terça-feira, 29 de maio de 2018

Não vá de férias sem fazer a sua dádiva de sangue | Dia 30 de Maio das 15 às 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



- Dia 30 de Maio das 15 horas às 19:3 horas (4ª. Feira) no Posto Fixo )
- Dias 9, 16, 23 e 30 de Junho das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 6, 13, 20 e 27 de Junho das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!
O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.
Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

GNR pode aplicar coimas por falta de limpeza de terrenos a partir de sexta-feira

Resultado de imagem para GNR pode aplicar coimas por falta de limpeza de terrenos a partir de sexta-feira
No âmbito dos prazos estabelecidos, nomeadamente a data de 15 de março para todos os proprietários assegurarem os trabalhos de gestão de combustível florestal, o Governo aprovou um decreto-lei para que não fossem aplicadas coimas até 31 de maio (quinta-feira).
Neste sentido, os 807 autos de contraordenação levantados pela GNR entre 02 de abril e 20 de maio podem ficar sem efeito se os proprietários assegurarem a limpeza dos terrenos até quinta-feira, já que as coimas começam a ser aplicadas a partir de sexta-feira.
Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a coimas, que podem variar entre 280 euros e 10.000 euros, no caso de pessoa singular, e entre 3.000 euros e 120.000 euros, no caso de pessoas coletivas.
"No corrente ano, a GNR deteve já 74 pessoas pelo crime de incêndio florestal", avançou fonte do Ministério da Administração Interna (MAI), em resposta a questões colocadas pela Lusa, indicando que a prevenção dos incêndios florestais é uma das prioridades das autoridades, pelo que foi desenvolvido "um esforço significativo nas fiscalizações e ações de sensibilização".
De acordo com os dados da GNR, as ações de fiscalização, patrulhamento e vigilância da floresta contam com 1.010 elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), com 708 militares e 302 guardas florestais, e 1.064 militares do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS), destacando-se que "o GIPS será ainda empenhado no combate a incêndios em ataque inicial e ataque ampliado".
No âmbito da campanha de sensibilização para a importância da gestão de combustíveis, "foram desenvolvidas em todo o território nacional 9.253 ações de sensibilização, nas quais estiveram presentes 128.312 pessoas".
"O balanço foi, e continua a ser, muito positivo, considerando o empenho e a preocupação de todos os intervenientes nesta temática e a mudança de mentalidades, num curto espaço de tempo, no que diz respeito à necessidade da gestão de combustíveis e da adoção de comportamentos de autoproteção", afirmou o MAI, em resposta escrita à Lusa, destacando o trabalho dos municípios em termos de sensibilização das populações.
Em relação às principais dificuldades manifestadas pelos cidadãos, o MAI indicou que "estavam diretamente relacionadas com o saber 'como' realizar a gestão de combustível, 'quando' e 'onde' deveriam intervir".
"A GNR, através do SEPNA e da Linha SOS Ambiente, colocou ao dispor da sociedade um atendimento personalizado, que esclareceu cerca de cinco mil pessoas sobre como realizar a gestão de combustível", referiu o ministério.
A Lusa solicitou um balanço por parte da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que disse apenas ter "a ideia geral de que os municípios estão, como sempre, a realizar os trabalhos de limpeza necessários nas faixas de gestão de combustível", explicando que a associação, "no respeito pela autonomia municipal, não tem o direito de perguntar a cada município o que faz ou não faz".
Inserido no Orçamento do Estado para 2018, o Regime Excecional das Redes Secundárias de Faixas de Gestão de Combustível, que introduz alterações à lei de 2006 do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, estabeleceu que, até 15 de março, "os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível".
Perante o incumprimento dos proprietários do prazo de 15 de março, as Câmaras Municipais têm de garantir, até 31 de maio, a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível.
Além dos prazos estabelecidos para este ano, o Regime Excecional das Redes Secundárias de Faixas de Gestão de Combustível definiu que as coimas por incumprimento "são aumentadas para o dobro", passando a coima mínima a ser de 280 euros e a máxima de 120.000 euros.
Fonte: Lusa

Em Cantanhede | Festa da Criança vai invadir o Parque de S. Mateus




Criar um ambiente de partilha e interação familiar num espaço de convívio com diversas valências lúdicas e pedagógicas é o objetivo que preside, mais uma vez, às comemorações do Dia Mundial da Criança (1 de junho) promovidas pelo Município de Cantanhede. A festa organizada para o efeito realiza-se no dia seguinte à data da efeméride, a 2 de junho, entre as 09h30 e as 20h00, no Parque de S. Mateus, com o envolvimento de diversas entidades que se disponibilizaram a dinamizar ações nos domínios em que desenvolvem a sua atividade. 

O evento foi pensado e organizado de modo a que os pais possam viver o acontecimento em plenitude com aqueles que são os grandes destinatários da celebração do Dia Mundial da Criança, que vão desfrutar de um vasto leque de experiências conjuntamente com a família, num magnífico espaço natural, bem no coração da cidade de Cantanhede. 

Brincadeiras em insufláveis, pinturas faciais, ateliês de expressão artística, circuitos desportivos, Karaoke infantil, Mercadinho, jogos ambientais e de animação lúdico pedagógica, espetáculos são algumas das atividades previstas, sem esquecer as ações pedagógicas a cargo dos Bombeiros Voluntários, GNR, Centro de Saúde de Cantanhede, Sociedade Columbófila Cantanhedense, entre outras. Ser criança é assim… Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar ou magoar e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. 

Será um dia diferente para crianças e famílias, com dinâmicas estimulantes para o sonho e a fantasia.

Las claves para el éxito en Champions y Europa


por Yesica Flores
Cuando oímos hablar de UEFA Champions League y UEFA Europa League nos podemos referir a los dos torneos de élite que definen las pretensiones de cualquier equipo top, del viejo continente. Hablamos sólo de equipos punteros, puesto que para su clasificación o para su participación es necesario estar en la parte alta de las Ligas locales o ser campeones de las Copas.
Situándonos en el punto de vista de los equipos a la hora de la preparación, estos intentan llegar al torneo de la mejor manera posible en cuanto a gestión táctica, jugadores disponibles y por supuesto a través la compra de nuevos jugadores  para mejoras en las zonas del campo donde se presentaran carencias o bajas.
Ahora bien, si estos factores pueden determinar el éxito o el fracaso de los clubes en el intento de conquistar el torneo, también es sabido que existen otros factores externos que pueden contribuir durante la temporada, y incluso pueden ser los más determinantes en fases decisivas, para el inicio de una etapa gloriosa o de decaída en los conjuntos participantes.
Sports Bwin ha analizado los datos de la historia reciente en ambas competiciones para tratar de identificar cómo influye el éxito o el fracaso en los equipos en la temporada posterior o qué plantillas se encuentran mejor preparadas para lidiar con la presión en la fase decisiva de cada torneo.
FACTORES CLAVES
Los equipos que han ganado la Europa League o la Champions League en los últimos 20 aňos han demostrado, en general, mejorías en el rendimiento liguero durante las siguientes campañas, ejemplos de ello pueden ser Real Madrid y Chelsea para la Liga de Campeones, Manchester United y Sevilla para la EL. Los dos últimos han beneficiados de la nueva normativa que les permite a los campeones de la vieja Copa Eufa disputar la Champions la siguiente temporada e incluso mejorar o mantener sus posiciones el año siguiente de su conquista.
Otro factor a tener en cuenta es la juventud o la veteranía de las platillas. Esta variable suele ser diferente para ambos torneos, debido a que en la máxima competición  las plantillas ganadoras suelen ser aquellas que tengan las plantillas más veteranas, con experiencia en el modelo de ida-vuelta y manejo de la presión ante partidos difíciles u otros clubes expertos (Se destacan el Bayern Múnich y el Real Madrid). Sin embargo, en el torneo de Europa las plantillas ganadoras se han visto reflejados en equipos menos experimentados, con una media de edad menor a la hora de llegar a semifinales (Se destacan el Salzburgo del último torneo).
Finalmente, entre las variables más llamativas está la estadía o la unión de los jugadores más importantes de los conjuntos en relación al éxito de la conquista de Champions y Europa League, ya que los jugadores que la consiguen suelen quedarse en el club triunfador con aspiraciones de repetir la hazaña. Ejemplos como Leo Messi, Cristiano Ronaldo, Arjen Robben, Steven Gerard, Ever Banega sobran.
No obstante, la caída de un equipo en las etapas decisivas suele llevar al proceso contrario, haciendo que los partícipes den salida en busca de nuevos proyectos para poder conseguir la gloria en un nuevo destino. De este caso se destacan jugadores de la talla de Jordi Alba, Mohamed Salah, Alexandre Lacazette, Manuel Neuer, Toni Kroos y el mismo Cristiano Ronaldo.

GNR / COIMBRA: Operação Especial de Prevenção Criminal

O Comando Territorial de Coimbra, apoiado pela Unidade Nacional de Trânsito e pela Unidade de Ação Fiscal, ontem, dia 27 de maio, realizou uma operação especial de prevenção criminal, no âmbito do Regime Jurídico das Armas e suas Munições, através do controlo, deteção e prevenção da prática de ilícitos praticados com armas e demais comportamentos associados.
A operação decorreu no Itinerário Complementar n.º 2 (IC2), no concelho de Condeixa-a-Nova, tendo sido efetuado o corte total da via, em ambos os sentidos.
A atividade em apreço envolveu revistas pessoais e buscas a veículos, tendo sido fiscalizados 384 condutores, destacando-se os seguintes resultados:
  1. Detenções: Dez detidos:
  • Seis por condução sob o efeito do álcool;
  • Um por condução sem habilitação legal;
  • Três por tráfico de estupefacientes.
  1. Apreensões:
  • 73 doses de haxixe;
  • 6 doses de cannabis;
  • 35 doses de anfetaminas;
  • 10 selos de LSD.
  1. Contraordenações:
70 infrações detetadas:
  • 38 ao código da estrada, sendo 15 correspondentes à condução sob influência de álcool e oito por excesso de velocidade;
  • 22 no âmbito de legislação complementar, sendo que 21 dizem respeito a infrações relacionadas com tacógrafos;
  • Cinco no âmbito de legislação regulamentar (iluminação e sinalização);
  • Cinco por consumo de estupefacientes.
A ação contou com o empenhamento de 89 militares dos destacamentos territoriais, trânsito, investigação criminal e Destacamento de Intervenção.

Hora de Fecho: Em direto/ Bloco compara PCP aos movimentos católicos

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
"Nem o PAN nem nenhum partido" tinha esta medida nos programas eleitorais, ataca o PSD no arranque do debate sobre da eutanásia e pergunta como "é mensurável o sofrimento?". Siga em directo.
Técnicos defendem que o ajustamento mais intenso das contas públicos previsto para 2020 e 2021 deve acontecer mais cedo, porque a economia portuguesa está vulnerável a mudanças na conjuntura externa.
Vice-presidente do CDS, Nuno Melo, disse que o Congresso do PS parecia a Disneyland. Agora, o PS decidiu reagir com humor e fez montagem com o centrista com base no filme "Fantasia" da Disney.
O homem que matou dois polícias e um civil num tiroteio esta manhã no exterior de uma escola secundária em Liège, Bélgica, tinha cadastro e radicalizou-se na prisão. Chamava-se Benjamin e era belga.
Os comunicados da Direção e da Mesa, os nomes para a Comissão de Fiscalização, as escolhas de Bruno de Carvalho para as eleições, a oposição e o futuro de Jesus: cinco braços-de-ferro no Sporting.
É agora possível carregar o saldo da conta PayPal através de uma referência Multibanco. A companhia de pagamentos também começou a fazer débitos diretos na conta bancária dos clientes.
Crise política em Itália leva juros do país para 3%, arrastando os outros "periféricos", como Portugal, Espanha e, até, Grécia. Sobrevivência do euro novamente posta em causa.
Apesar de todos os avisos para não alimentar animais, alguns visitantes do Jardim Zoológico de Lisboa continuam a desrespeitar as regras. Este sábado morreu uma girafa de 11 anos.
Menos oferta e uma (cada vez) maior procura, sobretudo nos centros de Lisboa e Porto, estão a inflacionar preços das casas. Mediadores receiam uma nova bolha e um efeito dominó nas periferias.
Marcelo Rebelo de Sousa promulgou decreto "atendendo a que o novo diploma restringe substancialmente o âmbito de aplicação da exceção transitória".
Um ensaio sobre Pessoa no seu 130º aniversário, o novo livro de Pulido Valente, a reedição de "Portugal Contemporâneo" e a de poesia de Mário-Henrique Leiria: estes são algumas das novidades de junho. 
Opinião

Rui Ramos
A constituição impõe maiorias de dois terços para aprovar legislação em matérias fundamentais. Não deveria a legalização da eutanásia ser tratada como o equivalente de uma lei em matéria fundamental?

Maria Luís Albuquerque
Rui Rio criticou as “pressões de fora para dentro”. Parece-me que a livre expressão dos cidadãos sobre um tema para o qual não foram consultados não pode ser considerada uma pressão sobre o Parlamento

Paulo Trigo Pereira
Afirmar que havendo cuidados paliativos e “testamento vital” já não é necessário a possibilidade legal da eutanásia e do suicídio assistido, não é razoável. São, como sabemos, caminhos diferentes.

João Carlos Espada
Lamento ter de dizer que, do ponto de vista do regime democrático, a eventual aprovação da eutanásia amanhã no Parlamento constituiria uma irresponsável aventura política.

Ascenso Simões
A autorização da morte antecipada, por razões físicas, mas também por razões psíquicas, é o encurtar do nosso modelo de prossecução da felicidade, é a resposta antecipada para uma nova época de trevas
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

CANTANHEDE: Mais de três centenas Vespas visitaram os Paços do Concelho

No passado dia 27 de maio, os Paços do Concelho de Cantanhede receberam a visita de mais de trezentos amantes da icónica scooter Vespa, que participaram na VII Concentração Nacional “Rota do Atlântico”.
Depois de se concentrarem bem cedo, junto à praia fluvial dos Olhos da Fervença, os motociclistas percorram várias localidades do Concelho de Cantanhede, tendo como destino principal a Praça Marquês de Marialva, dos Paços do Concelho. Na sede concelhia foram recebidos pelo vereador Adérito Machado, que após a receção proporcionou uma visita ao edifício camarário. Para o autarca “este passeio é uma importante promoção cultural e turística do concelho, atraindo e criando simpatias entre visitantes e as gentes que anualmente, ano após ano, os vão acolhendo”.
Para Adérito Machado “Cantanhede tem hoje, um roteiro turístico e cultural muito diversificado, com amplo destaque para a gastronomia, como é o caso da Feira do Tremoço que já vai na sua 15.ª edição, mas eventos como o de hoje, são um brilhante complemento, pois junta à vertente cultural, o convívio e confraternização entre amigos e amantes desta scooter única”. O vereador concluiu destacando o apreço que tem pelas Vespas, “sou um verdadeiro aficionado desta máquina e tenho um modelo que é de 1961, por isso não poderia deixar de marcar presença neste grande evento. Gostaria de ainda de felicitar a organização pelo êxito desta iniciativa que já vai na 7.ª edição”
A visita continuou com uma degustação do saboroso e tradicional Bolo de Ançã, acompanhado por um licor de produção local. Os motociclistas efetuaram o percurso de volta, aproveitado a restante manhã para convívio e lazer praia fluvial dos Olhos da Fervença, com a realização de jogos e o almoço ao ar livre
O passeio Rota do Atlântico já se havia iniciado durante a tarde do dia anterior com o percurso a incluir uma visita ao Farol da Barra de Aveiro e ao Mercado da Costa Nova.
Inserido nas comemorações XV Feira do Tremoço, o passeio foi organizado pelo Vespas Clube Paperinos, contando ainda com o apoio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Cadima.


Arrasa con las ofertas de Hot Sale con tu tarjeta Amazon Recargable


por Yesica Flores
Segundo día de Hot Sale y las ofertas son cada vez más atractivas. Además, este año Amazon México cuenta con un nuevo método de pago práctico y sencillo: Amazon Recargable. Esta nueva tarjeta de débito es una colaboración de Amazon con Banorte y MasterCard que puedes obtener en menos de una hora, tramitándola en línea y sin salir de tu casa.
Puedes solicitar la tarjeta virtual en Amazon.com.mx/recargable, siendo mayor de 18 años, con tu CURP válido, y completando un formulario con tu nombre, género, fecha y lugar de nacimiento. No se requiere verificación de historial crediticio. Una vez aprobada, podrás utilizarla al instante, y si realizas un depósito de $500 pesos o más, podrás recibir en tu domicilio -de manera gratuita- una tarjeta física personalizada de Amazon. No tiene costo por aperturacomisiones mensualesni saldo mínimo requerido y permite a los clientes agregar dinero a sus cuentas mediante transferencias bancarias o depósitos en efectivo en más de 25,000 establecimientos en todo el país.
Además de ser una gran aliada para este Hot Sale, Amazon Recargable permite hacer pagos de productos y servicios en línea y en tiendas físicas, así como realizar retiros en cajeros automáticos y durante Hot Sale, los clientes que paguen con la tarjeta cuentan con un 15% de descuento adicional con el código promocional HSAMZNREC18.
Con tu tarjeta Amazon Recargable virtual o en mano, ya puedes disfrutar de las ofertas más destacadas en este segundo día de Hot Sale, tales como:
Bebé
Películas y Series de TV
Videojuegos
Hogar y Cocina
Ropa, zapatos y accesorios
Electrónicos
Mascotas
Salud, Belleza y Cuidado personal
Juguetes
Además, en este Hot Sale los usuarios cuentan con un 10% de descuento en compras mayores a $2,500 pesos, en productos vendidos y enviados por Amazon México, ingresando el código HOTSALE18 para las tarjetas: Citibanamex, BBVA Bancomer, Banorte y HSBC, y el código HOTSALEAMEX para las tarjetas de American Express.
Los clientes pueden acceder a las miles de ofertas de Hot Sale de Amazon.com.mx descargando la aplicación móvil Amazon para dispositivos móviles iOS y Android, que adicionalmente les permitirá rastrear sus pedidos y conocer los detalles de nuevas ofertas disponibles en la tienda o visitar Amazon.com.mx/hotsale.

António Marques, da APCC, sagrou-se campeão nacional de boccia

A consagração de António Marques como campeão nacional da categoria BC1 foi o maior destaque da participação da APCC no Campeonato Nacional de Boccia – Individuais 2017/2018, que se disputou em Espinho no passado fim de semana. Trata-se de mais uma extraordinária prova de longevidade daquele que é o jogador que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.
Oliveirinha, como é conhecido no mundo do boccia, é o praticante mundial mais medalhado em Jogos Paralímpicos (sete vezes nessa modalidade e uma no atletismo), somando no total quase duas dezenas de medalhas em grandes competições internacionais em representação de Portugal. Nascido em Aveleira (Penacova) há 54 anos, é utente da APCC desde os 14.
Marques foi um dos dois atletas da Associação, juntamente com o Ricardo Ferreira (BC3), a lograr o apuramento para as eliminatórias, após uma frase de grupos em que houve bastante competitividade e equilíbrio entre os participantes. A equipa que representou a APCC foi completada por José Miguel Morgado, Liliana Ferreira, Raquel Miranda (todos em BC3) e Diogo Sacramento (BC4).
Destaque ainda para a entrega à Liliana do troféu de campeão regional, título que havia conquistado no início deste mês. Nessa fase, a instituição conquistou 12 medalhas – três em BC1, uma em BC2 (da 2ª Divisão), seis em BC3 (quatro no primeiro escalão e duas no segundo) e duas em BC4 – às quais se junta agora a medalha de ouro nacional de António Marques.
O Campeonato Nacional de Boccia – Individuais 2017/2018 teve lugar nos dias 26 e 27 de maio, na Nave Polivalente de Espinho. Participaram 84 atletas, em representação de 24 clubes e instituições, qualificados através dos resultados obtidos nos Campeonatos Regionais e das posições no Ranking Nacional de Boccia. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da autarquia local.
ANTÓNIO MARQUES
EQUIPA DA APCC
O boccia é uma das várias modalidades desenvolvidas pelo Departamento de Educação Física e Desporto da APCC. Há mais de três décadas que vários atletas competem em provas nacionais e regionais em representação da instituição, com muitos títulos conquistados.