segunda-feira, 30 de agosto de 2021

PSP detém 12 homens que se barricaram com armas num terraço em Lisboa

Doze homens foram detidos pela PSP, na sexta-feira, em Lisboa, depois de se terem barricado num terraço, munidos de coletes à prova de bala e com várias armas de fogo, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a PSP explicita que os 12 homens, com idades entre os 17 e os 38 anos, foram detidos em flagrante delito no âmbito de uma operação policial que surgiu "depois de uma série de denúncias que davam conta de um grande grupo de indivíduos se ter barricado e posicionado estrategicamente num terraço de um bairro social de Lisboa, munidos de coletes balísticos e com várias armas de fogo na sua posse".

"As denúncias davam ainda conta que esta atitude, por parte dos indivíduos, se devia a confrontos e ameaças por parte de 'rivais' seus relativamente a negócios ilícitos de ambas as partes", lê-se na mesma nota.

A PSP precisou que os homens foram detidos por crimes contra a vida, resistência e coação sobre funcionário, bem como por posse de arma de fogo.

Desta operação resultou ainda a apreensão de 5.434 euros em dinheiro, 228 munições de vários calibres, 12 armas de fogo - das quais duas espingardas e uma automática -, sete telemóveis, três coletes balísticos, cinco carregadores municiados e um silenciador artesanal.

Os detidos, "todos com um amplo historial de crimes violentos, e normalmente direcionados para a esfera patrimonial", foram presentes no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa para primeiro interrogatório judicial e ficaram sujeitos a termo de identidade e residência e alguns com apresentações periódicas às autoridades.

Lusa

De 2 a 4 de setembro: SILVES COMEMORA O DIA DO MUNICÍPIO


As cerimónias oficiais do Dia do Município celebram a conquista da cidade ocorrida a 03 de setembro de 1189, era então D. Sancho I, Rei de Portugal.

A efeméride marca a identidade do território de Silves, assim como a passagem pelas nossas terras de povos muçulmanos e de outras proveniências e credos. Desde então, esta área que se estende da Serra ao Mar, era cobiçada pela sua biodiversidade e multiplicidade cultural.

Esta pluralidade permite-nos hoje, desfrutar de uma incomensurável riqueza patrimonial e histórica, bem como de uma valiosa identidade cultural.

O programa de atividades que assinala 832 anos sobre a conquista da cidade, pretende celebrar essa riqueza, com início no dia 02 e término no dia 04 de setembro.

A homenagem a atletas e a personalidades do concelho, a inauguração de escultura e busto, exposições e concertos, são algumas das iniciativas que marcam a efeméride.

O programa inicia-se pelas 17h00 no dia 02 de setembro, com a inauguração da escultura “Finitor Polaris” no Jardim do Mini Golf, em Armação de Pêra, seguido da homenagem aos atletas medalhados nas freguesias e uniões de freguesia do concelho.

As comemorações do Dia do Município prosseguem no dia seguinte com a inauguração do Busto de “José da Silva Sequeira”, às 09h30, em frente à Junta de Freguesia de Alcantarilha. O reconhecimento e homenagem a Maria Keil surge com a apresentação do livro “Maria Keil,” de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço que ocorre às 18h30 no Largo Conselheiro Magalhães de Barros, junto ao Painel da artista plástica.

No Castelo de Silves, na Torre de Menagem, pelas 21h00, decorrerá a inauguração da Exposição de Fotografia de Sónia Tomé “Rostos e Vozes da Serra: Guardiães do Solo e da Água”, seguida da homenagem a personalidades do concelho. A programação do dia culminará com o concerto de Tiago Bettencourt, pelas 22h30, no mesmo local.

No dia 04 de setembro as comemorações iniciam-se pelas 09h30, com a inauguração da Placa Toponímica da Rua José da Ponte, junto da Sede da Sociedade Filarmónica Silvense em Silves. As cerimónias terminam às 12h00 com a inauguração do Museu do Desporto da União Desportiva Messinense em São Bartolomeu de Messines.

Todas as atividades cumprem com as normas da DGS, pelo que poderão existir constrangimentos no número de participantes nas iniciativas.

PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO MUNICÍPIO
Dia 2 de Setembro - Quinta Feira
17H00 – Inauguração da Escultura “Finitor Polaris”

Jardim do Mini Golf – Armação de Pêra
18H00 às 21H30 – Homenagens desportivas pelas freguesias do concelho
Dia 3 de Setembro – Sexta-feira
09H30 – Inauguração do Busto de “José da Silva Sequeira”

Junto ao edifício da Junta de Freguesia de Alcantarilha
10h00 - 18h00
Aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves
10h00 - 18h00 Entradas gratuitas (todo o dia)
10h00-18h00 Gostas de quizzes? | Público-Alvo: Público em geral e famílias
10h00 – 13h00 / 14h00-18h00 Mega Xadrez | Público-Alvo: Público em geral e famílias
10h30/11h30/15h30/16h00 Visitas guiadas e gratuitas
18H30 – Reconhecimento a Maria Keil com a apresentação do livro “Maria Keil” de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço

Largo Conselheiro Magalhães de Barros, junto ao painel da artista plástica
21H00 – Inauguração da Exposição de Fotografia de Sónia Tomé “Rostos e Vozes da Serra: Guardiães do Solo e da Água”

Torre de Menagem do Castelo de Silves
– Homenagem a Personalidades do Concelho

Castelo de Silves
22H30 – Concerto com Tiago Bettencourt

Castelo de Silves
Dia 4 de Setembro – Sábado
09H30 – Inauguração da Placa Toponímica da Rua José da Ponte

Junto da Sede da Sociedade Filarmónica Silvense - Silves
12h00 – Inauguração do Museu do Desporto da União Desportiva Messinense

Estádio Municipal - São Bartolomeu de Messines
Todas as atividades cumprem a Orientação 28/2020 da DGS - Utilização de equipamentos culturais e eventos.



Marinha Grande | TEATRO STEPHENS: MÚSICA NO INÍCIO DA NOVA TEMPORADA DE PROGRAMAÇÃO

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, dá continuidade à sua programação regular para dar início à temporada 2021/2022 com concertos de Vitorino e Cabrita, nos dias 10 e 18 de setembro, respetivamente.


Em outubro, a Casa da Cultura Teatro Stephens celebra o 7º aniversário da sua reabertura ao público. Para isso, estão agendados espetáculos para todos os gostos e idades, com sugestões de música clássica, concertos para bebés, Dead Como e teatro.

Face às novas condições para realização de espetáculos relativas ao cumprimento de todas as   orientações da Direção Geral da Saúde, recomenda-se espetadores que adquiram os bilhetes antecipadamente e compareçam no Teatro, pelo menos, 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo.

Alertamos que depois de fechar portas já não é permitida a entrada na sala. O uso de máscara é considerado obrigatório. A entrada e saída da sala deve ser feita mediante as orientações dadas pelos colaboradores do Teatro Stephens.
A programação de setembro e outubro da Casa da Cultura Teatro Stephens é a seguinte:

10 de setembro . sexta . 21h30
MÚSICA | VITORINO “Vem Devagarinho para a Minha Beira – Voz e Dois Pianos”
Sinopse |
“Vem Devagarinho para a Minha Beira – Voz e Dois Pianos” teve a sua edição e distribuição a 1 de Maio de 2020 em pleno período COVID 19. São dois pianos nas mãos de dois pianistas de excelência: João Paulo Esteves da Silva e Filipe Raposo. E a voz de Vitorino.
Nos poemas que cada canção evoca há um despir de preconceitos que permitem que se percorram caminhos que vão desde Mozart a Lupicinio, de Carlos Gardel a Vitorino, de Joni Mitchell a João Paulo Esteves da Silva e de José Afonso a Filipe Raposo.
Assente na simbiose do trabalho a três, na escolha criteriosa e exigente dos poemas e dos poetas portugueses e no trabalho de composição único, este projeto tem como resultado um trabalho inédito, elegante, sóbrio e ao mesmo tempo emotivo, capaz de agarrar quem o ouve e vê, do princípio ao fim.
Ficha Artística:
Voz - Vitorino Salomé
Interprete e compositor, 45 anos de uma carreira multifacetada em que as preocupações culturais e sociais prevalecem. Sempre com uma enorme abertura ao intercâmbio artístico, do qual este projeto é mais uma prova. Mais informações, https://www.vitorinosalome.pt/
Piano - Filipe Raposo
Pianista, Compositor e Orquestrador. Filipe Raposo, sobejamente conhecido da comunidade musical e do público, tem colaborações em concerto e em disco com alguns dos principais nomes da música portuguesa: Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fausto, Vitorino, Janita Salomé, Amélia, Muge, Camané Mais informações, https://filiperaposo.com/about/
Piano - João Paulo Esteves da Silva
Pianista de reconhecida mestria, com uma inteligência musical imensa e um enorme talento que abrange a composição, improvisação e interpretação. Ao longo dos anos são inúmeras as colaborações, em concertos e discos, com músicos nacionais e estrangeiros: Carlos Bica, Cláudio Puntin, Jean-Luc Fillon, Peter Epstein, Ricardo Dias, Dennis Gonzalez, Vitorino, Sérgio Godinho, entre outros.

Duração Aprox. 60m

Classificação etária M6

Preço do Bilhete 10€


18 de setembro . sábado . 21h30
MÚSICA |CABRITA
Sinopse |
JOÃO CABRITA é um nome amplamente reconhecido do panorama musical, como músico, compositor ou diretor musical.
Com uma carreira de mais de 30 anos, por entre colaborações em discos e espetáculos com alguns dos maiores nomes da música portuguesa, como Sérgio Godinho, Dead Combo, The Legendary Tigerman, Sitiados, Cais Sodré Funk Connection.
Em 2020 lançou o álbum “CABRITA”, considerado o 6º melhor álbum de 2020 pelos leitores da Blitz  e conta com uma série de convidados ilustres, como Tó Trips (Dead Combo), Sam the Kid, Gui (Xutos & Pontapés) e Selma Uamusse, entre outros.
"Este é um disco onde psicadelismo funk se conjuga com afro beat propulsivo, em que rock’n’roll assombrado faz eco em raízes reggae, em que velhos esqueletos dançam novos westerns e em que o funk latino de um Joe Bataan desagua em ascensão gospel." Mário Lopes in Público
Ficha artística:
João Cabrita - saxofone
André Murraças - saxofone
João Capinha - saxofone
Gonçalo Prazeres – saxofone
Filipe Rocha - bateria
João Rato – teclas e guitarra
Classificação Etária: M6
Duração: Aproxim. 60 minutos
Preço: 5€

1 de outubro . sexta . 21h30
MÚSICA CLÁSSICA| LUSITANUS ENSEMBLE
Sinopse |
O Lusitanus Ensemble pretende criar o seu espaço na Música de Câmara, através da descoberta de uma nova sonoridade, bem como contribuir para o desenvolvimento de nova música nacional com a encomenda de obras a alguns dos mais prestigiados compositores portugueses. A sua formação é baseada em instrumentos cujas “escolas” estão implantadas no nosso país e com fortes provas dadas e excelentes resultados: “os sopros”. Deste Ensemble fazem parte músicos com formação superior, alguns com Mestrados e Doutoramentos, nas mais prestigiadas Escolas e/ou Universidades nacionais e estrangeiras. Tendo o apoio da Direção Geral das Artes, encomendou obras aos prestigiados compositores portugueses: Alexandre Delgado, Anne Victorino d'Almeida, Bernardo Sassetti, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Carlos Marques, Daniel Bernardes e Mariana Vieira. Em 2021, gravará em CD as obras e realizará vários concertos com o tema “MÚSICA DO SÉCULO XXI”. Este projeto terá apoio para a divulgação dos concertos pela Antena2.
Ficha artística:
Adelino Mota - Direção
Flauta: Natália Monteiro e Beatriz Marques
Carla Duarte - Oboé
José Conde e Jorge Ramalho - Clarinete
Hélder Alves e Diana Catarino - Saxofone Alto
Tiago Cordeiro e Filipe Valentim - Saxofone Tenor
Raimundo Semedo - Saxofone Barítono
Rodrigo Correia - Trompa
Marco Barroqueiro e Renata Cardoso - Trompete
André Conde - Trombone
João Aibeo - Tuba
Marco Fernandes - Percussão
Classificação Etária: M6
Duração: Aproxim. 60 minutos
Preço:  5€

16 de outubro  . sábado . 16h00
MÚSICA FAMÍLIAS|
CONCERTO PARA BEBÉS “Um baile de embalos Folk” – Solistas Musicalmente
Sinopse |
Bábabai
Babábabai bailemos
Quando somos bebés, e ainda não nascemos, já bailamos. Bailamos num manto amniótico quentinho, que balança ao sabor da respiração e dos passos de nossa mãe. Depois quando nascemos, das memórias felizes nasce uma necessidade de continuar a bailar. Por isso as nossas mães nos embalam para acalmar e adormecer. E num ápice, os nossos pais descobrem que começamos a dançar assim que ouvimos uma música um pouco mais ritmada. Neste concerto vamos bailar com músicas antigas do tempo intra-uterino, mas também com novos sons que apelam a outras danças.
Biabába
Bailemos
Ficha artística:
Alberto Roque – saxofone barítono
José Lopes – saxofones alto e soprano
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção
Produção - Musicalmente
Fotografia – Joaquim Dâmaso
Classificação Etária: Para todos os públicos
Duração: 45 minutos
Preço:  7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)

24 de outubro . domingo . 17h00
MÚSICA | 7º ANIVERSÁRIO DA REABERTURA DO TEATRO STEPHENS AO PÚBLICO
DEAD COMBO “TOUR FIM 2019-2021”
Sinopse |
2021 não será um ano qualquer para os DEAD COMBO, é o ano em que acabam. Acabam, mas acabam em grande. 
Não é um final triste, porque há muita coisa para ser celebrada. De uma forma concreta, acabam como começaram: os dois. Voltam aos palcos para uma última tour, num passeio pela história de uma carreira com mais de 18 anos, seis álbuns de originais (10 discos no total), e várias centenas de concertos por Portugal e pelo estrangeiro. 
A Tour Fim que, marcará o final da história dos DEAD COMBO, começou no final de 2019 e estender-se-á até final do ano de 2021.
Links úteis:
Ficha Artística:
Tó Trips – Guitarras
Pedro Gonçalves – Guitarras, Contrabaixo, Melódica
Classificação Etária: M6
Duração: Aproxim. 60 minutos
Preço: 10€

30 de outubro . sábado . 21h30
TEATRO | DESUMANIZAÇÃO c/ ARTIMAGEM a partir do romance de Válter Hugo Mãe
Sinopse |
“Desumanização” é uma versão cénica do romance “A Desumanização”, do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe, prémio literário José Saramago, numa dramaturgia de José Pedro Pereira, com direcção e encenação de José Leitão, fundador e director da companhia. Esta é uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”. “Desumanização” é Gelo, Terra e Fogo; é o “corpo interior da Islândia”. Esta obra é, segundo o autor, um autêntico cântico de amor à Islândia. A encenação, tal como a obra, vai à Islândia buscar referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes e numa visão artística que confronta os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e imaginário.
Ficha Artística e Técnica:
Texto Valter Hugo Mãe
Dramaturgia José Pedro Pereira Direção e Encenação José Leitão
Assistência de Encenação e Interpretação Daniela Pêgo
Música André Barros
Figurino Cláudia Ribeiro
Desenho de Luz e Sonoplastia André Rabaça
Espaço Cénico José Leitão e José Lopes
Direção de Produção Sofia Leal
Fotografia Nuno Ribeiro
Ilustração do Cartaz Rita Castro
Designer Gráfico Tiago Dias
Classificação Etária: 14
Duração Aproximada: 70 minutos
Preço: 5€

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Manteigas | Entrega da antiga Escola de Vale de Amoreira

Na passada sexta-feira, dia 27 de agosto, num ato bastante simples, o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, procedeu à entrega das chaves da antiga Escola Primária de Vale de Amoreira ao Presidente da Junta de Freguesia, Nuno Gonçalves, após a conclusão das obras de requalificação.
O edifício remodelado pela câmara municipal é composto por duas alas distintas. Numa das alas funcionarão dois espaços de animação e bem-estar social, equipada com mobiliário e equipamentos, incluindo, multimédia. A outra ala terá um caráter mais administrativo, com a instalação da Sede da Junta de Freguesia de Vale de Amoreira, bem como um salão polivalente para eventos culturais, sociais e administrativos.
A gestão dos espaços ficará a cargo da Junta de Freguesia de Vale de Amoreira, conforme estipulado no Auto de Entrega assinado no ato por ambos os presidentes.






Três pessoas morrem num assalto a bancos em cidade do interior do Brasil

Três pessoas morreram durante um ataque violento a agências bancárias executado por assaltantes fortemente armados na madrugada de hoje na cidade brasileira de Araçatuba, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

As autoridades confirmaram que a ação dos assaltantes em Araçatuba, uma cidade na região noroeste do estado de São Paulo com cerca de 200 mil habitantes, durou algumas horas, envolveu reféns, tiroteios, explosivos, uso de um drone e grande violência perpetrada pelos criminosos na hora da fuga.

Segundo os 'media' locais, dois moradores e um assaltante foram mortos. Outros dois suspeitos de envolvimento nos crimes acabaram presos. Há ainda informação de que quatro homens estão feridos e foram levados para tratamento médico.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte da ação dos assaltantes que espalharam o terror na cidade do interior de São Paulo e aparecem a usar reféns como barreira humana e presos nos tejadilhos de carros na hora da fuga.

Transeuntes e automobilistas foram abordados pelos assaltantes e acabaram por ser usados como reféns para manter a polícia distante.

O prefeito de Araçatuba, Dilares Borges, disse em entrevista á rádio CBN que "foi uma noite de terror" e confirmou as três vítimas mortais, que ainda não foram identificadas.

"Em poucas horas devemos ter resultados positivos com a prisão de parte dessa quadrilha", frisou o prefeito de Araçatuba, que suspendeu as aulas na cidade e pediu que a população ficasse em casa.

Ações semelhantes a esta têm sido perpetradas nos últimos anos em várias cidades do interior do Brasil por grupos fortemente armados e organizados que semeiam o terror para a realização de roubos.

Lusa

Rúben Semedo detido na Grécia por suspeitas de violação de menor

Uma jovem menor acusa o jogador português de a ter violado depois de terem estado num bar.

Rúben Semedo foi detido na Grécia, por suspeita de violação de uma rapariga de 17 anos, e vai ser ouvido em tribunal esta segunda-feira. Uma notícia avançada pela imprensa grega, e já confirmada pela TSF, junto de fonte próxima do jogador.

A imprensa na Grécia já avançava no domingo que uma jovem tinha apresentado queixa contra um jogador de um grande clube grego, sem que se soubesse o nome, mas esta segunda-feira ficou a saber-se que se trata de Rúben Semedo.

A menor acusa o jogador português de a ter violado depois de terem estado num bar. Alguma imprensa grega fala que a jovem em causa era namorada do internacional português.

Rúben Semedo foi detido em casa. Um processo que certamente vai fazer cair as negociações para uma possível transferência ainda neste mercado de verão.

O defesa central estava a ser associado ao Wolverhampton, treinado por Bruno Lage.

Este é o segundo caso polémico envolvendo o internacional português, de 27 anos. Rúben Semedo esteve preso em Espanha em 2018, na altura acusado de sequestro, ameaças e agressões.

Miguel Jorge Fernandes / TSF

Papa diz que um enfermeiro lhe salvou a vida na sequência da cirurgia ao colón

O Papa Francisco revelou, sobre a sua recente cirurgia ao cólon, que um enfermeiro lhe salvou a sua vida e que esta foi a segunda vez que tal aconteceu.

Num excerto de uma entrevista à rádio espanhola COPE, que será divulgada na quarta-feira na íntegra, Francisco contou: “um enfermeiro salvou a minha vida, um homem com muita experiência. É a segunda vez na minha vida que um enfermeiro salva a minha vida. A primeira foi no ano de 57”.

A primeira vez foi uma freira italiana que, contrariando os médicos, mudou a medicação que deviam dar ao futuro Papa, então um jovem seminarista, para curá-lo de uma pneumonia.

Segundo a rádio, na entrevista são também abordadas especulações sobre a sua saúde e até mesmo uma possível renúncia - um boato publicado por um jornal ultraconservador italiano - e ao qual o papa respondeu: “Quando um Papa está doente, sopra uma brisa ou um furacão de conclave".

Francisco foi submetido a uma cirurgia no dia 04 de julho devido a uma "estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante", na qual foi retirada parte do cólon.

Em atos recentes, Francisco apareceu totalmente recuperado, embora numa audiência com legisladores católicos tenha começado o seu discurso a desculpar-se por não poder falar de pé porque ainda estava “no período pós-operatório”.

Lusa

Imagem: CM

Porto Santo acolhe campeonato do mundo de fotografia e vídeo subaquático

O Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático, que decorre no Porto Santo em setembro, conta com a participação de 130 atletas de 22 países, e envolve a realização de 700 mergulhos, indicou hoje o Governo da Madeira.

“É a primeira vez que o campeonato se realiza em Portugal, e a escolha do Porto Santo fica a dever-se ao empenho do executivo madeirense e da Associação de Natação, que querem catapultar a Madeira para um nicho de mercado cada vez mais influente na área do turismo e desenvolvimento da economia azul”, refere a Secretaria do Mar e Pescas, em comunicado.

O campeonato decorre entre 4 e 9 de setembro.

O Governo Regional apoia este evento com cerca de 60 mil euros do Orçamento da região, por entender que este campeonato do mundo irá proporcionar uma grande promoção da Madeira e do Porto Santo numa área que tem cada vez mais adeptos, como é o mergulho subaquático”, refere o secretário da tutela, Teófilo Cunha, citado no comunicado.

Para o efeito, o executivo regional (PSD/CDS-PP) estabeleceu um protocolo de cooperação com a Associação de Natação da Madeira.

O comunicado cita também o presidente desta associação, Avelino Silva, que sublinha que o campeonato de Fotografia e Vídeo Subaquático constitui um “excelente veículo” para promover a região no exterior, vincando que a escolha do Porto Santo ficou a dever-se à “qualidade das águas e das reservas” ao dispor.

A Secretaria de Mar e Pescas indica que, além da prova oficial, o evento reserva espaço para atividades destinadas à população mais jovem do Porto Santo, ‘workshops’, literacia dos oceanos e batismos de mergulho.

Lusa

OMS admite que morram mais de 200 mil pessoas na Europa até dezembro

A Organização Mundial de Saúde relacionou hoje o aumento "muito preocupante" de novos contágios pelo SARS-CoV-2 nas últimas semanas na Europa com baixas taxas de vacinação, admitindo que 236 mil pessoas possam morrer com covid-19 até dezembro.

O diretor regional para a Europa da OMS, Hans Kluge, afirmou hoje em conferência de imprensa que "o número de mortes na região aumentou 11% na semana passada, com uma projeção credível a prever 236.000 mortes na Europa até dezembro".

O aumento da incidência de novos casos está também relacionado com uma maior presença da variante Delta, mais contagiosa, o alívio de medidas de restrição de movimentos dos cidadãos e o aumento das viagens, considera a OMS.

"Devemos ser firmes e manter as várias linhas de proteção, incluindo a vacinação e as máscaras. As vacinas são o caminho para reabrir as sociedades e estabilizar as economias", defendeu Hans Kluge.

O responsável regional da OMS observou que dos 53 países da região europeia, 33 tiveram um aumento de 10% na incidência de casos de infeção nos últimos 14 dias e em vários há um aumento de internamentos e mortes.

Quase metade da população da região europeia da OMS tem vacinação completa, mas nas últimas seis semanas houve um abrandamento do processo, quer por falta de acesso a vacinas quer por resistência dos cidadãos, referiu.

"É claramente necessário aumentar a vacinação, partilhar doses e melhorar o acesso às vacinas nos estados para a população poder ter vacinação completa, defendeu.

A OMS reiterou o apelo aos governos europeus para que abram as escolas e vigore o ensino presencial no ano letivo 2021-2022.

Para a OMS, professores e pessoal não docente devem vacinar-se, bem como alunos com mais de 12 anos que tenham alguma doença ou condição que os coloque num grupo especialmente vulnerável caso contraiam covid-19.

Lusa

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam em agosto

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em agosto, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de confiança dos consumidores recuperou em agosto da diminuição observada no mês anterior, após os aumentos verificados nos últimos quatro meses, para os -11,9 pontos.

Já o indicador de clima económico aumentou em agosto, para os 2,0 pontos, depois de ter interrompido no mês anterior o perfil ascendente observado entre março e junho.

"Os indicadores de confiança aumentaram em agosto na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços, sobretudo no primeiro caso, enquanto o indicador de confiança na indústria transformadora diminuiu nos últimos dois meses", refere o INE.

Os indicadores de confiança dos consumidores e setoriais situam-se acima dos níveis observados no início da pandemia (março de 2020), sinaliza o instituto.

Lusa

Número 1 da lista de Santana Lopes acusado de furto qualificado

O Ministério Público (MP) acusou Paulo Mariano em fevereiro de se ter apropriado do recheio de um edifício que comprou em 2017.

Paulo Mariano é candidato a presidir a Assembleia Municipal da Figueira da Foz pelo movimento independente "Figueira a Primeira", liderado por Santana Lopes. E, segundo o Público, é acusado pelo MP de se ter apropriado do recheio de um edifício que comprou em 2017 mas que se encontrava arrendado a uma empresa de transformação de plásticos.

De acordo com a acusação, o empresário, de 58 anos, conhecido a nível local pelos negócios no setor portuário, dos transportes rodoviários de mercadorias, terá ligado no dia 30 de dezembro de 2017 ao gerente da empresa que tinha arrendado o espaço a informar que esta devia de sair "imediatamente" do local porque a escritura de compra tinha sido "realizada livre de pessoa e bens".

Todavia, devido ao imenso material nas instalações, foi informado que o prazo de 45 dias estabelecido no contrato de arrendamento seria insuficiente para desocupar o edifício. Assim, foram agendadas duas reuniões — a primeira a 2 de janeiro — para estabelecer novas datas limite, tendo ficado acordado que até 15 de janeiro de 2018 os materiais tinham de ser retirados. Mas Paulo Mariano mandou trocar as chaves de todas as portas de acesso e "levou matéria-primeira para um local da sua propriedade" logo no dia 2.

Ao Público, o empresário escusou comentar essa "badalhoquice", mas frisou que "quem não deve, não teve". Já Santana Lopes disse só ter tomado conhecimento do assunto nos últimos dias, pelo que "terá de analisar" os contornos da situação.

Madremedia

RUI MASSENA EM CONCERTO NA COVILHÃ


Rui Massena apresenta o seu talento ao piano em concerto na Covilhã, no próximo sábado, dia 04 de setembro, às 21H30, no Largo do Calvário. "Piano Solo" é um espetáculo integrado no programa CIMfonia, que inclui a realização de concertos e eventos nos municípios da área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE). O CIMfonia tem como objetivo promover a itinerância cultural no território, dando continuidade à iniciativa “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”.

Devido à atual situação pandémica e no cumprimento das medidas impostas pelas autoridades de saúde, o concerto de Rui Massena tem lotação limitada e a elevada procura que o espetáculo suscitou aquando da sua divulgação levou a que os bilhetes esgotassem em poucas horas.

A Câmara Municipal da Covilhã agradece a participação de tod@s e apela a quem conseguiu reservar bilhete, caso não possam estar presentes, que cancelem a reserva, dando a oportunidade a outros interessados de assistir ao espetáculo.

O evento cumprirá todas as regras estabelecidas pela DGS. O uso de máscara é obrigatório.

Rui Massena – Piano Solo
Os maestros são figuras fascinantes, quase sempre excêntricas, tocadas pelo génio. É certamente esse o caso de Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional que ajudou a transformar Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura num estrondoso caso de sucesso. Assim aconteceu também com a Orquestra Clássica da Madeira onde foi maestro e diretor artístico durante 12 anos. Fora de portas, entre muitos concertos em numerosos países destaca-se o facto de ter sido maestro convidado principal da Orquestra Sinfónica de Roma entre 2007 e 2009 e a proeza de ter sido o primeiro Maestro Português a dirigir na mítica sala Carnegie Hall em Nova Iorque. Dois exemplos da sua capacidade de extravasar as nossas fronteiras. Por cá, embarcou de corpo e alma na aventura Expensive Soul Symphonic Experience, um espetáculo em que uma orquestra clássica encontrou espaço ao lado do moderno hip hop dos nortenhos Expensive Soul e que rendeu um DVD de sucesso (o mais vendido em Portugal em 2012).




Depois de se ter durante anos afirmado como maestro e diretor de orquestra, Massena tem vindo a construir uma sólida carreira como compositor e pianista.

A sua vasta experiência musical, que se traduz na edição de três álbuns e um EP– Solo (2015), Ensemble (2016), III (2018) e 20 PERCEPTION (2021), estes dois últimos editados pela Deutsche Grammophone – e concertos nas mais prestigiadas salas dentro e fora de portas, dá-lhe uma bagagem invejável e singular, que se traduz num fascinante universo de melodias.

A sua música está hoje presente nalgumas das mais importantes playlists mundiais da corrente Modern Classic e o seu nome é referido entre os expoentes de um género que agrega cada vez mais seguidores em todo o mundo.

Em 2021, para assinalar o Dia Mundial do Piano, Rui Massena foi um dos artistas escolhidos pela Deutsche Grammophon para integrar um concerto especial fazendo parte de uma verdadeira seleção estelar dos maiores pianistas que o presente tem para oferecer à história, figurando o seu nome ao lado de referências contemporâneas do instrumento como Lang Lang, Maria João Pires ou Joep Beving.

A Covilhã vai agora conhecer um espetáculo de grande qualidade, com extremo cuidado técnico, quer ao nível do som operado por João Paulo Nogueira, quer no plano da iluminação da responsabilidade da Tela Negra.

Em palco, Rui Massena aborda o seu reportório de forma intimista, através de uma seleção pessoal de temas dos seus quatro discos editados, abrindo também a porta à apresentação de novas canções.

CONFITEOR

 


  • Plinio Corrêa de Oliveira

O “Legionário”, 26 de setembro de 1937, Nº 263.

O livro de Paulo Setúbal é muito mais do que o histórico de uma alma ou até mesmo de uma geração. Ele é a própria história viva e empolgante do drama espiritual do Brasil contemporâneo. Todos aqueles que têm qualquer parcela de responsabilidade pelos destinos do Brasil, pais de família, professores, sociólogos, estadistas, deveriam ler a extraordinária experiência íntima de Paulo Setúbal. Através de suas páginas de sangue, não é apenas um homem que chora e que sofre.

“Confiteor” é o grito lancinante de gerações inteiras que foram desviadas de Deus: o grito não apenas da geração de Paulo Setúbal, mas de todas as outras que se lhe tem seguido até aqui, e ainda de algumas outras que virão.

Não pertenço à geração de Paulo Setúbal. Mas a tal ponto é verdade que seu livro é o drama de todos os brasileiros deste século que, ao ler o “Confiteor”, tive a impressão de ser ele um mosaico em que se engastavam pedacinhos de meu próprio passado, de permeio com episódios e impressões que companheiros do meu tempo me contaram em confidência, ou que neles espreitei furtivamente, nos rápidos instantes em que as almas, distraidamente, se abrem. Entre a geração de Paulo Setúbal, a minha e as que se lhe seguiram, há mais do que simples analogias, há identidades profundas no sentir e no pensar. A bem dizer, a diferença foi só uma, mas esta formidável, essencial, básica: o movimento mariano que proporciona aos moços de hoje o ambiente salvador que a Paulo Setúbal e aos do seu tempo faltou inteiramente. Uma diferença, pois, que é uma atenuante para ele e uma agravante para nós.

*   *   *

Plinio Corrêa de Oliveira na época em que era diretor do “Legionário”

“Confiteor” é o grito lancinante de gerações inteiras que foram desviadas de Deus. Em substância, o drama de Paulo Setúbal foi o de uma alma que perdeu a pureza e mais tarde perdeu a Fé, que se esquivou sistematicamente aos chamamentos divinos que eram para ele a moléstia e a vocação sacerdotal, e que, no ocaso prematuro de sua vida, se voltou para Deus em um magnífico gesto de contrição, que encheu de nobreza, de esplendor e de santidade os últimos meses de sua existência terrena.

Mas este drama é de tal maneira vivido, de tal maneira sentido, de tal maneira narrado, que o eleva às culminâncias de uma das mais belas obras do gênero em nossa literatura contemporânea. Maior, por exemplo, do que o comovedor e deslumbrante prefácio de Antero de Figueiredo no “Último Olhar de Jesus”.

Paulo Setúbal foi um dos corações mais genuinamente brasileiros que jamais tenham pulsado em nossa terra. E por isto, tudo o que ele nos conta de si se aplica, com variantes, a cada um de nós.

Criança ainda, sua alma era um fino vaso de cristal, que continha as flores dos mais delicados sentimentos. A Fé, a pureza, o amor filial, a simplicidade, tinham em sua alma aquele delicado e alvo esplendor de meiguice, que é a nota distintiva inefável, suavidade do culto piedoso ao Salvador, pela doçura incomparável do amor de sua mãe, o coração de Paulo Setúbal foi na infância aquele “coeur d´un homme vierge” [coração de um homem virgem] que ele mesmo compara a um vaso de insondável profundidade. E o vaso estava cheio até os bordos dos mais puros e preciosos perfumes.

Mas é só do coração de Paulo Setúbal que se poderia dizer tudo isto? Qual o brasileiro batizado que não guarda, da manhã de sua vida, impressões análogas?

Veio depois a hora da tentação. O primeiro assalto foi o da impureza. O respeito humano, as solicitações instantes de nosso meio social corrupto, o exemplo escandaloso de toda a sua geração, montaram o assalto ao “coeur d´un homme vierge”, ao coração profundo como um vaso profundo, e cheio até os bordos, de inebriantes perfumes. E o vaso trincou-se. Mais tarde, a brecha se tornaria mais larga, até que o vaso se partisse em cacos.

Trincou-se por quê? A mãe, uma santa. O professor, outro santo. O colégio, autenticamente católico. Por que, então, trincou-se o vaso?

Porque a formação religiosa não fora tão profunda, nem tão completa, nem tão perfeita, quanto seria mister. E quando o assalto do mundo, do demônio e da carne investiu sua alma, ele baqueou. Baqueou porque era forte demais para ela o exemplo unânime dos colegas, o escárnio dos irmãos, a atração da concupiscência.

Para resistir, teria sido necessária instrução religiosa, formação espiritual ou ao menos amigos bons.

E Paulo Setúbal só encontrou tudo isto pela metade da parte de todos, excetuada talvez sua Mãe. Mire qualquer brasileiro este quadro, e diga, caso ele não tenha a graça de ser virgem, se esta história é só de Paulo Setúbal, ou se não é também a sua.

*   *   *

Paulo Setúbal com o fardão
da Academia Brasileira de Letras 

Alargou a brecha a impiedade. Por falta de instrução religiosa, por injunções do ambiente, pelo sarcasmo dos amigos maus e pela ausência dos amigos bons, Paulo perdeu a Fé. Porém perdeu-a também, e cumpre não esquecê-lo, porque na sua alma não habitava mais a pureza que agrada ao Cordeiro de Deus.

Mas perdeu Paulo realmente a Fé? Ele o afirma, e eu o creio. Mas ele perdeu a Fé como a perdem os brasileiros em geral: isto é, muito menos pelo fato de inteligência mal informada no ver a verdade, do que pela recusa da vontade em praticar o bem.

E por isto este rapaz incréu, afogado na sensualidade que dele fizera uma alma gananciosa, sensual e frívola, tinha súbitos movimentos para Deus. Quando entrou para a Ordem Terceira do Carmo, e quando sentiu vocação para o Sacerdócio, que objeções lhe fez sua inteligência de incrédulo? Nenhuma. Porque, no fundo, não tinha nenhuma a fazer. Incrédulo, ele o era. Mas muito mais porque não queria crer, do que porque realmente não cresse.

Paulo Setúbal quis ser Padre! Quem haveria de o supor, lendo há 6 ou 8 anos atrás as suas obras! Mas abra-se tanto e tanto coração que por aí anda soberbo e endurecido. E diga-se depois se também ele não teve horas em que a graça de Deus o visitou no fundo do abismo, como visitou o filho pródigo quando mais duro ia o seu exílio. Aí, como no mais, o drama de Paulo Setúbal é o arquétipo do drama espiritual contemporâneo.

*   *   *

Paulo Setúbal no dia de seu casamento
com Francisca de Sousa Aranha

Finalmente, quando sua vida declinava para o ocaso, Paulo Setúbal se converteu. Sua conversão foi profunda e sua contrição amarga.

Com que carinho de filho Paulo Setúbal se refere ao Bom Pastor que encontrou na tarde de sua vida! Quanto daria eu para saber que longas horas de conversação teve Paulo com Cristo, para poder amá-Lo com tão extremosa adoração!

É preciso ler o que Paulo escreveu de Cristo, para se avaliar a doçura do que Cristo disse a Paulo nessas longas horas de intimidade.

Mas o amor de Paulo não ficou aí. Ele se expandiu no apostolado, e a obra que ele produziu foi esse extraordinário “Confiteor”, ardente apologia da Fé e da Pureza que ele lança, do fundo da sepultura mas também do alto da glória dos justos, à mocidade de sua terra.

Com que humildade autêntica ele o fez! Com que pesar sincero! Com que amor radioso ao Coração de Jesus!

Todas as pessoas a quem a idade e outras circunstâncias permitem leituras realistas, deveriam ler “Confiteor”. Ele é um presente de Paulo Setúbal, moribundo, a todos os brasileiros, mas especialmente às almas virginais ou contritas, que vivem sob o manto da Virgem das virgens, para que amemos ainda mais o bem que praticamos, ou choremos mais o mal que fizemos.

*   *   *

É curioso, mas eu, que nunca vi Paulo Setúbal, fiquei com saudades dele ao terminar a leitura de seu livro. Saudades dele e simpatia para com as figuras privilegiadas em cujo convívio ele introduz o leitor: sua santa mãe, seu professor, sua esposa, sua admirável filhinha [Teresinha, que morreu em odor de santidade — Vide Catolicismo, Nº 844, abril/2021].

É a todos eles, à memória dos que foram e à virtude dos que ficaram, que dedico este artigo. É uma homenagem sem o valor literário de outras, mas entusiástica, sincera e comovida como poucas.

ABIM

Conselho da Europa lembra “obrigações” de Estados-membros em termos de acolhimento

O Conselho da Europa lembrou hoje aos seus 47 Estados-membros as "obrigações" em termos de acolhimento das pessoas que fogem do Afeganistão, sublinhando a "capacidade individual e coletiva" de garantir a sua proteção.

"Os Estados-membros devem comprometer-se formalmente a gerir a chegada de pessoas que fogem da terrível situação no Afeganistão, em conformidade com as suas obrigações em matéria de direitos humanos", considerou, numa declaração pública, a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatovic.

"A chegada de afegãos reivindicando proteção pode constituir um desafio, mas deve ser tratada de acordo com os princípios dos direitos humanos existentes e não como uma oportunidade para minar ainda mais o sistema de proteção na Europa", adiantou.

Mijatovic pediu aos Estados para tomarem três medidas: acelerar e estender os preparativos para a chegada de requerentes de asilo, garantir que a luta contra a imigração ilegal não é feita em detrimento dos direitos humanos e acabar com os envios de migrantes para o Afeganistão.

"Os Estados-membros do Conselho da Europa, muitos dos quais têm estado ativos no Afeganistão nos últimos 20 anos, não têm apenas o imperativo moral e legal de acolher os afegãos em busca de proteção, mas também a capacidade de o fazer", assinalou Dunja Mijatovic, considerando que "decisões que desrespeitem os direitos humanos, longe de ser inevitáveis, serão, portanto, o resultado de falta de coragem política".

Desde que os talibãs entraram em Cabul e tomaram o palácio presidencial no passado dia 15, milhares de afegãos concentraram-se junto ao aeroporto internacional para tentar abandonar o país.

Segundo os últimos números, cerca de 114.000 pessoas foram retiradas de Cabul desde então em cerca de 2.900 em voos militares ou da coligação internacional.

Estação da CP na Curia será alvo de beneficiação

A Infraestruturas de Portugal vai iniciar, no próximo mês de setembro, uma intervenção na Estação da CP na Curia, designadamente nas áreas exteriores envolventes ao edifício, com o objetivo de dar uma outra imagem àquela Estação.

A intervenção vai incidir, sobretudo na requalificação dos elevadores, na escadaria, na passagem superior e nas zonas de espera, com a renovação do mobiliário urbano e centrando as zonas de espera. Por uma questão de eficiência energética, a iluminação externa da Estação vai ser também substituída, com a aplicação de led´s.

O apeadeiro de Aguim já sofreu, recentemente, também trabalhos de manutenção e beneficiação. Entretanto, a IP está a elaborar um projecto idêntico para o apeadeiro do Paraimo – Sangalhos, cuja intervenção deverá acontecer no próximo mês de janeiro.

De sublinhar ainda que o executivo municipal de Anadia está a estabelecer, uma vez mais, contactos com a administração da Infraestruturas de Portugal para que se ative novamente a paragem de outros comboios na Curia, nomeadamente de longo curso, à semelhança do que acontecia anteriormente. Esta reivindicação justifica-se pela necessidade de ter como alternativa aos transportes ligeiros a resposta de transportes públicos para o concelho, designadamente para a Estação da Curia, voltando assim a melhorar o serviço para esta Estância Termal.