segunda-feira, 3 de maio de 2021

DESTAQUE: Mais de 100 jornalistas despedidos em Portugal desde início da pandemia


Mais de 100 jornalistas foram despedidos em Portugal desde o início da pandemia de covid-19, que agravou problemas num setor já com dificuldades de sustentabilidade, alertou hoje a presidente do Sindicato dos Jornalistas.
“No caso português as previsões não são boas. É um setor que já tinha muitos problemas de sustentabilidade, que foram agravados com a pandemia, e que agora enfrenta despedimentos coletivos, ‘lay-off’, empresas com dificuldades”, deu conta a presidente do sindicato, Sofia Branco.

A responsável falava, na cidade da Praia, no âmbito de uma conferência/debate sobre o jornalismo em tempos de pandemia, organizado pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se assinala.

“Sinceramente, não prevejo boas notícias para o setor neste e no próximo ano”, sobretudo quando estes apoios extraordinários deixarem de existir”, comentou a também jornalista da agência Lusa, que foi uma das oradoras da conferência.

“Vamos ter um setor mais reduzido, menos diverso, muitos jornalistas independentes não terão aguentado”, previu a jornalista da agência Lusa, que foi uma das oradoras na conferência.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas antecipa também uma diminuição no número de jornalistas em Portugal, dando conta que até agora mais de 100 profissionais já foram despedidos, prevendo-se para breve o terceiro despedimento coletivo em grupos diferentes.

No ano passado, o Governo português aprovou o ‘lay-off’ simplificado para fazer face à crise provocada pela pandemia da covid-19, com a presidente do sindicato a reconhecer que é “muito útil” no imediato, mas salientou que protege muito pouco os trabalhadores.

“Depois do ‘lay-off’ ou uns meses depois, as empresas já podem fazer um despedimento coletivo, ora, a medida devia pressupor muito maior segurança”, afirmou Sofia Branco.

O ‘lay-off’ simplificado consiste num apoio às empresas de manutenção dos contratos de trabalho.

Os trabalhadores têm direito a receber dois terços da remuneração, assegurando a Segurança Social o pagamento de 70% desse valor, sendo o remanescente suportado pela entidade empregadora.

Mesmo com todas essas dificuldades agravadas com a pandemia da covid-19, a presidente disse que os jornalistas e órgãos de comunicação social têm prestado um “bom serviço”, embora reconheça que é preciso melhorar e fazer uma reflexão.

“No geral o jornalismo cumpriu a sua missão de informar a população numa altura muito complexa, em que a informação é ainda fundamental. Isso o jornalismo em Portugal fez”, avaliou a dirigente sindical.

Se numa primeira fase disse que a comunicação social “reagiu muito bem”, nesta que considera ser uma segunda fase propõe que os jornalistas estejam mais centrados em contar histórias, estarem menos dependentes das fontes oficiais e ter outras perspetivas e outros ângulos.

Relativamente ao jornalismo em Cabo Verde, Sofia Branco mostrou-se agradada por saber que os profissionais da classe estão a refletir sobre estes assuntos. “É muito interessante que tenham consciência de que é preciso pensar no que estão a fazer”.

E também sublinhou o facto de o impacto laboral e empresarial ainda não ser tão significativo tal como acontece em Portugal. “Isso é muito bom e vamos esperar que assim se mantenha”.

No seu discurso na abertura da conferência, o presidente cessante da AJOC, Carlos Santos, disse que volvidos mais de 14 meses desde o início da pandemia em Cabo Verde a organização ainda não recebeu qualquer notificação de despedimento de nenhum jornalista e os meios de comunicação social públicos e privados não recorreram ao ‘lay-off’.

Fonte: Notícias de Coimbra

Galiza em confinamento diz que deslocações a Portugal têm de ser justificadas


O vice-presidente da Junta da Galiza disse hoje que, apesar da reabertura das fronteiras terrestes em Portugal, aquela região autónoma espanhola permanece em confinamento e que as deslocações têm "de ser justificadas".

"É certo que o encerramento de fronteiras não é efetivo desde sábado, mas também é certo que, à data de hoje, a Galiza, tal como quase todas as regiões autónomas, continua em confinamento. A entrada e saída da Galiza tem de ser justificada e, isso inclui a fronteira com Portugal", afirmou Alfonso Rueda, numa gravação áudio a que a Lusa teve acesso.

O responsável, que falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia em Vigo, adiantou que a Junta da Galiza enviou hoje uma carta ao ministro espanhol do Interior e ao Governo daquele país, "a recordar que hoje, a Galiza, continua em confinamento e que, por essa razão, as deslocações a Portugal têm de ser justificadas".

"Pedimos a colaboração, fundamentalmente, à Guardia Civil, e também à Polícia Nacional, para que se cumpram esses requisitos, enquanto estiverem em vigor", disse o vice-presidente da Junta da Galiza.

Se queremos ser coerentes, enquanto as medidas estiverem em vigor, devem ser mantidas e respeitadas", reforçou.

Na quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros sobre a última fase de confinamento, o primeiro-ministro António Costa anunciou a reabertura, no sábado, das fronteiras terrestres com Espanha.

Do lado português, as fronteiras com Espanha estão abertas em todo o território nacional, com controlos móveis feitos pelas forças de segurança para alertar os cidadãos provenientes de países de risco para a obrigatoriedade de quarentena, anunciou no sábado o ministro da Administração Interna.

De acordo com uma notícia de sexta-feira da agência EFE, todas as comunidades autónomas de Espanha, exceto Madrid, Canárias e Baleares, decidiram manter cercas sanitárias, ao nível da comunidade, da província ou do concelho, até 09 de maio, com vista a a propagação da covid-19.

Lusa

Galiza diz que portugueses continuam proibidos de entrar (salvo exceções)


A Junta da Galiza, através do vice-presidente Alfonso Ruedá, esclareceu esta segunda-feira aos jornalistas que a situação de confinamento que ainda perdura na Galiza até ao próximo dia 09 de junho também inclui restrições na fronteira com Portugal.

O anúncio surge após vários dias de incerteza junto às fronteiras, que estão abertas, mas que ainda podem vir a ser controladas pela polícia espanhola, após pedido daquela Junta ao Governo.

De acordo com Alfonso Rueda, as “entradas e saídas” da Galiza devem ocorrer “com causas justificadas”, incluíndo na fronteira com o nosso país, embora não seja isso que se tem vindo a registar na realidade, com turistas a atravessar livremente as fronteiras para comércio e lazer.

Reitera que a Junta remeteu uma carta ao ministro do Interior espanhol e ao delegado do Governo da Galiza, recordando que “mesmo com o levantamento das restrições na fronteira”, o “a comunidade mantém-se encerrada”.

Acrescenta ainda que, nessa carta, é pedida a colaboração da Guarda Civil e da Polícia Nacional para “garantir que se cumpram os requisitos em vigor”.

“Se queremos ser coerentes, as medidas devem ser mantidas e respeitadas”, concluiu.

Do lado de Portugal, e questionado pelos jornalistas, fonte do Ministério da Administração Interna remeteu eventuais restrições para o Governo espanhol, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Vigilância é acionada no dia 15 na Praia de Mira. Bandeira Azul pelo 35.º ano seguido

 

A Câmara de Mira volta a acionar o Serviço de Prevenção ao Afogamento, no dia 15, à semelhança do que fez em 2019 e 2020, nomeadamente na Praia de Mira, que conquistou o galardão Bandeira Azul pelo 35.º ano consecutivo.

A Praia de Mira viu confirmada na listagem de 2021 o estatuto de recordista do galardão Bandeira azul, sendo a única zona balnear do mundo a receber, sem interrupções, a Bandeira que todos os anos distingue a qualidade das praias, no âmbito do Programa Bandeira Azul.

É um orgulho enorme e um desígnio municipal. Todo o concelho se empenha para as Bandeiras Azuis, porque é um trabalho de todos conseguirmos ter esse símbolo. E quer a praia de Mira, quer a praia do Poço da Cruz, são imagens de marca da qualidade ambiental e da segurança das praias, além da limpeza e da manutenção que está associada a Bandeira Azul”, disse o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, à agência Lusa.

A vigilância balnear volta a ser assegurada aos banhistas da Praia de Mira e da Praia do Poço da Cruz a partir do dia 15, no âmbito do protocolo celebrado em parceria entre a autarquia e a Associação Adamastor.

O serviço de vigilância começa mais cedo e é assegurado para lá do fim da época balnear. Em 2019 e 2020, o seu proveito ficou demonstrado aquando dois turistas foram resgatados do mar já fora do período balnear considerado normal.

“Graças ao serviço de prevenção ao afogamento, atuaram rapidamente e, se não tivéssemos este serviço, poderia ter tido outras consequências”, sublinhou Raul Almeida.

No âmbito do protocolo, a equipa de nadadores salvadores pode ser ativada em períodos que haja condições apropriadas à prática balnear, em situações nas quais sejam necessários elementos para prevenção aquática, situações que sejam classificadas como tendo risco de afogamento, ou qualquer outro enquadramento válido, por forma a prestar assistência e a minimizar ao máximo as probabilidades de ocorrências em meio aquático ou até afogamentos".

O acordo engloba a “cedência de uma moto-quatro pelo município à associação, o pagamento do combustível para o seu funcionamento, dois nadadores-salvadores, bem como o restante material necessário para o exercício das funções”.

Durante o período oficial da época balnear, a segurança dos banhistas será assegurada por 14 nadadores salvadores, pelos meios tradicionais, em articulação com o Instituto de Socorro a Náufragos.

Lusa

Imagem: CM

FALECIMENTO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS


É com enorme pesar que a Câmara Municipal de Torres Vedras transmite o falecimento de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, ocorrido nesta segunda-feira, 3 de maio.
Com um percurso que ficou marcado pela sua dedicação a Torres Vedras, à causa pública e à administração local, Carlos Bernardes partiu aos 53 anos.

Era presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2015, cargo que assumiu após 10 anos de vice-presidência.

Empenhado na defesa do ambiente e da sustentabilidade, colocou Torres Vedras num lugar de relevo a nível nacional e internacional. Era Embaixador Quality Coast, membro do Comité Consultivo Político da CIVITAS Initiative e Embaixador Green Destination para a Europa.

Durante a sua vice-presidência, entre 2005 e 2015, assumiu os pelouros de Infraestruturas e Obras Municipais, Mobilidade, Gestão das Áreas Urbanas, Ambiente e Sustentabilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras. Entre 2003 e 2005, foi vereador com os pelouros de Ambiente e Serviços Urbanos.

No passado, foi, ainda, vereador com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço (1997 a 2001), adjunto e secretário do Gabinete de Apoio Pessoal do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras (1994 a 1997) e secretário da Junta de Freguesia do Turcifal (1989 a 1997).

A Câmara Municipal de Torres Vedras endereça as mais profundas condolências à família e apela ao respeito de todos pela sua privacidade.

Na sequência deste infausto acontecimento, a Câmara Municipal de Torres Vedras declara, a partir de hoje, cinco dias de luto municipal.

Município de Silves disponibiliza acesso a simuladores de taxas urbanísticas


Na sequência da entrada em vigor do novo Regulamento de Taxas e Licenças Municipais, o Município de Silves disponibiliza aos munícipes, através do seu portal, ficheiros de simulação de taxas urbanísticas.

Com esta medida, que se insere no âmbito da modernização e transparência administrativa e na aproximação dos serviços públicos aos cidadãos, a autarquia colabora com o público em geral e dá-lhe acesso a ferramentas que lhe permitirão calcular e antecipar previamente o valor a pagar relativamente às taxas urbanísticas inerentes a um processo de licenciamento, comunicação prévia ou legalização de operações urbanísticas que pretenda apresentar na Câmara Municipal de Silves.

De salientar que as novas taxas urbanísticas estão previstas no Regulamento de Taxas e Licenças Municipais do Município de Silves, que corresponde ao Regulamento n.º 340/2021, de 13 de abril, que preconiza, no essencial, a revisão em baixa do valor das taxas e o reforço das isenções tributárias, mediante o alargamento do seu âmbito objetivo de abrangência ou a consagração de novas isenções de pendor inovador, sobretudo no domínio das políticas fiscais verdes e do combate às alterações climáticas.

Quem desejar aceder a estes simuladores poderá fazê-lo diretamente através do portal do Município de Silves, em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1115/simuladores-de-taxas-urbanisticas.aspx.

Conservação e restauro da torre 4 do sistema defensivo da Almedina de Silves


A Autarquia de Silves deu início hoje às obras de conservação e restauro da Torre 4 e muralha adjacente, que integram o Sistema Defensivo da Almedina de Silves. A intervenção prevê reparar um conjunto de patologias previamente identificadas pelos Técnicos de Restauro da autarquia, não obstante a existência do projeto de requalificação de todo o Sistema Defensivo da Almedina, numa obra que ascende os 2.400 mil euros.

Esta atividade insere-se na política de preservação, defesa e valorização do património histórico edificado no território de Silves, que a Câmara Municipal tem desenvolvido: a conservação, restauro e requalificação de todo o sistema defensivo da Almedina, as intervenções ocorridas na Torre 16, na Torre 1 e passeio de ronda do Castelo de Silves (2015); a conservação e restauro do Pelourinho (2019), da Cruz de Portugal (2020) e do pavimento em madeira da Sé de Silves (2020).

Saiba mais sobre a Medina Islâmica de Silves aqui:
A Medina Islâmica de Silves, amuralhada desde, pelo menos, o século X, apresentava um imponente dispositivo defensivo, composto por panos de muralha e 17 torres, 10 das quais albarrãs, sendo as restantes adossadas. Construída em taipa militar e parcialmente revestida com blocos de arenito vermelho, defendia uma área de cerca de 9,75 ha. Esta era acessível a partir de três portas, a da Azóia a noroeste (local onde persistiram, até 1834, as ruínas de uma torre de oito quinas), a do Sol, a nascente, cuja construção foi documentada por uma lápide comemorativa, datada de 1227 encontrada nas proximidades e, a Porta da Almedina, visível em foto de 1883 e incluída em torre localizada a cerca de 60m a poente da Porta da Cidade (Torreão) esta última presumivelmente erguida no reinado de D. Dinis.

Com várias intervenções ao longo dos séculos, com destaque para os reinados de D. Fernando (1367-1383) e de D. João I (1385-1433), mas também para a época de D. Afonso V (1438-1481) e D. Manuel I (1495-1521), foram ainda reparadas pela população, em 1836, como forma de proteção à guerrilha de Remexido, decorrente das lutas liberais.

Já no século XX foi alvo de profundas obras de restauro pela Direção Geral dos Monumentos Nacionais e com incidência em toda a zona amuralhada.

Nota de pesar pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras


O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Carlos Manuel Antunes Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Carlos Manuel Antunes Bernardes tinha 53 anos e era Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2015.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Carlos Manuel Antunes Bernardes e associa-se ao luto e à dor sentida pela comunidade torreense, família e amigos mais próximos.

Leiria | Biblioteca Municipal de Leiria recebe exposição da artista brasileira Val Lamim


“Elas no Singular” é o título da exposição de pintura da artista Val Lamim, natural de São Paulo-Brasil, que estará patente na Galeria de Arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, de 8 a 29 de maio.
Valéria Lamim Delgado Fernandes é uma artista visual que adotou o nome artístico Val Lamim, e que, como refere, “está sempre em busca de meios para traduzir as suas experiências de vida e memórias em arte”.

“Elas no Singular” é um tema que surge da ideia de que é necessário um novo olhar sobre a presença individual e coletiva da mulher no mundo.

Aqui a construção de várias subjetividades resume-se a um estar-no-mundo comum a todas, e as mulheres com as suas temporalidades distintas têm seu “eu” singular representado no “eu” coletivo.

A singularidade implícita no plural é o elemento-chave para o todo: cada uma conta a sua própria história e reveste-se do seu personagem.

O que cada uma julga saber sobre si mesma, coexiste com aquilo em que ela está a tornar-se e serve como elemento para a composição do todo. A construção do feminino dá-se a partir de um elemento essencial, que é sempre o ser mulher, sob o olhar da introspeção, da graça, da singeleza, da melancolia, da inocência, da alegria, da memória.

Em “Elas no Singular” tem-se a sensação de presença da mulher a representar um mundo que é peculiarmente seu, um modo feminino de ser, de estar, de sentir, de perceber. Não há silhueta, interferência, imagem sem foco, interpretação. Há a solidão de cada uma somada ao espaço-comum de todas.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9:30 às 20:00 e ao sábado das 14:00 às 20:00.

Devido à pandemia o número de presenças na galeria de arte da BMALV será limitado a 10 pessoas, em simultâneo.

Val Lamim
Iniciou os seus estudos em arte com orientação de professores particulares. Tradutora profissional, divide o tempo entre os livros e a arte, em especial a pintura.

Destaca-se pelo seu estilo quase realista com leveza nos traços, sutileza de formas, texturas vivas e suavidade de tons. Busca expressar nos seus trabalhos a beleza das pequenas coisas quotidianas.

No processo criativo, as figuras humanas são temas recorrentes, sobretudo o Ser feminino nas suas distintas fases da vida.

Participou em exposições coletivas em São Paulo, Piauí e Liechtenstein, feiras de arte na Alemanha e exposições online. As suas obras também estão presentes em revistas de arte brasileiras.


Município de Vouzela faz largadas de insetos parasitóides para combater vespa da galha do castanheiro


O Município de Vouzela, em parceria com a DRAPC e a RefCast - Associação Portuguesa da Castanha, efetuou, no dia 29 de abril, três largadas de insetos parasitóides“Torymus Sinensis”, na freguesia de Campia, União das Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas e na União das Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas.
A vespa das galhas do castanheiro ataca as árvores e induz a formação de galhas nos gomos e folhas do castanheiro, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, além de levar ao declínio e morte dos castanheiros.
O controlo da vespa da galha do castanheiro tem apenas a luta biológica como modo de combate autorizado, sendo realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitoide específico, o ‘Torymus sinensis’.

A iniciativa insere-se no plano anual de controlo da vespa da galha do castanheiro e a identificação das zonas a intervencionar foi feita de acordo com os produtores locais e equipa técnica responsável.

Nadadores do Escalão de Cadetes da Sociedade Columbófila retomaram as competições


Ao fim de 8 meses de paragem competitiva, 17 atletas do escalão de Cadetes da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, regressaram à competição na presente época desportiva, contando igualmente, com mais 13 nadadores da mesma equipa, mas do escalão de infantis, competindo na primeira jornada do Torneio Quadrangular, evento coorganizado pelo Clube Náutico Miranda do Corvo, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Associação Louzan Natação e Condeixa Aqua Clube e que teve lugar nas piscinas municipais de Miranda do Corvo, estando em competição cerca de 80 atletas.

Foi um momento muito importante e vivido com bastante entusiasmo por parte dos jovens nadadores que ansiavam pelo regresso as competições.

No próximo dia 16 maio, os atletas cadetes da SCC terão oportunidade de voltar a competir no Torneio de Abertura da Associação de Natação de Coimbra, com local ainda por confirmar.

Nadadores da Sociedade Columbófila participaram no torneio de preparação da Associação de Natação do Centro norte de Portugal


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente no torneio de preparação de Juvenis da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal (Aveiro).

O evento realizou-se nos passados dias 01 e 02 de maio, contando com a presença de 144 atletas em representação de 22 clubes e teve como palco as piscinas municipais da Gafanha da Nazaré, do distrito de Aveiro.

José Rocha, João Lucas, Guilherme Cardoso, Diana Tinoco, Luna Rodrigues, Gustavo Pires, Miguel Gaspar e Tomas Oliveira competiram em 40 provas tendo obtido 25 novos recordes pessoais.

Nos próximos dias 8 e 9 maio estes atletas irão juntar-se aos restantes 20 atletas da equipa absoluta para competir no campeonato regional de infantis, juvenis, juniores e seniores da Associação de Natação de Coimbra, que se realizará no Complexo Olímpico de Coimbra.

Leiria | Candidaturas para Orçamento Participativo abrem a 4 de maio


Tem início esta terça-feira o período de apresentação das propostas ao Orçamento Participativo (OP) de 2021/2022, numa edição que disponibiliza 630.400,93 euros à concretização das ideias mais votadas.

As candidaturas devem ser enviadas até 25 de junho e deverão estar integradas numa das três categorias: Verde ou Imaterial, Jovem e Material.

Um projeto verde deverá promover a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, e sendo que o imaterial diz respeito a ideias que não impliquem obras e que tenham uma abrangência obrigatoriamente suprafreguesia.

Consideram-se propostas jovens todas as que forem apresentadas por pessoas que, no mínimo, frequentem o ensino secundário e, no máximo, que tenham 25 anos inclusive, sendo materiais as ideias que indicarem a realização de empreitada.

Além destas tipologias, estão ainda definidos como critérios de selecção a inovação, devendo a proposta ser novidade e diferenciadora, e a criatividade, em que a ideia apresenta soluções originais e/ou diferentes.

As normas de participação definem ainda que o montante global do OP será distribuído em 50 por cento para a tipologia Verde ou Imaterial e em 25 por cento para cada uma das restantes, sendo que o custo previsível para a execução de cada proposta não poderá exceder um terço do valor atribuído a cada área temática.

As candidaturas deverão ser submetidas através da plataforma https://op.cm-leiria.pt/, onde poderá ser também consultada toda a informação sobre o OP.

Com uma nova imagem, o Orçamento Participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.

Pretende-se ainda contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica.

Fases de participação
- Apresentação de propostas – 4 de maio a 25 de junho
- Compilação e divulgação das propostas apresentadas – 27 de junho a 5 de julho
- Análise das propostas – 6 de julho a 15 de agosto
- Afixação da lista provisória de propostas – 16 de agosto
- Período de reclamação – 16 de agosto a 3 de setembro
- Afixação da lista definitiva de propostas – 10 de setembro
- Apresentação pública dos projetos sujeitos a votação – 11 a 15 de outubro
- Divulgação dos projetos para votação em fichas de projeto – 16 de outubro
- Votação – 18 de outubro até às 23:59 de 29 de outubro
- Divulgação dos resultados da votação – 3 de novembro
- Contributos para a avaliação do processo – 3 a 30 de novembro
- Apresentação do relatório de avaliação – 13 de dezembro

Vídeo da UNESCO quer juntar “milhões de pessoas” que falam português


Um vídeo concebido pela representação de Portugal na UNESCO, em conjunto com os restantes países lusófonos, assinala este ano o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma "maneira de juntar milhões de pessoas que falam português" durante a pandemia.

"Tínhamos previsto um conjunto alargado de atividades na sede da UNESCO, em Paris, com concertos, exposições, debates, mas não é possível. Portanto [o vídeo] é a maneira de juntarmos estes milhões de pessoas que falam português", afirmou António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em declarações à Agência Lusa.

No que deveria ser o segundo ano em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data instituída em 2019 pela UNESCO, as circunstâncias sanitárias ainda não permitem celebrações físicas, portanto o embaixador português considerou que um vídeo seria a melhor forma de assinalar esta jornada internacional.

"É uma produção para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com algumas referências importantes aos oceanos, a uma língua que junta o Norte ao Sul e uma língua que, numa altura em que não há viagens, proximidade ou abraços, junta muitas pessoas no Mundo", explicou.

O vídeo, com aproximadamente 01:30 minutos, pode ser difundido de forma gratuita em todos os meios seja televisões, rádios ou jornais, assim como nas redes sociais.

Além da leitura e da escrita da língua portuguesa, segundo Sampaio da Nóvoa, a partilha deste vídeo que liga os cinco continentes onde se fala língua de Camões é também uma forma de superar este período conturbado.

"A palavra da língua portuguesa permitiu superar melhor e viver melhor este tempo dramático das nossas vidas", concluiu.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído a 25 de novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização. A iniciativa nasceu de uma proposta apresentada por todos os estados da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Lusa

Polícia alemã desmantela rede de pornografia infantil com mais de 400 mil membros

A polícia judiciária alemã anunciou hoje que desmantelou uma rede de pornografia infantil na 'Darknet' apresentada como uma "das maiores do mundo" e com mais de 400.000 membros.


O desmantelamento da plataforma "BOYSTOWN", que existia desde 2019, ocorreu em meados de abril e quatro suspeitos foram detidos, segundo o comunicado da polícia.

Lusa

MUNICIPIO DE SILVES APOSTA NA DEFESA DA FLORESTA

 A autarquia de Silves tem realizado um conjunto de ações de planeamento e prevenção, que vão desde a criação de faixas de descontinuidade na vegetação, entre as zonas habitadas e a área florestal/rural, num total de 100 hectares e a manutenção de caminhos florestais, para garantir o acesso em segurança a meios de vigilância e combate a incêndios rurais.

Esta operação contou com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas, cujas equipas de sapadores florestais, apoiadas por meios pesados da Unidade de Máquinas e Viaturas, assumiram um papel fundamental.

 

De referir adicionalmente que, foram aprovadas duas candidaturas ao Fundo Ambiental, no valor de 200.000 euros destinados aos seguintes projetos:

 


» “Condomínio de Aldeias – Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta”, este programa visa garantir uma segurança acrescida no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios nas localidades da Roupa Branca, Pinheiro e Garrado, Canhestros e Cumeada, num total de 57 hectares.

 

» “Adaptar o território às alterações climáticas valorizar a paisagem das Serras de Monchique e Silves apoios à reabilitação e regeneração”, com o objetivo de intervir em zonas críticas para a progressão de grandes incêndios (a jusante da barragem do Odelouca e junto à Quinta Pedagógica de Silves), procurando criar áreas de oportunidade e impedir a aproximação a zonas mais densamente habitadas, localizadas a sul. Este projeto assenta na criação de dinâmicas de descontinuidade de combustíveis, associados a valorização de linhas de água e instalação de espécies florestais e agrícolas procurando fomentar o retorno económico aos proprietários.

 

Importa relevar o importante trabalho de todas as entidades públicas e privadas com responsabilidade nesta área, pelas inúmeras intervenções realizadas que permitiram operacionalizar mais de 800 hectares de faixas e mosaicos na Serra de Silves.

 

A estratégia municipal de defesa da floresta contra incêndios e Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios possibilitaram a execução de um conjunto de ações de prevenção, nomeadamente junto de aglomerados populacionais nas freguesias de Silves, São Marcos da Serra e São Bartolomeu  de Messines.

 

Pois só com a aplicação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios será possível preparar o território para a época de incêndios florestais e desta forma tentar minimizar as suas implicações.

 

Assista ao vídeo aquihttps://youtu.be/Nzby5JtgK0M

A DGS CONFUNDE-NOS

 

O primeiro-ministro tem afirmado repetidamente que vamos seguir a opinião técnica sobre as vacinas contra a COVID-19. Tem repetido que vamos seguir as orientações das autoridades de saúde, dos técnicos.

Creio que todos percebemos bem a decisão do governo. O que as autoridades de saúde decidirem, devemos seguir e confiar. Aliás, como tem dito António Costa, não somos especialistas em vacinas e, por isso, devemos seguir a orientação dos técnicos. Acho que posso dizer que temos estado alinhados com esta recomendação do chefe do governo. E nisso confiamos.

É por isto que não entendo a decisão que nos foi comunicada agora pela Direção Geral da Saúde. “A DGS deixa a decisão sobre a segunda dose nas mãos dos cidadãos.” Li bem? Agora dizem-nos que temos que ser nós a decidir se tomamos a vacina? “Nós”, cidadãos comuns que nada percebemos de vacinas, de doenças, muito menos saberemos qual a vacina que devemos tomar! Nós só devíamos ter uma decisão a tomar: confiar ou não na nossa autoridade de saúde! Não temos a quem mais recorrer para saber que vacina devemos tomar e quando! A DGS diz-nos agora que teremos que saber e decidir!?! Temos que ser médicos de nós próprios?! Quase parece que nos está a recomendar a automedicação! Estou a exagerar ou isto é mau demais para ser verdade?! Eu não tenho conhecimento técnico para decidir que vacina devo tomar, ou quando! Não tenho que saber! Para isso há os médicos, os técnicos de saúde!

Valha-nos Deus! Porque os ‘deuses’ devem estar loucos!

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional


Deliberada a adjudicação da obra da Loja do Cidadão em Castelo de Paiva


Gonçalo Rocha evidencia satisfação no reforço do atendimento público
Depois de concluído o protocolo final com as entidades públicas que viabilizou a aprovação final da candidatura e a abertura do concurso para a empreitada, a Câmara Municipal deliberou em recente do Executivo Municipal, a adjudicação da obra da Loja do Cidadão, que ficará sediada nas instalações do Palácio da Justiça, sendo que, nos próximos dias será assinado o contrato e a consignação da obra, para iniciar de imediato a intervenção, cujo valor será de 355,463,20€ e terá financiamento de 85%, através dos fundos comunitários.
A informação da Ministra da Modernização Administrativa, Alexandra Leitão, garantiu o avanço da obra para breve, assegurando financiamento de 85% do investimento, orçado em mais de 355 mil euros no total, permitindo assim, requalificar e equipar o espaço do Tribunal Judicial que vai receber este serviço publico.

Prosseguindo uma política local de descentralização, que tem vindo a ser implementada com sucesso, o objectivo destes espaços, enquadrados na reforma da Administração Pública, será potenciar uma nova dinâmica junto dos cidadãos, numa organização territorial mais racional e próxima, ao mesmo tempo, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento, garantindo um serviço de proximidade,
O grande objectivo destas novas Lojas do Cidadão é sinalizar a nova estratégia de serviços de atendimento à administração pública, desenvolvendo um serviço proximidade, através da integração de serviços públicos em espaços comuns e da sua multiplicação, uma maior qualidade no atendimento ao cidadão, concentrando tudo num espaço, num ponto único de contacto, mas com maior proximidade, daí a satisfação do presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, pelo facto do município ficar dotado com um espaço que vai integrar, sem colocar em risco o funcionamento dos serviços públicos já existentes, um atendimento complementar ao nível das Finanças, do Emprego, da Segurança Social, dos Registos e Notariado, e também ao nível da actividade municipal.

O autarca paivense e actual presidente Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, sublinha as vantagens que os cidadãos da região poderão ter, sobretudo a “facilidade e simplicidade” de acesso a serviços importantes da administração pública e na sua perspectiva a Loja do Cidadão com o atendimento digital personalizado que proporciona, promove também a literacia digital da população.

Para Gonçalo Rocha é fundamental ter uma administração publica mais ágil e mais próxima, facilitar a vida às pessoas, procurar corresponder às suas necessidades e reforçar os serviços públicos já existentes, proporcionando uma oferta de serviços públicos com atendimento personalizado, que complemente aqueles que já são disponibilizados, sem no entanto os substituir, ao mesmo tempo que realça que este projecto é marcado pela inovação e proximidade, estando assegurado um passo importante para ser garantido um atendimento de qualidade à população, mostrando se satisfeito com a concretização da Loja do Cidadão em Castelo de Paiva, que potenciará mais serviços e mais qualidade no atendimento, bem como destacando também a colaboração e o envolvimento neste processo, das juntas de freguesia onde já estão sediados quatro Espaços do Cidadão que funcionam com sucesso.

As Lojas do Cidadão passarão a ser geridas pelos municípios e não pela Agência de Modernização Administrativa, que apenas definirá e coordenará a rede, que integra todo o tipo de serviços desde as Finanças à Segurança Social, Centros de Emprego e Conservatórias, onde num único espaço será feito um atendimento digital assistido, ajudando os cidadãos a aceder aos portais dos diferentes serviços públicos, a custo mais baixo e contratualizado com entidades locais: municípios, freguesias, CTT, IPSS, Misericórdias, cooperativas ou associações empresariais.

Carlos Oliveira 

 


Exposição de fotografias de Renato Roque na Biblioteca Municipal de Cantanhede

 No âmbito do 100.º aniversário do nascimento do escritor

A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente ao público, até ao dia 31 de maio, uma exposição de fotografias, sob o tema “Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira”.

Constituída por um espólio de vinte fotografias da autoria do fotógrafo Renato Roque, a mostra apresenta registos capturados pelo artista na Gândara, a propósito da obra poética de Carlos de Oliveira.

Em exposição encontram-se, igualmente, alguns livros do escritor gandarês editados em várias línguas, o troféu Prémio da Imprensa 1971, na categoria Literatura, atribuído no âmbito da obra Entre duas memórias, além de uma pintura abstrata realizada pelo próprio autor, artigos que fazem parte integrante do acervo da Casa Carlos de Oliveira, em Febres.

A exposição “Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira” é uma das várias iniciativas culturais que o Município de Cantanhede tem programadas para o ano 2021, para assinalar o centenário do nascimento de Carlos de Oliveira (1921-2021).

Renato Roque nasceu no Porto em 1952, onde reside. Licenciado em Engenharia de Telecomunicações pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), possuiu o Mestrado em Multimédia, Sistemas Digitais e Computadores pela mesma universidade, onde apresentou o projeto fotográfico “Espelhos Matriciais”, sobre retrato fotográfico e identidade.

Desde o início dos anos 80 que Renato Roque exerce uma atividade regular em fotografia, tendo participado em várias exposições desta modalidade, de forma individual e coletiva, e noutros projetos artísticos. Publicou vários livros de fotografia, de ensaio e de ficção, e alguns, como ele próprio classifica, “de género difícil de definir”.

Sobre Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira

Escrito com Cal e com Luz”, foi escrito com a cal e com a luz da Gândara, enaltecidas pela escrita brilhante de Carlos de Oliveira: uma cal que floresce em “corolas de ténues flores”, uma luz que “abrirá o escuro da noite que nos cerca como um muro”. Foi essa luz que nos guiou até à Gândara, em torno da casa de família do escritor em Febres, onde ele habitou durante a infância e a juventude, e onde colecionámos imagens desse real, que inspirou toda a escrita de Carlos de Oliveira. Uma luz, feita de palavras, uma luz que iluminou imagens que capturámos ou que nos capturaram a nós. Imagens que a poesia de Carlos de Oliveira revela, porque é, em absoluto, uma poesia visual: “Carlos de Oliveira é um poeta essencialmente visual, e a imagem percetiva detém uma função determinante na sua poesia” (Rosa Maria Martelo, Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia).

É uma poesia feita quase sempre de materiais rudes e precários, de pedra e de cal, de vento e de areia, de árvores e de musgo, vestígios das suas paisagens-memórias da infância e juventude na Gândara. Muitas vezes parece ser quase fotográfica na sua brevidade. Revela-se-nos como memórias guardadas ao longo de um tempo antigo, como estalactites capturadas no tempo breve de um poema, quase fotogramas de frações de segundo num filme de sais de prata.”


Câmara de Cantanhede aceita candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria

 1.ª fase decorre até 15 de maio

Até ao próximo dia 15 de maio, decorre o período de candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria, programa de incentivo e apoio à investigação científica inovadora instituído no âmbito de um acordo do cientista patrono com a Câmara Municipal de Cantanhede. Conforme consta da deliberação camarária aprovada para o efeito, durante os próximos cinco anos, serão concedidas duas bolsas anuais, no valor de 1.000 euros cada, uma delas patrocinada pela autarquia, outra por António Lima-de-Faria, eminente geneticista, académico e investigador há muitos anos radicado na Suécia.

As duas prestações pecuniárias anuais destinam-se a comparticipar os encargos inerentes à participação num congresso nacional ou internacional ou à realização de um estágio de curta duração num laboratório, em Portugal ou no estrangeiro, o que implica, num e noutro caso, a demonstração do mérito por parte dos candidatos, através do resumo da apresentação ou do plano de trabalhos.

Serão admitidos resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico da autoria de jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior (1.º, 2.º ou 3.º ciclos), dos 15 aos 35 anos de idade. A avaliação das candidaturas estará a cargo de um júri constituído por Manuela Grazina, docente da Faculdade de Medicina da Universidade, que preside, Helena Teodósio, líder do executivo camarário cantanhedense, e os académicos e professores universitários Carlos Fiolhais, Rodrigo Cunha e Manuel Castelo Branco.

O regulamento está disponível no portal do Município de Cantanhede (https://cm-cantanhede.pt/mcsite/documento/5127/bolsas-de-inovacao-cientifica--lima-de-faria--regulamento) e as candidaturas podem ser entregues em mãos na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal, na Casa Francisco Pinto, ou enviadas por correio, dirigias à Professora Doutora Manuela Grazina, Coordenadora de Gestão Científica das Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria para a seguinte morada: Câmara Municipal de Cantanhede / Praça Marquês de Marialva / 3060-133 Cantanhede.

Além de patrocinar as Bolsas de Inovação Científica e de assegurar o pagamento de uma delas, o Professor António Lima-de-Faria dá o nome ao prémio pecuniário instituído pelo Município de Cantanhede que desde 1991 distingue o aluno do concelho com melhor média final no ensino secundário, tendo também doado à autarquia, há alguns anos, um valioso acervo da sua biblioteca científica que inclui livros sobre diversas áreas do conhecimento e uma importante coleção de mapas de Portugal, alguns datados do século XVI.

António José Cortesão Lima-de-Faria nasceu em Cantanhede a 4 de julho de 1921 e doutorou-se em genética pela Universidade de Lund (Suécia), onde, desde o início da década de cinquenta do século passado, se destacou como proeminente cientista e docente.

Com uma carreira reconhecida a nível mundial pelo seu contributo para o avanço da ciência, particularmente no campo da citogenética molecular, do seu currículo académico e científico salienta-se a vasta atividade em algumas das mais prestigiadas universidades e institutos da sua área de investigação, nomeadamente nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, bem como o seu trabalho como membro e consultor de influentes organismos e comités internacionais no domínio da pesquisa científica.


CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES RETOMA ATIVIDADES DESPORTIVAS


O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Silves (CMMCS) retoma a sua atividade procurando dar apoio técnico a quem estiver interessado em tirar mais proveito do seu treino diário.


Durante o mês de maio serão dinamizadas as seguintes modalidades:

» Marcha Ciclovia do Parque Ribeirinho: Piscinas Municipais de Silves à terça e quinta feira entre as 16h00 e as 17h30 e à quarta feira entre as 09h30 e as 11h00

» Silves Runners Ciclovia do Parque Ribeirinho – Piscinas Municipais de Silves à terça e quinta feira entre as 18h00 e as 19h30

As inscrições poderão ser formalizadas em: https://lap2go.com/pt/event/pnmc-2020/

O CMMCS tem o apoio do Programa Nacional de Marcha e Corrida e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e pretende fomentar a atividade física junto dos munícipes quer através de atividades realizadas no concelho, quer através da deslocação a outros eventos desportivos.

 

Coimbra | ESAC e ISEC desenvolvem aplicação para estimativa do volume das árvores


Uma equipa interdisciplinar de investigadores, liderada pelos docentes Raúl Salas-González, da Escola Superior Agrária (ESAC) e Mateus Mendes, do Instituto Superior de Engenharia (ISEC), do Politécnico de Coimbra, desenvolveu uma aplicação para estimar o volume das árvores através de um método expedito e não destrutivo.

De forma a contornar as limitações associadas aos métodos tradicionais de inventário florestal, que implicam um conhecimento especializado, a utilização de instrumentos específicos, e a realização de um extenso trabalho de campo, tornando-os muito onerosos e levando a uma baixa taxa de utilização prática, a equipa de investigadores, que é composta pelos docentes da ESAC, Beatriz Fidalgo e Raúl Salas, pelos docentes do ISEC, Mateus Mendes e João Coelho e pelos docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra, Paulo Coimbra e Manuel Crisóstomo, desenvolveu uma aplicação que pode ser carregada num telemóvel ou num tablet, e que permite, a partir do tratamento digital de imagens (fotografias) das árvores, efetuar o cálculo do volume do tronco. Para além de se tratar de um método não-destrutivo, não exige a utilização de equipamento de medição especializado, e é expedito, já que permite rapidamente a obtenção da estimativa do volume das árvores.

Esta solução vem dar resposta a um problema prático, que assume ainda maior relevância se tivermos em conta que a maioria da área florestal em Portugal está na posse de pequenos proprietários privados, os quais estimam frequentemente de forma visual o volume em pé dos seus povoamentos, sem efetuar quaisquer medições das árvores, conduzindo evidentemente a uma menor precisão da estimativa do volume que irão comercializar.

Embora ainda numa fase experimental, o trabalho desenvolvido até ao momento já permite estimar o volume em pé de povoamentos reais de Pinus nigra (Pinheiro larício), com erros na estimativa do volume comparáveis aos que se verificam nos métodos tradicionais de medição.
Pretende-se continuar a desenvolver e aperfeiçoar o software e metodologia, assim como estender a sua utilização a outras espécies com interesse florestal.

Os resultados desta primeira fase experimental foram publicados na revista Symmetry e estão disponíveis em doi:10.3390/sym13030374.

Leiria | Congresso Científico Internacional dedicado a Francisco Rodrigues Lobo


2021 é o ano escolhido pelo Município de Leiria para destacar a importância identitária que o poeta Francisco Rodrigues Lobo ilustra para Leiria.


No ano em que se assinalam os 400 anos da sua morte, Francisco Rodrigues Lobo (1574-1621), um dos nomes grandes da literatura portuguesa, será celebrado pela sua obra assente em temáticas transversais aos séculos.

Integrado no programa Francisco Rodrigues Lobo irá realizar-se o Congresso Científico Francisco Rodrigues Lobo, que decorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, no Teatro José Lúcio da Silva, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Leiria e pelo Instituto Politécnico de Leiria, com a coordenação científica do Professor Carlos André.

Todos os que pretendam inscrever-se neste evento, com ou sem comunicação, são convidados a fazê-lo até ao dia 31 de Julho de 2021, através da Plataforma9, em https://plataforma9.com/congressos/congresso-cientifico-francisco-rodrigues-lobo.htm cujas áreas temáticas são: O poeta; o novelista; o doutrinador; Rodrigues Lobo e Leiria, e Modernidade de Rodrigues Lobo: o poeta e a natureza.

 

Salvini em Coimbra no final do mês para Congresso do Chega


O presidente da Liga, partido da extrema-direita italiana, Matteo Salvini, vai estar em Portugal entre 29 e 31 de maio, participando no I Congresso do Chega, em Coimbra, disse hoje à Lusa o líder do partido radical português.

André Ventura adiantou que o político transalpino estará em território luso entre sábado e segunda-feira, com direito a discurso no último dia da reunião magna da força política populista portuguesa, assim como outros representantes da Identidade e Democracia (ID), a família europeia destes partidos radicais.

O deputado único do Chega acrescentou que o líder da Liga vai ter segurança especial, tal como sucedeu com a líder da extrema-direita francesa e presidente da Reunião Nacional, Marine Le Pen, quando esteve em Portugal a apoiá-lo durante a campanha eleitoral à Presidência da República, em janeiro, estando os pormenores a ser ultimados com a Embaixada de Itália e o corpo de segurança pessoal da PSP.

Durante a campanha presidencial, Ventura enfrentou um dos maiores protestos por parte de ativistas antifascistas durante os 15 dias de estrada precisamente na Cidade dos Estudantes, permanecendo durante largos minutos no interior da Igreja de Santa Cruz, enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem, vigiados por um grande aparato de forças de segurança.

Salvini tinha tido presença prevista num jantar da campanha para as Presidenciais2021, em Viseu, no 38.º aniversário do deputado único do Chega, mas as negociações para o futuro governo de salvação nacional transalpino, liderado pelo ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, impediram a sua presença no repasto-comício.

O consensual presidente do conselho de ministros italiano estabeleceu acordos com quase todos os partidos do espetro político transalpino e a Liga ficou com a pasta da Indústria desde fevereiro, altura da tomada de posse de Draghi.

Lusa

Webinar – “A Violência na Deficiência: Abordagem Jurídico-Criminal”

 

A Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) está a promover um ciclo de sessões online, dedicadas à prevenção de fenómenos de violência na deficiência. O segundo webinar é subordinado ao tema A Violência na Deficiência: Abordagem Jurídico-Criminal” e vai realizar-se no dia 14 de maio, pelas 18h00.

Inscrições gratuitas em:https://forms.gle/yFn7zLfWnQA49j4h7

Prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet termina hoje


O prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet termina hoje, marcando o fim da primeira fase de resposta aos inquéritos do Instituto Nacional de Estatística que abrangem mais de seis milhões de alojamentos.

Os inquéritos podem ser respondidos em https://censos2021.ine.pt com os códigos das cartas que foram entregues nas caixas de correios pelos cerca de 11.000 recenseadores e todas as respostas devem referir-se à situação do alojamento no dia 19 de abril, o dia censitário.

Além da Internet, os cidadãos podem usar o número de apoio 210542021 para responder, podem usar o e-balcão na sua junta de freguesia ou, em último caso, preencher os clássicos questionários em papel entregues pelos recenseadores, que vão seguir um "rigoroso protocolo de Saúde Pública" por causa da pandemia da covid-19.

A partir de 31 de maio, os recenseadores irão fazer uma segunda ronda pelos alojamentos que ainda não tenham respondido para tentar recolher respostas por outro meio além da Internet.

No dia 27 de abril, o INE já tinha recebido mais de 2,4 milhões de respostas, 92% das quais através da Internet, e representando informação estatística sobre mais de cinco milhões de pessoas.

Ao todo, estão envolvidas na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 cerca de 15.000 pessoas.

Lusa

Anadia promove nova hasta pública para alienação do projeto Varandas do Parque


O Município de Anadia aprovou, na sua última reunião de executivo, a realização de uma nova hasta pública para alienação de dois prédios urbanos, com projeto aprovado, destinados à construção de dois edifícios de habitação multifamiliar, localizados na Avenida das Laranjeiras, na cidade de Anadia.

Neste novo procedimento, o Município introduziu uma alteração que prevê a arrematação independente de cada edifício. Ou seja, os prédios podem ser vendidos separadamente. Assim, o valor base de arrematação do Edifício Varandas do Parque I, com a área de 1628 m2, é de 285.000,00€; e o do Edifício Varandas do Parque II, com 1820 m2, é de 320.000,00€, com lanços de 500,00€.

O projeto “Varandas do Parque I” prevê 18 fogos de tipologia T2, enquanto que o “Varandas do Parque II”, tem previsto 15 fogos de tipologia T3 e três de tipologia T2. Ambos são constituídos por cave, rés-do-chão e dois andares.

O empreendimento vai ser edificado, junto ao Parque Urbano da Cidade, que se encontra na sua fase final de construção, e pretende melhorar a qualidade de vida urbana, criando um fator de atratividade que contribua para a fixação de população naquela zona.

Os edifícios projetados marcam diferença na inovação de alguns conceitos arquitetónicos relativamente aos existentes, permitindo uma requalificação urbana de uma das principais entradas da cidade. De salientar que este complexo habitacional está inserido num projeto mais amplo, no âmbito do PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) de Anadia.

As condições gerais, constantes no Caderno de Encargos, podem ser consultadas, através do site www.cm-anadia.pt ou na Câmara Municipal de Anadia, Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística, no período das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, sujeito a marcação prévia, a qual pode ser solicitada, através do contacto 231 510 736 ou ainda pelo email: planeamento.j.silva@cm-anadia.pt.