terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Projeto "Landscape Together” vai criar uma nova dinâmica artística no interior do Centro de Portugal


Iniciativa que junta 17 parceiros internacionais foi apresentada hoje em Coimbra.
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, elogiou hoje o projeto “Landscape Together”, durante a apresentação, em Coimbra, sublinhando que a iniciativa “preenche os quatro eixos definidos para a atividade turística nacional para os próximos três anos”.
O projeto “Landscape Together” junta 17 parceiros internacionais e vai dinamizar residências artísticas, roteiros culturais e mais de 70 oficinas em cinco municípios do interior da região Centro de Portugal: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova. A Turismo Centro de Portugal é um dos parceiros da iniciativa, que foi contemplada com o financiamento de um milhão de euros pela Europa Criativa 2022.
“Este é um projeto que a Turismo Centro de Portugal abraçou desde o início e que encaixa nos quatro eixos que estão vertidos na estratégia de Portugal e do Centro de Portugal para os próximos três anos: o reforço da agenda de turismo para o interior, a internacionalização do território, o crescimento em valor e a transição digital”, salientou Pedro Machado.

Concretizando, Pedro Machado sublinhou que, em primeiro lugar, “os territórios que estão abrangidos no projeto reúnem características de baixa densidade e de interior, sendo hoje cada vez mais procurados pela sua especificidade e pela singularidade das suas ofertas e experiências turísticas. Criarmos eventos que sejam também eles mobilizadores é um atrativo extra para esses territórios”.

Por outro lado, este é um projeto que “permite crescer na internacionalização do território, pois está prevista a mobilidade de mais de 90 artistas estudantes europeus”. Além disso, “é uma oportunidade que estamos a criar também para empresas da região, ao nível da sua internacionalização, permitindo também a ambição de crescermos em valor”, acrescentou.

Finalmente, conclui Pedro Machado, “projetos como o ‘Landscape Together’ constituem também uma oportunidade para aumentar a capacidade de digitalização e de transformação, quer do destino quer dos operadores”.

Promovido pela MAG - Marques de Aguiar, o projeto “Landscape Together” foi hoje anunciado em conferência de imprensa, que decorreu no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e que contou com a presença de Marta Aguiar, fundadora da MAG, Suzana Menezes, diretora regional de Cultura do Centro, e dos autarcas dos municípios envolvidos no projeto.

Ao longo de quatro anos, serão desenvolvidos quatro cursos de verão, mais de 70 oficinas, 16 eventos interdisciplinares, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente e oito exposições em seis países, entre outras iniciativas. O “Landscape Together” prevê ainda a cooperação e mobilidade entre mais de 90 artistas europeus e dos seus trabalhos.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues


EQUIPA SUB 18 DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VAI PARTICIPAR NO CAMPEONATO BASQUETEBOL CENTRO NA QUARTA FASE DA 2ª DIVISÃO SÉRIE G

 

A Secção de Basquetebol, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai iniciar no dia 11 de fevereiro, sábado, a sua participação no Campeonato de Basquetebol do Centro, através da participação da sua equipa de Sub- 18, na 4ª fase da 2ª divisão, na série G.

Para além da equipa da Sociedade Columbófila, participam nesta competição, as equipas do, Olivais Futebol Clube, Clube Desportivo da Covilhã e Sampaense Basket.

Este Campeonato que reúne equipas de clubes sediados na região centro, terminará ao fim da realização de 06 jornadas.

Na primeira jornada a equipa da Sociedade Columbófila, desloca-se no próximo dia 11 de fevereiro, à cidade da Covilhã, para defrontar o Clube Desportivo Local, recebendo a 26 do mesmo mês, pelas 16h00, no Pavilhão Marialvas, a equipa dos Olivais, recebendo igualmente em Cantanhede, a 4 de março, o Sampaense Basket, recebendo de seguida na semana seguinte, para iniciar a segunda volta, o Clube Desportivo da Covilhã, no dia 11 de março, pelas 16 horas no Pavilhão Marialvas, voltando a 26 de março a deslocar-se à cidade de Coimbra, para defrontar o Olivais, pelas 18h30, terminando a sua participação nesta fase, no dia 2 de abril, efetuando uma deslocação, para defrontar em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, a equipa local, pelas 16h00.

Exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Senhos” prolongada até 26 de fevereiro


Dada a relevância da exposição de Eurico Gonçalves que se encontra patente no edifício da Antiga Capitania, esta mostra foi prolongada até ao dia 26 de fevereiro, aumentando assim a possibilidade da sua visitação.

Recorde-se que a exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos” tem como curadores Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado e apresenta 48 obras, desde início dos anos 50 até 2005, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda.

A exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos” pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, na Galeria da Antiga Capitania.

Estação Náutica de Aveiro marca presença na Nauticampo 2023


A Estação Náutica de Aveiro (ENA) coordenada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e com a participação de vários parceiros do setor, marca novamente presença na NAUTICAMPO – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas, que se realiza na FIL, em Lisboa, de 8 a 12 de fevereiro.

Com um espaço próprio, é possível aos visitantes conhecerem o trabalho que a CMA e que os parceiros da ENA têm vindo a desenvolver na área do desporto náutico.

Gerida pela CMA, a participação da ENA neste Salão Internacional tem como objetivo a sua divulgação e expansão, dando a conhecer as características únicas do Município de Aveiro e apresentando para isso uma oferta de atividades náuticas de qualidade, bem como alojamento, restauração e outras de grande atração turística.

A NAUTICAMPO é o maior evento de Atividades Náuticas, Lazer ao Ar Livre, Desporto e Aventura em Portugal e um dos mais antigos da Europa. Para além da mostra de produtos, é também um espaço de interatividade, de experimentação e debate de ideias das várias atividades e modalidades presentes. Podem ser obtidas mais informações sobre a Feira na página oficial - http://www.nauticampo.fil.pt/.

Nova exposição de “Trajes Tradicionais de Aveiro” em exibição de 11 de fevereiro a 30 de março


O Museu da Cidade acolhe, a partir de sábado, dia 11 de fevereiro, a exposição “Trajes Tradicionais de Aveiro. Do vestir de trabalhar ao fino trajar” que irá juntar vários trajes, pertença à coleção da Câmara Municipal de Aveiro.

A inauguração, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, está marcada para as 16h00, momento onde poderão ser apreciados vários tipos de trajes que foram reunidos pela Comissão Municipal de Turismo, que, entre os anos de 1963 e 1979, recolheu diversas peças de vestuário e acessórios das gentes da Beira-Mar e encomendou a confeção de novas peças, com base em modelos existentes.

A exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos” pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, no Museu da Cidade.

Proença-a-Nova | Atletismo conquista mais de 30 pódios em provas oficiais

 

A equipa de atletismo do Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova conseguiu alcançar 31 pódios em provas oficiais só no mês de janeiro deste ano como resultado do trabalho desenvolvido pelos 25 atletas dos vários escalões que integram este grupo (infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos).

O mês de fevereiro arrancou com a expetativa de ultrapassar o sucesso alcançado em janeiro, já que a participação no Torneio de Preparação de Pista Coberta, que aconteceu em Alpiarça, trouxe dois primeiros lugares no salto em altura e na prova de 60 metros e dois terceiros lugares também nos 60 metros.

No Campeonato Distrital de Inverno, que decorreu na Pista da Zona de Lazer em Castelo Branco a 7 de janeiro, a equipa arrecadou 15 prémios de pódio entre juniores e juvenis – as atletas Carolina Martins e Romana Lopes conquistaram o primeiro e segundo lugares, respetivamente, nos 60 metros barreiras no escalão juvenis femininos. Na mesma prova e no mesmo escalão, mas na categoria de masculinos, João Alexandre e José Maurício ficaram em primeiro e segundo lugares, respetivamente. Na prova de 60 metros juvenis foram alcançados dois terceiros lugares: Rafael Ribeiro e Alice Pui. Na prova de 1500 metros João Alexandre conquistou o segundo lugar em juvenis. No salto em comprimento juvenis Eva Ventura e Rafael Ribeiro arrecadaram o terceiro lugar. No lançamento do peso, foram conquistados dois primeiros lugares (Carolina Martins e José Maurício), dois segundos lugares (Alice Pui e Rafael Ribeiro) e dois terceiros lugares (Romana Lopes e João Cardoso).

No 7º Encontro de Atletismo “Abaixo de Zero”, que decorreu em Viseu a 14 de janeiro, e que reúne a Associação de Atletismo de Castelo Branco, da Guarda e de Viseu – a equipa obteve 8 pódios – 1 primeiro lugar nos 60 metros (Rafael Ribeiro), 4 segundos lugares em 60 metros barreiras (João Alexandre), salto em altura (Rita Ribeiro), salto em comprimento (Rafael Ribeiro) e 250 metros (Alice Pui) e 3 terceiros lugares – Romana Lopes nos 60 metros barreiras, João Cardoso no salto em comprimento e Daniel Mendonça nos 150 metros.

No Campeonato Distrital de Corta Mato que decorreu em Cortes do Meio, a 22 de janeiro, a equipa de atletismo do Núcleo de Juventude trouxe para casa 8 prémios individuais e 4 títulos coletivos – infantis femininos, iniciados femininos e masculinos e juvenis masculinos.

A equipa participa também em provas de estrada, mas estes resultados correspondem apenas às provas de pista nos escalões jovens. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode inscrever-se na modalidade, basta ter força de vontade. Os treinos acontecem às segundas, terças e sextas-feiras às 18h, junto à Piscina Municipal e às quartas-feiras na Pista de Atletismo de Castelo Branco (sendo o transporte assegurado pelo clube). Para mais informações, os interessados deverão contactar o responsável pela equipa Nuno Abade, através do telefone 916 215 181.


Carnaval de Ovar 2023 – O regresso da Vitamina da Alegria

 O Carnaval de Ovar e a Vitamina da Alegria estão de regresso à cidade da folia. No dia 28 de janeiro, o Carnaval de Ovar teve a sua grandiosa abertura com um espetáculo que juntou Marcelo D2 e a Orquestra Bamba Social a 70 percussionistas da comunidade local. Os milhares de pessoas presentes e o ambiente de folia contagiante que se fez sentir pelas ruas do centro da cidade e no Mercado Municipal, fez antever o entusiasmo da comunidade carnavalesca e do público, tão característico de Ovar.
Passado o mote de abertura da grande festa carnavalesca, e com música e decoração festiva a pintarem o ambiente, o Carnaval de Ovar 2023 prosseguiu com mais de dois mil participantes na Caminhada Noturna, a Megafesta na Aldeia e o desfile da Chegada do Rei, na qual foram entronizados Sua Alteza El-Rei D. Nelson Trolley’s Toons e Sua Alteza A Rainha D. K’Ana Raxada.
Mas as festividades carnavalescas não param até 21 de fevereiro. A Câmara Municipal de Ovar continuar a apostar numa programação eclética e apelativa (grandes nomes do panorama musical nacional e artistas e DJ’s internacionais, consolidação de eventos como a Noite da Farrapada e o Baile de Máscaras) e em proporcionar experiências ao público vareiro e visitantes, nomeadamente através de oficinas temáticas.

Carnaval Sénior | 9 fev – 14h30
Numa época em que A Vitamina da Alegria invade a cidade, são os seniores a fazer as honras de abertura do Espaço Folião, no dia 9 de fevereiro, pelas 14h30, com o tradicional Carnaval Sénior.
A 16ª edição do Carnaval Sénior conta já com 400 participantes inscritos e, como já vem sendo habitual, acolhe seniores provenientes de instituições de concelhos vizinhos. A festa dedicada aos seniores será animada por Bruno Cordeiro e Tatty, tratando-se de uma iniciativa que promete animar a população sénior do concelho e da região, provando que o Carnaval não tem idade.
 
Baile de Máscaras | 11 fev – 23h59
Da tradição carnavalesca em Ovar, os Bailes de Carnaval foram, até aos anos 80 do século passado, um ex-libris da Cidade. Recuperando essa tradição, a Câmara Municipal de Ovar vai realizar a 7ª edição do Baile de Máscaras, que terá lugar na Escola de Artes e Ofícios e que será animado pela Banda Cassete. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
 
2500 alunos no Carnaval das Crianças | 12 fev - 14h30
No dia 12 de fevereiro, domingo, a partir das 14h30, decorre um dos momentos altos do Carnaval de Ovar, o desfile das crianças no centro da cidade de Ovar, que conta com crianças de todas as freguesias do concelho. Assim, alcançando um número recorde em 2023, 2500 crianças de 27 escolas e instituições do concelho vão demonstrar como se brinca ao carnaval, com um espetáculo cheio de vitamina da alegria, prometendo trazer milhares de visitantes ao centro da cidade. O Carnaval das Crianças tem vindo, anualmente, a crescer em número de crianças e entidades, havendo um envolvimento cada vez maior entre a comunidade educativa e o carnaval.
 
Espaço Folião | 10 a 20 fev
O Espaço Folião é já uma marca do Carnaval de Ovar, reconhecido pela apresentação dos melhores concertos carnavalescos. 2023 não foge à regra, apresentando uma programação de luxo e tendo como cabeça de cartaz o cantor brasileiro Diogo Nogueira, no dia 11 de fevereiro. A figurar como destaques de cartaz estão ainda Plutónio, 18 de fevereiro, Chico da Tina, 19 de fevereiro e Putzgrilla, Karetus, Mandragora e Zanova, que ocupam a tenda do Espaço Folião no dia 20 de fevereiro.
O Espaço Folião recebe ainda, com entrada gratuita, a apresentação dos Sambas Enredo – 10 de fevereiro; a Noite Dominó com o indispensável Quim Barreiros – 16 de fevereiro e Tio Jel a 17 de fevereiro.

Noite da Farrapada | 17 fev – 22h00
O desfile mais divertido e espontâneo do Carnaval de Ovar está de regresso para a 6ª edição. Dia 17 de fevereiro, a partir das 22 horas, a Noite da Farrapada vai animar as ruas de Ovar.  Individualmente ou em grupo, a Noite da Farrapada proporciona a todos, sem exceção, a oportunidade de fazer parte do melhor Carnaval do país, num desfile espontâneo e divertido onde a animação e a alegria são as únicas regras. O conceito é pegar no primeiro disfarce que tiver no armário, ou reaproveitar roupas usadas, e vir desfilar para a rua.
 
Grande Noite Mágica e Sábado de Carnaval
Anualmente, milhares de pessoas, mascaradas ou não, rumam a Ovar na segunda-feira de Carnaval para a denominada Grande Noite Mágica, um evento no centro da cidade de Ovar com inúmeros pontos de animação para diferentes públicos.
Em 2023, a entrada no Recinto da Grande Noite Mágica tem o custo de 1 euro (pré-venda) e de 5 euros (próprio dia), no sentido de reforçar e melhorar as condições de segurança do recinto. A autarquia volta a dinamizar 6 espaços de animação, entre os quais, a Praça da República com o DJ Miguel Cruz, DJ Ricardo Rego e DJ Pette, o Parque Júlio Dinis com animação do DJ Night Boy, DJ John Santo e DJ Jottape, a Praça das Galinhas com Los Bandidos e P* da Loucura, o Chafariz do Neptuno com Rui Marques e o DJ Johnny Light, o Jardim do Cáster com Mulheres do Brasil, DJ Mark Villard e Ao Jeito Delas e o Mercado Municipal com a Banda Bailando e Dj Sardinha.
No sábado de Carnaval, e pretendendo potenciar a animação e a procura do centro da cidade, após o Desfile Noturno das Escolas de Samba, haverá animação com Forrobodó no Parque Júlio Dinis; a Praça das Galinhas recebe John Santo e Night Boy e Mete Cá Sets; e no Chafariz do Neptuno, The Fucking Bastards, É Nois e Rui Marques são os artistas de serviço. 
 
Grandes Corsos Carnavalescos
Os dias 19 e 21 de fevereiro são a apoteose do Carnaval de Ovar, com os Grandes Corsos Carnavalescos que invadem a Avenida Sá Carneiro, atraindo milhares de pessoas. São cerca de 2000 figurantes, provenientes de 14 Grupos Carnavalescos, seis Grupos de Passerelle e quatro Escolas de Samba que anualmente escolhem um tema para o Grupo e, posteriormente, surge um trabalho de criatividade e inovação.
De sublinhar que, ao longo dos últimos anos, a Câmara de Ovar tem vindo a implementar novidades e melhorias nos corsos, quer para os participantes, quer para o público, com destaque para os camarotes com catering, os estrados desnivelados para peão – que melhoram as condições de comodidade aos que adquirem este bilhete - ainda melhorias nas acessibilidades aos corsos e fluidez do desfile, fatores que incrementaram a qualidade dos corsos carnavalescos.
 
Carnaval de Ovar com Programas Inclusivos e Turísticos – Oficinas Criativas e Vistas Guiadas
Usufruindo das dinâmicas criadas durante o período de Carnaval, a descoberta dos bastidores desta grande festa, com as Visitas Guiadas à Aldeia do Carnaval, continua a fazer parte do programa face ao sucesso registado em anos anteriores. Em 2023, as visitas guiadas à Aldeia do Carnaval decorrerão nos dias 4, 15 e 18 de fevereiro, com acompanhamento de Língua Gestual Portuguesa, e a visita de dia 15 culminará com uma oficina de percussão para pessoas com baixa visão e cegos. Também o centro da cidade irá acolher as visitas guiadas “Carnaval de Ovar: História, Peripécias e Protagonistas”, nos dias 17 e 19 de fevereiro.
A merecer destaque ainda o interesse da população nas Oficinas Criativas de criação de coberturas e chapéus, máscaras de carnaval e acessórios em esponja, que já esgotaram as inscrições para as datas disponíveis.
 
“Chapéus Foliões do Carnaval de Ovar” em exposição no Museu da Chapelaria de São João da Madeira
Inaugurada a 28 de janeiro e patente até ao dia 5 de março no Museu da Chapelaria de São João da Madeira, a exposição “Chapéus Foliões do Carnaval de Ovar”, trabalho fotográfico realizado por Frederico Martins, foi criada para expressar, em 2023, o valor artístico e cultural do Carnaval de Ovar.
Pela primeira vez, reúnem-se dezenas de chapéus e coberturas de cabeça que, em diferentes épocas, deslumbraram nos desfiles de Ovar. De cores sublinhadas e carregadas. Vestem simbolismos e singulares identidades. São de palhaço, de pirata, de índio, de toureiro, de cowboy, de polícia e de ladrão, de bruxa e de princesa. São os chapéus foliões do Carnaval de Ovar no Museu da Chapelaria!
 
Bilhetes
A grande novidade desta edição passou pela venda dos bilhetes de bancada online, através da BOL, que representa, até à data, uma parte significativa das vendas de bilheteira, facultando, desta forma, mais ferramenta de compra para as pessoas assistirem a este grande espetáculo de cor e alegria que são os desfiles dos Grandes Corsos Carnavalescos, mantendo-se a venda presencial nos locais habituais.
Nos dias de desfile, os bilhetes estarão à venda nas bilheteiras junto ao percurso e as pulseiras ou bilhete diário para o Espaço Folião podem igualmente ser adquiridas no próprio dia, na bilheteira daquele espaço.
 
Preçário
Bancada para desfile das Escolas de Samba – 5€
Bancada para desfile do Grande Corso de domingo – 13€
Bancada para desfile do Grande Corso de terça-feira – 11€
Peão – 7€
Espaço Folião – 20€/pulseira com direito a entrada nos dias 11, 18, 19 e 20 de fevereiro, podendo ainda ser adquirido bilhete diário pelo valor de 10€.  Nos dias 10, 16 e 17, o acesso é gratuito.
Grande Noite Mágica – 1€ até 13 de fevereiro e 5€ no próprio dia.
Mais Informações: Programa Carnaval de Ovar 2023

Magda Guedes

Homem detido por furto em armazém industrial na Figueira da Foz


Elementos da GNR da Praia de Quiaios, no dia 5 de fevereiro, deteve em flagrante um homem de 25 anos, por furto em armazém industrial, em Ferreira-a-Nova.

Ao receber uma denúncia de um furto que se encontrava a decorrer nas instalações de um armazém, os homens da GNR deslocaram-se ao local onde localizaram e detiveram o suspeito. Foi, então, apreendido o motor de um automóvel, um carrinho de transporte e dois pneus. Os bens recuperados foram entregues ao seu legítimo proprietário.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Coimbra onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentação periódica, três vezes por semana, no posto policial da sua área de residência.

A ação contou com o NIC de Montemor-o-Velho, do Posto de Montemor-o-Velho, do Posto do Paião e do Posto da Tocha.

Executivo Municipal aprovou termos do protocolo de colaboração. Polo do Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Cantanhede no Hospital Arcebispo João Crisóstomo

O Executivo Municipal aprovou, em sessão camarária, os termos do protocolo de colaboração a celebrar entre o Município de Cantanhede e o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), com, vista à implementação de um polo do Banco de Voluntariado de Cantanhede na área da Saúde.

Criado em 2005 com o objetivo de fomentar ações de voluntariado em diversos domínios, o Banco de Voluntariado de Cantanhede assume a partir de agora uma relevância fulcral na área da Saúde, pois permite não apenas promover a cidadania ativa na unidade de saúde, mas igualmente encontrar estratégias locais de proteção e promoção de saúde.

De acordo com a vereadora da Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede, Célia Simões, “esta é uma parceria capaz de gerar mais-valias no desenvolvimento de um polo do Banco de Voluntariado de Cantanhede” e dá continuidade a outros projetos comuns às entidades signatárias, como a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em Extensões de Saúde do concelho e ainda exames de radiologia no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

Segundo o previsto no protocolo agora aprovado, a Câmara Municipal compromete-se a desenvolver ações de formação e de troca de experiências em parceria com o HAJC, no sentido de facilitar a integração e o ajustamento entre o voluntário e o polo da Saúde, bem como o relacionamento entre os diversos voluntários colocados em entidades recetoras.

Cabe ainda â autarquia supervisionar o processo de acolhimento e de integração dos voluntários numa perspetiva de articulação concertada entre as partes envolvidas.

Por outro lado, o HAJC compromete-se a desenvolver programas de integração e formação inicial e contínua, com vista ao apoio e enquadramento do trabalho voluntário, reembolsar o voluntário das despesas efetuadas no exercício de uma atividade programada pelo polo do HAJC, desde que inadiáveis e devidamente justificadas e colaborar no processo de avaliação do voluntário acolhido, promovido pelo Banco de Voluntariado de Cantanhede.

O único projeto de 1M da Europa Criativa coordenado por Portugal promove a internacionalização do Experimenta Paisagem

 

Landscape Together – projeto promovido pela MAG – Marques de Aguiar (Porto) - é o único projecto de média dimensão coordenado por Portugal dos 28 selecionados pelo programa Europa Criativa 2022, com um financiamento de €999.960,00, com início em 2023 numa cooperação intensa entre 17 parceiros internacionais (Espanha, França, Alemanha, Itália e Bélgica) e no território piloto, o centro interior de Portugal.
Com este projecto da Europa Criativa afirma-se a internacionalização do Cortiçada Art Fest, o projecto âncora do Experimenta Paisagem, uma plataforma de desenvolvimento territorial que tem como objectivo a concretização do museu experimenta paisagem, um museu aberto e sem paredes, de acesso livre e democrático enraizado na participação das comunidades locais.
O projeto Landscape Together concretiza entre 2023 e 2026 as várias dimensões culturais do Museu Experimenta Paisagem através de um trabalho coeso e consistente de uma rede de 17 parceiros peritos nas diferentes vertentes da Mediação Cultural, do Património Construído, da Criação Artística, do Património Imaterial e da Comunicação. “Neste momento estamos a iniciar o envolvimento com as pessoas deste território e uma aproximação aos valores do património natural e cultural”, refere Marta Aguiar, fundadora do escritório MAG. “Simultaneamente estamos também a promover parcerias estratégicas ao nível da cultura, com o representante português da Europa Nostra, o Centro Nacional de Cultura, ao nível dos media (media partners) e da mediação artística (museus e galerias).”
Os parceiros convidados pela MAG para integrar este projeto são: Direção Regional de Cultura do Centro, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Artes Aplicadas, Agrária e Educação), Khbt (Alemanha), Municípios do Centro de Portugal: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, Museu Chillida Leku (Espanha), Politécnico de Milão (Departamento de Arquitectura), Universidade do Porto (Universidade Júnior), Universidade de Coimbra (Departamento de Arquitetura), Yok Yok (França), Time & Place (Bélgica), Turismo Centro de Portugal.
Landscape Together é um projeto singular que propõe encontrar respostas inovadoras e concretas para questões urgentes, parte da interrogação de como é que a arte e a cultura podem conduzir a soluções sustentáveis, de longo prazo, que contribuam para o processo de povoamento dos territórios rurais e que comuniquem respostas efectivas para os problemas relacionados com as consequências das alterações climáticas.
Landscape Together (LT) promove a cooperação e a mobilidade entre mais de 90 artistas europeus e dos seus trabalhos numa relação de compromisso com as comunidades com a intenção de transformar esta experiência num modelo replicável. LT Model irá constituir-se como um instrumento 
de trabalho para outras comunidades que procuram recuperar um sentido de pertença aos lugares, à paisagem e à cultura. Este é um projecto de reflexão a partir de evidências testadas, com 16 eventos interdisciplinares, mais de 70 workshops, 8 roteiros culturais, 18 residências artísticas, 2 obras de arte permanente, 4 cursos de Verão, 20 Creative Talks, 8 exposições em 6 países e o Toolkit LT Model.
O Programa de cooperação da Europa Criativa de 2022 teve um orçamento total de 68 milhões, 169 propostas foram convidadas a preparar o GAP (Grant Agreement Preparation) dos quais 132 de pequena escala, 28 de média escala e 9 de grande escala.
Landscape Together cruza a experiência de peritos e instituições nas áreas chave da transformação territorial a longo prazo ancorada nos seus cidadãos, na mediação cultural, no património material e imaterial, na criação artística e na comunicação. A Mediação Cultural, com o desenvolvimento de programas educativos e da activação de projectos de usufruição integrada das artes e da paisagem, com o Museu Chillida Leku (Espanha) e a Universidade Júnior da Universidade do Porto. O Património Construído, com a investigação e processos participativos para novas estratégias de vivências urbanas nos territórios do interior - da arquitectura às unidades de paisagem -, com os departamentos de arquitetura da Universidade de Coimbra e do Politécnico de Milão. O Património Cultural Imaterial, e em particular, o património imaterial partilhado, como elo de ligação que estrutura o Landscape Together, com o trabalho de análise da paisagem geográfica e da paisagem cultural dos 8 roteiros culturais a concretizar pelas três Escolas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Artes Aplicadas, Agrária e Educação) e com os 5 Municípios (Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova), o vencedor da call internacional com curadoria da Mag e do concelho consultivo. A Criação Artística, com a criação e instalação de duas obras de arte permanentes na paisagem com a metodologia do Experimenta Paisagem, pelos colectivos Yok Yok (França) e Khbthttps://khbt.eu/ (Alemanha), mas também com calls internacionais para 18 residências artísticas e a participação de artistas em eventos singulares pela integração de várias artes, da usufruição da paisagem e das comunidades locais.
Numa visão de longo prazo de acompanhamento da criação do Museu Experimenta Paisagem, a Direção Regional de Cultura do Centro assume-se como parceiro associado desde a criação de condições para o acesso aos bens culturais, ao acompanhamento das atividades. Nesta estratégia de criação de um novo destino internacional de arte permanente na paisagem o projeto conta com, o Turismo Centro de Portugal, e a sua experiência e prémios internacionais de campanhas de comunicação, e também com a equipa de Time & Place sediada em Bruxelas para uma divulgação internacional deste novo destino de arte na paisagem. 
Entre 2019 e 2021 a MAG – Marques de Aguiar, um escritório sediado no Porto e fundado no legado de transformação territorial de Manuel Marques de Aguiar, concretizou no centro interior do país, com os municípios de Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã e o financiamento da DGARTES no contexto do Plano de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI), os dois projectos âncora da criação do Museu Experimenta Paisagem com o objectivo de constituir a região Centro como destino internacional de arte contemporânea na paisagem. Os roteiros da Cortiçada Art Fest e nas Linhas de Água, concretizados promovem a usufruição da arte contemporânea e da paisagem cultural. Um método que aspira a transformações de qualidade, à recuperação e à comunicação de valores da paisagem geográfica e cultural, do património material e imaterial numa abordagem que privilegia em todas as fases o envolvimento dos cidadãos que habitam os territórios ou que deles se sentem pertença.

O Programa de cooperação da Europa Criativa de 2022 teve um orçamento total de 68 milhões, 169 propostas foram convidadas a preparar o GAP (Grant Agreement Preparation) dos quais 132 de pequena escala, 28 de média escala e 9 de grande escala.

A primeira conferência de imprensa do Landscape Together, promovida pela MAG com o apoio da Diretora Regional de Cultura do Centro, Doutora Suzana Menezes, seguida de sessão de trabalho com os parceiros do território piloto, decorre no dia 7 de Fevereiro no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, em Coimbra.

Fotografias das obras de arte na paisagem dos roteiros da Cortiçada e nas Linhas de Água
https://we.tl/t-HoLDMEcTNU
. Farol dos Ventos (Serra das Talhadas)
Roteiro de arte na paisagem da Cortiçada, Chão de Galego, Proença-a-Nova
Financiamento: Dgartes e Município de Proença-a-Nova Autoria da obra: Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar
Créditos Fotografia: Mag – Marques de Aguiar

. Farol dos Ventos
Roteiro de arte na paisagem da Cortiçada, Chão de Galego, Proença-a-Nova
Financiamento: Dgartes e Município de Proença-a-Nova
Autoria da obra: Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar
Créditos Fotografia: Mag – Marques de Aguiar

. Magmacellar
Roteiro de arte nas Linhas de Água, Cunqueiros, Proença-a-Nova
Financiamento: Município de Proença-a-Nova
Autoria da obra: Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar
Créditos Fotografia: Mag – Marques de Aguia

. Menina dos Medos
Roteiro de arte nas Linhas de Água, Sobral Fernando, Proença-a-Nova
Financiamento: Município de Proença-a-Nova
Autoria da obra: Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar
Créditos Fotografia: Mag – Marques de Aguiar
. Moongate
Roteiro de arte na paisagem da Cortiçada, Oleiros
Financiamento: Dgartes e Município de Oleiros
Autoria da obra: Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar
Créditos Fotografia: João Morgado – Architecture Photography
. Véu
Roteiro de arte na paisagem da Cortiçada, Sertã
Financiamento: Dgartes e Município da Sertã
Autoria da obra: Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar
Créditos Fotografia: João Morgado – Architecture Photography



Águeda | Rua Celestino Neto vai entrar em obras de reabilitação

 A Rua Celestino Neto vai entrar, esta semana, em obras de reabilitação, com o melhoramento da rede viária, passeios e área de fruição pública, seguindo depois para a Avenida 25 de abril.
A intervenção será feita de forma a assegurar que o trânsito seja mantido, com alguns constrangimentos.
 
As obras vão incidir sobre a colocação de pavimento betuminoso, a reformulação de passeios, com a colocação de cubinhos de calcário, para além da instalação de pavimento tátil para pessoas com limitações visuais e a colocação de novo mobiliário urbano (papeleiras, bancos, contentores de dejetos caninos e parque para bicicletas).
 
Os espaços verdes serão também reabilitados, com a retirada das árvores atuais, que estão a destruir os passeios e a colocar em causa a segurança pública, sendo substituídas por outras mais adequadas às funcionalidades urbanas.
 
No seguimento da Rua Celestino Neto, as obras vão incidir sobre a parte inicial da Avenida 25 de Abril, até à rotunda junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda, eliminando o separador central e com isso melhorando o fluxo de trânsito, e colocando zonas de estacionamento/descanso.
 
A Câmara Municipal agradece a compreensão pelos incómodos que possam ser causados durante o decorrer das obras e os condicionamentos que serão necessários para realizar esta intervenção, que será feita com a maior brevidade possível, prevendo-se que esteja concluída até ao verão.

 

Marinha Grande | CENTENÁRIO DO COMBOIO DE LATA

 Para assinalar o centenário da entrada em funcionamento do comboio de lata no Pinhal do Rei, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu, na segunda feira, 6 de fevereiro, Carlos Gomes e Eduardo Gaspar, da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, numa visita às locomotivas que circularam em São Pedro de Moel e na Marinha Grande, que são propriedade do Município.
No início do século XX, os Serviços Florestais receberam três máquinas:
- nº 9998 – que começou a circular em 1923, sendo a locomotiva nº 1, vendida a um comerciante de Cascais e posteriormente a um colecionador inglês que a levou para Inglaterra;
- nº 11495 – indicada como a locomotiva nº 2, adquirida pelo Município da Marinha Grande em 2018 e que se encontrando no Parque Municipal de Exposições (PME);
- nº 3871 – a locomotiva nº 3 – adquirida pelo Município da Marinha Grande em 1967 e que se encontra no PME.

O Eng.º Silvicultor António Mendes d’Almeida introduziu na Circunscrição Florestal um pequeno comboio de via reduzida (bitola de 600mm) tipo Décauville, de fabrico alemão, que tinha vindo para Portugal proveniente da Alemanha.
O comboio começou a circular no Pinhal a 6 de fevereiro 1923, apenas com a locomotiva nº 9998 por ter sido fornecida em maio de 1922, enquanto as outras foram posteriores, em 1927 e 1929.
Na sua viagem inaugural, este comboio foi batizado de “comboio de lata”, expressão utilizada a título informal por Manuel Francisco Alves quando o viu passar e adotada pela população marinhense.

Circulou durante cerca de 42 anos, transportando pinheiros, madeira, pedra, areia para construção de estradas, numa rede ferroviária com perto de 30km com 3 linhas principais: Pedreanes - Estação dos caminhos de Ferro; Pedreanes - Farol de S. Pedro de Moel (passando por Guarda Nova, Tremelgo, Pedreira e S. Pedro de Moel); Pedreanes -Talhão 225 (próximo da Ponte Nova). Existiam ainda pequenos ramais que serviam as serrações mais importantes.

Num gesto de boa vontade do Chefe da Circunscrição Florestal, em datas festivas o comboio servia para passeios das crianças das escolas pelo Pinhal até às praias, para levar a população ao Pinhal ou à Praia Velha na comemoração do 1º de Maio ou da Quinta-feira de Ascensão.

Em 1965 devido aos custos elevados e ao perigo que representava para a segurança do Pinhal, o comboio foi desativado.

A “BAZUCA” E O METRO DE LISBOA


Os fundos europeus chegam-nos para melhorar as nossas infra-estruturas. o nosso potencial humano e outras prioridades que ajudem ao desenvolvimento do país e dos portugueses. Para que Portugal se aproxime dos níveis de vida da média europeia.

Mas, o que vamos assistindo ao longo de tantos anos, atravessando todos os governos, é o uso desses fundos para pagar despesa que devia ser suportado pelo orçamento do estado.

Usar os fundos europeus para pagar investimentos que em nada contribuem para a coesão nacional e para o desenvolvimento do país tornou-se tão natural que é assumido sem pudor.

Por isso ouvimos o primeiro-ministro afirmar que mais uns quilómetros do Metro de Lisboa tem que estar concluídos em 2016, porque é a data limite de uso do famoso PRR - a tal bazuca pós-covid que devia fazer recuperar a nossa economia e tudo o resto que foi prejudicado com a pandemia.

Mais uns quilómetros do Metro de Lisboa certamente que tem muita importância para alguns milhares de cidadãos da capital. Mas não beneficie o país no seu todo.

Devem os fundos comunitários que nos são dados para aproximar o país do desenvolvimento médio da União Europeia ser usados para pagar obras locais? Será com este uso da montanha de dinheiro europeu que vamos conseguir que algumas regiões do país saiam de níveis de pobreza em comparação com os nossos parceiros europeus?

Temos regiões como o Norte do país que são das mais pobres da Eurolândia. Mas, muito do dinheiro europeu fica em Lisboa.

Portugal continua a ser Lisboa e o resto é paisagem.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

Temos regiões como o Norte do país que são das mais pobres da Eurolândia. Mas, muito do dinheiro europeu fica em Lisboa.”

Centro de Juventude de Águeda envolve mais de 27 mil jovens em 6 anos de atividade

 Em seis anos de atividade ininterrupta e com dezenas de projetos realizados, o CJA recebeu vários prémios pelas boas práticas que aqui são promovidas.          
O Centro de Juventude de Águeda (CJA), que assinalou seis anos de atividade ininterrupta em janeiro, desenvolve um programa de ação vocacionado para os jovens, promovendo vários projetos, através de parcerias locais, nacionais e europeias, que envolveram, até ao momento, mais de 27 mil jovens.
“A atividade desenvolvida pelo CJA, mais do que motivar os jovens, de os ouvir e os estimular nas suas capacidades e valores, proporciona algumas ferramentas pedagógicas e apresenta um conjunto alargado de oportunidades de intercâmbio que são uma mais-valia para a formação pessoal dos nossos jovens”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que acompanhou uma das atividades comemorativas do aniversário do CJA, na última semana.
 
Na ocasião, onde foram apresentados os resultados de um dos projetos desenvolvidos pela CJA, o Edil inspirou os jovens a serem “construtores de uma sociedade positiva e generosa”, a traçarem metas de crescimento pessoal, a ambicionarem chegar “sempre mais longe” e a agarrarem todas as oportunidades que os vários projetos e programas realizados no CJA proporcionam, para que possam “crescer e ser a melhor versão de si mesmos, porque se cada um der o melhor de si, o mundo será o melhor que pode ser”.
 
Desde que abriu portas, em janeiro de 2017, o CJA promoveu um vasto conjunto de atividades, com a parceria de 62 instituições locais, desde estabelecimentos de ensino (básico, secundário e superior) a entidades das áreas social e cultural, que envolveram um total de 27.309 jovens.
 
Nestes seis anos, o CJA acolheu ainda 46 jovens voluntários europeus do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) e proporcionou a oportunidade a dezenas de jovens aguedenses a fazerem intercâmbio e voluntariado em vários países europeus. Neste momento, estão em Águeda 8 voluntários, que vão permanecer na cidade até agosto, após o que vários outros jovens virão para o Município ao abrigo do CES.
 
Neste período, o CJA desenvolveu 55 projetos, sendo que 32 foram realizados enquanto coordenadores (no âmbito do Portugal Inovação Social, do Erasmus+ e EEA Grants) e 23 como parceiros.
O CJA é promotor de vários projetos, entre os quais se contam o Step1 (que promove o desenvolvimento de uma rede local de voluntários), o Emoaction In & Inner (programa de intervenção com jovens de minorias sobre a inteligência emocional), o innovate Now (projeto de desenvolvimento de competências empreendedoras), o “in a nutshell” (visa criar um manual de educação não formal para iniciados) e o “SDG4Youth” (visa informar/trabalhar com os jovens o conhecimento sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Destaque ainda para o “Creative Youth City”, projeto que pretende envolver jovens e mentores no desenvolvimento de projetos criativos. Deste projeto irá resultar um manual de como criar uma cidade jovem criativa e uma plataforma onde jovens e mentores se podem inscrever.

Reconhecimento público
Ao longo destes seis anos de atividade intensa e regular, o CJA recebeu 8 reconhecimentos públicos pelo trabalho realizado em Águeda, entre os quais dois prémios de boas práticas e dois prémios de Projeto Inspirador, atribuídos pela Agência Nacional Erasmus+. O CJA foi ainda nomeado pela referida agência para Embaixador do Programa Europe Goes Local e convidado a organizar e aplicar uma das formações SOFÁ (uma sessão de treino promovida pela Agência Nacional Erasmus+).
 
A Agência Nacional Erasmus+ selecionou, por duas vezes, o CJA para ser visitado como exemplo de boas práticas nas formações organizadas pela agência.