Nos últimos anos, houve um boom nos serviços e transações eletrônicos. Somente no ano passado, os lucros do comércio eletrônico ultrapassaram os 250 bilhões de pesos, segundo dados da Associação Mexicana da Internet.
Em 2016, sete dos 10 usuários de Internet acabaram por ser compradores digitais, com categorias de roupas, downloads e compras de bilhetes sendo os mais exigidos no comércio eletrônico. Apesar desta tendência, vários esforços ainda estão sendo feitos para tornar o comércio eletrônico uma prática diária.
Além disso, estamos atualmente buscando transações eletrônicas para fazer parte de mais atividades que realizamos diariamente, para alguns muito habituais, onde provavelmente não poderíamos imaginar a participação de tecnologia financeira, como o transporte.
Aplicativos de mobilidade como Easy foram pioneiros na implementação do pagamento com débito e cartão de crédito, além disso, deve notar-se que, no caso da Easy, há também a possibilidade de pagar em dinheiro. Este setor, o pagamento de serviços de transporte, está apenas na quarta posição relacionada às compras através de um smartphone.
Por sua vez, a Easy, que cresceu 300% em sua demanda de viagens, quer que o indicador de viagens pagas através de cartões de crédito e débito aumente antes de terminar este quarto trimestre do ano. Além disso, a empresa pretende financiar 60% de seus drivers, para que, por sua vez, obtenham os benefícios de ter vários tipos de serviços financeiros, como seguros, contas de poupança, etc.
Ramón Escobar, gerente de país do Easy no México, comenta que, além de praticidade e conforto, há outros fatores a considerar fazer parte do setor bancário no México.
"Uma das vantagens claras do banco é a conveniência. Como consumidores, ter um meio de pagamento eletrônico, como um cartão, garante-nos uma maior segurança ao não transportar dinheiro, melhor controle de despesas e acesso a produtos financeiros, como programas de recompensa e financiamento ", disse Escobar.
Além do transporte privado, procura introduzir pagamentos de cartão de crédito e débito aos transportes públicos, a fim de aumentar a eficiência desses serviços e evitar longas filas para comprar um ingresso ou recarregar um cartão. Isso está se tornando uma realidade, devido ao acordo assinado pelo Governo da Cidade do México com uma empresa multinacional de serviços financeiros.
O futuro dos transportes ainda é incerto, mas é certo que a tecnologia, a Internet e a evolução dos smartphones vão mudar a maneira como iremos de um destino para outro. No entanto, ainda existem pessoas que não querem bancar questões fiscais ou por falta de confiança nas instituições financeiras, na verdade, 56% da população mexicana não tem uma conta bancária, ou seja, mais de 30 milhões Os mexicanos ainda mantêm seu dinheiro em casa, de acordo com dados do National Survey of Financial Inclusion, realizados pelo INEGI em conjunto com a CNBV.
Diante dessa situação, Escobar comenta que "o transporte já é uma necessidade diária, então, na FÁCIL, acreditamos firmemente que o banco e a intermodalidade são o futuro do transporte. Na Easy, além de ser uma opção rápida e efetiva, queremos ser a alternativa mais conveniente para permitir que o usuário pague em dinheiro, cartão ou mesmo no futuro de mais maneiras. Para conseguir isso, o primeiro passo é o de bancos e, assim, obter no futuro um único método de pagamento, que pode ser usado no metrô, metrobus ou aplicativo de transporte, pelo que tenho certeza, já temos muitos interessados ​​em se juntar ", disse ele. finalizou Easy Country Manager no México.
Não teremos que aguardar muito para começar a ver os resultados de fazer transações eletrônicas para usar o transporte de cidades em todo o país, uma situação que tornará a nossa maneira diária.