quarta-feira, 13 de abril de 2016

Assembleia Geral do COPIC aprova nova Igreja membro

A Assembleia geral do COPIC reuniu a 9 de Abril de 2016, nas instalações da Fundação CESDA, em Aveiro.

Os Relatórios de atividades e de contas foram apresentados, debatidos, votados e aprovados. O Plano de atividades aprovado inclui a reunião dos representantes dos Conselhos de Igrejas da Europa, organizada em conjunto com a Conferência das Igrejas da Europa que vai ter lugar em Lisboa nos dias 31 de maio a 3 de junho do corrente ano, nas instalações da Catedral de S. Paulo, da Igreja Lusitana.

 No dia 25 de junho, às 15 horas, no Templo da igreja Metodista de Aveiro, será celebrado o 45° aniversário do COPIC. A celebração dos 500 anos da Reforma protestante em 2017 será preparada ao longo deste ano. Foi aprovada por unanimidade a inclusão da Igreja Evangélica Alemã do Porto como membro associado do COPIC. A Deus seja dada toda a honra e glória pelo muito que aconteceu nesta Assembleia geral.

NB: outras igrejas podem enviar-nos noticias da suas actividades anexando imagens em JPG.

CANTANHEDE: GNR fiscaliza faixas de gestão de combustíveis nos terrenos florestais

Imagem:www.bombeiros.pt


by Mira Online

Dias 12 e 13 de abril, no concelho de Cantanhede
O Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) do Comando Territorial da GNR de Coimbra, com o apoio do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), está a realizar no concelho de Cantanhede uma ampla fiscalização sobre as faixas de gestão de combustíveis nos terrenos florestais, iniciativa que contempla ainda ações de sensibilização junto dos proprietários, alertando para a obrigatoriedade de manutenção desses dispositivos de prevenção de incêndios.
Coordenada no terreno pelo comandante Rui Teixeira, do GIPS, a iniciativa teve a participação do Destacamento Territorial de Cantanhede e envolveu 32 agentes, que, nos dias 12 e 13 de abril, estão a passar “a pente fino” todas as áreas de floresta das freguesias, no sentido de verificarem o cumprimento da realização da gestão de combustíveis, nos termos do que estabelece a lei.
O início das ações foi assinalado em frente ao edifício dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Moura, e da vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, que no decurso de uma conversa prévia com os responsáveis pela operação, ficaram a conhecer os seus contornos e o seu alcance. O líder do executivo camarário cantanhedense sublinha a propósito “a dimensão pedagógica desta ação da GNR, entidade que de resto tem sido um parceiro imprescindível da Câmara Municipal neste domínio, designadamente no âmbito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Para o autarca “a prevenção é a chave para a diminuição das ocorrências de incêndio, mas esse é um trabalho que exige a participação de todos. É nessa medida que esta campanha da GNR deve ser valorizada, pois serve precisamente para consciencializar os proprietários sobre a necessidade de prevenir com métodos que diminuam os riscos aumentando a resiliência dos espaços florestais à ação dos fogos florestais e a proteção dos aglomerados urbanos”.
Segundo dados da GNR, em 2016 foram já fiscalizadas 1.501.064 propriedades em 179 freguesias de vários, num total de 581.445,78 ha.
No enquadramento dado às operações é referido que “a prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio”.
A prevenção aos incêndios florestais deve ser praticada de forma atempada e inteligente e é nesse sentido que a GNR tem vindo a “promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios florestais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger”.

Mira Online | Abril 13, 2016 às 6:01 pm | Categorias: Locais | URL: http://wp.me/p5tucu-deG

Sporting relembra ao Benfica qual o clube de Cristiano Ronaldo

Os 'leões' reagiram ao agradecimento dos 'encarnados' às palavras de CR7.

© Getty Images

Parecem não chegar ao fim as picardias entre Sporting e Benfica. Desta vez, com declarações de Cristiano Ronaldo pelo meio.

O internacional português, recorde-se, havia dito que gostava que o Benfica passasse às meias-finais da Liga dos Campeões, algo que mereceu resposta positiva por parte do Benfica.

“Obrigado pela confiança, CR7! Classe também é isto. Cristiano Ronaldo, após marcar três golos decisivos pelo Real Madrid C.F.: "Espero que o SL Benfica passe amanhã às meias-finais da UEFA Champions League"”, escreveram os ‘encarnados’.

O Sporting não gostou, e ripostou pouco depois na rede social Twitter: “Classe teria sido o Benfica citar na íntegra as declarações de Cristiano Ronaldo”.


Ficam aqui as declarações na íntegra do internacional português: “Obviamente que sou sportinguista, mas como português gostava que o Benfica ganhasse”.

Fonte: noticiasaominuto

Elisa Ferreira assume cargo no Banco de Portugal

A eurodeputada socialista deixa Parlamento Europeu para assumir cargo no Banco de Portugal.

© Global Imagens
Elisa Ferreira irá ocupar o cargo de vice-governador do Banco de Portugal, avança o Jornal de Negócios.

A eurodeputada socialista deverá ocupar a pasta da supervisão bancária, que está livre desde a saída de António Varela.

Recorde-se que o desconforto entre António Varela e o governandor do Banco de Portugal, Carlos Costa, tornou-se insustentável e o administrador apresentou a demissão do cargo.

O ex-membro da administração do banco central tinha sido figura central durante o processo de resolução do Banif, devido a um conflito de interesses que provocou um alegado afastamento entre duas das principais figuras do Banco de Portugal.


Saliente-se ainda que o atual presidente do 'banco mau' do BES, Luís Máximo dos Santos, também deverá integrar a administração do regulador.

Fonte:noticiasaominuto

M4 lanza su nuevo Smartphone M4 Believe con un diseño, acabados, aplicaciones y accesorios únicos en el mercado mexicano


by Yesica Flores
Con el respaldo de MediaTek, el nuevo M4 Believe ofrece un excepcional desempeño 40% mayor gracias al poder de un procesador con cuatro núcleos de 64 bits
M4 Believe, la mejor opción costo/beneficio en el mercado nacional

México, DF, 13 de abril 2016 - M4, empresa mexicana fabricante y desarrolladora de Smartphones con presencia en 8 países de América Latina, anunció el día de hoy el lanzamiento de su nuevo Smartphone M4 Believe, el cual incluye el más amplio nivel de equipamiento, aplicaciones y accesorios para los usuarios en México que buscan un diseño refinado y que gustan de materiales de alta calidad.
“M4 Believe es la mejor muestra de la filosofía de M4 en el diseño de alta calidad y funcionalidad excepcional”, afirmó Javier De Antuñano, CEO de M4 para América Latina. “Una vez más en M4 demostramos que un Smartphone de calidad y gran diseño no tiene por qué ser un equipo costoso”.
Aplicaciones de clase mundial

El M4 Believe incluye M4 Cast y M4 Mail, que son aplicaciones integradas en el equipo y que le ofrecen al usuario poder realizar transmisiones de video en tiempo real (en el caso de M4 Cast) que además puede almacenar y editar para posteriormente compartirla con sus amigos.
M4 Mail es una aplicación para administrar hasta 10 cuentas de correo electrónico que permite ahorrar hasta 90% de la transferencia de datos gracias a sus algoritmos de compresión. Además, M4 Mail ofrece avanzados esquemas de seguridad para proteger la información del usuario y permite personalizar la apariencia de las diferentes bandejas de entrada.

Materiales y componentes de alta calidad
Cada elemento del M4 Believe es de gran calidad y desempeño, además de que todos están integrados en un diseño vanguardista, específicamente pensado en quienes gustan de poseer equipos altamente funcionales y con características premium, además de que ofrezcan materiales de muy alta calidad.
Los equipos M4 Believe están alimentados por un poderoso chipset MediaTek MT6735 de cuatro núcleos de 64 bits a una velocidad de 1.3GHz, el cual garantiza al usuario contar con el procesamiento suficiente para tener una excelente experiencia de uso y funcionamiento del equipo. La tecnología de 64 bits permite obtener mayor poder de cómputo entre 30 y 40% mayor en comparación con la de 32 bits.

“Para MediaTek es un gran motivo de orgullo seguir apoyando a empresas nacionales como M4 y ser partícipes de los lanzamientos que están revolucionando al mercado mexicano”, afirmó Hugo Simg, Director de MediaTek en México. “El nivel de equipamiento, la calidad de los accesorios del M4 Believe y el valor agregado de este Smartphone hacen de él una excelente opción para quienes quieren liberar todo el poder de su innovación y creatividad”.
Características
El M4 Believe es un Smartphone con una amplia pantalla de 5 pulgadas, con tecnología FHD e IPS, la cual permite una mejor calidad y exactitud en los colores, además de que la saturación en los mismos es mucho más atractiva al ojo humano.

La cámara principal del M4 Believe es de 13 Megapixeles con tecnología PDAF (Phase Detection Auto Focus) para lograr un enfoque automático mucho más rápido y preciso similar al de una cámara fotográfica réflex. Esto, además, permite que podamos sacar una fotografía en tan sólo unos cuantos segundos después de haber sacado el teléfono. Además la cámara cuenta con flash LED y permite grabar video en Full HD.
Por su parte, la cámara trasera es de 8 Megapixeles con flash LED y la capacidad única de tomar selfies panorámicas.
Dentro del segmento, el M4Believe destaca por su batería de alta duración de 3000 mAh, con la que el usuario podrá disfrutar de sus actividades móviles por más tiempo.
El M4Believe añade a sus accesorios la funda “Smart Interactive Cover”, con la que el usuario podrá revisar y atender llamadas telefónicas, ver sus mensajes de texto, acceder a la función de la cámara, disfrutar del acceso controles del reproductor de música y una selección de varios temas para el reloj.

Otras características técnicas del M4 Believe incluyen:
- Sistema Operativo: Android Lollipop 5.1.1
- Memoria RAM de 1GB y ROM de 8GB, expandible hasta 64 GB

El M4 Believe está disponible en colores grafito, morado y dorado, a un precio de $2, 939.00 pesos en distribuidores autorizados Telcel.
Imágenes del equipo, logos de M4 y de MediaTek se pueden conseguir enhttps://goo.gl/nV3MNJ
Acerca de M4 Your life style
M4 es una compañía mexicana que desde el 2012 ha enfocado su esfuerzo en el desarrollo, diseño y comercialización de Smartphones en México y 7 países de Latinoamérica, con equipos que mantienen una relación beneficio – costo, adecuada para el usuario final.
La marca M4 se define como una marca inteligente, que ha desarrollado un portafolio de acuerdo a las necesidades del mercado.
Para conocer su gama de productos visita http://www.m4tel.com

Acerca de MediaTek
Desde 1997, MediaTek ha sido una compañía pionera en semiconductores y un líder de mercado en avanzados sistemas en chip (SoC por Systems-on-Chip) para dispositivos móviles, redes inalámbricas, HDTV, DVD y Blu-ray. Nuestro diseño innovador de chips, altamente integrado, ayuda a los fabricantes a optimizar cadenas de suministro, reducir el tiempo de desarrollo de nuevos productos y a extender una ventaja competitiva en mercados saturados. A través de MediaTek Labs, la compañía también está construyendo un centro de desarrolladores que soportará la creación de dispositivos, desarrollo de aplicaciones y servicios para la era de Internet of Things. Al crear tecnologías que ayudan a que las personas del mundo se conecten entre sí, MediaTek está permitiendo que los individuos expandan sus horizontes y alcancen más fácilmente sus metas. En MediaTek creemos que cualquier persona puede lograr objetivos extraordinarios, y creemos que puede hacerlo todos los días. A esta idea la denominamos “Genio Cotidiano” y guía todo lo que hacemos. Visite mediatek.com para mayor información.

Yesica Flores | abril 13, 2016 en 9:19 am | Etiquetas: M4 Believe | Categorías: Productos | URL: http://wp.me/p5cUp9-11P

Hora de Fecho: Fugir ao engodo e tramar o Bayern em três passos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
BENFICA 
João Nuno Fonseca é um observador de jogo que já assistiu a mais de 20 treinos de Pep Guardiola. Pedimos-lhe para explicar como se joga contra este Bayern. O resultado ficou em Subbuteo.
POLÍTICA 
Eurodeputada do PS, uma das arquitetas da união bancária, vai transitar para o Banco de Portugal. Luís Máximo dos Santos também vai para esta instituição. Governador ainda não confirma.
GOVERNO 
Ex-secretário de Estado do Desporto sai em "profundo desacordo" com o ministro, mas não explica porquê. PSD e CDS vão chamá-lo ao Parlamento, bem como ao ministro da Educação.
GOVERNO 
O ministério da Defesa vai propor o tenente-general Rovisco Duarte para Chefe de Estado-Maior do Exército.
DEFESA 
Azeredo Lopes vai ser ouvido a pedido do PSD. O Bloco de Esquerda defendeu a intervenção do ministro que está a chocar militares. Marcelo mantém-se em silêncio sobre a polémica nas Forças Armadas.
ITÁLIA 
Matteo Renzi, um dos chefes de governo com quem António Costa tem melhores relações, levou os bancos a criarem fundo de cinco mil milhões para o setor. Será que pode servir de modelo para Portugal?
METRO DE LISBOA 
Na inauguração do prolongamento do troço da Linha Azul de Metro de Lisboa, o primeiro-ministro voltou a apelar ao uso do transporte público.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
A Europa com que Marcelo "sonha" inclui Kafka e Pessoa. PR garantiu que compromisso com a Europa se mantém, apesar da mudança de governo. Até Marisa Matias aplaudiu de pé.
NOSTALGIA 
A vista do aeroporto para os aviões, a inauguração da estátua na Praça da Figueira, os velhos tempos da fábrica da Portugália. Estes dias em Lisboa já lá vão. Mas há 90 fotos que os recordam.
MAQUILHAGEM 
A maquilhagem faz milagres mas também pode envelhecer. Além de saber as técnicas, é preciso acertar nos produtos certos. Eyeliner preto, pós pesados e pós de bronze são para dizer adeus.
ANTÓNIO COSTA 
Mário Soares referia-se ao Presidente francês como "mon ami" Miterrand. Agora, há outro "amigo" na política portuguesa. Quem é o homem próximo de António Costa que aparece nos dossiês TAP, BES e BPI?
Opinião

José Manuel Fernandes
O problema com Diogo Lacerda Machado não é apenas formal: é o de uma grave incompatibilidade. E o problema com aquilo que Costa diz e faz é pior: revela alguém que se vê como novo dono-disto-tudo.

Maria João Marques
Sabem porque os paraísos fiscais nunca vão deixar de existir? Porque as pessoas de esquerda como Varoufakis também precisam de locais onde por o dinheiro a salvo da nossa fiscalidade obscenamente alta

Luís Aguiar-Conraria
Quanto mais pessoas levam a religião a sério maior a desigualdade de género. A correlação é de 79%. Talvez a idealização do papel feminino, defendida por tantas religiões, leve à sua subalternização.

P. Miguel Almeida, sj
Francisco é ciente de que o seu tipo de exercício mais flexível do Papado não agrada a todos. A atitude mais fácil seria a de decretar uma norma geral obrigando à obediência de todos os católicos.

Rui Ramos
O PSD e o CDS têm medo de parecer “ideológicos”. O PCP e o BE receiam passar por “irresponsáveis”. O resultado é este: um país onde não há nada para discutir. Resta-nos ouvir Mario Draghi.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

CONVITE ESPECIAL...


Convite para participação em mais uma iniciativa da Direcção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.

Colheita de Sangue Dia 16 de Abril entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

20 Dúvidas Sobre a Dádiva de Sangue

Todos nós temos as nossas dúvidas em relação à dádiva de sangue. Também todos nós achamos heróico o acto de salvar vidas e gostaríamos de o fazer.
E podemos fazê-lo através de um acto tão simples como o de dar sangue. No entanto, pequenas questões que revelam grandes receios podem comprometer esta nossa vontade de salvar alguém. Leia aqui algumas das dúvidas mais comuns em relação à dádiva de sangue.

DEPOIS DE AS ESCLARECER, SALVE VIDAS!

1) Para dar sangue, terei que fazer uma inscrição prévia?
Não. Para dar sangue basta aparecer quando quiser e lhe for oportuno! Considere-se convidado desde já. Este convite silencioso não é formal, é real: é-lhe dirigido por todas as crianças e adultos que carecem de sangue ou dos seus componentes, pelas vítimas de acidentes de trabalho ou rodoviários, por todos aqueles que aguardam disponibilidade de sangue para serem operados e que, por isso, ocupam uma cama que muitos precisariam de utilizar em tempo útil.

2) Eu já tive várias doenças no passado. Poderei ser dador de sangue?
A sua dúvida poderá ser esclarecida junto do seu médico assistente. No entanto, ao oferecer-se para dar sangue, será submetido a um exame clínico no decurso do qual o médico lhe aconselhará a atitude correcta, sempre pensando na preservação da sua saúde e bem-estar.

3)  O sangue doado não irá fazer-me falta?
Não. Num adulto normal existem entre 5 e 6 litros de sangue. Uma pessoa saudável pode dar sangue regularmente sem que esse facto prejudique a sua saúde. No decorrer da dádiva ser-lhe-ão colhidos cerca de 450ml de sangue, o que corresponde a menos de 10% do volume total de sangue do seu organismo.

4) O meu tipo sanguíneo será mesmo necessário?
Todos os tipos de sangue são necessários, mesmo aqueles que são mais comuns. Basta que se lembre que você mesmo pode precisar de sangue!

5) Conseguirei ultrapassar o meu receio de dar sangue?
Uma grande parte das pessoas sentem receio de dar sangue quando vão efectuar a sua dádiva pela primeira vez.
Mas, logo depois perdem esses receios e a dádiva de sangue torna-se natural e simples. Observe o à-vontade e a descontracção das pessoas que regularmente vão dar sangue e tire as suas conclusões.

6) Ainda não atingi a maioridade. Poderei dar sangue?
Não. Para ser dador de sangue, terá de ter idade compreendida entre os 18 e os 65 anos (até aos 60 anos se for uma primeira dádiva) e ter hábitos de vida saudáveis.

7) O meu peso será suficiente para ser dador de sangue?
Qualquer pessoa com peso igual ou superior aos 50 kg pode dar sangue. Confie no critério experimentado e seguro do especialista que lhe vai fazer o exame clínico.

8) Já dei sangue este ano. Posso repetir a dádiva?
Sim. Pode repetir a dádiva sem qualquer inconveniente para a sua saúde e bem-estar. Qualquer pessoa pode dar sangue várias vezes por ano (os homens de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses). Esta informação tem uma base científica segura e recolhe uma vasta experiência de muitos anos, abarcando milhões de dádivas em todas as partes do mundo.

9) É permitida a venda de sangue?
Não. A venda ou comercialização do sangue está proibida por lei. Apenas poderão ser cobradas as despesas relativas ao processamento do sangue, isto é, os custos de material e exames laboratoriais necessários à preparação do sangue, para que este possa ser transfundido com a maior segurança.

10) Após a dádiva sentir-me-ei enfraquecido?
Não. Apenas lhe são colhidos cerca de 450ml de sangue. As proteínas e as células sanguíneas existentes neste volume são rapidamente repostas em circulação pelo organismo. Momentos após a dádiva de sangue, qualquer pessoa pode voltar à sua ocupação normal. Contudo, algumas actividades como por exemplo as exercidas por pilotos de avião, maquinistas de comboio e mergulhadores não devem ser exercidas nas horas seguintes à dádiva.

11) Sei que já existem muitas pessoas que dão sangue. A minha dádiva irá fazer diferença?
É verdade que já existem muitas pessoas que dão sangue, mas a procura de sangue, de componentes e derivados não pára de aumentar, graças aos progressos da ciência médica e à crescente extensão dos benefícios de uma assistência que se pretende de melhor qualidade,   a um número cada vez maior de pessoas. As necessidades terapêuticas dos doentes exigem cada vez mais dadores, isto é, pessoas em boas condições de saúde e com hábitos de vida saudáveis, como você.

12) Onde posso dar sangue?
O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.
Muito facilmente: Em Aveiro pode proceder à sua dádiva no Posto Fixo da ADASCA, que funciona no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Lojas G/F, conforme o Mapa de agendamento no nosso site. A sua visita será sempre bem recebida e terá todas as informações que desejar. Se desejar pode solicitar o referido Mapa para o ano de 2016  através do e-mail: geral@adasca.pt ou consultar o nosso site www.adasca.pt

13) Não tenho muito tempo livre. Quanto tempo terei de dispender para dar sangue?
Todo o percurso da dádiva iniciando-se na inscrição, passando pela triagem clínica, colheita e terminando na refeição, demora cerca de 30 minutos. Se por um instante pensar no bem que faz com a sua dádiva de sangue, rapidamente concluirá que a falta de tempo não é uma boa razão: verá que não está tão ocupado como julga.

14) Poderei ser recusado como dador de sangue?
Sim. Poderá ficar suspenso por múltiplas razões. Por isso é que a triagem clínica se reveste de tanta importância pois aqui o médico, ao avaliar o seu estado geral de saúde, procura salvaguardar o seu bem-estar e o do receptor.

15) A dádiva de sangue é uma obrigação?
Ninguém é obrigado a dar sangue e ninguém deve ser pressionado a isso. A dádiva de sangue é um acto livre e voluntário de pessoas de bem, habituadas a pensar nos outros. Nas esqueça, no entanto, que muitas pessoas precisam do sangue que só você pode dar, porque é saudável!

A V Caminhada vai decorrer no Dia 19 de Junho Recordar é viver…
16) Se algum dia precisar de sangue, ao recorrer a um serviço privado terei acesso ao sangue que necessitar?
Sim. Todos os cidadãos, independentemente das condições económicas e sociais em que se encontrem e da Instituição de saúde onde se encontrem hospitalizados, têm igual acesso à utilização terapêutica do sangue dos seus componentes e derivados. No entanto, cabe aos cidadãos, o dever social de contribuírem para as necessidades colectivas em sangue. Para que tudo funcione bem e sem riscos, o sangue deve estar à espera do doente e não o contrário.

17) Será que o meu sangue presta?
Uma amostra do seu sangue será analisada. Se for detectada alguma alteração ser-lhe-á dado conhecimento e informação sobre as medidas a tomar.

18) Causa-me transtorno deslocar-me para dar sangue. Haverá outra forma de poder contribuir com a minha dádiva?
Pode escolher o dia e a hora que mais lhe convier. Conforme foi referido acima em Aveiro pode efectuar a sua dádiva no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, onde se realizam 6/7 e 8 sessões por mês. O local dispõe de Parque subterrâneo gratuito, como ainda do parque em frete do dito mercado sem correr riscos de multas.
Com os exames prévios e a dádiva em si, o tempo despendido em média é de 30/40 minutos.

19) Poderei dar sangue apenas quando alguém próximo de mim precisar dele?
Sim. No entanto, lembre-se de que um dia pode precisar de sangue e será alguém desconhecido para si, que o ajudará. Em situações de catástrofe, geralmente, não falta o sangue. As carências reais, muitas vezes dramáticas, sentem-se no dia-a-dia dos serviços de sangue. Na verdade, algo está mal se é o doente que está à espera do sangue e não o sangue à espera do doente.

20) Poderei ausentar-me do meu local de trabalho para dar sangue?
Sim. Desde que lhe seja concedida autorização para o afastamento das suas actividades. Informe-se, junto da sua entidade patronal, sobre as respectivas condições.

A V Caminhada vai decorrer no Dia 19 de Junho

Fonte: site do IPS
Adaptado por Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Site: www.adasca.pt

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?

 _______________________
Lembramos que a Isenção das taxas moderadoras para os dadores de sangue nos hospitais públicos foi reposta

Leiam o Decreto-Lei n.º 117/2004 de 5 de agosto (com a alteração do Decreto-Lei n.º 61/2015 de 22 de abril) que alterara e republicara o Decreto-Lei  n.º 113/2011 de 29 de novembro), podendo-se assim visualizar bem a alteração agora efectuada, que entra em vigor amanhã, dia 31 de março.


DESCOBERTO O SEGREDO DA LONGEVIDADE DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS


 
Não era por dádiva divina que os Cavaleiros Templários viviam mais tempo do que a população medieval em geral. Era por causa da dieta e dos hábitos de higiene, conclui um estudo científico.
Uma equipa de investigadores debruçou-se sobre a dieta dos medievais Cavaleiros Templários para tentar perceber porque é que tinham uma esperança média de vida tão alta, comparativamente com a população dessa altura.
Estes militares que lutavam com a Cruz de Cristo ao peito viviam para lá dos 60 anos, enquanto que a maioria das pessoas morria entre os 25 e os 40 anos de idade.
“A especial longevidade dos Cavaleiros Templários era geralmente, atribuída a uma especial dádiva divina”, começam por notar os investigadores no estudo, publicadono jornal científico Digestive and Liver Disease. Mas os segredos eram, afinal, a alimentação e as práticas de higiene.
“Lavar as mãos antes de comer era obrigatório. Além disso, o refeitório estava sempre muito limpo com toalhas de mesa disponíveis. Quanto à comida, caçar era estritamente proibido. Peixe, queijo, azeite e fruta fresca eram muito apreciados”, sublinha o co-autor do estudo, Francesco Franceschi, do Instituto de Medicina Interna da Universidade Católica de Roma, em Itália, em declarações ao site Discovery News.
A isto acresce ainda o consumo moderado de vinho misturado com polpa de aloé, planta com propriedades anti-sépticas, anti-bacterianas e fungicidas.
A dieta dos Cavaleiros Templários era, assim, mais saudável do que a de muitas pessoas da actualidade e não era nada típica da Idade Média.
A grande maioria da população consumia alimentos gordos e repletos de calorias, pelo que apresentavam problemas de diabetes, de gota e de alta pressão arterial.
Pode-se imaginar um cavaleiro obeso a lutar contra uma dúzia de inimigos?“, é a pergunta que os investigadores fazem para, de algum modo, justificar os hábitos saudáveis dos Templários.
O estudo centrou-se em documentos históricos que atestam que os Cavaleiros de uma das primeiras ordens militares da Europa só comiam carne três vezes por semana, evitando os grelhados e, logo, os seus riscos cancerígenos. E conseguiam boas doses dos benéficos ácidos gordos ómega 3, consumindo peixe com regularidade.
Também comiam grandes quantidades de legumes e de fruta. Ora, os legumes “são a fonte natural mais poderosa de probióticos e actuam como nutrientes para as boas bactérias da macrobiótica intestinal. Este era um dos segredos da sua dieta saudável”, salienta Franceshi.
A Ordem dos Cavaleiros Templários foi criada por volta do ano de 1118 com o objectivo de proteger os peregrinos cristãos na sua caminhada rumo à Terra Santa, Jerusalém.
Grão Mestre Hugues de Payens foi um dos seus fundadores e um dos seus melhores exemplos de longevidade, tendo vivido até aos 66 anos de idade.
Apelidavam-se de “os pobres soldados seguidores de Cristo e do Templo de Salomão”, mas acabaram por se tornar extremamente ricos e poderosos, amealhando propriedades e fortuna.
Em 1312, a Ordem foi oficialmente dissolvida pelo Papa Clemente, sob acusações de heresia e por pressão do Rei Filipe IV de França. Dois anos depois, foi queimado na fogueira o seu último Grão Mestre, Jacques de Molay, que teria 70 anos de idade.
SV, ZAP

JAVALIS RADIOACTIVOS MULTIPLICAM-SE A RITMO ASSUSTADOR EM FUKUSHIMA


 
DR HypeScience
A área à volta da central de Fukushima foi evacuada há cinco anos, mas animais selvagens como javalis e guaxinins parecem estar a aproveitar a tranquilidade do local, usando casas abandonadas como abrigo para se reproduzirem.
Desde o acidente nuclear, a população de javalis selvagens tem aumentado numa proporção impressionante. Enquanto antes havia três mil animais, agora são 13 mil.
Além disso, através da dieta de raízes, nozes, frutas silvestres e água, os animais estão com altas concentrações de radiação.
Apesar de ainda não indicarem sinais de alterações genéticas, as amostras da sua carne mostram que há 300 vezes mais Césio-137 do que é considerado seguro.

Caça controlada

Apesar de serem um símbolo de prosperidade e fertilidade, estes animais têm causado um enorme problema na agricultura local.
Os caçadores têm recebido recompensas por entregarem javalis às autoridades locais, mas a taxa de crescimento da população dos animais é grande e esta medida não está a ser suficiente para travar a multiplicação.
A cidade de Nihonmatsu, por exemplo, a 56 quilómetros de Fukushima, fez três grandes covas capazes de acomodar 1.800 javalis. O local, porém, já está sobrecarregado.
Esta multiplicação de javalis e guaxinins é semelhante à que aconteceu em Chernobyl, com veados e também javalis, conforme revela um estudo da Universidade de Portsmouth publicado na revista científica Current Biology.
Jim Smith, um dos autores do estudo sobre a região da Ucrânia, explicou que “isto não significa que a radiação seja boa para a vida selvagem, mas sim que os efeitos da presença humana, incluindo a caça, agricultura e florestamento, são muito mais prejudiciais” para a vida selvagem do que a radiação.

CIDADE NOS EUA OFERECE DINHEIRO AOS CRIMINOSOS PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA NAS RUAS


 

freefotouk / Flickr
-
A iniciativa começou na cidade americana de Richmond e tem tido resultados tão positivos que já há mais cidades a quererem aplicar o mesmo método.
Um valor monetário em troca da garantia que um determinado criminoso vai andar bem comportado. À primeira vista, a medida parece controversa mas, segundo a BBC, o programa que visa reduzir a violência e incentivar jovens criminosos a mudar de vida está a dar frutos em Richmond, na Califórnia.
Desde 2010 que a cidade adotou esta estratégia, batizada de “Operation Peacemaker”, estando a ser considerada um verdadeiro exemplo para outras cidades norte-americanas, que também pretendem seguir o mesmo caminho.
O projeto identifica potenciais criminosos, convidando-os então a entrar no programa. Em troca do “subsídio”, os participantes têm de se comprometer com uma série de objetivos como, por exemplo, arranjar emprego ou voltar a estudar.
O programa tem uma duração de 18 meses e um limite de idade até aos 30 anos. Depois dos primeiros seis meses e mediante o compromisso demonstrado, os participantes podem começar a receber uma quantia mensal que varia entre os 300 e os mil dólares.
“O pagamento não se baseia no facto de deixarem as armas de lado e antes nas conquistas relativamente às metas estabelecidas”, explica à emissora britânica DeVone Boggan, o responsável pelo projeto.
“Desde o início do programa que a taxa de homicídios caiu 75%“, afirma Boggan, tendo em conta que Richmond já foi considerada a sexta cidade mais violenta dos Estados Unidos.
Além das várias metas a atingir, outra condição imposta pela iniciativa é que os jovens se reúnam várias vezes por semana com os seus mentores, pessoas reabilitadas que também já tiveram um passado criminoso.
O programa conta ainda com uma equipa de psicólogos, especialistas em áreas como resolução de conflitos, abuso de substâncias ilegais e aconselhamento profissional.
Segundo Boggan, a iniciativa custa entre 800 mil e um milhão de dólares a cada 18 meses de programa. Os custos são cobertos pelo município ou por investidores privados.
“Nem todos concordam, mas os comandantes da polícia percebem a importância da nossa credibilidade entre os jovens criminosos”, destaca.
De acordo com o responsável, o que motiva os participantes a continuarem empenhados neste percurso nem é o dinheiro em si mas sim o relacionamento que vão estabelecendo com os mentores e a certeza de que estão a ser ouvidos.
Além das remunerações, os participantes têm ainda a oportunidade de ganhar viagens a outras cidades dos EUA ou até mesmo a outros países mas com uma única condição: fazer-se acompanhar de alguém com quem já tiveram um conflito.
“Assim têm a oportunidade de ver a outra pessoa em situações mais vulneráveis e acabam por perceber que até têm muito em comum”, diz Boggan.
ZAP / BBC