sábado, 2 de janeiro de 2021

Debates entre candidatos arrancam hoje e só devem terminar no dia 22

Os debates televisivos entre os sete candidatos a Presidente da República arrancam hoje e só deverão terminar dois dias antes das eleições marcadas para 24 de janeiro.

Inicialmente, RTP, SIC e TVI apenas tinham previstos debates entre seis candidatos - Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes, Marisa Matias, João Ferreira, André Ventura e Tiago Mayan -, mas a aceitação da candidatura de Vitorino Silva pelo Tribunal Constitucional levou a televisão pública e o Porto Canal a proporem novos frente a frente para incluírem o antigo autarca do PS e fundador do partido RIR.

Entre hoje e o próximo sábado - dia 09, véspera do arranque oficial da campanha eleitoral - estão agendados 21 debates televisivos, tendo o Porto Canal anunciado a realização de uma outra ronda de frente a frente com Vitorino Silva para a semana anterior à eleição.

Para hoje estão previstos dois debates: o primeiro na RTP1, entre Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, e Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), pelas 21:00, logo seguido do 'duelo' entre o candidato apoiado pelo PCP, João Ferreira, e André Ventura, do Chega, que tem início às 22:00, na TVI24.

No domingo, realiza-se apenas um único debate, na RTP, entre Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Mayan, candidato apoiado pela Iniciativa Liberal.

Para segunda-feira, estão previstos três debates, média que se manterá até dia 09: Marcelo Rebelo de Sousa - João Ferreira na TVI (21:00), Marisa Matias e a socialista apoiada pelo PAN e Livre Ana Gomes (22:00, SIC Notícias), e ainda o frente a frente Vitorino Silva - André Ventura (22:45, RTP3).

Na terça-feira, 05 de janeiro, a RTP1 conta com o debate entre João Ferreira e Ana Gomes (21:00), enquanto a SIC Notícias transmite o debate André Ventura - Tiago Mayan, seguindo-se na RTP3, às 22:45, o confronto entre Vitorino Silva e Marisa Matias.

Já no dia de Reis, 06 de janeiro, decorrerão os debates Marcelo Rebelo de Sousa - André Ventura (21:00, SIC), João Ferreira - Tiago Mayan (TVI24, 22:00) e Vitorino Silva - Ana Gomes (22:45, RTP3).

A SIC transmite o frente a frente de Marisa Matias - André Ventura no dia 07 de janeiro (21:00), e na TVI24, uma hora mais tarde, decorre o debate Ana Gomes - Tiago Mayan. Na RTP3, às 22:45, será a vez de Vitorino Silva debater com Marcelo Rebelo de Sousa.

O debate Ana Gomes - André Ventura decorre em 08 de janeiro, pelas 21:00, na TVI, enquanto o frente a frente Marisa Matias - João Ferreira é emitido a partir das 21:30 na RTP. No mesmo dia, pelas 22:45, será o debate entre Vitorino Silva e Tiago Mayan, na RTP3.

Marcelo Rebelo de Sousa defronta Ana Gomes em 09 de janeiro, na RTP1 (21:00) e Marisa Matias debaterá com Tiago Mayan, na SIC Notícias (22:00), com este primeiro ciclo a encerrar com o frente-a-frente entre Vitorino Silva e João Ferreira, às 22:45, na RTP3.

No dia 12 de janeiro, a RTP transmite um debate com todos os candidatos, às 22:00.

O Porto Canal anunciou, entretanto, já ter agendado mais cinco debates: Vitorino Silva - Marisa Matias (17 de janeiro); Vitorino Silva - André Ventura (dia 18); Vitorino Silva - Marcelo Rebelo Sousa (20 de janeiro); Vitorino Silva - Ana Gomes (dia 21) e Vitorino Silva - Tiago Mayan (22 de janeiro).

A confirmar-se, subirá para 26 o total de frente a frente televisivos, para além do debate com os sete candidatos a Presidente da República.

Lusa

Associação portuguesa distribui sopa a carenciados de Caracas

A "sopa sorriso" é um projeto de origem portuguesa que alimenta os pobres do centro da capital venezuelana, vocacionado para sem-abrigo e idosos que vivem na solidão.

Com a ajuda de voluntários, a Organização Não-Governamental (ONG) luso-venezuelana "Regala una sonrisa" (Dê um sorriso) implementou o programa Anjos Lusitanos, que distribui gratuitamente, uma vez por semana, sopa a carenciados.

O programa, que surgiu há alguns meses, estava inicialmente destinado à comunidade portuguesa, mas tem ganho visibilidade, em San Juan (centro de Caracas), onde aos domingos duas centenas de pessoas esperam pela sopa que tem como ingredientes principais feijões e grãos de vários tipos, lentilhas, ervilhas, acompanhados com plátano (banana tropical) verde e "temperados" com cebolinho, pimentão, cebola e tomates.

"A 'sopa sorriso' é parte do programa Anjos Lusitanos da ONG 'Regala una sonrisa' (RUS), que atende pessoas sem abrigo, lusodescendentes e portugueses em situação de abandono. Também a idosos que vivem em casa e que estão sozinhos", explicou Francisco Soares, presidente de RUS à Agência Lusa.

"Mas, não ajudamos apenas a lusitanos, também venezuelanos e outras pessoas que vivem na rua. Aos domingos fazemos sopa para ajudar a quase 200 pessoas da paróquia de San Juan, aqui em Caracas, no município Libertador. Chegam a comer um pouco de sopa que fazemos com muito amor", disse.

Francisco Soares explicou que muitos dos beneficiários fazem fila desde as 08:00 horas da manhã, apesar de a sopa ser distribuída apenas ao meio-dia, porque será a única refeição do dia.

"São pessoas da comunidade que, no meu caso particular, viram-me crescer. São a comunidade onde trabalho e onde tenho vivido desde há muito tempo", explicou.

Filho de madeirenses e a gerir uma padaria, Francisco Soares insiste que a comunidade lusa tem de ajudar mais, lamentando que a Venezuela ter muitas riquezas naturais, é "doloroso ver como há muita gente a passar fome".

"Que a comunidade lusa se una, não apenas para ajudar os venezuelanos, mas também à própria comunidade que tem muitos idosos em casa, sozinhos, a passar fome. Há muitos filhos de portugueses a viver nas ruas, por distintas situações, como comunidade temos de ajudar-nos uns aos outros", sublinhou.

Por outro lado, a situação na Venezuela "é muito complicada" principalmente na área económica, que se agravou nos últimos meses.

"A pandemia agravou a situação que já tínhamos, mas não é só isso. O dinheiro não rende, há pessoas que não conseguem arranjar dinheiro para comer e só contam com isto aos domingos, e com instituições como a nossa, que dão uma refeição por dia", disse.

A ONG "Regala una sonrisa" surgiu em 2015 e foi registada legalmente em 2016, desde então, uma vez por mês, os seus voluntários, fazem uma jornada à procura de pessoas sem-abrigo, que ainda não foram identificadas, às quais levam alimentos e fazem um exame médico.

Estas pessoas são depois convidadas a passar pela ONG, onde podem tomar banho e têm à disposição um "banco de roupa" doado pela comunidade lusa e venezuelana, e instituições locais.

Em janeiro de 2020, durante uma visita à Venezuela, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, anunciou que a ONG "Regala una sonrisa", contaria com o apoio da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para identificar "muitos idosos (portugueses) que não estão na rua, mas que estão sozinhos em casa, em situações muitas vezes de abandono e até de indigência" e "começar a trabalhar essas situações".

Fonte da ONG disse à Agência Lusa que a implementação do programa Anjos Lusitanos e a atenção a carenciados lusitanos, tem sido possível, em parte, devido a apoio que receberam de Portugal.

Lusa

EUA ultrapassam marca de 20 milhões de casos desde o início da pandemia

Os Estados Unidos arrancam o novo ano a superar a marca dos 20 milhões de casos de infeções por coronavírus identificados desde o início da pandemia, de acordo com os números divulgados hoje pela Universidade Johns Hopkins, adiantou a AFP.

Os EUA, o país mais afetado pela pandemia de covid-19 em todo o mundo em números absolutos, conta já com mais de 346 mil mortes devido à covid-19.

Em número de infeções confirmadas é também líder destacado no mundo, bastante à frente da Índia, onde se contabilizam 10,3 milhões de casos.

Atualmente, mais de 125.300 pessoas estão hospitalizadas devido à covid-19 no país que é também a maior economia mundial, de acordo com os dados do 'Covid Tracking Project', cita a AFP.

Os mais recentes números revelam uma aceleração significativa da pandemia nos EUA, onde foram necessários vários meses para atingir a barreira dos 10 milhões de infetados, o que aconteceu a 09 de novembro, tendo o ritmo de novas infeções disparado em dezembro.

A barreira dos 19 milhões foi ultrapassada no último domingo, um número que representa, por exemplo, a totalidade da população do estado de Nova Iorque.

Os EUA viram-se confrontados com um agravamento da pandemia no outono, sobretudo devido às deslocações de milhões de americanos para as festas familiares do feriado de Ação de Graças, no final de novembro, e as festas de Natal e fim de ano, apesar dos inúmeros apelos para que ficassem em casa.

Os americanos agarram-se agora à esperança de uma rápida imunização da população, com a campanha de vacinação lançada a 14 de dezembro e que já permitiu vacinar cerca de três milhões de pessoas.

O número ficou, ainda assim, longe do objetivo declarado pela administração de Donald Trump de vacinar até ao final de 2020 um total de 20 milhões de pessoas, o que foi criticado pelo presidente eleito Joe Biden, mas que se mantém otimista em relação ao futuro.

"Estou mais otimista do que nunca (...) temos as equipas mais eficazes do mundo", declarou Biden numa entrevista divulgada na quinta-feira, quando faltam poucas semanas para tomar posse, a 20 de janeiro.

Lusa

Cristo redentor recebe 2021 de braços abertos no Brasil

Copacabana fez a contagem decrescente para receber 2021 de braços abertos. Sem festa, sem palco e sem grandes multidões, o Cristo Redentor ocupou o centro do palco brasileiro e desejou "Bom Ano Novo", em várias línguas, no altar do Rio de Janeiro.

As pessoas foram aconselhadas a ficar em casa, mas perto da meia-noite há quem tenha decidido ir brindar ao ano novo na areia da praia. Comparada com os outros anos, Copacabana estava silenciosa devido à situação sanitária.

Os últimos minutos de 2020 testemunharam menos contacto, mais distanciamento e um calçadão vazio, assim como bares e restaurantes. Um Ano Novo fechado ao público, mas aberto à esperança, que ficou retratada nas primeiras fotografias de família de 2021.

Euronews

Natal verde. Portugal bate recorde de produção energética sem carvão

REN informa que no período de Natal o país atingiu 111 horas de produção de eletricidade sem recorrer ao carvão.

Entre 24 e 28 de dezembro Portugal atingiu 111 horas de produção energética sem a contribuição "de qualquer produção térmica clássica", informa a Redes Energéticas Nacionais (REN) em comunicado.

A empresa que gere as autoestradas da energia no país explica o resultado com a "redução de consumos no período do Natal, associada a elevadas disponibilidades eólicas e hídricas."

Neste período "o sistema foi abastecido a partir de produção eólica com 47%, hídrica 19%, importação 17%, fotovoltaica com 2% e os restantes 15% de cogeração e biomassa".

Ainda assim o país importou quase 20% da energia de que precisou. A REN não especifica de onde nem qual a origem, mas a única porta de entrada de energia no país é Espanha, que por sua vez costuma ter uma grande produção eólica.

O anterior recorde era de 88 horas e aconteceu em abril de 2018.

Hugo Neutel / TSF

UNICEF estima que nasceram hoje mais de 370.000 crianças no planeta


A UNICEF estima que hoje nasceram mais de 370.000 crianças em todo o planeta, metade delas em dez países, entre eles a Índia, China e Nigéria, revela a organização de defesa e proteção da infância das Nações Unidas.

Segundo as suas previsões, nasceram 371.504 bebés no primeiro dia de 2021, dos quais 60.000 na índia, cerca de 35.600 na China e mais de 21.400 na Nigéria.

Além destes, 14.161 vieram ao mundo no Paquistão, 12.336 na Indonésia, 12.006 na Etiópia, 10.312 nos Estados Unidos da América, 9.455 no Egito, 9.236 no Bangladesh e 8.640 na República Democrática do Congo.

A organização prevê também que durante 2021 nascerão 140 milhões de crianças, que terão uma esperança média de vida de 84 anos.

"As crianças que nascem hoje chegam a um mundo muito diferente do de há um ano e um ano novo traz novas oportunidades de ser reinventado", declarou a diretora executiva da UNICEF, Henrietta Forre, que também recordou que em 2021 a organização cumprirá 75 anos de vida.

Lusa


Futebolista Omar Elabdellaoui gravemente ferido nos dois olhos em acidente com pirotecnia


O futebolista internacional norueguês Omar Elabdellaoui, do Galatasaray, sofreu ferimentos graves na face e em ambos os olhos num acidente com artefactos pirotécnicos para celebrar o Ano Novo, disse hoje o clube turco.

Segundo o médico Vedat Kaya, Elabdellaoui, antigo jogador de Olympiacos e Manchester City, chegou ao hospital por volta da meia noite de hoje, tendo sido tratado "com um cirurgião plástico e uma equipa de oftalmologistas".

Um dos olhos está mais afetado do que o outro, adiantou o clínico, e mesmo que o futebolista se sinta melhor, é ainda muito cedo para definir quer um regresso ao futebol, quer a possibilidade de consequências permanentes.

Já o presidente do Galatasaray, Mustafa Cengiz, visitou o jogador, assim como o treinador e o capitão, e destacou que, embora Elabdellaoui esteja "bem disposto", é preciso "manter a fé" e esperar "uma ou duas semanas" para perceber melhor o quadro clínico do defesa e extremo de 29 anos.

Segundo a imprensa turca, alguns foguetes comprados para festejar, em casa, a passagem de ano de 2020 para 2021 explodiram nas mãos do internacional norueguês, que agora aguarda para saber se será necessária nova intervenção cirúrgica.

Lusa

Imagem: DN