domingo, 27 de outubro de 2024

NOVEMBRO: JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE! CAMPANHA DE OUTONO 2024

 

JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE! CAMPANHA DE OUTONO 2024
Deixe-se levar pelo coração.
O Sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980, além do mais a idade já não permite…

É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… parece estranho. Não fique indiferente.

Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional. Determinada pessoa dizia-se junto da nossa exposição: “Nunca procurei saber se reunia condições para doar sangue. Quando necessitei de fazer um transplante foram-se administradas sei lá quantas unidades de sangue e plasma…”. O reconhecimento público aos dadores devia ser mais abrangente. Os bons exemplos que se praticam nesta área em alguns países, cá não se aplicam, evita-se de se falar neles. Sabemos porquê.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro ligando para 964 470 432.

RESERVAS EM BAIXO
O IPST informa que “as reservas dos grupos sanguíneos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo estão abaixo do desejável, pelo que pedimos a todos dadores dos grupos acima mencionados que estejam em condições de fazerem uma dádiva de sangue que o façam com a maior brevidade”.

Boletim edição nº. 50 de Outubro pode ser lido através do link http://www.adasca.pt/node/1898 na versão online em PDF

TRAIL DO SARILHO FREIXIAL SHOPPING CANTANHEDE 2024 ESTÁ DE VOLTA!

 
A Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede Pocariça e outros parceiros, vai realizar no próximo dia 08 de dezembro, domingo, mais uma edição do Trail do Sarilho – Freixial Shopping Cantanhede - 2024.
Esta prova, que já é uma clássica no trail, irá comtemplar as distâncias de 20 km Trail Curto, 12 Km Mini Trail e ainda uma Caminhada, igualmente de 12 Km, terá partida pelas 9h00 e chegada no Pavilhão Marialvas, tem desde o seu início conhecido um crescimento exponencial, vindo a surpreender todos os envolvidos podendo registar, neste ano, evoluções muito significativas em relação ao ano do seu aparecimento.
O evento, que a Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila vai realizar, no dia 08 de dezembro, a prova na distância de 20 km, Trail Curto, pontuará para o CDTRC - Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra promovido pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, decorrendo as provas na sua esmagadora maioria por caminhos vicinais, nomeadamente, vinhas, floresta e pelo "Horst" de Cantanhede, trazendo a esta cidade, atletas vindos de localidades de todo o país.
Para além do caracter competitivo e de lazer, esta prova irá permitir que todos os participantes possam contribuir para uma causa solidária, associando-se com a oferta de bens desportivos, nomeadamente, camisolas, meias, polares, sapatilhas, calções, bolas, bem como outros bens, vestuário, calçado, brinquedos, artigos de higiene, que serão entregues, posteriormente a famílias carenciadas apoiadas pelo Projecto de Cooperação . de Partida !, que a Sociedade Columbófila desenvolve em Cabo Verde.
As inscrições devem ser efetuadas na área dedicada ao evento disponível na plataforma www.runmanager.net, até ao dia 24 de novembro de 2024.

Documento segue para a Assembleia Municipal. Câmara aprova proposta final da ARU e PERU de Cantanhede

 
O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta final de alteração da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e do Plano Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) da cidade de Cantanhede, terminado o período de discussão pública, durante o qual foi apresentada uma participação, que se observou estar alinhada com os critérios subjacentes à delimitação da proposta da ARU, pelo que foi considerada e integrada na versão final do documento. A proposta segue, agora, para aprovação final pela Assembleia Municipal.
Subjacente à proposta de alteração da ARU e do PERU, elaborada pela Divisão de Gestão do Território e Sustentabilidade Ambiental do Município, está a necessidade de reajustar a área de intervenção, de forma a abranger zonas de equipamentos, espaços verdes e de lazer, bem como áreas habitacionais que, em virtude de degradação e obsolescência, justificam uma intervenção integrada.
Assim, a proposta de redelimitação da ARU da cidade de Cantanhede abrange uma área de cerca de 184 hectares (ha), um acréscimo de 118 ha face ao limite atualmente em vigor (65,5 ha).
Para além do núcleo central da cidade, integra zonas de serviços, de equipamentos (escolas, pavilhão municipal, piscinas, centro de saúde e hospital), espaços públicos (jardins/espaços verdes, praças e largos) e áreas residenciais mais antigas e que apresentam sinais de degradação, bem como edifícios com valor patrimonial/arquitetónico.
Importa referir que a delimitação de uma ARU obriga à definição, pelo Município, dos benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património, designadamente o IMI e o IMT, nos termos previstos na legislação em vigor.
No que diz respeito ao IMI, os proprietários e titulares de outros direitos terão direito a isenção durante um período de três anos (a contar do ano de reabilitação), o mesmo acontecendo com o IMT em imóveis destinados a reabilitação, desde que as obras sejam iniciadas no prazo máximo de três anos. A par disso, terão direito a uma redução, a metade, das taxas devidas pela avaliação do estado de conservação.
Estes critérios aplicam-se, apenas, no caso de prédios urbanos ou frações autónomas, com mais de 30 anos ou localizados em ARU, objeto de intervenção de reabilitação, e que promovam um aumento de, pelo menos, dois níveis no estado de conservação e cumprimento dos requisitos de eficiência energética.
Já no IRS, pode ser feita dedução à coleta dos encargos suportados pelo proprietário com a reabilitação, enquanto no IVA, aplica-se a taxa reduzida (6%) a empreitadas de reabilitação de edifícios e empreitadas de construção ou reabilitação de equipamentos de utilização coletiva, de natureza pública, localizados em ARU.
O acesso a qualquer um dos benefícios fiscais implica o reconhecimento da intervenção de reabilitação (início e conclusão das obras, bem como a certificação do estado de conservação de conservação dos imóveis nesses dois momentos e da respetiva localização em ARU) e comunicação à Autoridade Tributária.
No que diz respeito ao PERU, a proposta apresenta as opções estratégicas de reabilitação e de revitalização da área de reabilitação urbana, compatíveis com as opções de desenvolvimento do município, estabelece o programa da operação de reabilitação urbana, identificando as ações estruturantes de reabilitação urbana a adotar, distinguindo, nomeadamente, as que têm por objeto os edifícios, as infraestruturas urbanas, os equipamentos, os espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, e as atividades económicas e determina o modelo de gestão e execução da operação de reabilitação urbana sistemática, na qual o Município se assume como entidade gestora.
O objetivo passa por dotar a cidade de um perfil mais jovem, inclusivo e atrativo, que permita fixar a população. A inovação e o dinamismo cultural serão o foco, assentes num espaço público requalificado e num cenário harmonioso onde o centro histórico se ajusta às vivências atuais.
Na reunião do Executivo Municipal foi também aprovada a proposta da 3.ª alteração à 1.ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Cantanhede, seguindo-se, agora, abertura do período de discussão pública – que se estenderá por 30 dias úteis, a iniciar no 6.º dia após a publicação do aviso que contém a deliberação deste procedimento, na 2.ª série do Diário da República.