domingo, 15 de maio de 2022

Finlândia anuncia formalmente candidatura à NATO

A Finlândia apresentou hoje formalmente a intenção de pedir adesão à NATO, acabando com décadas de neutralidade.

"Este é um dia histórico. Uma nova era começou", disse o Presidente finlandês, Sauli Niinistö,
O anúncio foi feito numa conferência de imprensa conjunta com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra do país, Sanna Marin, no palácio presidencial em Helsínquia.
O chefe de Estado finlandês defendeu que a adesão da Finlândia à NATO “é uma prova de poder da democracia” e lembrou que essa decisão tem o aval da maioria dos cidadãos, dos partidos políticos e do parlamento (Eduskunta).
“A Finlândia vai maximizar a sua segurança e isso não representa um perigo para ninguém”, declarou Sauli Niinistö, numa alusão à vizinha Rússia, que encara a adesão deste país nórdico à NATO como uma ameaça.
Segundo a Associated Press, é expectável que o parlamento finlandês apoie a decisão nos próximos dias, uma formalidade deste processo.
O pedido de adesão será então enviado para Bruxelas, para a sede da NATO.
É expectável que tal aconteça no decorrer da próxima semana.
Isto acontece um dia após o líder russo, Vladimir Putin, ter avisado a Finlândia que fim da neutralidade militar seria um "erro".
Na sequência da guerra na Ucrânia, a Finlândia e a Suécia iniciaram um debate sobre a adesão à NATO, que, a concretizar-se, significará o abandono da histórica posição de não-alinhamento dos dois países.
Rússia avisou a Finlândia de que será forçada a tomar medidas de retaliação, “tanto técnico-militares como outras”, se o país aderir à NATO.
Também hoje, na Suécia, os sociais-democratas, atualmente no poder, irão pronunciar-se se apoiam a candidatura.
Com o apoio dos deputados sociais-democratas passaria a existir uma larga maioria no parlamento sueco a favor da candidatura do país à Aliança Atlântica.
Os sociais-democratas suecos têm sido, desde a criação da Aliança Atlântica, em 1949, a principal força política de oposição à adesão, uma linha ainda reafirmada no último congresso do partido em novembro.
Na sexta-feira, as autoridades suecas divulgaram um relatório do Governo e dos partidos sobre a possível adesão, em que são apontadas vantagens para a entrada da Suécia, incluindo para a segurança no norte da Europa.
A Rússia partilha 1.340 quilómetros de fronteira terrestre com a Finlândia e uma fronteira marítima com a Suécia.
MNE destaca “boa base de otimismo” contra divergências no alargamento da Aliança
O ministro dos Negócios Estrangeiros português destacou hoje existir uma “boa base de otimismo” relativamente à adesão da Finlândia e Suécia à NATO, que permitirá resolver as “questões em aberto”, nomeadamente as divergências apontadas pela Turquia.
“Penso que há uma boa base de otimismo [porque] todos nós estamos conscientes de que divergências que possam existir são sempre pequenas face àquilo que é verdadeiramente importante, que é o reforço da Aliança e o reforço da segurança da Finlândia e da Suécia”, declarou João Gomes Cravinho.
Falando no final da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Berlim, o chefe da diplomacia portuguesa realçou que “a Turquia, a Finlândia e a Suécia estão num processo de diálogo para resolver as divergências”, após Ancara se ter mostrado reticente face ao alargamento da Aliança Atlântica
“Aquilo que aconteceu hoje foi uma repetição, já entre nós – a 30 [e sem os chefes da diplomacia finlandesa e sueca] –, do apoio fortíssimo em relação à adesão da Finlândia e da Suécia e a própria Turquia diz que tem como objetivo que a Finlândia e a Suécia possam entrar, mas tem algumas preocupações e a Finlândia e a Suécia saberão como resolver as questões em aberto”, adiantou João Gomes Cravinho, em declarações aos jornalistas portugueses.
Para permitir a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, é necessário o aval dos 30 membros da Aliança Atlântica.
Na véspera da reunião na capital alemã, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou-se desfavorável à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, por acolherem militantes curdos que a Turquia considera como terroristas.
Foi a primeira voz dissonante no seio dos 30 aliados a propósito desta matéria.
A entrada de um novo Estado-membro na NATO requer unanimidade, o que significa que a Turquia poderá bloquear a adesão dos dois países escandinavos, cuja candidatura deverá ser formalizada nos próximos dias.
Porém, já no sábado, o porta-voz de Recep Tayyip Erdogan veio garantir que a Turquia “não fecha a porta” à entrada destes dois países nórdicos na Aliança Atlântica.

Madremedia

“A Gaita de Fole convida a Harmónica” neste Domingo, na Pena!

XVIII Encontro Regional de Gaiteiros





A Escola de Hotelaria de Coimbra tem o curso certo para si…

Estão abertas as Candidaturas aos Cursos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra para o Ano Letivo 2022/2023

Tendo por missão a formação e certificação dos recursos humanos do turismo, hotelaria e restauração, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra é uma referência na região centro e no país, assumindo-se como a escolha certa para todos os que querem desenhar uma carreira profissional e empresarial nestes setores.
SE TENS O 9º ANO
Cursos de Dupla Certificação
> Técnico(a) de Restaurante/Bar
> Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria
SE TENS O 11º E 12º ANOS
Cursos On The Job
> Técnicas de Cozinha/Pastelaria On-The-Job
> Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas On-The-Job
SE TENS O 12º ANO ou CURSO/FREQUÊNCIA SUPERIOR
Cursos de Especialização Tecnológica
> Gestão de Restauração e Bebidas *
> Turismo Cultural e Património
> Gestão e Produção de Cozinha *
> Turismo de Natureza e Aventura
> Gestão Hoteleira e Alojamento
* Certificação TedQual da Organização Mundial do Turismo
As candidaturas estarão abertas até 20 de junho de 2022
CANDIDATURAS EM: https://escolas.turismodeportugal.pt/











Astrónomos divulgam primeira imagem do buraco negro no coração da nossa Galáxia

 Em conferências de imprensa simultâneas por todo o mundo, incluindo na Sede do Observatório Europeu do Sul (ESO), na Alemanha, os astrónomos divulgaram a primeira imagem do buraco negro supermassivo situado no centro da nossa própria Galáxia, a Via Láctea. Este resultado dá-nos não só provas irrefutáveis de que o objeto é, de facto, um buraco negro, mas também pistas valiosas sobre o funcionamento destes gigantes, que se pensa existirem no centro da maioria das galáxias. A imagem foi criada por uma equipa internacional de investigadores, a chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT), a partir de observações obtidas por uma rede mundial de rádio telescópios.
Esta imagem dá-nos um olhar há muito esperado do objeto massivo que se encontra no centro da nossa Galáxia. Os cientistas já tinham observado estrelas em órbita de algo invisível, compacto e muito massivo no centro da Via Láctea. Este facto sugeria fortemente que este objeto, conhecido por Sagitário A* (Sgr A*), se tratava de um buraco negro e a imagem de hoje dá-nos a primeira evidência visual direta disto mesmo.
Apesar de não vermos o buraco negro propriamente dito, já que é completamente escuro, o gás resplandecente que o rodeia revela-nos uma assinatura inconfundível: uma região central escura (chamada sombra) rodeada por uma estrutura anelar brilhante. Esta nova imagem captura a luz que se curva sob a enorme força da gravidade do buraco negro, o qual é cerca de quatro milhões de vezes mais massivo que o nosso Sol.
Ficámos espantados ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein,” disse o Cientista do Projeto EHT, Geoffrey Bower, do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei. “Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e dão-nos novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia.” Os resultados da equipa do EHT são publicados hoje num número especial da revista da especialidade The Astrophysical Journal Letters.
Uma vez que se encontra a uma distância de cerca de 27 000 anos-luz da Terra, o buraco negro aparece-nos no céu com o mesmo tamanho de um donut na Lua. Para o observar, a equipa criou um poderoso EHT, ligando entre si oito observatórios rádio existentes em todo o planeta, para formar um único telescópio virtual do “tamanho da Terra”. O EHT observou Sgr A* em 2017 durante várias noites, colectando dados ao longo de muitas horas de seguida, num processo semelhante a tirar uma fotografia de longa exposição com uma máquina fotográfica.
Para além de outras infraestruturas, a rede EHT de observatórios rádio inclui o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e o Atacama Pathfinder EXperiment (APEX), ambos instalados no deserto do Atacama no Chile, co-pertencentes e co-operados pelo ESO em prol dos seus Estados Membros na Europa. A Europa contribuiu também para as observações EHT com outros observatórios rádio — o Telescópio IRAM de 30 metros em Espanha e, desde 2018, o NOEMA (NOrthern Extended Millimeter Array) em França — para além de um supercomputador que combina os dados EHT e que se encontra no Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, na Alemanha. Adicionalmente, a Europa contribuiu ainda com fundos para o projeto do consórcio EHT através de bolsas atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação e pela Sociedade Max Planck da Alemanha.
É muito gratificante para o ESO desempenhar um papel tão importante no desvendar dos mistérios dos buracos negros e, em particular, de Sgr A*, ao longo de tantos anos,” comentou o Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons. “O ESO contribuiu não só para as observações EHT com o ALMA e o APEX, como também possibilitou, com os seus outros observatórios no Chile, algumas das observações do centro galáctico feitas anteriormente com enorme sucesso.” [2]
De facto, este resultado do EHT vem no seguimento da divulgação, feita pela Colaboração em 2019, da primeira imagem de um buraco negro, M87*, situado no centro de uma galáxia mais distante, Messier 87.
Os dois buracos negros são muito parecidos, apesar do buraco negro da nossa Galáxia ser cerca de um milhar de vezes mais pequeno e menos massivo que o M87* [3]. “Temos dois tipos de galáxias completamente diferentes e dois buracos negros com massas muito diferentes, no entanto, perto da fronteira destes buracos negros as semelhanças são surpreendentemente enormes,” diz Sera Markoff, co-presidente do Conselho Científico do EHT e Professora de Astrofísica Teórica na Universidade de Amesterdão, nos Países Baixos. “Este facto diz-nos que a Relatividade Geral governa estes objetos no seu âmago e que quaisquer diferenças que vemos mais além são devidas a diferenças no material que rodeia os buracos negros.
Este resultado foi consideravelmente mais difícil de obter que o de M87*, apesar de Sgr A* se encontrar muito mais perto de nós. Chi-kwan (‘CK’) Chan, cientista do EHT no Observatório Steward e no Departamento de Astronomia e Instituto de Dados Científicos da Universidade do Arizona, EUA, explica: “O gás que se encontra perto dos buracos negros move-se à mesma velocidade — quase à velocidade da luz — tanto em torno de Sgr A* como em torno de M87*. No entanto, o gás leva dias a semanas para orbitar o muito maior M87*, enquanto que em torno do mais pequeno Sgr A* completa uma órbita em meros minutos. Consequentemente, o brilho e o padrão do gás que circunda Sgr A* variavam rapidamente à medida que a Colaboração EHT o estava a observar — um pouco como tentar tirar uma fotografia nítida a um cachorro que persegue a sua cauda a toda a velocidade.
Os investigadores tiveram que desenvolver novas ferramentas sofisticadas que levassem em linha de conta o movimento do gás em torno de Sgr A*. Enquanto M87* constituiu um alvo mais fácil e mais estável, com quase todas as imagens obtidas a apresentarem-se bastante iguais, este já não foi o caso de Sgr A*. A imagem do buraco negro Sgr A* é uma média das várias imagens diferentes extraídas pela equipa, que nos revela finalmente, e pela primeira vez, o gigante que se esconde no centro da nossa Galáxia.
Este trabalho foi possível graças ao esforço conjunto de mais de 300 investigadores de cerca de 80 instituições de todo o mundo, que se juntaram na Colaboração EHT. Adicionalmente, ao desenvolver ferramentas complexas para superar os desafios da obtenção da imagem de Sgr A*, a equipa trabalhou rigorosamente durante cinco anos, usando supercomputadores para combinar e analisar os dados, tendo ao mesmo tempo compilado uma biblioteca sem precedentes de buracos negros simulados para comparar às observações.
Os cientistas estão particularmente excitados por terem finalmente imagens de dois buracos negros de tamanhos muito diferentes, o que nos oferece a oportunidade de os comparar e contrastar. A equipa começou também a utilizar os novos dados para testar teorias e modelos de como é que o gás se comporta em torno de buracos negros supermassivos. Apesar de não ser ainda completamente compreendido, pensa-se que este processo desempenhe um papel crucial na formação e evolução das galáxias.
Podemos agora estudar as diferenças entre estes dois buracos negros supermassivos para obtermos novas pistas sobre como é que este importante processo funciona,” disse Keiichi Asada, cientista do EHT do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei. “Temos imagens de dois buracos negros — um grande e um pequeno — por isso vamos conseguir avançar muito mais do que até agora no sentido de compreendermos como é que a gravidade se comporta nestes meios tão extremos.
Os progressos do EHT continuam: uma enorme campanha de observação levada a cabo em Março de 2022 incluiu mais telescópios do que anteriormente. A constante expansão da rede EHT e as atualizações tecnológicas significativas permitirão aos astrónomos obter imagens ainda mais impressionantes, assim como filmes, de buracos negros num futuro próximo.

Observatório Europeu do Sul

Imagem: ESO Brasil

 

Os Verdes vão visitar o Paúl de Arzila

No próximo dia 21 de Maio, na véspera do Dia Internacional da Biodiversidade, o Partido Ecologista Os Verdes - Coletivo Regional de Coimbra, vai visitar a Reserva Natural do Paul de Arzila, às 9.30h, que será acompanhada pelo ICNF.

Após a visita ao Centro Interpretativo / Paul de Arzila (percurso de 1,9km), realizar-se-á por volta das 12.00 horas um piquenique partilhado e uma conversa sobre a "importância das áreas protegidas na biodiversidade”.
Em 1986, Os Verdes apresentaram o Projeto-Lei n.º 155/IV, com vista à criação da Reserva Natural do Paul de Arzila. Através desta iniciativa parlamentar de Os Verdes foi possível criar pressão junto do Governo para garantir condições, como se veio a verificar em 1987, no sentido classificar o paul como reserva natural permitindo proteger, conservar e divulgar os seus valores naturais, paisagísticos e científicos.
A Reserva Natural do Paúl de Arzila, situada a cerca de 13 km da cidade de Coimbra, constitui uma importante área natural para a conservação da natureza. Esta área húmida dá origem a uma comunidade vegetal muito diversificada atraindo um grande número de espécies animais. De entre estes destacam-se algumas aves como os patos e vários tipos de garças que aqui fazem os seus ninhos, com realce para a garça-vermelha, escolhida para símbolo da Reserva.
Esta iniciativa insere-se na campanha nacional S.O.S Natureza que o partido está a levar a cabo e que percorrerá o país até ao final de 2022, ano em que Os Verdes celebram 40 anos de Ação Ecologista. A campanha incide sobre várias temáticas em defesa da biodiversidade e dos ecossistemas, contando com um alargado conjunto de ações em diversas vertentes, com vista a multiplicar o esclarecimento e a mobilizar a sociedade para a ação na defesa da Natureza.

Programa 21/05/2022 (Arzila - Coimbra):
09.30h – Visita ao Paúl de Arzila
12.00h - Piquenique/ Conversa: a importância das áreas protegidas para a Biodiversidade

Câmara de Anadia atribuiu apoios a associações desportivas

 A Câmara de Anadia, na sua reunião de executivo do passado dia 12 de maio, aprovou a atribuição de apoios, num total de seis mil euros, à Palavrancestral – Associação Desportiva e Cultural de Pedralva (ADCP) e ao Clube Saca Trilhos Anadia, no âmbito do Subprograma 1 do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo (PAMDD), destinado a colaborar no desenvolvimento das atividades previstas nos respetivos projetos desportivos para a época 2022.

Ambas as associações apresentam uma forte componente recreativa, ecológica e de promoção de estilos de vida saudáveis, através da oferta de atividades desportivas ao ar livre, diversificadas na abrangência quanto ao género e faixa etária. Neste sentido, foi deliberado atribuir uma verba de 1.500,00€ à Palavrancestral – Associação Desportiva e Cultural de Pedralva e de 4.500,00€ ao Clube Saca Trilhos Anadia.

O trabalho desenvolvido pela Palavrancestral – ADCP tem sido relevante para a oferta desportiva existente na freguesia de São Lourenço do Bairro, proporcionando a abrangência a todos os escalões etários com atividades de baixo impacto, quanto ao esforço físico, mas também logístico e económico.

Por sua vez, o Clube Saca Trilhos tem contribuído para a retoma da prática de desporto recreativo no concelho, com um número substancial de iniciativas desenvolvidas, em parceria com outras entidades, nomeadamente associações, IPSS, escolas e autarquias locais. Por outro lado, é de destacar os resultados desportivos alcançados em 2021, desde pódios, a títulos nacionais e à qualificação de uma das atletas de Trail para representar a seleção nacional no mundial da especialidade, o que tem potenciado a prestação do Clube e contribuído para a promoção e divulgação do Município de Anadia.

28º Festival Caminhos do Cinema Português


Estão abertas as inscrições de filmes para a 28ª edição dos Caminhos do Cinema Português! O festival regressa entre os dias 5 e 19 de Novembro de 2022 e quer trazer mais uma vez a Coimbra o melhor que se faz no panorama cinematográfico nacional.

Até 31 de julho de 2022 podem ser submetidas as obras para as secções competitivas: selecção caminhos, selecção ensaios e outros olhares; bem como nas mostras paralelas via filmfreeway.

A Selecção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção e co-produção profissionais, consagrando nesta secção todos os géneros cinematográficos.

A SELECÇÃO ENSAIOS REÚNE FILMES PRODUZIDOS EM CONTEXTO ACADÉMICO OU DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL.

A SELEÇÃO OUTROS OLHARES REPRESENTA UM ESPAÇO RESERVADO A OUTROS OLHARES SOBRE A PRÁTICA E O EXERCÍCIO CINEMATOGRÁFICO.

NAS MOSTRAS PARALELAS É RESERVADO ESPAÇO À CINEMATOGRÁFICA DE EXPRESSÃO INTERNACIONAL, COM FOCO NA PRODUÇÃO LUSÓFONA.

As inscrições de filmes nacionais são gratuitas até ao dia 31 de Maio!

O festival é uma oportunidade imperdível de juntar criadores e espectadores num único espaço de interação artística, um local onde se pode acompanhar na primeira pessoa a evolução da indústria cinematográfica nacional.

Consulta o regulamento aqui.

Sismo de magnitude 2,7 sentido na ilha Terceira

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter e epicentro a cerca de um quilómetro de Cinco Ribeiras, na ilha Terceira, Açores, foi sentido no sábado à noite em freguesias do concelho de Angra do Heroísmo.
O abalo foi registado às 21:56 locais (22:56 em Lisboa) com intensidade máxima IV/V na Escala de Mercalli Modificada, nas freguesias de Terra Chã, Conceição, Santa Luzia, São Pedro e São Bartolomeu, concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, indicou um comunicado do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A Europa uniu-se e deu a vitória à Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção. Portugal conquista nono lugar

A Ucrânia foi a grande vencedora da 66.º edição Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Turim, Itália. Portugal, que este ano foi representado por MARO e o tema “saudade, saudade", conquistou o nono lugar.
A Ucrânia, que este ano foi representada pelos Kalush Orchestra, com "Stefania", eram os grandes favoritos e venceram 66.º edição Festival Eurovisão da Canção, com 631 pontos. A final decorreu este sábado, dia 14 de maio, na PalaOlimpico, em Turim, Itália.
A vitória foi entregue à banda ucraniana graças à união dos espectadores de toda a Europa. Os Kalush Orchestra, que foram a segunda escolha para atuar festival - em fevereiro, a Ucrânia anunciou que Alina Pash já não seria a representante do país no evento, depois de ter havido protestos devido ao facto de a cantora ter atuado na Crimeia em 2015, um ano depois de a Rússia ter ocupado aquela região - foram os mais votados da noite pelo público.
Já Portugal, que este ano foi representado por MARO e o tema “saudade, saudade", conquistou o nono lugar, com 207 pontos.
Em segundo lugar ficou o Reino Unido e Espanha conquistou o terceiro lugar.
Nas próximas semanas, a organização do festival da Eurovisão vai analisar com  a emissora ucraniana Suspilne se há condições para a realização da edição de 2023 no país.
Na sua conta no Instagram, Volodymyr Zelensky felicitou os Kalush Orchestra e adiantou que o evento se vai realizar no país.
"A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa! No próximo ano, a Ucrânia será a anfitriã da Eurovisão. Pela terceira vez na história. E eu acredito, que não será a última. Faremos o nosso melhor para um dia receber os participantes e convidados da Eurovisão em Mariupol. Livre, pacífica, reconstruída!", escreveu o presidente ucraniano.

OS VOTOS DOS JURADOS
Como é habitual, o país vencedor foi escolhido pelo público (televoto) e pelos jurados nacionais. Antes de serem revelados os votos dos espectadores, os 40 representantes dos países a concurso revelaram as suas pontuações, sendo o Reino Unido o país mais votado, com 283 pontos.
Já a Suécia conseguiu o segundo lugar nas votações dos jurados, seguida pela Espanha e Ucrânia. Portugal ficou em quinto lugar.
Os Países Baixos, a Dinamarca, a Arménia e a Lituânia entregaram os seus oito pontos a MARO, enquanto que a Ucrânia, a Noruega, Croácia e a Áustria atribuíram 10 pontos à canção portuguesa. Albânia (1 ponto), Estónia (7 pontos), Azerbaijão (7 pontos), Bélgica (5 pontos), Polónia (7 pontos), Grécia (3 pontos), Moldova (2 pontos), Bulgária (4 pontos), Sérvia (7 pontos), Islândia (5 pontos), Letónia (6 pontos, Suíça (5 pontos), França (1 ponto), Montenegro (4 pontos), Roménia (7 pontos), Irlanda (4 pontos), Eslovénia (3 pontos), Georgia (7 pontos), Reino Unido (3 pontos), Austrália (6 pontos) e República Checa (5 pontos) também pontuaram "saudade, saudade".
Já o júri de Portugal, representado por Tatanka, dos The Black Mamba, atribuiu 10 pontos ao Reino Unido e os 12 pontos foram entregues à canção de Espanha.

OS VOTOS DO PÚBLICO
A Alemanha, que não foi pontuada pelos jurados nacionais, conquistou seis pontos do voto popular, enquanto a França somou oito pontos. Já 'saudade, saudade', de MARO, recebeu apenas 36 pontos do público.
1.º Ucrânia/Kalush Orchestra: Stefania – 439 pontos
2.º Moldávia/Zdob și Zdub & Frații Advahov: Trenulețul – 239 pontos
3.º Espanha/Chanel: SloMo – 228 pontos
4.º Sérvia/Konstrakta: In Corpore Sano – 225 pontos
5.º Reino Unido/Sam Ryder: Space Man – 183 pontos
6.º Suécia/Cornelia Jakobs: Hold Me Closer – 180 pontos
7.º Noruega/Subwoolfer: Give That Wolf a Banana – 146 pontos
8.º Itália/Mahmood & Blanco: Brividi – 110 pontos
9.º Polónia/Ochman: River – 105 pontos
10.º Estónia/Stefan: Hope – 98 pontos
11.º Lituânia/Monika Liu: Sentimentai – 93 pontos
12.º Grécia/Amanda Tenfjord: Die Together – 57 pontos
13.º Roménia/WRS: Llámame – 53 pontos
14.º Países Baixos/S10: De Diepte – 42 pontos
15.º Portugal/MARO: saudade, saudade – 36 pontos
16.º Finlândia/The Rasmus: Jezebel – 26 pontos
17.º Arménia – Rosa Linn: Snap – 21 pontos
18.º Islândia/Systur: Með Hækkandi Sól – 10 pontos
19.º França/Alvan & Ahez: Fulenn – 8 pontos
20.º Alemanha/Malik Harris: Rockstars – 6 pontos
21.º Bélgica/Jérémie Makiese: Miss You – 5 pontos
22.º República Checa/We Are Domi: Lights Off – 5 pontos
23.º Azerbaijão/Nadir Rustamli: Fade to Black – 3 pontos
24.º Austrália/Sheldon Riley: Not The Same – 2 pontos
25.º Suíça/Marius Bear: Boys Do Cry – 0 pontos
Este ano entraram 40 países em competição, mas à final chegam 25, dos quais 20 foram selecionados em duas semifinais, que decorreram na terça-feira e na quinta-feira, também em Turim.
A 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, incluía inicialmente 41 países, mas a União Europeia de Radiodifusão, que promove o concurso, anunciou em 25 de fevereiro, um dia após a invasão da Ucrânia, que a Rússia iria ficar de fora.
Na primeira semifinal passaram à final Portugal (“saudade, saudade”, MARO), Ucrânia (“Stefania”, Kalush Orchestra), Suíça (“Boys do cry”, Marius Bear), Arménia (“Snap”, Rosa Linn), Islândia (“Með hækkandi sól”, Systur), Lituânia (“Sentimentai”, Monika Liu), Noruega (“Give that wolf a banana”, Subwoolfer), Grécia (“Die together”, Amanda Georgiadi Tenfjord), Moldova (“Trenuletul", Zdob si Zdub & Advahov Brothers) e Países Baixos ("De Diepte", S10).
República Checa (“Ligths Off”, We Are Domi), Azerbaijão (“Fade to Black”, Nadir Rustamli), Polónia (“River”, Ochman), Estónia (“Hope”, Stefan), Austrália (“Not the same”, Sheldon Riley), Suécia (“Hold me closer”, Cornelia Jakobs), Roménia “Llámame”, WRS) e Sérvia (“In corpore sano”, Konstrakta) foram os escolhidos na segunda semifinal.
A estes 20 países juntam-se os chamados ‘Big Five’ (“Cinco Grandes” em português) – França (“Fullen”, Alvan & Ahez), Alemanha (“Rockstars”, Malik Harris), Itália (“Brividi”, Mahmood & Blanco), Espanha (“SloMo”, Chanel) e Reino Unido (“Space Man”, Sam Ryder).
RESULTADOS
1.º Ucrânia/Kalush Orchestra: Stefania – 631 pontos - VENCEDORES
2.º Reino Unido/Sam Ryder: Space Man – 466 pontos
3.º Espanha/Chanel: SloMo – 459 pontos
4.º Suécia/Cornelia Jakobs: Hold Me Closer – 438 pontos
5.º Sérvia/Konstrakta: In Corpore Sano – 312 pontos
6.º Itália/Mahmood & Blanco: Brividi – 268 pontos
7.º Moldávia/Zdob și Zdub & Frații Advahov: Trenulețul – 253 pontos
8.º Grécia/Amanda Tenfjord: Die Together – 215 pontos
9.º Portugal/MARO: saudade, saudade – 207 pontos
10.º Noruega/Subwoolfer: Give That Wolf a Banana – 182 pontos
11.º Países Baixos/S10: De Diepte – 171 pontos
12.º Polónia/Ochman: River – 151 pontos
13.º Estónia/Stefan: Hope – 141 pontos
14.º Lituânia/Monika Liu: Sentimentai – 128 pontos
15.º Austrália/Sheldon Riley: Not The Same – 125 pontos
16.º Azerbaijão/Nadir Rustamli: Fade to Black – 106 pontos
17.º Suíça/Marius Bear: Boys Do Cry – 78 pontos
18.º Roménia/WRS: Llámame – 65 pontos
19.º Bélgica/Jérémie Makiese: Miss You – 64 pontos
20.º Arménia – Rosa Linn: Snap – 61 pontos
21.º Finlândia/The Rasmus: Jezebel – 38 pontos
22.º República Checa/We Are Domi: Lights Off – 38 pontos
23.º Islândia/Systur: Með Hækkandi Sól – 20 pontos
24.º França/Alvan & Ahez: Fulenn – 17 pontos
25.º Alemanha/Malik Harris: Rockstars – 6 pontos

Fonte e Imagem: Sapo MAG