quarta-feira, 11 de setembro de 2019

FabLab de Porto de Mós inaugurado


Aberta ao público recentemente, o FabLab de Porto de Mós viu hoje as suas instalações inauguradas, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Dr. João Alberto Teixeira.

A cerimónia teve início pelas 10h30, junto às instalações do FabLab, no Espaço Jovem de Porto de Mós e contou com a presença dos alunos do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e do Instituto Educativo do Juncal e, ainda, com a turma da Universidade Sénior de Porto de Mós, para dar as boas vindas à comitiva da qual faziam parte o secretário de estado João Alberto Teixeira, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, o Vice-presidente, Eduardo Amaral, a Vereadora Telma Cruz, o Vereador Marco Lopes, a Presidente da Assembleia Municipal de Porto de Mós, Clarisse Louro e várias entidades ligadas ao ensino e empreendedorismo.

A visita ao espaço foi acompanhada pelo Vereador Marco Lopes, responsável pelo projeto, e pelo técnico responsável pelo laboratório de fabricação.

Foi possível conhecer as potencialidades do espaço, as máquinas e ferramenta disponíveis para a execução de projetos e, também, alguns trabalhos já executados no laboratório.

No momento da sua intervenção, Jorge Vala agradeceu a presença do secretário de estado e assinalou a importância do FabLab como parte integrante de um projeto maior, que tem como objetivo proporcionar mais e melhores condições de aprendizagem aos alunos do concelho de Porto de Mós, preparando-os para o futuro de forma efetiva.

Ao encontro desta ideia foi o discurso do secretário de estado que enumerou vários exemplos práticos de como o conhecimento transformou vários setores de atividade que têm hoje um peso significativo na economia do país.

No final a comitiva seguiu para a Escola Secundária de Porto de Mós para a visita à Sala do Futuro, um espaço aberto a todos os alunos do concelho para o desenvolvimento de aprendizagens através de meios tecnológicos e computacionais.

O FabLab de Porto de Mós é um laboratório de prototipagem e fabricação digital de iniciativa municipal, com acesso a equipamento de prototipagem rápida e/ou digital a todos os interessados: estudantes, investigadores, empreendedores, inventores ou cidadãos comuns.

É um espaço de criação e experimentação de baixo custo onde não há limites para a criatividade, acessível à comunidade em geral, onde se promove a colaboração a cooperação e a partilha de conhecimentos. O FabLab permitirá contextualizar, desenhar, desenvolver, fabricar e testar soluções inovadoras de maneira fácil rápida e acessível.

Para usufruir deste espaço saiba mais aqui.

Patrícia Alves

Oeste | Revolution Hope Imagination vai passar pelo concelho de Torres Vedras




O concelho de Torres Vedras vai ser um dos locais do país que acolherá a iniciativa Revolution Hope Imagination (RHI).

Este projeto, que se constitui como um diálogo artístico mundial, visitará Portugal entre 14 e 21 de setembro, dinamizando atividades também em Lisboa, Caldas da Rainha, Óbidos, Guimarães, Leiria, Alcobaça, Évora, Vidigueira, Loulé e Funchal. No concelho de Torres Vedras passará pela Cidade no dia 15 de setembro e por Santa Cruz no dia seguinte.

De realçar que curadores e programadores do RHI são nomes reconhecidos das artes em Portugal como José Luís Peixoto, Afonso Cruz, John Gonçalves, Ivo Canelas, Marta de Menezes, Paula Abreu, Pedro Varela e Nuno Bernardo, entre outros. 

O projeto vai continuar ativo em Portugal depois da sua passagem pelo país por meio de uma plataforma online que vai garantir a sustentabilidade dos objetivos da iniciativa, criando também redes nacionais e, ao mesmo tempo, abrindo portas para a internacionalização dos artistas portugueses. Isto porque os espetáculos do RHI que terão lugar em solo luso passarão a fazer parte de uma plataforma em que qualquer produtor de qualquer parte do mundo passa a ter acesso podendo, assim, conhecer o trabalho dos artistas nacionais. 

O público pode tornar-se membro do RHI através da inscrição na respetiva plataforma e ficar com um membership anual que oferece descontos nos eventos do projeto durante 12 meses.

Para o público em geral será proporcionado, no âmbito da passagem deste projeto pelo concelho de Torres Vedras, o espetáculo Portraits, que terá lugar no próximo dia 15 de setembro, a partir das 16h30, em três locais distintos da zona histórica da Cidade (Praça Dr. Alberto Manuel Avelino, Praça do Município e Chafariz dos Canos).

As performances a apresentar no âmbito deste espetáculo integram-se no “novo projeto de longo prazo de Ricardo Ambrozio que consiste na produção de 40 peças nos próximos 5 anos até o seu 40.º aniversário. Em 2019 as primeiras oito manifestações artísticas do projeto estão sendo criadas. Estas obras pertencem ao conceito “Modul'arts” - as peças são moldadas individualmente, sendo baseadas pelos diferentes encontros e ferramentas, tais como media, outras formas de artes e música. Estes permitem combinar e misturar diferentes peças e moldar cada noite e / ou evento para cada local, espaço e público. Em algumas cidades e locais, uma peça será criada em conjunto com o público local e o ambiente que os envolve no dia-a-dia”.

Portrait 7: Just I
Criado a partir de extratos do tríptico Mind´s Mausoleum, transformou-se numa peça por si própria, um mergulho no desafiante processo de autodescoberta onde todas as respostas e perguntas pertencem a ela própria, interpretado por Yeli Beurskens.
Local: Praça Dr. Alberto Manuel Avelino

Portrait 2: Devour
Devour é um trabalho colaborativo entre a Untamed Productions (Bélgica) e a KNOT Kollektiv (Holanda) examinando luxúria humana para a destruição. O dueto Ali Clarke e Ricardo Ambrozio examina o conceito de “Thanatos”, ou a pulsão de morte, um termo usado para descrever o posto de Eros, o nosso instinto natural para viver. Será a destruição parte da natureza humana? É um tanto um instinto como a sobrevivência? Ou criámos esta tendência através da nossa evolução social? “Deve ser bom sentir-se tão seguro que tens de inventar novas maneiras de te colocar em perigo” - Rudy Fransisco.
Local: Praça do Município

Portrait 1: king of nothing
Um solo coreografado e interpretado por Ricardo Ambrózio, o responsável pelo projeto. As cinzas e ressurreição do homem pelas mudanças no tempo, na sociedade e na descoberta de si próprio até o ponto de desaparecer. Um ensaio sobre a solidão numa multidão e o impulso criativo gerado pelo vazio.
Local: Chafariz dos Canos

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Conceção, criação, interpretação| Ricardo Ambrózio, Yeli Beurskens, Ali Clarke
Desenho de Luz| Arjan Hendrickx
Coprodução | Ilú Dança Teatro
Agradecimento especial | Associação Ilú, Ackerstadtpalast Berlin
Produção | Untamed

Tiago Oliveira

Oeste | Município de Torres Vedras associa-se, como sempre, à Semana Europeia da Mobilidade

"Caminha e Pedala em Segurança" é o tema central da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, à qual, como sempre tem acontecido, o Município de Torres Vedras se associa.
Este ano o objetivo da iniciativa é o de evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à Saúde quer ao Ambiente. Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são, recorde-se, livres de emissões e contribuem fortemente para manter os corações e corpos saudáveis.
slogan da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade é, assim, "Caminha connosco".
O programa da iniciativa no concelho de Torres Vedras, para o público não escolar, é o seguinte:

16 a 30/9 | 13.º concurso “Pensar a Minha Rua”

Todos os anos na Semana Europeia da Mobilidade o Município de Torres Vedras dinamiza o concurso “Pensar a Minha Rua”, para que os cidadãos e os habitantes do respetivo concelho possam apresentar soluções para a melhoria da sua rua (como por exemplo: pedonalização, eliminação de barreiras arquitetónicas, etc). Trata-se da execução de pequenas obras/soluções que podem melhorar consideravelmente a vida dos residentes numa determinada rua do concelho de Torres Vedras.
Inscrições: mobilidade@cm-tvedras.pt; ou diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras referindo como assunto "13.º Concurso Pensar a minha Rua".
O regulamento do concurso pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

19/9 | 14h | Workshop Vantagens da Mobilidade Elétrica | Edifício do CAERO (Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste)
Destinatários: Empresários, comerciantes e representantes de serviços 
A mobilidade elétrica é uma solução sustentável do ponto de vista ambiental que utiliza energias renováveis, contribui para a redução de Gases de Efeito de Estufa e para o cumprimento dos diferentes compromissos globais da União Europeia.
O Município de Torres Vedras no âmbito da sua estratégia municipal para a mobilidade elétrica que vem implementando desde 2011, pretende esclarecer sobre esta temática e integrar na rede de mobilidade elétrica a comunidade, empresas, serviços e particulares.
Neste sentido, irá realizar um workshop sobre a mobilidade elétrica direcionado ao esclarecimento do público-alvo sobre as vantagens da mobilidade elétrica: como acelerar o processo de adoção do veículo elétrico e respetivos modelos de negócio disponíveis no mercado, as suas funcionalidades técnicas e como as operacionalizar.
Este workshop tem como objetivos dotar empresas, serviços e particulares de informação sobre: o que é a mobilidade elétrica, que vantagens diretas e indiretas de adesão à mesma e como operacionalizar os vários modelos de negócio ao seu alcance neste âmbito.

Programa 

14h00 | Receção aos participantes
14h30 | Sessão de abertura
Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Mobilidade Elétrica: Politicas e estratégia nacional para a mobilidade elétrica
- José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade 
- Luís Barroso, Presidente/CEO MobiE 

15h30 - 17h00 | Equipamentos
Moderador da mesa: Hugo Lucas, Câmara Municipal de Torres Vedras

Comércio e Serviços: soluções de carregamento para estações de serviço, hipermercados e centros comerciais, condomínios, empresas e parques de estacionamento
- Filipe Ricardo Ferreira Oliveira Lopes, Business Development Director Americas & Iberia, da EFACEC 
- António Ferreira, Co-founder & CEO da SMOTION, Sistemas de Mobilidade Inteligente 
- Luis Rodrigues, MAGNUN CAP, Eletrical Power Solutions 

Operadores, processos de licenciamento de carregadores, Tarifários e Consumo
- Mariana Bleck, Área de Desenvolvimento de Novos Negócios Mobilidade da EDP Comercial
- Rui Manuel Vieira, da GALP Energia 
- Carlos Ferraz, Responsável de Negócio da Mobilidade Elétrica da PRIO Energia 

Debate
17h00-18h00 | Soluções de Negócio
Moderador: Henrique Sanchez, Presidente do Conselho Diretivo da UVE

Soluções integradas de renting e frotas e Mercado dos elétricos  
- Luis Gomes, Diretor Comercial da ZEEV 
- João Gomes, Diretor Geral da Mobiletric 
- Pedro Nunes, CEO da Kilometer Low Cost 

Debate

18h00 | Sessão de Encerramento
Hugo Lucas, Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras


18h15 | Torres Vedras de Honra 


*a confirmar



20/9 | 9h-19h | Comemoração do Dia Europeu sem Carros | Torres Vedras

Para comemorar o Dia Europeu sem Carros estará encerrada ao trânsito a Rua António Batalha Reis (em frente ao Museu Municipal Leonel Trindade e ao Convento da Graça), ficando o atravessamento entre a Rua Batalha Reis e a Rua Santos Bernardes interdito, permitindo-se a circulação automóvel apenas a veículos de emergência e de polícia, transportes públicos (autocarros e táxis) e transportes de medicamentos, bem como para acesso a garagem dos residentes. 

De referir também que no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade serão efetuadas medições de ruído – realização de dois períodos de registo no mesmo arruamento, nesta semana, e de outro registo na corrente, com todos os fluxos a decorrerem. Será ainda efetuada a contagem de veículos, em simultâneo com as medições de ruído. No dia 20 será também realizada uma contagem de peões que usufruem da Praça 25 de Abril.

22/9 | 15h-20h | Ao Domingo a Várzea é nossa | Rua António Leal d’ Ascenção

No dia 22 de setembro, no âmbito da iniciativa Ao Domingo a Várzea é nossa, a Rua António Leal D'Ascensão estará encerrada ao trânsito.

Com esta iniciativa pretende-se que os fluxos da vivência entre a respetiva área habitacional e o Parque Verde da Várzea se possa realizar sem interceções com os veículos automóveis, e se possam realizar naquela rua atividades lúdicas e pedagógicas no âmbito da Mobilidade e do tema da Semana Europeia da Mobilidade - “Caminha e Pedala em Segurança”.

Tiago Oliveira

Castelo de Paiva | Executivo de Gonçalo Rocha continua a manter ajudas, Livros de fichas e de actividades distribuídos a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Município é um exemplo no apoio à Educação
No inicio do novo ano lectivo, o apoio à educação continua a ser uma das prioridades da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e, pelo nono ano consecutivo, a edilidade paivense volta a apoiar as famílias paivenses, procurando assegurar, desta forma, uma educação mais equitativa e de igualdade no acesso aos instrumentos educativos, numa etapa muito importante no crescimento de cada criança.

Num investimento superior a 19 mil euros, a autarquia de Castelo de Paiva volta este ano, atribuir a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, abrangendo os dois agrupamentos escolares existentes no concelho, os livros de fichas e de actividades, visto que agora, o Ministério da Educação passou a atribuir todos os manuais escolares até ao 4º ano de escolaridade, um apoio que nos últimos anos tem sido assumido pela Câmara Municipal, contemplando mais de 700 crianças.

Os encarregados de educação poderão proceder ao levantamento dos Livros das fichas nos dias 10 e 11 de Setembro, no átrio da Câmara Municipal, com o horário alargado das 9.00h – 19.00h, devendo os encarregados de educação fazer se acompanhar do Cartão do Cidadão do educando, sendo que, na manhã de ontem, a autarquia agendou uma cerimónia simbólica para esse efeito, com a presença de autarcas e a representantes dos Agrupamentos Escolares existentes.
Além do apoio para aquisição de livros cedido pelo Governo, a autarquia de Castelo de Paiva volta também a assegurar o Transporte Escolar, o Serviço de Refeições, Lanche e Fruta Escolar, as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), a Hora do Conto através dos técnicos da Biblioteca Municipal, bem como a Componente de Apoio Psico- Pedagógico, Bolsas de Estudo e Mérito, Desporto e Animação no Pré escolar e, por fim, um Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar em parceria com a CIM Tâmega e Sousa.

Apesar dos constrangimentos financeiros que assolam as autarquias, Gonçalo Rocha continua a mostra-se sensível às dificuldades que as famílias vivem e os encargos escolares que são obrigadas a suportar, daí evidenciar que este programa de apoio à actividade escolar , “apresenta-se como uma acção direccionada às famílias, integradas numa forte aposta na educação e na valorização escolar por parte da CM de Castelo de Paiva e que constitui um claro apoio do Executivo Municipal na difícil missão de instruir e educar as nossas crianças”.

Destacando que investir na educação é investir no futuro, porque o capital humano é o valor maior que temos, o autarca paivense mostra-se convicto que, desta forma, a edilidade está a dar um excelente contributo para o reforço dos laços entre famílias, e a escola e toda a comunidade educativa, sendo que, esta é uma medida de grande alcance social, que representa um considerável contributo para ajudar as famílias paivenses, nestes tempos de dificuldades financeiras e económicas que, com gesto municipal, terão oportunidade de poupar dinheiro e aplica-lo noutras necessidades.

Sendo que a “educação é sempre a melhor escola”, o autarca de Castelo de Paiva destaca que o Executivo que preside, continuará a não regatear esforços, no sentido de ajudar a manter este apoio escolar, na medida em que ninguém ficará impedido de ter acesso à educação, sendo uma das preocupações primárias garantir sempre as melhores condições de aprendizagem aos alunos paivenses, porque sendo “nas dificuldades que se vê a diferença”, importa ganhar esta aposta, porque “um concelho sem jovens não tem vida, não tem futuro, e nós queremos esta ao lado dos jovens e saber fazer a justa avaliação entre o presente e o futuro”.

“ Entendemos a disponibilização gratuita dos manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo, agora protagonizado pelo Governo, como uma medida de grande alcance social, tal como o fazemos agora com as fichas e livros de actividades, de modo a suavizar as despesas com a formação escolar das crianças “ , referiu ontem o autarca de Castelo de Paiva, realçando ainda que, a medida tem ainda como objectivo assegurar uma educação mais equitativa e mais igualdade no acesso aos instrumentos educativos, numa etapa muito importante no crescimento de cada criança.

Carlos Oliveira

Estarreja | Descobrir novos horizontes no ano letivo que agora começa

Programa Municipal de Educação reúne mais de 60 propostas

“Estamos preparados para o ano que aí vem”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, na abertura do novo ano letivo. O Cine-Teatro de Estarreja encheu na tarde da última quarta-feira, dia 4, para dar as boas-vindas a toda a comunidade escolar, apresentar o Programa Municipal de Educação (PME) e prestar homenagem aos alunos de mérito e aos profissionais da educação que se aposentaram. Esta semana, mais de 4 mil alunos regressam às salas de aula em Estarreja.
“O Município é um parceiro importante na nossa comunidade escolar”, referiu o autarca que, olhando para o PME, deu três exemplos da dinâmica local. O ensino do mandarim, iniciado o ano passado nos 3.º e 4.º anos irá ser estendido ao ensino secundário; o Polo de Música do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro tem vindo a crescer e irá ter uma nova disciplina na área da dança; e a criação do curso técnico superior da Universidade de Aveiro, outra novidade do novo ano letivo que funcionará em horário pós-laboral a partir de outubro.
Com cerca de 60 propostas nas várias áreas, da música ao teatro, da leitura às ciências, do ambiente à proteção civil, empreendedorismo e cidadania, o PME foi apresentado pelo Vereador da Educação, João Alegria. “Representa mais um meio para enriquecer os conhecimentos e complementar o que se aprende na sala de aula. As propostas são muitas e diversificadas”. 
O PME está recheado de atividades, projetos e recursos, sendo inteiramente dedicado aos alunos, às suas famílias e aos professores e educadores. Serviços de Apoio à Família, Ação Social Escolar, Projetos e Atividades Anuais, Ação Social Escolar e um plano de atividades completam este programa promovido pela Câmara Municipal e que tem o objetivo de complementar a aprendizagem, fornecendo ferramentas pedagógicas alternativas e enriquecendo as vivências e experiências, muitas das vezes em contexto fora da sala de aula. 
“O Município continuará, em parceria com as Escolas, o trabalho de inovação e diferenciação para a consolidação de melhores resultados e competências dos nossos alunos. Vamos apostar em áreas estratégicas para o desenvolvimento pessoal e social dos nossos alunos e da nossa comunidade, na perspetiva de uma educação para todos, reforçando as componentes de educação não formal”, afirmou João Alegria.
Inovar com Robótica, programação e impressão 3D 

Durante a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2019/2020 foi apresentado o Educ@RA, que surge no âmbito da candidatura da CI Região de Aveiro ao Projeto de Prevenção do Abandono Escolar Precoce e Promoção do Sucesso Escolar. 

Tendo como áreas de ação a robótica, programação e impressão 3D, e entre um vasto leque de atividades a realizar ao longo do ano letivo, abrangendo todos os anos de escolaridades e a capacitação dos docentes, este novo projeto prevê a realização do Concurso Anual CTEAM, cujo objetivo é promover o envolvimento dos alunos do 1.º ciclo e da comunidade educativa em torno do mote Reinventar um Brinquedo, associando a esta ideia conceitos de ecologia e reutilização de materiais.
O autarca adiantou que o número de alunos aumentou para 4089, no sistema de ensino público e privado do concelho, desde o pré-escolar à formação para adultos.
Organizada em articulação com os Agrupamentos Escolares de Estarreja e Pardilhó, um dos momentos mais aguardados da sessão foi a homenagem aos alunos de mérito. O Agrupamento de Escolas de Estarreja distinguiu 91 estudantes de todos os ciclos de ensino, que representam os 3 mil alunos do agrupamento.

Carla Miranda

Norte | Mais de mil alunos escolheram o IPCA como primeira opção - recebeu 3500 candidaturas para 636 vagas disponíveis Caixa de entrada x


IPCA recebeu 3500 candidaturas para 636 vagas disponíveis

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu mais de 3500 candidaturas para apenas 636 vagas existentes.

O crescimento consolidado do IPCA faz com que este seja hoje uma instituição de referência e procurado a nível nacional. Prova disso foi o facto de o IPCA ter sido a 1ª opção de ingresso no Ensino Superior para mais de mil candidatos com uma taxa de excelência de 97,6%.

De destacar ainda o facto de as médias de entrada no IPCA serem as melhores de sempre o que faz desta uma instituição com melhor qualidade e mais exigente.

Ana Pereira, natural de Braga, foi a aluna com a média de entrada mais alta do IPCA com a nota de 192,2%, no curso de Design Gráfico. A estudante escolheu este Instituto como a sua 1ª opção de ingresso no Ensino Superior: “Já tinha uma ideia forte do IPCA e boas referências também, do meu grupo de amigos os que optam por design vêm todos para o IPCA”, refere Ana Pereira que ficou surpresa por ter a nota mais alta da instituição.

A estudante de Design Gráfico espera que este curso lhe abra mais horizontes e seja uma boa reta de lançamento no mundo empresarial: “Este curso passa por eu conseguir fazer o que quiser e não ficar agarrada a uma empresa ou uma só área”, relata a estudante que, neste momento, pensa enveredar pela Ilustração e Motion Design. Feliz por estar no IPCA, Ana Pereira refere ainda que “do curso espero que me abra muitas portas, da instituição não sei se posso esperar mais porque já me tem dado tudo e não tenho que pedir, só agradecer”.

Para Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, estes resultados são o reconhecimento e sinal de orgulho e traz ao IPCA “um grande desafio para corresponder às expectativas que os novos estudantes trazem. Estão numa jovem instituição que tem o seu crescimento consolidado aliado à excelência do nosso corpo docente”.

As notas de acesso aumentaram em todos os cursos de licenciatura do IPCA. A segunda nota mais alta registou-se no curso de Design Industrial (189,0%) seguido do curso de Contabilidade (176,0%).

Ana Teixeira

Caldas da Rainha | “Caminhar e pedalar em segurança” é o apelo das Caldas nesta Semana Europeia da Mobilidade


De 16 a 22 de Setembro os caldenses terão a oportunidade de experienciar uma semana inteira dedicada à mobilidade sustentável.

O objectivo essencial da SEM é promover um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular. Como já é hábito, o Dia sem Carros, a 22 de Setembro, será o culminar das actividades de toda a Semana.

Caldas da Rainha participa activamente nesta iniciativa desde o início, introduzindo medidas permanentes relacionadas com a mobilidade em contexto urbano. Além disso, durante os dias da SEM, acontecem várias iniciativas que pretendem evidenciar as vantagens de utilizar outras formas de deslocação, mais baratas e menos poluentes que o automóvel, e até mais agradáveis e benéficas para a saúde!

O mote desta SEM é exactamente “Caminhar e Pedalar em Segurança - Caminha connosco” e é esse o nome da exposição que estará patente no local da conferência de imprensa, na próxima sexta-feira.

Uma nova paragem de autocarro junto à Expoeste, apresentação do Plano Geral das Ciclovias e Plano de Mobilidade Urbana Sustentável das Caldas da Rainha, alterações nas linhas Azul e Laranja do Toma e definição de zonas 30 (onde o limite de velocidade é 30km) são algumas das medidas que serão apresentadas no âmbito das acções pensadas para esta semana inteiramente dedicada a mobilidade.

Dia 20 de Setembro, Sexta-feira, andar no Toma é gratuito mas, se preferir experimentar algo diferente, nesse mesmo dia é lançado o novo serviço de trotinetes eléctricas.

Programa:

Dia 16
Aula de Zumba| Queens Fitness Club | Praça 25 de Abril | 19h00

Dia 17- Aula de Bodybalance | Balance Club | Praça 5 de Outubro | 19h00

Dia 18- Corrida e Caminhada “Caminhar e pedalar em segurança” | Não fazemos nem mais um… Km | Praça da República | 21h

Dia 19- Interdição ao trânsito na Rua Heróis da Grande Guerra | Actividades com escolas do concelho com o tema “Caminhar e pedalar em segurança” | União de Freguesias N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório | 09h00 às 14h00

- Interdição ao trânsito no estacionamento em frente à Escola Básica dos Arneiros, na Rua D. João II | Actividades com escolas do concelho com o tema “Caminhar e pedalar em segurança” | União de Freguesias Santo Onofre e Serra do Bouro | 14h00 às 18h00

Dia 20
 Viagens gratuitas nos autocarros do TOMA

Dia 21
- Interdição da Rua Capitão Filipe de Sousa | Lançamento de trotinetes eléctricas | Jogos tradicionais e actividades desportivas | 10h00 às 13h00

- Trotinetes eléctricas disponíveis para demonstração no Largo Frederico Ferreira Pinto Basto |15h00 às 18h00

Dia 22
Passeio de Bicicletas AECO | Concentração Abraço Verde | 10h00
Street Basket | Praça da República | 16h00

Leiria | “Setembro Dourado” promove sensibilização sobre Cancro Infantil



Ao assinalar 25 anos de existência, a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, promove a iniciativa internacional “Setembro Dourado”, mês em que a sensibilização sobre o cancro infantil adquire um significado especial. 

Reconhecer a cor dourada como símbolo do cancro infantil é o objetivo da Acreditar nesta campanha, por se entender ser a cor da força, da coragem e da resiliência, adjetivos comuns a todas as crianças, jovens e respetivas famílias que passam por esta doença. 

O Município de Leiria associa-se ao “Setembro Dourado” com a colocação no edifício dos Paços do Concelho de uma bandeira com um laço dourado, bem como através da divulgação deste evento simbólico. 

O cancro infantil é uma causa tão importante quanto sensível. Apesar das mudanças que se deram na área da oncologia pediátrica ao longo destes 25 anos, são diagnosticados cerca de 400 casos de cancro pediátrico por ano em Portugal. A taxa de cura ronda os 80%. 

Esta é ainda uma realidade desconhecida e geradora de medos, inseguranças e desigualdades, vivida por muitas famílias. É a principal causa de morte infantil não acidental e, por cada criança diagnosticada com cancro, há cerca de 300 pessoas afetadas, com as alterações que este diagnóstico vem trazer às suas vidas. 

A Acreditar 
É uma rede de partilha e de apoio feita de crianças, jovens, pais e amigos. Existe desde 1994 para enfrentar os desafios do cancro infantil, minimizando o impacto da doença na família. Mais informações em www.acreditar.org.pt

Évora | Obra do Salão Central adjudicada

A Câmara Municipal de Évora adjudicou a empreitada da obra de Reabilitação do Salão Central Eborense ficando agora a aguardar o respetivo visto do Tribunal de Contas para que a intervenção tenha início.

O ato de assinatura do Contrato de Empreitada, outorgado pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá e o administrador da empresa Teixeira, Pinto e Soares, S. A., Pedro Miguel Soares, contou com a presença dos vereadores Sara Dimas Fernandes, Eduardo Luciano e Alexandre Varela, e ocorreu no passado dia 10 de Setembro.

A Reabilitação do Salão Central Eborense significa um investimento da Câmara Municipal de Évora superior a dois milhões de euros, tendo como prazo de execução 540 dias a contar da data da sua consignação. Esta obra integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Situado bem no “coração” da cidade, o centenário Salão Central Eborense, que se encontra degradado e fechado desde o final dos anos 80 do século XX, foi adquirido pelo município em 1996.

A intervenção iniciou-se em 2015 com uma operação de limpeza e com os trabalhos arqueológicos necessários a cargo de uma equipa do município, em colaboração com a Universidade de Évora.

A reabilitação do imóvel, integrada na estratégia de reabilitação urbana do Centro Histórico, vai devolver à Cidade um equipamento cultural icónico num momento de afirmação da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

Évora | Bikévora 2019

De 21 a 29 de setembro

A cidade de Évora irá receber, uma vez mais, o Bikévora – Festa da Bicicleta, cuja edição deste ano irá decorrer entre os dias 21 e 29 de Setembro. Trata-se de um grande evento desportivo promovido pelo Município de Évora em torno da bicicleta, que promete muita atividade física para as famílias eborenses.
O objetivo do BIKÉVORA é a de congregar neste período uma série de atividades de competição e lazer organizadas por agentes desportivos locais sob o patrocínio da edilidade, procurando-se deste forma dar a devida visibilidade ao meio de transporte bicicleta.
Rampa do Cenáculo, Bikids, Cronokids, 4ª Rota dos Cromeleques, Passeio Noturno, Passeio da Família e Circuito UCA são algumas das atividades previstas para o Bikévora – Passeio da Família 2019.
Aqui fica o programa completo:

21 SETEMBRO | SÁBADO
RAMPA DO CENÁCULO
21h00 | Partida: Portas de Moura
Org.: Clube Ciclismo de Évora
Inscrições: http://inscricoes.cm-evora.pt

22 SETEMBRO | DOMINGO
4ª ROTA DOS CROMELEQUES
09h00-12h00 | Complexo Desportivo de Évora
Org.: Câmara Municipal de Évora
Inscrições:https://www.apedalar.pt/eventos/info/2187

28 SETEMBRO | SÁBADO
BIKIDS | TRICICLO | BICICLETA
10h00 | Complexo Desportivo Évora
Org.: Escola de Triatlo do Grupo Desportivo e Cultural de Santo
António | Câmara Municipal de Évora
Inscrições: http://inscricoes.cm-evora.pt,
Condições de participação:
1) Pagamento de 2€ por participante
(Kit: Dorsal, seguro, t-shirt e abastecimento).
2) Inscrições em: http://inscricoes.cm-evora.pt, na Praça do
Giraldo de 23 a 27 de setembro (10h00-17h00) e no próprio dia.
3) Pagamento por transferência bancária para a conta da
Câmara Municipal de Évora com o NIB: 0018.0003.1879.6854.
0208.5 ou no balcão a quando a entrega do Kit.
4) O Kit de participação poderá ser levantado no próprio dia
A partir das 08h00 no complexo desportivo de Évora, mediante
a apresentação do comprovativo de pagamento.
CRONOKIDS
11h00 | Complexo Desportivo Évora
Org.: Câmara Municipal de Évora
Inscrições: no local e gratuitas

28 SETEMBRO | SÁBADO
PASSEIO NOTURNO
20h00 | Complexo Desportivo de Évora
Org.: BTT – Malagueira
Inscrições: https://www.apedalar.com/eventos/info/2380

29 SETEMBRO | DOMINGO
PASSEIO DA FAMÍLIA
10h00 | Partida e chegada: Praça do Giraldo
Características técnicas do circuito: Estrada
Distância: 10Km | Intensidade: Baixa
Org.: Câmara Municipal de Évora | Para e Bebes (Secção BTTCasa
do Povo Nsª de Machede)
Condições de participação:
1) Kit Basic 3€ - (Dorsal, seguro, t-shirt técnica e abastecimento).
No final da prova habilita-se ao sorteio de 10 prémios
pelos dorsais inscritos (Bicicletas, mochilas, adereços da bicicleta,
etc) .
2) Inscrições em: http://inscricoes.cm-evora.pt ou na Praça
do Giraldo até dia 28 setembro (10h00-17h00) ou no próprio
dia (mediante disponibilidade do stock de kits).
3) Pagamento por transferência bancária para a conta da
Câmara Municipal de Évora com o NIB: 0018.0003.1879.6854.
0208.5 ou no balcão a quando a entrega do Kit.
4) O Kit de participação poderá ser levantado na Praça do
Giraldo, mediante a apresentaçao do comprovativo de pagamento,
no dia 28 de setembro (12h00-17h00) e no próprio
dia do evento.

29 SETEMBRO | DOMINGO
CIRCUITO UCA
10h30 | Av. Lino de Carvalho
Org.: UCA - União Ciclismo do Alentejo

Inscrições: https://www.prozis.com/pt/pt/evento/iv-circuito-uca

Livro: «Autóspia»

O romance do fim do mundo

Já imaginou como seria se o planeta fosse engolido por um imenso oceano? Foi o que João Nuno Azambuja imaginou. O escritor que conquistou os leitores portugueses com o romance histórico Os Provocadores de Naufrágios está de volta com Autópsia: uma arrepiante distopia de uma catástrofe há muito anunciadaO livro chega às livrarias no dia 17 de Setembro. O lançamento acontece no dia seguinte, quarta-feira, pelas 18h30, na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa.

A ideia é assustadora e reflecte um dos maiores medos da humanidade: o fim do planeta como o conhecemos. No mais recente livro de João Nuno Azambuja, a Terra sofre um cataclismo de proporções colossais e passa dos actuais cerca de sete mil milhões de habitantes, e uma área terrestre de aproximadamente 150 milhões de quilómetros quadrados, para apenas 11 milhões de sobreviventes, que coabitam numa ilha com 220 quilómetros quadrados. É esta a visão catastrofista de Autópsia, o romance mais arrepiante desta rentrée de 2019.

Mas há pior neste novo livro de João Nuno Azambuja. É que Autópsia, o nome dado à ilha que sobrevive num vasto oceano que tudo engole, não está segura e começa a sofrer constantes aluimentos. É aí que o pânico, a perversão e os «ópios do povo» se levantam e o ambiente se torna insustentável.  

Quando a esperança num futuro para a espécie humana começa a desaparecer entre os venenos da sociedade, surge uma resposta inesperada que acende uma luz. Um rapaz surge num pequeno barco, rasgando as águas e os destroços do grande mar . De onde virá este jovem? Porque mantém ele a crença na humanidade? Nada sabemos, a não ser que vem de outra ilha e que traz consigo uma mensagem numa garrafa. Eis o mistério desvendado nas páginas desta aposta da Guerra e Paz para a rentrée de 2019.

Autópsia é uma obra que alia uma narrativa empolgante a reflexões essenciais sobre a saúde do nosso planeta e sobre as questões ambientais e climáticas que devem, cada vez mais, ser uma prioridade nas nossas vidas. É a continuidade da vida como a conhecemos que está em risco.

Autópsia é uma distopia rara na ficção portuguesa. José Ribeiro e Castro, membro do júri literário da UCCLA, afirmou: «João Nuno Azambuja conta com imaginação fulgurante. Que narrativa fantástica!»
O livro chega às livrarias de todo o país no próximo dia 17 de Setembro. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da Guerra e Paz, em www.guerraepaz.pt.

O lançamento acontece no dia seguinte, 18 de Setembro, pelas 18h30, na sede da UCCLA, em Lisboa. A sessão será apresentada pelo coordenador cultural da UCCLA e presidente do Observatório da China, Rui Lourido.

Autópsia
João Nuno Azambuja
Ficção / Romance
240 páginas · 15x23 · 15,00 €
Nas livrarias a 17 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Sociedade | Nove detidos em festival de música na Lousã

Resultado de imagem para Nove detidos em festival de música na Lousã
CENTRO TV
O Comando Territorial de Coimbra, entre os dias 4 e 6 de setembro, realizou um conjunto de ações de fiscalização e de combate à criminalidade, com especial incidência nos acessos e recinto de um festival de música, no concelho da Lousã, com o objetivo de detetar e reprimir ilícitos criminais e contraordenacionais.
No decorrer das ações, foram detidos nove indivíduos, três mulheres e seis homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos, por tráfico de estupefacientes. No total foram apreendidos:
  • 261 doses de haxixe;
  • 30 doses de cannabis;
  • Cinco doses de cocaína;
  • 91 doses de MDMA;
  • Três selos de LSD.
Durante as ações de fiscalização foram empenhados militares das valências territorial, investigação criminal, intervenção e binómios cinotécnicos.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Oliveira do Hospital.

Politica | Eleições: Rio propõe reformas estruturais para ultrapassar “estrangulamentos”

Resultado de imagem para Eleições: Rio propõe reformas estruturais para ultrapassar “estrangulamentos”
SAPO24
O líder do PSD, Rui Rio, defendeu ontem, em Fátima, que Portugal precisa de reformas estruturais para ultrapassar os "estrangulamentos" que afetam o desenvolvimento do país.
"O país tem estrangulamentos estruturais no seu funcionamento. O nosso desenvolvimento está condicionado por determinados estrangulamentos de ordem estrutural que temos de conseguir ultrapassar", disse Rui Rio, numa iniciativa inserida no encontro dos Autarcas Sociais-Democratas.
Nesses "estrangulamentos", o presidente social-democrata apontou para a reforma do sistema político, da justiça e da descentralização, "em nome do interesse nacional".
"Não é possível na maioria deles serem ultrapassados por um único partido, nem que tenha uma maioria confortável no parlamento, seja ele qual for. Tem de ser sempre por acordos alargados", acrescentou.
Na visão de Rui Rio, o país precisa de ter uma estratégia de crescimento económico, que “não existiu nestes últimos quatro anos", para Portugal criar mais riqueza e poder resolver os seus problemas.
"Se não conseguirmos que Portugal cresça mais e melhor, todos os outros problemas serão muito difíceis de resolver", avisou.
No patamar imediatamente a seguir, Rui Rio colocou a melhoria dos serviços públicos, que "pioraram substancialmente relativamente a 2015 com a governação do PS".
Neste capítulo, o líder social-democrata elege a saúde como prioridade a seguir à economia, "que se não crescer coloca o problema da saúde mais difícil de resolver", e acusou o Governo de António Costa de não cumprir a Constituição na questão do acesso universal dos portugueses ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
"O nosso objetivo é melhorar os serviços públicos, em particular a saúde", sublinhou o presidente do PSD, que situa o ambiente na terceira prioridade de um futuro Governo liderado por si, "para se atingir a neutralidade carbónica o mais rápido possível”.
Na área da saúde, defendeu ainda a abertura de mais vagas em Medicina nas universidades e mais incentivos financeiros para os médicos se fixarem no interior e no Algarve, onde a falta destes profissionais de saúde é mais notada.
Rui Rio mostrou-se ainda contra a gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos, considerando que "não é justo" o atual modelo, e o fim das propinas no ensino superior.
Para o antigo presidente da Câmara do Porto, os manuais escolares deviam ser gratuitos apenas "para quem precisa".
Numa conversa com os autarcas sociais-democratas, que lhe iam fazendo perguntas, o líder do PSD defendeu que, para se lutar contra a corrupção, é necessário dotar o Ministério Público e a Polícia Judiciária de mais meios para uma investigação mais eficaz.
O que não pode acontecer, na sua opinião, é andar-se “a passar por cima da presunção de inocência" na praça pública.
"A justiça tem de ser mais transparente e os julgamentos feitos nos tribunais", disse Rui Rio, que pediu "mais respeito pelos valores e ética".
Sapo