sábado, 2 de junho de 2018

Reino Unido | Incêndio em prédio de Londres: 30 mil pedidos de ajuda

"Todo o 4º andar e metade do 5º andar estão a arder", disseram os Bombeiros da capital britânica
Pelo menos 10 carros de bombeiros e 72 operacionais estão a combater um fogo num prédio de apartamentos na Harley Street, em Marylebone, Londres. Os serviços de emergência receberam mais de 30 mil chamadas assim que as chamas irromperam num dos andares do edifício.


Segundo a imprensa britânica, a causa do incêndio ainda não é conhecida, mas há relatos, no Twitter, a elogiar a rapidez dos serviços de emergência.

Na mesma rede social alguns utilizadores estão a publicar vídeos da ação dos bombeiros a combater o fogo.


O Departamento dos Bombeiros de Londres publicou um tweet a indicar que está a combater um incêndio num edifício de seis andares. "Todo o 4º andar e metade do 5º andar estão a arder", revelam, na rede social onde também pedem que as pessoas "evitem a área".




Update on fire - Firefighters are tackling a blaze in a building of 6 floors. The whole of the 4th floor & half of the 5th floor is alight. Please avoid the area if possible 📷 @Glorious_Gooner
A Harley Street é um local famoso pelas clínicas de cirurgia plástica. No edifício atingido funcionam uma clínica dentária e uma clínica oftalmológica, e os restantaes andares são apartamentos residenciais, de acordo com o Daily Mail.

Fonte: DN


Vamos salvar a vida da Joana Sousa





Vem aí o terceiro Concurso Nostra Cantores…


Se tens gosto pela arte musical. Se gosta de mostrar aos amigos e familiares que tens voz e talento... então, agarra esta oportunidade!
Participa no Concurso Nostra Cantores e mostra a toda a gente que sabes dar uma boa cantada...
Canta e encanta!
Jornal Mira Online

Presidente da República agradece ao associativismo pelo papel durante o período de crise

Resultado de imagem para Presidente da República agradece ao associativismo pelo papel durante o período de crise
O Presidente da República agradeceu hoje ao associativismo pelo papel durante os anos de crise ao garantir tantas atividades e domínios da vida social, apelando a que nunca se esqueça o objetivo de "mais igualdade e mais justiça".
Marcelo Rebelo de Sousa discursava no 16.º Encontro Nacional de Associações Juvenis, que decorre até domingo no Estoril, concelho de Cascais, começando por assumir ter "saudades do tempo em que era jovem".
A sua palavra do Presidente da República foi de "gratidão" porque "naqueles anos de crise, em que o Estado não pode estar, não pode responder, não pode enfrentar desafios, foi o associativismo, foi a sociedade civil que garantiu tantas e tantas atividades, tantos e tantos domínios da vida social".
"E no associativismo, o associativismo juvenil. Muito obrigado por esses anos de crise, muito obrigado nestes anos de saída da crise, que é sempre uma saída lenta, difícil e desigual. Sem o vosso papel, sem o papel associativo, sem o papel da sociedade civil, perdia a educação, o desporto, a solidariedade social, o encontro efetivo com as raízes do nosso país", enalteceu.
A terceira ideia que Marcelo Rebelo de Sousa quis deixar prendeu-se com o futuro e sabendo que neste encontro vai ser discutido o ambiente, o diálogo entre gerações ou a era digital, o chefe de Estado deixou um apelo para que se esquecessem da importância de garantir "maior justiça e igualdade entre os portugueses"
"Temos uma sociedade ainda muito desigual. Há vários portugais que são esquecidos. E nós não precisamos de esperar por tragédias para nos lembrarmos desse portugais. Devemos antecipar, prevenir, para não ter de remediar", pediu.
O Presidente da República apelou assim para que os presentes "nunca se esqueçam do objetivo de mais igualdade e mais justiça entre pessoas de diferentes idades, géneros, condições, regiões".
No discurso que tinha feito antes, o presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Manuel Rego, fez um desafio ao Presidente da República para que no domingo se juntasse aos jovens participantes numa ida à praia e ao mar de Cascais, hábito que Marcelo mantém.
"Queria dizer-lhe que ouvi com atenção o desafio que me fez, inesperado. Tentarei regressar amanhã mais cedo para matar saudades e testar a juventude de todos", prometeu.
Lusa

Sal, moinhos, surf e uma cidade feia que é linda


P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Se me permitem, hoje começo por aquilo que me é mais próximo: Aveiro. É a minha capital de distrito e a cidade de onde vêm grandes amigos. Conheço Aveiro razoavelmente bem e guardo de lá memórias de dias (e noites) muitíssimo bem passados. A boa notícia é que há coisas novas para descobrir em Aveiro e é isso que nos conta hoje a Maria José Santana, numa prosa bem salgada. Explica-nos a repórter que as marinhas da cidade estão a ganhar nova vida e que o sal não é o único tempero. Com uma longa história ligada à produção deste “ouro” branco, Aveiro está, aos poucos, a recuperar as suas marinhas e a aproveitar o seu potencial turístico. Degustar ostras e salicórnia em pleno coração da ria, fazer uma massagem com lamas ou simplesmente mergulhar o corpo na água salgada são apenas algumas das propostas. Quer-me parecer que já tenho programa para a próxima visita a Aveiro.
Das salinas podemos muito bem passar para os moinhos, essas estruturas românticas que marcam a nossa paisagem e povoam imaginários. A Carla B. Ribeiro levou os miúdos ao Molinum, em Boliqueime, passou lá uma noite e, surpresa!, não é que eles adoraram? Perdidos no meio da natureza, descansaram e recarregaram baterias, com os pés fincados na tradição e a mente aberta a boas energias. Ora veja lá se não vale a pena a viagem.
Por falar em viagem, agora fazemos uma mais longa, com direito a atravessar um oceano e tudo. À boleia do Luís Octávio Costa, descobrimos São Paulo, a cidade onde “o feio é bonito” e onde “coisas boas acontecem”. “Há uma avenida, um Minhocão, um Impostômetro, literatura de cordel, jazz, sebos e brechós, “gozações” e outros quebra-cabeças. É preciso garimpar em São Paulo para descobrir São Paulo, uma cidade excessiva onde a história se escreve no betão — e sem pedir licença.” Vamos?
É também o Luís Octávio que nos conta a história de Daniela Carneiro e Eduardo Ribeiro, os protagonistas da semana. Eles e o Truck Surf Hotel, que é a casa deles e pode também ser a nossa. É ler aqui e saber como.
Também há surf (fatos, mais concretamente) na Chelo Coast House. Mas são as bicicletas feitas à mão a marca mais distintiva da loja que Marie Lenormand e Marcelo Pizarro abriram em Matosinhos. E também há pratos saudáveis e saborosos, a pensar no ambiente e num estilo de vida sustentável. Isto tudo escreve a Linda Melo, que já lá foi tirar a prova dos nove.
Hoje fico-me por aqui. Volto para a semana, mais ou menos à mesma hora. 
Até lá, passe sempre por aqui, temos ideias novas a cada dia que passa. 
Boas viagens!
 




Vale a pena voltar aqui



As balizas que são janelas para a Rússia real
Esqueçam as balizas dos megaestádios do Mundial de futebol. As verdadeiras são estas.



Hora de Fecho: Sporting tenta estancar mais saídas de jogadores

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Responsáveis do Sporting desdobram-se em diligências para estancar saídas mas há mais jogadores apostados em rescindir: segundo os jornais desportivos, tudo depende do futuro de Bruno de Carvalho.
Jornal espanhol diz que o jogador do Real Madrid exigiu um aumento que o coloque acima dos valores pagos a jogadores como Leonel Messi ou Neymar.
À quarta tentativa da temporada, Sporting vence FC Porto e sagra-se campeão nacional de hóquei em patins 30 anos depois, numa história de altos e baixos que teve duas extinções da secção pelo meio.
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, está a ser pressionado no interior do próprio partido para levar a votos o acordo que baliza a saída do Reino Unido da União Europeia.
Puigdemont aplaudiu o respeito do novo Governo pelas "ideologias, línguas, culturas e crenças" e que este se comprometa a ser "fiel ao mandato popular" que é a "base da democracia".
No período em que os muçulmanos celebram o Ramadão, Khalid Jamal, da Comunidade Islâmica de Lisboa, explica o significado do jejum e a necessidade de uma liderança forte para a religião islâmica.
Os pais da menina luso-descendente assassinada em França quiseram que todos pudessem prestar homenagem à filha. Pediram-lhes que trouxessem uma flor branca e não esconderam a emoção.
Foram apreendidos 319 litros de água imprópria para consumo em garrafões destinados a máquinas automáticas dispensadoras, de marca que estava a ser falsificada em Portugal e a ser vendida no mercado.
Em 40 anos, a fábrica da Monte Campo nunca parou de fazer mochilas. O negócio de família está hoje nas mãos de três gerações e, quando muitos a julgavam extinta, a marca reapareceu com novos modelos.
O Centro Português do Surrealismo foi inaugurado, nesta sexta-feira, com um novo espaço de exposições. António Pedro, Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas são alguns dos artistas expostos. 
Opinião

Rui Ramos
É notável como os argumentos e as apreensões que levaram a maioria dos deputados a votar contra a legalização não inspiraram aos promotores da eutanásia um segundo sequer de pausa e de meditação. 

Filomena Martins
Há desconfianças sobre Itália. Crise política em Espanha. Guerra comercial dos EUA. Uma tempestade perfeita que pode arrastar Portugal para o olho do furacão. Mas o Governo não quer saber da borrasca.

Helena Garrido
O Governo seguiu uma política económica arriscada e agora Portugal pode ficar de novo em risco de ser abalado por uma tempestade financeira como se vê pelos efeitos que já tivemos da crise italiana.

Diana Soller
Uma nova ida às urnas, com o resultado que se espera, será imediatamente instrumentalizada como um referendo relativamente à permanência da Itália no projeto europeu.

Jorge Cotovio
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

ALERTA | Funcionários judiciais de greve nacional em junho e julho

ALERTA | Funcionários judiciais de greve nacional em junho e julho
Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) decretou hoje greve nacional para os dias 29 de junho, 02 e 03 de julho, alegando o não cumprimento do Governo sobre a regularização do suplemento de recuperação processual.

Para o sindicato, está também em falta a realização o concurso para a promoção às categorias de escrivão adjunto e técnico de justiça adjuntos, anunciados pelo Ministério da Justiça (MJ) durante a negociação do Estatuto dos Oficiais de Justiça.

“Esta jornada de luta é ainda justificada pelo facto de os representantes dos trabalhadores não estarem a ser ouvidos nos processos de reorganização dos mapas de pessoal e funcionamento das secretarias dos tribunais, o que poderá inclusive, colocar em causa o que se acorda em sede de negociação do Estatuto dos Oficiais de Justiça”, disse o sindicato, numa nota enviada à comunicação social.

Festas da Vila da Freixianda 2018

A Vila da Freixianda prepara-se para  as comemorações do seu 23º Aniversário de elevação a vila. Um programa vasto que se inicia a 21 de Junho e termina a 24 do mesmo mês.
Alem da animação musical e tasquinhas há também folclore, desfile de fanfarra e  este ano  também exposições de artesanato divulgando o trabalho de artesãos locais , uma mostra fotográfica  e ainda exposição de maquinaria agrícola e automóvel.
Participam nas tasquinhas 8 colectividades da freguesia com pratos que vão desde a "Chanfana á moda da Ribeira " á Perna de Porco no espeto com migas" .
Em termos de animação , desporto e actividades existe uma variadade para todos os gostos que vão desde um Passeio de Motorizadas ,Sardinhada Popular , Concertinas , Jogos Escutistas , Marchas Populares , Festival de Ranchos, Quermesse até um  Desfile de Fanfarras.
Em termos de programa o grande cabeça de cartaz para a edição deste ano é David Antunes & The Midnight Band que se espera traga uma grande enchente ao recinto das festas.
Programa:
Quinta Feira dia 21
18h - Sardinhada Popular
Animação com a Banda reduzida de Klino & Amigos
Sexta Feira dia 22
19h00 - Abertura das Tasquinhas
22h00 - Animação com o Grupo " Só Ritmo"
Sábado dia 23
15h00 - Abertura das Tasquinhas, Jogos Escutistas e Quermesse
15h30 - Jogo de Futsal Solteiros X Casados
21h00 - Actuação da Marcha da Pelmá
22h00 - Animação Trio D'Arromba e David Antunes & The Midnight Band
Domingo dia 24
8h30 - Encontro e Passeio de Motorizadas
9h00 - Abertura dos Jogos Escutistas e Quermesse
12h00 - Abertura das Tasquinhas
15h00 - Desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere pelas ruas da Vila
16h00 - Festival de Folclore
22h00 - Atuação do Grupo Manuel Braz
Associações participantes:
- Agrupamento de Escuteiros 1263 da Ribeira do Fárrio
- Associação Cultural e Recreativa Vale do Peso / Rancho Rosas de Portugal
- Associação Cultural e Recreativa Vale do Nabão / Rancho Lirios do Nabão
- Associação Desportiva de Formigais
- GRUDER
- Rancho Folclórico  " Os Camponeses" da Ribeira do Fárrio
- Trilhos dos Cavaleiros Clube Motorizado
- Liga dos Amigos da Secção de Bombeiros da Freixianda
Organização: União de Freguesias de Freixianda , Ribeira do Fárrio e Formigais
Apoio: Município de Ourém  e Bombeiros Voluntários de Ourém

Greve dos ferroviários vai causar perturbações a partir de domingo

CP admite que são esperadas "fortes perturbações na circulação".
Resultado de imagem para Greve dos ferroviários vai causar perturbações a partir de domingo
Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo vão estar em greve na segunda-feira contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente, o que deverá causar perturbações a partir de domingo.
Os sindicatos subscritores do pré-aviso de greve preveem que a paralisação tenha "um grande impacto na circulação de comboios" e a CP admite que deverão ocorrer "fortes perturbações na circulação".
"Como não houve qualquer desenvolvimento ou contacto, a greve vai ocorrer, com grande impacto na circulação de comboios de passageiros e de mercadorias", disse à agência Lusa José Manuel Oliveira, coordenador da Federação Sindical dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), uma das seis estruturas envolvidas na greve.
Segundo o sindicalista, a maioria dos comboios suburbanos não deverão circular durante o período de greve.
Apesar da paralisação estar marcada para segunda-feira, os primeiros efeitos do protesto deverão surgir a partir das 22:00 de domingo, quando se iniciam os primeiros turnos.
Fonte oficial da CP disse à Lusa que ainda é cedo para ter uma perspetiva dos efeitos da greve, mas admitiu fortes perturbações ao longo de segunda-feira e nas últimas horas de domingo e primeiras de terça-feira.
Os sindicatos que marcaram a greve consideram que "a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária -- trabalhadores, utentes e mercadorias", e defendem, por isso, que "é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)".
Os ferroviários contestam que sejam feitas alterações ao RGS com o objetivo de reduzir custos operacionais.
O pré-aviso de greve foi emitido por sindicatos da CGTP, UGT e independentes, porque consideram que a redação do RGS, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois agentes nos comboios.
Posteriormente os sindicatos marcaram uma nova greve para os dias 12 e 13.
Em novembro, os sindicatos dos ferroviários suspenderam uma greve após terem acordado com o Governo que a redação do regulamento de segurança iria ser melhorada de forma a garantir que cada comboio circularia sempre com um maquinista e um revisor ou operador de mercadorias.
Atualmente, os comboios circulam sempre com dois trabalhadores, exceto na Fertagus que, ao abrigo do RGS, pode funcionar excecionalmente com agente único entre Setúbal e o Pragal. Os sindicatos envolvidos na paralisação tinham anunciado há dois dias uma greve para 04 de junho.
Os árbitros do CES não definiram serviços mínimos para a paralisação.
Fonte: Lusa
Foto: Gonçalo Delgado/Global Imagens

Tudo o que é quebrado pode ser restaurado?

Péricles Capanema
Nossa Senhora Aparecida
Com Nossa Senhora Aparecida, tudo o que é quebrado pode ser restaurado. É o que — esteada na misericórdia de Maria, onipotência suplicante — recorda a “nota de reparação” divulgada pela Arquidiocese de Aparecida.
No caso, pela bondade de Nossa Senhora Aparecida, o pedido de perdão do arcebispo, do reitor do santuário e do provincial redentorista repararia o escândalo causado pelo lulopetismo desbragado do Padre João Batista, reitor do Santuário [foto acima].
Com efeito, repercutiu feio a escandalosa missa, entremeada de ditirambos à política petista e de orações pela libertação de Lula, celebrada em 20 de maio pelo referido sacerdote no Santuário Nacional de Aparecida.
Missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida pelo presidiário Lula da Silva, com a presença de petistas com camisetas vermelhas com a estampa de Nossa Senhora na frente e de Lula nas costas.
Missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida pelo presidiário Lula da Silva, com a presença de petistas com camisetas vermelhas com a estampa de Nossa Senhora na frente e de Lula nas costas.
Plena consciência da falta (do mal feito), intenção séria de não a repetir e reparação dos danos são necessários para autêntico pedido de perdão. Reparação e restauração, dois conceitos que sempre fizeram falta, especialmente na Igreja de hoje. Um deles vem na nota.
Toca a manifestação humilde de um pedido de perdão. Nada mais evangélico, nada mais bíblico. É o começo do caminho. O católico vê esperançado qualquer recomeço no rumo direito, reza para que dê certo. Sem deixar de lado a prudência, o “vamos ver”.
Vou me deter agora no “vamos ver”. Não fui totalmente fidedigno. O texto não traz o que seria normal: “com Nossa Senhora Aparecida”, expressão piedosa, popular, arraigada na alma dos católicos. Enfia ali a expressão nova, “com a Mãe Aparecida”. Fica artificial.
Entristece a obstinação em impô-la como substituta da expressão consagrada pela piedade tradicional, Nossa Senhora. Você, leitor, já ouviu alguma pessoa de seus círculos dizer: vou rezar para a Mãe Aparecida? Nunca, não é? Pois bem, os sacerdotes em Aparecida escondem do povo a expressão popular tradicional e impõem expressão sem arraigo popular.
Afastam-se conscientemente do gosto do povo, na sujeição subserviente a doutrinas igualitárias (não é tão difícil conjeturar, o que antipatiza é a afirmação filial e amorosa da superioridade —minha Senhora, Nossa Senhora).
Adiante. “Não defendemos uma posição político-partidária, que é contrária ao Evangelho”. De fato, mais contrário ao Evangelho é defender posições que favoreçam uma ordem temporal coletivista [outro nome para o comunismo], como está no ideário do PT. É secundário no caso apoiar ou não determinado partido político.
Um ponto mais. O pedido de perdão não foi por ter tomado atitude censurável, favorecedora de programa ateu, abortista, estatista, metas do PT. Foi por ter ferido sentimentos. “Manifestamos nosso profundo pesar pelo desapontamento que causamos a todos. Pedimos perdão pela dor que geramos. […] Eu, pe. João Batista, reitor do Santuário Nacional, peço o perdão de todos os que se sentiram ofendidos pela maneira como conduzi a celebração da missa das 14 horas”.
Em entrevista ao jornal “O Vale” (24 de maio), o padre João Batista repisa o tema: “Existe no País uma situação de intolerância. Achamos por bem pedir perdão pela dor que causamos”. Do ato em si, nada. É só pela dor, que talvez nem surgisse, inexistisse a situação de intolerância.
Elenca pontos parecidos que não causaram tanta dor: “Em 2017, uma escola de samba homenageou Nossa Senhora e fomos levar a imagem. Também levamos a imagem a um templo budista. Promovemos oração pela paz com representantes de todas as religiões. Tivemos congresso mariológico com participação de um sheik e de um pastor que vieram dar palestra”.
Pouca gente reagiu, a coisa correu. Agora, muita gente reagiu (“apareceu a situação de intolerância”). Complicou. Veio o pedido de perdão. O reitor do Santuário resume a questão: “Pedimos perdão por termos causado sentimento ruim nas pessoas. Embora tenhamos cumprido a missão do Santuário”.
Então não teria havido negação da missão do Santuário Nacional na missa pró-petista. Pelo contrário, teria havido cumprimento. O problema real, o estopim, foi a reatividade dos fiéis, que ele chama de “sentimento ruim”. Já é alguma coisa tê-lo em vista. Antes, nem isso.
Tudo o que é quebrado pode ser restaurado. Sob certas condições, acima expostas. No caso, inexistiram. Contrista; não houve autêntico pedido de perdão. Mais uma fake news. O vaso continua quebrado.
Fonte: ABIM

Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos não cumpre o Estatuto do Direito de oposição e viola a lei

A Lei nº 24/98 de 26 de maio aprovou o Estatuto do Direito de Oposição e definiu como titulares do direito de oposição, de acordo com o n º 3 do artigo 5 º, os partidos políticos representados nos órgãos deliberativos das autarquias locais e que não façam parte dos correspondentes órgãos executivos, ou que neles não assumam pelouros, poderes delegados ou outras formas de responsabilidade direta e imediata pelo exercício de funções executivas.

No que concerne às autarquias locais, a lei definiu oposição como a atividade de acompanhamento, fiscalização e crítica das orientações políticas dos órgãos executivos das autarquias locais.

A Lei, dando satisfação a um preceito constitucional, estabelece os direitos que concretamente assistem aos titulares do direito de oposição e objetiva dois:

1- Direito de serem ouvidos sobre as propostas e planos de atividade e orçamentos;
2- Os titulares do direito de oposição têm, ainda, direito a pronunciarem-se sobre quaisquer questões de interesse público relevante;

A Câmara Municipal deve informar os titulares do direito de oposição, independentemente de qualquer iniciativa em concreto dos mesmos, sobre os assuntos de considerável importância local.

A Câmara Municipal deve ainda responder aos pedidos de informação solicitados pelos titulares do direito de oposição no prazo de 10 dias.

Para a verificação do cumprimento desta lei, é obrigatória a elaboração pela Câmara Municipal de relatórios de avaliação do grau de observância do respeito pelos direitos e garantias nela estabelecida.

De acordo com o n.º 1 do artigo 10.º da lei nº 24/98, de 26 de maio, os órgãos executivos das autarquias locais devem elaborar, até ao final do mês de março do ano subsequente àquele a que se refiram, relatórios de avaliação do grau de observância do respeito pelos direitos e garantias, expondo as atividades que deram origem e que contribuíram para o pleno cumprimento dos direitos, poderes e prerrogativas dos titulares autárquicos do direito de oposição. Estes relatórios deverão ser remetidos aos titulares do direito de oposição para que, sobre eles, se pronunciem.

Nos termos da alínea yy) do número 1 do artigo 33.º do anexo 1 da lei 75/2013 de 12 de setembro, compete à Câmara Municipal: “Dar cumprimento ao Estatuto do Direito de Oposição”. É definido na mesma lei, na alínea u) do número 1 do artigo 35º que compete ao presidente da câmara municipal “promover o cumprimento do Estatuto do Direito de Oposição e a publicação do respetivo relatório de avaliação”.

A conjugação da lei 24/98 com a lei 75/2013 permite perceber que o legislador atribui aos titulares do direito de oposição responsabilidades na apreciação e fiscalização da câmara municipal e que para que possam ser exercidas com rigor, é necessário a disponibilização de informação por parte do presidente da câmara municipal.

O Presidente da câmara não cumpre o estipulado na Lei.  De que tem medo?  O que esconde?

Acontece que a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos não elaborou o relatório de avaliação do grau de observância do respeito pelos direitos e garantias constantes na lei nº 24/98, de 26 de maio, como estava obrigado a fazer e a entregar aos Vereadores da oposição para sobre ele se pronunciarem.

E não o elaborou porque a Câmara municipal não tem cumprido, nem o presidente da câmara tem promovido, como é obrigado por lei, o cumprimento do estipulado nesse mesmo Estatuto, de que são exemplo:

·O direito aos Vereadores a serem informados regular e diretamente pelo correspondente órgão executivo sobre o andamento dos principais assuntos de interesse público relacionados com a sua atividade;
·Na disponibilização de informação solicitada e requerida pelos Vereadores que deve ser prestada e enviada no prazo de 10 dias;
·No direito de informação e consequente presença e participação dos Vereadores em todos os atos e atividades oficiais;
·Na livre atividade de acompanhamento, fiscalização e crítica das orientações políticas;
·No direito de se pronunciar e intervir sobre quaisquer questões de interesse público relevante sem para isso possam ser caluniados e ofendidos;

Acresce ainda dizer que a Câmara Municipal estava obrigada a publicar o referido relatório na revista municipal conforme estipula o nº 5 do artigo 10º da mesma lei. Uma obrigação que não vai cumprir porque nem o relatório elaborou.

Em face do exposto constata-se, mais uma vez, que o  Presidente da Câmara continua de forma consciente e reiterada a violar a Lei.

Na gestão pública autárquica a transparência é essencial e necessária até porque o exercício da democracia é, por essência, avesso ao segredo.

A este propósito lembramos o enorme trambolhão de 59 posições, da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, no Ranking Nacional de Transparência, recentemente publicado, revelando-se a 131ª Câmara menos transparente do País.

Lembramos, ainda, a alteração que foi feita, em 13 de dezembro último, ao regimento da Câmara Municipal com o objetivo de dificultar e condicionar o acesso à informação e ao trabalho dos Vereadores da oposição.

Esta forma de agir no caminho da opacidade, de reclame novo e de práticas antigas que o PS escolheu é errado e traz claros prejuízos para a imagem do concelho e para a relação entre a autarquia e os Figueiroenses.

Por tudo isto deixamos aqui expresso o nosso veemente protesto e não deixaremos de usar todos os meios legais ao nosso alcance para fazer prevalecer o direito à informação e ao cumprimento da legislação em vigor.

A terminar  reiteramos  o nosso empenhamento em exercer o mandato para que fomos eleitos de forma séria, consistente e informada na procura de um presente e de um futuro que todos merecemos, honrando assim, o compromisso que assumimos com os Figueiroenses.


Figueiró dos Vinhos, 02 de junto de 2018


Partido Social democrata / Figueiró dos vinhos