sábado, 26 de outubro de 2024

Aveiro | Inscrição da "Festa de São Gonçalinho" no Inventário Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial

I – Inscrição da "Festa de São Gonçalinho" no Inventário Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial em consulta pública

A exemplo do que ocorreu com Santa Joana, cujo Culto se encontra inscrita no Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial de Portugal, desde 2023, também a Festa de São Gonçalinho, atendidos os requisitos de solicitação de proteção legal, está na fase de Consulta Pública para fins de inscrição no Inventário Nacional do patrimônio Imaterial.

A Prefeitura de Aveiro, através de uma equipe interna composta por técnicos da Divisão de Cultura e Turismo, em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz, procedeu à instrução de todo o processo, integrado à estratégia municipal de preservação, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural material e imaterial de Aveiro, num claro reconhecimento da importância e relevância comunitária da Festa de São Gonçalinho, considerando-se, agora, em conformidade o procedimento de registro de inventário desta manifestação.

Dessa forma, acontece, até o dia 8 de novembro, a Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da Festa de São Gonçalinho no Inventário Nacional do Patrimônio Cultural. Encerrada essa etapa, o Patrimônio Cultural, Instituto Público, decide sobre o pedido de inventário da Festa, no prazo de 120 dias.

II – Birras das crianças em espetáculo infantil de Rita Resdhoes apresentado em Aveiro
Não querer tomar banho, irmãos, amigos e animais domésticos são alguns dos temas abordados, com humor, neste espetáculo dedicado às crianças e integrado à programação da Capital Portuguesa da Cultura.
Aveiro, 24 de outubro de 2024 – O Teatro Aveirense recebe a cantora Rita Redshoes e Chinfrim, seu mais recente espetáculo para crianças que tem como objetivo ajudar os mais novos (e os grandes) a lidar com as adversidades e, principalmente, a relativizar. Parte da programação da Capital Paulista da Cultura, a apresentação será no dia 27 de outubro (domingo), às 16h.
Chinfrim é um show musical, com canções originais, e que também conta com ambientes visuais e performance. Não querer tomar banho, os irmãos, os animais domésticos, os melhores amigos, a importância de se ter amigos e animais imaginários são alguns dos temas abordados – com humor – nessa apresentação. Uma experiência na qual todos são convidados a participar, contribuindo com sons, ritmos, melodias e risadas.
O show, criado por Rita Redshoes, marca o retorno da cantora e compositora a Aveiro onde, em 2008, esgotou, pela primeira vez na carreira, um concerto solo.

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:
Criado pelos artistas Von Calhau!
III – Projeto online da Capital Paulista da Cultura transforma programa de rádio em proposta artística
'Osso Gesto' é baseado no som como matéria-prima e busca inspiração na história do rádio. O projeto tem seis episódios e o primeiro será divulgado no dia 31 de outubro.

O dia do Halloween (31 de outubro) foi a data escolhida para a estreia de Osso Gesto, projeto que se apropria do formato do programa de rádio e o transforma em uma proposta artística. Trata-se de uma iniciativa criada especificamente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura pelos Von Calhau! – dupla composta por Marta Ângela e João Alves – com seis episódios, que serão transmitidos online, semanalmente às quintas-feiras, na Antena 3.

Osso Gesto tem como ponto de partida o potencial do som como matéria-prima, tanto por sua plasticidade quanto pela capacidade de gerar imagens na mente dos ouvintes.
Os Von Calhau!, que apresentaram trabalhos em espaços como a Fundação de Serralves (Porto), a Culturgest (Lisboa), oPalais de Tokyo (Paris) ou o Mackintosh Museum (Glasgow), também foram buscar inspiração na história do rádio. Desde os primórdios que foi um dos mais inovadores meios de comunicação e um permanente laboratório de experimentação artística – além de já ter sido usada para outros fins, em tempos onde ciência e transcendência se misturavam frequentemente.

O nome Osso Gesto é uma deformação fonética do nome Cégèste, o mítico personagem do filme Orfeu, que o cineasta francês Jean Cocteau dirigiu em 1950. No filme, Cégèste é o poeta que emite frases de rádio do mundo dos mortos para o mundo dos vivos, conectando-os através da cola simbólica das ondas de rádio. Uma 'cola' também usada pelos Von Calhau! nesses programas, a fim de misturar e juntar extratos sonoros das mais diversas origens, tentando alcançar ainda outra meta: conectar o mundo dos vivos com a eternidade.

O podcast Osso Gesto pode ser ouvido em antena3.rtp.pt .

Segue abaixo uma biografia dos artistas.
Imagem aqui: https://we.tl/t-tGQer5CRtv <htt p://?>
(créditos: Von Calhau!)

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:

Sobre os Von Calhau!:
Surgidos no Porto em 2006, Von Calhau! são Marta Ângela e João Alves. Elas vêm desenvolvendo um fecundo trabalho de colaboração nas áreas de música e artes visuais, com múltiplas ramificações e cruzamentos, que vai se manifestando em concertos, performances, edição de discos, realização de filmes e vídeos, desenho, obra gráfica e publicações.

Integraram a exposição “12 Contemporâneos: Estados Presentes” da Fundação de Serralves, apresentaram a exposição individual “oximoroboro” na Culturgest e uma performance no Palais de Tokyo (Paris), além de apresentações ou atuações em instituições como Atelier MTK (Grenoble), MUSAC (León), Mackintosh Museum (Glasgow) e festivais como Netmage (Bolonha), Kraak (Berlim) ou Les Urbaines (Lausanne).

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Filmes da Suíça e Caldas da Rainha vencem Festival ART&TUR


  • Conheça todos os premiados da 17.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo, que se realizou na Lousâ
  • Filme da Turismo Centro de Portugal, “Vou Só 3 Dias”, venceu na categoria Turismo Ativo e outros filmes da região foram também premiados
A 17ª edição do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo , que terminou ontem, em Lousã, consagrou dois filmes como os grandes vencedores do evento. Os premiados das diversas competições a concurso, distinguidos pelo júri internacional do Festival, foram anunciados durante a Gala de Prémios, que decorreu no Teatro Municipal.
Na competição internacional, o Grande Prêmio foi para o filme suíço “ Grand Train Tour of Switzerland. The Ride of a Lifetime” , em que o tenista Roger Federer e o comediante Trevor Noah nos levam por uma viagem de trem pela Suíça (disponível em https://www.youtube.com/watch? v=5JK7vjVaIvo&t=6s ).
O Grande Prêmio da Competição Nacional foi para o filme “Caldas da Rainha Magnifica” (disponível em https://www.youtube.com/watch? v=g9Ia1u3I0e0 ), produzido no âmbito do ART&TUR 2023, que aconteceu nesta cidade.
O filme “Vou Só 3 Dias” , da Turismo Centro de Portugal , também foi um dos vencedores, conquistando o primeiro lugar na categoria Turismo Ativo. Muitas outras propostas apresentadas por municípios e comunidades intermunicipais da região Central também foram premiadas.
Durante os quatro dias de Festival, foram exibidos 67 filmes que integraram o shortlist da competição. Estes foram selecionados entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional, composto por 44 jurados.
O ART&TUR é um festival que acontece de forma itinerante na região Centro de Portugal. As últimas sete edições aconteceram em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém, Caldas da Rainha e, agora, Lousã. O festival faz parte da rede mundial do CIFFT - Comitê Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo do mundo, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do gênero. Alexander Kammel, diretor do CIFFT, esteve presente na gala.

Discursos de encerramento

Nos discursos de encerramento do festival, Raul Almeida , presidente da Turismo Centro de Portugal, começou por saudar todos os participantes. "Estão reunidos, neste magnífico teatro, diretores e produtores de filmes de todo o mundo. Muitos não teriam a oportunidade de conhecer a Lousã e o Centro de Portugal se não fosse por este festival. Espero que tenham aproveitado a estadia para explorar os encantos da região, para desfrutar da hospitalidade beirã, e que esse magnífico território tenha feito germinar ideias para novos filmes e vídeos., frisou.
Henriqueta Oliveira , vice-presidente do Município de Lousã, parabenizou todos os participantes e agradeceu a escolha de Lousã: “Para nós, sediar o ART&TUR foi motivo de imenso orgulho e um momento para nos afirmarmos como um destino turístico de excelência. Nossa região, com suas paisagens deslumbrantes, vilas de xisto, gastronomia única e hospitalidade genuína, ganha visibilidade internacional através deste evento, permitindo-nos mostrar ao mundo o melhor que temos a oferecer. Peço que levem Lousã com vocês, no coração, que a compartilhem com o mundo e que voltem sempre que possível” .

Alexander Kammel , diretor do CIFFT, destacou a importância dos filmes para a promoção turística: “Hoje, celebramos não apenas as conquistas dos talentosos cineastas e seus clientes, que nos trouxeram a sua visão impressionante sobre o turismo, mas também reconhecemos o papel vital que o vídeo turístico desempenha no desenvolvimento do turismo em todos os diferentes canais. É por isso que nos orgulhamos de premiar a excelência, promovendo vídeos e documentários que incentivam cineastas e atores do turismo a ultrapassar os limites da criatividade, contar histórias envolventes e mostrar a beleza e a diversidade do nosso mundo” .

Finalmente, Francisco Dias , diretor do festival, enalteceu o caráter criador do ART&TUR: “Os filmes que hoje receberão prêmios são excelentes. Ao longo dos anos, os conteúdos que apresentamos aqui melhoraram cada vez mais. Também me orgulho da dinâmica criadora deste festival. Temos pessoas de diferentes visões e perspectivas aqui. No ART&TUR surgem novos projetos, entre pessoas que antes nem se conheciam. É uma plataforma de criatividade, de cocriação, de melhoria da qualidade do cinema de turismo. Este festival está fazendo algo novo: estamos criando novos mundos” .

Lista completa de vencedores do Festival ART&TUR Lousã 2024

Além dos prêmios para os filmes da competição nacional e internacional, o ART&TUR promoveu três competições paralelas.

A iniciativa Art&Factory desafiou realizadores internacionais a filmarem na na Lousã, na semana que antecedeu o festival. Os filmes que resultaram da iniciativa foram exibidos e muito aplaudidos no evento. Participaram duas equipes, totalmente femininas, uma de diretoras da Itália e outra da China. Venceu o filme "Lousã, How Did I Get Here?" , da equipe italiana.

Na competição Art&Storytelling , estudantes de cinema tiveram oficinas, apresentaram roteiros e dirigiram seus filmes, com acompanhamento de mentores. Participaram uma equipe portuguesa (da Universidade da Beira Interior) e uma da Colômbia, que venceu,com o filme "Alma E-Xisto".

Finalmente, a competição Blogging premiou o melhor conteúdo de blog sobre Lousã. O vencedor foi o blog "Continuando Procurando", com a matéria "Lousã - Uma viagem ao passado com os olhos voltados para o futuro" .

COMPETIÇÃO NACIONAL

GRANDE PRÊMIO
“Caldas da Rainha Magnifica”

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Honda's Ramen” (Portugal)

MELHOR PROGRAMA DE TV
“Aldeias com História” (Portugal)

MELHOR VÍDEO INDEPENDENTE DE VIAGENS
“Turismo Cultural em São Tomé” (Portugal)

MELHOR VÍDEO PROMOCIONAL
“ Caldas da Rainha Magnífica” (Portugal)

Meio Ambiente e Ecologia
1º Prêmio: “Iceland - Igneous Nature”
2º Prêmio (ex-aequo): "I'll fly with you"
2º Prêmio (ex-aequo): "Warriors for Nature"

Arte e Criatividade
1.º Prêmio: “Covilhã, have time for yourself”
2.º Prêmio: “The memory of the Stones”

Etnografia e Sociedade
1.º Prêmio: “Stories from the Land - The Tradition that Unites Generations”
2º Prêmio: “Living in the mountains - Pitões das Junias”

Música e Dança
1º Prêmio: “Cistermúsica - Um clássico para todos!”
2º Prêmio: “No Centro - Dança, Ciência, Arquitetura e História: um caminho”

Cultura e Patrimônio
1º Prêmio: “O Segredo de Quem Você É”
2º Prêmio: “Manton de Manilla”

Produtos Turísticos
1 .º Prêmio: “The landscape we choose”
2.º Prêmio: “Romaria d'Agonia”

Sustentabilidade e Mudanças climáticas
1.º Prêmio: “One client, one tree”
2.º Prêmio: “Braga European Green Capital 2026 Candidature”

Aventuras e Expedições
1º Prêmio: “Unseen Iraq: Challenging Misconceptions”
2º Prêmio (ex-aequo): "Feel with us"
2º Prêmio (ex-aequo): "Riding Cabo Verde "

Turismo Ativo
1º Prêmio: “It´s only 3 days / Vou Só 3 Dias”
2º Prêmio: “Challenge yourself in Arouca Geopark!”

Turismo Cultural
1º Prêmio: “Interconnected”
2º Prêmio (ex-aequo): “In Our Care. The Keeper's Choice”
2º Prêmio (ex-aequo): “Sintra, a land of timeless beauty”

Turismo Rural e Olivoturismo
1º Prêmio: “Rostos da Aldeia - Serra de Santo António”
2º Prêmio: “Places and Olive Mills”

Turismo Gastronômico
1º Prêmio: “The man who ate everything”

Destinos Turísticos - Regiões
1º Prêmio: “Leiria. A Region to See and Live In!”
2º Prêmio (ex-aequo): “For Sure, they are from the north”
2º Prêmio (ex-aequo): “You hit the bull’s eye - Castelo Branco”

Destinos Turísticos - Cidades/Locais
1º Prêmio: “Coimbra, the right place”
2º Prêmio (ex-aequo): “Beja, A Love Letter”
2º Prêmio (ex-aequo): “Valley of Cambra, with great delight”

Destinos Turísticos
1.º Prêmio: “Caldas da Rainha Magnífica”
2.º Prêmio: “It’s to Celebrate”


COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL
“Grand Train Tour of Switzerland. The Ride of a Lifetime” (Suíça)

BEST ADVERTISING CAMPAIGN
“Sweden (not Switzerland)” (Suécia)

BEST CORPORATE VIDEO
“The Secret of Who You Are” (Portugal)

BEST DOCUMENTARY
“Patrol” (Nicarágua )

BEST INDEPENDENT TRAVEL VIDEO
“We All Start Somewhere” (Croácia)

MELHOR VÍDEO PROMOCIONAL
“Caldas da Rainha Magnífica” (Portugal)

MELHOR PROGRAMA DE TV
“If I Meet You Again_(Matsu TV & SHORT FILM)” (Taiwan)

MELHOR WEBDOC
“Beyond the Surface: Pantanal Biopark” ( Brasil)

Adventures and Expeditions
1º Prêmio: “The Africas” (Austrália)
2º Prêmio: “Far From The World - A Bleu Evasion Story” (França)

Art and Creativity
1º Prêmio: “Ainu Cultural Nexus: Blending Past Wisdom With Future Creativity” (Japão)
2.º Prêmio: “To Sofia, with love” (Bulgária)

Climate Changes
1.º Prêmio: “Patagonia Aventure - Climate research in the ice desert” (Alemanha)

Cultural Tourism
2.º Prêmio (ex-aequo): “Passion and Tradition: Yonabaru’s Grand Tug-of-War, Okinawa/Japan” (Japão)
2º Prêmio (ex-aequo): “Romaria d’Agonia” (Portugal)

Culture and Heritage
1 .º Prêmio: “Wroclaw: City of Adventure” (Polônia)
2.º Prêmio: “Beyond the Ruins” (EUA)

Environment and Ecology
1.º Prêmio: “The Island” (Turquia)
2.º Prêmio: “Patrol” (Nicarágua)

Cultural Tourism
1º Prêmio (ex-aequo): “Akan Soul” (Japão)
1º Prêmio (ex-aequo): “Interconnected” (Portugal)

Film Location
1º Prêmio: “Make your own movie ” (Croácia)
2º Prêmio: “The Perfect Shot” (Suíça)

Music and Dance
1º Prêmio: “Daios Cove - Cinderella Re-invented” (Grécia)

Esportes e Lazer
1º Prêmio: “Feel With Us” (Portugal)
2º Prêmio: “Guided By Nature” (Portugal)

Sustainable Tourism
1º Prêmio: “From Garden to Heaven #tasteslovenia” (Eslovênia)
2º Prêmio: “Greenland’s Authentic Intelligence” (Gronelândia)

Tourism Destination Cities
1º Prêmio: “Caldas da Rainha Magnífica” (Portugal)
2º Prêmio (ex-aequo): “Bydgoszcz- More Beautiful Than You Think” (Polônia)
2º Prêmio (ex-aequo): “Operation 4” (Croácia)

Tourism Destination Countries
1º Prêmio: “Sweden ( not Switzerland)” (Suécia)
2º Prêmio (ex-aequo): “Peru Wow” (Peru)
2º Prêmio (ex-aequo): “The Perfect Shot” (Suíça)

Destinos de Turismo - Regiões
1º Prêmio (ex-aequo): “Leiria. A Region to See and Live In!” (Portugal) 1º Prêmio (
ex-aequo): “To be Albertan” (Canadá)
2º Prêmio (ex-aequo): “For Sure, they are from the north” (Portugal) 2º Prêmio (ex-aequo
-aequo): “Journey of the Senses” (Portugal)

Tourism Products
1º Prêmio: “Grand Train Tour of Switzerland. The Ride of a Lifetime” (Suíça)
2º Prêmio: “The landscape we choose” (Portugal)

Tourism Services
1º Prêmio: “Hamad International Airport Campaign” (Catar)
2º Prêmio: “NURI ‘The fisherman’s daughter '” (Áustria)

PRÊMIO ESPECIAL Desafios Humanitários Globais
“+ Mapeando Sobrevivência +” (EUA)

PRÊMIO ESPECIAL Um Planeta, Um Mundo
“Beyond the Ruins” (EUA)

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Trata-se da maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registrado intenso crescimento da demanda interna e externa. É a região a escolher para quem quer experiências diversificadas, pois concilia locais Patrimônio da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação