quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Reguengos de Monsaraz vai promover produtores de vinho e enoturismos nas redes sociais

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai realizar uma campanha para promover os produtores de vinho e as unidades de enoturismo da sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz. A campanha vai decorrer nos canais Visit Reguengos no Instagram e Facebook e nos canais digitais da autarquia e dos produtores de vinho.
 
De dezembro até fevereiro de 2024 vai ser publicado um vídeo por semana nas diferentes plataformas. Os vídeos são realizados no formato de entrevista, pretendendo-se potenciar a história dos produtores, a sua oferta diferenciada de enoturismo e os seus vinhos. O vídeo completo vai estar no YouTube e no Facebook, enquanto no Instagram vão ser publicados vídeos resumo de um minuto de cada empresa.
 
A campanha decorre em parceria com os produtores de vinho e está integrada na estratégia global de promoção do património turístico do concelho, que consiste na criação de materiais nos formatos digital e em papel, assim como na participação das empresas em certames nacionais e internacionais relacionados com o setor do vinho e do enoturismo.



*Carlos Manuel Barão
/ Comunicação e Imagem

Dia 17 de dezembro. ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE TRAZ “AFTER YOU’RE GONE” AO PALCO DO SILVES ALEGRIA DO NATAL

Presença já assídua do Silves Alegria do Natal, a Orquestra de Jazz do Algarve, convidando nesta edição a reconhecida cantora Paula Oliveira, atuará no dia 17 de dezembro, pelas 18h00, com o espetáculo “After you’re gone”.


Paula Oliveira, incontornável cantora-jazz da cena jazzística nacional, com uma invejável carreira por terras lusas, e não só, estudou no Hot Club de Portugal, Taller de Musics de Barcelona ou Manhattan School Of Music (NY) onde residiu. A lista de mentores é enorme, figurando nomes como Phil Woods, Norma Winston ou Reggie Workman. Do Jazz, à Música Portuguesa, são vários os trabalhos editados.
Em Silves, junta-se à Orquestra de Jazz do Algarve, com After You've Gone, tema que dá a linha condutora deste concerto enérgico e de contrastes: não fosse a orquestração "Up Swing" de Sarah Vaughan. Mas outros grandes standards juntar-se-ão, como: Come Rain Or Come Shine, Fly Me To The Moon, Let The Good times Roll, ou, em sonoridades mais 80's This Masquerade. Destaque, ainda, para algumas orquestrações de Claus Nymark, músico Dinamarquês residente em Portugal há décadas, que muito contribui para o Jazz Português, quer no ensino, quer como músico ou a dirigir a Orquestra Angrajazz, nos Açores.
Para a OJA "é um prazer juntar a sua Música, o Som de Claus, à Paula Oliveira e à nossa Orquestra, num repertório tão variado!".
Um concerto natalício a não perder!
A entrada é livre.

Barcelos | Ministra de Estado e da Presidência marca presença no 29.º aniversário do IPCA e inaugura Edifício da Escola Superior de Design

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, marca presença no Dia do IPCA que, este ano, será assinalado com a inauguração do Edifício da Escola Superior de Design, no centro da cidade de Barcelos.
A inauguração do edifício do centro da cidade está agendada para o dia 19 de dezembro, pelas 9h30, seguindo-se a Sessão Solene do Dia do IPCA que, para além da Ministra, conta com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, do Presidente do Conselho Geral do IPCA, da Presidente do IPCA e do Presidente da Associação Académica do IPCA.

Além das intervenções institucionais, durante a sessão solene serão atribuídas distinções aos docentes que se doutoraram ou obtiveram título de especialista no último ano. Serão ainda entregues Prémios de Mérito aos estudantes que se destacaram no seu percurso académico com as notas de curso mais altas, com o IPCA e as empresas parceiras a premiar estes estudantes.

A sessão finaliza com a entrega do Prémio Valor IPCA/Santander Universidades. Este prémio monetário, no valor de 1700 euros, visa distinguir, em cada ano letivo, os estudantes que se diferenciem positivamente na vertente humana ou solidária, premiando a sua participação em ações de cidadania ativa e de voluntariado, desenvolvidas no IPCA ou na comunidade exterior.

O momento musical da sessão ficará a cargo do Conservatório de Música de Barcelos, sendo os parabéns ao IPCA cantados ao som das Tunas Académicas do IPCA.

*Ana Teixeira
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

ALEX SILVA E CONSTANÇA PELICANO VENCERAM A PROVA K19 E JOÃO MAGALHÃES E GUIDA FONTES VENCERAM O K 12 DO TRAIL DO SARILHO


Numa organização da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se no passado dia 10 de dezembro, a edição 2023, do Trail do Sarilho, prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, percorrendo os atletas participantes as distâncias de 19 e 12 km, tendo igualmente decorrido uma caminhada.

Com o tempo de 01.24.59, Alex Silva, em representação do Atletismo Clube da Tocha, foi o grande vencedor da edição deste ano do Trail do Sarilho, superando a forte concorrência, que se fez sentir nesta prova, classificando-se na 2ª posição, Paulo Neves da mesma equipa, realizando o tempo de 01:25:03 e na 3ª posição, Tiago Duarte, igualmente da formação da Tocha, gastando o tempo de 01:25:03, para percorrer os 19 km.

Na distância de 12 Km, a correr pela Decathlon Coimbra, João Magalhães alcançou o primeiro lugar, percorrendo a distância em 0.55.07 seguido por Licinio Pimentel a correr pelo Domus Trail, com o tempo de 00:56:12 e de Tiago Morais, dos PDA Runners, gastando para percorrer a distância 00:58:08.

No sector feminino percorrendo em simultâneo e nas mesmas distâncias na prova K19 na linha de chegada, cortou a meta em 1º lugar Constança Pelicano, do Clube de Futebol Os Marialvas, com o tempo de 01:47:29, classificando-se na 2ª posição, a sua colega de equipa, Ana Mota, com 01:53:42.

Embora com a responsabilidade da organização da competição, que ao longo das últimas semanas envolveu os atletas na definição do traçado e sobretudo a sua desmatação, limpeza e marcação, os responsáveis pela Secção de Ar Livre e Aventura, num gesto digno de grande realce, fizeram questão de também competir na sua prova, participando na distância de 19 km, a atleta, Catarina Marques, que alcançou o 3º lugar da classificação geral, e o 1º lugar no escalão M F 40, com o tempo de 02:00:03 e André Santos, 115º masculino, 17º MSen.

Para além destas provas realizou-se ainda uma Caminhada, percorrendo os participantes 12 Km, pelos trilhos da Freguesia de Cantanhede, Cordinhã e União de Freguesias de Portunhos Outil, que foi bastante participada.

A anteceder a partida e no acto do levantamento do dorsal alguns dos atletas participantes deixaram para a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, um conjunto de bens, nomeadamente, brinquedos, material desportivo e vestuário que reverterá a favor do Projecto de Cooperação que a Columbófila desenvolve de apoio ao Município do Tarrafal de Santiago de Cabo Verde.

Após a chegada da esmagadora maioria dos atletas, procedeu-se à entrega de prémios contando com a colaboração do Director de Departamento, Sérgio Fernandes e do Chefe de Divisão do Desporto, Ricardo Antunes de André Coelho, gestor do Centro Comercial Freixial Shopping, André Loisas, gerente da Óptica Loisas e patrocinador da equipa do clube organizador, de Nuno Caldeira e Mafalda Reis da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e de Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

A segurança e vigilância dos atletas foram asseguradas pela Guarda Nacional Republicana, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, contando a organização também com a colaboração de muitos voluntários, que ao longo do percurso e dos abastecimentos colaboraram com os atletas em prova, associando-se também à iniciativa o Município de Cantanhede, e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Portunhos Outil e Junta de Freguesia de Cordinhã.

No final da prova e após ser efetuada a entrega de prémios, que contou com a colaboração do Centro Comercial Freixial Shopping, Clinica de Cantanhede/Hospital da Luz, Ambitermo, Pavigrés Cerâmicas S.A., Óptica Santos, Frutorra, Grupo C, Abrantes e Gregório, Batatas PelaPapa, Continente, Decathlon, Fisioterapeuta Fisiobaia, Pneubox/ Auto Center, Neo Sprint, NH Fitness Athletes, Óptica Loisas, Glassdrive, Luis Bita, Streetsport, Frutas Saleiro, Nutricionista Maria Martins, Diário de Coimbra, Galhano dos Leitões, Alves Bandeira, Fisio André Viegas, Restaurante Cabana do Pastor, Padaria 5 de Outubro, Iter Viagens, Centro Peças, Juvending, Metalúrgica do Sume, Vidalmaseg, Auto JVR, BS Auto, Fotop, Starcup, Bubbles e Runmanager.

Paralelamente no local onde foram realizadas as partidas e chegadas dos atletas, realizou-se uma pequena feira, que contou com a presença das empresas, Bubbles, Fisioterapeuta Fisiobaia e Fisio André Viegas.

Pese embora a organização desta prova tenha trazido enormes encargos para a Sociedade Columbófila, quis com a organização de mais este evento, honrar a parceria estabelecida com o Município de Cantanhede em realizar actividades de promoção no espaço adjacente ao Parque de S. Mateus e que foi objecto do aplauso da esmagadora maioria dos atletas e familiares presentes que ficaram bastantes satisfeitos com a beleza e paisagem oferecida.

Vem construir um espetáculo com a d'Orfeu

Corpo de Vozes e Projeto OCA com inscrições abertas!
A d'Orfeu está à procura de apaixonados/as pela música e por projetos em comunidade.


Começaram no ano passado e foram um sucesso. O Projeto OCA e o Corpo de Vozes da d'Orfeu AC já retomaram as sessões no Espaço d'Orfeu, em Águeda, e lançam o convite à comunidade: o único critério para fazer parte é a paixão pela música.

As sessões do Corpo de Vozes decorrem todas as segundas-feiras, das 20h30 às 21h30, e são orientadas pela cantora e pedagoga Laura Rui. Neste ensemble vocal, os participantes, para além do canto, vão também explorar a percussão corporal, improvisar e compor.

Já as sessões comunitárias do Projeto OCA decorrem quinzenalmente, às terças-feiras, das 19h00 às 20h30, e são orientadas pelos formadores João Pratas e Luís Carvalho. Tocar ocarina ou outros instrumentos cerâmicos, cantar, escrever e compor músicas, construir cenários e adereços e costurar figurinos são algumas das experiências que os participantes deste projeto comunitário vão poder vivenciar.

Em paralelo, o Projeto OCA está também a decorrer em oito instituições do concelho, envolvendo cerca de 100 participantes, de várias faixas etárias e contextos sociais. Desta forma, os participantes locais e as entidades parceiras dos projetos vão criar, em conjunto, um espetáculo único para apresentar no CAA - Centro de Artes de Águeda, no dia 1 de junho de 2024.

As inscrições para ambos os projetos estão abertas e podem ser feitas através do e-mail escoladepalco@dorfeu.pt ou nos sites oficiais, em dorfeu.pt/oca e dorfeu.pt/corpodevozes.

Este é um convite à tua criatividade!


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES VOLTA A DINAMIZAR ATELIÊS DE NATAL PARA OS MAIS NOVOS

 A época natalícia traz de volta à Biblioteca Municipal de Silves os Ateliês de Natal. A iniciativa, dirigida a crianças entre os 5 e os 10 anos, decorre nos dias 19 e 21 de dezembro, entre as 10h30 e as 11h30, integrando atividades de expressão plástica e Hora do Conto.
Os Ateliês de Natal têm entrada livre, requerendo, no entanto, inscrição prévia, até dia 18 de dezembro, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt 

Silves | Durante o mês de dezembro. BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES ACOLHE EXPOSIÇÃO SOBRE PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL

 Quem visitar a Biblioteca Municipal de Silves, durante o mês de dezembro, poderá conhecer a exposição “Primeira travessia aérea do Atlântico Sul”. A iniciativa é promovida pelo Município de Silves, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO.
 
Trata-se de uma mostra comemorativa do centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, composta por 10 painéis, e que retrata as várias fases da viagem destes dois heróis portugueses da história da aeronáutica a nível mundial.
 
Nave Etérea; De Portugal para o Brasil, uma viagem científica; Dois aeronautas, um destino; A Pátria honrai que a Pátria vos contempla; Boa Viagem! Bonne Chance! Pela Pátria! Pela Glória de Portugal!; Como um pur sang; Navegação aérea de precisão; Pelas clareiras das nuvens vê se o mar… e a terra do Brasil; Pelos ares, tal como pelos mares, navegando pelos astros; e Agora o mar é o céu são as temáticas que inspiram cada um dos painéis patentes na exposição.

A exposição poderá ser visitada dentro do seguinte horário:
2.ª feira: das 14h00 às 19h00
De 3.ª a 6.ª feira: das 10h00 às 19h00
Sábado: das 10h00 às 17h30

Cantanhede ! Ação solidária promove recolha de donativos junto da comunidade escolar

Alunos da Secundária Lima-de-Faria ajudam Jardim de Infância da Guiné-Bissau

Numa sessão solidária que assinalou o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, alunos de cada uma das turmas da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria procederam à entrega de mealheiros, ação que resultou da recolha de donativos junto da comunidade escolar, com o objetivo de dotar e promover o funcionamento do Jardim de Infância Manuela Miranda, na Ilha de Soga, na Guiné-Bissau.
O vice-presidente Câmara Municipal com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, marcou presença na sessão, aproveitando para destacar “a importância desta iniciativa solidária, destes gestos que marcam a diferença e o orgulho pelo empenho do Agrupamento enquanto parceiro neste projeto de intervenção humanitária que a associação está a desenvolver naquele país africano”.
O autarca destacou ainda a importância destes gestos, “um sinal de esperança, numa ilha onde a pobreza teima em roubar os sonhos e os sorrisos e numa altura carregada de simbolismo em que os jovens foram desafiados a viver o Natal como desafio de solidariedade, humanidade e justiça”.
Também a professora Manuela Miranda, promotora deste projeto, salientou que “com este pequeno gesto de solidariedade estamos a agir de modo a contribuir para dar oportunidade a estas crianças de terem possibilidade de aprender, no fundo a concretizar um direito”.
A professora regozijou-se pelo “sucesso da iniciativa”, dando conta que “mais uma vez, os alunos surpreenderam”, sendo esta a atividade que garante os meios financeiros para o pagamento da educadora, auxiliares e lanche das 50 crianças do Jardim de Infância de Soga.
Na sessão marcou ainda presença a presidente da associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor, Margarida Coelho, que se mostrou emocionada com a ação desenvolvida pelos alunos, tendo destacado “a importância do contributo prestado pela comunidade escolar de Cantanhede no apoio concreto para a melhoria de vida daquelas crianças”.
Na sessão intervieram ainda a vice-presidente do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Anabela Salguinho, o presidente do Conselho Geral, José Moutinho, e o presidente da Associação de Estudantes, Simão Cera.


*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


FESTAS DE PASSAGEM DE ANO NO CONCELHO DA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande vai organizar festas de Passagem de Ano 2023/2024, na Praia da Vieira, São Pedro de Moel e Moita, com o objetivo de descentralizar a entrada no novo ano com eventos em cada uma das três freguesias do concelho, cuja entrada é livre.
Deste modo, a Câmara Municipal pretende fomentar a promoção cultural e turística no concelho, através de um conjunto de atividades para celebrar a entrada no novo ano, com a realização de concertos, atividades infantis e lançamento de fogo de artifício.
O Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria, recebe as atuações do Projeto Bombatuke, do Deejay Chico e um espetáculo pirotécnico.
A Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, freguesia da Marinha Grande, é palco de concertos da Banda Spice Boys, do DJ Strada, fogo de artifício e animação infantil.
O Largo da Capela, na freguesia da Moita, será local de reunião de todos aqueles que queiram entrar em 2023, com fogo de artifício.
Os programas de Passagem de Ano são os seguintes:

PRAIA DA VIEIRA
Largo dos Pescadores

31 DE DEZEMBRO DE 2023
23h00 - Abertura do recinto

1 DE JANEIRO DE 2024
00h00 – Espetáculo de Fogo de Artifício
00h10 – Espetáculo com o Projeto Bombatuke
Trata-se de um espetáculo de entretenimento repleto de boa disposição, muita animação e de tal forma divertido, que fica impossível não querer participar e dançar. É uma viagem cénica pelos temas latinos (oriundos sobretudo da América do Sul) mais “quentes” e mais marcantes, não só das últimas décadas, mas também os mais atuais, que fazem mexer o público em geral e as redes sociais com as coreografias mais virais do momento.
01h40 – Deejay Chico

Participação da Comissão de Festas da Praia da Vieira, através da Fábrica da Igreja Paroquial de Vieira de Leiria
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

S. PEDRO DE MOEL
Praça Afonso Lopes Vieira

31 DE DEZEMBRO DE 2023
23h00 à 01h00 – Atuação da Banda Spice Boys
A banda Spice Boys é um projeto de covers que nasce em 2019, sendo formada por 4 elementos, Didier Margarido (Voz), Bruno Santos (Guitarra), David Alves (Baixo) e Ricardo Duarte (Bateria).

1 DE JANEIRO DE 2024
00h00 – Espetáculo de Fogo de Artifício
Espetáculo de fogo de artifício e celebração da passagem do ano, continuando com a atuação da banda.

01h00 – Atuação do DJ Strada
Strada conta com 10 anos de experiência no mundo do djing.
Com atuações de norte a sul do país em todo o tipo de eventos, conta com uma vasta experiência musical em todos os estilos desde os 80's até às atualidades, adaptando-se sempre ao meio onde atua, a fim de proporcionar a melhor experiência sonora.
Versátil e animado fazem das suas características principais para divertir o seu público. 

14h00 às 18h00 – Animação Infantil com Insuflável e Pinturas Faciais

15h00 – Espetáculo musical infantil com Rita Catita & Amigos
Um espetáculo muito divertido e interativo, com imensas coreografias, repleto de energia e boa disposição, que promete animar miúdos e graúdos. Vem celebrar o primeiro dia do ano com muita música e alegria!

Apoio: Junta de Freguesia da Marinha Grande

MOITA
Largo da Igreja

1 DE JANEIRO DE 2024
00h00 – Espetáculo de Fogo de Artifício
Apoio: Junta de Freguesia da Moita

Gabinete de Comunicação e Imagem

Nova direção com mandato de 3 anos. João Pinto é o novo dean da Católica Porto Business School


João Pinto assume o cargo de diretor da Católica Porto Business School (CPBS), tendo tomado posse a 13 de dezembro. O novo dean é Professor de Finanças na CPBS, Membro da Comissão Executiva da Católica Porto e Co-líder do INSURE.Hub. É, também, consultor do Banco Europeu de Investimento e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento nas áreas de inovação financeira, avaliação de projetos de investimento e finanças sustentáveis. Já passou por cargos de gestão em empresas públicas e privadas em diferentes setores de atividade.
O novo dean João Pinto, assume que “existem desafios que se avizinham e se adivinham, dos quais não nos podemos alhear associados à sustentabilidade, ao financiamento da ciência e à retenção de talentos. Para além disso, sabemos que a sociedade portuguesa tem vindo a ser confrontada com desafios de natalidade com reflexos duradouros e que a concorrência é forte, não só a nível nacional, mas também a internacional, palco onde a Escola tem de continuar a crescer para se afirmar como uma das melhores business schools da Europa”. Adicionalmente, “os desafios que o mercado de trabalho nos impõe são cada vez mais exigentes. O relatório recente do World Economic Forum, ‘Future of Jobs Report 2023’, indica que criação de emprego nos próximos anos será impulsionada por 3 grandes drivers: tecnologia, digitalização e sustentabilidade. Isto é, por investimentos que facilitem a transição ecológica das empresas; pela aplicação mais alargada de normas ESG (ambientais, sociais e de governance); por cadeias de abastecimento cada vez mais localizadas; por maior adoção de novas tecnologias e tecnologias de ponta e maior acesso digital. E por isso, temos de inovar e de nos adaptar a estas novas exigências”.
 
Durante os mais de 35 anos de existência, a Católica Porto Business School assumiu-se como uma das mais destacadas Escolas de Economia e Gestão do país, não só pelo ensino diferenciado e de qualidade que oferece, mas também pela produção de conhecimento de fronteira nas áreas da Economia e Gestão. Soube ser inovadora e até mesmo pioneira no desígnio da aproximação à comunidade e de relação com o tecido empresarial. A atestar isso mesmo, a Escola faz parte de um grupo restrito de três escolas de negócios em Portugal que tem tripla acreditação (EQUIS, AMBA e AACSB).
 
Para João Pinto, “existem oportunidades na perspetiva do desenvolvimento de uma Escola que assuma no seu core os propósitos que têm vindo a ser proclamados pelo Papa Francisco, tais como a importância da territorialidade, a investigação ao serviço da melhoria da economia e o centro na pessoa humana”. Uma Escola que procure ter impacto na sociedade “através das 3 áreas fundamentais de atuação: Ensino, Investigação e Inovação, e Serviço e Responsabilidade Social. O Novo Dean preconiza “uma Escola que vá mais além: que faça inovação com impacto, que desenvolva uma mentalidade global, que promova uma estreita ligação à prática e que reforce a sua orientação para os temas da Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.
 
*PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Canyanhede ! Programa do primeiro quadrimestre já está definido. Projeto Tardes Comunitárias celebra 10.º aniversário em 2024

 
As Tardes Comunitárias regressam a 3 de janeiro com o tradicional Cantar as Janeiras, na Escola Conde Ferreira. Para o primeiro quadrimestre de 2024 estão agendadas visitas, sessões de esclarecimento e de fotografia, ateliês e aulas de dança, entre outras atividades.
Destaque ainda para as duas sessões sobre “Bem Estar Subjetivo - Longevidade Saudável”, ministradas por Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez, a decorrerem nos dias 10 e 17 de janeiro, na Biblioteca Municipal, e para a sessão fotográfica e entrevistas no âmbito da iniciativa “Rostos das Tardes Comunitárias”.
De referir que o próximo ano se reveste de particular significado para este projeto municipal, que assinala o seu 10.º aniversário de atividades. Iniciadas em abril de 2014, as Tardes Comunitárias estimulam a população sénior de Cantanhede a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
Todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrem ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos, ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas
Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telef. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

Programa
3 de janeiro
Cantar as Janeiras
Escola Conde Ferreira

10 de janeiro
“Bem Estar Subjetivo - Longevidade Saudável” (1ª parte) por Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez
Biblioteca Municipal

17 de janeiro
“Bem Estar Subjetivo - Longevidade Saudável” (2ª parte) por Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez
Biblioteca Municipal

24 de janeiro
Visita ao Museu da Pesca da Praia da Leirosa
Praia da Leirosa *
Saída: 10h00 / Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 8 de janeiro a 19 de janeiro

31 de janeiro
Sessão fotográfica e entrevistas “Rostos das Tardes Comunitárias”
Biblioteca Municipal

7 de fevereiro
10h00 - Ateliê de Máscaras de Carnaval
14h30 - Bailarico de Carnaval com lanche partilhado
Centro Paroquial S. Pedro

21 de fevereiro
Danças de Salão
Pavilhão Marialvas

28 de fevereiro
Lasertag e Bowling
Custo 11 euros
Rex Bowling
Inscrições de 12 de fevereiro a 23 de fevereiro

6 de março
Encontro com Cândida Proença (autora do livro “Voos de Luz e Sombra”)
Biblioteca Municipal

13 de março
Exposição de Tecelagem de Almalaguês
Biblioteca Municipal

20 de março
Exposição “Viver a Floresta”
Claustros dos Paços do Concelho

27 de março
Teatro “Velhos são os Trapos” pela Companhia AtrapalhArte
Biblioteca Municipal

3 de abril
Visita às “Tasquinhas de Rio Maior – Feira de Gastronomia, Artesanato e Doçaria”
Rio Maior *
Saída: 10h00 / Chegada prevista: 17h0
Inscrições de 18 de março a 29 de março

10 de abril
Programa Especial do 10.º aniversário das Tardes Comunitárias
Local Surpresa

17 de abril
“A Liberdade em Augusto Abelaira” por Elsa Ligeiro (Alma Azul)

25 de Abril – 50 Anos
Biblioteca Municipal

24 de abril
Visita às Fontes e Nascentes do Monte Grande e a Ocupação do Território
Zambujal *
Saída: 14h00 / Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 8 de abril a 19 de abril

Nota * Sempre que houver deslocação de autocarro, será necessário proceder à inscrição individual na Biblioteca Municipal, presencialmente ou via telefone (231 410 870), no período indicado para cada atividade.
O ponto de encontro de partida dos autocarros será por norma no Parque de Estacionamento do Parque São Mateus, junto ao Mercado do Peixe.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Aveiro | “Saúde à Mesa” prossegue esta semana com uma conversa e um workshop dedicados à alimentação saudável

 O programa “Saúde à Mesa”, promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva e pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, prossegue esta semana com uma conversa sobre os cuidados com o excesso de sal e açúcar, e um workshop que propõe a confeção de um menu de natal saudável.
 
João Ramos, médico e autor do programa da RTP "Diga Doutor" e do livro "Um Médico para toda a Família", é o convidado da conversa “Sal e açúcar: de reis a vilões”, em que serão abordadas as doenças associadas ao consumo excessivo de sal e açúcar, tal como a hipertensão arterial e diabetes. O evento acontece na próxima sexta-feira, 15 de dezembro, às 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva. A entrada é livre.
Já no sábado, 16 de dezembro, às 11h00, acontece o workshop “Este Natal o Menu será saudável”, com o conceituado chef Hélio Loureiro e a nutricionista Joana Ramos, que prometem desvendar receitas saborosas e saudáveis e surpreender na degustação dos resultados. A participação no workshop requer inscrição prévia, sendo que mais informações estão disponíveis aqui.
“Saúde à Mesa” é um programa de literacia em saúde que inclui conversas informais, workshops e showcookings, e que pretende consciencializar para formas de alimentação saudável.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Proença-a-Nova | Equipas de formação da ADCPN doaram brinquedos e material escolar

 

Para celebrar a quadra natalícia, habitualmente marcada por gestos de solidariedade, três equipas de formação da Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova juntaram-se para, em conjunto, doar brinquedos, material escolar, jogos didáticos e livros ao Banco Solidário.
Gilberto Farinha, Luís Pedro e Marcelo Mendes, treinadores das equipas de formação de Benjamins, Infantis 7 e Infantis 9, reuniram pais e filhos (atletas) para aglomerar o máximo de materiais a oferecer, contribuindo para um Natal mais solidário no seio da associação, promovendo simultaneamente um espírito de entreajuda entre os mais novos.
As três equipas aproveitaram ainda a oportunidade para confraternizar num jantar entre crianças e convívio entre atletas e pais, no passado dia 7 de dezembro, no qual se procedeu à separação de cada um dos materiais a oferecer, devidamente embrulhados e empacotados, sem identificação de nomes. As ofertas recolhidas foram, entretanto, encaminhadas e entregues diretamente ao Banco Solidário.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos