quinta-feira, 23 de março de 2023

Câmara de Águeda dá as boas-vindas à Primavera com a colocação de uma centena de ninhos para aves

 Os ninhos, de várias dimensões e para diferentes aves, feitos com recurso a materiais biológicos, foram colocados em várias zonas verdes da cidade
 
A Câmara Municipal de Águeda dá as boas-vindas à Primavera de uma forma original, criativa e amiga do ambiente. Colocou, nos últimos dias, mais de uma centena de ninhos, em várias zonas verdes da cidade, numa ação que visa despertar para a preservação da biodiversidade e sensibilizar para a presença das aves no meio urbano, convidando-as para viverem nesta nova “casa”.
Os ninhos, de várias dimensões e destinados a diferentes tipos de aves, foram instalados em locais como o Parque Municipal de Alta Vila, o Jardim Conde Sucena, os espaços ajardinados junto ao Largo 1.º de Maio e a zona da Ribeira do Ameal. Criados com recurso a materiais biológicos e de base natural, como os que as aves usam no seu habitat, os ninhos destinam-se a dar “abrigo” a diferentes espécies, como o chapim, felosa, pintassilgo, verdilhão, alvéola amarela, bico de lacre, rouxinol, cuco, carriça e pisco.
Este projeto municipal, que pretende tornar a cidade cada vez apelativa para a fixação da avifauna, demonstra respeito pela biodiversidade e pela conservação como fatores de desenvolvimento sustentável.
Para além de promover a qualidade ambiental, esta iniciativa pretende sensibilizar e reforçar junto da comunidade a importância da biodiversidade e aumentar os espaços adequados para acolher abrigos e espaços de nidificação das referidas espécies de aves.
A “qualidade” dos ninhos foi prontamente posta à prova, com algumas espécies, como o chapim, que assim que o ninho foi colocado numa das árvores do Parque de Alta Vila a experimentá-lo e fazer dele a sua “casa”.
Com esta iniciativa ambientalmente sugestiva, que demonstra não só o respeito como a satisfação pela existência de uma tão diversificada quantidade de espécies de aves no nosso território, o convite é feito para que escolham aqui viver com as suas famílias.

Mais um recorde para Cristiano Ronaldo: é o futebolista mais internacional de sempre

Cristiano Ronaldo é titular no jogo de estreia de Portugal na fase de qualificação para o Euro 2024, frente ao Liechenstein, e, por isso, bate mais um recorde e torna-se o futebolista mais internacional de sempre.
Cristiano Ronaldo está de regresso ao onze inicial de Portugal e bate assim mais um recorde na carreira, tornando-se no futebolista mais internacional da história. Portugal defronta o Liechestein esta quinta-feira no arranque da fase de qualificação para o Euro 2024 de futebol.
Ronaldo soma a 197.ª internacionalização por Portugal e coloca, assim, o seu nome no mais alto patamar no que a partidas por seleções diz respeito.

SIC Notícias

Anadia promove Férias Desportivas e Culturais Páscoa 2023

Com o objetivo de ocupar, de forma salutar e enriquecedora, a pausa letiva das crianças e dos jovens, o Município de Anadia vai levar a efeito o programa de “Férias Desportivas e Culturais” Páscoa 2023 que vai decorrer, entre 3 e 6 de abril e entre os dias 11 e 14. A atividade é direcionada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.
As atividades vão ser desenvolvidas, entre as 9h00 e as 13h30, nos vários espaços municipais, nomeadamente no Complexo Desportivo de Anadia, Biblioteca Municipal, Museu do Vinho Bairrada, Ecoparque de Anadia e Parque Urbano da Cidade (Anadia), abrangendo as áreas do ambiente, cultura, desporto, expressão artística e outros domínios de relevante interesse para as crianças e jovens.
Este projeto tem como principais objetivos criar a oportunidade para que as crianças e os jovens experimentem um conjunto de modalidades desportivas e atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável; promover a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa; e colmatar a crescente necessidade dos pais e encarregados de educação em arranjar contextos de ocupação adequados, para a frequência dos seus educandos, durante a interrupção das atividades escolares.
As inscrições podem ser efetuadas a partir desta sexta-feira, 24 de março, na Secretaria das Piscinas Municipais de Anadia. O valor é de 20,00€/semana. A organização fornece a todos os participantes o almoço, contudo, as crianças devem trazer o lanche para o período da manhã.

 

Mais de 1 milhão de pessoas em protesto nas ruas de França

 Os números são do Governo francês. França enfrenta mais um dia de greve geral e protestos por todo o país contra o aumento da idade da reforma. Já foram registados atos de vandalismo e incidentes com as autoridades. Há já uma nova greve geral marcada.
França enfrenta, esta quinta-feira, mais um dia de greve geral e protestos. Os franceses estão a sair à rua contra o aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos. É o 9.º dia consecutivo de protestos por todo o país. Já foram registados atos de vandalismo e incidentes com a polícia.
Os sindicatos dizem que estão cerca de 3,5 milhões de pessoas nas ruas de França. No entanto, o Governo francês fala em 1 milhão de manifestantes. Paris, onde há particular tensão, contabiliza 119 mil manifestantes, avança o Ministério do Interior, citado pelo jornal francês Le Monde.
Ao final da tarde, havia cerca de 200 protestos por todo o país, alguns violentos, contra o aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos.
Foram registados episódios de vandalismo e confrontos com as autoridades, sobretudo na capita, Paris, Nantes, Rennes e Lorient.
Nas ruas, houve um reforço policial. Haverá cerca de 5 mil polícias só em Paris e dezenas de detidos.
Na capital francesa, os manifestantes partiram janelas e incendiaram objetos e quiosques. As autoridades usaram gás lacrimogéneo para conter os protestos. O correspondente da SIC em Paris, Guilherme Monteiro, dá conta do “difícil" trabalho das autoridades para conter os manifestantes mais radicais.
"Há uma vasta área da cidade que continua com muitas pessoas. As autoridades continuam a fazer investidas, através do lançamento de gás lacrimogéneo, para tentar dispersar estas pessoas, mas há manifestantes que se mantêm de ‘pedra e cal’".
Em Lyon, há dezenas de pessoas com ferimentos ligeiros e, pelo menos, 11 detidos. Os números são avançados pelo jornal francês Le Figaro.
A Intersindical que tem lutado contra a reforça nas pensões anunciou um novo dia de greve e manifestações: 28 de março.
Durante a manhã, manifestantes bloquearam estações de comboio, metro, aeroportos e refinarias. Cerca de 30% dos voos no aeroporto de Orly, em Paris, foram cancelados.
Este é o 9.º dia consecutivo de protestos em França contra o aumento da idade da reforça.
Desde a aprovação da reforma do sistema de pensões, que aumenta a idade mínima da reforma dos 62 para os 64 anos, ou que obriga a 43 anos de descontos para receber a reforma sem penalizações, várias cidades francesas têm sido palco de noites consecutivas de protestos que têm acabado em confrontos com a polícia e com o registo de centenas de detidos.
Reforma do sistema de pensões
A reforma do sistema de pensões foi aprovada por decreto e sem votação parlamentar, dias depois de o Governo ter sobrevivido a duas moções de censura.
Na passada segunda-feira, o Governo francês liderado por Élisabeth Borne sobreviveu às duas moções de censura apresentadas pela oposição e votadas na Assembleia Nacional (câmara baixa do Parlamento). Numa delas, a margem foi de apenas nove votos.

Sismo de magnitude 2.6 em Alenquer

O epicentro do sismo foi localizado a cerca de quatro quilómetros a Este-Nordeste de Arruda dos Vinhos, a um quilómetro de profundidade.

Um sismo de magnitude 2.6 graus na escala de Richter foi registado esta quinta-feira no concelho de Alenquer, no distrito de Lisboa.

O tremor de terra aconteceu pelas 15h00, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O epicentro do sismo foi localizado a cerca de quatro quilómetros a Este-Nordeste de Arruda dos Vinhos, a um quilómetro de profundidade.

O abalo foi também sentido em Arruda dos Vinhos e no concelho vizinho de Vila Franca de Xira.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira (Lisboa)", refere o IPMA, em comunicado.

Ricardo Vieira/RR

8ª Taça do Mundo & 11º Open Internacional de Ginástica Aeróbica. Mais de 600 ginastas de 20 países competem em Cantanhede

 Cantanhede é, por estes dias, a capital internacional da ginástica aeróbica, por conta da realização da 8.ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica e o 11.º Open Internacional, no Pavilhão Marialvas.
As duas competições foram apresentadas esta quinta-feira, 23 de março, numa sessão que contou com a presença da presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, e do vereador do Desporto, Adérito Machado, para além de Luís Arrais, presidente da Federação de Ginástica de Portugal, e de João Dias, presidente da Academia CantanhedeGym.
Ao intervir na sessão, Helena Teodósio começou por “sublinhar o facto de, mais uma vez, haver uma importante mobilização em torno de um acontecimento que, por direito próprio, faz parte do roteiro dos grandes acontecimentos gímnicos a nível internacional”.
A avaliar pelas informações disponíveis sobre a edição deste ano, há fundadas expetativas para o reforço do lugar de destaque no calendário mundial da ginástica aeróbica”, considerou.
Para a autarca, a dimensão das provas e o currículo dos ginastas em competição vêm dar expressão ao trabalho que a Academia CantanhedeGym tem vindo a desenvolver na dinamização da Ginástica Aeróbica, nomeadamente no campo da formação de jovens ginastas e na competição, uma atividade que além da aeróbica inclui a ginástica acrobática. E a este propósito, Helena Teodósio sublinhou “os excelentes resultados desportivos”, com destaque para os 14 títulos nacionais em Ginástica Aeróbica e as dezenas de participações na Seleção Nacional da modalidade.
Até domingo, vão evoluir em Cantanhede 620 ginastas (mais 100 que em 2022), em representação de 20 países (mais 2 face ao ano passado) – Argentina, Austrália, Azerbaijão, Bulgária, Taipé, República Checa, Egipto, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, Quirguistão, Peru, Portugal, Eslováquia, Espanha, Suíça e Ucrânia.
Já o número global de envolvidos nos dois eventos supera o milhar, entre atletas, árbitros, equipas técnicas e staff de apoio.

NINHOS DE VESPA ASIÁTICA

 O Serviço Municipal de Proteção Civil informa a população que, nesta altura do ano, a vespa asiática (Vespa velutina) está mais ativa, razão pela qual se tem registado, no último mês, um aumento significativo do número de avistamentos de ninhos de vespa asiática no concelho da Marinha Grande.
Alerta-se para que, em caso de ser avistado um ninho de vespa asiática, este não deve ser destruído pelos munícipes, em qualquer circunstância. Devem ser contactadas as entidades responsáveis, de modo a que os ninhos sejam eliminados por equipas especializadas, que irão ao local avaliar a melhor técnica a aplicar na sua destruição.

Os avistamentos de ninhos ou das próprias vespas devem ser reportados no portal stopvespa.icnf.pt, à Câmara Municipal da Marinha Grande através do telefone 244 573 300, à GNR-SOS Ambiente pelo contacto 808 200 520 ou à Junta de Freguesia da respetiva área de residência.

A vespa asiática é uma espécie que se adapta bem aos ambientes urbanos, podendo os mesmo encontrarem-se nas copas das árvores, mas também em telheiros, alpendres, varandas, barracões, no solo, em muros, etc.

Colabore no combate a esta espécie invasora!

Aveiro | Semana PEDUCA & Aveiro 2030

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove, ao longo da semana (20 a 24 de março), um conjunto de iniciativas que visam partilhar os projetos implementados com o apoio dos Fundos Comunitários do Portugal 2020 e respetivos resultados, nomeadamente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro – PEDUCA.
Na mesma semana, a Câmara de Aveiro irá abrir um processo de auscultação pública às opções de investimento da CMA, que serão financiadas pelo novo quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2030 e, em particular, pelo Programa Operacional Centro 2030.
Conhecidos os vencedores dos Concursos de Ideias para a Antiga Lota e Colégio Dr. Alberto Souto “Os problemas resolvem-se com a participação de quem tem formação e competências” – Ribau Esteves.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) realizou ao final da manhã de ontem, no Arquivo Distrital de Aveiro, no quadro da “Semana PEDUCA & Aveiro 2030”, a Sessão Pública de Apresentação dos projetos vencedores dos Concursos de Ideias do Estudo Urbanístico da zona da Antiga Lota de Aveiro – Living Lab Places e da conceção da reconversão do antigo Colégio Dr. Alberto Souto – Creative Change Academy.
No discurso de abertura da Sessão, o Presidente da Câmara, Ribau Esteves, explicou a opção da CMA pelos Concursos de Ideias, por “consideramos que os problemas se resolvem com a participação de quem tem formação e competências, para depois perguntar a quem não tem essas capacidades, que contributos é que pode dar, para que possamos melhorar alguns aspetos. É desta forma, com a competência de quem a tem e o contributo de quem tem essa grande responsabilidade de ser Cidadão, que nós gostamos de desenvolver os processos e de fazer participação pública”, começou por dizer.
“Agradeço muito a participação de todos, que é muito rica (...), nós não gostámos a 100 % de nenhuma das propostas, sabendo obviamente que há duas em cada um dos concursos, que entendemos que tem um concentrado de ideias mais interessantes do que as restantes, para aquilo que são os desenvolvimentos que queremos fazer no futuro”, concluiu.
Projetos vencedores
Para os terrenos da Antiga Lota, o projeto “Parque Urbano das Marinhas”, da empresa doisarquitectos, projectos de arquitectura, foi o vencedor do Concurso de Ideias, tendo recebido um prémio de consagração, no montante de 50.000€.
A proposta do referido gabinete de arquitetura, aposta no cuidado paisagístico e espaços de estadia diversificados, bem integrados e valorizada por uma sequência volumétrica dinâmica e coerente. A imagem original e bem integrada do edifício do “Living Places Lab” foi também considerada como uma peça de relevante interesse do projeto.
No caso da conceção da reconversão do antigo Colégio Dr. Alberto Souto, a empresa vencedora, GLCS – Arquitectos, recebeu como prémio trabalho de conceção da obra e uma recompensa monetária de consagração, no montante de 20.000€.

Da proposta destaca-se como fatores muito positivos a reabilitação de algum do edificado existente, a integração na malha urbana que valoriza o espaço envolvente e a abordagem inovadora na integração da ampliação do Arquivo Distrital, em sistema de cave.

Marinha Grande | FADO INSPIRA CONCERTO PARA BEBÉS

 A Casa da Cultura - Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o Concerto para Bebés “Fados futuros, guitarras dolentes”, com a participação dos convidados Vânia Conde e Ricardo Parreira (fado e guitarra portuguesa), no dia 15 de abril , pelas 16h00.
A Guitarra do Ricardo embala papás e mamãs de saudade e sentimentos que não se contam. Mas a voz da Vânia teima em contemplar o futuro da Luzia e da Rosa, as sementes do encontro de ambos que também já dançaram nos Concertos para Bebés. Quando a Vânia canta sentimos que a sua voz vem mesmo lá de dentro, de onde nascem os sonhos. E os seus lábios são também os seus olhos de luz intensa e perfumada de Amália. Os avós sabem bem o que isso é. Deste concerto saímos todos a cantar.
 
Ficha Artística:
Alberto Roque – saxofone barítono e ocarina
José Lopes – saxofone alto, soprano e cavaquinho
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção
Vânia Conde – voz (solista convidada)
Ricardo Parreira – guitarra portuguesa (solista convidado)
Produção e fotografia – Musicalmente
 
Duração - 45 minutos
Classificação Etária – Todos os públicos
Preço – Bilhete duplo bebé + adulto 7,50€ (palco) / Bilhete de acompanhante 5€ (plateia).
Bilheteira: Teatro Stephens, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bol.pt  


Proença-a-Nova | Candidaturas abertas para apoio aos agricultores

 Estão abertas as candidaturas ao Pedido Único (PU), ou seja, os pedidos de apoio destinados aos agricultores, através de apoios diretos e de apoios associados para diferentes modalidades. As candidaturas podem ser feitas através da Acripinhal até 31 de maio de 2023.
No que diz respeito aos pagamentos diretos, estes são concedidos sob a forma de apoio ao rendimento base para todos os agricultores, individuais ou coletivos, que detenham atividade, e candidatem pelo menos meio hectare. Neste aviso estão disponíveis apoios associados para produtores de animais leiteiros e ruminantes e de superfície para culturas que se defrontam com dificuldades especialmente importantes por motivos de natureza económica, social ou ambiental.
Existem ainda apoios para a manutenção de atividade agrícola em zonas desfavorecidas, em que podem beneficiar deste apoio os agricultores ativos cujas explorações tenham dimensão igual ou superior a 1 hectare de superfície agrícola.
Estes apoios destinam-se também a eco regimes, que inclui os modos de produção sustentável, com destaque para a agricultura biológica, assumem um papel importante na transição ecológica do sistema agroalimentar da União Europeia; apoios para a florestação de terras agrícolas e não agrícolas, apoios para a manutenção de espécies autóctones; preservação do mosaico florestal para garantir a descontinuidade de zonas de florestas, prevenindo a propagação de incêndios florestais e a degradação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade; uso eficiente de água, que pretende racionalizar o consumo da água de rega, assim como melhorar a sua qualidade através de uma gestão mais racional dos fertilizantes; culturas permanentes e paisagem tradicional, nomeadamente o incentivo ao olival tradicional; e conservação do solo que inclui a sementeira direta, o enrelvamento e as pastagens bio diversas.
Para mais esclarecimentos e apoio ao preenchimento das candidaturas, a Acripinhal está disponível através do contato de telefone 274 603 077, bem como o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município de Proença-a-Nova.
 

Instituto Piaget lança pós-graduação sobre Relações Internacionais | Um curso para compreender melhor a guerra e a paz, radicalismos e nacionalismos

 O Instituto Piaget acaba de reforçar a sua oferta formativa pós-graduada com o lançamento de um novo curso na área das relações internacionais. A nova pós-graduação, intitulada “Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos”, surge num contexto geopolítico particularmente desafiante, com a guerra na Ucrânia, as sanções económicas à Rússia, as tensões no Indo-Pacífico e a crise energética.
O curso, em regime 100% e-learning, tem a duração de sete meses, e está disponível no ISEIT de Viseu, uma das duas instituições – juntamente com a Escola Superior de Saúde – que integra o Campus do Instituto Piaget de Viseu. Uma das mais-valias da pós-graduação é o facto de poder ser lecionada também em inglês, a par do português, contando com um corpo docente qualificado de especialistas nacionais e internacionais. 
O objetivo é contribuir para o fortalecimento do sentido crítico dos estudantes, bem como fornecer ferramentas para uma melhor compreensão dos fenómenos da guerra e da paz, das identidades e conflitos, dos radicalismos e nacionalismos numa perspetiva global. Para o ISEIT de Viseu, a criação do curso corresponde a uma opção estratégica de investimento na área das Relações Internacionais.
De acordo com a coordenadora do curso, Joana Ricarte, a pós-graduação “está delineada para fornecer uma formação especializada ancorada numa perspetiva crítica que analisa as relações internacionais contemporâneas a partir de abordagens regionais”.   
E a responsável acrescenta: “O curso fornecerá bases analíticas através de duas unidades curriculares introdutórias que incidem sobre as teorias das relações internacionais e a psicologia política, e cinco módulos de análise empírica sobre o Médio Oriente, a África, a Ásia, a América e a Europa, lecionados por especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional”.
 
Doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Joana Ricarte é investigadora no Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e professora auxiliar convidada de Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior. É também investigadora no Centro de Estudos em Conflito e Paz da Universidade de São Paulo, Brasil, e investigadora principal num projeto de combate ao extremismo político financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia.
 
O corpo docente integra ainda especialistas como Daniel Pinéu, professor e tutor no Colégio Universitário de Amsterdão, bem conhecido dos portugueses pelo seu papel como comentador televisivo; António Leitão, que produziu uma tese de mestrado centrada na relação energética entre a Rússia e os seus parceiros e tem escrito sobre a política de vizinhança da UE, incluindo o caso da Ucrânia; e Cátia Moreira de Carvalho, investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e consultora da Comissão Europeia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
 
Entre os docentes convidados contam-se também Roberta Holanda Maschietto, autora do blog “Peace Reflections” e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Marcos Alan Ferreira, professor na Universidade Federal de Paraíba, no Brasil, e na Universidad Núr, na Bolívia; e Guilherme Casarões, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil.
 
 
Luís Fonseca

ASSOCIAÇÃO DE REGANTES E BENEFICIÁRIOS DE SILVES, LAGOA E PORTIMÃO REALIZA ALTERAÇÃO AO PERÍMETRO DO APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA

 A Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, vai levar a efeito uma alteração ao perímetro do Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão, nos sub-blocos 2 e 3 de Silves, na zona de Silves, Falacho e Odelouca, na sequência da obra aprovada de modernização das infraestruturas destes sub-blocos, visando a substituição de áreas do Aproveitamento Hidroagrícola que se apresentam impróprias para a agricultura por terem sido alvo de intrusão salina.
Em consequência, a Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, convida, através do seu edital n.º 01/2023, todos os interessados a apresentarem a sua pretensão para integrar a nova área beneficiada, no prazo máximo de 15 dias úteis, com início a 23 de março de 2023.
A candidatura deverá ser apresentada junto dos serviços da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, por via de email geral@arbslp.pt, correio postal ou entregue em mão na sede da Associação. Para mais esclarecimentos, pode contactar a Associação para o telefone 282 442 145.

Megaoperação da PJ visa grupo de comunicação social por suspeitas de corrupção. Há quatro detidos

Polícia Judiciária levou a cabo esta quinta-feira uma megaoperação com mais de 30 buscas que investiga suspeitas de corrupção que lesaram os credores, incluindo o Estado, em cem milhões de euros.
Segundo avança a PJ em comunicado, foram executados 32 mandados de busca (oito buscas domiciliárias e vinte e quatro buscas não domiciliárias) e detidas quatro pessoas. Outros dez suspeitos foram constituídos arguidos.
Segundo a CNN Portugal, os detidos são Jacques Rodrigues, presidente do grupo de comunicação social Impala, que integra títulos como as revistas Nova Gente, Maria ou TV 7 Diaso filho do empresário, um advogado e um revisor oficial de contas.
À TSF, fonte oficial da PJ não confirma a identidade dos suspeitos detidos nem se as buscas abrangeram a sede da Impala, referindo apenas que a operação designada "Última Edição" visa "empresas com atividade no domínio da Comunicação Social".

Carolina Rico/TSF

Apoios para pagamento de rendas e prestações do crédito entram em vigor

Estas medidas foram promulgadas pelo Presidente da República na terça-feira. Marcelo considerou que são "medidas necessárias e urgentes", mas "lamentou que não sejam mais alargadas".
Os apoios às famílias para o pagamento das rendas e da prestação do crédito à habitação entram esta quinta-feira em vigor, depois de terem sido publicados na quarta-feira em Diário da República.
Em relação ao apoio à renda, os inquilinos até ao sexto escalão do IRS, com uma taxa de esforço de pelo menos 35% têm direito a um apoio mensal de até 200 euros, que é pago com retroativos a 1 de janeiro.
Trata-se de uma medida “temporária que vigorará nos próximos cinco anos"explicou o primeiro-ministro durante a apresentação das medidas a 16 de março de 2023.
Exemplos:

casal com dois filhos e 2.500 de rendimentos/mês brutos e renda de 1.200 euros, o apoio será de 200 euros;
família monoparental rendimento e rendimentos/mês brutos de 1.500 euros e uma renda de 700 euros, o apoio será de 175 euros
O apoio - que se aplica a contratos celebrados e registados junto da Autoridade Tributária até 15 de março de 2023 - será pago pela Segurança Social, com efeitos retroativos a janeiro de 2023, e poderá ascender aos 200 euros mensais.
Os inquilinos não terão de solicitar este apoio, que será automaticamente atribuído pelo Fisco.

Quanto ao crédito à habitação, têm direito a apoio as famílias com empréstimo até 250 mil euros, e com uma taxa de esforço de pelo menos 35%. Neste caso, os próprios clientes têm de pedir ao banco para terem acesso ao apoio do Governo, que compensa parcialmente o aumento das taxas de juro.
Será aplicada uma bonificação dos juros com retroativos a janeiro e até ao limite 720 euros/ano, ou seja, 60 euros por mês.
A medida abrange famílias com rendimentos até ao 6.ºescalão do IRS inclusive e com taxa de esforço de 35%, sendo elegíveis créditos para aquisição, construção ou obras para habitação própria e permanente.
Famílias que tenham rendimentos até ao 4.º escalão do IRS, inclusive, terão um apoio de 75% as famílias que estejam no 5.º e 6.º escalões, terão um apoio de 50%. Esta percentagem terá em conta o diferencial entre a taxa Euribor contratada e a que se verifica atualmente.
Estas medidas foram promulgadas pelo Presidente da República na terça-feira. Marcelo considerou que são "medidas necessárias e urgentes", mas "lamentou que não sejam mais alargadas".
Esta posição de Marcelo Rebelo de Sousa e a decisão de promulgação constam de uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

SIC Notícias

Adeus, Inverno. Olá, Primavera!

O dia nasceu bonito. O calendário indicava 20 de março. Neste dia, precisamente às 21h24, teria início a Primavera no Hemisfério Norte e Outono no hemisfério Sul. Dizemos que ocorreu o Equinócio de março. Qual é o facto astronómico que torna este dia tão especial?
Neste dia, e precisamente à hora referida, o Sol atravessa o Equador celeste, ou seja, no movimento aparente do Sol, este cruza a linha do Equador que divide a Terra a meio. Deste modo, como os raios solares são perpendiculares ao Equador, e ao meio-dia solar, não haverá sombras nessa região. Será o dia em que, no mundo inteiro, o Sol irá nascer precisamente no ponto cardeal Este, e irá pôr-se precisamente a Oeste. Contrariamente ao que muitos pensam, este acontecimento só se verifica nos equinócios (março e setembro) correspondentes às mudanças de estação de Outono e Primavera, afastando-se destes pontos a cada dia que passa até aos solstícios que marcam o início do Verão ou do Inverno. Também devido à inclinação do eixo da Terra, a posição aparente do Sol irá apresentar-se cada dia mais a norte, elevando-se mais nos céus, o que resultará em raios solares mais perpendiculares e consequentemente proporcionando temperaturas mais altas. A natureza irá responder à chamada brotando em flores e os dias continuarão a crescer luminosos.

Se formos à origem da palavra equinócio, dizem-nos os dicionários que este termo tem as suas raízes no termo latino aequinoctium que reúne aequus que significa igual/uniforme e noctium, genitivo plural de nox, noctis, ou seja noite. Assim, levado à letra, o equinócio seria o dia no qual noite e dia teriam igual duração, marcando a data a partir da qual os dias passariam a apresentar maior duração em relação à noite, o que iria acontecer até ao solstício de junho. Na realidade, isso não acontece nesta data, no hemisfério norte já aconteceu no dia 17 de março. O motivo para este desfasamento está relacionado essencialmente com duas razões. Uma diz respeito ao tamanho aparente do Sol que, visto da Terra, em vez de ser um ponto matemático correspondente ao seu centro, apresenta um diâmetro de cerca de meio grau, o que não sendo um valor muito expressivo é suficiente para o fazer surgir no horizonte ligeiramente antes do previsto e pôr-se por completo depois, aumentando assim ligeiramente a duração do dia. Acresce ainda o efeito da refração da luz solar na atmosfera da Terra, que se manifesta instantes antes do nascer do Sol, e permanece mesmo depois do sol se pôr. Assim, no dia 20 de março de 2023, acrescentando deste modo cerca de 7 minutos à duração do dia (em Aveiro, o Sol nasceu 6h39 e pôs-se às 18h46).

Era habitual a Primavera iniciar-se a 21 de março, mas como a translação da Terra em volta do Sol demora 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, este acréscimo acrescenta um dia a cada quatro anos (ano bissexto). No entanto, estas contas só estariam certas se em cada ano o acréscimo fosse exatamente 6 horas, o que em quatro anos perfazia 24 horas (ou seja, mais um dia), e não o tempo que indiquei acima. Por esse motivo, ficam em falta, em cada ano, 11 minutos e 12 segundos, resultando nos 4 anos deste ciclo em quase 45 minutos de adiantamento. Considerando o atraso de ¾ de hora a cada 4 anos, em décadas, o momento do equinócio já antecipa um dia, razão pela qual, desde 2008 que este momento da órbita do nosso planeta acontece agora a 20 de março.

O equinócio de março não serve apenas para marcar o início da primavera. Por exemplo, o festival hindu de Holi é celebrado durante o Equinócio de março, assim como o festival persa de Norouz e o festival asteca de Xochilhuitl. A igreja Católica utiliza-o para agendar o Domingo de Páscoa, que acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia que sucede ao equinócio.

Mas que a Primavera seja realmente tempo de Esperança. Que o Sol ilumine este mundo, cada vez mais sombrio, renovando e celebrando a Vida.

*Artigo da autoria de Álvaro Folhas – NUCLIO
**Imagem: Earth Spacelab.com

Câmara Municipal promove a plantação de 600 árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

 Para assinalar o Dia da Árvore (21 de março) e celebrar o 44.º aniversário da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promoveu esta manhã, a plantação de cerca de 600 árvores na Reserva, em parceria com a Associação Florestal do Baixo Vouga, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe e a Associação Agora Aveiro.
Esta iniciativa contou com a participação do Presidente da CMA, José Ribau Esteves e da Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro do ICNF. I.P., Eng.ª Fátima Araújo Reis.
Esta plantação é o resultado prático do projeto de educação ambiental promovido pelo Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe com o apoio da Associação Agora Aveiro, denominado “Greenhouse – A Plantar Aveiro!”, que através da sementeira de espécies de árvores autóctones (Carvalho alvarinho, Medronheiro e Sobreiro), efetuadas pelos alunos, obtiveram as árvores que foram plantadas hoje, na RNDSJ.
Participaram na plantação mais de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, aos quais se juntaram cerca de 40 jovens oriundas da Grécia, Espanha e Itália, que estão em Aveiro durante uma semana, no quadro do programa Erasmus para alunos do 3.º Ciclo.

Viseu | Dias de Comunicação Social celebram o 28º aniversário da Licenciatura

 Nos próximos dias 27 e 30 de março de 2023, decorrerão os dias de Comunicação Social para celebrar o 28º aniversário do curso. Durante o evento, acontecerão palestras com diplomados da Escola Superior de Educação de Viseu e com profissionais da área da Comunicação. As atividades serão organizadas pelo núcleo e pela comissão do curso, de forma a cativar os alunos da licenciatura.
No dia 27 pelas às 14h, no auditório da ESEV, decorrerá o encontro “Pensar o Jornalismo com os jornalistas”, promovido pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas, em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu.
Dia 30, às 10h, vai-se realizar a 9ª edição do “Encontro de Jornalismo Especializado”, onde serão apresentados os melhores trabalhos de investigação desenvolvidos pelos estudantes do curso de Comunicação Social, Diana Duarte, Francisco Rodrigues, Gonçalo Augusto e João Alves.
A partir das 14h30 decorre a sessão “Vou Estagiar. E agora?”, onde licenciados de Comunicação Social, da ESEV, irão falar sobre as suas experiências nos estágios e as suas atuais situações profissionais. Entre os convidados estão Afonso Ramos, Érica Alves, Kevin Santos e Luciana Soares.
No fim da tarde, pelas 18h00, irá ser apresentada a “Plataforma de Recolha de Investigação em Comunicação” – aPRIsCO. A plataforma procura recolher, promover e divulgar a informação e a investigação em torno da Área das Ciências da Comunicação da ESEV – IPV.
Para terminar o evento, irá realizar-se um jantar de curso de Comunicação Social, onde são esperadas as participações de atuais alunos, ex-alunos e docentes afetos à licenciatura e à ESEV.

Bolsonaro deverá visitar Portugal para participar em evento do Chega

Deverá acontecer na primeira quinzena de maio. O líder do Chega, André Ventura, já terá convidado os líderes de extrema-direita europeus.
O antigo Presidente do Brasil Jair Bolsonaro deverá vir a Portugal a convite do Chega para participar na cúpula da extrema-direita em Lisboa.
A data e o local ainda não estão fechados, mas tudo aponta para primeira quinzena de maio, num grande recinto como o Campo Pequeno ou a Altice Arena.
Segundo o Correio da Manhã desta quarta-feira, foi o ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro que sugeriu ao Chega vir a Lisboa, no âmbito do périplo que passa ainda por Madrid e Roma.
André Ventura já terá convidado os líderes de extrema-direita europeus, como Marine Le Pen, de França, e Santiago Abascal, do Vox espanhol, e os líderes do Governo italiano Giorgia Meloni e Matteo Salvini.
Chega vai manifestar-se na sessão de boas-vindas a Lula
André Ventura já tinha apoiado Jair Bolsonaro nas últimas eleições no Btasil.
Entretanto, foi anunciado que os deputados do Chega vão manifestar-se no plenário da Assembleia da República na sessão de boas-vindas ao Presidente brasileiro, em Portugal.
Além disso, vão ainda integrar um protesto de rua que está a ser organizado.

SIC Notícias

Jovem condenado a 14 anos por homicídio em Torres Vedras no Carnaval de 2022

O crime aconteceu durante o Carnaval de Torres Vedras quando o arguido Bruno Romão encontrou a vítima na rua com a sua ex-namorada.
O jovem acusado de um homicídio, em 2022, em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foi esta quarta-feira condenado a 14 anos de prisão por homicídio simples, mas o advogado de defesa já disse que vai recorrer.
De acordo com a juíza do processo, o arguido Bruno Romão, de 22 anos, foi "absolvido do crime de homicídio qualificado e condenado por homicídio simples", que tem uma moldura penal entre 8 a 16 anos, tendo sido fixada a pena de prisão em 14 anos.
Bruno Romão estava a ser julgado por homicídio qualificado, mas perante a prova produzida o tribunal decidiu acusá-lo de homicídio simples, o que se traduziu numa redução da pena.
O crime aconteceu durante o Carnaval de Torres Vedras, no início da manhã de 26 de fevereiro de 2022, quando o arguido Bruno Romão encontrou a vítima na rua com a sua ex-namorada.
Na primeira sessão do julgamento, o arguido reconheceu que matou um homem de 32 anos.
Na acusação, segundo descreve o Ministério Público (MP), o arguido foi movido "por ciúmes infundados e pela sua sede de desacatos", embora Bruno Romão negue essa tese.
Sem apurar as razões do homicídio, "dúvidas não há que houve uma contenda entre arguido e vítima e que, a determinada altura, o senhor Bruno puxou da faca que tinha na sua posse e a espetou no peito da vítima", considerou a procuradora do MP.
Na primeira sessão do julgamento, que decorreu no Tribunal de Loures, o acusado alegou um "apagão" na memória, por estar sob o efeito de álcool e de haxixe.
À saída do tribunal, o advogado da defesa, Vítor Carreto, disse aos jornalistas que irá recorrer da decisão.
Durante a leitura da sentença, o arguido mostrou-se visivelmente emocionado, à medida que a juíza ia enumerando os acontecimentos ocorridos naquela noite.
De acordo com a juíza, o tribunal deu como provado que o arguido estava alcoolizado e tinha consumido droga, além de ter na sua posse a arma do crime.
A juíza salientou ainda ter pesado na condenação o facto de este ter antecedentes criminais por violência doméstica.
O tribunal tem de ponderar, apesar de [o arguido] ter 23/24 anos, nessa juventude já tem duas condenações por violência doméstica e penas de prisão suspensa, a última das quais em 2019", disse a juíza, lembrando que os factos ocorreram "num período de regime de prova".
Segundo a juíza, o arguido demonstrou, igualmente"grande dificuldade em respeitar as regras", ao denotar que, durante um ano de prisão, e apesar de não ter contribuído para a pena, o jovem já ter registado "dois incidentes disciplinares em reclusão".
O Ministério Público (MP) pediu a condenação do jovem, embora não tenha sugerido uma pena de prisão.
Durante o julgamento, o advogado de defesa criticou uma "falha imperdoável" no processo: "ninguém da Polícia Judiciária e da Polícia de Segurança Pública se lembrou de fazer um teste de álcool e despiste de drogas" ao arguido, realçando também que não foi autorizada uma perícia nesta matéria.
Reconhecendo que Bruno Romão estava "arrependido desde a primeira hora", o advogado pedia que a pena não ultrapasse os oito anos e meio de prisão, ao lembrar a idade do jovem (22 anos na altura dos factos), pelo que merecia "uma oportunidade" para o futuro, argumentou.

SIC Notícias/Lusa

MONTEMOR-O-VELHO: Mais de 600 quilos de pescado, apreendidos em período de defeso

O Destacamento de Controlo Costeiro de Figueira da Foz, no dia 19 de março, apreendeu 615,4 quilos de sável, no Concelho de Montemor-o-Velho.
No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava o pescado em situação irregular, nomeadamente, capturado em período de defeso.
No decorrer da ação policial, foram identificados três homens com idades compreendidas entre os 55 e os 60 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode chegar aos 50 000 euros. Foi ainda apreendido um barco insuflável, duas redes de tresmalho, duas pás de remo e uma bomba de insuflar.
O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social.
A GNR relembra que para garantir a sustentabilidade das espécies é imprescindível respeitar os períodos de defeso, a produtividade e a diversidade dos ecossistemas marinhos, minimizando assim os impactos negativos sobre as espécies.
 

Quase 70 quilos de pescado apreendidos na Figueira da Foz

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, apreendeu 68 quilos de sável, naquele Concelho, dia 21 de março.
No decorrer de um patrulhamento fluvial, os militares detetaram uma rede de tresmalho em ação de pesca junto à foz do Rio Mondego, sendo este um local proibido para o efeito
Os militares da Guarda desenvolveram diligências que permitiram apurar a identidade do proprietário das redes, que se encontrava a elevá-las, contento diversos espécimes capturadas.
No decorrer da ação policial foi identificado um homem de 48 anos e elaborado um auto de contraordenação pelo exercício da pesca em local proibido.
O pescado apreendido, por ter as dimensões legais permitidas e estar apto para o consumo, será colocado em lota para ser vendido em sistema de leilão.
A GNR relembra que as artes de pesca colocadas em locais proibidos constituem um perigo à navegação, sendo recomendável a sua utilização nos locais devidamente autorizados.