terça-feira, 20 de julho de 2021

Reguengos de Monsaraz vai ter um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia


O Município de Reguengos de Monsaraz vai construir um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, no âmbito das suas atribuições no domínio da defesa da saúde pública e animal e na preservação do bem-estar dos animais e do meio ambiente. A infraestrutura representa um investimento de cerca de 156 mil euros e está enquadrada no Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a construção e modernização destes centros.
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia vai ocupar uma área de 3.875 metros quadrados e terá boxes, paddock e um bloco destinado a canil, gatil e área clínica. Este bloco é composto por oito celas para cães, duas para gatos e duas para quarentena, um compartimento para higienização, armazém de rações, instalações sanitárias e zona de vestiários e balneários para os funcionários.

A ala clínica terá acesso independente e integra o gabinete do veterinário, sala de tratamentos, sala de esterilização e cirurgia, sala de occisão e recobro, instalações sanitárias e sala de receção e espera. O centro terá também parque de estacionamento e uma área de circulação envolvente.

Carlos Manuel Barão

No passado sábado: Livro de Gonçalo Maia apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

O relojoeiro”, de Gonçalo Maia, teve a sua apresentação editorial no passado sábado, dia 17 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal Cantanhede, numa sessão muito concorrida.

A sessão contou ainda com a participação de Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, com o pelouro da Cultura, Amélia Bravo Vadillo, representante da Editora Filigrana, o escritor Rui Aragonez Marques e Graça Rocha, responsável pela apresentação da obra, tendo a coordenação da sessão estado a cargo do Nuno Caldeira, em representação do executivo.

Na intervenção de abertura, após as saudações aos elementos que integravam o painel principal, Pedro Cardoso congratulou Gonçalo Maia pela publicação de “O relojoeiro”, “obra que denota um esforço literário de alguma envergadura” assim como elogiou o autor “pela obra literária apresentada”, sublinhando “o simbolismo de acontecer num ano especial como este do Centenário de Carlos de Oliveira, uma obra reveladora de mais um escritor da Gândara, com uma participação expressiva de familiares e amigos que se dispuseram a marcar presença neste momento tão especial de Gonçalo Maia”.

Nuno Caldeira, em representação da Cultura, congratulou-se, também, pelo facto de “Gonçalo Maia ter decidido apresentar a sua obra primeira obra em Cantanhede”, evidenciando dessa forma “o seu carinho pela terra onde estudou e que o marcou tão positivamente.

O relojoeiro” é um romance de ficção com uma boa parte da ação a decorrer no concelho, nomeadamente em Cantanhede e Febres. Pensado durante 4 anos e escrito em cerca de 3 meses em completa exclusividade, no romance consta de umas impressionantes 440 páginas, já sendo considerado um livro de alguma dimensão para a atualidade. A data de publicação efetiva da obra ocorreu em dezembro de 2020, mas devido à situação que se tem vivido decorrente da pandemia da COVID 19, a sua apresentação editorial só pôde ocorrer agora.

Na sessão, o autor mostrou-se “agradecido pela presença de tantos amigos” e confessou “estar muito comovido com o apoio recebido do Município de Cantanhede a esta apresentação editorial”. Gonçalo Maia acrescentou, ainda, que espera que “este seja o primeiro de outros projetos editoriais que tenciona desenvolver no futuro.”



Sobre Gonçalo Maia

Gonçalo Maia nasceu em Cantanhede, em 1982. Em Febres deu os primeiros passos, fez as primeiras asneiras e leu os primeiros livros. Teve uma infância feliz e marcada pelo meio rural, do qual se orgulha.

Mais tarde voltou a Cantanhede para frequentar o Ensino secundário. Licenciou-se em Engenharia Geográfica na Universidade de Coimbra. Durante o período académico juntou-se ao CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra), onde frequentou um curso de teatro, participou numa mão cheia de peças e performances e, ainda, deu uma mãozinha na administração. Por sua opção, sujeitou-se à vida militar durante 4 anos, como oficial engenheiro, depois de penar uns meses na tropa “macaca”. Regressou novamente à vida civil, juntando-se a diversas empresas na área da engenharia. Trabalhou e viveu pelo mundo fora: Zimbabwe, Timor-Leste, Alemanha, Quénia, Etiópia, Zâmbia, Malawi, Moçambique e África do Sul, sendo que alguns destes países o marcaram de forma intensa, na sua vida. Viajou, entretanto, por muitos outros, mas apenas como turista; sem que tempo houvesse para se deixar entranhar pelos seus cheiros.

Gonçalo Maia nutre uma grande paixão por ciências, mapas antigos, pela natureza, pelas artes, e destas, em especial, pela literatura, paixão que só pecou por tardia quando, um dia, resolveu voltar a pegar nos grandes clássicos, portugueses e estrangeiros, - que tanto o assustaram na juventude, - e os releu sem qualquer obrigatoriedade, missão ou pressa. E surgiu depois a escrita: primeiro como uma ideia, mas que cedo se tornaria numa pequena obsessão, uma forma de expressão que o inquietava e desafiava, mas onde também se encontrava e se conhecia, - e cada vez mais, - entre histórias e personagens que idealizava, criava e dava uma vida própria, esperando ansiosamente, - e em contrapartida, - que estes lhe segredassem os próximos capítulos.

Mas, principalmente, a sua escrita é um agradecimento. Uma homenagem a todos os autores vivos e idos deste mundo que, - e indubitavelmente alheios a este facto, - lhe mudaram completamente a vida.

Marinha Grande | COSMOS AZUL E MAR RECEBE EVENTOS CULTURAIS

 INVESTIMENTO DE 200 MIL EUROS

O Cosmos Azul e Mar (antigo Centro Azul), situado em São Pedro de Moel, encontra-se a funcionar desde o passado dia 9 de julho, após um investimento de cerca de 200 mil euros em obras de total requalificação, realizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande.
A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, congratula-se com a nova infraestrutura “que devolve a São Pedro de Moel um edifício polivalente, moderno, nobre e inspirado nos elementos do mar, dada a sua localização privilegiada”. O Cosmos “está preparado para acolher eventos diversos e tem já uma ocupação fundamentalmente cultural, com o agendamento de diversas exposições, workshops e tertúlias, que vão decorrer durante o verão”.

A intervenção incidiu em dois edifícios contíguos e funcionalmente interdependentes, com o objetivo de dotar o espaço de várias valências, através da rutura física de paredes e redução de compartimentos interiores, proporcionando áreas amplas e recetivas a eventos diversos, tais como exposições, worshops, reuniões, cinema, atividades lúdicas e pedagógicas, tempos livres, conferências, ou apenas, a espaços multiusos para as mais distintas ocasiões informais e protocolares.
Além de garantidas novas condições de funcionalidade, salubridade, segurança e conforto para os seus utilizadores e colaboradores, foi executada a renovação integral das suas infraestruturas, a alteração da sua compartimentação e a aquisição de novos equipamentos/mobiliário, mediante conceção de 4 salas com distintos ambientes e áreas, munidas de espaços de apoio/arrumação e de instalações sanitárias renovadas.


Exposições no Cosmos Azul e Mar

A abertura do Cosmos Azul e Mar ocorreu no dia 9 de julho, com a inauguração da exposição de fotografia "Dança Etérea" de Cristiano Justino e Rute Violante, com a participação da bailarina Inesa Markava.
Na próxima sexta-feira, 23 de julho, pelas 18h00, terá lugar a inauguração da exposição de aguarelas de Artur Franco "Há verde e mar…”, que estará patente até ao dia 4 de agosto.

Nascido em Leiria, Artur Franco mostrou, desde muito cedo, uma excecional predisposição para desenho e pintura, sendo atualmente um nome conhecido e reconhecido no mundo das artes plásticas.
Naturalista figurativo, autodidata, tem desempenhado um papel muito importante no registo pictórico das aldeias, cidades e gentes de Portugal, quer através da expressão a óleo quer discorrendo o seu sentir num total domínio da aguarela.

Artur Franco, conta com muitas exposições individuais e coletivas a nível nacional e no estrangeiro, como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos da América.
As suas obras encontram-se em museus, empresas, locais públicos e muitas coleções particulares.

O Cosmos Azul e Mar está aberto ao público das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h30, todos os dias, com exceção de quinta-feira em que se encontra encerrado. A entrada é gratuita.

Em Tunes: LARGO 1.º DE DEZEMBRO E RUA DO ARMAZÉM SOFREM INTERDIÇÃO PARCIAL DE ESTACIONAMENTO DE 22 DE JULHO A 05 DE AGOSTO



A Câmara Municipal de Silves informa que, na sequência de trabalhos de implantação de conduta de água no âmbito da empreitada de "Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o estacionamento na Rua 1.º de Dezembro (em frente à Estação de Comboios de Tunes) e na Rua do Armazém estará interditado entre os dias 22 de julho e 05 de agosto.

A Autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Castelo de Paiva | No amplo espaço da Feira Quinzenal

MUNICÍPIO DE CASTELO DE PAIVA VOLTA A PROMOVER FEIRA AGRÍCOLA NO PRÓXIMO DOMINGO

 


      O Município de Castelo de Paiva volta a promover no próximo Domingo, dia 25, no espaço do Largo da Feira, mais uma edição da “ Feira Agrícola “, uma iniciativa realizada com o objectivo da promoção e valorização dos produtos agrícolas e tradicionais de todo concelho, constituindo uma excelente oportunidade para os paivenses e visitantes terem a oportunidade de comprar produtos frescos e de qualidade, produzidos no território concelhio.

 

      Convém reforçar que esta  municipal estará envolta em rigorosas normas de higiene e segurança, cumprindo todas as directrizes emanadas das autoridades de saúde pública, sendo pois  obrigatório:

✅Uso de máscara para vendedores e público;

✅Existência de dispensadores para desinfecção das mãos;

✅Respeitando a distância de segurança;

✅Criar espaço livre entre tendas ou pontos de venda, para evitar ou impedir qualquer aglomerado de pessoas

✅A iniciativa será realizada no amplo parque da Feira Quinzenal

      Recorde-se que, este evento municipal, mesmo realizado ao ar livre, será assegurado com todas regras de higiene e segurança tal como, por exemplo, as existentes nos supermercados e mercados, que têm estado sempre em funcionamento, daí o apelo aos participantes para assumirem uma postura responsável, cívica e segura, respeitando todas as regras assinaladas pela organização.

 

 Carlos Oliveira

ANIMAÇÃO CULTURAL NA PRAIA DA VIEIRA E EM SÃO PEDRO DE MOEL

A Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos e iniciativas culturais, que decorrem durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho.
A programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com a parceria da PROTUR - Associação para o Turismo, Paróquia de Vieira de Leiria (Capela da Praia), Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio.
Devido à atual situação epidemiológica, o programa da época balnear poderá sofrer alterações ou ser cancelado. A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente no que se refere às regras de distanciamento físico e proteção individual. Por motivos imprevistos a programação das atividades poderá sofrer eventuais alterações ou atualizações.

A programação cultural para o mês de julho de 2021 é a seguinte:

PRAIA DA VIEIRA

Até 18 de setembro . Biblioteca de Instrução e Recreio
Exposição “Gente da Praia”
Exposição fotográfica e de artesanato
Aberta ao público todos os dias das 21h30 às 23h00
Org: BIR

Centro Interpretativo da Cultura Avieira
Exposições de artesanato e trabalho ao vivo de artes decorativas
Todos os dias, das 10h00 às 23h00
Org.: JFVL

24 de julho
18h00-21h00– Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda Ruído à Portuguesa
21h30 – Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Manuel Coelho
Org.: CMMG

31 de julho
18h00-21h00 – Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda Funk You Brass Band
21h30 – Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Sara Ribeiro
Org.: CMMG


SÃO PEDRO DE MOEL

JULHO

Até 31 de agosto - Incluindo feriados
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
Aberta de terça a domingo - das 15h00 às 21h00
Org: CMMG

CICLO DE EXPOSIÇÕES
Espaço “Cosmos Azul e Mar”
Horário de julho
Segunda a domingo: 10h30-13h00 e 14h00-19h30
Quinta feira: Encerrado


De 23 de julho a 04 de agosto
Espaço “Cosmos Azul e Mar”
Exposição de aguarelas de Artur Franco
Naturalista figurativo, Artur Franco tem desempenhado um papel muito importante no registo pictórico das nossas aldeias, cidades e gentes. Ora pintando a óleo sobre tela, ora discorrendo o seu sentir num total domínio da aguarela.
Org: CMMG


02 julho a 27 agosto
Posto de Turismo
Contos com Arte | Vanda Furtado Magalhães
A atividade decorrerá às sextas-feiras, à exceção dos dias 20, 21 e 22 de agosto, durante o Festival Afonso Lopes Vieira, que decorrerá no jardim do Vale.
Org: Protur
Apoio: CMMG

16 julho a 29 julho
Posto de Turismo - Crossing Continents | Ana Sílvia Malhado
Org: Protur
Apoio: CMMG


24 de julho
Palco Jardim
22h00 – Flávio Torres
Músico, cantautor e produtor, Flávio Torres trabalha na área musical desde 1995 (folk, blues, rock, world). Após participações em diversos projetos e com vários discos editados, Flávio Torres editou em 2012, o seu primeiro trabalho a solo, "Canções de Bolso", um disco acústico numa vertente com sonoridades de raiz que vão desde ambientes tradicionais ao folk, pop e blues. 2020 é o ano do novo trabalho "Sinopse" um novo caminho para descobrirem ao vivo.
23h00 – Daniel Catarino Trio
Daniel Catarino é um cantautor alentejano que alia canções orelhudas a letras fora do comum, em que aborda os paradoxos da humanidade num equilíbrio entre a frieza analítica e o calor poético. Após uma boa reação a “Sangue Quente Sangue Frio”, disco editado em 2019 que levou o seu trio a palcos por todo o país, regressa em 2021 com "Isolamento Voluntário?", um álbum feito durante e sobre o confinamento, em que as palavras aguçadas e certeiras se voltam a destacar.
 Org: Protur
Apoio: CMMG

24 e 31 julho
Posto de Turismo - Atelier “Tricotando” | Ivone & Lídia
Org: Protur
Apoio: CMMG

31 de julho
15h30 às 19h30 – Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
"Afonso Lopes Vieira convida...".
Afonso Lopes Vieira, convida a população para uma tertúlia em sua casa, durante a tarde, partilhando com todos um pouco da sua vida e obra. É acompanhado pelo seu grande amigo, pianista e compositor, Alexandre Rey Colaço, e respectivas filhas: a actriz Amélia Rey Colaço e Alice Rey Colaço, cantora e ilustradora. Juntos vão criar momentos de poesia e música!
As visitas ao interior da Casa estão sujeitas às limitações impostas pela DGS.
Org: CMMG

Palco Jardim
22h00 – Nuno Rancho
Nuno Rancho é um cantautor e produtor Leiriense com vários projetos musicais editados, desde o seu projeto a solo, Team Maria, Bússola, Few Finger e Jerónimo, passando pelo indie, folk e electrónica.  Durante o período de confinamento, todos os domingos lançava um conjunto de canções que ia compondo durante a semana, com direito a colaborações remotas.  
23h00 - Eigreen
Eigreen é um projecto musical de Francisco Frutuoso que ficou no baú durante 7 anos. As suas composições vão desde o registo acústico ao trip-hop, passando pelo indie rock, jazz e downtempo. “It’s On” foi o primeiro tema divulgado e marcou presença no disco Novos Talentos Fnac 2020, estando programado o lançamento do álbum de estreia para este ano.
Org: Protur
Apoio: CMMG



Ansião | Houve música no silêncio da igreja de Alvorge

A Igreja Matriz de Alvorge acolheu, na tarde do passado domingo, dia 18 de julho, um concerto de música clássica pela Orquestra Música no Silêncio.

O agrupamento era constituído por cerca de 15 instrumentistas, entre os quais a diretora artística, Filipa Poêjo, o maestro Rui Fernandes e outros dois elementos com raízes na freguesia de Alvorge.

Johann Sebastian Bach, Amadeus Mozart e Gustav Holst foram os compositores interpretados durante cerca de uma hora de concerto, que conferiu ao habitual silêncio da igreja a melodiosa vibração das cordas dos violinos, violoncelos, violas de arco e contrabaixos. A interpretação foi acompanhada do enquadramento das peças executadas, conferindo ao momento uma ação pedagógica.

Tutelada pela Fundação Conductus, a Orquestra Música no Silêncio pretende ser um agente cultural focado muito especialmente na descentralização, dando oportunidade de audição de música erudita a populações menos beneficiadas por este género artístico.

Bem-aventurados os que viram Elias e que foram honrados com a sua amizade

 

Grandes literatos escreveram sobre o Profeta Elias, mas aqui transcrevemos o que, nada mais nada menos…, inspirou o próprio Espírito Santo a dizer sobre Elias. É o que está registrado, “per omnia saecula saeculorum”, no Livro do Eclesiástico:

“Elias, por teus prodígios! Quem pode gloriar-se de ser como tu? Tu que fizeste sair um morto do seio da morte, e o arrancaste da região dos mortos pela palavra do Senhor; tu que lançaste os reis na ruína, que desfizeste sem dificuldade o seu poder, que fizeste cair de seu leito homens gloriosos.

Tu que ouviste no Sinai o julgamento do Senhor, e no monte Horeb os decretos de sua vingança.

Tu que sagraste reis para a penitência, e estabeleceste profetas para te sucederem.

Tu que foste arrebatado num tubilhão de fogo, num carro puxado por cavalos ardentes.

Tu que foste escolhido pelos decretos dos tempos para amenizar a cólera do Senhor, reconciliar os corações dos pais com os filhos, e restabelecer as tribos de Jacó.

Bem-aventurados os que te conheceram, e foram honrados com a tua amizade!

Pois, quanto a nós, só vivemos durante esta vida, e depois da morte, nem mesmo nosso nome nos sobreviverá.

Elias foi então arrebatado em um turbilhão, mas seu espírito permaneceu em Eliseu. Nunca em sua vida teve Eliseu medo de um príncipe; ninguém o dominou pelo poder.

Nada houve que o pudesse vencer: seu corpo, mesmo depois da morte, fez profecias.

Durante a vida fez prodígios, depois da morte fez milagres.

E, apesar de tudo isto, o povo não fez penitência, não se afastou dos seus pecados, até que foi expulso de sua terra, e espalhado por todo o mundo.

Só ficou um resto do povo, um príncipe da casa de Davi.

Alguns deles fizeram o que é do agrado de Deus; os outros, porém, multiplicaram os seus pecados.

Ezequias fortificou a sua cidade, trazendo água até o centro; abriu com ferro um rochedo, e construiu um poço para as águas.

Durante o seu reinado veio Senaquerib, que enviou Rabsaces, o qual levantou a sua mão contra eles; ele estendeu a sua mão contra Sião, ensoberbecendo-se com seu poder.

Foi então que os seus corações e as suas mãos desfaleceram: sentiram dores como a parturiente.

Invocaram o Senhor misericordioso, levantando para o céu as suas mãos estendidas. E o Santo, o Senhor Deus, ouviu logo a sua voz: não se recordou dos seus pecados, não os entregou aos seus inimigos, mas purificou-os pela mão de Isaías, seu santo profeta.

Derrubou o acampamento dos assírios, e o anjo do Senhor os desbaratou.

Pois Ezequias fez o que era agradável a Deus: caminhou corajosamente pelas pegadas de Davi, seu pai, assim como lhe havia recomendado Isaías, o grande profeta, fiel aos olhos do Senhor.

Um dia o sol retrocedeu, e (o profeta) prolongou a vida do rei.

Por uma poderosa inspiração ele viu o fim dos tempos, e consolou aqueles que choravam em Sião; ele anunciou o futuro até o fim dos tempos, assim como as coisas ocultas antes que se cumprissem” (Ecles. 48, 1, 11).

ABIM

Por que tanto silêncio, Papa Francisco?

 

  • Paulo Roberto Campos

Ontem postei a carta, original em castelhano, da senhora católica cubana, María Victoria Olavarrieta (professora de espanhol e ética), agora segue a tradução para o português, que foi feita por um colega jornalista, Hélio Diaz Viana, a quem agradeço o trabalho.

Dona María Victoria [foto] afirma ter escrito com dor na alma esta carta ao Papa Francisco. Afirma também ser católica, apostólica e romana, mas que dói demasiadamente o silêncio do Papa sobre as recentes manifestações do povo cubando contra a tragédia que há décadas se abateu sobre Cuba, com a tirania comunista dos irmãos Castro. Assim, ela quis falar pelos que não podem fazê-lo: “Hoje quero ser a voz das mães cubanas que estão vendo seus filhos passar fome, que não têm remédio; quero lhe apresentar a dor das avós cujos netos foram fuzilados gritando ‘Viva Cristo Rei!’, a vergonha dos pais que não conseguem sustentar os filhos com o fruto de seu trabalho, e vivem mal, esperando as remessas enviadas por seus familiares do exterior”.

🕂

A Sua Santidade Papa Francisco

Os católicos cubanos, desde que começaram os protestos em Cuba, estamos esperando que o senhor levante sua voz. Dói muito que, enquanto reprimem o povo que saiu às ruas pedindo liberdade, o senhor tenha palavras para felicitar o triunfo da Argentina na Copa América, fale dos resíduos plásticos nos mares, e não tenha feito uma oração em público pelas mortes, os detidos, os desaparecidos, e todos os que estão atemorizados em suas casas, em toda a extensão de nossa Pátria.

Nos mares de Cuba, Santidade, além de plástico, jazem os restos dos muitos cubanos que morreram afogados, tentando escapar da grande prisão em que os Castros transformaram meu País.

Nossa Igreja foi perseguida, ameaçada, vigiada, invadida pelos agentes de segurança do Estado. Neste momento temos um seminarista desaparecido, Rafael Cruz Débora. Se os bispos cubanos têm medo de falar, de se colocar ao lado do povo, eu os entendo, não sabemos as ameaças que lhes foram feitas; mas o senhor, com a imunidade que sua hierarquia lhe confere, pode falar e nos defender.

Ontem em Havana tentaram recrutar um jovem que já havia feito o serviço militar obrigatório, para treiná-lo a espancar os manifestantes. Entraram em sua casa, o ameaçaram na frente dos pais, e como o rapaz se recusou, fizeram-no assinar um texto dizendo que não iria aonde a Revolução precisava dele, e o advertiram de que, ao acabar tudo isso, iria preso.

Este episódio se passou ontem. Hoje eles estão sendo levados arrastados, sem lhes perguntar nada. Os pais com filhos em idade de fazer o serviço militar estão aterrorizados.

O senhor disse aos jovens: “Lutem por seus sonhos, mas sonhem em grande, não deixem de sonhar”. Os jovens cubanos que nasceram na ditadura e foram doutrinados, educados em escolas ateias, em uma sociedade de partido único, que cresceram — alguns comendo e se vestindo com as ajudas de seus familiares no exílio, e outros na miséria mais absoluta —, estão sonhando em ver seu país livre. O senhor os convidou a sonhar, e agora que os estão matando por gritarem seus sonhos, o senhor guarda silêncio! [soluços de dor e indignação]

O senhor pediu a seus pastores que tivessem cheiro de ovelhas. Dos sacerdotes cubanos que se colocaram abertamente ao lado do povo, alguns estão sendo espancados pela polícia, detidos e silenciados por seus bispos, que temem por suas vidas. E do assédio do governo aos bispos, o senhor, que é o Papa, deve saber mais do que eu.

Como lhes dói, Santo Padre, às religiosas e sacerdotes cubanos com os quais pude falar, e o senhor olha para o outro lado. Hoje uma freira cubana me dizia que não podia conceber que o senhor não tivesse algumas palavras para Cuba, neste momento em que o mundo inteiro fala sobre os abusos do regime. E muito baixinho, com a voz embargada pela dor, quase como falando consigo mesma, sussurrou: “Algum dia terá de se confrontar com o Senhor”.

Santidade, o senhor conhece a Mensagem da Virgem de Fátima. O comunismo deve ser muito ruim. Quando entre todas as coisas ruins que há no mundo, nossa Mãe quis deixar instruções de como podíamos evitar que esse mal se espalhasse pelo mundo.

Tive diversos alunos venezuelanos e vi o sofrimento de seus pais, porque o senhor guardou silêncio quando assassinavam os estudantes nas ruas de CaracasAs pessoas morrem de fome na Venezuela, e o senhor não condena publicamente os responsáveis.

O sangue correu na Nicarágua. O Papa fala de tudo, mas dos crimes dos ditadores e dessas três tiranias irmãs o senhor não opina.

Santo Padre, a Cristandade não precisa de um líder social nem de um diplomata; nós anelamos um pastor, uma pedra firme onde a Igreja possa sustentar-se! O Vigário de Cristo na Terra não deve discriminar suas ovelhas. As ovelhas vítimas dos regimes comunistas, sentimo-nos como se fôssemos suas ovelhas negras.

O senhor sempre pede que rezemos pelo senhor, eu lhe peço que reze para que não morram mais pessoas na Nicarágua, na Venezuela e em Cuba.

Teria gostado de lhe ter escrito em outro tom. Em todos meus artigos onde o menciono, sempre o defendi. Mas hoje quero ser a voz das mães cubanas que estão vendo seus filhos passar fome, que não têm remédio; quero lhe apresentar a dor das avós cujos netos foram fuzilados gritando “Viva Cristo Rei!”, a vergonha dos pais que não conseguem sustentar os filhos com o fruto de seu trabalho, e vivem mal, esperando as remessas enviadas por seus familiares do exterior.

Apresento-lhe a tortura dos presos políticos; o ódio de irmão contra irmão que os Castros semearam; os idosos que viram partir a família que criaram, e morreram sem nunca mais verem seus filhos e netos!

Clama ao Céu que neste 13 de julho, ao mesmo tempo em que recordamos as crianças, mulheres e homens que morreram afogados no rebocador “13 de março”, que o governo cubano afundou em alto mar, tivemos de cuidar sem ter o quê, dos ferimentos que a polícia e seus cães causaram nos manifestantes pacíficos em muitas povoações e cidades de Cuba.

Nós, cubanos, nos sentimos abandonados à nossa sorte. Em 62 anos, não fomos capazes de nos libertar. Hoje estamos enfrentando um exército armado, sem líderes, e, até agora, órfãos do Papa.

Papa Francisco, perdoe-me se o ofendi, mas tive de escolher entre a respeitosa aquiescência devida a um bispo e a defesa das vítimas do comunismo. Dói-me que digam que o senhor é um papa comunista. O comunismo destrói a moral dos povos, sua religião, sua esperança.

Ontem, em Miami, quatro freiras Filhas da Caridade saíram às ruas para protestar junto ao povo, algumas delas idosas: Irmã Consuelo, do México, e Irmã Elvira, Irmã Reinelda e Irmã Rafaela, cubanas. Entre as pessoas ouvi dizer: “[Aqui] não há Papa, mas há freiras. Cristo está conosco!”.

Ajude-nos! Eu continuo rezando pelo senhor.

María Victoria Olavarrieta

ABIM 

Proença-a-Nova | Gestão de biorresíduos com estratégia para os próximos 10 anos


O Município de Proença-a-Nova já tem uma estratégia definida para a gestão de biorresíduos, apresentada a 14 de julho numa sessão online, e que será implementada no concelho ao longo dos próximos dez anos. No âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental, foi elaborado o "Estudo Municipal para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos” que permitiu identificar as melhores soluções a implementar no concelho, com vista a assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente com a máxima eficiência pelo sistema "em baixa" e devidamente encaminhados para tratamento nas infraestruturas do sistema "em alta".

Depois da caracterização geográfica e sociodemográfica do Município, da tipologia dos resíduos a gerir e da tipologia do produtor a servir, as soluções propostas foram a compostagem doméstica, a compostagem comunitária, a recolha seletiva de proximidade e a recolha seletiva porta a porta. Para o setor doméstico, pretende-se a recolha de proximidade nas sedes das Uniões de Freguesia de Proença-a-Nova e Peral e de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e compostagem doméstica/comunitária em alojamentos localizados em locais estratégicos. No setor não doméstico a solução contempla a recolha porta-a-porta no caso de cafés, restaurantes, hotéis e outros produtores como IPSS, mercado, escolas, bombeiros, entre outros.

No entanto, para que a estratégia apresentada funcione “é preciso envolver o conjunto das partes interessadas como as juntas de freguesia e outros serviços públicos, bem como os agentes económicos e a população em geral para a prática da compostagem”, reforça a empresa promotora deste estudo. Neste sentido, com um território com mais de 80% ocupado por floresta, o Município tem sempre presente a prioridade da proteção ambiental e tem feito ações junto da população ao longo dos últimos anos. Um desses exemplos foram as iniciativas de sensibilização ambiental sobre compostagem doméstica, que decorreram entre 7 de maio e 18 de junho, com 89 munícipes a aderir a esta prática de valorização de resíduos, contribuindo para a redução da contaminação dos solos, da água e do ar.

Além dos vários ecopontos distribuídos por diferentes localidades do concelho, os serviços municipais, de acordo com uma calendarização específica, efetuam a Recolha de Monos Domésticos (objetos provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma ou dimensões, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção), evitando que os resíduos volumosos se acumulem em locais inadequados como a floresta ou a via pública. Também os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) tais como máquinas de lavar, frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, televisores, monitores, computadores, telemóveis, pequenos eletrodomésticos e brinquedos, entre outros, deverão ser entregues no Ecocentro junto à Zona Industrial de Proença-a-Nova. Há nove anos que o Município promove a campanha Troque Resíduos por Plantas, cujo objetivo é, simultaneamente, alertar para a necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados (como é o caso das pilhas e das baterias) e promover a entrega destes produtos recebendo em troca árvores e arbustos.

Condeixa a Nova: cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal

 

O cabeça de lista para a Câmara Municipal vai ser Fernando Silva. O candidato, que é militante do BE, assume encabeçar uma lista que pretende realizar um trabalho sério

e honesto com o objetivo de ser uma mais-valia para o concelho. Tem 53 anos.
Trabalha na área das Terapias Holísticas e faz parte da Associação CBC de Coimbra. 

A cabeça de lista para a Assembleia Municipal vai ser Gisela Almeida. A candidata pretende realizar um trabalho dinâmico pelos direitos de cidadãos/cidadãs do concelho. Tem 37 anos. Licenciada em Enfermagem. Pós-Graduada em Direitos Humanos pela UC e U.Minho, Trabalha na área da saúde e ensino.
É atleta da Federação Portuguesa de Triatlo. 

Investigação: Estudo revela a presença de microplásticos em pinguins da Antártida há mais de 15 anos

Um estudo internacional liderado por cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) demonstrou a presença de microplásticos (partículas com menos de 5 mm), como poliéster e polietileno, entre outras partículas de origem antropogénica, em pinguins na Antártida.

Neste estudo, no qual participaram também investigadores da Universidade de Nova de Lisboa, do Museo Nacional de Ciencias Naturales (Espanha) e do British Antarctic Survey (Reino Unido), foram utilizadas amostras de fezes de três espécies de pinguins – pinguim Adelie (Pygoscelis adeliae), pinguim de barbicha (Pygoscelis antarcticus) e pinguim gentoo (Pygoscelis papua) – recolhidas entre 2006 e 2016.

As análises realizadas permitiram verificar a presença generalizada de microplásticos em todas as espécies, colónias e anos do estudo. Além das partículas de plástico, foram encontradas em quantidades semelhantes outras partículas processadas, na maioria fibras, que, apesar de serem de origem natural (celuloses), são produzidas artificialmente e podem ter compostos, como tintas, que podem persistir no ambiente.

Este estudo, já publicado na revista Science of the Total Environment, segundo os autores, «demonstra que os microplásticos estão cada vez mais difundidos nos ecossistemas marinhos, identificados agora na Antártida, o que é preocupante dada a sua persistência no meio ambiente e a sua acumulação nas cadeias alimentares».

Joana Fragão, autora principal do estudo e investigadora do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), salienta que «o mais impressionante dos resultados foi verificar que os microplásticos estavam presentes na dieta das três espécies de pinguins, em vários locais e nos vários anos do estudo (2006, 2007, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2016), o que demonstra que estas partículas se encontram já bem difundidas no ecossistema marinho Antártico».

Por seu lado, Filipa Bessa, coautora do estudo e especialista em poluição por microplásticos da UC, afirma que, «agora que sabemos que várias espécies de pinguins de regiões remotas como a Antártida ingerem microplásticos, mas que não existe um foco específico para a origem destas partículas, o próximo passo é também avaliar os efeitos destas partículas nestes ambientes».

Os resultados obtidos, sublinha José Xavier, autor sénior do artigo científico, «vão certamente ser muito úteis para abrir novas áreas de investigação nesta temática e avançar com políticas para reduzir o impacto da poluição por plásticos no Oceano Antártico no contexto do Tratado da Antártida».

Ou seja, concluem os três cientistas da FCTUC, «são necessários mais estudos para entender melhor a dinâmica espaço-temporal, destino e efeito dos microplásticos nesses ecossistemas, e controlar a contaminação por plásticos na Antártida».

O artigo científico, intitulado “Microplastics and other anthropogenic particles in Antarctica: Using penguins as biological sampler”, pode ser consultado: aqui.

Cristina Pinto

Testes grátis à Covid-19 para moradores do Seixo

A Junta de Freguesia do Seixo e a ACR Seixo vão disponibilizar autotestes de antigénio à Covid-19 para toda a população.

A ação conta com o financiamento do programa Bairros Saudáveis e, embora a situação na freguesia esteja controlada, pretende disponibilizar aos residentes autotestes de antigénio para rastreio da doença. Para tal, basta dirigir-se à Junta de Freguesia de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, ou aos sábados, das 10h às 12h, de forma a recolher o teste mediante apresentação de identificação. Para situações mais urgentes poderão contactar qualquer membro da direção da ACR ou o executivo da Junta.

Tiago Cruz, em representação das duas entidades, afirma que “o objetivo é reduzir a propagação da pandemia, permitindo a todos aceder de forma rápida e gratuita a um primeiro despiste”, acrescentando que “esta medida vigorará enquanto Mira estiver como concelho de Risco Muito Elevado ou Elevado”.

Fonte: Mira Online