terça-feira, 22 de junho de 2021

Mais de uma centena doaram sangue no Centro de Formação de Portalegre da GNR


Desde há duas décadas que a escola da Guarda Nacional Republicana e a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – têm unido esforços para que os formandos efetuem doações do tecido que nos corre nos vasos. Mas em tempo de pandemia esta parceria não tem conhecido as dinâmicas de outros tempos.
A fim de ser concretizada uma colheita, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação – IPST – enviou uma sua equipa a Portalegre. A iniciativa decorreu no Centro de Formação da Escola da Guarda e envolveu colaboradores e alunos do Curso de Formação de Guardas.
Numa campanha muito bem conseguida, e em que nada foi descurado em termos de medidas de precaução, foram contabilizadas 135 inscrições, das quais 106 se materializaram após as indispensáveis avaliações clínicas.
E novos dadores contaram-se 96, o que é de se salientar.

Mais uma página de ouro da parceria ADBSP / GNR.
JR

Tribunal da Feira condenou sete jovens que venderam droga a colegas na escola

O Tribunal da Feira condenou a penas entre os 40 dias e 11 meses de prisão sete dos oito arguidos envolvidos num processo por tráfico de droga no interior de uma escola secundária naquele concelho do distrito de Aveiro.

O acórdão datado de 26 de maio, a que a Lusa teve hoje acesso, deu como provado que no ano letivo de 2018/2019 os sete arguidos, na altura alunos da escola, dedicaram-se à venda ou cedência de haxixe a maioritariamente outros alunos da mesma escola, menores de 18 anos.

"As referidas transações de haxixe entre os arguidos e os referidos indivíduos - estes, tal como aqueles, consumidores de drogas - ocorreram num período em que todos frequentavam a escola, na sua maioria no seio das suas relações de amizade e num contexto em que, muitas das vezes, se traduziu na partilha do mesmo cigarro", lê-se no acórdão.

Os arguidos, com idades entre os 17 e 20 anos, estavam acusados de um crime de tráfico de estupefacientes agravado, mas foram condenados por um crime de tráfico de menor gravidade, por o coletivo de juízes ter entendido que existia "considerável diminuição da ilicitude".

Um arguido que já tinha sido condenado por crimes de roubo e coação apanhou 10 meses de prisão, que o tribunal suspendeu pelo período de dois anos.

Relativamente aos outros seis arguidos, o coletivo de juízes decidiu substituir as penas aplicadas pelo pagamento de multas, entre os 600 e 900 euros, ou por prestação de trabalho a favor da comunidade (40 e 90 dias para dois deles e 330 dias para um terceiro).

Apenas um dos arguidos foi absolvido por falta de provas.

Os factos dados como provados referem que as transações de haxixe eram feitas no interior do complexo escolar, nas traseiras dos pavilhões A e B.

Os alunos daquela escola que pretendiam adquirir ou simplesmente consumir haxixe deslocavam-se nos períodos entre aulas àquele local onde adquiriam aos arguidos o produto estupefaciente.

Lusa

Imagem: JN

Aveiro | Apresentação do Modelo de Biorresíduos


O Cine-Teatro de Estarreja foi o local escolhido para a apresentação do Modelo de Recolha dos biorresíduos a implementar em toda a Região, ação integrada no Congresso da Região de Aveiro 2021 e na ordem de trabalhos do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) que ontem decorreu durante toda a tarde.

A apresentação realizada pelo Eng. João Vaz, da empresa EcoGestus – Engenharia & Consultoria, contratada pela CIRA, para este trabalho, divulgou que existem 33% do lixo indiferenciado que corresponde aos biorresíduos. Da mesma forma, o estudo da EcoGestus aponta para a necessidade de um investimento total de 6,8 milhões de euros para implementar o sistema, que vai ter custos operacionais anuais de cerca de 1,9 milhões de euros até 2030.

Para a CIRA a implementação deste sistema é muito importante, com prioridade ao canal HORECA (hotéis, bares, restaurantes e cantinas), sendo que o sistema de recolha de biorresíduos entrará em pleno vigor já em 2023, sabendo que o canal HORECA é uma das mais importantes vias de produção deste tipo de lixo biodegradável.

A recolha seletiva de biorresíduos faz parte do Pacto Ecológico Europeu que considera esta uma das medidas importantes para “prevenção e redução da produção de resíduos (…) fundamental para a transição para uma economia circular e para garantir a competitividade da União a longo prazo”.

Esta iniciativa integrou o Congresso da Região de Aveiro 2021 que até 06 de julho vai passar por todos os seus 11 Municípios, para discutir e debater os principais assuntos da Região, com particular destaque para as questões da mobilidade, ambiente, educação e património.

Ansião | Secretário de Estado inaugura programa de Desfibrilhação Automática Externa


Ansião recebeu ontem o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, para a inauguração dos equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) instalados no Concelho de Ansião no âmbito do projeto Ansião Reanima.
A cerimónia, que teve lugar no Centro Cultural de Ansião, às 15 horas, contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, e do Enfermeiro André Teodósio, proponente do projeto ao Orçamento Participativo municipal de 2019.

O Enfermeiro André realçou a importância da existência destes equipamentos em todo o concelho como um meio eficaz de salvar vidas de vítimas de paragem cardiorrespiratória, modelo que deveria ser seguido a nível nacional, assim como a vontade do executivo municipal em investir num programa diferenciado e mais inovador.

O Presidente da Câmara Municipal salientou a importância do Orçamento Participativo para uma verdadeira democracia e para o exercício de uma cidadania ativa, aproximando os cidadãos dos decisores políticos, assim como o inegável valor social do projeto Ansião Reanima, implementado nas seis freguesias do concelho, contribuindo para a literacia em saúde e em ações de emergência e proteção civil, felicitando o proponente do projeto pela sua audácia.

António Sales, por sua vez, felicitou o município por esta importante iniciativa e o proponente deste ousado e pioneiro projeto, um excelente exemplo de serviço à população na área da saúde. Referiu que é também um fundamental objetivo do atual governo o aumento de DAE em todo o país, com vista à melhoria da capacidade de resposta a nível do sistema de emergência médica nacional, sendo a escola uma área privilegiada para essa concretização. A pandemia que estamos a viver foi também referenciada, nomeadamente o importante papel dos profissionais de saúde na linha da frente nos cuidados prestados, particularmente à população mais vulnerável, e a prioridade do governo na vacinação e no robustecimento do Sistema Nacional de Saúde para uma mais eficaz resposta dos cuidados de saúde.

No decorrer da sessão foi ainda lançado o vídeo promocional do projeto Ansião Reanima, a divulgar nas redes sociais do município, realizado um simulacro de operacionalização dos DAE e apresentados os 108 operacionais de DAE, que constituem as equipas dos 18 locais onde estão instalados e já em funcionamento os equipamentos. A estes civis e voluntários foi ministrada formação em suporte básico de vida e em desfibrilhação automática externa de março a setembro de 2020, altura em que começaram a ser instalados os diversos dispositivos. Em abril do corrente ano, ficou concluída a emissão dos certificados de licenciamento dos mesmos por parte do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

Recorde-se que, para a implementação do programa de DAE no concelho, a autarquia alocou uma verba de 43.819,85 mil euros.

Após a cerimónia, o Secretário de Estado António Sales seguiu para Avelar, para a inauguração das obras de requalificação da ala de medicina do Hospital da Fundação Nossa Senhora da Guia, que dotaram a estrutura de mais uma dezena de camas para internamento na Unidade de Cuidados Continuados de média duração e reabilitação.


Câmara de Águeda partilha boas práticas com técnicos de juventude europeus

 Formação iniciou ontem e continua até ao próximo sábado, no Centro de Juventude de Águeda.

A Câmara Municipal, através do Centro de Juventude de Águeda (CJA), está a acolher um grupo de 36 técnicos de juventude de vários países europeus para uma ação de formação, apoiada e financiada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, que visa não só a partilha de boas práticas mas também a capacitação dos jovens com competências para a integração de migrantes e outras minorias, nomeadamente étnicas.

“Temos uma grande preocupação em trabalhar muitas áreas, desde a Educação, o Turismo, a Cultura e a Ação Social”, disse Elsa Corga, Vereadora da Juventude da Câmara de Águeda, numa cerimónia simbólica de receção a este grupo de técnicos, que decorreu ontem no Salão Nobre, sublinhando que a Juventude “é uma área muito importante” para a Autarquia, que criou, em parceria com a Psientífica, o CJA.

Realçando a dinâmica que tem sido implementada no Concelho, Elsa Corga frisou a satisfação por receber estes jovens técnicos. “Este curso é uma atividade que faz a Câmara Municipal muito feliz, pela sua relevância e pertinência no momento que atualmente atravessamos”, declarou, desejando que esta formação em Águeda lhes permita “crescer e aprender”.

De referir que, nesta área em concreto, o Município tem desenvolvido um conjunto medidas apontadas como bons exemplos, entre as quais o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (recentemente inaugurado) ou o projeto de mediadores interculturais desenvolvido com a comunidade cigana.

Designada “Youth In(tercultural)clusion”, esta formação pretende, assim, abordar a dificuldade de inclusão social enfrentada pelos migrantes, refugiados ou minorias étnicas, provocadas pelo  preconceito e desinformação que existe perante estes grupos.

No final desta ação, pretende-se que os técnicos de juventude estejam “aptos a promover a transformação das realidades sociais mais vulneráveis” e desenvolvam “uma atuação mais efetiva junto das minorias étnicas, migrantes ou refugiados”, promovendo ainda “a difusão dos valores da diversidade, multiculturalidade e tolerância” bem como “o diálogo intercultural, a cooperação entre organizações europeias e a participação dos jovens com menos oportunidades na sociedade”.

É objetivo ainda “promover a inclusão social dos jovens migrantes, refugiados ou minorias étnicas, dotando os técnicos de competências e aprendizagens que permitam essa inclusão”.

Ao todo, estão envolvidas dez organizações e países, designadamente Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Polónia, Roménia, Eslovénia, Bulgária, Croácia e Macedónia do Norte.

Ana Moutas, coordenadora do CJA, frisou que esta formação está a ser prestada a jovens técnicos que trabalham, direta ou indiretamente, com a juventude, sendo que o objetivo é que “saiam mais capacitados no que é a integração social e intercultural das várias minorias, sejam migrantes ou étnicas”.

“O importante é que aprendam e levem para as suas comunidades boas práticas para que os migrantes ou outra comunidade se sintam verdadeiramente integrados”, disse a responsável.

Um dos jovens presentes em Águeda, Nicolas, da Grécia, disse que “o projeto é muito interessante e muito benéfico para os jovens” e que Águeda “parece ser uma cidade bonita, sossegada e moderna. Pelo que vi tem sítios bonitos para visitar e toda a paisagem é interessante”.

Também Ainhoa, de 22 anos, de Espanha, salientou a beleza da cidade, considerando “a paisagem, a natureza e os edifícios muito bonitos”, e apontou a importância da formação que vai ter nesta semana. “Em primeiro lugar, gosto de viajar e de conhecer pessoas de diferentes culturas, para além de que estou a estudar Educação para ser docente. Neste caso em concreto, para trabalhar com migrantes, penso que será muito interessante ver o que podemos aqui aprender”, declarou.

“As sequelas pulmonares da Covid-19 são pouco conhecidas, mas vão aparecendo”

 O cirurgião cardiotorácico José Fragata alertou hoje para as sequelas da covid-19 que já se começam a sentir nos pulmões de alguns doentes que ficaram semelhantes aos portadores de fibrose quística e a exigir um transplante pulmonar.

José Fragata, vice-reitor da NOVA Universidade Lisboa e diretor do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, participava na conferência online “O impacto da Covid-19 nas Doenças Respiratórias Crónicas nos países da CPLP”, organizada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT).

O cirurgião alertou para as consequências da covid-19 que só se conhecerão “no dia seguinte” da pandemia e que passarão por todos os que ficaram por tratar e os que ganharam sequelas respiratórias, articulares e outras, ainda não conhecidas.

“Esta é a verdadeira ponta do iceberg da pandemia que ainda não conhecemos”, afirmou.

De acordo com o especialista, “as sequelas pulmonares da covid-19 são pouco conhecidas, mas vão aparecendo”. E contou que ainda recentemente um homem com 60 anos, saudável até ficar doente com a covid-19, que esteve vários meses ventilado, teve de se submeter a um transplante dos dois pulmões, que ficaram “indistinguíveis da fibrose pulmonar”, apesar de serem saudáveis até à pandemia.

José Fragata referiu que outros dois doentes estão em lista de espera para o transplante pulmonar, pelos mesmos motivos.

A conferência sobre “O impacto da Covid-19 nas Doenças Respiratórias Crónicas nos países da CPLP” é organizada pelo IHMT em colaboração com a Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases (GARD), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a GARD-Portugal, com o apoio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

Na sessão de abertura, o secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Teles, referiu que “a pandemia parece ainda longe de estar debelada e deixará feridas mais profundas nas geografias com maior vulnerabilidade social e económica”.

“O acesso à vacina continuará a condicionar as nossas expetativas em relação à covid-19”, disse, reiterando que a CPLP defende que as vacinas devem ser consideradas um bem público global” e que “o processo de vacinação deve ser global, não deixando ninguém para trás”.

Franco Mufinda, secretário de Estado da Saúde de Angola, também participou no evento online, recordando que a vacinação nesse país africano arrancou em 02 de março e que, desde então, foram vacinadas com uma dose 1.432.690 pessoas e 523.000 com duas doses.

Em Angola, a covid-19 tem uma letalidade de 2,4% e uma recuperação de 84%.

Com o epicentro da pandemia em Luanda, a covid-19 registou a primeira vaga em outubro de 2020 e a segunda em março deste ano, estando agora “a declinar”, segundo Franco Mufinda.

Fonte/Foto: MadreMedia/Lusa

A Imaculada Conceição vitoriosa sobre o Estado Islâmico

 Os templos católicos de Qaraqosh — a cidade cristã mais importante da bíblica planície de Nínive, no norte do Iraque — foram destruídos pelo Estado Islâmico.

Agora os fiéis colocaram uma nova estátua da Imaculada Conceição na igreja do rito siríaco católico da cidade, totalmente reconstruída em revide à diabólica demolição.

Qaraqosh foi libertada em 2016 por soldados americanos, que só acharam ruínas por toda parte. A salvação de seus tesouros culturais se deve muito ao frade dominicano iraquiano Najeeb Michaeel, que sob a mira dos terroristas resgatou 3.500 manuscritos orientais dos séculos X a XIII, atribuindo o fato ao terço que levava nas mãos.

Nem a pandemia interrompeu a restauração do catolicismo, não se registrando casos de contágio.

ABIM

Leiria | Município promove seminário sobre “Intervenções participadas e as Novas Políticas de Habitação” no Dia Nacional das Pessoas Ciganas


O “Seminário Dia Nacional das Pessoas Ciganas: Intervenções Participadas e as Novas Políticas de Habitação” realiza-se no dia 24 de junho, quinta-feira, a partir das 10:30, no Teatro Miguel Franco. A sessão de abertura conta com a participação da Secretária de Estado para a Integração e Migrações, Cláudia Pereira, da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.

Este seminário, que tem como objetivo dar voz à inclusão através do debate sobre o acesso à habitação de populações portuguesas ciganas, realiza-se, simbolicamente, no Dia Nacional das Pessoas Ciganas, recebendo representantes de diversas entidades, entre as quais a InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU e Alto Comissariado para as Migrações – ACM, e conta com transmissão em direto no facebook do Município de Leiria.

São três os painéis a serem apresentados ao longo do dia, seguidos no final, pelas 16:00, da Sessão de Encerramento com a Assinatura do Protocolo ACM / IHRU, pela presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, Sónia Pereira, e da presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU, Isabel Dias.

Pelas 11:00 tem lugar o primeiro painel, sobre o tema Estratégias para a Inclusão, com a apresentação do vídeo: Um passo em Frente (Geração Tecla E7G). Este painel, moderado por Paulo Lameiro, coordenador executivo da Rede Cultura 2027, debruça-se sobre os temas:  Integração Intercultural, por Irena Kudurova, do Conselho da Europa, e Balanço do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas, por Francisco Azul, do Alto Comissariado para as Migrações.

O tema Medidas locais de integração e coesão social será apresentado por Ana Umbelino, vice-Presidente do Município de Torres Vedras. Este painel conta ainda com Luís Romão* como comentador.

A partir das 12 horas, o segundo e último Painel da manhã incide sobre Práticas Locais Participativas, com apresentação de um Poema* musicado pela InPulsar.

Este painel é moderado pela jornalista Elisabete Cruz, do Jornal de Leiria, e conta com a participação de Bruno Gonçalves, do programa ROMED, e de Lisete Cordeiro, da InPulsar com o Projeto Giro Ó Bairro.

Para falar de Mediação Familiar e de Conflitos na Comunidade estará o representante do Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal, Nicolaz Fernandez. Este painel conta com a participação das comentadoras Ana Faneca e Sónia Matos*.

Da parte da tarde, a partir das 14:30, o  seminário continua com o terceiro e último painel: Habitar o Território: experiências inspiradoras, que conta com a moderação de Maria José Casa-Nova, do Observatório das Comunidades Ciganas, com a apresentação do vídeo: projeto Daqui Pra Cá, pela InPulsar*, com a participação de Diana Rodrigues*, vereadora no Município da Figueira da Foz, da mediadora Tânia Oliveira (Figueira Domus)*, do presidente do Município de Paredes, José Almeida, de Marta Santos do ISCTE - Dinâmia, de Ana Catarino do Ateliermob e Natanael Santos* como comentador.

Para a Vereadora do Desenvolvimento Social e Habitação Social, Ana Valentim, "O Seminário pretende, no essencial, a partilha de boas práticas e projetos de inclusão social, em contexto de bairros sociais.

Existem a nível nacional uma diversidade de projetos que são verdadeiros instrumentos de agregação, de parceria e de intervenção comunitária.

Por outro lado, as novas políticas de habitação necessitam de estar alinhadas com esta estratégia e dar resposta efetiva às famílias em situação de vulnerabilidade social.”.

(*) a confirmar.

Ciclo “Técnicas de Audição e Etapas de Desenvolvimento da Criança” encerra em Cantanhede

O Ciclo de Formação "Técnicas de Audição e Etapas de Desenvolvimento da Criança", iniciado em novembro de 2019, termina a 29 de junho de 2021, em Cantanhede, com a presença de Joana Alexandre, Psicóloga e coautora do manual Audição da Criança: Guia de Boas Práticas.

A formação insere-se no Projeto ADN - Ativar Direitos dos mais Nov@s, projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s e promovido pela Associação Fernão Mendes Pinto e, centra-se na implementação de boas práticas e no aumento de competências dos diferentes profissionais e instituições, para uma adequada audição e promoção da participação da criança, em todos os processos que lhe digam respeito, com particular relevância nos processos que envolvem crianças vítimas de violência doméstica e, simultaneamente, se encontrem em processos de conflito dos familiares pela Regulação de Responsabilidades Parentais.

O Ciclo de Formação contou ainda com a presença de Paulo Guerra, Juiz Desembargador e Diretor-Adjunto do CEJ, Helena Lamas, Juiz no Tribunal de Família e Menores de Coimbra, Rui Alves Pereira, Advogado especialista em Direito da Família e Presidente da Associação A Voz da Criança e, por fim, Camilo Oliveira, Coordenador da Secção dos Crimes Sexuais da PJ de Coimbra.


Está a chegar a campanha “Cinto-me vivo”

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 23 de junho, a Campanha de Segurança Rodoviária Cinto-me vivo” inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021.

A decorrer entre os dias 23 a 29 de junho, a campanha tem como objetivo alertar os condutores e todos os ocupantes dos veículos para a importância de utilizarem sempre os dispositivos de segurança. Na última campanha sobre este tema, efetuada de 8 a 14 de setembro de 2020, as Forças de Segurança fiscalizaram 41.150 veículos tendo registado 1.180 infrações relativas ao à não utilização dos dispositivos de segurança, o que correspondeu a uma taxa de infração de 2,87%numa média de 169 infrações por dia.

Estudos científicos demonstram que numa colisão a 50 km/h, uma pessoa sem cinto é projetada exercendo uma força de duas toneladas, podendo causar trauma grave nos ocupantes do veículo, em particular os da frente. Numa colisão frontal à mesma velocidade, uma criança pode sofrer lesões equivalentes a uma queda de um terceiro andar. Está igualmente comprovado que o uso do capacete devidamente apertado e ajustado reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

A campanha Cinto-me vivo” integrará:

  • Ações de sensibilização da ANSR;
  • Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência para vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que tange à utilização de dispositivos de segurança, designadamente cinto de segurança, sistemas de retenção de crianças e capacete.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 23 de junho, às 9h00:  Rua António Maria Jalles – Alenquer;
  • Dia 24 de junho, às 9h00: Rotunda da Cadeia (interceção da Avenida Dr. Gordinho Moreira com a Avenida Calouste Gulbenkian, Faro;
  • Dia 25 de junho, às 9h00: EN260, Km 0, Rotunda da Força Aérea, Beja;
  • Dia 28 de junho, às 9h00: Rua Vitorino Fróis, Caldas da Rainha;
  • Dia 29 de junho, às 9h00: Variante de Almeirim, Santarém.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a utilização dos dispositivos de segurança é fundamental e apelam a todos para que os utilizem de forma correta:

  • Utilize sempre uma cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, devidamente instalada;
  • Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;
  • Use o capacete de modelo aprovado devidamente ajustado e apertado.

O Plano Nacional de Fiscalização, enquadrado no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020, o qual tem como desígnio “Tornar a Segurança Rodoviária uma prioridade para todos os Portugueses”, prevê a realização de campanhas de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização em locais onde ocorrem regularmente infrações que representam um risco acrescido para a ocorrência de acidentes.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Leitores “arrepiados” com capa em branco de jornal pelas 500 mil mortes no Brasil

Vários leitores classificaram como "arrepiante" a capa em branco da edição de domingo do jornal brasileiro Folha de S.Paulo, que visava assinalar as 500 mil vidas perdidas devido à covid-19 no país sul-americano.

Com uma capa especial quase totalmente em branco, foi acrescentado o texto: "Se uma capa vazia causa incómodo, imagine a dor que causa o vazio nas famílias dos 500 mil brasileiros que perderam a vida para a covid-19".

"Vamos morrer até quando?", questiona ainda o jornal na capa.

As reações foram imediatas, provocando milhares de comentários nas redes sociais.

"Arrepiada com a primeira página da Folha. Arrepiada de raiva pelo desgoverno genocida. Arrepiada de tristeza e frustração pelos 500 mil brasileiros mortos pela Covid", escreveu a leitora Hanna Korich.

"Parabéns, Folha! É esse tipo de manchete que o Brasil precisa nesse momento ("Vamos morrer até quando?", Primeira Página, 20/6)", disse, por sua vez, a leitora Maria Corina Rocha, numa série de comentários destacados pelo próprio jornal.

Vários internautas usaram a secção de comentários da Folha de S.Paulo na rede social Instagram para criticar o Governo de Jair Bolsonaro pela marca trágica de mortes na pandemia.

"Enquanto a população aceitar as coisas do jeito que estão, somos responsáveis também por não fazer nada. Passou da hora de cobrar ações, inclusive de tirar do poder quem não é capaz sequer de lamentar por 500 mil mortes", defendeu Paola Barros.

"Até quando? Hoje com a Covid é mais percetível, mas faz tempo que o brasileiro morre pelo descaso dos políticos. Enquanto não se governar para o pobre nesse país e tapar os buracos social, educacional e de saúde, muitos brasileiros ainda morrerão. E não será só de Covid", lamentou o radialista Sergio Scarpelli.

"Alguém tem que deter esse irresponsável. #ForaBolsonaro", pediu o leitor Gilson Lisboa.

Bolsonaro quebrou na segunda-feira o silêncio sobre a marca de 500 mil mortos atingida no sábado, atacando a imprensa.

O chefe de Estado irritou-se com um grupo de jornalistas e insultou-os, após ser questionado sobre as mais de 500.000 mortes que a covid-19 fez no país e a falha no uso de máscaras.

"Lamento todas as mortes", disse, claramente irritado, Bolsonaro, que até ao final da tarde de segunda-feira ainda não tinha comentado a fatídica marca.

Questionado também sobre o hábito de não usar a máscara em público, que nesse momento estava a usar, Bolsonaro retirou o material de proteção do rosto e perguntou a uma repórter da rede Globo: "Está feliz agora?".

Já sem máscara, e levantando o tom, afirmou: "Essa Globo é uma merda de imprensa. Vocês são uma porcaria de imprensa. Cala a boca, vocês são uns canalhas. Vocês fazem um jornalismo canalha, canalha, que não ajuda em nada. Vocês não ajudam em nada. Vocês destroem a família brasileira, destroem a religião brasileira. Vocês não prestam".

Sobre o uso da máscara, o líder de extrema-direita e negacionista da pandemia insistiu: "Eu chego como quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida. Se você não quiser usar máscara, você não usa".

O Brasil, que enfrenta uma terceira vaga da pandemia, está entre os três países mais afetados em todo o mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia, totalizando 502.586 mortes e 17.966.831 casos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.868.393 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa