quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Vinho de Torres Vedras promovido em festival integrado nas Festas da Cidade pelo sexto ano




A 6.ª edição do Festival do Vinho de Torres Vedras realiza-se de 27 de outubro a 10 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras.
No âmbito deste festival estará em permanência uma mostra e venda de vinhos de Torres Vedras assistida por promotoras com formação específica. Estarão representados os seguintes produtores: Adega Cooperativa da Carvoeira, CRL; Adega Cooperativa de Dois Portos, CRL; Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, CRL; Adega Mãe - Sociedade Agrícola, Lda; António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda; AVA - Associação para Valorização Agrária; João Melícias - Unipessoal, Lda; Quinta da Almiara - Sociedade Vitivinícola, SA; Santos & Santos, Lda; Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa, Lda; e Galantinho - Casa Agrícola, Lda.
Todos os dias haverá produtores distintos em destaque, num espaço orientado para o efeito, em que os mesmos evidenciarão as suas referências dinamizando as suas marcas, proporcionando provas e fazendo venda personalizada.

Integrado neste festival realizar-se-á de novo o concurso "O Vinho Tinto e Vinho Branco de Torres Vedras do ano", orientado tecnicamente, como sempre, peloInstituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. - Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos (ex-Estação Vitivinícola Nacional), localizado em Dois Portos. O anúncio dos vencedores desse concurso acontecerá no dia 4 de novembro, pelas 19h, numa sessão a ter lugar no Ô Hotel Golf Mar, em Porto Novo. Os vinhos vencedores (branco e tinto) serão utilizados durante um ano nas ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Relacionado com o Festival do Vinho de Torres Vedras terá lugar uma mostra de bolos de ferradura e uma outra de uvada. Nesse âmbito, no dia 1 de novembro, realizar-se-á, pelas 19h, no Pavilhão Multiusos, uma degustação de uvada. Integram a quarta mostra de uvada das Festas da Cidade de Torres Vedras: É Doce; Ponte Doce; Terras de Dinossauros; Conservas a Oeste; Apioeste; Moinhos da Capucha; Maria da Conceição Gomes; EUMA - Tradição no Sabor; Paulo Rodrigues; Escola 4 G; e Doces Tentações. Já na segunda mostra de bolos de ferradura destas festividades participam: Centro Social Paroquial Santo António de Campelos; Ponte Doce; Terra dos Dinossauros; Moinhos da Capucha + EUMA + Maria da Conceição Gomes + Paulo Rodrigues; Silvana Silva e Flávia Clímaco; e Doces Tentações.
Recorde-se que o concelho de Torres Vedras é o maior produtor de vinho do pais, razão também pela qual a Câmara Municipal de Torres Vedras de há seis anos a esta parte organiza aquele festival que pretende igualmente enaltecer a qualidade dos vinhos locais, valorizando o trabalho desenvolvido pelos seus produtores.

O evento conta com a parceria dos respetivos produtores locais; do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP - Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos (ex-Estação Vitivinícola Nacional); e da Associação de Agricultores de Torres Vedras.

De referir que o Festival do Vinho de Torres Vedras integra-se nas Festas da Cidade de Torres Vedras 2017 que são organizadas pelo Município de Torres Vedras, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Sacel, e têm como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Mais informações sobre o Festival do Vinho de Torres Vedras podem ser consultadas no site das Festas da Cidade de Torres Vedras (em:www.torresvedrasemfesta.com).

Câmara Municipal de Torres Vedras



Presidente da Câmara defende reorganização da Mata

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, defendeu hoje uma reorganização integrada do Pinhal do Rei focada no futuro, na sequência da sua quase total destruição durante o incêndio que deflagrou de 15 a 17 de outubro no concelho.

Em declarações ao programa “Portugal em Direto”, da Antena 1, transmitido esta quarta-feira, 25 de outubro, a partir de São Pedro de Moel, Cidália Ferreira defendeu que é preciso “sabermos olhar a nossa mata, o nosso pinhal através de uma reorganização que tenha uma visão de futuro”, focada nas próximas gerações.


A presidente da Câmara recordou que “a mata era uma escola viva, quer em termos florestais, quer em termos de fauna e flora, era o nosso pulmão”, pelo que as preocupações refletem-se até ao nível ambiental e da saúde das populações.


Atribuição de Pelouros para o Mandato 2017/2021

Após a tomada de posse dos Órgãos do Município de Estarreja, está finalizado o processo de distribuição de pelouros do novo executivo da Câmara Municipal de Estarreja, liderado por Diamantino Sabina, que venceu as eleições autárquicas com maioria pela coligação do PPD-PSD/CDS-PP “Querer Ainda Mais”.

Sendo esta uma competência do presidente da Câmara, a distribuição dos diversos pelouros foi definida por Diamantino Sabina, que delega competências nos quatro vereadores eleitos pela coligação do PPD-PSD/CDS-PP “Querer Ainda Mais” e designados para exercer funções em regime a tempo inteiro para o novo mandato à frente dos destinos do Município de Estarreja. O novo Executivo Municipal é composto por 5 elementos da coligação e 2 elementos do Partido Socialista.

De acordo com o novo figurino, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, assume os seguintes pelouros: Estratégia e Administração Geral, Turismo, Eco Parque Empresarial de Estarreja, Desenvolvimento Económico e Relações Internacionais, Despesas Públicas, Empreitadas e Saúde.

O vice-presidente da autarquia, Adolfo Vidal, tem a seu cargo as pastas das Finanças, Despesas Públicas, Empreitadas, Obras Públicas e Ambiente, Aprovisionamento e Armazéns, Desporto e Freguesias.

Isabel Simões Pinto estreia-se como Vereadora com as seguintes áreas de atuação: Recursos Humanos, Comunicação, Cultura e Eventos, Coletividades, Habitação Social, Ação Social e Inclusão e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

João Alegria terá sob sua responsabilidade as áreas da Educação, Juventude, Ciência, Trânsito, Incubadora e Ciclo Criativo, Regeneração e Reabilitação Urbana, Proteção Civil e Florestas, Mercado e Feiras, Comércio e Abastecimentos. 

Os pelouros de Urbanismo, Planeamento, Gestão e Manutenção da Frota, Espaços Verdes, Higiene Urbana e Resíduos Sólidos, Modernização Administrativa e Qualidade e Segurança ficam entregues a Carlos Valente, que também se estreia na função de Vereador.

Na reunião de instalação do novo Executivo Municipal (reunião ordinária de 19/10/2017 – ver ata), foram dados a conhecer os despachos do Presidente relativos à designação dos vereadores em regime de permanência, nomeação de Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, funções agora assumidas por Ana Paula Almeida e dos Secretários do Gabinete de Apoio à Vereação. Por maioria, foi aprovada a fixação dos vereadores em regime de tempo inteiro, passando a ser quatro os vereadores neste regime. As vereadoras eleitas pelo Partido Socialista, Catarina Rodrigues e Madalena Balça, não têm pelouros atribuídos.

Por unanimidade, foi definida a periodicidade das reuniões ordinárias do Executivo Camarário que se mantêm quinzenais, na segunda e quarta quinta-feira de cada mês, pelas 9h30. A reunião pública será a última de cada mês. No caso da reunião ordinária coincidir com dia feriado ou tolerância de ponto, a mesma terá lugar no dia útil imediato.

Foi ainda emitido o despacho que define os representantes da autarquia em diversas instituições. Toda a informação relativa ao novo Executivo Municipal, incluindo horários de atendimento e endereços eletrónicos, está disponível nesta página.


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Câmara de Cantanhede cria conta solidária para apoio às vítimas dos incêndios

Câmara de Cantanhede cria conta solidária para apoio às vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de criar uma conta solidária para apoio às vítimas dos incêndios ocorridos no concelho de Cantanhede nos dias 15 e 16 de outubro. Os donativos podem ser depositados, através de transferência bancária, na conta número 029323343, com o NIB: 0045 3020 40293233431 12, IBAN: PT50 0045 3020 4029 3233 4311 2 e SWIFT/BIC: CCCMPTPL, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, CRL. Designada Cantanhede, Concelho Solidário faz parte de uma campanha que visa criar uma cadeia de solidariedade para auxiliar as famílias que perderam bens nos fogos florestais do último fim-de-semana.

Esta é uma medida que surge na sequência do trabalho que os serviços técnicos de ação social da Câmara Municipal estão a realizar no terreno para facultar a essas famílias algum suporte para superarem as dificuldades. Isto numa altura em que a líder do executivo camarário, Helena Teodósio, tem vindo a participar nos encontros com membros do Governo e outras entidades, no sentido de obter orientações sobre o modo de acionar os apoios governamentais existentes para atender a diferentes situações. Entretanto, a autarquia já criou uma equipa multidisciplinar que tem como atribuição específica a operacionalização das ações tendentes a colmatar os danos causados pelos incêndios.

No que diz respeito às ajudas destinadas a suprir a carência de alimentação animal, elas serão armazenadas em instalações cedidas para o feito pela Cooperativa Agrícola da Tocha.

A última atualização do levantamento que a Câmara Municipal tem vindo a realizar nas freguesias afetadas, designadamente Tocha, S. Caetano e Corticeiro de Cima, aponta para seis mil hectares de floresta queimada, casas ardidas e também anexos e outras construções de apoio, além de várias outras habitações bastante danificadas. Ao nível da base económica, houve avultados prejuízos, o mais relevante dos quais foi a destruição de uma unidade industrial que empregava 140 trabalhadores na Zona Industrial da Tocha, estimando-se que as perdas, só neste caso, se situem os 22 e os 25 milhões de euros. Por outro lado, há registo de uma oficina de automóveis integralmente consumida pelas chamas e explorações pecuárias devastadas, incluindo instalações destruídas, a perda de stocks de produtos agrícolas e a morte de várias dezenas animais, bem como máquinas agrícolas e inúmeras colmeias ardidas.


Finalmente, quanto a infraestruturas e equipamentos municipais, estão contabilizados em 560 mil euros de prejuízos, nomeadamente ao nível da rede viária, espaços e recintos públicos e do sistema de distribuição de água, entre outros aspetos. 


Investimento para empresas portuguesas e espanholas

O Centro Europeu de Negócios e Inovação CEEI Baía de Cadiz acolheu, no dia 17 de Outubro, o primeiro encontro de lançamento do projecto ESPOBAN, Rede de Business Angels Espanha-Portugal.
A reunião contou com a presença de todos os parceiros do projecto, espanhóis e portugueses, que formam a parceria desta iniciativa, que será desenvolvida em Espanha, nas regiões da Andaluzia ocidental, nas províncias de Huelva, Sevilha, Cádiz e Córdoba e em Portugal, nas regiões do Algarve e do Alentejo.
Os parceiros espanhóis que fazem parte do projecto são o CEEI Bahía de Cádiz, a Diputación Huelva, a Diputación de Córdoba e a Prodetur da Diputación de Sevilha, e do lado português a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e o Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama – Sines Tecnopolo.
O projecto ESPOBAN, liderado pela CEEI Bahía de Cádiz e co-financiado pelo FEDER em 75%, faz parte da primeira convocatória do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e destina-se a empresários e PMEs com projectos empresariais que necessitam de financiamento externo privado para serem realizados.
O principal objectivo da ESPOBAN, Rede de Business Angels Espanha – Portugal é criar e promover o acesso ao investimento privado em projectos de negócios espanhóis e portugueses para que essas iniciativas tenham a possibilidade de obter financiamento privado por meio de investidores nacionais e internacionais.
O foco do projecto é a criação de novas empresas e a promoção da introdução de novos produtos e processos nas existentes, apoiando as condições necessárias para aumentar o espírito empreendedor e incentivar o surgimento de novas ideias empresariais, especialmente aquelas que apresentam um potencial para gerar mais emprego e valor acrescentado.
Nos próximos meses, serão lançados vários convites para formação e consultoria para as ideias de negócio, tanto de empreendedores como de PMEs que tenham previsto o desenvolvimento de novas ideias de negócios e que necessitem de financiamento privado para realizá-las. As ideias empresariais mais maduras serão apresentadas em fóruns de investimento para obter o financiamento necessário para iniciá-las.
Fonte: O Algarve Económico

Imobiliário em alta

O investimento em propriedades durante este ano tem sido muito positivo em Portugal e, particularmente, no Barlavento Algarvio.
Paul Cotterell, director de Vendas da imobiliária Casas do Barlavento, refere que há uma “grande procura para todo o tipo de propriedade, apartamentos, moradias, terrenos e espaços comerciais”, pelo que entende ser esta a altura ideal para quem tem imóveis os colocar à venda.
No sentido de facilitar a vida aos seus clientes, a empresa disponibiliza o ‘Balcão Único’, sistema que faz com que os clientes consigam ver resolvidos todos os assuntos no mesmo lugar e de uma só vez, evitando o deslocamento a mais do que uma empresa.
Para além disso, “providenciamos avaliações gratuitas e aconselhamos a melhor forma de organizar no processo da venda”, refere este responsável.
A empresa Casas do Barlavento é uma agência imobiliária em Lagos, com mais de 15 anos, especializada na compra, venda e arrendamento de imóveis.
Fonte: O Algarve Económico

Composição dos órgãos municipais da Marinha Grande

Resultado de imagem para Composição dos órgãos municipais da Marinha Grande
PS | Cidália Maria de Oliveira Rosa Ferreira - Presidente
CDU | Alexandra Filipa de Araújo Seara Dengucho
MPM | Aurélio Pedro Monteiro Ferreira
PS | Carlos Alexandre de Carvalho Caetano
CDU | Lara Marques Lino
MPM | Ana Isabel de Jesus Alves Monteiro
PS | Célia Cristina Letra Faustino Guerra

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE
PS | Anibal Manuel Curto Ribeiro
CDU | Luis Guerra Marques - Presidente
MPM | Carlos Wilson da Silva Batista
PS | João Paulo Féteira Pedrosa
CDU | Susana Paula Ribeiro Domingues - 1ª Secretária
MPM | Fernando Manuel Lourenço Dias Crespo
PS | Ana Luisa Cardeira Martins
+C | Maria João dos Santos Roldão Gomes
CDU | Filipe André Cardoso Andrade
MPM | Ângela Domingues de Sousa
PS | Francisco Manuel de Jesus Soares
CDU | Maria Etelvina Lopes Rosa Ribeiro
BE | Joana Rita Constâncio Saraiva
MPM | Pedro Nuno Rosa de Oliveira Correia - 2º Secretário
PS | Frederico Manuel Gomes Barosa
AD | Ana Margarida Balseiro de Sousa Lopes
CDU | Luís António Geria Barreiros
PS | Margarida Cristina Soares de Carvalho Pereira Henriques
MPM | Artur Jorge Rosa dos Santos
+C | Luiz Manuel Ferreira Branco
CDU | Susana Marina Cadete dos Santos Costa
 
Presidentes de Junta
Marinha Grande - CDU | Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Pereira de Freitas
Vieira de Leiria - PS | Álvaro Pinto Cardoso

Moita - PS | António Soares André

Instalação dos órgãos municipais da Marinha Grande









As fotografias e os discursos proferidos na cerimónia de instalação dos órgãos municipais da Marinha Grande, realizada no dia 24 de outubro de 2017, na Casa da Cultura Teatro Stephens podem ser consultados pelos links indicados abaixo.

Discurso da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira

Discurso do presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, Luís Guerra Marques

Discurso do presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande cessante, Telmo Ferraz