quinta-feira, 22 de julho de 2021

Há 116 concelhos em risco elevado ou muito elevado. Saiba quais são

Existem agora 55 concelhos em risco muito elevado e 61 em risco elevado. Nestes concelhos aplicam-se as medidas mais restritivas.

Dos 278 concelhos de Portugal continental, 116 (41,7%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de Covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23h00 e as 05h00, anunciou esta quinta-feira o Governo.

"Como disse na semana passada, esta semana não são alteradas nenhumas regras e o que acontece é que a pandemia é controlada pela eficácia da matriz, pelo cumprimento das regras da matriz, e temos hoje 116 concelhos em risco elevado e muito elevado", declarou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

Segundo a atualização do mapa de risco, existem agora 61 concelhos em risco muito elevado e 55 em risco elevado.

Em risco elevadoÁguedaAlcobaçaAlcoutimAmarante, Anadia, Arruda dos Vinhos, Avis, Barcelos, Bombarral, BragaCadavalCaldas da RainhaCantanhedeCartaxoCastelo de PaivaCastro MarimChavesCoimbra, Constância, Elvas, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Guarda, Guimarães, Leiria, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-o-Novo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Óbidos, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes de Coura, Penafiel, Porto de Mós, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santa Maria da Feira, Santarém, Santiago do Cacém, o João da Madeira, Serpa, Torres Vedras, Trofa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa e Vizela.

Em risco muito elevado: Albergaria-a-Velha, Albufeira, Alcochete, Alenquer, Aljustrel, Almada, Amadora, Arraiolos, Aveiro, Azambuja, Barreiro, Batalha, Benavente, Cascais, Espinho, Faro, Gondomar, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Lousada, Mafra, Maia, Matosinhos, Mira, Moita, Montijo, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira do Bairro, Palmela, Paredes, Pedrógão Grande, Peniche, Portimão, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Tavira, Vagos, Valongo, Vila do Bispo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Santo António e Viseu aplicam-se as medidas de risco muito elevado.

Sem impacto nas medidas de desconfinamento, há 29 municípios em situação de alerta, por registarem, pela primeira vez, uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

O nível de risco elevado é aplicado aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência de Covid-19 superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem municípios de baixa densidade populacional), enquanto o risco muito elevado se aplica aos territórios que contabilizem, pela segunda vez, mais de 240 casos por cem mil habitantes (ou superior a 480 se forem de baixa densidade populacional).

Entre as medidas aplicadas aos concelhos de risco elevado e muito elevado estão o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam, espetáculos culturais até às 22h30 e os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19.

Para os concelhos de maior risco aplica-se ainda a limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23h00 e as 05h00.

Nos concelhos de risco muito elevado vigoram outras medidas mais restritivas, nomeadamente casamentos e batizados com 25% da lotação, ginásios sem aulas de grupo, comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados e comércio a retalho não alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados.

Com medidas de menor restrição, nos concelhos de risco elevado é permitido casamentos e batizados com 50% da lotação, prática de todas as modalidades desportivas, sem público, e de atividade física ao ar livre e em ginásios, comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21h00, eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção-Geral da Saúde (DGS), e Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Em todo o território continental, mantém-se a exigência de certificado digital ou teste negativo para acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.

Na atual fase do plano de desconfinamento, que entrou em vigor a 10 de junho e que se aplica agora a 162 dos 278 concelhos de Portugal continental, o teletrabalho é recomendado nas atividades que o permitam; o comércio pode funcionar com o horário do respetivo licenciamento; os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até à meia-noite para admissão de clientes e 01:00 para encerramento (máximo de seis pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas); e os equipamentos culturais podem funcionar até à 01h00 (ficando excluído o acesso, para efeitos de entrada, a partir das 00h00), com as salas de espetáculo limitadas a uma lotação de 50%.

Outras das regras que se aplicam nesta etapa do desconfinamento são que os transportes públicos podem circular com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação no caso de terem exclusivamente lugares sentados (táxis e viaturas de transporte em veículos descaracterizados a partir de plataformas eletrónicas - TVDE - com lotação limitada aos bancos traseiros), a lotação para casamentos e batizados continua a estar limitada a 50% do espaço, e a prática desportiva passa a poder ter público no caso das modalidades amadoras, com lugares marcados e lotação restrita a 33% do espaço.

Lusa / TSF

Governo prolonga situação de calamidade até 8 de agosto

O Governo prolongou hoje a situação de calamidade em Portugal continental até 8 de agosto, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.

"O Conselho de Ministros aprovou uma resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23:59 do dia 8 de agosto de 2021 e altera as medidas aplicáveis a determinados concelhos", refere o comunicado divulgado após o Conselho de Ministros.

A situação de calamidade, nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Proteção Civil, entrou em vigor a 01 de maio e tem sido renovada quinzenalmente.

A atual situação de calamidade termina às 23:59 de domingo.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.128.543 mortos em todo o mundo, entre mais de 191,9 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.248 pessoas e foram registados 943.244 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Lusa


CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES E ESCOLAS DO CONCELHO ALIAM-SE NA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E ARRECADAM TRÊS PRÉMIOS NO ÂMBITO DO CONCURSO “EFICIÊNCIA HÍDRICA NA ESCOLA”


O Município de Silves foi premiado no âmbito das candidaturas apresentadas, em conjunto com 15 escolas do concelho, ao concurso “Eficiência Hídrica na Escola”. O Jardim de Infância do Algoz arrecadou o 3.º prémio e 5000 euros na categoria “Ação”, o Jardim de Infância do Enxerim, foi distinguido com uma menção honrosa e 1500 euros, também nesta mesma categoria, e a Escola EB 2,3 João de Deus recebeu uma menção honrosa na categoria “Monitorização” e um prémio de 1500 euros.

De salientar que, neste contexto, o Município de Silves, coordenador em fase de candidatura, irá proceder, numa próxima fase, a diversas intervenções nas escolas a nível das infraestruturas, tendo em vista um maior e melhor controlo e monitorização dos gastos hídricos, nomeadamente com a instalação de contadores; instalação de válvulas redutoras de pressão; implementação de sistemas de datalogger para controlo de consumos e deteção de fugas; entre outros. O envolvimento das escolas centrar-se-á na dinamização de atividades de educação ambiental e de sensibilização, junto de toda a comunidade escolar, aquisição de equipamento para a promoção dessas ações, controlo estatísticos e reais de consumos hídricos e implementação de boas práticas na utilização de recursos hídricos.

Sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os seus municípios, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente é o principal objetivo deste concurso, promovido pela APA-Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGEstE – DSR Algarve.

O Município de Silves agradece todo o envolvimento da comunidade escolar neste projeto e felicita as escolas premiadas neste concurso.

 

+ info sobre as categorias premiadas no concelho de Silves

Categoria Monitorização: Escolas equipadas com dispositivos/sistemas de monitorização de consumos em bom estado, mas sem dispositivos e equipamentos eficientes ou em número insuficiente.

Foram avaliados e valorizados a capacidade atual de monitorizar e, através dela, gerir e reduzir os consumos de água, os esforços na deteção de fugas nas redes prediais e na adoção de dispositivos consumptivos eficientes, através das Medidas previstas na presente Categoria, e também o planeamento, melhoria e implementação futura destas e de outras Medidas e Melhores Práticas nos estabelecimentos escolares ao longo do ano, através do preenchimento do Formulário de Candidatura.

Categoria Ação: Escolas sem sistemas/equipamentos de monitorização de consumos e sem dispositivos eficientes para o uso da água ou em número insuficiente, mas com medidas implementadas de âmbito comportamental e/ou planos de implementação futura de outras Medidas e Melhores Práticas.

Foram avaliados e valorizados os atuais esforços de conhecimento da evolução de consumos e/ou deteção de fugas nas redes prediais mesmo sem sistemas de monitorização e medidas comportamentais em curso para a redução dos consumos de água, e também o planeamento, melhoria e implementação destas e de outras Medidas e Melhores Práticas nos estabelecimentos escolares ao longo do ano, através do preenchimento do Formulário de Candidatura.

CONCELHO DE SILVES VAI TER ÁREAS INTEGRADAS DE GESTÃO DA PAISAGEM

Contratos Programa foram assinados a 19 de julho

O concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas apresentadas a nível nacional. A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra. As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado dia 19 de julho, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro.

Refira-se que o conceito das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem surgiu da necessidade de transformar a paisagem nas áreas florestais, por forma diminuir a vulnerabilidade dos territórios aos grandes incêndios. Esta estratégia passa por agrupar várias propriedades em unidades de gestão, cujo objetivo primário é a revitalização destes territórios, através de um conjunto articulado de intervenções visando, de forma integrada, a reconversão e gestão de espaços florestais, agrícolas e silvo pastoris, com a finalidade de garantir maior resiliência ao fogo e melhorar os serviços de ecossistemas, promovendo a revitalização destes territórios e a adaptação às alterações climáticas. Neste contexto, as AIGP caracterizam-se por se concretizarem através de um modelo operativo onde estão previstos os recursos financeiros e o sistema de gestão e de monitorização que possibilitarão garantir sustentabilidade a médio, longo prazo.

Comemorações do Dia do Município de Ovar

Sessão Solene, atribuição de Medalhas, apresentação de projetos de beneficiação em várias freguesias e programa cultural Vi®Ver Ovar

O Dia do Município de Ovar, a assinalar no próximo domingo, 25 de julho, contará, para além da sessão solene, com imposição de Medalhas de Mérito Municipal e com a passagem do executivo pelas freguesias do concelho para assinalar a apresentação e o início de projetos de execução e requalificação.

A integrar as comemorações, o programa de dinamização cultural promove momentos culturais um pouco por todo o território, arrancando hoje com a abertura da exposição de fotografia PHOLI|A|O, de Frederico Martins.

A celebração, em dia de feriado municipal, terá início pelas 09h30, com o hastear das bandeiras e a Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários do Concelho de Ovar, na Rua Elias Garcia.

A cerimónia de entrega das distinções de Mérito Municipal ocorrerá na Sessão Solene, agendada para as 10 horas, no Centro de Arte de Ovar. Este ano, o executivo municipal aprovou entregar a Medalha de Ouro do Município ao Orfeão de Ovar e a Medalha de Mérito Municipal Ouro a “Manuel Russo”, a título póstumo, e serão ainda entregas medalhas de mérito prata e cobre a personalidades individuais ou coletivas que, de forma singular e única, se dedicam ao desenvolvimento e dignificação do concelho e do Povo de Ovar. Serão ainda entregas as Medalhas de Bons Serviços Cobre aos trabalhadores municipais com 20 anos de serviço e distinguidos os agentes educativos que se aposentaram este ano.

As comemorações prosseguem pelas 12h30 com a apresentação do Projeto de Execução da Empreitada de beneficiação e ampliação da EB1 do Gavinho, em Cortegaça. Pelas 14h30, rumo à freguesia mais a norte do concelho, será apresentada a consignação da Empreitada de Requalificação da Rua da Boavista e a inauguração do Parque Infantil do Jardim Padre Campos, em Esmoriz.

Em São Vicente de Pereira, às 15h30, decorrerá a Apresentação do Programa para a criação do ARHK (Aron Hakodesh) – Espaço Memória, na Capela de S. Geraldo, com a projeção de imagens alusivas ao projeto.

O percurso memorativo passará pela EB1 de São João de Ovar, pelas 16h45, com a apresentação do Projeto de execução da Empreitada de ampliação e requalificação do espaço escolar de São João. Pelas 17h30, no Bairro do Lamarão, decorrerá a consignação da Requalificação da Rua Dr. Cunha, em Ovar.

No dia dedicado ao Município vareiro, haverá ainda lugar a visitar a empreitada de requalificação dos arruamentos envolventes ao Alto de Saboga em Ovar, pelas 18 horas.

Para encerrar a celebração do Dia do Município, a eucaristia solene, em homenagem a São Cristóvão, Padroeiro de Ovar, terá lugar na Igreja Matriz de Ovar, pelas 19 horas.

Visando potenciar a coesão social e territorial e a dinamização da economia local, o programa cultural VI®VER OVAR- Comemorações do Dia do Município – 22 a 25 de julho de 2021, promove uma série de eventos em diversos pontos do concelho, com a premissa base de todos os artistas envolvidos terem uma ligação direta ao Município. VI(R)VER Ovar - Comemorações Dia do Município

 

 

Covilhã | VALTER LOBO NO ARRANQUE DA 4ª EDIÇÃO DO “VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO”

A 4ª edição do “Verão no Centro Histórico” arranca na Covilhã a 30 de julho, 21h30, no largo atrás da Câmara Municipal, com um concerto de um dos mais reconhecidos cantautores nacionais: Valter Lobo.

A estreia aconteceu com o EP “Inverno” (2012), mas foi com o álbum “Mediterrâneo” (2016) que se começou a destacar como compositor de canções em português, muito por culpa de temas como “Guarda-me esta noite”, “Quem me dera” ou “Oeste”. Valter Lobo apresenta na Covilhã “Primeira parte de um assalto”, novo conjunto de canções que espelha a sua visão romanceada do mundo, sempre temperada com uma melancolia já bem conhecida pelo número crescente de admiradores que sentem o pulsar das suas canções.

O talento na composição e a intensidade das performances ao vivo já lhe valeram elogios rasgados de muitos ouvintes e artistas, fazendo já de Valter Lobo um nome incontornável no panorama musical português.

Antes do concerto, a atriz Joana Poejo, acompanhada por Maria da Luz Lopes, fará uma divertida e didática incursão teatral pela história do concelho da Covilhã.

Devido ao atual contexto pandémico, o evento cumprirá todas as regras estabelecidas pela DGS. O uso de máscara é obrigatório.

A lotação é limitada e a reserva de bilhetes gratuitos pode ser feita em http://veraonocentrohistorico.pt/
A Cultura não pode parar e vai animar as ruas do coração da cidade. O Verão no Centro Histórico está de volta e continua a aliar teatro e história ao melhor da nova música nacional.

De 30 de julho a 27 de agosto, sempre às sextas, atrás da Câmara, junte-se às noites mais divertidas do verão na Covilhã!


ESCULTURAS DE TELMO REVEZ E CARLOS SOUSA NO MUSEU DE ARTE SACRA DA COVILHÃ

O Museu de Arte Sacra recebe no próximo dia 23 de julho as exposições de escultura “Feições” e “Engenho da Alma” dos artistas nacionais Telmo Revez e Carlos Sousa, respetivamente.

Duas exposições que reúnem peças em madeira, pedra e ferro reciclado e revelam uma visão única e original dos artistas face à realidade que os envolve.

Telmo Revez tem 41 anos, vive e trabalha em Avô (Oliveira do Hospital). Autodidata de formação, o seu trabalho versa o retrato e o naturalismo com alguns pormenores simbólicos que roçam o surrealismo.

Carlos Sousa, nasceu em 1968 em Ourém. Para o artista, "o material de eleição é a sucata porque o ferro amadurece com o tempo, numa curva existencial que começa nas mãos do escultor, mas é finalizada na rua através das pessoas.”. O processo criativo pode nascer de duas formas, a partir de um pensamento estruturado de uma projeção antecipada da obra ou de uma improvisação livre, sem rigidez, que descobre no acaso o caminho e a identidade.

As exposições estarão patentes de 23 de julho a 11 de setembro 2021, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, junto ao Jardim Público, podendo ser visitadas de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.

Manteigas acolhe Campeonato Nacional de Parapente 2021

 

Durante os próximos dias 25 a 31 de julho, decorre em Manteigas, a segunda prova do Campeonato Nacional de Parapente 2021, que conta os melhores pilotos da modalidade, os top nacionais e alguns estrangeiros.

Esta é uma competição promovida pelo Município de Manteigas, cuja organização cabe à FLYTIME em parceria com a associação local - Clube de Voo Livre Vertical.

Os céus da região vão-se encher de cor por estes dias, esperando que estejam reunidas as condições favoráveis à realização das mangas, que partem das icónicas pistas da Azinha e da Azinheira, no concelho de Manteigas.

Conselho Municipal de Educação de Évora aprovou Transportes Escolares e Ação Social 2021/22

Na mais recente reunião do Conselho Municipal de Educação de Évora foram aprovados por unanimidade o Plano de Transportes Escolares 2021/2022 e o processo de Ação Social Escolar 2021/2022. Debateram-se ainda outros assuntos de significativo interesse para a comunidade escolar como a organização do ano letivo: o apoio ao funcionamento dos Estabelecimentos de Educação e Ensino (pré-escolar e 1ºCEB), o Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular; o Pessoal Não Docente; as intervenções no Parque Escolar; e a articulação/apoio aos Agrupamentos de Escolas na situação de pandemia. 

Assim, de acordo com o Plano de Transportes Escolares 2021/2022, 540 alunos do Concelho de Évora necessitarão de transporte escolar para frequentarem 15 estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário, sitos no Concelho de Évora ou concelhos limítrofes. Para eles, está prevista a criação de 55 circuitos, realizados quer em carreiras públicas, quer em veículos de aluguer ou das autarquias. Comparando com o ano anterior, existe aumento do número de alunos a transportar em carreiras públicas, aumento da comparticipação dos alunos do Secundário, aumento do número de alunos que beneficiam das carreiras especiais, aumento do custo anual da rede, ligeira redução do número de circuitos realizados pelos diversos tipos de transporte, aumento do custo total por alunos ao longo do ano e aumento da comparticipação anual da Câmara Municipal de Évora. Esta previsão levará a um aumento do investimento da Autarquia com a implementação da medida de discriminação positiva com os alunos que comparticipam o transporte escolar beneficiários da Ação Social Escolar. 

A Vereadora Sara Dimas Fernandes, que presidiu os trabalhos, fez o balanço do Programa de Atividade de Enriquecimento Curricular 2020/2021, referindo que 98% das sessões previstas foram realizadas, apenas 2% não se realizaram devido ao contexto de pandemia da doença da Covid-19. Quanto ao Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular para o ano 2021/2022, a orientação geral consiste em orientar para as áreas estratégicas de desenvolvimento da cidade (Cultura e Ambiente); diminuir o formalismo e aumentar o caráter lúdico; utilizar menos a sala de aula e mais os equipamentos públicos nas áreas do Desporto, das Artes e da Cultura, promovendo o conhecimento do concelho; articular as atividades com vários projetos educativos municipais; garantir direitos laborais dos técnicos que acompanham o programa AEC; manter uma boa articulação com as direções dos agrupamentos, os coordenadores dos estabelecimentos de ensino e os professores titulares; dar continuidade a um modelo equilibrado de flexibilização; e fazer o acompanhamento e a monitorização assídua do programa. Foi, ainda, apresentada a proposta de AEC’s para o ano letivo 2021/2022 que incide nas seguintes áreas: Atividade Física e Desportiva, Ciência e Ambiente, Expressões Artísticas, Cultura e Cidadania, e Música. 

A Vereadora Sara Dimas Fernandes falou também do conjunto de intervenções no Parque Escolar, em curso ou planeadas a curto prazo, a cargo da Câmara de Évora, nos quatro Agrupamentos de Escolas. Destaca-se a conclusão da requalificação das coberturas, acessibilidades e campo de jogos (Escola Manuel Ferreira Patrício); colocação de ar condicionado, substituição de caixilharias e realização de pinturas em diversas escolas; remodelações de instalações eléctricas e de casas de banho; e retirada de cobertura de amianto (Escola Básica de Santa Clara e Escola Secundária André de Gouveia), entre outras melhorias.

Castelo de Paiva | Uma região unida na organização da jornada desportiva

Tâmega e Sousa promove no fim de semana nova edição do evento “ Rios Ibéricos”

Duatlo e Triatlo vão cativar adeptos

Na zona ribeirinha de Entre os Rios, já no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de Julho, que a região do Tâmega e Sousa vai proporcionar um fim de semana focado na vertente desportiva, com a realização de várias provas de Duatlo e Triatlo, traduzidas em mais uma edição da emblemática jornada Rios Ibéricos 2021.
Será no belo cenário das marinas de Entre-os-Rios, Sardoura e Torrão, na confluência dos Rios Douro e Tâmega, que irá decorrer este evento desportivo, que contará com a presença dos melhores triatletas nacionais e dos atletas amadores que mostrem vontade de experimentar e de competir ao mais alto nível.
Os amantes do Triatlo sabem da importância desta prova para a modalidade, pois será definido nesta jornada dos “ Rios Ibéricos “, o título de clube campeão nacional de Triatlo 2021, sendo que, para além disso, o Rios Ibéricos é também prova do campeonato nacional de Juvenis e prova dos Campeonatos Norte e Centro Norte da Federação de Triatlo de Portugal.
Integrado nesta iniciativa dos Rios Ibéricos irá decorrer o Duatlo Jovem, para as crianças nascidas entre 2006 e 2015, que será para grande parte dos pequenos atletas, o primeiro contacto com o Duatlo, que consiste numa prova com os segmentos de corrida e ciclismo. A prova de Duatlo Jovem tem como foco da organização, o incentivo à prática do desporto como um hábito saudável, bem como à promoção da modalidade junto dos mais pequenos.
Haverá ainda provas de Duatlo e Triatlo de promoção com distâncias sprint, abertas aos atletas não federados, em que todos são convidados a experimentar e progredir na modalidade, sendo que, aqueles que mostrarem interesse, podem também participar por estafetas, permitindo que qualquer possa participar somente na variante em que melhor se adapta.

O evento Rios Ibéricos 2021 conta, uma vez mais, com a cobertura televisiva dos principais meios de comunicação desportivos nacionais, sendo uma organização dos Gabinetes de Desporto, Social, Turismo, Cultura e Juventude do Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, em parceria com a Casa do Povo de Vila Boa do Bispo de Marco de Canaveses, Sebolido Activo - Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Recreativo de Penafiel, Câmaras Municipais da região sul pertencentes à CIMTS - Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Juntas de Freguesia envolventes, Associações locais dos diversos municípios e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e sua Delegação Norte.

Paulo Vieira, responsável pelo Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, espera uma jornada com boa adesão de participantes e um bom nível competitivo em ambas as modalidades em disputa, enquanto José Manuel Carvalho, vereador do desporto da autarquia paivense, realça esta bonita jornada desportiva que envolve estes municípios vizinhos e ribeirinhos e deixa uma saudação de boas vindas a todos os participantes, manifestando o desejo de que gostem de vir a Castelo de Paiva e conhecer as potencialidades turísticas desta terra que, no âmbito da estratégia “ Viver Payva Douro “, se quer afirmar como destino de eleição.

O Rios Ibéricos 2021 está inserido nos Jogos Desportivos e Culturais de Castelo de Paiva, bem como nos programas desportivos dos municípios de Castelo de Paiva, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães e todas as informações técnicas e inscrições estão disponíveis nas redes sociais do Rios Ibéricos e através dos contactos oficiais da delegação Norte e delegação Nacional da Federação Portuguesa de Triatlo.

Carlos Oliveira

Barcelos | Seminário sobre a Transição Digital assinala arranque de formação

23 julho | Campus do IPCA: Auditório Engº António Tavares 

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende (CFAE BE) vão realizar, no próximo dia 23 de julho, um seminário sobre a “Transição Digital como Pilar do Desenvolvimento no Século XXI”.  

A sessão assinala o arranque de um projeto de formação que irá prolongar-se até junho de 2023 e se destina ao universo dos 1940 professores do ensino pré-escolar até ao secundário dos concelhos de Barcelos e Esposende. 

O objetivo é promover a formação destes profissionais, tendo em vista a aquisição de competências na área das novas tecnologias digitais. Uma ação que decorre no âmbito da designada Transição Digital, identificada pelo governo português como um dos instrumentos essenciais da estratégia de desenvolvimento do país, em alinhamento com os objetivos políticos que irão nortear os investimentos da União Europeia no período 2021-2027, de acordo com o novo quadro da Política de Coesão. 

Segundo António Boaventura, diretor do CFAE BE, “esta formação partirá de um enquadramento estratégico, visto que quando nos referimos a ‘transição digital’ estamos a falar de um conceito que é novo e extremamente abrangente”. 

Daí que a fase anterior ao arranque efetivo deste projeto de formação tenha passado pela realização de um levantamento da proficiência digital dos professores de Barcelos e Esposende.  

“Este levantamento-diagnóstico permitiu enquadrar os professores em diferentes níveis de competências digitais e definir o caminho a dar a esta formação”, explica António Boaventura. 

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, revela que, “no âmbito de um protocolo assinado entre as duas entidades, o IPCA e o CFAE BE são parceiros neste projeto de formação na área da transição digital, designadamente através da disponibilização de docentes para serem formadores em áreas que vão desde a Inteligência Artificial, até ao empreendedorismo, à gestão pública ou aos jogos sérios e à ‘gamificação’”. 

O seminário da próxima sexta-feira vai abordar três temáticas: ‘Planos/Estratégias de Desenvolvimento Local’, ‘As Recentes Orientações Políticas Educativas em Portugal’ e ‘Algumas Linhas Programáticas para a Ação’. 

Além de oradores do IPCA e do CFAE BE, irão intervir representantes da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM), dos Municípios de Barcelos e de Esposende, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e de Barcelos e da Universidade do Minho. 

A sessão de abertura, que irá decorrer a partir das 9h00, contará com as presenças da presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do diretor do CFAE BE, António Boaventura, do diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Jorge Saleiro, e ainda dos Municípios de Barcelos e Esposende. 


Ana Teixeira

Proença-a-Nova | Lançamento da primeira pedra da ampliação do CCV da Floresta marca 14º aniversário


O edifício do Centro Ciência Viva da Floresta vai ser ampliado em mais duas salas que serão totalmente reservadas para o projeto BioAromas Liis – Laboratório de Integração e Inovação Social. A colocação da primeira pedra da obra foi feita no dia do 14º aniversário deste equipamento, comemorado a 21 de julho, pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A descerrar a placa que perpetuará o momento, João Lobo fez-se acompanhar pelo diretor deste Centro e vice-presidente da autarquia, João Manso, a diretora executiva, Edite Fernandes, o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), instituição parceira, António Fernandes, e ainda os professores do projeto BioAromas do Agrupamento de Escolas, Eduardo Miguel e Conceição Marçal. “Não estávamos hoje aqui se não tivéssemos o projeto BioAromas na Escola, em que os seus professores traduziram, relativamente à aprendizagem, uma forma diferente de dar apoio a crianças com necessidades educativas especiais”, destacou João Lobo.
Replicando o modelo, o BioAromas Liis acompanha jovens e adultos com mais de 18 anos que não tinham uma resposta social de acompanhamento e inclusão. Desta forma, os atuais oito jovens e adultos abrangidos pelo projeto realizam um conjunto de atividades que permitem desenvolver as suas competências sociais, cognitivas e instrumentais para a vida diária. No CCV dedicam-se ainda à produção de plantas aromáticas e medicinais, já com um jardim de aromáticas bem preenchido, e em dia de aniversário foi apresentada a marca “É Capaz” que será incluída nos produtos do projeto a comercializar na loja do Centro e em eventos específicos. Quando estiver concluída a obra de ampliação do Centro, num investimento de 130 mil euros, os jovens terão uma sala reservada para as atividades diárias e outra para a secagem e embalamento de plantas.

Este “movimento de inclusão através da Ciência” foi destacado por João Lobo como uma das muitas valências do Centro ao longo destes 14 anos, tendo registado quase 200 mil visitantes. O presidente da Câmara salientou ainda o trabalho em rede, com parceiros como o IPCB, a quem agradeceu o apoio dado até ao momento e “relativamente a projetos que se avizinham”. Também a equipa do CCV foi apontada como uma das chaves para o sucesso: “o trabalho em equipa é, de facto, o que é diferenciador em relação ao sucesso que queremos alcançar e a equipa que temos dignifica este Centro. Deixo o meu reconhecimento pela forma diferenciada com que têm trabalhado”.

Também a diretora executiva do Centro, Edite Fernandes, reforçou o papel da equipa e, para além do projeto BioAromas, apresentou a exposição “Em Redor do Mel”, desenvolvida internamente, que aborda a importância das abelhas. “São sete os produtos permitidos pelas abelhas, o mais conhecido é o mel, mas até nem é aquele que é mais importante, por exemplo, a polinização é muito mais importante”. História da apicultura e da abelha, os sete produtos resultantes desta prática, a cresta - como é que se faz a extração do mel, as zonas de mel DOP e como é que está a apicultura na atualidade, seja a nível mundial, em Portugal e no Pinhal Interior Sul: estes são os temas abordados nesta exposição de exterior, que é de acesso livre, e que futuramente ficará disponível para empréstimo para outros Centros da rede ou outros espaços.

Retirados do mercado gelados e queijos de barrar com goma de alfarroba contaminada

Lotes identificados estão espalhados pelo Norte e Sul de Portugal e já foram retirados.

As autoridades portuguesas já identificaram e retiraram do mercado nacional gelados e queijos para barrar produzidos com lotes de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno, revelou fonte da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Em declarações à agência Lusa, a diretora de Serviços de Nutrição e Alimentação da DGAV, Ana Paula Bico, explicou que os lotes de goma de alfarroba contaminada estão todos identificados, que os operadores estão "a colaborar ativamente" e que as autoridades competentes estão a verificar o cumprimento das medidas de retirada e recolha impostas.

"Alguns [dos produtos] nem sequer foram produzidos em Portugal. Estão distribuídos pelo Norte e pelo Sul, os lotes estão todos identificados, já foram retirados. A rastreabilidade está a funcionar" afirmou Ana Paula Bico, sublinhando: "nem toda a goma de alfarroba está contaminada".

A responsável acrescentou que a goma de alfarroba é um aditivo autorizado em muitos alimentos como estabilizante ou espessante e aconselhou os consumidores a verificarem a lista de ingredientes dos produtos, onde os aditivos estão classificados pela sua função tecnológica (estabilizante ou espessante) e são indicados ou por escrito (goma de alfarroba) ou com o número (E410), e a contactar os locais de compra.

"As grandes cadeias de distribuição, nas campanhas de fidelização dos clientes, sabem exatamente o que o cliente comprou e não nos é estranho receber uma mensagem no telemóvel a dizer 'comprou uma lasanha que tinha um alergénio não identificado, caso tenha algum problema venha ter connosco'", acrescentou a responsável, frisando que "pelo menos há dois anos" que a grande distribuição faz esses contactos com os seus clientes.

Ana Paula Bico disse ainda que a DGAV está "a todo o momento a receber informações de toda a Europa sobre lotes que estão a ser identificados para serem retirados", um processo que deverá ainda levar mais dois ou três dias.

A DGAV tinha alertado hoje, em comunicado, para a possibilidade de existência no mercado nacional de alguns géneros alimentícios, como gelados, com goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno que representa um grave risco para a saúde.

Nessa nota, explicava que tinham sido identificados, em junho, e notificados através do sistema de Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), alguns géneros alimentícios produzidos com goma de alfarroba (aditivo alimentar E 410) contaminada com óxido de etileno.

Segundo a DGAV, o óxido de etileno é um pesticida não autorizado que "constitui um risco grave para a saúde humana", uma vez que "está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B".

Tendo em consideração os seus efeitos para a saúde, os estados-membros concluíram que, para os produtos que contêm o aditivo E 410 contaminado com o óxido de etileno, "não é possível definir um nível seguro de exposição para os consumidores", o que significa que a exposição a qualquer teor representa um potencial risco, acrescentava.

Lusa



Mais de metade dos bebés nascidos no ultimo ano amamentados na 1.ª hora de vida

Mais de metade dos bebés nascidos no último ano nos maiores hospitais portugueses foram amamentados na primeira hora de vida e 58,8% tiveram um contacto pele-a-pele com a mãe logo após o nascimento, segundo dados hoje divulgados.

Os dados são do Consórcio Português de Dados Obstétricos (CPDO), que congrega 13 serviços de obstetrícia e ginecologia dos maiores hospitais portugueses, e mostram também que o índice de massa corporal médio das grávidas está acima do peso normal (25,2), que cerca de 3.000 mulheres que deram à luz nos últimos 12 meses sofriam de obesidade (IMC maior do que 30) e mais de 7.500 tinham IMC superior a 25 (pré-obesidade).

"Durante a pandemia houve dúvidas sobre se estava a haver mais ou menos nascimentos, ou mais grávidas com diabetes, e não tínhamos esses dados. Aqui temos dados que não são exatamente do dia, mas no final do mês já conseguimos ter essa visão", explicou à agência Lusa Diogo Ayres de Campos, diretor do serviço de obstetrícia do Centro Hospital de Lisboa Norte.

Segundo disse, com esta iniciativa será possível ter acesso a dados que, além de mais atuais -- o INE só os divulga no ano seguinte -- são mais pormenorizados e rigorosos.

Ayres de Campos, que pertence à Comissão Científica Instaladora do CPDO, explicou ainda que o programa de registos clínicos (Obscare) usado pelos hospitais que integram o consórcio foi criado em 2002, no Hospital de São João, e foi-se estendendo pelo país.

"Neste momento, a grande maioria dos hospitais universitários já o têm e muitos hospitais não universitários também", acrescentou o especialista, sublinhando que "como os registos do que se passa na gravidez são feitos neste programa ele acaba por agregar muitos dados".

Além de ajudar a ver a realidade de forma mais pormenorizada, atual e rigorosa, este projeto pretende ainda ajudar a promover a investigação multicêntrica nacional.

Saúde | 3000 novos casos de cancro de cabeça e pescoço em Portugal todos os anos

Diagnóstico precoce é fundamental. Dois terços dos novos casos são diagnosticados em fase avançada, reduzindo as hipóteses de cura para metade. 

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) alerta para a importância do diagnóstico precoce do Cancro de Cabeça e Pescoço para aumentar as taxas cura do tratamento desta doença, cujo dia mundial se assinala a 27 de julho. De acordo com Ana Joaquim, (médica oncologista e vice-presidente da AICSO), em Portugal todos os anos são diagnosticados cerca de três mil novos casos de cancro de cabeça e pescoço.

A especialista, que é também presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço explica que o principal fator de risco é o consumo crónico de tabaco e/ou bebidas alcoólicasNo caso específico do cancro da orofaringe existe outro fator de risco que tem vindo a aumentar – a infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), sexualmente transmissível pelo contacto pele com pele e/ou mucosa. “Outros fatores de risco são a higiene oral deficitária e próteses dentárias mal-adaptadas (no cancro da cavidade oral) e a exposição a determinados agentes como o pó da madeira ou da cortiça (no cancro das fossas nasais e seios perinasais)”, sublinha Ana Joaquim.

O cancro de cabeça e pescoço envolve os tumores das vias aerodigestivas da cabeça e do pescoço – as vias por onde circulam o ar e os alimentos, ou seja, a boca, o nariz, a faringe (que se divide em naso, oro e hipofaringe) e a laringe.

Na grande maioria dos doentes, os sintomas começam e desenvolvem-se sem que lhes seja dada a devida atenção. “Os sintomas do cancro de cabeça e pescoço são relativos às localizações especificadas antes – lesões da mucosa da cavidade oral (aftas, lesões brancas ou vermelhas), dor de garganta, dificuldade ou dor em engolir, rouquidão, massas ou nódulos no pescoço. Apesar destas queixas serem comuns a muitas doenças benignas, deve ser dada especial atenção quando duram três semanas ou mais. Nessa altura, a recomendação é procurar o médico”, aconselha.

SOBREVIVENTES ENFRENTAM SEQUELAS 

Na opinião da médica, é fundamental recorrer precocemente aos cuidados de saúde nestas situações. “Quanto mais cedo se iniciar o tratamento da doença, maior a probabilidade de cura e de menos sequelas dos tratamentos”, afirma. “Quando diagnosticado em fase inicial, o cancro de cabeça e pescoço é tratado com uma única modalidade de tratamento, como cirurgia ou radioterapia, com uma probabilidade de cura de cerca de 90%”, acrescenta. Alerta que, “quando diagnosticado em fase avançada, os tratamentos são multimodais (ou seja, a combinação de cirurgia e/ou radioterapia e/ou quimioterapia) e a probabilidade de cura desce para cerca de 50-60%, à custa de sequelas mais ou menos mutilantes dos tratamentos”. Infelizmente, hoje em dia cerca de dois terços dos novos casos ainda são diagnosticados em fase avançada.

A fase dos tratamentos pode ser violenta sob os pontos de vista físicos e psicológicos. Segundo a vice-presidente da AICSO, por exemplo são muitas as situações em que é necessário realizar extrações dentárias múltiplas para que a radioterapia seja realizada em segurança.

Para os sobreviventes são muitos os desafios após a conclusão dos tratamentos. “Falamos da adaptação a uma nova realidade, que implica viver com sequelas dos tratamentos. Por exemplo, os doentes que realizam tratamento radical à base de radioterapia, ficam com a boca e garganta seca, muitas vezes com o paladar alterado, e, a nível do pescoço, com a pele espessa e, por vezes, inchada. Noutros casos, os doentes passam a viver traqueostomizados, necessitando de reaprender a comunicar. Noutros ainda, ficam dependentes de sondas para alimentação”, salienta Ana Joaquim.

“Esta adaptação é possível, mas exige de todos – profissionais e instituições de saúde, sociedade, doentes e cuidadores – um esforço para oferecer os melhores cuidados de suporte a estes doentes, tentando minimizar as complicações e devolvê-los à sociedade, no final dos tratamentos, com qualidade de vida e aptos para retomar as suas atividades”, defende. Considera, por isso, que são fundamentais várias valências de suporte desde o início da jornada terapêutica – Nutrição, Psicologia, Reabilitação, Assistência social, cuidados aos estomas, etc.

AICSO

A Associação de Investigação e Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) é uma associação portuguesa sem fins lucrativos de interesse público fundada em 2001. Dedica-se à investigação, implementação e qualificação profissional em cuidados de suporte baseados em evidência em Oncologia. A AICSO promove informações ao público e eventos públicos para aumentar a consciencialização sobre o atendimento interdisciplinar centrado no paciente de pessoas que vivem com e para além do cancro.