, serán dos los afortunados que recibirán un televisor Led de 55 pulgadas. Y tal como ocurre en el fútbol, el gran premio lo recibirá un solo ganador, quien, junto a un acompañante, podrá viajar con todo incluido a ver “el partido de sus sueños” a Europa (de acuerdo a bases y condiciones).
¿Qué esperas? Ingresa a la plataforma https://copa.chubb.com/, inscríbete y conoce más de las Bases y Condiciones para jugar y ganar junto a Chubb.

Universidade de Coimbra cria curso para estudar a relação da China com os Países Lusófonos

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acaba de criar um curso de formação avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesacolmatando a falta de conhecimento existente nesta área.
Intitulado “A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento”, o curso oferece um maior entendimento das estruturas institucionais e dos ambientes comerciais e de negócios altamente complexos e em constante mudança destes dois mundos e a forma como eles se relacionam. É dado especial enfoque à cultura empresarial, gestão intercultural e relações comerciais, fornecendo as ferramentas necessárias para singrar neste contexto.
Entre os principais beneficiários estão atuais e futuros diplomatas, políticos, jornalistas, advogados e legisladores, bem como empresários e investidores, ou intermediários, que trabalhem na área das relações da China com os países europeus e lusófonos.
De acordo com Carmen Amado Mendes, coordenadora do curso e professora de Relações Internacionais da FEUC, «este intercâmbio é facilitado pelo próprio ambiente de Coimbra, onde estudantes do Mundo Lusófono se cruzam com os muitos chineses que aqui aprendem português, para depois trabalharem nesses países como diplomatas, tradutores ou empresários.
Para além de noções básicas de chinês, são oferecidos quatro seminários organizados por módulos lecionados pelos melhores especialistas nacionais e internacionais da área. As temáticas abordadas incluem os sistemas políticos da China, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da União Europeia, o turismo, investimentos e relações comerciais sino-lusófonas.
Segundo a coordenadora do curso, «os estudos de caso em análise vão fazer particular referência à iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda, o programa infraestrutural que consubstancia e marca esta nova fase da globalização com matriz chinesa e que serve de elo de ligação entre a China e o Ocidente
As aulas vão decorrer às sextas-feiras à tarde entre finais de setembro e dezembro e entre fevereiro e maio, sendo possível frequentar apenas um dos semestres. Mais informação disponível: aqui.

SPIN Vagos – Programa Intermunicipal de Reutilização de Manuais Escolares

O município de Vagos volta a integrar a rede do Programa SPIN. O Programa SPIN é uma plataforma digital e intermunicipal de Reutilização de Manuais, totalmente profissional e adaptada aos hábitos e tecnologias dos dias de hoje.
Desenvolvido em parceria com a Book in Loop e lançado em 2017, o Programa SPIN Vagos surge assim como uma ferramenta ao dispor de todos e com um objetivo claro e simples: garantir que todas as famílias têm acesso a manuais escolares por 20% do valor que pagariam.
Como? Em dois simples passos. Entregando os manuais, válidos e em bom estado, ao programa SPIN as famílias recuperam até 20% do valor de cada manual.
Da mesma forma, podem adquirir os manuais para o próximo ano letivo com 60% de desconto.
Contas feitas a poupança pode chegar aos 80%.
Como funciona?
  • Entrega dos Manuais Usados:
Depois de criada a conta, o munícipe deve então registar os manuais que pretende entregar, podendo fazê-lo através de duas simples formas:
  1. Website spinVagos.pt: na sua conta SPIN, basta escrever o número ISBN do manual para registar o livro. Automaticamente o sistema devolverá a informação sobre o manual em causa.
  2. App Smartphone: com a aplicação do Programa SPIN, basta apontar a câmara do telemóvel para o código de barras do livro e, automaticamente, o livro fica registado.
Reserva dos Manuais para o próximo ano:
Também na sua conta, o munícipe pode reservar os manuais para o ano letivo seguinte. Basta, para isso, escolher a escola e o ano letivo de cada um dos filhos. Automaticamente, a sistema apresenta a lista dos manuais que serão adotados pela escola, podendo selecionar aqueles que pretende receber.
  • Depois de registada a compra, o sistema emite uma Guia. Os manuais devem ser assim entregues num dos pontos de recolha do programa, numa caixa e acompanhados com a Guia.
  • Finalizadas as recolhas, todos os manuais seguem para o nosso centro logístico. Aqui, todos os manuais passam pelo nosso processo de controlo de qualidade, certificado pedagogicamente pela Universidade de Aveiro. Este processo garante que apenas os livros em bom estado e que não comprometem a qualidade de aprendizagem, encontram um novo dono.
Quais os pontos de recolha?
Os pontos de recolha serão:
  • Escola Secundária de Vagos
  • Escola EB 2,3 Dr. João Rocha (Pai)
  • Colégio de Calvão
Até quando podem as famílias participar?
Todos os munícipes podem entregar os seus manuais até dia 27 de Julho.
Podem também reservar os manuais para o próximo ano letivo até dia 3 de Agosto.



Secretário de Estado do Ambiente vem a Cantanhede e Mira equacionar soluções para as descargas do “Intercetor Sul” da AdCL

A pedido de Helena Teodósio e Raúl Almeida
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raúl Almeida, reuniram com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, a quem pediram uma intervenção imediata para que seja resolvido o problema das descargas de águas residuais do "Intercetor Sul" da Águas do Centro Litoral (AdCL) que têm ocorrido regularmente na Vala da Vela e em áreas adjacentes a este importante recurso hídrico que atravessa o território dos dois concelhos.
Numa reunião em que participou também Tiago Costa Braga,  administrador da AdCL, e Nelson Maltez, vice-presidente da Câmara de Mira, aquele membro do Governo mostrou conhecer a situação em pormenor e manifestou-se disponível para diligenciar no sentido de agilizar processos tendentes a diminuir (significativamente) o volume dos caudais que têm vindo a ser descarregados do referido sistema coletor em alta e minimizar os impactos ambientais, até ser implementada a solução definitiva já equacionada nos termos de um estudo encomendado pela AdCL e coordenado pelo Professor Saldanha Matos.
Helena Teodósio e Raúl Almeida insistiram junto do secretário de Estado que, tendo em conta que a construção da ETAR demorará pelo menos três anos, é preciso avançar rapidamente com medidas que resolvam no imediato os atuais impactos ambientais. Nesse sentido, estão a ser efetuados mais estudos para avaliar por que razão os caudais do Intercetor Sul se mantêm demasiado elevados ao longo de todo o ano sem variação apreciável, situação que tem intrigado os técnicos e que está de novo a ser exaustivamente investigada para eliminar as causas que poderão estar na sua origem.
Para já, Carlos Martins disponibilizou-se a vir a Cantanhede e Mira ainda durante o mês de junho para analisar com as entidades locais as soluções possíveis para uma situação que se arrasta há demasiado tempo e que persiste mesmo depois de a AdCL ter implementado medidas para mitigar os impactos das descargas.
Em agosto de 2017, a empresa tornava pública a conclusão da “empreitada de aumento de capacidade de estações elevatórias no Intercetor Sul, que reforça o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede”, dando conta que a obra veio “aumentar a capacidade das estações elevatórias EECT (Cochadas – Cantanhede), EESI (Mira) EES2 (Lagoa) e EES4 (Gafanha do Areão) através da alteração dos grupos de bombagem e quadros eléctricos, originando um aumento da capacidade de bombagem na ordem dos 15 e 20%”.
Mais recentemente, em abril deste ano, foi concluída outra empreitada para implementação de novas medidas mitigadoras, designadamente a criação de um sistema de descargas de emergência de modo a estas serem feitas controladamente, minimizando os impactos ambientais.
No entanto, as intervenções realizadas não terão produzido os efeitos pretendidos, porquanto as descargas de efluentes continuam a ocorrer com uma regularidade e intensidade inesperadas face às medidas mitigadoras implementadas.
O Intercetor Sul da AdCL, recorde-se, foi construído pela ex-Simria, na primeira fase do anterior Sistema Municipal de Saneamento da Ria de Aveiro, transportando os efluentes dos municípios de Cantanhede (parte), Mira, Vagos e Ílhavo, os quais são tratados na ETAR localizada neste último concelho e posteriormente enviados para o Oceano Atlântico

Rusia 2018: un reto logístico


por Yesica Flores
Con el Mundial Rusia 2018 a la vuelta de la esquina, deportistas, corresponsales y asistentes ya están familiarizándose con el país, desde estadios, transporte, hospedaje, aeropuertos, seguridad, etc. Sin embargo, hay muchos detalles detrás de todos los esfuerzos en infraestructura y que pocas veces tienen el reconocimiento suficiente a pesar de que representan un pilar importante para que todo el evento se lleve a cabo.
Nos referimos a la logística durante estas fechas mundialistas, la cual se encuentra en las partes más insospechadas, que pueden ir desde la entrega o envío de boletos, hasta algo tan obvio como la comida al interior de los estadios. Antes de que se escuche el silbatazo inicial, hay una red de procesos logísticos que suceden en los aspectos más simples como la comida, bebidas, venta de souvenirs, compras en línea, etc., y que se pueden dar gracias a la planeación que existe desde los almacenes y las rutas que transportan todos esos insumos que finalmente son disfrutados por los asistentes al Mundial.
En cada sede que albergará partidos del Mundial habrá grandes cantidades de gente entrando y saliendo de hoteles, tiendas y restaurantes, por lo que ya se pensó en los volúmenes de todo aquello que será consumido por millones de personas durante los casi 30 días que duran las actividades.
Es impresionante como todo funciona y opera de forma óptima; por ejemplo: los boletos, los cuales se vendieron a través de internet, llegaron a manos de sus dueños por correo, millones de entradas fueron enviadas alrededor del mundo, incluso meses antes del evento, y se logró gracias a las empresas especializadas en envíos seguros y rápidos.
Pensemos en otro ejemplo simple como son los vasos conmemorativos que serán vendidos en cada partido, los cuales han estado almacenados hasta que inicie el primer juego. Este almacenaje no consiste en simplemente guardar las cosas, sino que se tienen que resguardar de forma apropiada para que resistan y mantengan sus condiciones, además de que se tendrán que surtir conforme pase cada partido y de cara al siguiente.
Cabe señalar que todo lo que estará disponible para el consumo de los asistentes vino de alguna parte del mundo; incluso si se ha hecho en Rusia seguramente se tuvo que gestionar el traslado, ya fuera marítimo, terrestre o aéreo, y cada uno de estos transportes tuvo que contar con las condiciones especiales para que todo llegara en tiempo y forma a su destino final.
“Optimizar, gestionar y trabajar en grandes operaciones para cualquier empresa implica un reto, pero el reto es aún mayor cuando se trata de un evento de enormes proporciones como lo es un Mundial de fútbol; pero aún en este tipo de situaciones, cuando se tiene la experiencia y el control de cada aspecto de la logística y la omnicanalidad, no debería suponer un mayor problema”, afirmó Larry Lambert, Senior Manager del Programa de Marketing LATAM de Manhattan Associates.
“Las personas no piensan en cuestiones como, si la cadena de suministro operó correctamente o no, o sí el almacenaje fue óptimo para determinado producto; lo que realmente les interesa es que su experiencia sea la mejor pues han invertido una gran cantidad de dinero para estar ahí. Nuestro trabajo como operadores logísticos es asegurarnos de que así sea”, añadió Lambert.
Toda cadena de suministro de algún producto, desde el momento de su fabricación hasta la entrega final se planea con meses, incluso años, de anterioridad. En el caso de un Mundial, por ejemplo, desde el momento en el que se decide el país anfitrión, éste deberá tener preparado cualquier detalle relacionado a costos, proveedores, permisos, combustible, aproximado de asistentes, etc.
Si bien, no es un proceso sencillo, todo tiene que parecer y funcionar de manera natural, pues se debe brindar la mejor experiencia al público sin que tengan que preocuparse por lo que sucede detrás del escenario.

Projetos da região Centro entre os finalistas de prémios europeus

Os projetos do Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão estão entre os finalistas dos prémios RegioStars 2018 da Comissão Europeia, foi hoje anunciado.
"O programa Centro 2020 demonstra que aplica bem as verbas da solidariedade europeia em projetos inovadores, valorizadores dos recursos e das pessoas dos territórios", disse a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa.
Financiados pelo Centro 2020, o Museu do Património da Vista Alegre, em Ílhavo, e o Centro de Negócios e Serviços Partilhados, no Fundão, nos distritos de Aveiro e Castelo Branco, respetivamente, são projetos "com forte impacto em termos de geração de emprego e de riqueza", adiantou Ana Abrunhosa, citada num comunicado da CCDRC, com sede em Coimbra.
Com a atribuição dos prémios RegioStars, a Comissão Europeia pretende "identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos originais e inovadores que sejam atrativos e inspiradores para outras regiões".
A presidente da CCDRC salienta que se trata de "um concurso muito competitivo", cujos galardões "dão grande visibilidade aos projetos, aos promotores e aos territórios" em causa.
"Concebido como motor da estratégia local de inovação e investimento, o Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão permitiu atrair 14 empresas" do setor das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE), e "criar 500 postos de trabalho altamente qualificados numa cidade de cariz rural com menos de 15 mil habitantes", segundo a nota.
Em quatro anos, "o projeto impulsionou um ecossistema integrado que gerou 68 'startups' e deu suporte a mais de 200 projetos de investimento privado, apostando no 'research and development' (R&D, investigação e desenvolvimento) em iniciativas pioneiras de conversão profissional e nas competências digitais".
Este projeto é candidato à categoria 1 dos RegioStars: "Apoiar a transição industrial inteligente".
Já o Museu da Vista Alegre, que concorre à categoria 5 -- "Investir no património cultural", tema do ano -- constitui "um plano para reviver dois séculos da alma histórica da porcelana, começando com a joia da coroa, Museu da Vista Alegre, e espalhando a intervenção a toda a envolvente: teatro, fábrica, capela, hotel e bairro dos trabalhadores", entre outros espaços.
"Este projeto integrado permitiu a preservação de um património cultural internacional, salvando a marca da ruína e contribuindo para o aumento do turismo na região", sublinha a CCDRC.
Os prémios RegioStars deste ano, cuja divulgação dos vencedores deverá acontecer depois do verão, incluem mais três categorias: "Alcançar a sustentabilidade através de baixas emissões de carbono", "Criar um melhor acesso aos serviços públicos" e "Combater os desafios de migração".

Fonte: Lusa

Prisão para condutor e dono de carrinha do acidente que matou 12 portugueses em França

O tribunal de Moulins, França, condenou esta quarta-feira a quatro e três anos de prisão, respetivamente, o proprietário e o condutor de uma carrinha acidentada em março de 2016, na qual morreram 12 emigrantes portugueses, revelou um dos advogados.
"Foram ambos os arguidos condenados, foram condenados em medidas de pena diferentes, que era também uma pretensão nossa, porque sempre entendemos que Arménio tinha uma culpa mais grave do que o Ricardo. E então temos uma pena de três anos para o Ricardo e de quatro a cinco anos para o Arménio", disse à Lusa Filipe Santos Marques, advogado dos herdeiros de sete das vítimas.
O proprietário tem ainda como sanção acessória "a proibição do exercício de atividade de transportador a título definitivo", disse o advogado, salientando "que é difícil a fiscalização, porque sempre exerceu esta atividade de forma informal".
O advogado considerou o acórdão "bem preparado".
"Analisou muito bem a situação. O problema principal é a medida da pena ser baixa, mas, efetivamente, nestes casos a pena é sempre baixa. São situações muito complicadas de gerir, porque para as famílias a prisão perpétua era o ideal, mas não é viável", sublinhou.
Filipe Santos Marques realçou que, como advogado de herdeiros de vítimas coube-lhe acompanhar o processo "e permitir o envio das provas para os processos acessórios que estão a decorrer em Portugal", um em Lisboa e outro na Guarda, para fixação da indemnização.
Ricardo Martins Pinheiro, o motorista, hoje com 22 anos, era acusado de "homicídio involuntário", "ferimentos involuntários agravados" e "violação manifestamente deliberada de uma obrigação de segurança ou de prudência".
O jovem foi ainda julgado pela condução de "um veículo a motor ou um atrelado com pneus lisos ou danificados", por "velocidade excessiva em função das circunstâncias" do acidente, por "ultrapassagem sem possibilidade de voltar rapidamente para a sua faixa" e por "ultrapassagem à esquerda da estrada perturbando o trânsito no sentido inverso".
O tio, Arménio Pinto Martins, de 44 anos, proprietário do veículo, é acusado de "homicídio involuntário por violação manifestamente deliberada de uma obrigação de segurança ou de prudência".
O proprietário da carrinha foi também julgado pela "circulação de um veículo ou elemento de um veículo não conforme", pela "circulação de um veículo ou atrelado de um veículo com pneus lisos e danificados".
As 12 vítimas mortais, com idades entre os 7 e os 63 anos, viviam na Suíça e deslocavam-se a Portugal numa carrinha que embateu frontalmente com um veículo pesado na Estrada Nacional 79, na localidade de Moulins, centro de França, um troço da RCEA (Estrada Centro Europa e Atlântico), conhecida por ser uma estrada perigosa.
O relatório do "bureau d'enquête sur les accidents de transport terrestre" (serviço de investigação sobre os acidentes de transporte terrestre), publicado em março de 2018, indicava que "a causa direta do acidente é o comportamento inadequado e perigoso do condutor da carrinha que, sem ter a visibilidade suficiente, iniciou uma ultrapassagem a uma velocidade excessiva, com um veículo num estado deplorável (travões e pneus gastos), em sobrecarga e com um atrelado num estado técnico deficiente".
O documento acrescentava que as 12 vítimas mortais "foram transportadas de forma ilegal e perigosa (bancos acrescentados ilegalmente com fixações, cintos de segurança deficientes ou inexistentes)".
O documento concluiu, também, que "a viagem foi organizada pelo tio do condutor" que "organizava regularmente este tipo de transporte entre a Suíça e Portugal" e que "o transportador não tinha nenhuma existência legal nem respondia às obrigações definidas para as empresas de transporte".
Lusa

Menino de três meses morre em creche de Valença

Um bebé de três meses morreu esta quarta-feira numa creche de Valença, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários daquela cidade, segundo a qual "tudo indica ter-se tratado de morte súbita".
Segundo a fonte, o alerta foi dado cerca 14.40 horas e quando os bombeiros chegaram ao local o menino já se encontrava em paragem cardiorrespiratória, tendo resultado infrutíferas todas as manobras de reanimação.
O caso ocorreu na creche da Cruz Vermelha de Valença, instituição que acionou de imediato os meios de socorro.
Segundo a fonte, a criança estaria a dormir quando os funcionários da instituição notaram que ela se encontrava muito pálida.
A corporação de Valença já solicitou acompanhamento psicológico para os profissionais que acudiram à ocorrência
Para além de uma ambulância do INEM, foi enviada para o local uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV).
Lusa

Llega a México la más ligera de la Serie X: la FUJIFILM X-A5!

por Yesica Flores
La FUJIFILM X-A5 cuenta con una pantalla LCD inclinable a 180º que facilita la captura de selfies.
Incorpora un sistema de autoenfoque híbrido de detección de fase y captura de video en 4K.
Posee tecnología Bluetooth para una rápida y sencilla transferencia de imágenes.
México, CDMX a 12 de junio del 2018: Fujifilm anuncia la llegada a nuestro país, de su nueva cámara sin espejo FUJIFILM X-A5, la más ligera de la Serie FUJIFILM X, que ofrece una gran variedad de características innovadoras, en sus tres colores: plateado y rosa.
La X-A5, al igual que otros equipos de la serie, posee un diseño retro. Su peso es de 496 grs. y cuenta con una pantalla LCD trasera inclinable a 180º para facilitar la captura de selfies. Graba video en 4K, así como una batería de amplia duración de hasta 450 disparos por carga. La FUJIFILM X-A5 contiene lo último en tecnología Bluetooth para una sencilla y rápida transferencia de imágenes, la cual puedes utilizar a través de la aplicación móvil Camera Remote, con la cual podrás compartir tus capturas en Facebook al instante.
Este nuevo equipo, combina un sensor APS-C de 24,2 megapíxeles de nuevo desarrollo, con el sistema de enfoque automático híbrido de detección de fase y un nuevo motor de procesamiento de imágenes (1,5 veces más rápido que los modelos anteriores), y una sensibilidad ISO de hasta 12800, logrando así la enorme calidad fotográfica que caracteriza los equipos Fujifilm.
También ofrece 11 modos de simulación de película exclusivos de Fujifilm que facilitan la aplicación de un estilo artístico avanzado con la reproducción del color y, además, se han añadido los nuevos filtros avanzados Antiniebla y Arte HDR.
Si deseas conocer o comprar este increíble nuevo modelo ingresa a http://www.tiendafujifilm.com.mx

Feliz Cumpleaños, 8086! El Intel Core I7-8086k de 8ª Generación Edición Limitada ofrece la mejor experiencia de juego


por Yesica Flores
Lo nuevo: Intel celebra el 40° aniversario del primer procesador 8086, anunciando la disponibilidad del nuevo procesador Intel® Core™ i7-8086K de 8ª Generación edición limitada. El procesador conmemorativo ofrece el mejor desempeño de juegos en computadora de escritorio, con el poder para la creación avanzada de contenido y la productividad.
El procesador Intel Core i7-8086K de 8ª Generación celebra la presentación de la compañía del primer procesador de la serie x86 y el primer microprocesador 8086. Presentado el 8 de junio de 1978, el procesador original 8086 fue el primero de 16 bits y el primero con capacidad para computación personal moderna.

Por qué es importante: El nuevo procesador Intel Core i7-8086K ofrece una nueva serie de novedades. Es el primero de Intel con 6 núcleos, 12 hilos y gráficos integrados en un empaque de 1151 clavijas, compatible con un conjunto de instrucciones de 64 bits. Además, es el primer procesador de Intel que ofrece una frecuencia turbo de un solo núcleo de hasta 5.0 GHz. Una mayor frecuencia permite que mejore el rendimiento de un solo subproceso, el cual puede utilizarse en varias aplicaciones de juegos y de creación de contenido. El procesador Intel Core i7-8086K también viene totalmente desbloqueado para aumento de frecuencia (overclocking).
Cómo lo consigues: Para celebrar la arquitectura x86 y el primer microprocesador Intel 8086, la compañía está obsequiando 8,086 procesadores Intel Core i7-8086K de 8ª Generación. Durante 24 horas del pasado 7 de junio, los aficionados pudieron visitar http://www.intel.com/8086sweepstakes para registrarse. Al término de las 24 horas de registro, se eligieron al azar 8,086 participantes afortunados.
Su lugar en la historia: Además de conmemorar la arquitectura x86, el procesador Intel Core i7-8086K celebra otro hito importante: el 50° aniversario de Intel y la conmemoración del papel que ha desempeñado en la industria tecnológica y en el impulso de la innovación.

Este año, Intel y sus empleados se unen para celebrar medio siglo de innovación que ha cambiado profundamente al mundo, desde el ahorro de energía y los procesadores que caben en la punta de un lápiz, hasta la fácil obtención de minerales y el aumento en la calidad de la educación de las niñas y las comunidades marginadas de todo el mundo.