domingo, 6 de dezembro de 2020

Estudo mostra em humanos como as células adiposas humanas são afetadas pela idade

Investigação publicada na revista Cell Metabolism
 




O conhecimento da forma como o tecido adiposo humano é afetado pela idade tem sido definido por numerosos estudos, mas todos em ratinhos até então.

Agora, pela primeira vez, um grupo de investigadores do Karolinska Institutet, realizou um estudo prospectivo em seres humanos que fornece novas ideias sobre como as células de gordura reduzem o metabolismo lipídico com a idade.

À medida que envelhecemos acontecem muitas mudanças nos nossos órgãos, que afetam a função fisiológica.

Estudos anteriores em ratos mostraram que como consequência da idade, os macrófagos no tecido adiposo (gordura) começam a degradar a noradrenalina, uma hormona que estimula a lipólise (a quebra dos lípidos).

Há muito se pensa que os humanos têm um mecanismo semelhante, contudo, este novo estudo, publicado no dia 25 de junho, na revista Cell Metabolism, mostra que as alterações induzidas pela idade no metabolismo da gordura humana funcionam de forma diferente.

Em vez de macrófagos, que são um tipo de célula imunitária, são as próprias células adiposas que degradam a noradrenalina com a idade.

«Ficamos surpreendidos ao verificar essa diferença entre animais e humanos», refere Mikael Rydén, consultor, professor de investigação clínica e experimental de tecido adiposo no Karolinska Institutet e um dos principais autores do artigo.

Bases lançada há muitos anos

As bases para esta investigação foram lançadas há muitos anos, com a realização de um estudo de intervenção dietética em mulheres com idades entre 30 e 35 anos, tendo sido recolhidas amostras de gordura antes, durante e após a dieta. Agora, mais de 13 anos após a colheita das primeiras amostras, as mesmas mulheres foram recrutadas para um estudo de acompanhamento.

«As nossas descobertas fornecem as primeiras informações sobre as alterações no tecido adiposo que são controladas pela idade biológica em humanos», explica Rydén.
«O que descobrimos é que a lipólise no tecido adiposo diminui com o tempo.

Essas mudanças também parecem ser independentes da menopausa ou gravidez.

Esta são simplesmente o resultado do envelhecimento», destaca o investigador num comunicado do Karolinska Institutet.

Redução da lipólise pode contribuir para o aumento de peso

Segundo os autores, esta redução da lipólise pode contribuir para o aumento de peso e a acumulação de gordura noutros tecidos.

«A aterosclerose pode ser o resultado desse processo, por exemplo, bem como alterações na capacidade do corpo de lidar com o frio e a fome», exemplificam.

Os autores consideram que os resultados do estudo «também são interessantes do ponto de vista da saúde pública devido às descobertas relativas à obesidade - um problema crescente que deixa as pessoas suscetíveis a muitas doenças».

«Pensou-se que a célula adiposa era bastante inativa, mas suspeitamos que esta esteja ativa e que controla muito mais do que se pensava», diz por sua vez Niklas Mejhert, coautor do artigo.

«Se conseguirmos regular a acumulação de gordura de uma forma mais controlada, isso poderá trazer enormes vantagens», considera.

Mais estudos celulares

Os resultados do estudo, que explicam por que o tecido adiposo se torna menos eficaz e como a lipólise diminui com a idade, interessam, nomeadamente, a todos os que estão a tentar encontrar tratamentos futuros capazes de melhorar a função do tecido adiposo.

«Agora, vamos examinar como as diferentes células do tecido adiposo são afetadas pela idade», continua Rydén, um «aspeto particularmente interessante quando se trata de células-tronco, que têm a capacidade única e importante de se renovar e reparar lesões».

O estudo, intitulado «Age-Induced Reduction in Human Lipolysis: A Potential Role for Adipocyte Noradrenaline Degradation», pode ser consultado na íntegra aqui.

20tm27d
29 de Junho de 2020
2027Pub2f20tm27d

Publicado previamente em  www.univadis.pt





DE 7 DE DEZEMBRO A 7 DE JANEIRO, SILVES VIVE ALEGRIA DO NATAL

Silves Alegria do Natal está de volta com as cores, brilho e misticismo da quadra natalícia, animando a cidade de 7 de dezembro a 7 de janeiro próximo. Um comboio e um carrossel - que farão a delícias dos mais novos - o mercadinho de Natal, a casa do Pai Natal, figuras natalícias de grande dimensão e animação são alguns dos atrativos. A entrada é livre.

Esta 4.ª edição do evento leva até à Praça Al-Muthamid, para além de diversos elementos decorativos como o tradicional trenó familiar e a casa do Pai Natal, um mercadinho de Natal com bebidas quentes e outros produtos alimentares, e contará com outras novidades, nomeadamente a instalação de um carrossel e a circulação de um comboio de Natal no recinto. Como habitualmente, haverá, ainda, neste espaço uma tenda grande onde se irão dinamizar diversos espetáculos, no âmbito do apoio da autarquia aos artistas locais. Mas as novidades não ficam por aqui… Este ano, quem passar pelo “Silves Alegria do Natal” não pode deixar de visitar a “photowall” para registo fotográfico da visita ao evento e, assim, poder recordar mais tarde esta experiência.

À semelhança da edição anterior, as vilas de Armação de Pêra e de SB Messines tornam-se, também, núcleos de animação, com alguns elementos cénicos da atividade e da quadra, uma photowall e um comboio de Natal, que circulará junto à Fortaleza e ao Jardim Municipal das referidas localidades, respetivamente.

Adicionalmente haverá, ainda, áreas de animação. Uma delas será na Praça Al-Muthamid, local onde decorrerão espetáculos com atuações nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro, no âmbito da rúbrica de apoio aos artistas locais, denominada os Santos da Casa; no dia 04 de janeiro com um concerto de ano novo e a 6 de janeiro com o habitual Encontro de Janeiras. A entrada é livre mas requer a apresentação de voucher, que poderá ser recolhido na Biblioteca Municipal de Silves até duas horas antes de cada espetáculo ou no próprio local no dia e hora do evento (estando, neste caso, sujeito à disponibilidade de lugares). Decorrerá também um ciclo de concertos de Natal em todas as freguesias do concelho com espetáculos nas Igrejas e Sé Catedral de Silves. A entrada nestes espetáculos é gratuita, requerendo, no entanto, a apresentação de voucher que poderá ser levantado no local, nos momentos que antecedem o espetáculo. Os interessados poderão consultar os programas de animação com detalhe no portal do Município de Silves, em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/7160/de-7-de-dezembro-a-7-de-janeiro-silves-vive-alegria-do-natal.aspx

De referir que a realização do Silves Alegria do Natal e dos espetáculos a ele associados cumpre as normas e diretrizes da DGS, sensibilizando-se, no entanto, os participantes a cumprirem as regras básicas de uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento de segurança e etiqueta respiratória.

A Câmara Municipal de Silves convida, assim, todos a fazerem parte desta festa e a visitar Silves nesta alegria do Natal.

Horário: 14h00-20h00

Aberto todos os dias (exceto 24, 25 e 31 de dezembro.2020 e 01 de janeiro.2021)

 

 

COVID-19 Insatisfeitos e preocupados. Como a pandemia alterou o bem-estar dos portugueses?


© Hugo Delgado/Lusa
Pandemia trocou as voltas às autoavaliações do estilo de vida em Portugal: satisfeitos a descer, insatisfeitos a subir. Sondagem Aximage para TSF e JN mostra que esmagadora maioria dos portugueses estão preocupados com os efeitos da pandemia, com foco especial na economia e no emprego.

92%. O número é elevado e não deixa margem para dúvidas: os portugueses estão bastante preocupados com os efeitos da pandemia, não só em Portugal, mas em todo o mundo. A conclusão é de um estudo da Aximage para a TSF e para o JN que revela ainda que a perceção de bem-estar dos portugueses se deteriorou com a chegada do novo coronavírus.

Entre muito preocupados e bastante preocupados estão mais de 9 em cada 10 portugueses e quando olhamos para as faixas etárias, percebemos que são sobretudo os mais velhos, acima de 65 anos, a expressar essa preocupação. E se há uma apreensão transversal à saúde e economia com 35% dos inquiridos a não conseguir priorizar um outro campo, outros 31% estão sobretudo com receio dos efeitos da pandemia na economia e no emprego. As percentagens vão descendo depois quando se fala em saúde e bem-estar emocional (21%) e a saúde física (12%).

No caso dos efeitos sobre a economia e sobre o emprego, são aqueles que estão no início da vida ativa que expressam uma maior preocupação, visto que a partir dos 35 anos e até aos 49 está a faixa daqueles que não conseguem priorizar: estão preocupados com tudo por igual.
© Infografia JN

"Doutor, (não) preciso de ajuda!"
Num ano tão atípico como o de 2020, a crise que se instalou globalmente tinha de mexer com o bem-estar emocional dos portugueses. Mais de metade dos inquiridos neste estudo da Aximage para a TSF e para o JN revelam que a pandemia provocou um impacto grande ou muito grande no capítulo das emoções e são as mulheres que estão na dianteira.

No entanto, o recurso a ajuda profissional para gerir a situação ficou pelo caminho: apenas 11% dos portugueses procuraram apoio junto de um psicólogo ou de um médico. Já pouco mais de 7 em cada 10 portugueses conseguiram fazer a gestão emocional deste ano sem sentirem necessidade de procurar ajuda.

Já 15% dos inquiridos revelaram ter sentido necessidade de apoio profissional, mas não o fizeram. Na distinção por sexo, foram mais as mulheres do que os homens a expressar essa premência. Dos que não sentiram falta de ajuda profissional, destacam-se sobretudo os homens.
Mais insatisfeitos com o nível de vida

Quanto ao nível de vida e à autoavaliação que os portugueses fazem ao olhar para o que têm e sentem, não há dúvidas de que os que estavam satisfeitos são agora menos e que os que já estavam insatisfeitos viram-se agora mais acompanhados com o desenrolar da pandemia de Covid-19.

Seja no nível de vida em geral, na saúde, na vida social ou na vida familiar, a tendência é clara e revela que a pandemia veio afetar a avaliação feita antes e depois destes meses de convivência com o coronavírus, confinamentos e medidas de restrição.
© Infografia JN

Se antes da pandemia, quase 6 em cada 10 estavam satisfeitos com o nível de vida que levavam até então, agora não chegam a 4 em cada 10. Já os que estavam insatisfeitos no ano passado eram apenas 5% e viram ao longo do ano a companhia crescer para os 17%.

E na vida social, com a quantidade de regras impostas ao longo do ano, é onde se constatam as maiores variações: mais de metade dos portugueses estavam satisfeitos com a vida social que tinham antes da pandemia e agora são apenas 23% a considerarem-se satisfeitos. Os insatisfeitos antes do coronavírus eram apenas 4% e são agora 36%.

Ficha técnica

A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF e o JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a Covid-19.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 23 e 26 de novembro de 2020. Foram recolhidas 647 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade.

À amostra de 647 entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,90%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de José Almeida Ribeiro.

Fonte: www.tsf.pt

IN MEMORIAM

 

Vigor de alma era o traço da personalidade de Luiz Antonio Fragelli que os membros da TFP norte-americana mais apreciavam. Essa característica pode ser constatada em inúmeros fatos de sua existência.

Em 1971, em meio à brilhante carreira de engenheiro exercida no Rio de Janeiro, numa firma de renome internacional, ele pediu demissão de seu invejável cargo. A surpresa foi geral, e seus chefes não conseguiram demovê-lo. Tomara uma deliberação: partiria para o Equador, com esposa e filhos pequenos, e incertos recursos, a fim de ali desenvolver um núcleo de jovens defensores dos ideais de Plinio Corrêa de Oliveira, fundador da TFP brasileira.

Em 1973, Fragelli deixou o florescente núcleo contra-revolucionário do Equador, e se estabeleceu nos Estados Unidos, com a mesma intenção apostólica, a mesma falta de recursos, a mesma coragem. Em pouco tempo a TFP norte-americana se fazia presente em várias frentes da ação contra-revolucionária, uma das quais é a luta contra o aborto. Nessa luta surgiram outros traços de seu vigor de alma. Em 1978, a Planned Parenthood, associação propulsora do aborto, ridicularizou em um de seus folhetos, de modo blasfemo, a Imaculada Conceição, Padroeira dos Estados Unidos. Fragelli organizou um protesto de 1.500 católicos, que ocuparam as calçadas na Sétima Avenida, em Nova York, diante da sede principal da organização. Surpresos e intimidados, os funcionários da Planned Parenthood imediatamente distribuíram folhetos entre os manifestantes, declarando: “Apresentamos desculpas incondicionais, manifestando nosso repúdio…”.

Notável vitória para uma organização recém-fundada, cujos membros costumavam ouvir dele: “Vencer todas as dificuldades e fazer tremular nosso estandarte bem alto, é dever de quem recebe uma missão”.

Atrair jovens para as hostes contra-revolucionárias, formá-los, sustentá-los na árdua luta, num mundo sempre mais oposto aos ideais da Civilização Cristã, requer inteira dedicação. Famílias inteiras de correspondentes passaram a gravitar em torno da TFP americana, de tal modo que em 1995 foi fundada por ela uma escola de ensino elementar, que se tornou hoje um modelo de educandário católico, admirado em toda a região: a Saint Louis de Montfort Academy.

Campanhas públicas por todo o país, organização de congressos, lançamento de numerosos manifestos de caráter ideológico e de livros polêmicos, contatos com autoridades eclesiásticas, universitárias, políticas e militares exigem cuidadosa formação e acompanhamento. Quase sempre essa atividade prática provoca delicados problemas, e uma solução errada pode trazer danosas consequências. Nas horas calmas de formação, bem como nos momentos efervescentes do combate, Fragelli era sempre atencioso, conservando sua energia. Esse caráter era nimbado pela bondade, que ele aprimorou a partir de um conselho dado por Dr. Plinio, por ocasião da sua partida para os Estados Unidos: “Fragelli, trate-os com a paternalidade de um avô”. E assim foi até o fim.

Nascido em junho de 1935, casara-se no Rio de Janeiro em 1960 com Sandra Azevedo, que lhe deu sete filhos. Sua esposa, seus filhos e os grupos cuja liderança o levou a formar devem a ele as atenções de exemplar dedicação ao mesmo Ideal.

Em 2006, apresentou os primeiros sintomas da doença de Parkinson. Jamais se ouviu dele uma queixa. Em 26 de outubro último, foi chamado à Casa Paterna.

A Missa de corpo presente foi celebrada pelo Cônego Henrique Fragelli, na histórica Basílica do Sagrado Coração de Jesus, de Connewago, Pensilvânia. Pouco depois seu féretro descia à sepultura no cemitério da Imaculada Conceição. Estandartes da TFP tremulavam e neles podia-se perceber o leão rompante lançando reflexos dourados como a dizer: “Aqui jaz o vigor de uma alma cuja luz brilhou entre nós, e agora retorna à Lux Perpetua”.

ABIM