terça-feira, 17 de maio de 2022

Cantanhede | Piscina Natural de Ançã alcança reconhecimento nacional. Uma das 25 piscinas imperdíveis de Portugal

A Piscina Natural de Ançã está em plano de destaque no “Guias da Água”, suplemento do Jornal Expresso do último fim de semana que selecionou as 25 melhores piscinas de Portugal. 

O texto destaca “as águas puras e límpidas e um enquadramento natural incomum, marcado pela vegetação abundante, uma ponte romana e casas da vila equilibradas em redor. É um local perfeito para um dia bem passado em família”.

Situada bem no centro da vila histórica de Ançã, esta piscina natural é alimentada pelo frio caudal da Fonte de Ançã e está em funcionamento durante todo o verão, e conta com um nadador-salvador durante a época balnear.

No trabalho efetuado pelo semanário é sugerida também a visita a diversos espaços de interesse histórico, como a Igreja de Nossa Senhora do Ó Igrejas, o Parque de Merendas dos Fornos da Cal e o Palácio do Marquês de Cascais, imóvel seiscentista que pertenceu a D. Álvaro Pires de Castro, 1.º Marquês de Cascais e Senhor da Vila de Ançã, que viveu na sua residência durante os seus últimos sete anos da sua vida, falecendo a 11 de julho de 1812. O alçado principal, virado para o Terreiro de Paço, exibe magníficas janelas de avental, em pedra da região, típicas da arquitetura popular dos séculos XVII e XVIII.

Destaque também para o Museu Etnográfico, Praça do Pelourinho e Moinho da Nascente de Ançã, responsável por transformar o cereal em farinha de milho, trigo, centeio e aveia, utilizados para a confeção dos famosos bolos de Ançã ou de Cornos.

Situada no extremo sudeste do concelho de Cantanhede, a Vila de Ançã é conhecida em todo o mundo pela grande produção de pedra calcária, vulgarmente chamada de "Pedra de Ançã", estrela da escultura portuguesa dos séc. XIV, XV e XVI.

Alva e facilmente trabalhável, foi imortalizada em trabalhos de grandes mestres da escultura renascentista como João de Ruão, Nicolau Chanterene, Teixeira Lopes e João Machado, entre outros, dando origem a um estilo próprio, a “Renascença Coimbrã”. Para conhecer melhor a história desta importante pedra calcária, sugere-se um passeio pedestre pela Rota do Calcário, uma pequena rota circular, com cerca de 10 km de extensão, que pretende valorizar o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil, no concelho de Cantanhede.

Para que usufrua deste espaço calmo e aprazível, o Quintal da Fonte beneficia também de um bar de apoio habitualmente dinamizado com várias atividades socioculturais, perfeito para toda a família.

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS CELEBRADO NA MARINHA GRANDE

Até ao dia 28 de maio, a Marinha Grande acolhe as comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala no dia 18 de maio, com várias atividades dirigidas às famílias, que  tiveram início no passado fim-de-semana.

O programa, organizado pelo Município, decorre no Museu do Vidro e no Museu Joaquim Correia e enquadra-se também na comemoração do Ano Internacional do Vidro, decretado pela Organização das Nações Unidas, englobando visitas guiadas, visitas encenadas, concertos, performances de dança e inauguração de exposições.
No passado sábado, 14 de maio, o Museu Joaquim Correia, realizou uma visita guiada e a Noite Europeia dos Museus, com a atuação do Rancho Folclórico de Picassinos.

Estão previstas as seguintes iniciativas:
17 a 22 de maio
Museu do Vidro
Entradas gratuitas

17, 18, 19, 20, 24, 25 e 27 de maio . 09h30 e 10h30
Museu do Vidro . Público escolar
Visitas encenadas
Estas visitas de curta duração dirigidas sobretudo a crianças, com uma linguagem simples e acessível e de formato leve e descontraído, têm como objetivo principal que os mais novos possam saber mais sobre a história do vidro e processos de fabrico, com o registo cómico que já marca o trabalho do Teatro à Solta.
Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos de idade
Duração: 40 minutos
Limite de participantes: 20 crianças
Inscrição prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Organização: CMMG - Museu do Vidro e Teatro À Solta

18, 19 e 20 de maio . 09h30/10h30/14h30
Museu Joaquim Correia
Atividades do serviço educativo para o pré-escolar
Visita ao museu e atividades lúdico-artísticas para os alunos do pré-escolar subordinadas ao tema O Poder dos Museus, designado pela ICOM para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2022.
Organização: Câmara Municipal Marinha Grande - Museu Joaquim Correia

21 de maio . 11h00
Museu Joaquim Correia
Recital de Poesia
Para encerrar a exposição “Arte de saber ser”, cujo desenvolvimento artístico partiu da exploração da literatura, os alunos da Escola Pátio da Inês recitarão poemas de Afonso Lopes Vieira e de Camões, figuras poéticas representadas no museu por retratos da autoria de Joaquim Correia, acompanhados pela Orquestra da EPI.
Organização: Câmara Municipal Marinha Grande - Museu Joaquim Correia e EPI

21 de maio . 17h00
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
Inauguração da Exposição temporária “A persistência da matéria: 20 anos VICARTE”
Esta exposição dá-nos a conhecer a obra de mais de trinta artistas que em determinado momento do seu percurso artístico desenvolveram pesquisa artística e/ou científica na Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, que em 2022, Ano Internacional do Vidro, celebra os seus 20 anos de existência.
“Vidro e cerâmica, materiais que interagem com outros, dando origem a obras ricas na variedade. Materiais que só por si, dão corpo a obras de arte para nossa fruição. Obras não utilitárias ou decorativas, mas que, por isso mesmo e porque veiculam significados e sentimentos, nos remetem para o patamar criativo, onde a arte acontece.” (Teresa Almeida, artista e membro da VICARTE)
Organização: CMMG / Museu do Vidro e Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes

22 de maio . 10h30
Museu do Vidro
Workshop para famílias “Vidro 100% sustentável”
O Teatro é a forma mais próxima da vida, e permite trabalhar temas de uma forma lúdica. Neste workshop, as crianças vão aprender sobre a sustentabilidade do vidro, enquanto desenvolvem a sua criatividade, aprendem técnicas de comunicação e melhoram a concentração, memória e capacidade de trabalhar em grupo.
Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos de idade
Duração: 2h30
Limite de participantes: 20 crianças
Inscrição prévia até ao dia 19 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Organização: CMMG - Museu do Vidro e Folhas Platónicas - Associação Cultural

22 de maio . 14h30 e 16h00
Museu do Vidro
Visitas encenadas ao Museu do Vidro
Estas vistas pretendem dar a conhecer de uma forma mais lúdica e interativa algumas curiosidades que incentivam os participantes a querer saber mais sobre a história da cidade e do Museu do Vidro.
O Vidro já é usado no mundo há milhares de anos, mas a chegada da Real Fábrica de Vidros mudou para sempre a Marinha Grande. A história da fábrica confunde-se com a história da cidade e é impossível falar-se de marinhenses sem falarmos de Guilherme Stephens, de Pinhal do Rei ou de mestres vidreiros. Felizmente, há um pedaço desta História preservada no antigo palácio Stephens, pronta a ser descoberta! Pensada especialmente para os mais novos - mas aberta a participantes de todas as idades - esta aventura vem com reis e figuras históricas, com moldes, um mergulhador e até tem um concurso pelo meio. Prontos para esta incrível aventura à descoberta do vidro e da Marinha Grande?

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação original Teatro à Solta
Co-produção Município da Marinha Grande
Duração: 30 minutos
Classificação: M 6
Dramaturgia e Adereços: Susana Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro e Marco Paiva
Figurinos: Teatro à Solta e Museu do Vidro/ Município da Marinha Grande
Fotografia: Carolina Miguel
Inscrição prévia até ao dia 21 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Organização: CMMG - Museu do Vidro e Teatro À Solta

27 de maio . 09h15 às 13h25
Alunos do 7º ao 12º ano
Museus e centro da Marinha Grande
“Roteiros com História”
Mapeamento do património da cidade da Marinha Grande. Os alunos do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente irão percorrer as ruas da Marinha Grande e tomarão conhecimento “in Loco” do Património e da História Local através de pontos de controlo marcados num mapa de orientação onde terão de responder a questões sobre os mesmos.
Objetivos da atividade:
- Desenvolver um espírito crítico/analítico perante o património cultural local.
- Aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações;
- Conhecer /Aprofundar temas e conceitos gerais mediante o estudo do património local/regional;
Respeitar e valorizar o património local na sua diversidade.
Organização: Grupo 400 – História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e CMMG

28 de maio . 11h00
Museu do Vidro
“Dança nos Museus”
A partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea. Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas. 
Destinatários: crianças dos 3 aos 10 anos de idade
Duração: cerca de 40 minutos
Limite de participantes: 15 pessoas
Inscrição prévia até ao dia 27 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Organização: CMMG - Museu do Vidro e Inesa Markava

28 de maio . 15h00
Museu Joaquim Correia
Orquestra Filarmónica da Amieirinha  
Para inaugurar a exposição “Os afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge, a Orquestra Filarmónica da Amieirinha fará uma participação combinando peças contemporâneas de artistas internacionais que refletem musicalmente sobre a arte e os museus com o trabalho do artista visual Pedro Fonseca Jorge.
Organização: CMMG/ Clube Recreativo Amieirinhense

28 de maio . 16h00
Museu Joaquim Correia
Inauguração da exposição “Os Afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge  
“Pedro Fonseca Jorge foi nómada inintencional, habitando muitas casas e poucos lares. Intervém por isso sobre os seus objetos de afeto, e sobre outros objetos para lhes devotar afeto, no criar de um refúgio antes inexequível, mas tornado prisão quando dele nos interditam a saída.” Exposição patente no Museu Joaquim Correia de 28 de maio a 30 de setembro de 2022.
Organização: CMMG, LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR do Politécnico de Leiria/ CMMG

28 de maio . 16h45 . Museu Joaquim Correia
“Bia-a-dia", performance por Beatriz Duarte  
“Beatriz c(que)ria um universo alternativo no qual os objetos do dia a dia, apesar de serem os mesmos que encontramos no nosso, têm uma vida diferente. Um copo torna-se um sapato e talvez um regador seja um copo. “
Organização: CMMG, LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR do Politécnico de Leiria/ CMMG.

Serviços de Ecossistemas: um instrumento para a valorização dos territórios rurais 20 maio 2022 / Loja Interativa de Turismo de Arouca

 A 2BForest, Associação Florestal Entre Douro e Vouga e a Consulai organizam o evento “Serviços dos Ecossistemas: um instrumento para a valorização dos territórios rurais”, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e o Arouca Geopark, a realizar no dia 20 de maio, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, na presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural, Isabel Ferreira, que intervirá durante a sessão de abertura.
 

Em Arouca foi desenvolvido o primeiro projeto de certificação de serviços dos ecossistemas em áreas florestais certificadas, com realce para o sequestro de carbono e preservação da biodiversidade, que esteve na base da compensação de impactos nas emissões de carbono de iniciativas como a NEUTROLOGIA e a REFLORA. Esta forma de valorização pelo mercado faz com que o projeto seja distintivo e de referência.
 
Este evento visa dar visibilidade a um tema central para a competitividade dos territórios rurais e, dessa forma, para o conjunto da sociedade portuguesa.
 
Os desafios enfrentados na gestão do território e mecanismos que apoiem a gestão ativa da floresta não nos deixa indiferente. É necessário concretizar cada vez mais este caminho de valorização e suporte financeiramente dos serviços produzidos pelo mundo rural para toda a sociedade (retenção de carbono, purificação da água, preservação da biodiversidade, polinização dos ecossistemas, …). Face aos mais recentes desenvolvimentos a nível europeu, este é o momento certo para ouvir diversas personalidades oriundas de diferentes setores da economia nacional sobre as alternativas que temos e como podemos evoluir.

3ª Corrida Para a Vida realiza-se em Castelo de Paiva. Iniciativa Solidária com Caminhada e Aula de Zumba

A Liga Portuguesa contra o Cancro, através do Núcleo Regional do Norte, vai realizar a 3ª edição da “ Corrida para a Vida “, iniciativa solidária a decorrer no período de 15 a 29 de Maio, sendo que, em Castelo de Paiva vai acontecer uma caminhada e uma aula de zumba no Sábado, dia 28 de Maio.

Sob o mote “Contra o Cancro, à partida vale tudo”, o Município de Castelo de Paiva também se associou a esta acção solidária, e vai realizar uma Aula de Zumba e Caminhada, a ter lugar no Sábado, dia 28 de Maio, com inicio a partir das 10H30 horas, desde o Largo do Conde.


Esta 3ª edição deste evento, mantém a característica de união da população numa iniciava solidária, de apoio à luta contra o cancro, ao possibilitar a inscrição online e a participação de cada pessoa numa localidade à sua escolha e participar de diversas formas, desde caminhar, correr, pedalar, nadar, remar, realizar exercícios de ginástica ou praticar outras actividades desportivas ou recreativas, sozinho ou em grupo.


Recorde-se que o participante decide o valor do donativo no momento da sua inscrição, em www.corridaparaavida.pt

 

Carlos Oliveira

Cantanhedense de 33 anos morto com tiro na cabeça no estado de New Jersey

Um português de 33 anos foi morto com um tiro na cabeça na madrugada de domingo no bairro de Ironbound, no estado norte-americano de New Jersey, enquanto caminhava para casa, disse à Lusa um amigo da vítima.

O homem, natural de Cantanhede, saiu no sábado à noite para ir a um bar e já na madrugada de domingo, quando se encontrava a caminhar de regresso a casa, terá sido abordado na rua, onde acabou baleado na cabeça.
"Por volta das 03:00 da manhã, saiu do bar e ia a caminhar para casa, quando foi abordado por um carro, que não se sabe se tinha um ou mais ocupantes. Depois um colega meu que estava a fechar o bar ouviu dois tiros e um carro a arrancar com as luzes apagadas. Posteriormente, esse meu colega passou de carro pelo local” e viu que era o amigo “que estava no chão e que tinha levado um tiro na cabeça", contou à Lusa Alexandre Brás, amigo da vítima.
O português vivia na cidade Newark, em New Jersey, desde 2014, e trabalhava na construção civil. Não tinha qualquer familiar na região.
"Tudo indica que tenha sido uma tentativa de assalto, mas não tinha nada de valor com ele, só o telefone e as chaves de casa, porque se tinha esquecido da carteira no bar. Mataram-no mesmo sem ele ter nada com ele", lamentou Alexandre Brás.
Os amigos do português vão encontrar-se com a polícia responsável pela investigação na quarta-feira, quando esperam receber mais informações sobre o caso, salientando que "há muita especulação até ao momento".
"Estamos agora à espera que seja feita a autópsia”, disse a mesma fonte, referindo que o amigo “foi vítima de violência, há uma investigação policial em andamento, e o processo estará a demorar um pouco mais por causa disso mesmo”.
“Sei que a autópsia deverá acontecer ainda hoje ou na quarta-feira, e só depois é que poderemos tirar a certidão de óbito e entregá-la ao Consulado português, que deverá ajudar-nos a tratar das burocracias para levar o corpo para Portugal", disse Alexandre Brás.
A polícia poderá ter "algumas filmagens do que aconteceu” e outras provas, acrescentou o amigo, um dos contactos mais próximos da vítima nos Estados Unidos, referindo que até ao momento ainda não foi contactado por nenhuma autoridade portuguesa.
Nesse sentido, Alexandre Brás e outro amigo lançaram uma angariação de fundos para ajudar a família do amigo com as despesas do funeral.
"Esta angariação de fundos visa as despesas que possam surgir, porque a família não tem muitas posses, o pai faleceu há pouco tempo, e a mãe e irmã não têm dinheiro para suportar estas despesas, por isso estamos a fazer o máximo que conseguimos", disse Alexandre, apelando à doação, que está a divulgada na sua página na rede social Facebook.
Questionado sobre a violência na zona de Newark, que abriga uma grande comunidade portuguesa, Alexandre Brás afirmou que os "assaltantes têm-se deslocado de outras áreas geográficas para praticar os crimes onde estão os emigrantes".
"Não sei se por causa da inflação ou da pandemia, mas a criminalidade tem aumentado muito nos últimos tempos", observou.

Lusa

Quase 34 mil. Portugal com mais casos diários de Covid-19 do que nos picos de 2020 e 2021

Os quase 34 mil casos confirmados esta segunda-feira apenas são ultrapassados pelo pico da vaga que aconteceu entre janeiro e fevereiro deste ano. Portugal tem três vezes mais casos por 100 mil habitantes que o segundo país europeu com maior incidência, a Alemanha.

Portugal registou na segunda-feira 33.939 novos casos de Covid-19, um novo máximo em mais de três meses. Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) contabilizou 29 óbitos, subindo o total de mortes para 22.694.
Este número de casos diários é superior ao de qualquer dia de 2020 ou 2021 e é apenas ultrapassado pelo pico da quinta vaga, entre janeiro e fevereiro deste ano.
Para encontrar um maior número de casos é preciso recuar até 8 de fevereiro deste ano. Na última semana, o país confirmou mais de 157 mil novos casos de Covid-19, para uma incidência semanal de 1.529 casos por 100 mil habitantes em sete dias - a mais alta em todo o mundo.
No top-3 de países com mais novos casos por população estão Austrália e Nova Zelândia, com Portugal a registar três vezes mais casos por 100 mil habitantes que o segundo país europeu com maior incidência, a Alemanha.
Nos últimos sete dias foram registadas 191 mortes por covid-19 em Portugal, com domingo a ter registado o máximo de mortes desde o início de março: 35 num dia.
Portugal tem, atualmente, o terceiro maior número de vítimas mortais da pandemia por milhão de habitantes no mundo, apenas atrás da Finlândia e Nova Zelândia.
A 9 de maio, data da última atualização da DGS, estavam internadas 1.207 pessoas com Covid-19 nos hospitais portuguesas, das quais 59 em unidades de cuidados intensivos. Desde então, o número de casos quase duplicou.

Costa hasteia bandeira arco-íris em São Bento no Dia contra a Homofobia

Primeiro-ministro destaca o nosso compromisso de Portugal "contra o preconceito" no Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.
primeiro-ministroAntónio Costa, hasteou a bandeira arco-íris, esta terça-feira, na residência oficial, em São Bento, assinalando o Dia Internacional contra a Homofobia, e assumiu o compromisso de desenvolver políticas públicas contra a discriminação.
De acordo com dados divulgados pela ILGA EuropaPortugal desceu quatro lugares no índice europeu sobre a situação jurídica e políticas das pessoas LGBTI, devido à falta de plano de ação contra a discriminação, estando ainda assim em nono lugar entre 49 países.
No seu "Mapa Arco-Íris", a ILGA Europa analisa e classifica anualmente a situação jurídica, social e política das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (LGBTI) em 49 países europeus, Portugal caiu do 4.º lugar para o 9.º lugar em 2021.
A iniciativa serve para assinalar o Dia Internacional e Nacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que se comemora em 17 de maio, e permite concluir que têm sido dados passos importantes nos direitos das pessoas LGBTI em vários países.
"Pelo contrário, alguns países que outrora lideraram os direitos LGBTI+ estão a descer a escada, como é o caso de Portugal, enquanto outros correm o risco de seguir o precedente de países onde os direitos LGBTI+ estão a ser instrumentalizados para ganho político", refere a ILGA Portugal, em reação aos dados agora conhecidos.
Portugal consegue 62% (em 100%) no global, alcançando pontuação máxima em matéria de espaço público - sobre o qual é referido que os ativistas LGBTI não estão em risco, não há limites à liberdade de expressão ou que as associações podem trabalhar sem qualquer obstrução por parte do Estado -- e a pontuação mais baixa (33%) em matéria de asilo.

TSF/Lusa

Apreendidos 215 pacotes de estupefacientes a bordo de um veleiro em Vilamoura

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão, em colaboração com a Polícia Judiciária, apreenderam ontem, 16 de maio, 215 pacotes de estupefacientes, num total de cerca de 108kg de haxixe, que se encontravam a bordo de um veleiro fundeado a sul de Vilamoura.
Durante uma ação de fiscalização no mar, os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão detetaram um veleiro, com dois tripulantes a bordo, que se encontrava fundeado ao largo de Vilamoura, tendo se deslocado até ao local onde constataram que a embarcação apresentava uma avaria na propulsão.
Por questões de segurança para a navegação, os elementos da Polícia Marítima procederam ao reboque do veleiro até ao porto de Vilamoura, onde foi alvo de uma vistoria para garantir a segurança e prevenir um eventual afundamento do mesmo. Durante a fiscalização, foram detetados um total de 215 pacotes de estupefacientes no interior do veleiro, num total de cerca de 108kg de haxixe.
Foram apreendidos os 215 pacotes de droga, posteriormente entregues à Polícia Judiciária, tendo os dois tripulantes do veleiro sido detidos por suspeita de tráfico de estupefacientes.
O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência.

Fonte: Autoridade Marítima Nacional


Marinha Grande | MUNICÍPIO EXIGE SUSPENSÃO IMEDIATA DA CARTA DE PERIGOSIDADE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO COMPROMETIDO

O Município da Marinha Grande exige a imediata suspensão da Carta de Perigosidade de Incêndio Rural, aprovada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), por comprometer gravemente o desenvolvimento económico do concelho e por condicionar a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), em curso.

É também exigido o cumprimento dos requisitos aprovados no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) 2022-31 da Marinha Grande, que foi alvo de parecer prévio favorável, por unanimidade, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, no dia 30 de dezembro de 2021, tendo sido aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que também tem assento na Comissão.
Esta tomada de posição foi manifestada na manhã desta terça-feira, 17 de maio, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, tendo sido corroborada pelo presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro, pelos vereadores municipais e pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.

Segundo o presidente da Câmara, “o documento aprovado pelo ICNF compromete o desenvolvimento do nosso concelho, provocando graves constrangimentos na atividade económica da nossa terra e representa um condicionamento incompreensível na estratégia e gestão de desenvolvimento territorial, interferindo nas decisões de competência do Município, pondo em causa todo o trabalho que se está a realizar, no âmbito da revisão do PDM”.

Aurélio Ferreira refere que “o ICNF não cuidou da mata e deixou que o incêndio de 2017 destruísse quase 90% do Pinhal, não se foca na prevenção e em cuidar das zonas rurais para evitar incêndios e, agora, classifica o concelho de um nível de alto e elevado nível de perigosidade que passou de 5,5% para 55%, proibindo o crescimento da atividade económica”.

A preocupação e indignação do Município prende-se com “a impossibilidade de aumentar as zonas industriais já previstas e assumidas, para uma das quais o ICNF nos vendeu um terreno exatamente para o alargamento da ZI do Casal da Lebre e para onde vem, neste âmbito, proibir que lá se construa”, acrescenta o presidente da Câmara da Marinha Grande.

O presidente considera que, a serem cumpridas as novas regras, “esta é uma situação catastrófica para o desenvolvimento económico da Marinha Grande, que é o principal concelho exportador do distrito, que urge ao Governo travar”.

Os principais constrangimentos impostos pela Carta de Perigosidade relacionam-se com a expansão da Área Industrial de Vieira de Leiria; a expansão do Aglomerado Urbano-Turístico da Praia da Vieira; a criação de uma solução para a área da Galeota, em Vieira de Leiria; a implementação de uma Área Industrial e Logística a nascente do concelho da Marinha Grande, junto ao nó de acesso à A17; a construção em lotes a criar na expansão a sul da atual Zona Industrial da Marinha Grande (terreno adquirido ao ICNF para o efeito); e a utilização da arriba junto às piscinas de S. Pedro de Moel.

A Carta foi publicada através do Aviso n.º 6345/2022, em Diário da República, 2.ª Série, n.º 61, de 28 de março, e institui o Sistema Integrado de Gestão de Fogos Rurais (SIGFR), que comporta cinco classes, designadamente: 'muito baixa', 'baixa', 'média', 'alta' e 'muito alta’.

Os territórios correspondentes às classes de perigosidade 'alta' e 'muito alta' constituem Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança (APPS), sendo nesta qualidade obrigatoriamente integradas nas plantas de condicionantes dos planos territoriais, estando interditos os usos e as ações de iniciativa pública ou privada que se traduzam em operações de loteamento e obras de edificação.

Na elaboração do território, a variável dependente escolhida encontra-se representada pelas áreas ardidas do período de 1975-2018, excluídas as ocorrências de incêndios com extensão inferior a 5 hectares. E as variáveis independentes consideradas foram o declive, a altitude e o uso e ocupação do solo".

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS - O MINISTRO DA CULTURA, PEDRO ADÃO E SILVA, DESLOCA-SE AMANHÃ À REGIÃO DE COIMBRA

 O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, desloca-se amanhã, dia 18 de maio, a Condeixa-a-Nova e a Coimbra, onde assinala o Dia Internacional dos Museus com um programa de visitas a equipamentos e iniciativas culturais da região, designadamente o Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, o Museu Nacional Machado de Castro, a Anozero-Bienal de Arte Contemporânea e o Gabinete das Curiosidades.
 
Acompanham a visita do Ministro da Cultura a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e o Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.
 
Programa
10:00 – 11:00
Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional
11:30 – 12:30
Museu Nacional Machado de Castro
 
15:00 – 17:00
Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, visita aos seguintes núcleos:
• Núcleo central da bienal, no mosteiro de Santa Clara-a-Nova;
• Espaço sede, na Rua Castro Matoso, 18 (junto à Universidade);
• Instalação de Diana Policarpo, estufa do Jardim Botânico.
 
17:30
Gabinete das Curiosidades, novo espaço museológico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, junto à Reitoria.

Câmara Municipal de Cantanhede reforça incentivo à natalidade. Novo regulamento aprovado por unanimidade

O Executivo Municipal de Cantanhede aprovou por unanimidade esta segunda-feira, 16 de maio, o Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade, o qual contempla um reforço da comparticipação a atribuir às famílias pelo nascimento do primeiro filho, aumentando-a para os 750 euros.

O documento vai agora ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal, tendo como maior novidade a atribuição de 1.000 euros pelo nascimento do segundo filho, 1.250 euros pelo terceiro e 1.500 euros pelo quarto, desde que com a mesma filiação. Caso de trate de nascimento, também na mesma filiação, de gémeos, os pais receberão 1.250 euros por cada um e 1.500 euros se estes forem do terceiro parto.

Acreditamos que no Município de Cantanhede coexistem vários fatores que potenciam a vinda de novos residentes e o incentivo à natalidade é apenas mais um estímulo para acentuar esse processo, mas ele resulta fundamentalmente da perceção que temos de que o problema do decréscimo da natalidade que se verifica no país tem de ser encarado de frente pelos agentes políticos”, afirma a presidente da autarquia cantanhedense.

Para Helena Teodósio “a queda dos nascimentos a nível nacional impõe a criação de uma agenda nacional de incentivo à natalidade, uma agenda que pode e deve passar pelo atribuição de verbas às famílias pelo nascimento dos filhos, como aquela que a Câmara de Cantanhede está a implementar, mas também pela criação de mecanismos de suporte adequado ao nível da educação, da saúde e da realização profissional das pessoas, sem esquecer todos os aspetos que determinam a qualidade de vida, pois esta é com certeza um dos maiores estímulos à natalidade”.

Ainda de acordo com a autarca, “as medidas de âmbito nacional existentes a este nível são manifestamente insuficientes, pelo que, também aqui, as autarquias não podem deixar de intervir, quer através do apoio aos agregados familiares socialmente mais desfavorecidos, quer com a adoção de políticas de incentivo à natalidade, independentemente da condição socioeconómica das famílias. É o que estamos a fazer no Município de Cantanhede, é isso que justifica o reforço do mecanismo criado há alguns anos”, sublinha Helena Teodósio.

Outra novidade do novo regulamento prende-se com a possibilidade de cidadãos estrangeiros se candidatarem ao apoio, desde que possuam residência legal no concelho de Cantanhede e o filho/a tenha nascido em Portugal, dispensando neste caso o comprovativo de recenseamento.

Criado em 2015, o programa de incentivo à natalidade apoiou 962 crianças até final de 2021. As candidaturas são requeridas através de impresso próprio, que deverá ser entregue na Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Cantanhede.

Recorde-se também que Cantanhede é o único Município do distrito de Coimbra que desde há 13 anos consecutivos é distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis com o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, galardão que reconhece a adoção de boas práticas municipais no âmbito da política da família e a implementação de medidas facilitadoras da conciliação da vida familiar, pessoal e profissional dos residentes no concelho.

Artes para aproximar e respirar melhores tempos em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei

 
Mão Verde II” - concerto dedicado à natureza com Capicua, Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho – apresenta-se em Proença-a-Nova, às 16H30, nos Paços do Concelho, com entrada livre.

O nome do espetáculo resulta da tradução de uma expressão francesa - “ter a mão verde” - que significa ter jeito para as plantas e talento para a jardinagem. Assim sendo, o “Mão Verde” é a celebração desse cuidado e serve para inspirar pequenos jardineiros.

Neste concerto temático em torno das plantas, da agricultura, da alimentação, dos cheiros das ervas aromáticas, da cor das flores, o quarteto fará das rimas, histórias, rap e jogos de palavras uma festa, com as batidas coloridas a ganharem nova vida sob os diversos instrumentos tocados ao vivo.

Um concerto de canções muito alegres, com mensagens importantes e personagens inesquecíveis, numa abordagem tão inteligente quanto divertida, para ouvir, ler e colher, cuidar e crescer.

Para todas as idades. Ideal para famílias e crianças.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – arranca no Centro de Portugal.
O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.
Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.
Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

OUTROS HIGHLIGHTS DO PROGRAMA (2022)

VILAS MUTANTES” (dança, música, comunidade)
Trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz.

PLANTA PARTY” (música, comunidade)
Série de festas nas praias fluviais que levarão à reflorestação de áreas ardidas.

PIGMENTOS” (street art, comunidade)
Mural de street art em cinco escolas do território Fôlego (uma por município) coordenados por Mariana Patacas (Mariana PTKS) e Filipe Granja (mymaneisnotSEM), partindo de diálogos com alunos do ensino básico e os seus professores de Ciências sobre a emergência climática.
Fernando Mota criará instrumentos musicais a partir de galhos de árvores

MIGRANTES CLIMÁTICOS”
Projeto de criação sobre as memórias das populações migrantes no local pela companhia Teatro O Bando

T5” (música)
Bandas e artistas locais são convidados a atuar nos concelhos vizinhos, no sentido de promover uma quase inexistente comunicação intermunicipal. O programa, que inclui Filarmónicas, projetos de jazz e World Music, terá uma presença forte e contínua ao longo dos dois anos.

WORKSHOPS, VIDEOMAPPING, etc etc.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso


TOMÁS OLIVEIRA E MARTIM SILVA OBTIVERAM O SEGUNDO LUGAR NO TORNEIO NADADOR COMPLETO

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede participou na edição de 2022 do Torneio Nadador Completo para as categorias de Juvenis Juniores e Seniores.

A competição que teve lugar nos dias 14 e 15 de maio, nas piscinas municipais Rui Abreu, foi promovida e organizada pela Associação de Natação de Coimbra contando com a presença de 91 atletas em representação de 10 clubes.

A coletividade de Cantanhede participou nesta competição com 7 atletas.

Os maiores destaques vão para o segundo lugar obtido por Tomas Oliveira e Martim Silva, nos escalões de Juvenil A e Juvenil B respetivamente.

No setor feminino e no escalão Juniores, Camila Sila obteve o 5ºlugar e Beatriz Marques a 8ªposição.

A atleta Juvenil A Luna Rodrigues obteve a 5ª posição e em Juvenis B Inês Serralheiro e Mariana Almeida obtiveram a 9ª e 10ª posição respetivamente.

Câmara de Águeda dedica mês à temática do ambiente

 Programação inclui seminários, workshops, saídas de campo e muitas atividades práticas para crianças e adultos

A Câmara Municipal de Águeda promove, a partir da próxima sexta-feira, dia 20 de maio, um conjunto alargado de iniciativas que visam sensibilizar para as problemáticas associadas ao meio ambiente e projetar caminhos de atuação nesta área em concreto. O “Mês do Ambiente” vai decorrer até dia 30 de junho com atividades para adultos e crianças de todas as idades.

“O Município de Águeda tem no ambiente e na sustentabilidade ambiental uma das suas premissas estratégicas de atuação, com boas práticas e medidas de atuação que são exemplo para outros municípios e regiões”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que as iniciativas que vão decorrer durante este mês temático objetivam não só alertar para as questões ambientais e as preocupações no âmbito das alterações climáticas, como permitir uma observação pedagógica sobre o meio ambiente que nos rodeia.

“Os nossos comportamentos e atitudes podem fazer a diferença quando falamos de ambiente, pelo que crianças e jovens bem informados podem ter uma influência muito grande no futuro. É essa diferença positiva que queremos implementar na organização deste programa que contempla atividades práticas e pedagógicas e que conta com o contributo valioso de vários parceiros e entidades”, frisou ainda Edson Santos.

O “Mês do Ambiente” começa já na sexta-feira, com a Semana Eco-Escola do Patronato Nossa Senhora das Dores (20 a 29 de maio), envolvendo o Dia das Abelhas (dia 20) que pretende alertar para a importância das abelhas para a humanidade; a visita do Centro Infantil de Eixo à horta do Patronato (dias 24 e 26); o Dia Aberto à Comunidade, com venda de produtos locais e da horta e uma exposição dos trabalhos propostos ao CATL sobre água e/ou energia (dia 25); caminhada de aventura pela natureza no trilho para observação da fauna e flora e convívio envolvendo toda a comunidade educativa (dia 29).

No contexto do “Mês do Ambiente” será realizada, no dia 21 (sábado), uma caminhada interpretativa, cuja orientação será efetuada por técnicos do Município de Águeda e da Universidade de Évora, com início no IVV (Instituto da Vinha e do Vinho). Ao longo de cerca de 11 quilómetros do traçado do PR9, numa ação que assinala ainda o Dia Mundial da migração dos peixes, os participantes poderão observar as intervenções que estão a ser realizadas no âmbito do projeto LIFE Águeda (Ações de conservação e gestão para peixes migradores da bacia hidrográfica do Vouga) para melhoria da continuidade fluvial e estado de conservação de habitats ripários ocorrentes na região. De seguida, e já no parque fluvial da Redonda no período da tarde, serão realizadas atividades relacionadas com as problemáticas ambientais abordadas pelo projeto, que incluem o voluntariado ambiental para controlo de espécies invasoras.

Integrado neste mês temático, o Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab vai realizar algumas atividades como “O meu canteiro de aromáticas” (dia 21 de maio), “Consumo consciente de energia” (dia 28 de maio, véspera do Dia Mundial da Energia), “Caça à beata”, na União de Freguesias de Águeda e Borralha (dia 31 de maio) e visita de escolas ao espaço (dias 26 de maio e 7, 8 e 9 de junho).

 

Seminário sobre cidades

Um dos pontos altos do programa deste mês dedicado ao ambiente é o seminário “Cidade 2030: Inteligentes, Neutras e Verdes”, agendado para dia 27 de maio, a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, cuja sessão de abertura (10h30) contará com a presença de Jorge Almeida e Edson Santos, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda; Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental; e Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

Ao longo do dia, serão abordadas várias temáticas relacionadas com o ambiente e as cidades inteligentes, com intervenções de várias individualidades, como Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro; Catarina Freitas, da Câmara de Lisboa; Carlos Ribeiro, do Laboratório da Paisagem de Guimarães; e Mariana Roldão, Coordenadora do Serviço Educativo do Parque de Serralves.

Destaque para um workshop sobre oportunidades de financiamento, durante a manhã, onde serão apresentados diversos programas de financiamento nacionais e internacionais, como o Fundo Ambiental, Portugal 2030, Programa LIFE Portugal e Energy-Cities, tendo estes o objetivo da crescente valorização das cidades e territórios.

No dia 3 de junho, a Câmara de Águeda, vai assinalar o Dia Mundial da Bicicleta com algumas atividades e o lançamento de um projeto que irá marcar a programação de setembro, ligada à bicicleta. De referir ainda o Dia do Ambiente, que se comemora no dia 5 de junho e que vai incluir uma campanha digital de sensibilização. Em junho, concretamente nos dias 1 e 8, serão realizadas diversas ações de limpeza, nomeadamente no Rio Águeda com alunos do 4.º ano (dia 1) e nas ruas de Macinhata do Vouga pela Brigada Verde da Escola Básica local (dia 8).

No dia 10 de junho, a programação terá como temática o Rio Vouga, primeiro com uma descida pelo rio, da parte da manhã, e depois com a continuação do Ciclo de Tertúlias “Rio de Conversas”, que decorrerá na Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, a partir das 18 horas.

Está agendada ainda uma Feira do Mundo Rural, em Travassô, de 16 a 19 de junho; e um Roteiro “Escola na Cidade de Águeda”, de 27 a 30 de junho.

Para o final do mês de junho (25) está a ser programada uma ação “limpar Águeda” que visa o envolvimento de todas as Juntas e Uniões de Freguesia, voluntários e entidades, numa atividade conjunta de remoção de resíduos.

O programa completo poderá ser consultado em www.cm-agueda.pt e para mais informações, pode usar o seguinte e-mail dv-as@cm-agueda.pt.

Especialista da Universidade de Coimbra distinguido em Espanha

Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), acaba de ser distinguido com o título de “Presidente de Honor de la Asociación de Expertos en Valoración del Daño Corporal de Coruña”.

A distinção, que foi atribuída durante o XIII Congresso Espanhol de Avaliação do Dano Corporal e do IX Congresso Hispano Luso de Avaliação do Dano Corporal, eventos nos quais o especialista da Universidade de Coimbra proferiu a conferência de encerramento, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de La Coruña e do Conselheiro para a Saúde do Governo da Galiza.

 

Para o catedrático da FMUC, este galardão, «para além de representar uma enorme honra, sensibiliza-me particularmente, não apenas pelo significado que encerra, mas também por vir da Galiza, face aos laços profundos que me ligam a esta região e à Universidade de Santiago de Compostela».

 

Duarte Nuno Vieira é atualmente Presidente da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal e Vice-Presidente da Confederação Europeia de Especialistas em Avaliação e Reparação do Dano Corporal.  A distinção agora recebida soma-se a outras anteriormente atribuídas em Espanha – Membro de Honra da Sociedade Espanhola de Avaliação do Dano Corporal e da Associação de Avaliação do Dano Corporal da Comunidade Valenciana e Medalha de Ouro da Sociedade Basca de Avaliação do Dano Corporal.