quinta-feira, 16 de junho de 2022

Cantanhede. | Helena Teodósio visitou grupo José Aniceto & Irmão, Lda. Autarca prossegue o roteiro pelas empresas do concelho

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede cumpriu mais uma etapa do périplo que tem vindo a fazer pelo tecido empresarial do concelho. Desta feita, a autarca visitou a empresa S. José – Logística de Pneus, do grupo José Aniceto & Irmão, Lda, cuja unidade de distribuição, inaugurada em 2019, se encontra instalada na Zona Industrial de Cantanhede. Helena Teodósio foi recebida pelos administradores José Aniceto, Luís Aniceto e Helena Aniceto.

Segundo a autarca, estas visitas revelam “a relação de proximidade que a Câmara Municipal tem cultivado com o tecido empresarial e industrial do concelho”, mas também permitem conhecer o modelo de sucesso em que assentam a sua atividade. “Numa altura de particular incerteza no plano económico, por força do conflito na Ucrânia, mas também ainda pelos efeitos causados pela pandemia da Covid-19, é reconfortante saber que muitas das nossas empresas continuam a crescer”, considerou.

Com este roteiro, Helena Teodósio pretende ficar a par da dinâmica empresarial existente no concelho, “crucial para a criação de mais e melhores oportunidades de emprego e para a elevação dos padrões de qualidade de vida da população”.

Fundada em 1966 e líder nacional na distribuição de pneus, a S. José – Logística de Pneus é uma das principais empresas do setor a operar na Península Ibérica, assumindo a oferta mais variada do mercado.

Com venda exclusiva a profissionais de pneus, a gama da empresa vai desde os pneus de jardim, até aos de engenharia civil, passando pelos ligeiros, 4×4, comerciais, pesados, agrícolas, manutenção, golfe, câmaras de ar e recauchutagem.

Ansião | Criada Rede de Voluntariado de Emergência

Foi recentemente constituída uma “Rede de Voluntariado de Emergência”, numa parceria entre o CLDS 4G de Ansião, o Gabinete de Proteção Civil do Município de Ansião, os Bombeiros Voluntários de Ansião e as Juntas de Freguesia do concelho.

Esta Rede é constituída por um grupo de voluntários residentes nas várias freguesias, com conhecimento privilegiado das localidades, dos acessos e características da população. Preparar-se-á e atuará perante a iminência ou ocorrência de catástrofe que aconteça dentro da área de jurisdição do concelho, através do apoio à população e aos operacionais, sempre em articulação com as entidades competentes.

A criação deste grupo de voluntários surgiu da necessidade de planear e mobilizar capacidades e recursos, no sentido de melhor coordenar e gerir com maior segurança a eventual necessidade de deslocação de pessoas, precavendo as condições de abrigo e assistência.

Neste âmbito, deu-se início às ações de sensibilização aos voluntários, como forma de contribuir para o desenvolvimento das suas competências pessoais e interpessoais, apostando na sua preparação, sensibilização e treino para o aumento da eficácia do apoio à comunidade.



NADADORES DA COLUMBÓFILA CONQUISTARAM O 2º LUGAR NO TORNEIO REGIONAL DE FUNDO

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou na edição de 2022 do Torneio de Fundo de Infantis e Juvenis.

A prova que contou com a participação de cerca de uma centena de atletas em representação de 9 clubes foi organizada pela Associação de Natação de Coimbra, contando com a parceria do Municipio de Cantanhede que cedeu as instalações nos dias 11 e 12 de junho.

A coletividade de Cantanhede contou com uma comitiva de 13 atletas. Numa competição que foi composta por 2 provas: 400 estilos e os 1500 ou 800 livres, dirigidas aos escalões masculinos e femininos respetivamente, sendo a classificação obtida pela soma dos pontos obtidos em cada uma dessas provas.

No setor masculino, os destaques vão para Martim Silva e Martim pascoal que obtiveram o 2º lugar no escalão de Juvenil A e Infantil A respetivamente.

Já no setor feminino, Margarida Monteiro viria a alcançar a 3ª posição no escalão de Infantil A.

As prestações destes atletas, bem como a soma de pontos obtidos pelos atletas Maria Fernandes, Leonor Silva, Maria Macedo, Mariana Almeida, Inês Santos, Rodrigo Silva, Rafael Correia e João Lucas nas suas provas individuais viria a colocar a ASSSCC no segundo lugar da classificação coletiva, tendo vencido a prova o Clube Náutico Académico de Coimbra.

Anadia atribui apoios a Instituições de Solidariedade Social

O Município de Anadia vai atribuir cerca de 100 mil euros, às 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para apoiar o cumprimento dos seus objetivos e ajudar na prossecução dos respetivos planos de atividades.

A deliberação foi tomada na reunião de executivo, no passado dia 9 de junho. O apoio municipal tem como pretensão reconhecer o esforço e incentivar o crucial trabalho que vem sendo realizado pelas IPSS no concelho, em estreita articulação e coordenação com a Rede Social de Anadia. Por outro lado, as verbas atribuídas têm também em atenção as respostas sociais, o número de utentes, a sua participação nos vários projetos promovidos pela autarquia, a colaboração prestada à Câmara Municipal no desenvolvimento de competências que lhe estão legalmente atribuídas na área da ação social escolar e em outras intervenções.
Não obstante a melhoria da situação epidemiológica em Portugal, que permitiu a recuperação progressiva da atividade das Instituições de Solidariedade, continua a revelar-se imprescindível o apoio do Município de Anadia, de forma a minimizar o esforço acrescido que vem sendo investido pelas instituições, em resultado do impacto negativo decorrente do mais recente conflito militar que persiste em não abrandar.
De sublinhar que as Instituições Particulares de Solidariedade Social são constituídas por iniciativa de particulares, sem fins lucrativos, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, para prosseguir, entre outros, com objetivos de apoio social à família, crianças, jovens, idosos e integração social e comunitária, mediante um vasto trabalho, no âmbito da intervenção social, nomeadamente na concessão de bens e na prestação de serviços.

Macron, Scholz e Draghi encontram-se com Zelenskyy em Kiev

Emmanuel MacronOlaf Scholz e Mario Draghi estão juntos em Kiev esta quinta-feira.
O presidente francês, o chanceler Alemão e o primeiro-ministro italiano viajaram num comboio especial até à capital da Ucrânia para se encontrarem com presidente Voldymmr Zelenskyy.
Durante a reunião serão abordados, entre outros assuntos, o apoio militar, a candidatura da Ucrânia à União Europeia.
O chanceler alemão disse há dias que não visitaria Kiev "apenas para tirar uma fotografia", que o faria só "quando houvesse motivos consistentes".
O objetivo é enviar um sinal forte de apoio ao país, que resiste há quase quatro meses à invasão russa.
O presidente francês disse à chegada a Kiev que levava: "Uma mensagem de unidade europeia para o povo ucraniano; de apoio, para falar tanto do presente como do futuro, porque as próximas semanas, como sabemos, serão semanas muito difíceis".
Os três líderes europeus, mal chegaram à Estação de Comboios de Kiev, seguiram para Irpin, cidade que fica na região da capital. Perante um cenário de destruição, Emmanuel Macron elogiou o "heroísmo" do exército ucraniano.
"Foi aqui que os ucranianos paráram o exército russo que estava a ir para Kiev." Macron diz que a cidade mostra "vestígios (...) estigmas da barbárie” do exército de Putin.
A visita acontece uma semana antes da cimeira da União europeia onde será discutido um novo pacote de sanções à Rússia.
Durante a tarde desta quinta-feira será discutido, entre outros assuntos, o apoio militar e a candidatura da Ucrânia à União Europeia.
O chanceler alemão disse há dias que não visitaria Kiev apenas para tirar uma fotografia, que o faria só quando houvesse motivos consistentes.
A Ucrânia aguarda com expectativa a resposta ao seu pedido oficial de adesão na cimeira europeia de 23 e 24 de junho,
O presidente Zelenskyy deverá pedir aos líderes dos três maiores países europeus, mais armamento pesado para enfrentar as forças russas.
No final da reunião espera-se uma conferência de imprensa conjunta.
A primeira deslocação dos governantes europeus foi a Irpin, nos arredores da capital ucraniana, onde Macron falou dos "estigmas da barbárie".
Na quarta-feira à noite, Zelensky disse estar "grato" aos Estados Unidos pela nova parcela de ajuda militar que o seu homólogo americano, Joe Biden, lhe anunciou ao telefone durante a noite.
"Os Estados Unidos anunciaram um novo reforço da nossa defesa, uma nova parcela de ajuda de mil milhões de dólares", confirmou Zelensky na sua mensagem vídeo diária.
"Quero expressar a minha gratidão por este apoio, é especialmente importante para a nossa defesa no Donbass".
A ajuda dos EUA inclui artilharia e cartuchos adicionais.
Na quarta-feira, o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, apelou aos aliados para "intensificarem" as entregas de armas aos ucranianos.
"A Ucrânia enfrenta um momento crucial no campo de batalha", disse o secretário de defesa dos EUA numa reunião dos países do "grupo de contacto" criado pelos EUA para ajudar a Ucrânia, na sede da NATO, em Bruxelas. "Devemos, portanto, intensificar o nosso compromisso comum" e "redobrar os nossos esforços para garantir que eles possam defender-se", acrescentou.
Volodymyr Zelensky disse ter também falado com o Primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que se comprometeu no Twitter a apoiar a Ucrânia "até à vitória".

Euronews

Homem desaparecido na Barragem do Sordo em Vila Real

Populares viram “o homem mergulhar na albufeira e não voltar à superfície”.
Um homem de 55 anos está a ser procurado na albufeira da Barragem do Sordo, em Parada de Cunhos, após alegadamente ter mergulhado e desaparecido, revelou à Lusa fonte da GNR de Vila Real.
O alerta foi dado pelas 15:00 por populares que "viram o homem mergulhar na albufeira e não voltar à superfície", precisou a fonte da Guarda.
Nas buscas estão três mergulhadores dos Bombeiros da Cruz Branca, de Vila Real, confirmou à Lusa fonte da corporação.
Segundo a página da Proteção Civil, pelas 16:38, estavam no local 14 operacionais apoiados por seis viaturas.

SIC Notícias

Secretário de Estado da Agricultura inaugura Feira da Vinha e do Vinho

O Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, presidirá a sessão de inauguração da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia 2022, no próximo dia 22 de junho, pelas 18h00. O certame está inserido no Festival Anadia de Paixões, decorrendo, entre os dias 22 e 26 de junho, no Vale Santo, em Anadia.
Xutos & Pontapés (22), António Zambujo (23), Diogo Piçarra e Bispo (24) e Tony Carreira (25) são os principais cabeças de cartaz do Palco 1. A tarde do último dia está reservada aos mais novos, com as atuações de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com o desfile das Marchas Populares. Cinco dias de muita animação para todos os gostos e segmentos etários.
À semelhança das edições anteriores, as associações culturais do concelho irão também animar o certame. Tuna da Universidade Sénior da Curia, Orquestra Desigual da Bairrada, Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro, Grupo Folclórico da Pedralva, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, InCantus Tocares e Cantares de Avelãs de Cima, e ADABEM Art’z Dance convida Escola de Dança do Club de Ancas irão passar pelo Palco Sentir Anadia, entre as 21h00 e as 22h00.
O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do ultimo dia, em que a entrada é gratuita. Existe ainda o bilhete geral, com um custo de 10,00€. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%, tanto no bilhete geral, como no diário. Os ingressos já se encontram à venda, podendo ser adquiridos no edifício da Câmara Municipal de Anadia, Posto de Turismo da Curia, Centro de Alto Rendimento de Anadia - Velódromo Nacional, Biblioteca Municipal de Anadia, Piscinas Municipais de Anadia, Museu do Vinho Bairrada e no Espaço Bairrada da Curia.

JORNADAS TÉCNICAS DEBATEM “A SUSTENTABILIDADE E O SETOR VITIVINÍCOLA”
A anteceder a inauguração da Feira da Vinha e do Vinho, irão decorrer, neste mesmo dia 22 de junho, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, as Jornadas Técnicas subordinadas ao tema “A Sustentabilidade e o Setor Vitivinícola”, cujo encerramento contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura.
Esta iniciativa, dirigida a profissionais e estudantes ligados ao setor vitivinícola, é organizada pelo Município de Anadia, com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. A entrada é gratuita.
A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares e da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso. Segue-se a análise dos temas “Sustentabilidade e Economia Circular”, por Margarita Robaina – Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro; “Como as grandes empresas vitícolas estão a melhorar a sua eficiência na nutrição do solo e da planta”, por Pedro Tereso – Gestor Técnico da empresa AgroSustentável; e “Adega do futuro: digitalização de processos na adega”, por Rogério Nogueira – cofundador e CEO da empresa WineGrid. No final das intervenções está previsto um espaço para debate, a que se seguirá o encerramento pelo Secretário de Estado Rui Martinho.

Casal detido por compras ‘online’ com dados bancários de mais de 300 pessoas

Um casal foi detido por compras, sobretudo de material informático, pagas com cartões e dados bancários de terceiros que atingiram um valor superior a 40 mil euros e prejudicaram mais de 300 vítimas, anunciou hoje a PJ.

Numa nota, a Polícia Judiciária revela que os dois detidos são um casal estrangeiro, com 20 e 22 anos, acusado de “vários crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, contrafação de cartões ou outros dispositivos de pagamento, acesso ilegítimo e branqueamento”.
Segundo a investigação, denominada operação “Locker”, o casal entrou no final de janeiro deste ano em Portugal, onde desenvolveu “um plano previamente definido” de compras ‘online’ “com recurso a dados de cartões e meios de pagamento de terceiros, causando prejuízos que ascendem a mais de 40.000 de euros” e provocaram mais de 300 vítimas.
Segundo a PJ, os detidos encomendavam sobretudo equipamentos informáticos, que eram remetidos maioritariamente para “lockers” (cacifos onde são deixadas encomendas que podem ser recolhidas através de um código), onde depois eram recolhidos pelos autores dos crimes.
Aos detidos foram apreendidos mais de uma centena de artigos relacionados com estes crimes.
Na investigação colaboraram a UNICRE, a SIBS e o EL Corte Inglês.
Os detidos serão presentes a um juiz para aplicação das medidas de coação.

Madremedia/Lusa

Tudo a postos para a “Rampa Porto de Mós 2022”

 Esta é a Lista de Inscritos para a RS+ Rampa de Porto de Mós a realizar no próximo domingo dia 19 de Junho.
Prevendo-se tempo bom e tendo em consideração a habitual romaria dos fãs desta prova, a Organização solicita  a atenção para a necessidade de todos os presentes, equipas, assistências e publico em geral de cumprirem as indicações das autoridades e elementos da organização a fim da prova decorrer com a máxima segurança.

PROGRAMA:
08:30 Briefing Junto da Partida
09:00 1º Reconhecimento N 243
10:30 2º Reconhecimento N 243
11:50 Hora limite entrada Parque Partida N 243
12:00 1ª Prova
14:30 2ª Prova
16:30 3ª Prova
17:30 Distribuição de Prémios Junto da Partida

Bruxelas cede 18 ‘slots’ da TAP no aeroporto de Lisboa à EasyJet

A Comissão Europeia atribuiu hoje os 18 'slots' diários da TAP no aeroporto de Lisboa, após imposição para aprovar o plano de reestruturação, à companhia aérea EasyJet, que ficou em primeiro lugar ultrapassando a concorrente a concurso, Ryanair.
“A Comissão Europeia classificou a EasyJet em primeiro lugar entre as transportadoras aéreas que se candidataram à atribuição da carteira com um máximo de 18 faixas horárias diárias [para descolagem e aterragem — ‘slots’] no aeroporto de Lisboa”, anuncia o executivo comunitário em comunicado.
A instituição acrescenta que “as faixas horárias serão disponibilizadas pela TAP Air Portugal para atenuar eventuais distorções indevidas da concorrência criadas pelo auxílio à reestruturação que lhe foi concedido por Portugal, após autorização da Comissão em dezembro de 2021”, permitindo assim à EasyJet “começar a explorar novas rotas a partir de 30 de outubro de 2022”.
A outra companhia aérea que concorreu aos ‘slots’ da TAP foi a também ‘low cost’ Ryanair, que na segunda-feira disse à agência Lusa ser a candidata “mais fiável” face à EasyJet.
Entendimento diferente teve Bruxelas, que na nota à imprensa adianta que “analisou em pormenor as propostas recebidas em função dos critérios de elegibilidade, avaliação e classificação”, tendo em conta a “capacidade de lugares que as transportadoras poderiam oferecer utilizando as faixas horárias disponibilizadas pela TAP Air Portugal”, optando assim por dar o primeiro lugar à EasyJet.
A EasyJet tem agora prioridade para celebrar com a TAP Air Portugal o acordo de transferência de faixas horárias que lhe permitirá expandir as suas operações no aeroporto de Lisboa e oferecer novos voos a partir de 30 de outubro de 2022”, adianta a Comissão Europeia.
Em causa está o aval dado pela Comissão Europeia, em 21 de dezembro passado, ao plano de reestruturação da TAP e à ajuda estatal de 2.550 milhões de euros para permitir que o grupo regressasse à viabilidade, impondo para isso compromissos de forma a não prejudicar a concorrência europeia.
Entre os remédios impostos por Bruxelas para aprovar o plano de reestruturação está, precisamente, a obrigação de a companhia aérea disponibilizar até 18 ‘slots’ por dia no aeroporto de Lisboa.

Madremedia/Lusa

Homem detido por suspeita de três crimes de abuso sexual de crianças no distrito de Évora

Suspeito de 42 anos terá abusado de um familiar de 12 anos.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quinta-feira a detenção de um homem, de 42 anos, residente em Viana do Alentejo (Évora), suspeito de três crimes de abuso sexual de crianças qualificados.
O homem foi detido, fora de flagrante delito, pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, que deu cumprimento ao mandado de detenção, indica a PJ em comunicado.
“O arguido, no âmbito de uma relação intrafamiliar”, terá aproveitado “o ascendente que tinha sobre a vítima – uma criança com 12 anos de idade, decidiu praticar atos sexuais de relevo, provocando-lhe desconforto e sofrimento físico e psíquico”, refere a nota.
Segundo a PJ, estes presumíveis crimes foram praticados durante 2021 “em data não concretamente apurada”, e “de forma reiterada durante o ano de 2022, no decurso de um encontro familiar”.
O detido, sem antecedentes criminais, foi presente a primeiro interrogatório judicial e foi libertado, mas está proibido de contactar com a vítima. O arguido está também proibido de permanecer na residência do local dos factos, de se aproximar do menor a uma distância inferior a 300 metros, de contactar com crianças de idade inferior a 14 anos e tem de apresentar-se periodicamente, todas as semanas, no posto policial da área de residência.

SIC Notícias/lusa

Liga MEO Surf – Primeira Divisão do surf nacional a caminho dos Açores

Fotos: Halley Batista e Carolina Mendes (Jorge

 Matreno/ANSurfistas)
Ribeira Grande (15/06/2022) - A Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional, está de malas feitas para partir rumo à Ilha de São Miguel, onde vai acontecer o Allianz Ribeira Grande Pro, de 24 a 26 de Junho. Este é o regresso dos melhores surfistas nacionais às ondas dos Açores, depois de a última etapa do principal circuito do surf nacional ali se ter realizado em 2009.

Nesse ano foi um jovem Frederico Morais a vencer a prova masculina, com Francisca Santos a ser a vencedora da prova feminina. Curiosamente, 13 anos depois, Frederico está também ele de regresso a esta prova, liderando a comitiva que leva os melhores surfistas nacionais até aos Açores.

Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande
"É com muita honra que iremos acolher a nova prova do calendário de surf, onde irão estar os atuais campeões de Portugal, em masculinos e femininos. É também uma excelente oportunidade para os nossos jovens talentos mostrarem todo o seu potencial. Esta é uma prova também importante para consolidar a marca ‘Ribeira Grande Capital do Surf’ e aproveitar a projeção do evento para mostrar o que de melhor a Ribeira Grande tem para oferecer. Desta forma, será possível trazer um novo público para o concelho. A Ribeira Grande, concelho mais jovem de Portugal Continental, é a Capital do Surf dos Açores, tendo marca registada ‘Ribeira Grande Capital do Surf’. Como a cidade possui potencial para a prática dos desportos de ondas, e como tem vindo a receber várias provas de relevo, como é o caso do nacional de surf da Liga MEO Surf, e do Mundial de Surf, da World Surf League, é intenção da autarquia da cidade candidatar a cidade da Ribeira Grande a Reserva Mundial de Surf, de modo a preservar as ondas da cidade."

Histórico de vencedores do Ribeira Grande Pro
2009 – Frederico Morais e Francisca Santos
2008 – Eduardo Fernandes e Carina Duarte

Quem vai tentar colocar o nome na lista de vencedores desta etapa é Halley Batista, que está mais motivado que nunca, após ter vencido a etapa da Ericeira e ascendido ao topo do ranking da Liga MEO Surf. Embora não esteja na disputa do título nacional por não ter nacionalidade portuguesa, o surfista brasileiro, que reside atualmente em Aljezur, promete lutar muito para não largar a liderança do ranking e a licra amarela Go Chill.

Halley Batista, líder do ranking masculino da Liga MEO Surf
“É inacreditável chegar aqui com a licra amarela Go Chill. Estou muito feliz por ter tido esta oportunidade na minha vida, de voltar a competir em alto rendimento. Louvo este momento que estou a passar. Agora que sou líder do ranking vou tentar trabalhar ainda mais um pouco para segurar essa liderança, a começar já pelo Allianz Ribeira Grande Pro. E quem sabe se no final do ano não vou ser o campeão da Liga MEO Surf.”

Do lado feminino as contas são diferentes. Com Teresa Bonvalot na liderança e a campeã nacional Kika Veselko na vice-liderança, mas ambas fora desta etapa, é Carolina Mendes, atual número 3 do ranking, quem fica melhor posicionada para atacar o topo do ranking e tentar recuperar o título nacional que lhe foge desde 2017.

Carolina Mendes, atual número 3 do ranking feminino da Liga MEO Surf
“É sempre bom voltar aos Açores. É uma etapa um pouco diferente em termos logísticos, mas considero que é uma ótima oportunidade para conhecermos mais Portugal e a Liga MEO Surf garantir que passa pelo país todo. Todas as etapas são decisivas. Fico feliz por poder estar presente no Allianz Ribeira Grande Pro, quero dar o meu melhor a aproveitar os dias por lá.”

Além de ser a penúltima das cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, e por isso ter um papel importantíssimo na luta pelos títulos de campeões nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro vai ser também a terceira e última etapa do já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown.

Atualmente na liderança do ranking masculino da Liga MEO Surf, Halley Batista, chega ao Allianz Ribeira Grande Pro, igualmente, na frente da disputa da Allianz Triple Crown, sendo seguido de perto por João Moreira. Do lado feminino, a liderança deste ranking é partilhada por Kika Veselko e Teresa Bonvalot, mas com estas fora da etapa é Carolina Mendes que fica melhor posicionada na corrida a este troféu.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“O campeonato de Surf Nacional regressa aos Açores com a Allianz e não podíamos estar mais orgulhosos por sermos o naming sponsor da etapa Allianz Ribeira Grande Pro. Estamos muito entusiasmados por acompanhar este regresso às ilhas, que está a ser vivido com muita expectativa por parte de todos os intervenientes e, assim termos também a oportunidade de mais uma vez acompanhar o desenvolvimento do Surf em Portugal. Esta é também uma etapa muito importante para nós, uma vez que é a terceira e última prova do Allianz Triple Crown deste ano, que vai anunciar os melhores surfistas no conjunto das três etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Esperamos que estes próximos dias de campeonato tragam momentos únicos para os surfistas em prova e a todo o público que acompanha esta modalidade.”

Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e o apoio técnico do Azores Surf Club e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
Ericeira (12/06/2022) - Halley Batista e Teresa Bonvalot conquistaram, este domingo, o triunfo no Allianz Ericeira Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Halley e Teresa dominaram a ação no dia final em Ribeira d’Ilhas, sendo coroados perante uma boa moldura humana e uma tarde de muito sol e ondas num dos mais carismáticos anfiteatros naturais do surf nacional. Um desfecho que foi determinante para as contas da liderança dos rankings e das licras amarelas Go Chill. Se no lado masculino é Halley Batista saltou para a liderança, do lado feminino Teresa Bonvalot aumentou a distância para a concorrência.

A ação no terceiro e último dia de prova iniciou ainda antes das 8 horas, com as famosas direitas de Ribeira d’Ilhas a voltarem a proporcionar bom surf nas disputas matinais. Tudo começou com a ronda 3 feminina, onde Carolina Mendes saiu vencedora do heat 1, com Teresa Bonvalot a garantir a segunda posição. Na outra bateria da ronda, Carina Duarte usou o conhecimento local para carimbar a passagem às meias-finais com um triunfo, com a campeã nacional Kika Veselko a secundá-la.

De seguida entraram na água os quartos-de-final masculinos, com Frederico Morais a começar o dia em grande forma, ao vencer de forma expressiva Tomás Fernandes. No heat 2 foi Francisco Mittermayer a continuar a surpreendente performance nesta etapa e, mesmo estando em estreia na fase man-on-man, a vencer Joaquim Chaves. A juventude não deixou de dar cartas neste dia final e no heat 3 João Mendonça venceu o duelo com João Moreira, marcando encontro nas meias-finais com Halley Batista, que venceu Luca Guichard no último heat da ronda.

Nas meias-finais femininas a ação iniciou-se com um duelo muito equilibrado entre Kika Veselko e Carolina Mendes, com a campeã nacional e número dois do ranking a levar a melhor frente à campeã deste evento nos dois últimos anos. Na outra semifinal estiveram frente a frente as duas campeãs nacionais mais novas da história, com Teresa Bonvalot a bater Carina Duarte e a reeditar a primeira final da Liga MEO Surf 2022 frente a Kika Veselko.

Depois disso, a maré obrigou a prova a parar, retomando já a meio da tarde. No primeiro embate das meias-finais masculinas Frederico Morais mostrou superioridade frente a Francisco Mittermayer, conseguindo igualar a melhor onda do campeonato, que já era sua, com 9 pontos, e vencendo com 16 pontos contra 12,35 do jovem surfista de 17 anos. Na segunda meia-final a lógica manteve-se no duelo entre “aluno” e treinador, com a experiência de Halley Batista a levar a melhor frente à juventude de João Mendonça, com 16,50 pontos contra 9,25.

Na final feminina foi Teresa Bonvalot a começar mais forte na primeira troca de ondas e a conseguir distanciar-se logo nos primeiros minutos do heat. Depois, Teresa teve apenas de gerir e com um score de 15,85 contra 10,25 de Kika Veselko vingou a derrota da Figueira da Foz. Um desfecho que ofereceu a segunda vitória do ano e uma liderança do ranking ainda mais consolidada para Teresa. Aos 22 anos, a surfista de Cascais conquistou a 23.ª vitória da carreira na Liga MEO Surf.

“Sabe sempre bem sair vitoriosa”, começou por dizer Teresa Bonvalot. “Foi um heat com ritmo lento, mas acabei por fazer o necessário para vencer. Tentei perceber quais as melhores ondas e apanhá-las e foi essa a estratégia que usei. Esta é uma onda que respeito muito, até por causa do susto que apanhei aqui no ano passado, por isso é bom sair vencedora”, frisou Teresa, que festejou na Ericeira pela terceira vez, depois dos triunfos de 2019 e 2015.

Já na final masculina houve um grande equilíbrio, com as decisões a ficarem guardadas para a última troca de ondas. Frederico chegou ao último minuto da bateria na frente, mas com a prioridade a ser de Halley, que precisava de 6,66 pontos para virar o resultado. Foi já na areia que os surfistas souberam dos resultados, com Halley Batista a fazer a festa, depois de ter sido premiado com 7,30 pontos, que lhe rendeu um score de 14,40 contra 13,75 de Kikas. Um triunfo que fez com que Halley ganhasse a licra amarela Go Chill da liderança do ranking masculino.

“É um triunfo incrível, que nem parece realidade”, afirmou o novo líder do ranking masculino. “O Kikas é a grande referência do surf nacional e só de fazer a final contra ele já estava feliz. Tentei dar o melhor e na última onda consegui virar o resultado. Nem sei se devo rir ou chorar, mas estou muito feliz por esta vitória”, vincou o surfista residente no Algarve, que alcançou na Ericeira a segunda vitória da carreira n Liga MEO Surf.

Resultados finais do Allianz Ericeira Pro:
Final masculina: Halley Batistas 14,40 x Frederico Morais 13,75
Final feminina: Teresa Bonvalot 15,85 x Kika Veselko, 10,25
Go Chill Expression Session feminina: Érica Máximo
Go Chill Expression Session masculina: Halley Batista
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Frederico Morais, 9 pontos nas meias-finais
Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot, 15,85 na final
Ericeira Best Surfer: Joaquim Chaves e Carina Duarte

A próxima etapa da Liga MEO Surf 2022 acontece já dentro de duas semanas, com a ilha de São Miguel, nos Açores, a receber os melhores surfistas nacionais no Allianz Ribeira Grande Pro, de 24 a 26 de Junho. Além de ser uma etapa importantíssima para as contas do título nacional, a prova açoriana vai também ser a última da Allianz Triple Crown, com Teresa e Kika empatadas na liderança das contas femininas e com João Moreira a liderar do lado masculino.

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra, e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Sub Região de Paiva mostra o que tem de melhor. Três dias de festa em Castelo de Paiva na maior Feira do Vinho Verde de Portugal

 Despertar apetites e sabores num certame repleto de animação
 
Já é conhecida a programação para 23ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, que depois de dois anos de interrupção, volta a promover um certame de nível nacional, que visa valorizar a produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região, a par da afamada gastronomia e da beleza do seu artesanato, e que este ano contará com 80 espaços / expositores e muitas novidades ao nível do vinho verde, para além da animação musical, que terá o seu ponto alto com as actuações dos diversos grupos musicais do concelho que, a par da constante animação de rua, vão actuar nos três dias deste evento municipal.
 

Milhares de visitantes são esperados em Castelo de Paiva no primeiro fim de semana de Julho, numa iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva, com destaque para os premiados que, ano após ano, são distinguidos nos concursos nacionais, vai contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional, uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde não vai faltar espectáculos musicais, bailaricos, o folclore local e a música tradicional portuguesa, para além de outras atracções que enriquecem o programa apresentado pela edilidade paivense.

Será pois, a oportunidade única de apreciar os vinhos dos produtores da Sub-Região do Paiva, muitos deles já premiados ao nível dos concursos da Comissão Regional de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CRVRVV, degustar a saborosa cozinha regional paivense, e ao mesmo tempo, ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, gizado para garantir uma saudável convivialidade nos três dias do certame, que este ano tem espectáculos musicais com Agrupamento Musical “ Kastelo Band “, Kamuf, BomboémiaOs Amigos da Sexta, Postas de Bacalhau, Colectivo Capela, Cusca Maria, Bandinha da Alegria, Os Amigos do Douro e Ricardo Ramalho Festa Total, para além da animação de rua com a participação dos Ranchos Folclóricos do concelho, Cantadores ao Desafio, entre outras actuações que vão decorrer durante o evento.
Depois da sessão solene e da cerimónia de abertura da feira, agendada para as 16 horas do dia 1 de Julho, e concretizada a habitual ronda pelas tasquinha, restaurantes e expositores, o certame vai acolher as primeiras “provas de vinho”e as “jornadas gastronómicas ”, privilegiando-se pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria tradicional do concelho e do fumeiro regional, para além de outras novidades.
No dia inicial haverá Aromas do Verde e à noite participam o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, com animação de rua a cargo da street band Kamuf e do grupo de percussão Bomboémia, registando se a realização de baile popular com o Grupo de Música Tradicional “ Amigos da Sexta “, seguindo-se um grande espectáculo musical com o Agrupamento Musical Kastelo Band no palco principal, que vai manter os resistentes a dançar pela madrugada fora.
Já no Sábado, a iniciativa arranca com melhor da cozinha tradicional paivense a estar em evidência à hora do almoço, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes da Sub-Região de Paiva, seguindo-se à tarde a iniciativa “ Aqui há Baile “ e actuação da “ Banda às Riscas “, realizando-se os Aromas do Verde, e durante a noite a actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho e Rancho Folclórico de Bairros, registando ainda o programaanimação de rua com a presença do grupo “ Postas de Bacalhau “, acontecendo baile popular com a presença do agrupamento “ Colectivo Capela ”, terminando a jornada festiva com actuação dbanda lusa-luxemburguesa de pop-rock, “ Cusca Maria  “, que se apresenta no palco principal pela madrugada fora.
No Domingo, dia 3 e ultimo dia da feira, o certame abre com as habituais provas de vinhos e as jornadas gastronómicas que vão ser animadas com a presença do Rancho Folclórico da Senhora das Amoras e as Concertinas da Casa do Povo da Raiva, com a entrada a meio da tarde da conhecida Bandinha da Alegria, de Alcobaça, que vai percorrer o recinto da feira, a exemplo do grupo Os Amigos do Dourosendo que Ricardo Ramalho vai animar, a partir das 22 horas, o convívio de encerramento, denominado como baile dos resistentes.
O edil paivense José Rocha, mostra-se satisfeito pela adesão conseguida, cerca de oito dezenas de expositores e faz questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, é uma referência Nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o nosso potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis.
Para o presidente da autarquia de Castelo de Paiva, para além de ser um reconhecimento aos agricultores paivenses que se dedicam de “corpo e alma ” ao sector da vinha, esta feira continua a ser uma excelente oportunidade de promoção e de negocio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a nossa cozinha regional, a beleza do nosso artesanato, a dinâmica das autarquias e a pujança do nosso associativismo, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber .
No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedorarecentemente requalificada, o convite para três dias de grande festa orienta-nos para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.
 
 
 Carlos Oliveira

Meteorologia: temperatura vai descer

Ainda assim, três distritos continuam sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

Três distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, com temperaturas que podem chegar aos 35 graus Celsius (ºC) em Bragança, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Sob aviso amarelo estão os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real.
O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente uma descida da temperatura, em especial da máxima, com períodos de céu muito nublado e aguaceiros e trovoada, em especial no Norte e Centro.
Os aguaceiros podem ser localmente fortes, acompanhados de trovoada e rajadas de vento, sobretudo nas regiões Norte e Centro, e a descida de temperatura, em especial da máxima, será mais acentuada no interior.
Está ainda previsto vento em geral fraco (até 20 quilómetros/hora – km/h) a predominar do quadrante sul, tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) a predominar do quadrante oeste a partir da tarde e soprando moderado (20 a 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, nas terras altas.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14ºC em Setúbal e os 20ºC em Bragança e na Guarda e as máximas entre os 25ºC em Sines e em Sagres e os 35ºC em Bragança.

SIC Notícias/Lusa

Guerra na Ucrânia: Macron, Scholz e Draghi visitam Kiev

O Presidente francês, Emmanuel Macron, o Chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, chegaram esta quinta-feira de manhã à capital ucraniana, Kiev.  
A viagem foi feita de comboio durante a noite.
Esta é a primeira visita dos três líderes à Ucrânia, desde a invasão russa.
Os líderes europeus vão encontrar-se com o Presidente Volodymyr Zelensky, segundo adiantou Macron à chegada da capital da Ucrânia, referindo-se ao encontro como um “momento importante”.
Aos jornalistas, em Kiev, o chefe de Estado francês disse que vai passar uma mensagem de “solidariedade europeia” ao Presidente ucraniano.
No encontro, deverá ser discutida a candidatura da Ucrânia à União Europeia e os líderes deverão anunciar o envio de mais armamento para o país.
A visita dos três líderes europeus demorou várias semanas a ser organizada e acontece após as críticas da Ucrânia às respostas de França, Alemanha e Itália (embora o último em menos escala) à guerra.

SIC Notícias

Salários reais dos trabalhadores do privado vão reduzir-se cerca de 1% este ano

Os salários reais dos trabalhadores no setor privado vão reduzir-se cerca de 1% este ano, refletindo a escalada da inflação, estima o Banco de Portugal.

No boletim económico de junho, hoje divulgado, o BdP indica que “os salários reais por trabalhador no setor privado reduzem-se cerca de 1% em 2022, refletindo a subida abrupta da inflação”.
No entanto, para 2023 e 2024 o BdP já estima um crescimento médio dos salários reais de 2%, aproximadamente em linha com o da produtividade.
Assume-se ao longo do horizonte de projeção uma passagem incompleta dos aumentos de preços aos salários, num contexto em que as expetativas de inflação de longo prazo permanecem ancoradas”, justifica o BdP.
O supervisor acrescenta que enquanto o crescimento médio do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) entre 2022 e 2024 é cerca de 3,5%, "os salários nominais por trabalhador no setor privado crescem 1,5% acima da produtividade no mesmo período”, com a atual projeção a incorporar o aumento anunciado do salário mínimo de 6,4% em 2023.
O BdP projeta que a inflação, medida pela variação anual do IHPC, deverá aumentar de 0,9% em 2021 para 5,9% em 2022, antes de cair para 2,7% e 2% em 2024, refletindo, sobretudo, as pressões inflacionistas externas, com impacto direto nos preços dos bens energéticos.
O primeiro-ministro apelou, em 04 de junho, às empresas para que contribuam para um esforço coletivo de aumento dos salários dos portugueses, para que haja “maior justiça” e os salários médios em Portugal possam aumentar 20%.
Segundo António Costa, as empresas têm de ter consciência que deve haver “maior justiça nas políticas remuneratórias que praticam”, sublinhando que, na União Europeia, o peso dos salários no conjunto da riqueza nacional é de 48% e em Portugal é de 45%.
Por seu lado, o presidente da CIP, António Saraiva, afirmou nessa sequência que uma subida dos salários, como pediu o primeiro-ministro, depende de um aumento da produtividade das empresas, sob pena de prejudicar a competitividade das empresas e o seu futuro.

Madremedia/Lusa

Portugueses são dos mais alarmados com impacto da guerra no custo de vida

Os portugueses são dos europeus mais preocupados com o impacto da guerra na Ucrânia no custo de vida, segundo uma sondagem do Conselho Europeu para as Relações Exteriores (ECFR), que aponta riscos na unidade europeia sobre a questão ucraniana.

Nos 10 países europeus estudados, o ECFR identificou que a unidade da Europa sobre o conflito russo-ucraniano está em risco à medida que a atenção do público muda para as preocupações com o custo de vida, e que apesar de o apoio à Ucrânia permanecer alto, as preocupações mudaram a nível local.
Por exemplo, em Portugal, Itália e França, as pessoas são as mais preocupadas com o impacto da guerra no custo de vida e nos preços de energia. Em contraste, Suécia, Polónia e Roménia, são os menos preocupados com essa questão.
Por seu turno, suecos, finlandeses e franceses estão mais preocupados com a ameaça de ataques cibernéticos russos do que os outros cidadãos europeus.
Já os países localizados mais próximos da Rússia – Finlândia, Polónia, Roménia e Suécia – estão preocupados com uma possível ameaça de ação militar russa.
Segundo o ECFR, as opiniões dos europeus sobre as causas da invasão russa variam.
Por exemplo, mais de 80% das pessoas na Polónia, Suécia, Finlândia, Portugal e Reino Unido dizem que a Rússia é a principal responsável pelo início do conflito, contrastando com apenas 56% em Itália, 62% em França e 66% na Alemanha.
Sobre a questão de quem representa o maior obstáculo à paz, 64% das pessoas em todos países dizem ser a Rússia – mas apenas 39% em Itália e 42% na Roménia concordam.
Em Itália, mais de um quarto dos inquiridos (28%) diz que os Estados Unidos são os culpados, contra 9% nos outros nove países sondados.
A análise refere ainda que os defensores da paz já são o maior grupo entre os europeus e deverão aumentar se crescer o sentimento de que as sanções económicas contra a Rússia não estão a ter resultado.
As próximas semanas vão ser críticas e os dados mostram que deve ser possível manter a Europa unida com as menagens políticas certas, de acordo com o ECFR.
A sondagem sugere também que a rutura da Europa com a Rússia é irreversível, pelo menos no curto e médio prazo. Os europeus parecem estar a olhar para um mundo em que a Europa se dissocia inteiramente da Rússia.
Também são expostas possíveis divisões sobre os refugiados, a adesão da Ucrânia à UE, o impacto nos padrões de vida e a ameaça de escalada militar.
Para o ECFR, a chave para manter a unidade europeia em apoio à Ucrânia é levar a sério os receios de uma escalada e apresentar o conflito como uma luta defensiva contra a agressão russa, em vez de falar sobre a vitória ucraniana e a derrota da Rússia.
A investigação alerta ainda que o “sinal mais preocupante” será como a maioria dos europeus vê a UE com um grande perdedor na guerra, em vez de interpretar a sua relativa unidade como um sinal de robustecimento.
Com cerca de 8.000 inquiridos, a sondagem foi feita em nove Estados-membros da União Europeia (UE) – Portugal, França, Espanha, Roménia, Suécia, Finlândia, Alemanha, Itália e Polónia – e no Reino Unido.

Vêm aí novamente as poeiras do Norte de África

Saiba aqui que cuidados deve ter.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou, esta quarta-feira, para uma situação de fraca qualidade do ar em Portugal continental na quinta-feira, que “pode ter efeitos em dias posteriores”.
A situação é causada pela “intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África que transporta poeiras em suspensão”.
A DGS explica que a “presença de poeiras tem maior expressão no interior das Regiões Norte, Centro e  Alentejo, e menor impacto nas Regiões do Litoral”.

QUAIS OS CUIDADOS A TER?

Evite esforços prolongados;
Limite a atividade física ao ar livre;
Não se exponha ao fumo e tabaco e a produtos que acusam irritação na pele;
Crianças, idosos e doentes com problemas crónicos devem permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas;
Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

Amazónia: suspeitos confessam ter matado jornalista britânico e ativista brasileiro

Os suspeitos, dois irmãos, já terão indicado o local onde se encontram os corpos.
A Polícia Federal brasileira confirmou esta quarta-feira que os suspeitos do desaparecimento do jornalista britânico e ativista brasileiro na Amazónia confessaram ter morto e desmembrado os dois homens.
Os suspeitos já terão indicado o sítio onde se encontram os corpos, no extremo oeste da Amazónia, uma zona de difícil acesso, e sido levados pela polícia ao local.

SUSPEITOS SÃO IRMÃOS
Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, foi detido na terça-feira. O irmão, Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, já havia sido preso no dia 7 de junho.
No domingo, o Comité de Gestão de Crise, criado para coordenar as buscas e chefiado pela Polícia Federal brasileira, informou que o Corpo de Bombeiros tinha encontrado uma mochila com um computador e outros objetos pessoais dos desaparecidos.
A mochila foi amarrada a uma árvore numa área das margens do rio, cujo nível subiu nos últimos dias devido às chuvas, num local próximo à casa de Amarildo da Costa de Oliveira.

JORNALISTA E ATIVISTA DESAPARECERAM A 5 DE JUNHO
Dom Phillips, jornalista e colaborador do jornal The Guardian, e Bruno Araújo Pereira, ativista que militava em favor dos direitos dos indígenas, estavam desaparecidos desde 5 de junho, no Vale do Javari, região remota e de selva na Amazónia, onde realizavam uma investigação sobre ameaças de invasores e criminosos contra os indígenas.
O Vale do Javarí, segunda maior reserva indígena do Brasil, é conhecido por ser palco de conflitos dominados pelo narcotráfico, roubo de madeira, pesca e mineração ilegal.

SIC Notícias

Portugal com dez futebolistas na lista inicial de nomeados para o Golden Boy

 João Félix (Atlético Madrid) e Renato Sanches (Lille) foram já distinguidos em 2019 e 2016, respetivamente.

Portugal conta com dez futebolistas na lista inicial de 100 nomeados para o Golden Boy, prémio do jornal Tuttosport que anualmente distingue o jogador mais promissor abaixo dos 21 anos a alinhar na Europa.
Na lista, revelada esta quarta-feira pelo Tuttosport, Francisco Conceição (FC Porto), Diego Moreira (Benfica), Fábio Carvalho (Fulham/Ing), Fábio Silva (Wolverhampton/Ing), Henrique Araújo (Benfica), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain/Fra), Paulo Bernardo (Benfica), Rodrigo Ribeiro (Sporting), Tiago Tomás (Estugarda/Ale) e Joelson Fernandes (Basileia/Sui) são os portugueses indicados.
O Benfica coloca entre os 100 mais promissores três campeões europeus da UEFA Youth League, os portugueses Diego Moreira e Henrique Araújo e ainda o italiano Cher Ndour, médio das ‘águias’ que esteve na conquista europeia.
Destaque ainda para a indicação de Paulo Bernardo, de 20 anos, que efetuou 24 jogos na equipa principal do Benfica em 2021/22, e para Francisco Conceição, extremo de 19 anos que participou em 33 jogos do campeão FC Porto.
Da formação do Sporting entram também nesta lista o lateral Nuno Mendes, sobre quem o Paris Saint-Germain acionou em maio a cláusula de compra, ou os avançados Tiago Tomás, cedido ao Estugarda, e Joelson Fernandes, emprestado ao Basileia.
Outro destaque, numa lista com Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Eduardo Camavinga (Real Madrid), Elanga (Manchester Uniyed), Ansu Fati (FC Barcelona) ou Pedri (FC Barcelona) – que venceu já no último ano -, é o lateral Yan Couto, de 20 anos, que alinhou no Sporting de Braga, por empréstimo do Manchester City, e chegou a ser internacional jovem pelo Brasil.
lista vai sendo sucessivamente votada até ser reduzida a um grupo de 20 finalistas
Os antigos jogadores do Benfica João Félix (Atlético Madrid, Esp) e Renato Sanches (Lille, Fra) foram os portugueses já distinguidos com o prémio Golden Boy, respetivamente em 2019 e 2016.

SIC Notícias/Lusa

ASAE apreende quase cinco mil euros de carne em talhos de norte a sul

No total, foram fiscalizados cerca de 100 operadores económicos.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 750 quilogramas de produtos cárneos, após fiscalização a estabelecimentos de comércio de carne.
Nas últimas semanas, a ASAE realizou “uma operação de fiscalização, de norte a sul do País, direcionada à verificação das regras estabelecidas para a atividade de comércio de carnes, com enfoque na Segurança Alimentar e na Informação ao Consumidor”, lê-se em comunicado.
A operação, direcionada a talhos e estabelecimentos de retalho com secção de talho, avaliou “o cumprimento das regras estabelecidas para esta atividade económica, designadamente investigação de eventual troca de origem e investigação de evidências de incorporação de aditivos não autorizados em géneros alimentícios com a denominação de venda de carne picada e/ou utilização abusiva de aditivos em preparados de carne”.
No total, foram fiscalizados cerca de 100 operadores económicos e instaurados 19 processos de contraordenação.
Foram apreendidos 750 quilogramas de produtos cárneos, no valor estimado de 4.684 euros, e 35 instrumentos de pesagem, no valor aproximado de 29.650 euros.
De acordo com a ASAE, as principais infrações dizem respeito à “distribuição, preparação e venda de carnes e seus produtos com desrespeito das normas higiénicas e técnicas aplicáveis, o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de controlo metrológico de pesos, a falta de requisitos, o incumprimento das regras relativas à rotulagem e rastreabilidade dos produtos”.

SIC Notícias

Caos nas urgências. Ministra anuncia comissão e admite acordo com o privado

Marta Temido apontou ainda a necessidade "de rever questões de remuneração".
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta quarta-feira poder recorrer a parcerias com o setor privado e o setor social para resolver a crise atual nas urgências.
Em conferência de imprensa, Marta Temido anunciou a criação de uma comissão de resposta de emergência para fazer face "no curto prazo" aos problemas no SNS, semelhante "às respostas dadas à medicina intensiva".
A governante apontou ainda a necessidade "de rever questões de remuneração".
Marta Temido apelou ainda "a um espírito de trabalho em equipa que é o único que pode resolver os problemas na Saúde".

Testemunhos de pacientes oncológicas transformados em arte por robot português

“Pinturas de Esperança” é o mote de uma campanha da empresa biofarmacêutica Gilead que quer consciencializar a comunidade de saúde e as instituições sobre a necessidade de impulsionar a inovação e a pesquisa sobre o cancro de mama metastático triplo-negativo, também conhecido como mTNBC.
Desenvolvida pela VMLY&R Health Espanha, a acção publicitária junta inteligência artificial e arte para mostrar que a inovação pode ser decisiva no tratamento desta doença. De acordo coma Gilead, este tipo de cancro afectou cerca de cinco mil mulheres em 2021, 87,5% das quais não viverá mais de cinco anos.
Assim, a campanha “Pinturas de Esperança” combina visualização de dados, inteligência artificial, robótica e arte para destacar que ainda há vida nas pacientes com esse tipo de cancro, promovendo a maior aposta na pesquisa de soluções para o diagnóstico.
Na produção, três pacientes com mTNBC deram seu testemunho da realidade desta doença. Falam sobre como foi receber o diagnóstico e como passaram a aceitá-lo, mas também partilham a esperança que têm de que a inovação abra novos caminhos terapêuticos que possam aumentar sua expectativa de vida.
Os depoimentos foram analisados ​​através de análise de voz no laboratório tecnológico de Jack the Maker, em Lisboa, sendo convertidos pela inteligência artificial em dados e reproduzidos em telas por um robô, transformando os testemunhos em arte.
Desenvolvida simultaneamente em Espanha e Portugal, a campanha contou com a participação da produtora espanhola LaBoutique77 e com o apoio da produtora portuguesa More Maria. A agência de comunicação Tinkle ficou encarregue dos conteúdos de media e de relações públicas.

Marketeer