terça-feira, 27 de dezembro de 2016

VAGOS – JOVEM DE 22 ANOS ENCONTRADO MORTO EM SANTO ANTÓNIO DE VAGOS

Resultado de imagem para VAGOS – JOVEM DE 22 ANOS ENCONTRADO MORTO EM SANTO ANTÓNIO DE VAGOS
O indivíduo de 22 anos, foi encontrado ontem sem vida, no Corgo de Seixo de Cima, em Santo António de Vagos. O jovem terá sido baleado na cabeça.
Um jovem de 22 anos de nacionalidade brasileira e residente no concelho de Vagos foi encontrado ontem, sem vida, no Corgo de Seixo de Cima, em Santo António de Vagos.
O jovem terá sido baleado na cabeça.

O caso está agora a ser investigado pelo Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária.

A Vagos FM chegou à fala com o Coordenador de Investigação Criminal de Aveiro da PJ, que, não descartando nenhum tipo de cenário, salientou que "em princípio não houve intervenção de terceiros", muito embora as investigações continuem.

Fonte: Vagos FM

Quadra natalícia trágica para o mundo das artes

Os últimos dias têm-se revelado negros para artistas conhecidos do grande público.Resultado de imagem para Quadra natalícia trágica para o mundo das artes

Desde George Michael, que nos deixou no dia de Natal - eternizando a sua canção 'Last Christmas', ironia do destino -  passando por Carrie Fisher, a Princesa Leia de 'Stars Wars' e pelo meio, talvez, menos conhecido Ricky Harris, este tem sido um final de ano à imagem de si próprio.
Em pleno dia de Natal, pelas 23 horas (hora de Lisboa), a notícia da morte do cantor britânico gelava o mundo da música. Aos 53 anos, George Michael morreu "pacificamente em casa". Soube-se, mais tarde, que o músico sofrera de uma paragem cardíaca. Foi o seu companheiro quem se deparou com o britânico morto na cama.
Também ainda jovem, Ricky Harris, ator que participou na série CSI, morreu na segunda-feira passada, aos 54 anos. Com idade já avançada, Liz Smith - a avó Georgina de 'Charlie e a Fábrica dos Chocolates' -  faleceu no dia 24 de dezembro aos 95 anos de idade.
Carrie Fisher, a eterna Princesa Leia do 'Star Wars' - que havia sofrido um ataque cardíaco na semana passada que a deixara em estado crítico - não resistiu e acabou por falecer esta terça-feira, informou a família através de um comunicado.
Soube-se também hoje que atriz do filme 'Step Up', Tricia McCauley (46 anos) foi encontrada sem vida dentro do seu carro, em Washington DC, Estados Unido
O ano de 2016 ficou ainda marcado pela perda de Prince e David Bowie.

Fonte: Notíciasaominuto
Foto: © Global Imagens

Colheita de sangue a realizar no dia 30 Dezembro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


O Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt

A última sessão de colheitas de sangue do ano de 2016  a realizar pela ADASCA vai decorrer no Dia 30 de Dezembro entre as 9 horas e as 13 horas, sendo esta a uma sexta-feira no sentido de facilitar os dadores que pretendam viajar para as suas localidades por motivos de Passagem de Ano.

O Mapa de Brigadas para o ano de 2017, está disponível no site indicado acima, podendo ser impresso, ou, pedido junto da Sede da Associação.

Aconselha.se os dadores a regularizarem a situação para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde, e nos Hospitais públicos, onde foi reposta a partir do dia 30 de Março do ano em curso.


J. Carlos

Estarreja é um Município sustentável | Conquista pela 6ª vez a Bandeira Verde ECOXXI


Estarreja é um Município sustentável
Conquista pela 6ª vez a Bandeira Verde ECOXXI

Estarreja volta a vencer a Bandeira Verde ECOXXI, que premeia o empenho dos Municípios em torno das boas práticas de sustentabilidade. Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal apresentou a sua candidatura e foi, mais uma vez, bem-sucedida na conquista do galardão.

Entre 46 candidaturas apresentadas, 43 municípios foram distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI na 10ª edição do programa promovido pela Associação Bandeira Azul. "Todos os 46 municípios que participam no ECOXXI merecem, independentemente dos resultados obtidos, ser reconhecidos pela “coragem” de se proporem a uma avaliação das suas práticas e políticas em termos de sustentabilidade", sublinha Margarida Gomes, Coordenadora Nacional do ECOXXI.

Com um índice médio de 62% nas 6 candidaturas que apresentou desde 2011, Estarreja sempre superou os requisitos necessários para ver reconhecida a implementação das suas boas práticas que valorizam a construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçado em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. Pela avaliação a que se submete e pelos resultados que tem atingido, Estarreja é desta maneira um bom exemplo e continua a apostar no futuro e em políticas de sustentabilidade.

Aposta na sustentabilidade

Na edição de 2016, o empenho de Estarreja é mais uma vez reconhecido ao atingir uma pontuação de 62%, estando no grupo de dezassete municípios com um índice ECOXXI entre os 60% e os 70%.

Este galardão procura, através de um sistema de 21 indicadores de sustentabilidade, avaliar o desempenho dos municípios em 13 temas chave: educação ambiental, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.

Estarreja destaca-se em vários indicadores de forma muito positiva: Educação Ambiental; Informação Disponível aos Munícipes; Cooperação com a Sociedade Civil; Conservação da Natureza e Biodiversidade; Qualidade da Água para Consumo Humano; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal.

Aos olhos do Vereador da Câmara Municipal, João Alegria, “este é o reconhecimento do trabalho que o Município de Estarreja tem vindo a realizar de forma sustentada para que as boas práticas ambientais façam parte do dia-a-dia da comunidade, contribuindo para que a nossa terra seja o melhor local para se viver e se continue a construir um mundo sustentável, indispensável para o nosso futuro.”

Projeto Eco-Escolas em todas as escolas do concelho

Salientando que este trabalho apresenta bons resultados, expresso na obtenção da pontuação máxima em dois indicadores - a Qualidade da Água para Consumo Humano e a Educação Ambiental -, João Alegria sublinha que neste indicador “merece realce a implementação do Projeto Eco-Escolas, pela primeira vez em todas as escolas do Concelho, que receberam no início deste ano letivo o Galardão da Bandeira Verde Eco-Escolas, e que traduz o envolvimento das diversas comunidades escolares dos diferentes níveis de ensino, bem como de toda a comunidade educativa. O futuro mais sustentável começa-se a construir com as gerações mais novas que desafiam e envolvem os adultos no cumprimento das boas práticas ambientais.”

A Cerimónia ECOXXI 2016, que distinguiu os 43 municípios, realizou-se no dia 25 de novembro, em Coimbra, com o apoio da CCDRC – Comissão de Cooperação e Desenvolvimento Regional do Centro. Recorde-se que a Região Centro foi a que apresentou a maior participação de municípios em 2016 (35%).

______________________________





Los efectos sociales de la digitalización



por Yesica Flores
Distinguidos invitados de todo el mundo asistieron al primer Techology Forum de ABB, realizado el pasado mes en Zurich, Suiza. Científicos de universidades e instituciones de investigación, empleados I+D de empresas tecnológicas, gerentes de reconocidas empresas, así como fundadores de innovadoras startups, se reunieron para intercambiar información sobre transformación digital.
Las presentaciones y discusiones proyectadas, ofrecieron ideas de los avances tecnológicos, los desafíos y repercusiones desde diferentes perspectivas. Dejando ver que el internet de las cosas (IoT) o el big data son más que sólo innovación tecnológica, ya que tienen influencia en la economía, en la política y en la sociedad, alrededor del mundo.
La prevalencia de sensores, hardware que sigue siendo cada vez más potente a medida que los precios disminuyen; el constante incremento en la conectividad; almacenar cantidades ilimitadas de datos por sí mismos; no se suman a una transformación digital. Éstas simplemente constituyen los requisitos necesarios para su implementación técnica.
La transformación digital ya está cambiando cada campo que implica la medición, diagnóstico o control. La pregunta más importante es ¿cuáles son los beneficios reales de estos desarrollos? El propósito del internet de las cosas (IoT) es ayudar a resolver problemas reales, impulsar el desarrollo y la implementación de nuevas soluciones, incluso en industrias que, hasta ahora, no han sido típicamente muy digitalizadas, como la minería, el transporte marítimo y la agricultura.
La digitalización también afecta el valor de productos como los automóviles. El valor de un vehículo ya no es puramente una función de su hardware. El software también juega un papel cada vez más importante. El motor –tradicionalmente el punto focal de ingeniería e innovación– es completamente irrelevante en las decisiones de compra de vehículos eléctricos. Además, el rendimiento sigue aumentando a medida que las dimensiones se vuelven más compactas.
Nuevos modelos de negocio basados en el internet de las cosas también se discutieron. Pagar por el uso es una opción aquí. En lugar de centrarse en productos y dispositivos conectados, es hora de pensar en sistemas y servicios conectados. Muchos de estos servicios serán gratuitos. En cuanto a los efectos sociales de la digitalización, es evidente que tiene al menos tanto impacto como la invención de la moneda, o incluso la escritura.
Las discusiones sobre el tema de la energía invitaron a la reflexión. Uno de los mayores desafíos es proporcionar electricidad al mundo para que todas las personas tengan acceso a electricidad asequible. La gente en los países en desarrollo y los mercados emergentes quieren tener acceso al mundo, quieren información. Al mismo tiempo, existen expectativas justificadas en relación con las preocupaciones medioambientales y la eficiencia energética que deben abordarse.
¿Qué regiones necesitan qué tecnologías, qué se ajusta en una sociedad en particular? La digitalización y las innovaciones técnicas adicionales en el campo de la energía jugarán un papel central en la mejora de la eficiencia energética en todo el mundo y en la implementación de sistemas de distribución inteligentes.
Asimismo, se abordaron las desventajas para la sociedad que están implícitas en la digitalización. ¿El aumento de la conexión y la transparencia no causa el fin de la privacidad, la pérdida de puestos de trabajo y la división de la sociedad? ¿No es sólo una pequeña élite global que se beneficia de la digitalización? ¿La globalización y la digitalización realmente conducen a la prosperidad? E incluso si lo hacen – el aumento de la prosperidad no ha dado como resultado la paz mundial.
Las tecnologías avanzadas y la capacidad de comunicación global no sustituyen la necesidad de contacto social y confianza, por valores locales. Porque la confianza funciona en unidades pequeñas y manejables mucho mejor que en redes anónimas. Así que hay buenas razones para observar la contra-tendencia a la globalización, la des-globalización, también.
Una importante conclusión alcanzada en el Techology Forum de ABB es que la educación, la ciencia y la investigación son clave para que los pueblos del mundo puedan beneficiarse de las ventajas de la globalización, la digitalización y la innovación tecnológica.
¡Escribamos juntos el futuro!
Reiner Schoenrock, Head of Strategic Product and Innovation communications de ABB
Yesica Flores | diciembre 27, 2016 a las 12:43 pm | Etiquetas: digitalizacion

Minno G82 a un precio increíble por temporada



por Yesica Flores
• La empresa californiana ofrece un 50% de descuento en su robusto modelo G82.
• Se maneja también un 50% en cualquier equipo en la compra de una primera tableta.

Ciudad de México, diciembre de 2016.- Ante el reconocimiento de que los regalos tecnológicos son los más codiciados esta época, Minno decide hacer promociones en su tienda en línea por la temporada navideña hasta agotar existencias. “Las personas cada vez se aficionan más a los gadgets, lo de hoy es regalar tecnología.” Comentan desde la empresa.
De acuerdo a datos de una encuesta de TNS en 2015, 6 de cada 10 mexicanos regalaría algún dispositivo tecnológico la navidad pasada gastando en promedio $3,517 pesos. El sondeo también reveló que internet y las redes sociales influyen en la decisión de compra de regalos ya que el 64% de los encuestados utilizó los sitios de internet para investigar opciones y 35% las redes sociales.
Por ello la empresa de soluciones tecnológicas pone a disposición de los usuarios el modelo G82 a mitad de precio haciendo de esta tableta, pensada para carga de trabajo o estudio, una opción aún más competitiva y atractiva para el mercado. La G82 entrega la calidad, potencia y estabilidad necesarias para trabajar en cualquier lugar y con un diseño práctico está disponible en colores blanco y negro a un precio de $2,999.00 MXN.
La G82 mide 8 pulgadas, cuenta con pantalla de 768 x 1024 de resolución, tiene una cámara frontal de 2 megapíxeles y una trasera de 5 MP. Además, cuenta con WiFi, bluetooth, GPS y una salida de audio de 3.5 mm. Pero lo que la distingue es su productividad en momentos de carga de trabajo. Su CPU Quad Core de 1.4 GHz (Qualcomm Snapdragon) le permite hacer varias cosas a la vez con eficiencia y su memoria ROM de 16 GB es suficiente para soportar los programas y aplicaciones del día a día con velocidad y buen rendimiento.
Esta tableta tiene sistema operativo Android 4.4.4 considerado por la marca como una de las versiones más estables que hay. Otra ventaja es que contiene dos SIM para datos, uno de ellos acepta hasta 4G LTE, convirtiéndola en un modelo de gama media ideal para estudiantes y empleados que requieran de buen rendimiento y portabilidad. Su batería de 5000 miliamperios por hora es reemplazable.
Además de esta atractiva oferta, la tienda en línea también está manejando mitad de precio en la segunda compra de un dispositivo para invitar al usuario a regalar y regalarse en esta época. Los productos de Minno están pensados para el sector educativo, corporativo y gubernamental dadas sus características personalizables y de gran capacidad para rendir a las tareas diarias de estos rubros. Entra a http://www.minnolatamstore.com para más detalles.
Yesica Flores | diciembre 27, 2016 a las 12:53 pm | Etiquetas: smartphones

DOSSIÊS: Dívidas à Segurança Social aumentaram €2,1 milhões por dia

Dois em cada cinco euros (mais precisamente 38,3%) do montante em dívida são de cobrança improvável

FOTO MARCOS BORGA
Apesar do esforço de cobrança e recuperação de dívidas à Segurança Social feito pelos sucessivos governos, a realidade é que o stock da dívida continua a aumentar. A dívida acumulada acelerou em 2015 face aos anos anteriores, conclui o parecer o Tribunal de Contas (TC) sobre a Conta Geral do Estado de 2015, coordenado pelo juiz conselheiro José Luís Pinto Almeida e publicado neste mês de dezembro.

Assim, a dívida líquida acumulada à Segurança Social aumentou 760 milhões de euros entre 2014 para 2015 (cerca de 2,1 milhões de euros por dia), ascendendo a 7,105 mil milhões de euros. Já em termos brutos – isto é, considerando as provisões de cobrança duvidosa –, a dívida total no final de 2015 ascendeu a 12,405 mil milhões de euros, mais 830 milhões de euros que no final do ano anterior.

Fonte: Expresso

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de 'Star Wars'

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de 'Star Wars', anuncia a People.

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de 'Star Wars'

A atriz Carrie Fisher, de 60 anos, morreu esta terça-feira. 
[Notícia em atualização]

“PERDÃO FISCAL” RENDEU 1.144 MILHÕES DE EUROS AO ESTADO


 
Mário Cruz / Lusa
Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
O regime especial de regularização de dívidas fiscais rendeu mais de 500 milhões de euros aos cofres do Estado este ano e, ao todo, irá totalizar os 1.144 milhões de euros até ao final da sua vigência.
O balanço é do Ministério das Finanças que indicou esta terça-feira em comunicado que durante o período de adesão ao Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), que decorreu entre 4 de novembro e 23 de dezembro, “93 mil contribuintes” aderiram a este regime que inclui um perdão de juros total ou parcial, dependendo da modalidade escolhida por cada contribuinte.
“O total de dívida fiscal que ficou submetido a este regime é de 1.144 milhões de euros“, sendo que “a receita arrecadada em 2016 fixou-se em 511 milhões”, de acordo com a nota do ministério de Mário Centeno que dá apenas conta dos dados relativos à dívida fiscal, excluindo os relativos às dívidas à Segurança Social.
Em causa estão assim “cerca de 573 mil processos por dívidas fiscais, com a dívida média por processo a fixar-se nos 1.997 euros e a dívida média por contribuinte nos 12.323 euros”.
A tutela refere também que “cerca de 60% dos contribuintes aderiram à modalidade de pagamento em prestações, que podem ir até 150 no período de vigência do plano, que é de 11 anos”.
O PERES é um regime de pagamento de dívidas ao Fisco e à Segurança Social que prevê a dispensa total dos juros de mora, dos juros compensatórios e das custas do processo de execução fiscal, se a dívida for paga na totalidade, ou a sua dispensa parcial, caso o pagamento da dívida ocorra em prestações (até 150).
Este regime aplica-se aos contribuintes que tenham dívidas fiscais e contributivas que não tenham sido pagas nos prazos normais, ou seja, até final de maio de 2016, no caso das dívidas ao Fisco, e até final de dezembro de 2015, no caso das dívidas à Segurança Social.
No entanto, o PERES não se aplica às dívidas apenas de juros de mora, de juros compensatórios e/ou de custas nem às contribuições extraordinárias setoriais (energética, bancária e farmacêutica).
Há três anos, o então designado regime excecional e temporário de regularização de dívidas fiscais e à Segurança Social permitiu um encaixe de 1.277 milhões de euros em receitas fiscais.
Tendo por base este programa do anterior executivo PSD/CDS-PP, o Governo previu uma receita de 100 milhões de euros em cada um dos anos de vigência do PERES (que será de 11 anos).
// Lusa

PRIMEIRO-MINISTRO JAPONÊS VISITA PEARL HARBOR NA COMPANHIA DE OBAMA


 
CSIS / Flickr
Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão
Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão
O primeiro-ministro do Japão visitou vários cemitérios e locais de homenagem na segunda-feira, antes de visitar o local do bombardeamento em Pearl Harbor, que determinou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
O chefe do Governo nipónico aterrou na base de Pearl Harbor-Hickam e seguiu para o Cemitério Nacional do Pacífico, onde depositou uma coroa de flores, tendo permanecido durante uns momentos em silêncio no cemitério perto do centro de Honolulu, conhecido como Punchbowl.
Depois, Shinzo Abe seguiu para o local de homenagem à morte de nove meninos e homens que faleceram quando um submarino norte-americano colidiu com uma embarcação de pesca japonesa em 2001.
Esta terça-feira, o primeiro-ministro japonês será o primeiro chefe de Governo nipónico a visitar o memorial aos marinheiros e ‘marines’ norte-americanos que foram mortos no ataque a Pearl Harbor, a 07 de dezembro de 1941.
O antigo primeiro-ministro do Japão Shigeru Yoshida já foi a Pearl Harbor seis anos depois da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, mas isso aconteceu antes do ‘USS Arizona Memorial’ ter sido construído.
O memorial vai ser fechado ao público, para a visita de Abe a este local histórico, na qual será acompanhado pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que está de férias no Hawai com a sua família.
A importância da visita será principalmente simbólica para os dois países, já que evoluíram para o estatuto de aliados próximos nas décadas que se seguiram ao brutal confronto na Segunda Guerra Mundial, mas ao mesmo tempo é significativo que tenha demorado mais de 70 anos para as relações entre os japoneses e os norte-americanos chegarem a este ponto, nota a AP.
// Lusa

LÍDER MILITAR DO DAESH MORTO EM BOMBARDEAMENTO EM RAQA


 
cv ISIS
-
Um líder militar do grupo terrorista morreu esta segunda-feira num bombardeamento da coligação internacional na província síria de Raqa, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, citado pelo 20 minutos, o líder militar do Estado Islâmico, identificado como Abu Yandal al Kuwaiti, perdeu a vida num ataque aéreo da aliança internacional, liderada pelos Estados Unidos, nos arredores da zona de Yabar ocidental, situada a oeste da cidade de Raqa.
Essa região, considerada a capital do califado desde junho de 2014, tem sido cenário de batalha entre o Daesh e a aliança armada curdo-árabe Forças da Síria Democrática (FSD), apoiada pela coligação internacional.
De acordo com o OSDH, Al Kuwaiti era um dos principais cabecilhas militares do grupo terrorista e liderou batalhas no nordeste da Síria, em Hakaka, e na zona de Janaser, no sudeste da região de Aleppo, assim como várias ofensivas no Iraque.
Nos últimos anos, o líder operava entre os territórios sírio e iraquiano mas encontrava-se em Raqa desde o início da ofensiva das FSD.
Para já, o Comando Central dos EUA, que dirige as operações militares da coligação internacional na Síria, não confirmou a morte de Al Kuwaiti.
ZAP // Lusa

GOVERNO AVANÇA COM LISTA DE DOENTES ONCOLÓGICOS APESAR DO CHUMBO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

André Kosters / Lusa
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes
A Comissão Nacional de Proteção de Dados diz que a lista põe em risco a privacidade dos doentes mas o Governo lembra que a Assembleia da República é soberana no processo legislativo.
Segundo o jornal Público, o Governo decidiu avançar com o Registo Nacional Oncológico (RON), mesmo depois de a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ter chumbado a proposta.
Num segundo parecer sobre este tema, a CNPD aconselha o Governo a retirar dessa lista o número de utente e o número do processo clínico, dois dados que, na sua perspetiva, põem em causa a privacidade dos doentes.
No primeiro parecer, o Governo acatou a recomendação de não introduzir nem o nome nem o mês de nascimento dos doentes no registo. Mas agora, o executivo está decidido a avançar com esta lista e lembra que, apesar do parecer da CNPD ser importante, “a Assembleia da República é soberana no processo legislativo”.
A lista tem como objetivo traçar o retrato da realidade oncológica no país e, segundo o Ministério da Saúde, em resposta ao jornal, vai permitir reunir informação precisa “sobre os tipos de neoplasias existentes em Portugal, em que locais, que populações de risco, qual a efetividade dos rastreios, qual o impacto dos novos fármacos” e que abordagem terapêutica apresenta melhores resultados.
De acordo com o Público, os dados são mantidos no anonimato até 15 anos depois da morte do doente.
No entanto, a CNPD alerta ainda que esta lista expõe “informação com especial valor económico” e também pode afetar não só os pacientes como também, “no caso de cancros com incidência genética, os seus familiares”.
Na perspetiva do coordenador do Programa Nacional das Doenças Oncológicas, a CNPD está a a levantar “obstáculos excessivos e desproporcionais” e garante que os bancos e as seguradoras não vão ter acesso ao RON porque isso configura “um crime”.
“Não se trata de um registo aberto e acessível ao público em geral”, lembra Nuno Miranda, em declarações ao diário, explicando que é um registo “extremamente necessário para sabermos o que se passa em termos de realidade oncológica em Portugal”.
É uma proposta “semelhante ao que já vigora em muitos outros países” e “segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde”, recorda.
ZAP //

ENCONTRADA CAIXA NEGRA DO AVIÃO RUSSO QUE SE DESPENHOU NO MAR NEGRO


 
Ministério da Administração Interna da Rússia / EPA
Operações de resgate do avião Tupolev Tu-154 russo que se despenhou no Mar Negro
A principal caixa negra do avião militar russo que se despenhou no domingo no mar Negro, com 92 pessoas a bordo, foi encontrada, disse esta terça-feira o Ministério da Defesa às agências de notícias locais.
“A principal caixa negra foi encontrada às 05h42 hora de Moscovo (02h42 em Lisboa), a 1.600 metros da costa, a uma profundidade de 17 metros”, segundo o ministério, citado pelas agências.
A caixa negra será enviada ainda hoje para Moscovo, onde especialistas do Instituto Central de Investigações Científicas das Força Aérea da Rússia vão efetuar a leitura.
“À primeira vista, o aparelho encontra-se em bom estado”, disse à agência Interfax uma fonte do comando de operações de buscas.
A segunda caixa negra, acrescentou, já foi localizada e espera-se que se seja recuperada ainda durante o dia de hoje.
Até esta manhã, segundo a Interfax, tinham sido recuperados 13 cadáveres e cerca de 160 fragmentos de corpos.
O TU-154 do Ministério da Defesa russo despenhou-se dois minutos e 44 segundos depois da sua descolagem da estação balnear de Sochi quando se dirigia para a Síria.
As causas do acidente ainda não são conhecidas mas os investigadores parecem ter afastado a hipótese de atentado terrorista.
O avião despenhou-se na madrugada de domingo pouco após ter descolado às 05h25 (hora local, 02h25 em Lisboa) do aeroporto de Sochi, onde efetuou uma escala para reabastecimento de combustível e após ter partido do aeródromo militar de Chkalovsky, na região de Moscovo.
A bordo estavam 64 membros do Alexandrov Ensemble – o grupo musical oficial das Forças Armadas, também conhecido por Coro do Exército Vermelho -, e o seu maestro, Valery Khalilov.
O coro deveria atuar para as tropas russas estacionadas na base aérea de Hmeimim, utilizada para desencadear os ataques aéreos em apoio às forças do Presidente sírio Bashar al-Assad, um aliado de Moscovo.
// Lusa

GERENTE DE CAFETARIA DETIDO POR DIZER QUE NÃO SERVIRIA CHÁ A ERDOGAN


 
BrookingsInst / Flickr
Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência
Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência
A polícia turca deteve no sábado o gerente da cafetaria do um jornal da oposição Cumhuriyet, depois de alegadamente este ter dito que não serviria chá ao presidente Recep Tayyip Erdogan, caso algum dia visitasse o local.
De acordo com a Reuters, Senol Buran foi preso depois do segurança do jornal turco o ter ouvido usar um termo menos apropriado para descrever Erdogan e por ter dito ainda que não serviria chá ao presidente se ele alguma vez visitasse a cafetaria.
“A esse homem não lhe serviria nem uma chávena de chá“, terá dito o indivíduo, segundo relatou a polícia local.
O gerente da cafetaria admitiu ter dito que não serviria chá a Erdogan, mas nega ter insultado o presidente turco. No entanto, um juiz do tribunal criminal de Istambul ordenou a detenção de Buran até ao julgamento.
O advogado de Buran, Abbas Yalcin, afirma que as autoridades querem castigá-lo. “O caso ocorreu no sábado à tarde. Escreveram o relatório oficial às 11 horas. Esperaram até às 22 horas e Senol foi levado sob custódia com três veículos blindados e foi acompanhado por cerca de 10 agentes da unidade de contraterrorismo “.
O jornal Cumhuriyet é um dos jornais mais lidos no país e muito crítico do Governo de Ancara. Em novembro, dez funcionários do mesmo jornal foram presos por suspeita de prática de crimes em nome de militares curdos e de Fethullah Gulen, o homem que terá “ordenado” a alegada tentativa de golpe de Estado de 15 de julho.
Na Turquia, insultar o presidente é um crime punível com pena de prisão até quatro anos.
ZAP //

MULHER DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE GAIA FOI AUMENTADA 390% EM CINCO ANOS


 
Bruno Santos / wikimedia
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia
Em apenas cinco anos, o salário da mulher do presidente da Câmara de Gaia aumentou mais de 390% – de 475 euros em 2010 para mais de 2300 euros no ano passado.
A notícia é divulgada pelo Público, que adianta que o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto já está a investigar as ligações entre três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Gaia e a autarquia, para saber se existe algum ilícito criminal.
A mulher do autarca de Gaia, Elisa Costa, é vice-presidente da assembleia geral na Sol Maior e diretora técnica desta IPSS de que o marido é co-fundador.
Na direcção desta IPSS tem assento o chefe de gabinete de Eduardo Vítor Rodrigues, António Rocha, e a sua irmã, Margarida Rocha, adjunta do presidente da autarquia.
A Sol Maior também dá emprego a Armanda Moreira, mulher do vice-presidente de Gaia e presidente da Olival Social, uma IPSS fundada em 2006 – na qual o seu pai, Manuel Azevedo, desempenha o cargo de segundo vogal da assembleia-geral.
De acordo com o Público, entre 2010 e 2015, a mulher do presidente da Câmara de Gaia viu a sua remuneração base passar de 475 para 2343,71 euros. Mas foi a partir de Outubro de 2013, que o salário base de Elisa Costa conheceu sucessivos aumentos.
Nessa altura, o vencimento era já de 800 euros e subiu para 1018 euros, em Maio de 2014. Cinco meses depois, a direção da Sol Maior voltou a aumentar a diretora técnica em 150 euros, chegando a sua remuneração aos 1168 euros.
Eduardo Vítor Rodrigues afirmou ao jornal que o “alegado duplo aumento no mesmo ano [2014] não se concretizou nesses termos, tendo constado de uma atualização anual remuneratória de acordo com a tabela das IPSS e o seu índice de atualização, cumulativamente a uma condição de isenção de horário devido ao tempo de trabalho fora de horas, nunca tendo beneficiado de remuneração de ‘trabalho extraordinário’”.
A mulher do autarca começou por negar os aumentos, mas depois considerou-os “normais”, justificando que estes “decorrem das responsabilidades” que desempenha.
O presidente da Câmara de Gaia já comentou o assunto no Facebook, numa publicação onde divulga a declaração de rendimentos que entregou no Tribunal Constitucional.
“Não se compara o vencimento de uma pessoa usando o tempo em que esteve a meio-tempo e o tempo em que passou ao quadro, com vencimento da tabela da Segurança Social. Não se compara o vencimento de uma pessoa usando o mês do subsídio de férias” afirmou o autarca.
A única riqueza que acrescentei foi a dos amigos. Estou preparado para lutar contra a mixórdia em que alguns vivem e para lhes responder em todos os lugares. E estou pronto para lutar contra aqueles que querem confundir os tempos e as estações”, acrescentou.
O chefe de gabinete de Eduardo Vítor Rodrigues, António Rocha, também já se pronunciou acerca do assunto nas redes sociais, dizendo que o facto de um jornal de referência calcular “percentagens de aumentos usando o mês em que se recebe o subsídio de férias mostra bem o estado de literacia matemática do país”.
“Que a campanha de falsas notícias já começou não restam dúvidas”, sublinhou António Rocha.
Em Setembro, foi feita uma denúncia no DIAP sobre as ligações entre as três IPSS’s e a autarquia de Gaia. Agora, serão analisadas todas as informações sobre esta matéria no sentido de averiguar se realmente existe algum ilícito criminal.
ZAP //

É OFICIAL: AVIÃO DA CHAPECOENSE TINHA COMBUSTÍVEL LIMITADO E EXCESSO DE PESO


 
Cleberson Silva / Chapecoense
-
O avião da Lamia que se despenhou a 28 de novembro, perto de Medellín, na Colômbia, provocando 71 mortos, incluindo a maioria dos jogadores do clube brasileiro de futebol Chapecoense, viajava com o combustível no limite e com excesso de peso.
De acordo com um relatório preliminar da Aeronáutica Civil da Colômbia divulgado esta segunda-feira, as gravações da cabina de pilotagem do avião boliviano indicam que o piloto e copiloto conversaram sobre a possibilidade de efetuar uma escala em Leticia (Colômbia) ou Bogotá “porque se encontrava no limite de combustível”, mas que não concretizaram.
“Estavam conscientes de que o combustível que tinham não era adequado nem suficiente”, afirmou o coronel Fredy Bonilla, secretário de Segurança aérea da aeronáutica civil, acrescentando que no decurso do voo o piloto Miguel Quiroga “decidiu regressar a Bogotá mas mais adiante alterou a sua decisão e seguiu diretamente até Rionegro”, onde se encontra o aeroporto José María Córdova de Medellín.
A maioria das gravações áudio divulgadas esta segunda-feira em Bogotá foram extraídas das caixas negras que foram examinadas em Londres pelos fabricantes do aparelho, um British Aerospace 146 RJ85, precisou Bonilla, que assinalou “estar tudo baseado em provas”.
Segundo a investigação, o “esgotamento em combustível” foi a principal de uma série de irregularidades cometidas no decurso do voo CP-2933 da Lamia, que também revelou que o aparelho transportava um peso maior que o permitido e voava a uma altitude para a qual não estava autorizado.
“A aeronave continha um peso superior ao permitido pelos manuais”, assinalou o funcionário da Aeronáutica civil. Segundo o relatório, o peso real na descolagem era de 42.148 quilos, o que significa que ultrapassava o seu peso máximo de 41.800 quilos.
Bonilla indicou que o avião “descolou com 500 quilos a mais” em relação ao seu peso máximo permitido, mas “no entanto essa revelação não é um fator prioritário para o acidente como tal”.
Outra irregularidade detetada relaciona-se com a altitude em que voava o aparelho, que não estava certificado para ultrapassar os 29 mil pés, mas no plano apresentado à Administração de aeroportos e serviços auxiliares à navegação aérea (Aasana) da Bolívia se verificou que o faria a 30 mil pés.
Segundo o diretor-geral da Aviação civil, Alfredo Bocanegra, o relatório apresentado não tem como objetivo “determinar a culpa ou responsabilidade mas antes prevenir novos acidentes”, com a investigação definitiva a ser apresentada dentro de alguns meses.
// Lusa

ESQUERDA QUER MAIS DIAS DE FÉRIAS E MAIS UM FERIADO


 
Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016
Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016
Em janeiro do próximo ano, volta ao Parlamento o tema do aumento do número de dias de férias para todos os trabalhadores e a questão de fixar a terça-feira de Carnaval como feriado nacional.
De acordo com o Jornal de Negócios, os partidos de esquerda vão voltar à carga no Parlamento com estes temas a meio de janeiro do próximo ano.
Em causa está o aumento do número de dias de férias para todos os trabalhadores e a fixação da terça-feira de Carnaval como feriado nacional.
Depois de terem sido repostos quatro feriados este ano – dois civis e dois religiosos -, o projeto dos Verdes volta a estar em cima da mesa.
A proposta para que seja feriado no Carnaval deu entrada na Assembleia em novembro de 2015 mas a discussão acabou por ser adiada porque o partido não queria misturar o assunto com a reposição dos feriados obrigatórios. Agora, segundo o jornal, o tema volta ao Parlamento no próximo dia 11.
Por sua vez, no dia 18 de janeiro, os deputados debatem os diplomas do Bloco de Esquerda e do PCP que têm em vista assegurar mais dias de férias aos trabalhadores.
O Negócios escreve que os comunistas têm dois diplomas: um que repõe os 25 dias de férias para a Função Pública, acrescidos de um dia útil de férias por cada dez anos de serviço efetivamente prestado, e outro que atribui o direito a 25 dias de férias anuais também ao setor privado. Já os bloquistas querem os 25 dias de férias anuais para todos os trabalhadores das empresas.
Ainda não é certo se os partidos de esquerda vão alcançar as suas reivindicações mas, de acordo com o jornal, é possível que os Verdes tenham mais sorte. É que o primeiro-ministro sempre se revelou um defensor do feriado no dia de Carnaval mas, no que toca ao aumento das férias, sempre se afastou dessa ideia.
ZAP //

SANTOS SILVA APANHADO A COMPARAR CONCERTAÇÃO SOCIAL A “FEIRA DE GADO”


 
José Sena Goulão / Lusa
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
Durante o jantar de Natal do grupo parlamentar do Partido Socialista, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, comparou a Concertação Social a uma “feira de gado”.
O ministro Augusto Santos Silva foi apanhado pelas câmaras de televisão da TVI a gracejar acerca da Concertação Social durante o discurso do primeiro ministro, António Costa.
Segundo conta o DN, enquanto o primeiro-ministro enaltecia os resultados obtidos pelo ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, durante as negociações com os parceiros sociais, o ministro dos Estrangeiros tecia comentários em tom jocoso.
Ali o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo, pá! Ó Zé António, és o maior… negociante. Grande negociante. Era como uma feira de gado!”, disse Santos Silva, aparentemente sem se aperceber da presença das câmaras.
As imagens e o registo áudio foram captados e transmitidos pela TVI na crónica de Vítor Moura-Pintodeste domingo, e não tardaram a ser comentadas nas redes sociais.
Alguns dos parceiros sociais, entretanto, já reagiram aos comentários do ministro.
Em declarações ao jornal i, o presidente da CIP, diz que “não acha apropriado”. “Não me identifico com estas declarações”, afirma João Machado.
O presidente da CAP, António Saraiva, diz por seu turno ao mesmo jornal que “para um ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva usou pouca diplomacia”.
O deputado social democrata Carlos Abreu Amorim usou também as redes sociais para realçar a inclinação dos governantes socialistas pela temática da pecuária.
Num post publicado no seu Twitter, o antigo candidato do PSD à Câmara de Vila Nova de Gaia realçou a aparente dualidade de critérios no tratamento dado a Augusto Santos Silva e a Manuel Pinho.
Em 2009, após uma intervenção do deputado Bernardino Soares, do PCP, um gesto infeliz dirigido à bancada comunista pelo então ministro da Economia do governo de José Socrates levaria ao pedido de demissão de Manuel Pinho.
“Excedi-me”, reconheceu na altura o ministro, “mas não vejo razão para me demitir”.
Estava enganado. Pouco depois, o ministro da Economia foi chamado a uma curta reunião com o então ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva e demitiu-se mesmo.
Mas desta vez, como diz Vítor Moura Pinto no seu “Seis Por Meia Dúzia”, é Natal… ninguém leva a mal.
ZAP //