quinta-feira, 5 de outubro de 2023

SILVES PROMOVEU RECEÇÃO DE BOAS VINDAS AOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO

 O Município de Silves assinalou a abertura do novo ano letivo, no passado dia 03 de outubro, com uma sessão de boas vindas aos professores do concelho, no Castelo de Silves.
Contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luisa Conduto e da Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Telma Caroço.
A iniciativa ficou marcada pela apresentação do Guia da Oferta Educativa 2023/2024, e um welcome drink promovido pelos alunos do Curso Profissional de Bar da Escola Secundária de Silves. A animação do evento ficou a cargo do DJ Carox.
Cada professor recebeu um Guia da Oferta Educativa 2023/2024, onde constam os vários projetos e atividades do Município, que contribuem para um ensino de maior qualidade, um marcador de livros,  um bloco de notas do pedagogo e poeta João de Deus e um conjunto de escrita João de Deus.
No arranque deste novo ciclo, o Município de Silves deseja a toda a comunidade escolar, um excelente ano letivo!

MUNICIPIO DE SILVES DÁ INICIO À ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIOS FINANCEIROS À REABILITAÇÃO URBANA

 O Município de Silves deliberou dar início ao procedimento de elaboração do regulamento municipal de apoios financeiros à reabilitação urbana, concentrando, num só regulamento, os diferentes apoios previstos nas Operações de Reabilitação Urbana em vigor. Nesse sentido convida-se todos os interessados a participar com sugestões, observações ou informações consideradas relevantes para o procedimento agora iniciado. Para tal, e nos termos do edital n.º 66/2023, os interessados podem participar neste procedimento, desde o dia 03 de setembro e pelo prazo de 10 dias úteis.

Presentemente, no território municipal, encontram-se aprovadas, em conformidade com o disposto no Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU), sete ARU (Área de Reabilitação Urbana) e cinco ORU (Operação de Reabilitação Urbana). Não obstante as especificidades territoriais de cada uma das ARU, tem sido estratégia do Município de Silves assegurar, globalmente, com vista à promoção da coesão territorial, os mesmos programas municipais de apoio à reabilitação urbana para todo o território municipal, concretamente o: Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB); Programa de Apoio à Recuperação dos Jardins e Pátios Interiores em Silves (PARJPI); e, o Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE).

Com este procedimento agora iniciado promove-se uma concentração dos apoios a atribuir no âmbito da implementação da Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana, nas diferentes ARU em vigor, com vista à otimização e racionalização da prática administrativa, a par com a simplificação do acesso aos referidos apoios financeiros.

Os interessados poderão apresentar, durante o período de participação pública, por escrito, sugestões sobre quaisquer questões que possam ser consideradas relevantes no âmbito do presente procedimento, conforme disposto no n.º 2 do citado artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, endereçados à Presidente da Câmara Municipal de Silves, Largo do Município, 8300 -117 Silves, ou ainda através do e -mail: expediente@cm-silves.pt.

O procedimento em causa pode ser acompanhado por qualquer interessado aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/76/ordenamento-e-urbanismo.aspx

 

MUNICÍPIO DE SILVES DEU AS BOAS VINDAS AOS ALUNOS NO INÍCIO DE MAIS UM ANO LETIVO

 Integrando as atividades de início de ano letivo, o Município de Silves deu as boas vindas aos alunos do concelho, desde o pré-escolar até ao 5º ano, com a oferta de diversas lembranças distribuídas pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas (Silves e Silves Sul) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
Dando continuidade à temática histórica iniciada no ano letivo anterior, o Rei D. Sancho e a Princesa Gilda voltaram a decorar uma mochila, no caso do primeiro ciclo e um saco para pintar no caso do pré-escolar. Os alunos do 5.º ano foram contemplados com um Diário do Estudante para assinalar o regresso à atividade escolar.
O Município de Silves deseja a todos os alunos um ano letivo repleto de descobertas, novas aprendizagens e muito sucesso.

Castelo de Paiva voltou a acolher desafio inédito. 5ª edição da Rampa de S. Gens confirmou sucesso desportivo

 Caminhada teve cerca de 700 participantes
Em dia soalheiro, com o Outono a entrar bem quentinho, a festa do atletismo voltou ontem em força ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 15ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizada em meados de Setembro, a 5ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXIV Jogos Desportivos, que foi complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 600 participantes, sendo que, Tiago Pereira, da AD do Marco 09 e Ana Pereira, da ADCCJ Clark, foram os grandes vencedores deste evento desportivo.
Numa organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo sem semelhança no país, uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, um traçado deveras exigente, que este ano voltou a registar uma boa adesão de participantes.
        Tiago Pereira, a representar a Associação Desportiva do Marco triunfou nesta prova, conseguindo um registo de 4m41 enquanto o paivense José Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, foi segundo classificado com um tempo de 4,49 seguindo-se Victor Barbosa, também do GDC de Castelo de Paiva, com o tempo de 4,58 a fechar o pódio em S. Gens, onde ainda se destacaram Bruno Pinheiro, da ADCCJ Clark com 5.03, e Marcelo Prata, do GDCCP, com o registo de 5,20.
     Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a jovem atleta paivense Ana Pereira, da ADCCJ Clark, que fez o percurso em 5,53, com a sua colega de equipa Vera Rodrigues, no segundo lugar, a registar 6:20, e Anabela Aguiar, do Futebol Clube de Penafiel, a garantir a terceira posição, no tempo de 6:33, com Amélia Vieira e Beatriz Valente, vencedora no ano passado, a completar o “ Top Five “ deste escalão.
Na classe dos Veteranos, Paulo Pereira, do GDC Guilhovai, venceu a Rampa de S. Gens com 4.56, batendo Antero Moreira, da AD do Marco e Victor Pinheiro, do GDC Castelo de Paiva, enquanto no sector feminino, Sandra Silva, da AC Póvoa de Varzim, assegurou o triunfo na corrida, superiorizando-se a Sandra Teixeira, do GDC de Castelo de Paiva e Elisabete Barbosa, da ADCCJ Clark.
A Caminhada de S. Gens foi uma iniciativa que mobilizou muitos participantes, cerca de 700 que enfrentaram um percurso desde a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura até ao topo do monte, numa distância de aproximadamente sete quilómetros, onde no final se realizou a cerimónia de entrega de prémios e as intervenções oficiais, para além de um almoço convívio e confraternização, com muita animação musical.
O edil paivense José Rocha, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, e valorizou este dia de festa e este evento na sua componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo local, bem retratada nesta grande jornada desportiva, conseguindo-se uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única e pioneira com uma atractiva caminhada que registou excelente adesão e que foi um sucesso, realçando a importância deste atractivo espaço no Monte de S. Gens como um local único de encontro e de beleza turística.
Liliana Vieira, Vereadora do Desporto da edilidade paivense, que também participou na caminhada, louvou os promotores desta grande jornada desportiva, destacando o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, Câmara Municipal, e ambas as colectividades e da própria comunidade local, manifestando gratidão pelo sucesso alcançado nesta quinta edição da prova, realçando satisfação pelo êxito da iniciativa, e considerando que tudo é possível quando se trabalha em conjunto e a comunidade é motivada para o engrandecimento do concelho.
        Por seu lado, Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, mostrou-se agradecido a todos os participantes neste desafio único e nesta jornada desportiva, e evidenciou a alegria de ver as expectativas superadas, nomeadamente a forte adesão de participantes na caminhada, louvando a organização conjunta do evento que permitiu a realização de um grande convívio, enquanto Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, considerou que este desafio voltou a ter um final feliz, porque serviu para promover o desporto e ao mesmo tempo valorizar um sítio fantástico do município, sendo que, o dirigente paivense realçou a satisfação e a alegria de ver a comunidade local a aderir em força à iniciativa, sublinhando testemunhos extraordinários daqueles que desafiaram os limites numa corrida monte acima e que, podem no presente, transportar para o futuro o orgulho de terem estado neste momento fantástico do desporto em Castelo de Paiva.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Assessor de Imprensa


Marinha Grande | PRAIA DA VIEIRA E SÃO PEDRO DE MOEL VIGIADAS ESTE FIM-DE-SEMANA

 Devido à previsão de temperaturas elevadas para a região, para este fim-de-semana, o Município da Marinha Grande tem em funcionamento quatro nadadores-salvadores, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel.
Entre o dia de hoje, 5 de outubro (feriado) e o próximo domingo, 8 de outubro, cada uma das praias vai ser vigiada por dois nadadores-salvadores, entre as 10h00 e 18h00.

Neste período fora da época balnear, apelamos a todos os banhistas que, na utilização das nossas praias, adotem comportamentos preventivos da sua própria segurança, no sentido de evitar a perda que vidas humanas, como aconteceu ontem, em São Pedro de Moel, o que muito lamentamos.

Visite as nossas praias, em segurança.

Na Praia da Vieira, aproveite ainda para conhecer a pesca da arte xávega.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

“+ Mulher” estará em Cantanhede no âmbito do PHOTOfest. Exposição resgata a autoestima de mulheres com vidas desafiantes


“+Mulher” é o título da exposição de Dai Moraes, que estará patente a partir de 13 de outubro e até 17 de novembro na Praça Marquês de Marialva, no âmbito da segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, que se realiza na cidade de 13 a 15 de outubro.
Com esta mostra, a fotógrafa pretende resgatar a autoestima de mulheres com histórias de vida desafiantes. No fundo, empoderar as mulheres e fazer com que elas se sintam bem para que, através das fotografias, possam empoderar outras mulheres.
Especialista em sessões femininas Boudoir – termo francês que se refere ao camarim privado de uma mulher, ou seja, a uma postura intimista -, Dai Moraes considera importante a conexão com a mulher retratada, para que esta se veja com mais amor e carinho. Por isso, defende que a fotografia Boudoir é ferramenta essencial para o resgate da autoestima.
“+ Mulher” teve a sua primeira edição no Rio de Janeiro em 2013 e a segunda edição em 2019 realizou-se simultaneamente no Rio de Janeiro e Lisboa, dedicadas exclusivamente à temática do cancro feminino.
Agora, a autora decidiu alargar o universo de participantes e fazer refletir através das suas fotografias em grande formato todo o tipo de histórias desafiantes que deixam marcas nos corpos e nas vidas de mulheres das mais variadas idades, nacionalidades ou etnias.
Esta mostra fotográfica é complementada com uma componente multimédia, com vídeos de Joana Mouta, que trabalhou em televisão, na área da informação e lifestyle, mas que desde sempre produziu vídeos mais ligados às emoções.
Convidada pela Dai Moraes a entrar nesta edição do “+Mulher”, conta um pouco da história de cada uma destas mulheres retratadas em vídeo.
No âmbito da segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, Dai Moraes orientará uma masterclass sobre “Retrato Feminino - direção fotográfica e sensibilidade”.
A sessão decorre a 15 de outubro, no Museu da Pedra, entre as 10h00 e as 13h00, e tem um custo de 35 euros (para associados da Associação fotografARTE) e 45 euros (público em geral).
Nesta masterclass, o foco incide no resgate da autoestima da mulher em geral e das que enfrentam vidas mais difíceis em particular. Na sessão, Dai Moraes falará sobre os motivos das mulheres quando procuram o serviço de fotografia, ajudará a orientar as poses da melhor forma possível de acordo com cada biótipo, a utilizar a sessão fotográfica como ferramenta para o resgate da autoestima da mulher, além de outros assuntos.

ªPaulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



EQUIPA SUB 14 FEMININA DE BASQUETEBOL DA COLUMBÓFILA QUE VAI PARTICIPAR NO CAMPEONATO BASQUETEBOL CENTRO JÁ CONHECE EQUIPAS E CALENDÁRIO DE JOGOS

 
Fruto do excelente trabalho desenvolvido pela equipa técnica da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na última época desportiva no escalão de minibasquete, o clube da cidade de Cantanhede, irá disputar a 1ª Fase – Série B do Campeonato Basquetebol do Centro, com a sua equipa Sub - 14 feminina, que tem vindo a preparar a sua participação no Ginásio da escola Secundária de cantanhede e no Pavilhão Marialvas.
Participam nesta competição, promovida e organizada pelas Associações Regionais de Coimbra e Leiria, para além da Sociedade Columbófila, o Olivais Futebol Clube, Associação Académica de Coimbra, Clube Desportivo Lousanense, Sporting Clube Figueirense, Clube Desportivo de Tondela e Clube Desportivo Gumirães.
Na primeira jornada que se realiza no dia 15 de outubro, a equipa da Sociedade Columbófila, desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica pelas 09h30, no pavilhão Mário Mexia, recebendo a 21 de outubro, pelas 15h00, a formação do Gumirães, e na semana seguinte, no dia 28 de outubro, desloca-se à Lousã, para defrontar o Lousanense, igualmente pelas 15h00 e no dia 04 de novembro, recebe o Olivais, para cumprir a 4ª jornada, deslocando-se na semana seguinte a Tondela, para defrontar a equipa daquela cidade pelas 15h00.
Para cumprir a 6ª e penúltima jornada desta 1ª fase a equipa da Columbófila recebe o Sporting Figueirense, no dia 18 de novembro pelas 15h00.

Marinha Grande | CÃES QUE AGUARDAM ADOÇÃO RETRATADOS EM EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

 Foi inaugurada no dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, no Foyer do Teatro Stephens, na Marinha Grande, a Exposição de Fotografia “O Impacto dos Animais de Companhia na Saúde Mental das Pessoas”.
A mostra apresenta 19 fotografias da autoria de Marcelo Medina, que retratam alguns dos animais que se encontram no Centro de Recolha Oficial da Câmara Municipal da Marinha Grande e à guarda da Associação Protetora dos Animais (APAMG). O fotógrafo recolheu as imagens em 2022 e 2023, com o objetivo de alertar a comunidade para a necessidade urgente da adoção responsável dos animais.
Esta iniciativa organizada pelo Município pretende ainda sensibilizar a população para o impacto positivo dos animais de companhia na saúde mental das pessoas.
A exposição pode ser visitada no Foyer do Teatro Stephens, até ao dia 10 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).
A exposição terá, depois, a sua itinerância pelos seguintes locais:
11 a 17 de outubro - Junta de Freguesia da Moita,
18 a 24 de outubro - Junta de Freguesia da Vieira de Leiria,
25 a 31 de outubro - Centro de Saúde da Marinha Grande,
1 a 7 de novembro - Junta de Freguesia da Marinha Grande.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro | Instalação de nova rede de gás em Eixo e Eirol

 No quadro da empreitada em curso, que está a requalificar vários arruamentos nas localidades de Eixo e de Eirol, a empresa Floene (antiga Lusitânia Gás) em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro, vai instalar uma nova rede de gás, em vários dos arruamentos que estão a ser intervencionados, num novo investimento no valor de 47.000€.

Recordamos que a obra de requalificação viária em curso, está a cargo da empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de cerca de 450.000€.

II - O futuro do mundo discute-se no Teatro Aveirense

Espetáculo de Mickaël de Oliveira aborda os dilemas de uma cidade em colapso

Cinema e conferência completam o programa

Projeto aberto à participação da comunidade

O Teatro Aveirense recebe no próximo dia 13 de outubro Episódios da Vida Selvagem, um espetáculo escrito e encenado por Mickaël de Oliveira, composto por dois episódios com o mesmo eixo de ação: uma cidade na iminência de viver a sua última catástrofe.

O espetáculo, coproduzido pelo Teatro Aveirense, desenvolve-se num futuro próximo. Após repetidas catástrofes naturais, a população mundial é reduzida ao mínimo e a sua vivência é condicionada por condições climáticas extremas, tendo a humanidade sido reorganizada em pequenas comunidades que se constituíram politicamente em cidades-estado. Episódios da Vida Selvagem percorre, assim, o quotidiano da intervenção e decisão políticas numa dessas cidades, que se confronta com uma decisão urgente entre duas propostas para a sobrevivência da sua comunidade, ameaçada pela escassez de água.

Os episódios deste espetáculo têm por título “A minha morte” e “A nossa vida”, traduzindo momentos diferentes da reflexão que a cidade e seus habitantes são obrigados a desenvolver, num balanço entre dilemas individuais e necessidades coletivas. Duas perspetivas diferentes, com questões e personagens próprias, que levam até às últimas consequências a análise da essência humana.

Open call aberta à comunidade

No âmbito da apresentação de Episódios da Vida Selvagem no Teatro Aveirense, está aberta uma open callpara a participação da comunidade, numa iniciativa promovida pelo Colectivo 84. Trata-se do seu projeto “Daqui Para a Frente”, desenvolvido em estreita ligação com os jovens artistas e públicos das instituições e cidades parceiras do díptico Episódios da Vida Selvagem. Durante 5 dias de formação, foca uma primeira etapa dos seus trabalhos na leitura e no estudo dramatúrgico de “A minha morte” e ”A nossa vida”. A segunda etapa propõe aos formandos exercícios práticos de interpretação e de criação/escrita para palco, a partir do texto “A nossa vida”, cujo espetáculo integra (opcionalmente) os formandos, participando e intervindo diretamente na obra apresentada na sua cidade, com o apoio do formador. O projeto é principalmente destinado a estudantes do ensino artístico (em teatro) profissional ou superior, ou ainda agentes ativos do teatro amador, com idade superior a 16 anos. Inscrições e informações através do email agenio@cm-aveiro.pt<mailto:agenio@cm-aveiro.pt>.

Sessão de cinema e conferência completam o programa

O programa de ‘Episódios da Vida Selvagem’ inclui duas datas com a apresentação de filmes e uma conferência. A sessão de cinema acontece no dia 11 de outubro às 21h30, na VIC // Aveiro Arts House, com a exibição das curtas-metragens “Go, Deep” e “ECOS_3”, duas produções concebidas no cruzamento do teatro com outras áreas. Já a conferência está marcada para o 12 às 18h00, no Teatro Aveirense, e terá por tema “Futuros Férteis”, ficando a cargo de Andreia Garcia, arquiteta e investigadora, este ano curadora da representação portuguesa na Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023.

Nova etapa no ciclo de residências artísticas do Teatro Aveirense

Com a apresentação deste projeto o Teatro Aveirense marca mais uma etapa do seu ciclo de residências artísticas, que até ao final do ano recebe cinco estruturas para o desenvolvimento das suas criações, todas apresentadas neste espaço. O ciclo começou com As Areias do Imperador, de Victor de Oliveira, e Ornitópera, da Companhia de Música Teatral. Depois da residência de Episódios da Vida Selvagem, continuará com Radiografia, de Nuno Aroso e João Reis, e Hansel e Gretel, da RedCloud Teatro de Marionetas.

UCC de Monforte junta-se à Semana Europeia do Desporto

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Monforte associou-se à Universidade Sénior na 9ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED), com a participação na Caminhada Nacional Sénior no dia 27 de setembro.
A caminhada contou com a participação de 26 utentes da Universidade Sénior e um elemento da UCC, num momento em que foi possível promover os benefícios da caminhada e da adoção de estilos de vida saudáveis.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, entre os dias 23 e 30 de setembro, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto dos cidadãos. O principal tema da campanha é ser #BEACTIVE, incentivando cada um a ser ativo, não só durante esta semana, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

ULSNA

UCC de Monforte assinala Dia Mundial do Coraç

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Monforte assinalou, no passado dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, com uma ação de educação para a Saúde junto dos alunos da Universidade Sénior.
O objetivo desta ação foi sensibilizar para a necessidade de estar atento e controlar os principais fatores de risco para o Coração, como o tabagismo, a alimentação pouco saudável e o sedentarismo. Para além disto, os alunos foram também alertados para a importância de consultar o médico de família regularmente, de forma a que seja possível avaliar o nível de colesterol e outros parâmetros de saúde que podem contribuir para o risco de doença cardiovascular.

A ação contou com a participação de 32 alunos, que no final refletiram sobre a importância de adotar estilos de vida saudáveis para proteger o Coração, tendo avaliado positivamente a sessão e a promoção da literacia em saúde do grupo.

O Dia Mundial do Coração é assinalado anualmente pela World Heart Federation, com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.

ULSNA

“Dar + voz aos doentes” no Hospital de Santa Luzia de Elvas

 O Serviço de Medicina Física e Reabilitação (MFR) do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, assinalou o Dia Mundial da Segurança do Doente com uma atividade junto dos utentes, sob o mote “Dar + voz aos doentes”, reconhecendo o seu papel central na promoção de cuidados de saúde seguros.
A atividade consistiu num momento prático, em que os utentes aprenderam a verificar as condições das ponteiras dos auxiliares de marcha, dos travões de cadeira de rodas e do calçado; e um momento teórico em que foram distribuídos folhetos informativos acerca dos fatores de risco e prevenção das quedas.

“Envolver os Doentes para a Segurança do Doente” foi o tema escolhido este ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente, comemorado a 17 de setembro.

A atividade foi realizada pela Fisioterapeuta Lídia Pirra, em conjunto com um aluno estagiário, do 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

ULSNA