quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

EPA | Boas Festas


Na EPA,
o Natal é  vestido
todos os dias.

Nesta época,
a árvore despe-se para que todos possam contribuir para um mundo melhor.

Boas Festas e um Feliz Ano de 2018!


Sapadores Coimbra: CDU Alerta para Falta de Bombeiros na CBS

A CDU alertou, hoje, a Câmara de Coimbra para falta de pessoal na Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS).

Ao intervir na Assembleia Municipal, o autarca João Pinto Ângelo dirigiu um apelo ao executivo camarário no sentido de ele dar solução à escassez de bombeiros.

Fonte da corporação disse ao “Campeão” estar a arrastar-se um procedimento de recrutamento de pessoal.

Segundo Pinto Ângelo, está a ocorrer “ultrapassagem dos limites legais de trabalho suplementar”.

Há 14 anos que a CBS está sem desfrutar da admissão de um bombeiro, advertiu o autarca.

Pinto Ângelo também alertou para “degradação do fardamento”, tendo considerado que foi atingida uma situação “desonrosa para o Município”.

Fonte: http://campeaoprovincias.pt
Idem BPS

​Trabalhador morre após ser levado por enxurrada em Fafe

Resultado de imagem para ​Trabalhador morre após ser levado por enxurrada em Fafe
Homem foi atingido por uma árvore que estava a cortar, caiu num riacho e foi arrastado por uma enxurrada de lamas e pedras, acabando por ficar soterrado.
Um trabalhador morreu esta quarta-feira, no concelho de Fafe, depois de ter sido levado por uma "enxurrada" de lama e pedras num riacho em Vila Cova.
O alerta foi dado pouco depois das 15h30. O corpo foi encontrado pelas 18h20, avança a TVI.
A vítima tinha cerca de 50 anos.

O homem estaria a cortar uma árvore junto a um riacho, mas acabou por ser atingido pela mesma, disse à agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga.
"Caiu ao riacho, foi arrastado por uma enxurrada de pedras e lama e acabou por ficar soterrado", acrescentou a mesma fonte.
Nas buscas estiveram envolvidos 18 operacionais, apoiados por sete veículos.
As operações contaram ainda com o apoio de uma máquina de rasto.

No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Fafe, o INEM, a GNR e o comandante municipal da Protecção Civil.
Fonte: Renascença

Comboios especiais e viagens a 2 euros na passagem de Ano

Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra
Resultado de imagem para Comboios especiais e viagens a 2 euros na passagem de Ano
A noite de passagem de ano caracteriza-se pelos tradicionais festejos de receção ao novo ano, atraindo milhares de portugueses aos principais centros urbanos.
Para apoiar a mobilidade das populações, a CP – Comboios de Portugal vai efetuar comboios especiais nas linhasurbanas de Lisboa e Porto e disponibilizar ainda o bilhete especial a 2 euros, (viagens de ida e volta) nos serviços urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra.
Assim, na zona de Lisboa, na madrugada de 1 de janeiro, os comboios especiais partem do Rossio em direção a Sintra às 1h30, 2h00, 3h00, 4h00 e 5h00 e do Cais do Sodré às 2h00, 3h00 e 4h00, com destino a Cascais.
Na região do Porto, a 31 de dezembro, os comboios especiais circulam em todas as linhas urbanas, entre as 21h14 e as 22h57 com destino a Porto S. Bento. Já no regresso, partem desta estação, na faixa horária compreendida entre as 1h20 e as 5h30.
Dada a grande afluência esperada, a CP recomenda a compra antecipada do bilhete especial de 2 euros para ida e volta.
Informações mais detalhadas em cp.pt ou através do telefone 707 210 220

Aumento do salário mínimo nacional: veja onde se situará Portugal na Europa

Portugal e Espanha vão aumentar o salário mínimo em 2018, ainda assim os números ficam muito longe do que é pago nos países mais desenvolvidos.
O Salário Mínimo Nacional vai aumentar para 580 euros a partir de janeiro de 2018, o que representa uma subida de 23 euros face aos atuais 557 euros. Apesar do aumento de 4,1%, Portugal continuará a na cauda da Europa. Pior mesmo só nos países do antigo bloco de Leste e na Turquia.
Portugal não está sozinho. A Grécia e a Espanha figuram igualmente no grupo dos países com remuneração mínima muito inferior à que é paga nos países desenvolvidos. Em Espanha, governo e parceiros sociais assinaram às portas do Natal um acordo para aumento do salário mínimo para 850 euros em 2020. Atualmente nos 707,6 euros, o mínimo subirá, no próximo ano, para 735,9 euros, em 14 pagamentos.
Na Europa, o Luxemburgo é campeão, pagando 1.998,6 euros mínimos. Na Alemanha , a remuneração mínimo é de 1.498 euros, em França de 1.480, euros, na Bélgica de 1.562,6 euros e na Irlanda de 1.563 euros.
Na cauda do pelotão está a Bulgária com uns escassos 235,2 euros. Fora dos fronteiras da União Europeia, os números são ainda mais magros, com a Moldávia abaixo de todas as fasquias: 46,6 euros.
Fonte e foto: Jornal Económico

Bandidos matam e roubam no Niassa


Pessoas ainda não identificadas assassinaram um cidadão em pleno Dia da Família, na sua própria casa, no distrito de Cuamba, província do Niassa, onde também assaltaram alguns estabelecimentos comerciais e apoderaram-se de vários bens e 200 mil meticais, em Marrupa.

Os presumíveis bandidos desferiram duros golpes contra o malogrado com recurso a instrumentos contundentes e colocaram-se em fuga usando uma motorizada da vítima.

O @Verdade apurou que quando os bandidos chegaram na residência do finado exigiram dinheiro e não tendo logrado os seus intentos começaram a agredi-lo fisicamente até à morte.

Não foi possível apurar a identidade do malogrado mas a nossa fonte da Polícia da República de Moçambique (PRM), no Niassa, assegurou que está no encalço dos malfeitores.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Construídas apenas três escolas secundárias em 2017, para défice de mais de 11 mil em Moçambique

Foto da Presidencia da RepúblicaO Presidente Filipe Nyusi revelou no seu Informe sobre o Estado da Nação que em 2017 o seu Governo construiu apenas “três novas escolas secundárias, em Mecúfi e Namuno, na província de Cabo Delgado e Lichinga, na província de Niassa”. O que o Chefe de Estado não disse, nem o seu Executivo admite, é que existe um défice de mais de 11 mil escolas secundárias em Moçambique. O @Verdade apurou que o dinheiro para as escolas construídos veio dos Parceiros de Cooperação e custaram tanto quanto os carros de luxo que o Executivo adquiriu só este ano.
Após destacar os 8.085 novos professores contratados apenas para o ensino primário durante o ano prestes a findar o Presidente da República disse no Informe que faz no passado dia 20 na Assembleia da República que “concluímos a edificação de 218 novas salas de aula para o Ensino Primário, bem como a construção, de raiz, de três novas escolas secundárias, em Mecúfi e Namuno, na província de Cabo Delgado e Lichinga, na província de Niassa”.
Se por um lado os docentes contratados não serão suficientes para reduzir o rácio de alunos por turmas, que continua na média de 60, as infra-estruturas escolares edificadas estão longe de colmatar o défice existente no ensino primário, do 1º e 2º graus, que é era de 26.150 salas de aulas para os mais de 5,9 milhões de crianças que estavam matriculadas no início do ano lectivo transacto.
Todavia no ensino secundário o panorama fica mais dramático no ensino secundário pois se estes 5,9 milhões de alunos passarem da 7ª para a 8ª classe só existem escolas para cerca de 15% deles. É que enquanto existem 12.522 onde é leccionado o ensino primário do 1º grau, da 1ª a 5ª classe, só há 539 escolas a leccionar o ensino secundário do 1º grau, 8ª a 10ª classe. E o número de escolas é ainda mais reduzido, somente 262, para o ensino secundário do 2º grau, 11ª e 12ª classe, de acordo com a “Estatística da Educação, Levantamento Escolar de 2017” produzida pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

Um estudo do Banco Mundial indica que somente 18% dos moçambicanos que entram para o ensino primário é admitido à escola secundária, quando 48% passam da 7ª classe. Portanto as cerca de 3 milhões de crianças que passam da 7ª classe não frequentarão a 8ª classe porque simplesmente não existem escolas para eles. Ademais as poucas escolas existentes, 539 no total, localizam-se a mais de 10 quilómetros de caminhada.
Somente pouco mais de 63 mil alunos chega a 12ª classe em Moçambique
Sendo verdade que “a educação é um factor chave para o desenvolvimento do País e para o combate a pobreza. Representa um instrumento para afirmação e integração do indivíduo na vida social, económica e política” não passa de demagogia do Presidente Nyusi que um dos compromissos da sua governação seja o desenvolvimento do Capital Humano, pelo menos olhando para os investimentos que são feitos no sector.
É que embora no Orçamento Geral do Estado as verbas para a Educação continuem a representar a maior fatia são fundos fundamentalmente para pagar salários dos profissionais do sector, que é um dos que emprega cerca de 50% do universo de Funcionários Públicos no nosso país.
Aliás, um estudo da Universidade das Nações Unidas (UNU-WIDER), analisando as estatísticas oficiais do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, concluiu existe desigualdade na Educação em Moçambique influenciada justamente pela falta de escolas secundárias.
E as estatísticas do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano mostram que a cada nova classe milhares de moçambicanos vão sendo deixados para trás, não por vontade própria mas porque não existem escolas e professores, atingindo a 12ª classe somente pouco mais de 63 mil alunos em Moçambique.

Entretanto o @Verdade apurou, nas contas do Estado, que mais de 80% do custo dessas três escola secundarias que Filipe Nyusi assume como um feito da sua governação foi pago pelos Parceiros de Cooperação.
Além disso o @Verdade descobriu que o custo de cada escola secundária construída em 2017, cerca de 180 milhões de meticais, é inferior ao valor gasto em carros de luxo para os dirigentes Superiores de Estado que cifrou-se em 372.322.264,50 meticais.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Federação Portuguesa certifica Escola Municipal de Natação

Estarreja é exemplo pelo trabalho de encaminhamento dos atletas para a competição


A Escola de Natação de Estarreja foi certificada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN). O vice-presidente da direção, Alexsander Esteves, esteve no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja para entregar a Placa e Diploma de Certificação da Escola de Natação de Estarreja, nível 1, no passado dia 19. 

Se por um lado esta chancela representa o “reconhecimento” do trabalho desenvolvido por toda a equipa da Escola de Natação de Estarreja e “da prestação do serviço que é feito à comunidade”, por outro “traduz algo que está por trás, ou seja, a organização, o trabalho e o prosseguir de um objetivo”, reagiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja e responsável pelo pelouro do Desporto, Adolfo Vidal. Do ponto de vista dos utilizadores, “ficam com a certeza que se continua a trabalhar no aperfeiçoamento, em qualidade e na procura da melhoria contínua”.

A FPN desenvolveu este projeto de certificação, com o objetivo de melhorar e/ou reconhecer a qualidade do ensino em várias Escolas de Natação Portuguesas. O vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação acrescentou que o projeto “Portugal a Nadar” tem também a ambição de “massificar a modalidade”. Atualmente, 87 entidades encontram-se em processo de certificação, que estabelece vários níveis: 0, 1, 2 e 3. Conhecedor da realidade estarrejense, o porta-voz da FPN está convicto que “o Município de Estarreja poderá chegar em pouco tempo ao nível 3”.

Destacou as “boas condições” do CDL, por ser “muito bem localizado e tem tudo para albergar outras áreas da natação, como por exemplo polo aquático, sincronizada, natação adaptada e natação master”. Outra componente muito importante para a federação é a “boa relação” existente entre o Municipio e a Secção de Natação do CDE – Clube Desportivo de Estarreja.

Estarreja é um “case study”

Alexsander Esteves elogiou a “política de canalização dos nadadores das escolas de natação” e o facto de “serem absorvidos pelo clube local o que para nós é muito bom. Não é comum encontrar casos como este”, salienta o que faz de Estarreja um “case study” que merece ser apresentado na próxima convenção de natação. Estarreja constitui um “caso exemplar, de grande expressividade” que deve ser partilhado junto de outros municípios. E que acaba por ter resultados desportivos interessantes. “O CDE participou este ano pela primeira vez nos campeonatos nacionais da 2ª divisão em Leiria e estiveram muito bem classificados”, adiantou.

Esse relacionamento da Escola Natação com o CDE foi de igual forma valorizado por Adolfo Vidal. Trata-se de uma “colaboração exemplar. Trabalhamos na área da escola e o CDE trabalha os atletas em termos de competição”.

A Escola de Natação de Estarreja funciona em dois polos locais, o Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja e a Piscina Municipal de Avanca, e fomenta a “prática desportiva junto dos mais novos e dos mais velhos”, afirmou o vereador do Desporto. Movimenta um total de 834 alunos, na sua maioria (671) crianças e jovens entre os 3 e os 17 anos. Frequentam ainda as aulas de natação locais 79 bebés dos 6 meses aos 3 anos e 84 adultos.

Adolfo Vidal fez questão de lembrar que “as piscinas são dos equipamentos que mais exigem em termos de trabalho e manutenção diária”. O CDL “é o equipamento que mais utilizadores tem”, com uma média diária de 800 utentes, e “obriga a uma atenção constante” por força da “complexidade, diversidade e quantidade” dos seus equipamentos.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Seja diferente | Gestos simples que salvam vidas



Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Nunca esquecemos quem nos salvou a vida, nunca esquecemos quem nos ofereceu um sorriso num momento menos bom da nossa vida. Faça a diferença e ofereça o melhor presente do mundo. Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

Dezembro vai decorrer na seguinte data e horário:
Dia 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-seacompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Hora de Fecho: Marcelo avisa, mas partidos não vão fazer nada

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Depois da polémica sobre financiamentos políticos, Presidente deu 8 dias aos partidos para reverem posições ou enviarem diploma para o Constitucional. Mas os partidos não devem fazê-lo.
Bloco de Esquerda diz agora que lei do financiamento dos partidos deve melhorar e mostrou-se disponível para continuar a trabalhar nesse sentido. Partido defende que alterações seguiram "curso normal"
Assunção Cristas pede a Marcelo Rebelo de Sousa para que vete as alterações "escandalosas" à lei de financiamento partidário. Se tal não vier a acontecer, CDS admite auto-regular-se.
Em 2010, alterações à lei de financiamento partidário também deram polémica. Depois de um primeiro chumbo de Cavaco, os partidos insistiram. Marcelo pediu a intervenção do Presidente e apelou ao veto.
Não havia atas e partidos não assumiram propostas. Presidente da comissão averigua procedimentos, por dúvidas sobre a "transparência" no processo que acaba com os limites para a angariação de fundos.
Rodeada de altos funcionários do Partido Trabalhista (todos homens), a irmã do líder norte-coreano (a única mulher) aparece na fila da frente a aplaudir enquanto o Kim Jong-un discursa.
Um movimento unionista quer criar uma nova comunidade autónoma, independente da Catalunha, para continuar em Espanha. O novo território, Tabarnia, incluiria Barcelona e Tarragona.
Oito paredes de nove metros estão lado a lado no horizonte de San Diego. Os protótipos estão a ser testados para escolher aquele que vai ser o muro idealizado por Trump entre os EUA e o México.
Numa nova publicação na conta de Instagram, Madonna volta a deixar elogios à capital portuguesa ao cantar "Don't cry for me Lisbonita".
Tavon Kaiseen Alleyne estava a andar sozinho quando foi baleado várias vezes por um homem não identificado. Rihanna tinha passado a noite de Natal com o primo e apelou ao fim da violência armada.
É uma espécie de “ranking” da desilusão. A Consumer Reports divulgou os carros que menos agradaram a quem os comprou em 2017. E, nesta tabela da insatisfação, há modelos bem conhecidos entre nós. 
Opinião

Maria João Avillez
Escasseiam-me os instrumentos para navegar na irracionalidade do que aí está, nos mandamentos politicamente correctos do “como” pensar, na perseguição/denuncia de tudo o que não é conforme ao figurino

Luís Aguiar-Conraria
Os candidatos mais bonitos têm mais votos: um aumento de um desvio padrão na beleza (o que corresponde a comparar um candidato mediano com um bonito) representou um acréscimo de 20% no número de votos

Maria João Marques
Confere: 2017 foi um ano florescente para as palermices identitárias dos trinta mil quinhentos e quatro nichos sexuais (são mais do que as cores do pantone). 

Alexandre Homem Cristo
Os partidos (PS, PSD, PCP, BE, PEV) legislaram em benefício próprio, amealhando milhões de euros à conta do Estado. E, para fugir ao escrutínio público, fizeram-no da forma mais opaca possível.

Laurinda Alves
Quando, nós cristãos, falamos do Natal e celebramos o nascimento de Jesus não estamos só a invocar o que aconteceu há dois mil anos. Estamos a falar de um tempo novo no coração de cada um, hoje. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

GNR Coimbra: Atividade operacional semanal


O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 19 a 25 de dezembro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 12 detidos em flagrante delito, destacando-se seis por condução sob o efeito do álcool.
  1. Trânsito:
           Fiscalização: 591 infrações detetadas, destacando-se:
  • 428 por excesso de velocidade;
  • 31 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
           Sinistralidade: 80 acidentes registados, destacando-se:
  • Um morto;
  • 19 feridos leves.
  1. Fiscalização Geral: 14 autos de contraordenação:
  • 12 no âmbito da legislação policial;
  • Dois no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
  1. Ações de sensibilização:
  • Dez no âmbito da operação “Comercio Seguro” tendo sido sensibilizados 200 comerciantes;
  • Quatro no âmbito florestal, tendo sido sensibilizadas 15 pessoas;
  • Uma no âmbito Internet Segura, tendo sido sensibilizados 20 alunos;
  • Uma de âmbito rodoviário, tendo sido sensibilizados 24 pessoas.

EMPRESAS Segurança Social é a entidade pública com mais queixas

Os operadores de telecomunicações Meo e Nos e os CTT, cujas reclamações contra o correio expresso dispararam 212%, lideram o ranking do Portal da Queixa.
Segurança Social é a entidade pública com mais queixas

O Portal da Queixa recebeu 1.951 reclamações contra a Segurança Social desde o arranque deste ano até ao passado dia 22 de Dezembro. Um número que iguala as queixas registadas em 2009 - ano em que esta plataforma online não oficial arrancou, conta o Jornal de Notícias na edição desta quarta-feira-feira, 27 de Dezembro.

Este ano, a Segurança Social passou assim a liderar a lista das instituições públicas com mais queixas e a ser a quarta entidade com maior número de reclamações, atrás da Meo, da Nos e dos CTT – empresas que lideram o ranking.

O jornal detalha que os motivos das queixas apresentadas contra a Segurança Social englobam os vários tipos de apoios prestados pela instituição. O atraso no pagamento de prestações sociais e a falta de atribuição do número de beneficiário são alguns dos exemplos apontados.

Dentro da esfera pública, o Centro Nacional de Pensões e o Serviço Nacional de Saúde concluem o TOP3 das entidades mais visadas, com 612 e 471 queixas, respectivamente.

No campo das empresas privadas, os operadores de telecomunicações, nomeadamente a Meo e a Nos, continuam a liderar as queixas dos consumidores. Em Dezembro, a operadora da Altice registou 4.965 queixas e a Nos 3.607.

Entre 1 de Outubro a 14 de Dezembro esta plataforma registou também 2.165 queixas relativas aos atrasos, extravios e retenção de encomendas. Os CTT foram os mais visados com 964 reclamações, seguindo-se a GLS (257) e a Chronopost (173).

De acordo com os dados citados pelo mesmo jornal, em 2017 o Portal da Queixa recebeu mais de 70 mil reclamações, o que representa um aumento de 36 mil face ao ano anterior.

Fonte: Jornal de Negócios

Uma lei polémica que não deixou rasto (e 12 dúvidas para 2018)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
Aqui estão as notícias desta noite: 

Os doentes de Ghouta, na Síria, começaram a ser evacuados. Localizada perto de Damasco, a cidade habitada por 400 mil pessoas está há muito cercada pelas tropas de Al Assad. A ONU exigiu à Síria para permitir a saída de 500 doentes, incluindo crianças com cancro, para que fossem acompanhadas por um médico. Esta noite saíram as primeiras 29, depois de longas negociações diplomáticas, diz o The Guardian.  
O Brasil rompeu oficialmente com a Venezuela. A declaração do embaixador venezuelano como 'persona non grata' foi a resposta de Brasília à expulsão do representante brasileiro em Caracas, depois de Nicolas Maduro ter classificado o afastamento de Dilma Roussef como "um golpe de direita". No Brasil chama-se a isto "simples reciprocidade".
A América reforçou sanções à Coreia do Norte. Depois da ONU, agora foi o departamento do Tesouro a proibir qualquer transacção com dois conselheiros norte-coreanos. Ri Pyong-chol e Kim Jong-sik são “figuras-chave” no programa de mísseis nucleares do regime de Pyongyang, aparecendo ao lado de Kim Jong-un quando há lançamento de mísseis.

O que marca o dia

O bónus milionário para os partidos foi aprovado sem deixar rasto. À porta fechada, sem actas, ocultando que partidos fizeram cada proposta - sinalizadas apenas com as letras A, B e C. A lei foi preparada assim em nove meses e, depois, aprovada no mais absoluto segredo - de todos, menos dos coordenadores das finanças dos partidos. O coordenador do grupo de trabalho confirma que não havia registos e "as propostas eram apresentadas oralmente”. E o presidente da Comissão Parlamentar de Direitos e Liberdades já pede "novas regras", em nome da transparência. A nossa manchete conta isto - e mais os detalhes, que onde está sempre o diabo.
Agora, a lei está nas mão de Marceloque ontem deixou uma pista sobre o que vai fazer. A minha aposta é que vem aí um veto com uma mensagem aos partidos: tirem os pontos polémicos da lei e mandem de novo para Belém. Hoje, no PÚBLICO, o fundador da Associação Transparência e Integridade, Luís de Sousa, fala de uma má lei aprovada pela "porta dos fundos". Enquanto o Rui Tavares não poupa nas palavras: "Um cartel eleito não deixa de ser um cartel".
Mas o Orçamento de 2018 também teve uma alteração discreta. Afinal, Mário Centeno só vai ter que mostrar as cativações a partir de Maio, e de três em três meses. A fiscalização mensal caiu do documento por alegadas dúvidas jurídicas, explica o Sérgio Aníbal. E depois ficou matizada, face ao pediam os outros partidos.
Ontem, a mensagem de Natal de Costa recebeu dois elogios: um de Marcelo, que a achou "muito boa". Outro de Santana, que gostou particularmente de um tema.
Hoje, será a vez de Rui Rio a apresentar a sua moção de estratégia ao PSD. O mote é afastar o PSD da "radicalização que há um pouco por todo o lado, quer à esquerda, quer à direita", diz-nos o coordenador do documento, David Justino.
Falando de políticas públicas, registe esta frase: "A economia está a pedir coisas diferentes" das que a escola ensina. Quem o diz é a presidente do Conselho Nacional de Educação, que defende, numa entrevista à Clara Viana, um currículo mais amplo, que dê espaço aos novos tempos.
Numa outra entrevista, Manuela Ferro, que trabalha no Banco Mundial desde 1994, complementa a ideia: “As mulheres são educadas para ter menos ambição”, afirma numa conversa com o PÚBLICO, em que fala do combate à desigualdade, da erradicação da pobreza e da importância da educação e saúde para a concretização desses objectivos. Está aqui.
Sobre educação cívica, há duas notícias interessantes nos jornais de hoje. Aqui no PÚBLICO, o registo das queixas recebidas sobre o desrespeito pela lei que dá prioridade a grávidas e pessoas com deficiência. No JNos serviços que mais queixas recebem dos cidadãos - um ranking que, no Estado, é liderado pela Segurança Social.
Nem de propósito, diz o JN que a tolerância de ponto fechou portas aos desempregados. Os convocados para as apresentações regulares não foram avisados do encerramento dos centros de emprego - e agora só esperam não perder acesso ao subsídio.
A melhor notícia do dia é para quem tem arrendamento local. Diz o DN que estes proprietários já não vão ter que fazer descontos para a Segurança Social, a partir do próximo ano.  

12 dúvidas para 2018    

O ano que se segue não terá eleições em França, nem em Espanha, Alemanha ou Reino Unido (não mesmo?). Se não houver uma crise nuclear, o calendário também não faz prever grandes sismos. Mas este é um ano que começa cheio de interrogações - e em que muitas peças podem mudar as nossas vidas e as vidas no mundo.
Agora que virámos a página do Natal, lançamos os dados sobre as nossas 12 dúvidas para 2018, tantas quanto as badaladas da meia-noite. E com algumas pistas para uma resposta (em alguns casos, com a ajuda dos nossos cronistas ou de nossos convidados). Aqui estão elas, uma a uma:
E é sobre toda esta incerteza de que lhe falo, também, no Editorial de hoje. Com mais uma pergunta, que vale para todas as anteriores: ano novo, era nova?

Agenda do dia

O tema quente será a lei do financiamento dos partidos, com uma conferência de imprensa do CDS já marcada para as 12h00 - e na expectativa de uma decisão do Presidente.
Ao final do dia, entra em campo Rui Rio, mostrando a sua estratégia para o país.
Hoje é também dia de uma síntese da execução orçamental, para confirmar se as contas continuavam boas para Centeno até Novembro. Assim como uma assembleia-geral do Montepio, com o tema Santa Casa em cima da mesa (ou por baixo dela). E uma reunião dos trabalhadores dos CTT com a administração, que também promete ser quente. 
Convém saber também que há greve dos funcionários do Notariado, que continuará até sábado.
Nós, aqui no PÚBLICO, é que não vamos parar um só minuto, porque não faltam notícias para lhe contar. Mas eu, com a sua autorização, vou tirar os próximos dois dias, para descansar um pouco - e aproveitar o tempo com as minhas crianças. Don't worry! O Diogo estará aqui, a dar-lhe os bons dias.
Eu aproveito para lhe desejar, do coração, um feliz ano novo. E a prometer-lhe fazer tudo para o manter informado ao longo desses próximos 365 dias das nossas vidas - seguramente ainda melhores dos que os últimos.
Bem-haja por tudo! Até já!

Expofacic 2018: conheça as datas e a nova comissão organizativa

A edição de 2018 da Expofacic já tem data e comissão organizadora. O evento vai decorrer entre 26 de julho e 5 de agosto, data aprovada na última reunião de executivo municipal de Cantanhede. Este ano, a comissão organizadora apresenta algumas alterações, nomeadamente as decorrentes da entrada em funções do novo executivo camarário, e da substituição do Conselho de Administração da INOVA-EM.
Assim, em substituição de João Moura, a presidência da organização da Expofacic fica a cargo de Helena Teodósio, que tem como vice-presidente a vereadora Célia Simões, enquanto Idalécio Oliveira, que foi recentemente empossado líder da administração da Inova -EM, fica responsável pela direção executiva do certame, no que será coadjuvado por Nuno Laranjo, também administrador da empresa municipal, e Emanuel Casas de Melo, adjunto da presidente da Câmara Municipal. Em todo o caso, a estrutura orgânica da organização do certame mantém-se, tal como os responsáveis sectoriais.
Fonte: Vagos FM