terça-feira, 12 de julho de 2022

Covilhã | UNHAIS DA SERRA INAUGURA MERCADO DA FREGUESIA

Unhais da Serra inaugurou ontem, dia 11 de julho o renovado Mercado da Freguesia, o espaço foi modernizado e transformado num ponto de encontro de produtores locais e consumidores.

A obra orçada em 200 mil euros contou com o apoio da Câmara Municipal e da Aderes- Associação de Desenvolvimento Rural Estrela Sul- através do programa Leader. O novo Mercado vai permitir o escoamento da produção local e incentivar uma produção ambientalmente sustentável e criar condições para o aumento dos rendimentos dos pequenos agricultores.

Para o Presidente da Câmara da Covilhã o novo Mercado “vai valorizar os produtos endógenos e reforçar o contato entre consumidores e produtores locais, reforçando a visibilidade de produtos de excelência”, Vítor Pereira, sublinhou ainda que “são investimentos com estas características que fazem a diferença no combate ao despovoamento do interior”.

O Presidente da Câmara da Covilhã aproveitou a inauguração do Mercado de Unhais para anunciar um novo investimento na freguesia - a requalificação ambiental da Avenida das Termas-. O Projeto contempla a plantação de novas árvores, o nivelamento do terreno e a normalização do espaço com a sementeira de relva e sistema de rega.

O projeto tem já a candidatura aprovada no Compete 2020, as obras devem avançar ainda durante este verão.


Arouca quer retomar a vida ativa dos seniores pelo teatro

É numa dinâmica assente nas técnicas e jogos teatrais que o projeto “+SÉNIOR +VIDA +ATIVIDADE” chegou a Arouca no início desta semana, com objetivo de trabalhar a estimulação cognitiva e a motricidade dos seniores e pessoas com deficiência que frequentam as IPSS do concelho. A iniciativa envolve grupos amadores de teatro locais e é dinamizada pelo Município de Arouca com o Teatro Regional da Serra do Montemuro.

Para Margarida Belém, presidente da autarquia, o investimento neste projeto faz-se “pelo potencial que tem na mitigação da pandemia, visto que este é um público altamente vulnerável e que, uma vez inseridos em estruturas residenciais, esteve afastado de manifestações culturais e da socialização fora dos grupos de pares”. “Estou certa que este será um magnífico contributo para repor vivências e promover uma lógica de cultura acessível a todos”, assevera a edil.

Ao promover esta ação, a Câmara Municipal pretende assim mitigar o isolamento social a que este público esteve sujeito ao longo dos dois últimos anos, em virtude da situação pandémica. Também ela afetada por alterações de calendário, em função do evoluir do número de casos, a iniciativa irá, agora, ao longo de cinco dias percorrer uma dezena de instituições locais.

A cada sessão, com duração aproximada de 1h30, juntar-se-á uma equipa composta por um elemento de grupos de teatro locais – Teatro Experimental de Arouca, Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e Arouteatro – aos dois responsáveis pela dinamização da sessão, em representação do Teatro Regional da Serra do Montemuro. Numa lógica de partilha, os utentes serão estimulados a conectar-se e a interagir com o grupo, contando também as suas histórias ou cantando algumas músicas.

Em agenda estão sessões a 11 de julho, na Santa Casa da Misericórdia de Arouca e na Casa do Povo de Alvarenga; um dia depois, a 12 de julho, no Centro Social do Burgo e no Centro Social de Mansores; a 13 de julho, será a vez do Centro de Atividades Ocupacionais do Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda e do Centro Social de Canelas e Espiunca. Na semana seguinte, as atividades retomam a 18 de julho, na AICIA e no Centro Social de Escariz; já as últimas dinâmicas de grupo decorrem com os utentes do Espaço Sénior e do Centro Social de Chave, a 19 de julho.

Proença-a-Nova | Festival do Peixe do Rio regressou com balanço positivo

 

São Pedro do Esteval voltou a receber em formato presencial o Festival do Peixe do Rio, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia da Covid-19. A terceira edição do Festival regressou no fim-de-semana de 8 e 9 de julho, que ficou marcado pela grande afluência de pessoas ao recinto, mas também pelas elevadas temperaturas que se fizeram sentir ao longo dos dois dias.

Este Festival só se podia realizar mesmo na freguesia de São Pedro do Esteval, por ser ladeada pelo Rio Ocreza e próxima da Barragem da Pracana. Toda esta área teve na pesca do Peixe do Rio uma fatia de sustento de grande parte das famílias que aqui viviam, logo faz todo o sentido ter o Peixe do Rio como principal atração”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. O autarca destacou as excelentes condições desta localidade em receber o Festival, frisando que a realização deste tipo de eventos surge inserida “na estratégia de desenvolvimento dos recursos endógenos que o nosso território possui: em cada uma das freguesias demonstramos aquilo que cada uma delas tem de melhor, conforme a sua especialidade e principais características”.

Na terceira edição do Festival do Peixe do Rio marcaram presença cinco associações: CCR Murteirinha, Associação de Caçadores de São Pedro do Esteval, CCR de Lameira D'Ordem, Associação Estevalense e ACRD do Padrão. Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, agradece o trabalho das Associações, afirmando: “é um orgulho contar com a presença destas cinco associações. Temos as pessoas certas, muito envolvidas e com um espírito fantástico. São pessoas muito sérias, trabalhadoras e de uma capacidade de organização extraordinária”.

Na programação do Festival do Peixe constaram ainda a animação musical dos artistas ‘Diogo da Gaita’, ‘Grupo Musical Inovação’, “Babosa Brass Band’, ‘Fábio Farinha’ e ‘Segunda Geração’. No sábado, 9 de julho, houve espaço para os já habituais Jogos Interassociações, uma demonstração de ShowCooking, com Nuno Sabino, e uma breve palestra com Filipe Ribeiro, sobre conservação de peixes e espécies de água doce. No domingo, 10 de julho, realizou-se ainda a primeira edição do Passeio de Bicicleta dos Sabores do Ocreza em duas vertentes, com um percurso de BTT e um percurso de Estrada, que culminou com convívio entre os participantes no recinto do Festival.

As elevadas temperaturas, a rondar os 40ºC, levaram ainda João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a solicitar que “todos os munícipes sejam comprometidos com a segurança e que haja um compromisso de cidadania sério, que devemos ter em momentos como este”.

Primeira edição do Starman Portugal com prova de ciclismo em Reguengos de Monsaraz


A primeira edição do Starman Portugal vai decorrer na madrugada do dia 17 de julho nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel e Mourão. Esta prova de triatlo noturna de média distância realiza-se junto ao Lago Alqueva e é constituída por 1,9 quilómetros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida.

A partida para a competição acontece à meia-noite na praia fluvial da Amieira com os atletas a disputarem a natação, seguindo-se o percurso de ciclismo nos concelhos de Reguengos de Monsaraz e de Mourão, regressando depois os triatletas à praia do concelho de Portel no último segmento. O setor de corrida decorre também em Portel com a meta final no Jardim da Matriz.

Os participantes podem inscrever-se em individual e em estafetas de dois ou três elementos. O primeiro atleta deverá completar o triatlo em cinco horas e a prova está previsto terminar às 10h.

A entrega dos prémios vai decorrer às 15h na Destilaria Sharish Gin, em Reguengos de Monsaraz. Esta prova tem a chancela de dois embaixadores triatletas com experiência e tradição no triatlo de média distância, nomeadamente Márcio Neves e Helena Medeiro.

O Starman é uma competição internacional que decorre na Escócia desde 2017. Esta primeira edição em Portugal é organizada pela NTREVENTS em parceria com os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel e Mourão, CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Turismo de Portugal, Federação de Triatlo de Portugal e a Dark Sky Alqueva.

Carlos Manuel Barão

 
 

COMUNICADO: OS TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA MERECEM SER REQUALIFICADOS

 

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, anunciou nos últimos dias uma proposta de remodelação do organigrama camarário que incluía, entre outros aspetos, a “internalização” dos SMTUC num futuro Departamento de Mobilidade, Trânsito e Transportes. Os impactos e intenções da medida não estão claros e levantaram legítimas dúvidas a outras forças políticas e à Comissão de Trabalhadores dos SMTUC, que deu parecer negativo à proposta. Prevista para discussão e votação na Assembleia Municipal da próxima segunda-feira, o avolumar de críticas e incertezas levou o presidente da CM a reagendar a decisão para setembro.

O Bloco de Esquerda saúda esta reconsideração dos prazos inicialmente estipulados pelo Executivo, na medida em que abre a possibilidade de se auscultarem forças políticas e sindicais e movimentos da cidadania organizada. Dada a importância do tema, é fundamental que o debate seja o mais amplo possível. Da parte do Bloco de Esquerda, entendemos que a discussão é política, e não somente técnica, e que deve ser enquadrada a partir de um conjunto de escolhas e pressupostos.

Importa desde logo afirmar que os transportes públicos são um serviço público. O sucesso de um determinado serviço de transportes públicos deve ser medido não apenas através da receita, mas através da capacidade que tem de consubstanciar uma alternativa real à utilização de viatura própria, em favor da população e do ambiente.

Tal não significa desconsiderar a situação financeira dos SMTUC, mas reconfigurá-la a partir da sua real missão, aproveitando financiamentos nacionais e europeus para redução tarifária e renovação de frota, afastando quaisquer cenários de privatização ou de concessão de linhas, sempre determinadas pelo lucro e pelo consequente abandono de trajetos menos rentáveis, com real prejuízo para as populações, entendendo que um eficaz sistema de mobilidade público é um investimento e uma necessidade.

Este caminho está já a ser corretamente seguido por outras cidades e há uma razão para isso: as cidades do futuro serão cidades com transportes públicos acessíveis, eficientes, integrados e ecologicamente sustentados. À luz dos nossos tempos, marcados pela urgência de uma crise climática que é real e que se vai sentir cada vez mais, os objetivos principais do investimento público nos transportes coletivos devem ser dois: reduzir emissões (ao reduzir o recurso a viaturas próprias) e justiça social (acesso à mobilidade a baixo ou a nenhum custo para quem os utiliza).

O Bloco de Esquerda, com vista a aumentar significativamente a utilização do transporte público no município, defende também: a) a negociação com a CP e com os operadores privados rodoviários de sistemas de intermodalidade, antecipando o que se espera venha a acontecer proximamente com o Sistema de Mobilidade do Mondego; b) a construção de mais parques de estacionamento periféricos, que permitam aí deixar, em segurança e comodidade, os automóveis particulares.

Por fim, uma eventual “internalização” dos SMTUC não pode ser solução para o suposto excesso de trabalhadores e trabalhadoras, nem ocasião para atacar os seus direitos, gerando incerteza quanto ao destino dos seus postos de trabalho. Processos deste tipo, a ocorrerem, terão sempre a firme oposição do Bloco de Esquerda.



Coimbra, 12 de julho de 2022



Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda



Marinha Grande | PROGRAMAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA NAS PRAIAS DO CONCELHO

 O Município da Marinha Grande, em colaboração com as juntas de freguesia, Centro de Saúde e associações do concelho, promovem iniciativas culturais e desportivas, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho.

A programação para o mês de julho é a seguinte:

PROGRAMA ÉPOCA BALNEAR 2022
JULHO

PRAIA DA VIEIRA

Dia 13 de julho – quarta-feira
Praia da Vieira - Junto ao Posto de Primeiros Socorros
10h00-12h00 e 14h00-16h00 - Centro de Saúde dos Pequeninos
Org: Câmara Municipal Marinha Grande e UCC da Marinha Grande

16 a 30 de julho
No âmbito do projeto "À Mesa também se Canta" vai decorrer de 16 a 30 de julho a ação "QUEM COME SEUS MALES ESPANTA".
Quinzena Gastronómica com o envolvimento de 15 restaurantes (selecionados pela ACIMG) da Marinha Grande, Praia da Vieira e São Pedro de Moel. Em todos os restaurantes haverá a atuação de artistas locais, totalizando 15 atuações ao longo da iniciativa.

Dia 16 de julho - sábado
Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia
10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Ruas da Praia da Vieira
21h00 - Música em Movimento - Nuno Esperto Band
Banda de covers, composta por 4 músicos, com músicas desde o pop/rock anos 80/90, aos grandes sucessos da atualidade.
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
Apoio: Paróquia da Praia da Vieira

Dia 17 de julho – domingo
Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia
10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Largo dos Pescadores
17h30 – Acústico Improvável com “Acordes do Páteo”
Um grupo musical das Caldas da Rainha que “viaja” essencialmente entre o Fado. Expressado com muita alma, através de um acordeão, uma voz e uma guitarra…
Projeto dinamizado no âmbito da candidatura “Portugal Acústico – Nos braços do Património”.
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
Apoio: Paróquia da Praia da Vieira


Dia 23 de julho - sábado
Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia
10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Ruas da Praia da Vieira
21h00 - Música em Movimento - Banda Nintendo Nada
Rock covers Band, composta por 4 músicos, com temas dos anos 80/90.
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
Apoio: Paróquia da Praia da Vieira

Dia 24 de julho - domingo
Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia
10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Dia 30 de julho - sábado

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

10H00 e 18H00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Vieira de Leiria|Praia da Vieira
16h00 - Passeio Motard
Organização: Moto Clube da Marinha Grande 

Ruas da Praia da Vieira
21h00 - Música em Movimento - Banda BeSax
Banda de covers, composta por 5 músicos, com músicas desde pop/rock anos 80/90, aos grandes sucessos da atualidade.
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
Apoio: Paróquia da Praia da Vieira

Dia 31 de julho - domingo
Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia
10H00 e 18H00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

SÃO PEDRO DE MOEL

Dia 11 de julho - Segunda-Feira 
Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Primeiros Socorros
10H00-12H00 e 14H00-16H00 - Centro de Saúde dos Pequeninos
Org: Câmara Municipal Marinha Grande e UCC da Marinha Grande

Dia 12 de julho - Terça-Feira 
Cosmos Azul e Mar
Abertura da Exposição: Plesiossauro de São Pedro de Moel
Patente até 11 de setembro
Horário:
De domingo a quarta das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00
Sexta feira e sábado das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
Quinta feira - Encerrado
Em junho de 2021, foi publicada a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica (encontrado na praia da Concha, junto ao Farol de São Pedro de Moel), pertencendo ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos. No âmbito desta descoberta, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e promoveu uma exposição temporária do Plesiopharos moelensis.
Ação integrada: no âmbito da parceria entre a CMMG, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e o Museu da Lourinhã; no Programa da Bandeira Azul 2022
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Dia 15 de julho – Sexta feira
Jardim Vale do Ribeiro
22h00 – Espetáculo com a banda TRX - Tributo aos Xutos
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

16 a 30 de julho
No âmbito do projeto "À Mesa também se Canta" vai decorrer de 16 a 30 de julho a ação "QUEM COME SEUS MALES ESPANTA".
Quinzena Gastronómica com o envolvimento de 15 restaurantes (selecionados pela ACIMG) da Marinha Grande, Praia da Vieira e São Pedro de Moel. Em todos os restaurantes haverá a atuação de artistas locais, totalizando 15 atuações ao longo da iniciativa.

Dia 16 de julho - Sábado
Jardim do Bambi
10h00-12h00 - Caminhada Liga Portuguesa contra o Cancro
Org: LPCC 
Apoio: Câmara Municipal Marinha Grande

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Primeiros Socorros
10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Praça Afonso Lopes Vieira
16h00 - Passeio Motard
Organização: Moto Clube da Marinha Grande 

Posto de Turismo de São Pedro de Moel
10h00 às 19h00 – Massagens Terapêuticas| Reiki
10h às 14h – Atividades infantis: Meditação, pinturas, mandalas na natureza
Org: Protur

Jardim Vale do Ribeiro
22h00 – Atuação do DJ Pedro Lothar
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Dia 17 de julho - Domingo

10h00-12h30 – Passeio na natureza: biodiversidade da Ribeira de São Pedro
Ponto de encontro: Praia Velha, em frente à Bandeira Azul
Passeio guiado ao corredor ripícola da Ribeira de São Pedro, com o objetivo de dar a conhecer a fauna e flora locais, abordar a problemática das espécies invasoras e promover a discussão acerca da recuperação do ecossistema ribeirinho após os eventos climatéricos extremos e o grande incêndio de 2017 ocorrido na Mata Nacional de Leiria.
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
Ação integrada: no âmbito do Programa da Bandeira Azul 2022
Inscrições para o email ambiente@cm-mgrande.pt - limitadas a 30 participantes

Posto de Turismo de São Pedro de Moel
10h00 às 19h00 – Massagens Terapêuticas| Reiki
10h30 – danças circulares
10h30 às 13h00 – Atividades infantis: Meditação, pinturas, mandalas na natureza
18h30 – Viagem sonora com taças tibetanas
Org: Protur

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Socorro
10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande


Dia 18 de julho - Segunda-Feira 
Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Socorro
10h00-12h00 e 14h00-16h00 - Centro de Saúde dos Pequeninos
Org: Câmara Municipal Marinha Grande e UCC da Marinha Grande

Dia 21 de julho – Quinta-feira
Edifício Cosmos
Das 14h30 às 17h00 - Tecendo em Rede - Elaboração de Painel de Parede
Destinatários/as: adultos/as com algum conhecimento de macramé
Gratuito
Necessária inscrição através do link:
Inscrições limitadas
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Dia 22 de julho – Sexta-feira
Praia Velha
10h00-12h00 e 14h00-16h00 - Centro de Saúde dos Pequeninos
Org: Câmara Municipal Marinha Grande e UCC da Marinha Grande

Jardim Vale do Ribeiro
22h00 – Espetáculo com Tat&Ana
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Dia 23 de julho - Sábado

Farol de São Pedro de Moel
10h00 às 12h00 - Patinagem de Velocidade
Org: In-Line Marinha Grande 

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Primeiros Socorros
10H00 e 18H00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Edifício Cosmos 
Das 14h00 às 17h00 - Pintura de Barriga de grávida
Gratuito
Por marcação por telefone: 912 877 380
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Posto de Turismo de São Pedro de Moel
10h00 às 19h00 – Massagens Terapêuticas|Reiki
14h00 às 19h00 - Reflexologia
14h30 às 18h00 – Atividades infantis: Meditação, pinturas, mandalas na natureza
18h00 – Yoga
Org: Protur

Jardim do Bambi
Das 15h00 às 19h00 – GNR – Guarda Nacional Republicana - Demonstração com cavalos e atividade cinotécnica
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande|Guarda Nacional Republicana 
Apoio: Bambi café

Jardim Vale do Ribeiro
22h00 – Festival Cistermúsica - Espetáculo com o Quinteto Pedro & Mel
Ambos nascidos em terras tropicais, Pedro Sáfara e Melissa Costa conheceram-se cantando e tocando pelas ruas da baixa conimbricense. Atualmente, estão em fase de pré-produção e gravação do primeiro disco de ambos no estúdio da Blue House em Coimbra, que contará com composições inéditas e autorais, sob a direção musical de Sérgio Costa (Belle Chase Hotel, Quinteto Tati, Vitorino).

Inserido na 30ª Edição do Festival Cistermúsica, promovido pela Banda de Alcobaça, com a parceria da Câmara Municipal da Marinha Grande

Dia 24 de julho - Domingo

Praia de São Pedro de Moel – Concentração junto ao Posto de Primeiros Socorros
10H00 e 18H00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Farol de São Pedro de Moel
10h00 às 12h00 - Patinagem de Velocidade
Org: In-Line Marinha Grande 

Posto de Turismo de São Pedro de Moel
10h00 - Reiki
Org: Protur

Dia 30 de julho - Sábado

Praia de São Pedro de Moel – Concentração junto ao Posto de Primeiros Socorros
10H00 e 18H00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Posto de Turismo de São Pedro de Moel
14h00 às 19h00 – Massagens Terapêuticas|Reiki
14h00 às 19h00 – Taças Tibetanas
18h30 – Concerto meditativo em grupo de taças Tibetanas
Org: Protur

Jardim Vale do Ribeiro
10h00 às 16h00 - Festival Jogos Tradicionais
22h00 – Espetáculo com a Banda do Clube dos Músicos
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Dia 31 de julho - Domingo

Posto de Turismo de São Pedro de Moel
10h00 às 19h00 – Massagens Terapêuticas
10h00 às 14h00 – Reiki
10h00 - Yoga
14h00 às 19h00–Taças Tibetanas
Org: Protur

Praia de São Pedro de Moel – Concentração junto ao Posto de Primeiros Socorros
10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Jardim Vale do Ribeiro
22h00 – Concerto com Nuno Esperto Band
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

4ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei realiza-se em Proença-a-Nova

Este fim-de-semana, nos dias 16 e 17 de julho, o Campo de Jogos da Aldeia Ruiva vai receber pela primeira vez uma prova oficial de um Desporto de Areia. Para a abertura, o Campo será palco da 4ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei, onde se espera contar com a presença dos melhores jogadores do país.

Nesta quarta etapa estão já confirmadas as presenças de Bruno Menezes, mais conhecido por Bruninho de Búzios, e Eduardo Oliveira, do FC Carcavelos, a dupla vencedora das duas primeiras edições, que decorreram em Faro e Paredes. Por não terem marcado presença na terceira etapa, realizada no Funchal, na Região Autónoma da Madeira, os vencedores foram, evidentemente, diferentes: desta feita, Marco Flores e Bruno Flores, do CD Póvoa, subiram ao lugar mais alto do pódio. Também Alan Cavalcanti, antigo jogador de futebol de praia e atual selecionador da seleção feminina portuguesa de futebol de praia, irá estar presente de Proença-a-Nova, repetindo a presença da semana anterior, quando foi até à ilha da Madeira.

A prova, à imagem do que aconteceu nas edições anteriores, será dividida em dois níveis: a fase de prata, momento inicial e no qual serão definidas as duplas que irão seguir para as decisões finais, na fase de ouro, aquela que se considera ser o quadro competitivo principal.

Proença-a-Nova recebe agora a quarta etapa, de onze que se irão disputar, em prova a contar para a decisão da dupla final vencedora e que consequentemente se irá sagrar campeã nacional da modalidade. O evento será organizado pela Federação Nacional de Futevólei em parceria com o Município de Proença-a-Nova.





IC2 também está cortado em Leiria

O incêndio que deflagrou hoje na freguesia da Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que já obrigou ao corte da A1 em ambos os sentidos, provocou também o encerramento do IC2, em Leiria.

Quem circula na A1 no sentido Porto - Lisboa, deve sair em Pombal no IC8, em direção à EN109 ou A17 e depois entrar na A1 em Fátima, via EN113, ou então seguir para sul pela A8 em Leiria. No sentido inverso, deve optar pelas mesmas vias.

Quem circula no IC2, deve utilizar a EN109 e/ou A17 e depois retomar o IC2 em Pombal, se for no sentido sul-norte.

No sentido contrário, deve utilizar as mesmas vias.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 15h52 estavam no terreno 229 operacionais, apoiados por 63 veículos e três meios aéreos.
Lusa

Campanha “Taxa Zero ao Volante” apanhou 866 condutores… a conduzir com álcool

A Campanha de Segurança Rodoviária Taxa Zero ao Volante, da responsabilidade da ANSRodoviária, da GNRepublicana e da PSP, decorreu entre 5 e 11 de julho e teve como objetivo alertar "os condutores dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool
A campanha contou, uma vez mais, com a participação do serviço da administração regional da Região Autónoma da Madeira em ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, nas localidades de Torres Vedras, Aveiro, Braga, Porto e Ceira. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.
Na campanha foram sensibilizados 411 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica;
  • Os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves;
  • Conduzir sob a influência do álcool causa perturbações ao nível de aspetos cognitivos e do processamento de informação que acarretam, entre outros efeitos, uma menor capacidade e rapidez de decisão, aumento do tempo de reação e descoordenação de movimentos.
Durante as operações das Forças de Segurança realizadas entre os dias 5 e 11 de julho, foram fiscalizados presencialmente 44.485 veículos, tendo sido registado um total de 12.468 infrações, das quais 866 relativas à condução sob o efeito do álcool.
 Número de veículos fiscalizadosTotal de InfraçõesInfrações
relativas à condução sob o efeito do álcool
GNR29 1157 731575
PSPPortugal15 3704 737291
Continente13 6464 332242
Total Portugal44 48512 468866

Total Continente
42 76112 063817

No mesmo período registou-se um total de 2.724 acidentes, de que resultaram 6 vítimas mortais, 47 feridos graves e 844 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 403 acidentes, menos 2 vítimas mortais, menos 8 feridos graves e mais 74 feridos leves.
As 6 vítimas mortais, 4 das quais do sexo masculino, tinham idades entre 43 e 73 anos.
Os acidentes ocorreram nos distritos do Porto, Guarda, Portalegre, Lisboa e Setúbal.
Estes acidentes resultaram de 2 colisões, 2 despistes e 2 atropelamentos.
Os veículos envolvidos foram maioritariamente ligeiros e, no acidente do distrito do Porto (atropelamento) houve 3 veículos envolvidos num choque em cadeia originado pelo atropelamento.
No acidente da Guarda esteve envolvido um trator agrícola e num dos acidentes de Setúbal, um motociclo.
Os atropelamentos ocorreram nos distritos do Porto e Setúbal.

Área para campismo da Concentração de Faro vai mudar de local

Realização do evento está assim garantida.
A área para campismo da Concentração de Faro, que se realiza no próximo fim de semana, vai mudar de local.
A informação foi confirmada esta terça-feira, após se ter colocado em causa a realização do evento devido à situação de contingência em que o país se encontra.
O autarca de Faro explica que foi encontrada uma "solução que não sendo das melhores, é uma solução que permite continuar com a Concentração". Rogério Bacalhau esclarece que vão ser transferidos os 14 hectares de zona florestal para uma zona urbana adjacente.
Vamos, entre hoje e amanhã [terça-feira e quarta-feira], criar todas as condições para que acampamento que se fazia na zona florestal se faça numa zona urbana. E com isso o despacho fica cumprido e a realização da concentração não se põe em causa", afirma o autarca.
O primeiro-ministro, em declarações ao início da tarde, já tinha informado que estava a ser feito de tudo para que o evento se realizasse e que fosse possível "encontrar formas de compatibilizá-los com as condições de segurança".
Em relação à Concentração de Faro, "alterando um pouco [seria] possível resolver o problema", disse Costa, isto porque este evento acontece praticamente fora da área florestal.
Cerca de 25% do Vale das Almas é zona florestal, onde o despacho do estado de contingência proíbe o acesso, circulação e permanência. A solução encontrada passa, então, por alterar o local do campismo do evento.
O autarca de Faro já tinha alertado que cancelar evento seria um problema gravíssimo e a organização do evento disse mesmo que representaria a "morte do motoclube".
Tanto a organização, como o Município consideram que a floresta em causa é de baixa perigosidade e garantem que até domingo haverá pontos de água, camiões cisterna, bombeiros e máquinas de rasto para reforçar a segurança de todos e evitar o cancelamento.

SIC Notícias

Festival Super Bock Super Rock passa para o Parque das Nações

A 26.ª edição do festival decorre entre quinta-feira e sábado e estava marcada para a Herdade do Cabeço da Flauta
O Festival Super Bock Super Rock, nos dias 14, 15 e 16 de julho, vai ser relocalizado da Herdade do Cabelo da Flauta, no Meco, para o Parque das Nações, em Lisboa.
A mudança é feita após o Governo decretar o estado de contingência devido ao risco de incêndio rural, até à próxima sexta-feira.
Ao que a SIC apurou, o cartaz oficial para 14, 15 e 16 mantém-se e haverá mais do que um palco, para além da Altice Arena.
Em dúvida, está o "warm up", que estava agendado para esta quarta-feira, dia 13.
Luís Montez, promotor da Música no Coração, revelou que insistiu até à última para manter o festival no Meco, mas que não foi possível devido à lei.
Ainda assim, garantiu que a equipa da organização vai "trabalhar de dia e noite" para a realização do festival, em Lisboa.
Saímos daqui e vamos para a Altice Arena montar os palcos e garantir que vamos dar um bom espetáculo", disse aos jornalistas, em Sesimbra, onde o promotor esteve reunido com a autarquia.

SIC Notícias

Incêndio em Ourém corta circulação na A1. Há casas na linha de fogo

Fogo que tinha sido dado como dominado na segunda-feira reacendeu esta manhã e levou ao corte de circulação na autoestrada.
O incêndio que continuava a lavrar esta terça-feira em Ourém levou ao corte de trânsito na A1 nos dois sentidos.
Fonte oficial da GNR adiantou à Renascença que a circulação está interrompida entre o nó de Pombal e o nó de Leiria, entre os quilómetros 129 e 153, onde a visibilidade está muito reduzida por causa do fumo.
O incêndio que deflagrou na quinta-feira e que este fim de semana representou um dos maiores desafios para os operacionais no terreno chegou a ser dado como dominado na segunda-feira, mas reacendeu esta manhã.
Pelas 15h, estavam mobilizados no combate às chamas pelo menos 220 bombeiros, apoiados por 5 meios aéreos.
RR/lusa
Imagem: Alexandre Marrazes


Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede. Helena Teodósio apela à responsabilidade da população face ao perigo de incêndios rurais

Na sequência do Despacho que determina a Declaração da Situação de Contingência até às 23h59 de 15 de julho, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede reuniu esta segunda-feira, em comissão restrita, para analisar e antecipar as medidas preventivas face à situação de agravamento do risco de incêndio rural.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, deixou um apelo à população para que respeite e cumpra as restrições e os condicionamentos constantes na Declaração da Situação de Contingência, face ao significativo agravamento do perigo de incêndio rural tendo por base as previsões meteorológicas para os próximos dias.

A autarca destacou uma vez mais a importância das comunidades enquanto primeiros agentes de proteção civil e a quem, nestas circunstâncias, cabe a importante missão de proteger a sua vida e a dos seus próximos.

Pelo facto de o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil estar ativo por força da publicação da Declaração da Situação de Contingência, a presidente da Câmara Municipal e Autoridade Municipal de Proteção Civil, colocou ainda à disposição das entidades todos os meios e recursos dos serviços municipais e toda a colaboração considerada útil e necessária para fazer face à situação, tendo por objetivo minimizar os constrangimentos e dificuldades esperadas na gestão das operações de proteção e socorro que venham a surgir no concelho de Cantanhede.

Na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, também a comandante do Destacamento Territorial da GNR, Lígia Santos, garantiu o reforço, por parte do seu contingente militar, das ações de fiscalização preventiva dos comportamentos de risco, manifestando total disponibilidade para garantir a efetiva articulação com todos os demais agentes de proteção civil e com os comandos das operações de socorro que venham a ser instalados.

Por sua vez, o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Nuno Duarte Nascimento, adiantou que foram reforçadas as equipas de primeira intervenção de combate a incêndios da corporação e que irão também efetuar vigilância móvel no território do concelho. Este responsável deixou ainda uma mensagem relativa à inibição de todos os comportamentos de risco, aconselhando a suspensão de todas as atividades em espaços rurais e florestais.

Rui Vitória é o novo selecionador do Egito

Treinador português assinou contrato para os próximos quatro anos. É a primeira vez que orienta uma seleção.
Rui Vitória é o novo selecionador do Egito, anunciou a Federação de Futebol daquele país.
O treinador português, de 52 anos, que estava sem clube desde que deixou o Spartak de Moscovo, a meio da última época, e vai orientar pela primeira vez uma seleção, assinou contrato válido por quatro anos.
Vitória sucede a Ehab Gabal, que fora o escolhido para substituir o também português Carlos Queiroz. Com o antigo selecionador português ao comando, o Egito perdeu a final da CAN e falhou a qualificação para o Mundial 2022, em ambas as ocasiões diante do Senegal.
Esta é a terceira aventura de Rui Vitória no estrangeiro, todas após deixar o Benfica: também passou pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, e pelo Spartak, da Rússia. O técnico português tem já um currículo vistoso: três Ligas portuguesas, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga, duas Supertaças, uma Liga da Arábia Saudita e uma Supertaça saudita.

R4

Homem detido em Arganil por tráfico e posse de arma pribida

O CT Coimbra, através do Posto de Arganil, no dia 9 de julho, deteve um homem de 21 anos por tráfico de estupefacientes e por posse de arma proibida, no concelho de Arganil.
Durante uma fiscalização rodoviária, os militares abordaram uma viatura, tendo detetado um odor a estupefaciente.
Durante a ação policial, foram apreendidas 13 doses de canábis, uma faca borboleta e um aerossol de defesa (gás pimenta).
O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Arganil.

Phenix evita o desperdício de mais de 6,7 milhões de refeições só no primeiro semestre de 2022


  • Desde o início de 2022, a Phenix já salvou mais de 3772 toneladas de alimentos;

  • Aposta no segmento B2B será o foco estratégico para os próximos 6 meses;

Lisboa, 12 de julho de 2022 – A Phenix, uma das marcas líderes no combate ao desperdício na Europa, assinala mais de 6,7 milhões de refeições salvas, apenas no primeiro semestre deste ano. A empresa iniciou a sua atividade em Portugal há cerca de cinco anos, com o seu programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a instituições particulares de solidariedade social, que apoia pessoas carenciadas, tendo, mais tarde, alargado a sua atuação através da criação de uma app antidesperdício, já presente em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra.

Desde o início de 2022, através destes dois serviços, a Phenix já salvou mais de 6,7 milhões de refeições, o que corresponde a mais de 3772 toneladas de alimentos, evitando que mais de 3867 toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. E, só com o seu programa de conversão de excedentes, a empresa ajudou ainda a doar mais de 12 milhões de euros em refeições.

Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal, faz um balanço muito positivo do primeiro semestre do ano: “Findos os primeiros seis meses de 2022, é hora de olhar para o trabalho que concretizámos e de pensar sobre o que nos espera nos próximos. Estamos extremamente satisfeitos com o impacto que conseguimos gerar, em conjunto com os nossos clientes, parceiros e consumidores. É bom ver que principalmente as empresas portuguesas se têm focado cada vez mais na questão do desperdício e em como evitá-lo. E é aí que podemos continuar a dar o nosso melhor, empenhando-nos em desenvolver e fornecer as ferramentas necessárias para que tudo isto se processe da forma mais célere e eficiente possível, tendo em vista um futuro melhor e mais sustentável”.

Parceiros como a Brisa, o E´Leclerc e a Sonae já contam com a Phenix para otimizar e agilizar os seus processos de gestão de stocks e escoamento de excedentes para instituições recetoras. O balanço extremamente positivo destas operações, em Portugal, coloca a aposta no segmento B2B no topo das prioridades da marca este ano, alargando os serviços e soluções da Phenix a novas empresas e setores de atividade, e reforçando parcerias já existentes. “A vertente business-to-business será o principal foco estratégico no segundo semestre do ano, com o reforço e desenvolvimento de novas parcerias, e a disponibilização de novas ferramentas e soluções tecnológicas para apoiar as empresas na gestão e escoamento sustentável de stocks”, conclui Frederico Venâncio.

Em Portugal Continental, a Phenix está presente em várias cidades com a sua app anti-desperdício, tendo entretanto expandido a sua acessibilidade para Viseu e Coimbra no início deste ano, e em todos os distritos com o seu programa de conversão de excedentes em doações a IPSS.

------

Sobre a Phenix Portugal

A operar em Portugal desde 2016 como parte da expansão internacional da Phenix, somos responsáveis por evitar o desperdício de mais de 22 milhões de refeições e mais de 1 800 toneladas de produtos não alimentares, evitando assim que fossem emitidas mais de 24 mil toneladas de CO2 para a atmosfera, só em Portugal. Colaborando de perto com o Continente, Brisa, entre outros parceiros, ajudamos na redução do desperdício, encaminhando os seus excedentes para a nossa rede de mais de 1000 instituições parceiras. Com escritórios em Lisboa e no Porto, contamos com uma equipa em expansão fortemente empenhada em reduzir o desperdício em Portugal. Em outubro de 2019, lançámos a nossa aplicação anti-desperdício, a Phenix App, focada no comércio local e no público em geral, que conta já com mais de 210 000 utilizadores e com mais de 1 200 estabelecimentos aderentes, em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra. Mais informações em https://wearephenix.com/pt-pt/.


ESTARREJA | Há Festa na Quinta!: chega já este fim de semana à Quinta do Marinheiro, em Avanca

Ao longo de três dias, o “Há Festa na Quinta” celebra o legado que o único Prémio Nobel português da área das neurociências fez questão de legar à sua terra natal.
De 15 a 17 de julho, todos os motivos são bons para visitar a Quinta do Marinheiro, em Avanca. “Há Festa na Quinta”, em comemoração do 54.º aniversário da abertura da Casa-Museu Egas Moniz, está de regresso com diversas atividades a decorrer nos jardins e espaços naturais outrora percorridos por Egas Moniz.
Teatro de marionetas, música & circo, workshops, passeios de moliceiro, stand up paddle, jogos tradicionais, insufláveis, quinta de animais: um evento com um programa planeado especialmente para a fruição de famílias.
Três dias para todas as idades e gerações
O evento “Há Festa na Quinta” arranca na próxima sexta-feira, dia 15, às 18h30, com a visita guiada e encenada a partir de uma carta anónima “Confidências de ACAFEM”relatando confidências de um tal de ACAFEM (António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz) dizendo-se saudoso pelos tempos de infância e enaltecendo Avanca, a sua terra natal. A atividade repete-se nos dias 16 e 17.
O dia seguinte, sábado, às 10h30, inicia com um workshop de Desenho Criativo, com Mário Afonso. Das 11h às 19h, há insufláveis para brincar, escorregar e saltar. O lago da Quinta do Marinheiro oferece um cenário único para a prática de Stand Up Paddle, das 14h30 às 19h. Há ainda a oportunidade de observar a fauna e a flora do baixo Vouga Lagunar nos Passeios de Moliceiros agendados para as 15h e as 16h30. Durante toda a tarde, das 15h às 19h, o Espaço Criança convida os mais pequenos a dar asas à imaginação. O sábado fica marcado ainda por outras propostas culturais. Às 16h, por um “PICNIC”, organizado pelo Teatro de Marionetas que não garante que não haja a “interferência… dos bichos”. Uma hora depois, há uma oficina de construção de insetos, “Insectarium”, associada ao espetáculo PICNIC da companhia Historioscopio. À noite, às 21h30, há “Serena Serenata”, a cargo da Companhia Ópera ISTO.
No domingo, dia 17, às 11h, vamos viajar e contar segredos à Lua, na companhia do Sorriso da Lua, na sessão “Música para Bebés”. E até ás 19h, há uma “Quinta de Animais” para descobrir. A partir das 15h, a ACRAP - Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas e a ARCAL – Associação Recreativa e Cultural de Água Levada trazem os Jogos Tradicionais e a associação cultural We Tum Tum apresenta o espetáculo itinerante “Dragonologia”. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Pardilhó e a companhia de teatro Kopinxas dão a conhecer a performance “Pano para Mangas”, às 16h. O espetáculo “Crassh_Duocircus”, da We Tum Tum, fecha a programação do “Há Festa na Quinta”. Para assistir às 17h.
Neste mesmo dia, mantêm-se as atividades: Insufláveis, Stand Up Paddle, Passeios de Moliceiro, Confidências de ACAFEM – Visitas Encendas à Casa Museu e o Espaço Criança.
Uma Festa que homenageia a Casa do génio de Avanca
No tempo do médico investigador, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca, a quinta ganhava vida e as atividades culturais e de lazer sucediam-se. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista, único Nobel da Medicina português, que inspira o “Há Festa na Quinta”. 
A iniciativa liga-se desta forma à vida do neurocientista nascido em Avanca e renova o convite para visitar a Quinta do Marinheiro com uma oferta cultural e de lazer de e para todos.
As entradas são gratuitas e algumas atividades requerem inscrição.