domingo, 22 de maio de 2022

Rafael Leão considerado melhor jogador do campeonato italiano

Avançado luso terminou temporada com 11 golos e 10 assistências.
O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o AC Milan, a sua equipa, se sagrou campeã italiana 11 anos depois.
Em comunicado, a Liga informou da atribuição do troféu de melhor jogador, após o jogo da última jornada com o Sassuolo, ao avançado português, que fechou a época com 11 golos e 10 assistências.
Rafael Leão, de 22 anos, conquistou o seu primeiro título no futebol sénior na terceira temporada no emblema italiano, e terminou a época como melhor marcador dos milaneses, a par do francês Oliver Giroud.
Da parte da Liga, o dirigente Luigi De Siervo enalteceu as características de Leão, "um símbolo do AC Milan campeão" e um futebolista "imprevisível, na força atlética e velocidade, que o tornam um jogador de topo".
A Liga nomeou ainda Maignan (AC Milan) como melhor guarda-redes da época 2021/22, Stefano Pioli (AC Milan) o treinador e Brozovic (Inter) o melhor médio.

RR/Lusa

Coimbra regista enchente das antigas com o regresso do cortejo da Queima das Fitas

Uma imensa multidão, com milhares de pessoas, encheu hoje o percurso da Queima das Fitas de Coimbra, no regresso do cortejo à cidade, com 78 carros alegóricos, após dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19.
Com o tempo ameno, sem chuva, o desfile iniciou-se pouco antes das 15:00 no Largo D. Dinis, na Alta da cidade, junto ao polo I da Universidade de Coimbra, com a bandeira da mais antiga associação estudantil do país a abrir, logo seguido do Grupo de Gaiteiros da Rainha Santa e de muitos antigos estudantes.
“Venho aqui encontrar amigos e relembrar o passado, os bons tempos da Queima da Fitas e as festas estudantis”, disse à agência Lusa o médico intensivista Ricardo Freitas, um dos antigos estudantes que incorporou o desfile e que assinalou 26 anos do curso de Medicina.
O primeiro carro alegórico a desfilar pertencia ao curso de Medicina Dentária, que denunciou a falta de cadeiras para a formação dos estudantes, com uma réplica daquele instrumento de trabalho com o título “Fora de serviço”.
No meio da multidão, o presidente da Câmara, José Manuel Silva, tenta passar despercebido, mas "apanhado" pelos jornalistas salienta que “já não era sem tempo” a cidade viver uma festa como a Queima das Fitas com as pessoas sem máscara, como no cenário pré-pandemia.
“O vírus deixou se ser pandémico e tornou-se endémico, pelo temos de fazer essa transição e não vale apena andar com restrições”, disse o autarca, médico formado na Universidade de Coimbra.
Para José Manuel Silva, o “maior erro” do país foi manter a máscara a partir de setembro, quando a população tinha adquirido imunidade de grupo em resultado da alta taxa de vacinação.
O autarca apelou ao Governo para que não entregue “a medicina a matemáticos, nem a burocratas, mas sim a quem percebe de imunologia, para que a população possa voltar a ter uma vida normal”.
Após a covid-19, esta festa é a loucura, que está a ser vivida com muita intensidade”, disse à agência Lusa a finalista de medicina Maria Rodrigues, de São Miguel, nos Açores, uma das raras pessoas que usou máscara no desfile.
Segundo a estudante açoriana, “há que ter algum sentido de responsabilidade, enquanto futura médica”.
Maria Maio e Mariana Neto terminaram o ano passado o curso de Relações Internacionais, na Faculdade de Economia, mas como não houve cortejo incorporaram-se este ano para sentir as emoções do desfile dos finalistas.
“Perdi dois anos de cortejo e como este ano voltou tudo ao normal quis viver esta experiência e posso dizer que não há nada como isto”, disse Maria Maio, de 21 anos, da Póvoa do Varzim.
A amiga Mariana Neto, de Pombal, que terminou a licenciatura em 2021, mas que antes esteve um ano a estudar em Bordéus, salientou que “é difícil explicar a Queima das Fitas aos estrangeiros”.
“Não dá para explicar por palavras”, sublinhou.
O cortejo serviu também para o curso de Farmácia lembrar o ex-presidente da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva, falecido a 13 de março num acidente de viação, e denunciar o consideram ser “as cunhas no setor”.
Com o desenho de uma balança desequilibrada, em que o prato da cunha era mais pesado do que o mérito, o carro de Ciências Farmacêuticas alertou para o compadrio na hora de os licenciados entrarem no mercado de trabalho.
“Há muitas cunhas na nossa área, sobretudo na indústria farmacêutica”, denunciou Mariana Fonseca, finalista de Ciências Farmacêuticas, de 23 anos, de Lamego, que considerou “muito bom” o regresso dos festejos depois de “dois anos absolutamente sem nada”.
Mesmo sem carro alegórico para se juntar, Kristie Pereira, de 24 anos, finalista do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, incorporou o desfile que disse “estar muito melhor”, do que noutros anos.
“Não há tanto álcool, nem tantas latas de cerveja espalhadas pelas ruas, o que diminui a poluição, e dá para nos divertirmos na mesma”, enfatizou a jovem de Miranda do Corvo.
À medida que o cortejo foi avançando, os banhos de cerveja também foram aumentando, bem como a embriaguez de alguns estudantes, numa festa que costuma ser marcada pelo exagerado consumo de cerveja, que este ano foi limitada a 1.000 latas por carro alegórico, para evitar os banhos de cevada fermentada, embora com um sucesso relativo.
O cortejo da Queima das Fitas deste ano não passou pelo coração da Baixa da cidade de Coimbra, com os carros a seguirem pela Rua da Sofia e avenida Fernão Magalhães, deixando de cumprir o percurso desde a praça 8 de maio até ao largo da Portagem, numa decisão relacionada com questões de segurança.

MARINHA GRANDE RECEBE FESTAS DA CIDADE DE 3 A 5 DE JUNHO

A Marinha Grande recebe as Festas da Cidade 2022, de 3 a 5 de junho, no Parque da Cerca, apresentando uma programação ainda mais diversificada, com novidades no recinto do evento, que vai ter como tema o “Ano Internacional do Vidro” e uma maior componente de sensibilização ambiental.

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, em que as Festas da Cidade 2019 registaram uma afluência de cerca de 110 mil pessoas, o Município da Marinha Grande estima aumentar o público visitante, numa edição mais exigente.

Mariza, Diogo Piçarra, Wet Bed Gang e Cuca Roseta, são alguns dos artistas que fazem parte da programação, que vai integrar também grupos locais, atividades radicais e animação infantil comemorativa do Dia Mundial da Criança, a decorrer em dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens) e no recinto do Parque da Cerca.

A vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, espera que “a edição deste ano das Festas da Cidade seja ainda mais visitada pelo público, que tanto anseia retomar a sua participação nas atividades culturais e de lazer, após o tempo de interregno devido à pandemia”. Para isso, “o Município está a organizar um evento com uma maior aposta na animação, na segurança, no conforto dos visitantes e, sobretudo, na sustentabilidade ambiental”. Destaca, ainda, como outras novidades “a decoração e sinalética do espaço alusiva ao Ano Internacional do Vidro e a colocação de mais infraestruturas de apoio no recinto”.

Na concretização das Festas da Cidade, “volta a ser imperioso o envolvimento das associações do concelho, a quem o Município muito agradece, que irão dinamizar a zona da gastronomia e protagonizar muitas das atuações culturais”.
O evento integra as comemorações do Dia Mundial da Criança, nos dias 4 e 5 de junho, cuja participação é livre e gratuita, este ano reforçada com iniciativas ambientais e pedagógicas, incluindo também atividades radicais, para o público mais jovem e adultos.

A tenda orbital da Zona da Gastronomia é, este ano, maior, ocupando cerca de 100 metros de comprimento, com 31 associações representadas, área de refeições com mesas e bancos, ilhas de limpeza e o Palco Stephens, numa nova localização, para permitir maior espaço ao público dos concertos do Palco Cidade.

No recinto do Parque da Cerca vai haver uma Área de Saúde, com posto de socorro, informação e sensibilização e realização de rastreios; fraldário a complementar as instalações sanitárias; ilhas ecológicas; zonas de exposição de artigos regionais, produtos e serviços comerciais.

Assiste-se a um maior investimento para garantir o reforço de segurança, de limpeza, de iluminação de todo o recinto, da decoração e sinalética.

As Festas da Cidade continuam a afirmar-se como um Ecoevento, tendo sido o primeiro evento apoiado pela Valorlis com preocupações ambientais, desde 2015, o que traduz o compromisso do Município da Marinha Grande em mobilizar todos os participantes para o aumento das quantidades de resíduos, recolhidas todos os anos.

Além da existência de locais para separação de resíduos, vão existir copos reutilizáveis com layout das festas da cidade e dois pontos de lavagem. Na compra da primeira bebida de copo, é cobrado o valor adicional de 0,50€ pelo copo, que poderá ser lavado no local, devidamente sinalizado para o efeito, para posterior reutilização durante o evento.

É disponibilizado um serviço especial de transporte pela TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal para o Parque da Cerca e vice-versa.

O evento contempla a seguinte programação:

DIA 03 DE JUNHO – SEXTA FEIRA

Atividades culturais, música ambiente, tasquinhas, doçaria, área da saúde, área empresarial, tenda de exposição de produtos e serviços comerciais, passeios a cavalo.

18h00 às 02h00 – Área da Gastronomia e Área da Doçaria e Licores

PALCO STEPHENS
18h00 – Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro
18h45 – Grupo de Cantares da ASURPI
19h30 – Filarmónica da Amieirinha
20h15 – UDF - Breaking Dance
24h00 – Festa RCM96 - DJ's Strada e DJ Miguel Garcia


PALCO CIDADE
21h30 – Tri Rex e Neuton Marques convidam Irina Matata
22h30 – Wet Bed Gang

DIA 04 DE JUNHO - SÁBADO

Animação infantil, atividades radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, tasquinhas, doçaria, área da saúde, área empresarial, tenda de exposição de produtos e serviços comerciais, passeios a cavalo.

10h00 às 19h00 - COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA (9 espaços)
11h00 às 02h00 – Área da Gastronomia e Área da Doçaria e Licores
11h00 às 19h00 – Área de Artesãos
15h00 às 24h00 – Atividades Radicais

PALCO STEPHENS
13h00 – Orquestra Juvenil da Marinha Grande
14h00 – Tuna da Projetos de Vida Sénior
15h00 – Grupo Cavaquinhos “Cogumelo”
20h00 – Rui Lucas convida Biscoito Interrompido
24h00 – DJ´s Pedro Lothar e Jorge Quadros

PARQUE DA CERCA
16h00 – Há Passarulhos no Parque

PALCO CIDADE
21h00 – Sons de Cá
22h30 – Diogo Piçarra

DIA 05 DE JUNHO – DOMINGO

Animação infantil, atividades radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, tasquinhas, doçaria, área da saúde, área empresarial, tenda de exposição de produtos e serviços comerciais, passeios a cavalo.

10h00 às 19H00 - COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
11h00 - Abertura da Zona da Gastronomia, Zona de Exposições e Zona do Artesanato
11h00 às 00h30 – Área da Gastronomia e Área da Doçaria e Licores
11h00 às 19h00 – Área de Artesãos
15h00 às 24h00 – Atividades Radicais
PALCO STEPHENS
13h30 – Grupo de Cavaquinhos MusicOrdem
20h00 – Silvina Pereira e Idília Pedrosa

PARQUE DA CERCA
17h15 – MOVE IT
17h30 – Sunset/Lounge com DJ Nuno Fernandez

PALCO CIDADE
11h00 – Eucaristia
21h00 – Tocándar convida Cuca Roseta
22h30 – Mariza

ANIMAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES RADICAIS

4 e 5 de junho 2022
Comemorações do Dia Mundial da Criança

10h30 às 19h00
“Combo 3 em 1” – equipamento de escalada, com escorrega e uma zona de saltos
 Idades: dos 3 aos 12 anos

“Waterball” – bola gigante, dentro da qual o participante irá circular livremente numa piscina insuflável de água, experimentando as peripécias que entender.
Idades: crianças com mais de 1,50m de altura

Jogo “Trivial gigante” sobre alimentação saudável – Jogado da mesma forma do jogo tradicional, mas neste caso será jogado numa tela gigante e o tema será a alimentação saudável.
Idades: todas as idades

Jogo de Pesca Sustentável - uma piscina cheia de bolas e peixes, onde as crianças são convidadas a pescar.
Idades: todas as idades

ECO Rallye de Karts a Pedal – um rallye bastante original, cujo objetivo é juntar o máximo de pontos, respondendo a questões ou desafios sobre a reciclagem.
Idades: todas as idades

Trikkers de “Separação de lixos” – os participantes têm de deslocar-se de Trikker e pelo percurso apanhar o lixo e colocá-lo no ecoponto correto.
Idades: todas as idades

Segway de “Transporte de lixo” – deslocando-se de segway, o participante terá de transportar o máximo número de objetos, de um local para outro, sem que estes toquem no chão e evitando pisar os obstáculos.
Idades: todas as idades


15h00 às 24h00
“Torre Multi Atividades” - equipamento com escalada, slide e rede abordagem
 Idades: maiores de 3 anos

“Sky Byke” – montados numa bicicleta fixa, os participantes terão oportunidade de pedalar até ao máximo de altura que conseguirem, e observar as Festas da Cidade bem lá do alto!
Idades: adultos, jovens e crianças maiores de 12 anos/1,5m de altura

Organização:
Câmara Municipal da Marinha Grande

Patrocinadores:
Sagres – Central de Cervejas – Patrocinador Principal
Cardeira & Costa – Patrocinador Ouro
Intermarché Marinha Grande – Patrocinador Prata

Apoio:
Bombeiros Voluntários
Delta Cafés
PSP - Polícia de Segurança Pública
TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande
Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Onda de calor atinge Península Ibérica

 
Nos últimos dias, a Península Ibérica foi atingida por uma onda de calor.
As temperaturas mais elevadas fizeram-se sentir, em especial, nas zonas dos vales dos rios Guadalquivir e Ebro, em Espanha, e no Alentejo, em Portugal.
Este pode ser o pior episódio do género registado nos últimos 20 anos.
No entanto, os meteorologistas consideram que as alterações climáticas podem fazer com que estes episódios sejam cada vez mais frequentes.
O porta-voz da Agência espanhola de Meteorologia, Ruben del Campo, assegura que "Podemos afirmar que os climas quentes, os climas do norte de África estão a deslocar-se para o sul da Europa, e as consequências disso são que em meados do século teremos períodos de seca mais longos e intensos e, claro, temperaturas mais elevadas. Verões numa cidade espanhola relativamente fresca como a Corunha no verão poderão ser semelhantes ao clima, atual, da cidade marroquina de Casablanca".
Para esta semana, estão previstas temperaturas mais amenas, que podem voltar a subir no próximo fim de semana.

Euronews

Israel e Suíça com casos de varíola dos macacos e Espanha aprova regras para evitar contágios

Presidente dos EUA disse que impacto da propagação da varíola pode ser “substancial”.

Israel e Suíça somam-se aos países com casos de varíola dos macacos, enquanto o aumento de contágios em Espanha levou as autoridades a aprovarem um protocolo a adotar pelas pessoas contagiadas e contactos próximos.
Nos Estados Unidos, as autoridades de Nova Iorque anunciaram que um residente da cidade testou positivo para o vírus Monkeypox, estando isolado em casa e a aguardar uma segunda confirmação pelo Centro de Controlo de Doenças.
Este caso em Nova Iorque surge depois de as autoridades sanitárias de Massachusetts terem confirmado o seu primeiro caso de varíola dos macacos no dia 18 de maio.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou, este domingo, pela primeira vez sobre o assunto, à margem da sua digressão asiática, declarando que o impacto da propagação da varíola pode ser “substancial”.
Biden disse que não tinha ainda sido totalmente informado pelas autoridades de saúde norte-americanas do “nível de exposição” dos Estados Unidos a este vírus, mas considerou que “é algo com que todos devem estar preocupados”, porque “se se espalhasse, seria substancial” o impacto.

DETETADO PRIMEIRO CASO EM ISRAEL
As autoridades israelitas revelaram ter detetado o primeiro caso de varíola num homem que regressou de um país da Europa Ocidental e disseram que estão a investigar outros casos suspeitos.
O Ministério da Saúde de Israel disse que o homem foi internado sábado num hospital de Telavive com sintomas leves, e apelou a qualquer pessoa que regresse do estrangeiro com febre e lesões cutâneas para procurar ser vista por um médico.

REGISTADO PRIMEIRO CASO NA SUÍÇA
Também a Suíça reportou o primeiro caso de varíola detetado no país num ser humano e adiantou que a pessoa infetada é seguida em ambulatório e está isolada em casa.
Esta pessoa vive no cantão de Berna, mas foi exposta ao vírus no exterior, anunciou a Direção de Saúde do Cantão de Berna, detalhando que as suspeitas surgiram na sexta-feira e as análises laboratoriais confirmaram a suspeita no sábado à tarde.
Foi realizado um rastreio de contacto, para identificar possíveis cadeias de transmissão, e todos os contactos foram informados, referiram as autoridades cantonais em comunicado.

ESPANHA APROVA REGRAS PARA EVITAR CONTÁGIO
Em Espanha, o Ministério da Saúde e as comunidades acordaram, no sábado, o protocolo a seguir para os infetados com o vírus da varíola dos macacos (Monkeypox), que prevê o uso da máscara, o isolamento para os infetados e que os seus contactos reduzam ao máximo as interações sociais, enquanto os casos suspeitos aumentam, a maioria na Comunidade de Madrid.
Em Espanha já houve pelo menos 30 casos confirmados por teste PCR, todos na Comunidade de Madrid e ligados a uma sauna na cidade que foi entretanto encerrada, enquanto suspeitas de casos estão a crescer em todo o país, com foco na capital, Madrid, onde passaram de 15 para 39 os casos suspeitos.
Além da Comunidade de Madrid, seis outras regiões espanholas monitorizam possíveis casos.

SIC Notícias/Lusa

Mulheres e mães de soldados ucranianos unidas na busca pelos maridos e filhos desaparecidos na guerra

Estas mulheres recorrem à sede da Organização de Mães de Soldados de Kiev para obter ajuda.
Mulheres e mães de soldados ucranianos tentam recuperar os corpos dos seus maridos e filhos desaparecidos ou mortos na frente de combate, uma busca dificultada por falta de informações e que se estende durante várias semanas.
Estas mulheres recorrem à sede da Organização de Mães de Soldados de Kiev para obter ajuda, procurando trazer de volta os ucranianos mortos nos combates desde o início da invasão russa, em fevereiro, segundo uma reportagem da Efe.
É o caso de Emiliya, 37 anos, que há mais de um mês tenta recuperar o corpo do marido, e recorre à organização, perto de Maidan, Praça da Independência, no centro da capital ucraniana, cenário simbólico de muitas lutas sociais na história do país.
A chefe das Mães dos Soldados, Valentyna Vasylivna, juntamente com outra representante do grupo, Iryna Zinchenko, recebem-na num escritório pequeno.
Tal como outras mulheres ajudadas por esta organização, Emiliya concorda que ninguém sem experiência militar deveria ser enviado para a frente de batalha.
Sabe que o seu marido foi morto a 17 de abril perto de Lugansk, num ataque russo, juntamente com cerca de 20 colegas das forças ucranianas, mas tem pouco mais informações sobre onde se encontra o corpo do seu marido.
Antes de chegar à organização, Emiliya já tinha pedido ajuda a organizações como a Cruz Vermelha, caso o lado russo dissesse alguma coisa.
Outro exemplo deste desespero vivido pelas mulheres ucranianas é o de Ala, que procura o seu filho Oleksiy, 31 anos, enviado para combater, apesar de não ter treino militar.
A mãe, de 53 anos, não tem notícias do filho desde 17 de maio, razão pela qual também recorre a esta organização, composta por cerca de 200 mulheres, todas voluntárias.
Ala sabe que 26 ucranianos mortos num ataque russo, uma vez que lhe chegaram histórias, como a de um filho que morreu nos braços do pai durante os bombardeamentos, mas há dias que não tem mais informações sobre o seu paradeiro na área de Kirovogradskiy.
Valentyna Vasylivna, de 70 anos, recorda que a organização que lidera não é nova, não surgiu apenas com a recente invasão russa, mas tem ajudado mulheres cujos filhos e maridos foram enviados para diferentes guerras nas últimas três décadas.
Segundo a responsável, muitas mulheres, algumas de outros países, telefonam todos os dias, manifestando vontade de ajudar da forma que puderem.
Este grupo tenta ajudar como pode todos os casos que lhe chegam, embora dependa de doações para funcionar, uma vez que lhe falta apoio institucional, conta, em declarações à Efe.
Iryna Zinchenko, de 56 anos, acrescenta, por sua vez, que apesar disto, ajudam de todas as formas possíveis, incluindo pessoas que perderam as suas casas, situações de necessidade de evacuação de zonas de guerra, reconstrução de casas ou de hospitais, entre outras.
Itália, França, República Checa e Dubai são alguns dos países de que recebem expressões de apoio.

SIC Notícias

Imagem: JN

Enfermeiros querem saber “que parte” do reforço do OE de 700 milhões de euros na Saúde lhes “toca”

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) quer que o Governo explique que "parte do reforço de 700 milhões de euros" inscritos no Orçamento de Estado para a Saúde "toca" àqueles profissionais e como será aplicada para responder às suas reivindicações.
Em declarações à Lusa, à margem de um encontro de delegados daquele sindicato, no Porto, o presidente do SE, Pedro Costa, chamou a atenção para a “desmotivação e desvalorização” da classe.
“As nossas reivindicações são ao nível da valorização da carreira de enfermagem, o reconhecimento do risco e da penosidade da profissão, a idade de aposentação, a valorização de todos os enfermeiros, independentemente do vínculo, quer estejam com contratos em funções públicas quer estejam com contratos individuais de trabalho, e uma progressão na carreira que permita que todos os enfermeiros possam chegar ao topo da carreira e não apenas alguns”, enumerou o responsável.
Segundo Pedro Costa, “não existe a valorização da carreira de enfermagem, ou seja, há enfermeiros com 20 e 30 anos de profissão que estão no mesmo escalão que estariam se tivessem começado hoje”. O presidente do SE reconhece que o Governo “tem estado aberto ao diálogo”, mas considera “que não dá respostas” àquelas reivindicações, pelo que deixa uma exigência: “O Orçamento de Estado tem mais 700 milhões de euros para serem gastos [na Saúde] do que no ano passado, mas os 700 milhões só por si não dizem nada se não houver um plano estratégico para a sua aplicação”, apontou.
Nós queremos que o Ministério da Saúde nos diga, concretamente, onde e como os vai aplicar e que parte toca aos enfermeiros e, até agora, isso não nos foi dito”, salientou.
O sindicalista reconheceu que “todas as formas de luta” são possíveis para “fazer valer os direitos da classe” mas mostrou-se preocupado com a situação que o país atravessa por causa da pandemia causada pela Covid-19.
“Numa altura em que nós sabemos que estamos a bater recordes de internamento, de consultas, da própria assistência a nível da urgência, tudo nos preocupa porque sabemos que, se calhar, as nossas reivindicações vão ser mais uma vez adiadas”, disse.
Questionado sobre a hipótese de avançar com greves, Pedro Costa salientou que “numa altura tão sensível como esta, em que o próprio Serviço Nacional de Saúde está, caso não exista um plano estratégico, em rutura, não seria correto estar a prejudicar aqueles de quem se cuida”.
O caminho tem que ser o diálogo, esse é o canal primordial”, finalizou.

Madremedia/Lusa

Imaginarius evoca Saramago com percurso noturno entre o absurdo e a fantasia da sua obra

O Imaginarius -- Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira vai evocar o centenário do nascimento de José Saramago com um percurso noturno através de exemplos de "absurdo e fantasia" identificados na obra do escritor.

O espetáculo intitula-se “Venham enfim as altas alegrias” e, adotando para designação formal um verso do autor distinguido em 1998 com o Prémio Nobel da Literatura, terá três exibições nos jardins da Biblioteca Municipal, constituindo uma estreia absoluta no programa que levará à referida cidade do distrito de Aveiro mais de 140 performances por 35 entidades de 16 países.
A direção do projeto cabe ao artista plástico local Fábio Afonso que, tendo concebido parte dos textos e idealizado os materiais cénicos do espetáculo encomendado pelo próprio Imaginarius, conduziu uma residência artística com 10 estudantes do ensino secundário e universitário que se voluntariaram para participar na produção e também estarão em cena a 26, 27 e 28 de maio, como ‘performers’.
Em entrevista à Lusa, Fábio Afonso declarou que Saramago nem sempre é fácil e assume-se, ele próprio, como um convertido recente: “Na escola secundária tive que ler o ‘Memorial do Convento’, mas, apesar de ter achado graça à passarola, não fiquei impressionado com a obra, talvez porque naquela altura da nossa vida ainda não temos maturidade para um livro assim. Mas, depois, com este projeto, li outras obras de Saramago e agora conheço-lhe muito melhor o imaginário — que coloca questões absurdas, faz perguntas estranhas, tem muita fantasia”.
O espetáculo começará assim com “um prefácio” que serve de introdução a nove pontos do percurso, como numa viagem por diferentes estações e destinos que se iluminam à medida que é referida a obra que os inspirou.
Em associações mais óbvias para quem conhece as obras de Saramago, isso permitirá descobrir, por exemplo, um aquário em que o braço de Camões mantém à tona um exemplar de “Os Lusíadas”, numa evocação da peça de teatro “Que farei com este livro?”, ou uma bacia de zinco em que o banho se faz com sabonetes moldados na forma da Península Ibérica, numa readaptação de “A jangada de pedra”.
Mas o espetáculo também é para quem nunca leu Saramago”, garantiu Fábio Afonso.
Essa descoberta será incentivada nos pontos do percurso em que literatura se cruza com cultura geral, como acontece quando as atrizes se esforçam por erguer uma coluna de livros com calhamaços vermelhos e pardos, numa referência tanto ao romance “Todos os nomes” como ao mito da Torre da Babel.
No mesmo contexto de alegorias e realidades paralelas, o arranjo cénico para “O homem duplicado” foi tratado como a lenda de Narciso, recorrendo a um espelho que é polido perante o público, e “A caverna” recuperará a ideologia do filósofo Platão, num jogo de desenhos e sombras chinesas.
“No fundo, os livros escolhidos para o percurso são muito diferentes”, concluiu o criador e encenador do espetáculo, “mas repetem sempre o elemento de um certo absurdo, transportando o espectador para o mundo de fantasia de Saramago e suscitando, mesmo em quem nunca leu nada dele, curiosidade sobre a sua obra e o seu universo literário”.
A edição de 2022 do Imaginarius não é a primeira que presta homenagem a José Saramago. Segundo a direção do festival, em 2011 já o evento integrou o espetáculo “The Blind”, uma produção da companhia polaca KTO baseada no livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, e dois anos depois o mesmo aconteceu com o grupo de teatro O Bando, que estreou no evento o espetáculo “Jangada de Pedra” — inclusive na presença da viúva do escritor.
A Biblioteca Municipal da Feira também já recebeu Saramago, que a 16 de novembro de 2002 aí celebrou o seu 80.º aniversário, participando numa conferência sobre a sua carreira, inaugurando uma exposição artística sobre a sua obra e assistindo a um espetáculo em que as atrizes Laura Morante, Marisa Paredes e Maria de Medeiros leram excertos de “Memorial do Convento” e “Ensaio sobre a Cegueira”.
Madremedia/Lusa

Marinha Grande | MAIS DE TRINTA ATORES AMADORES ATUARAM NA CASA DA CULTURA

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, foi palco da apresentação de três peças de teatro comunitário, protagonizadas por um total de mais de 30 atores amadores, de três associações do concelho, no passado sábado, 21 de maio, no âmbito do projeto “Colmeia”, da Companhia Leirena.

O Município da Marinha Grande e o grupo de teatro Leirena desafiaram a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental dar Marinha Grande, o Cantinho do Recreio e a Universidade Projetos da Vida Sénior a dinamizar um conjunto de oficinas de teatro, que culminaram com a apresentação daqueles “atores” improváveis, no palco do Teatro Stephens.
A vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, mostrou-se satisfeita com o resultado final, enaltecendo a interação da companhia Leirena com as várias gerações e diferentes tipos de público, das três associações convidadas. Deste modo, o palco foi dado a atores amadores, que protagonizaram peças preparadas na semana anterior, durante as oficinas de teatro.

Para o diretor da companhia criadora deste projeto, Frédéric da Cruz Pires, o teatro comunitário do Leirena foi criado em Leiria e depressa se replicou por outros concelhos, que tem como objetivo levar a cultura a todas as pessoas e comunidades.




Parque Desportivo da Praia da Tocha reabre após profunda requalificação. Infraestrutura vai ser gerida pela Associação de Moradores

Já se encontra ao serviço da população o Parque Desportivo da Praia da Tocha, alvo de uma profunda requalificação e cujo investimento do Município de Cantanhede ascendeu a 358.636€.

O início de um novo ciclo nesta infraestrutura foi assinalado esta sexta-feira, 20 de maio, no decurso de uma visita que a líder do executivo municipal, Helena Teodósio, acompanhada pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, efetuou ao local, onde foi igualmente assinado um protocolo de colaboração para a utilização e gestão do equipamento com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.

A requalificação do Parque Desportivo da Praia da Tocha contemplou a ampliação do campo de futebol de sete (passa a ter as medidas exigidas para competições oficiais da modalidade), a substituição integral da relva sintética, a construção de dois campos de Padel no espaço do campo de ténis existente e o passadiço.

A intervenção foi igualmente orientada para a criação de condições de conservação dos elementos de valor arquitetónico, estético e construtivo, para a remodelação e valorização da zona verde e das áreas de acesso e circulação.

"Este espaço é para ser sentido e vivido pelos mais velhos e pelos mais novos", garantiu Helena Teodósio, que perspetiva a instalaçáo de outras valências no recinto, nomeadamente equipamentos de lazer.

"Queremos fazer muito na Praia da Tocha, é uma praia de referência a nível nacional, com particularidades que temos que estimular e melhorar, mantendo a sua identidade. Cada vez mais os turistas procuram o que é diferente", justificou a autarca, elogiando a "união e concertação de esforços" que permitem prestar um melhor serviço à comunidade.

Já o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Cruz, agradeceu o investimento do Município, garantindo que o equipamento terá "uso intensivo". "Este espaço sempre foi muito procurado e vai continuar a ser", sublinhou, assegurando que não pedirá obras desnecessárias, pois "é preciso saber gerir bem os recursos".

O momento que assinalou a abertura da infraestrutura serviu também para formalizar o protocolo de colaboração que estipula os pressupostos da gestão do espaço. Subscrito pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, pelo presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e pelo da presidente Associação de Moradores da Praia da Tocha, o documento estabelece que a Junta de Freguesia ficará responsável por grandes obras de conservação necessárias, para valores entre os 2.500€ e os 10.000€, e à Associação de Moradores caberá a manutenção, substituição de equipamento, e realização de reparações de conservação necessárias e despesas correntes do funcionamento.

Já o Município de Cantanhede apoiará a Junta de Freguesia da Tocha para a realização de grandes obras de conservação mediante acordo entre as partes envolvidas, para valores superiores a 10.000€.

O protocolo determina ainda a cedência, gratuita, as instalações para atividades abrangidas pelo desporto escolar e atividades da componente letiva das escolas que compõe os agrupamentos do concelho de Cantanhede, salvaguardando-se sempre a planificação já efetuada pela Associação de Moradores da Praia da Tocha.

Kalle Rovanperä vence Rali de Portugal

Dobradinha para a Toyota, com Dani Sordo, em Hyundai, a fechar o pódio. Rovanpera reforça liderança do Mundial de Ralis.

Kalle Rovanpera venceu o Rali de Portugal e confirmou a sua superioridade com vitória na "Power Stage", em Fafe, este domingo, nos últimos quilómetros da prova.
É a terceira vitória consecutiva do piloto finlandês no Mundial de Ralis, depois de ter vencido na Croácia e na Suécia. A Toyota conquistou a "dobradinha", com Elfyn Evans a terminar na segunda posição, a 15,2 segundos de Rovanpera, neste que foi o primeiro rali de terra da era híbrida.
Dani Sordo, em Hyundai, foi terceiro, e evitou um pódio 100% Toyota, ao ultrapassar Takamoto Katsuta na "Power Stage". O japonês terminou o rali a 2,1 segundos de Sordo.
Rovanpera sai de Portugal com a liderança do Mundial de Ralis reforçada. O finlandês soma o máximo de pontos (30), com vitória na geral e na "Power Stage", tal como tinha feito na Croácia, e aumenta a vantagem sobre o segundo classificado, o belga Thierry Neuville, que não foi além do quinto posto este fim de semana, para 46 pontos.
Katsuta é o terceiro classificado no Mundial de Pilotos, a 68 pontos do seu companheiro de equipa na Toyota. A marca nipónica está na frente no Mundial de Construtores, com 59 pontos de vantagem sobre a Hyundai.
O francês Yohan Rossel, em Citroen C3, venceu o WRC2, beneficiando da desistência de Suninen (Hyundai) este domingo.
RR
Imagem: Autosport

Abalo de 2,4 na escala de Richter sentido em São Jorge

Epicentro do abalo registou-se a cerca de um quilómetro de Beira, na ilha de São Jorge.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou este domingo, pelas 07:51 locais (08:51 em Lisboa, na ilha de São Jorge, um sismo com magnitude 2,4 na escala de Richter.
De acordo com o CIVISA, o epicentro do abalo registou-se a cerca de um quilómetro de Beira, na ilha de São Jorge.
O CIVISA informa que, de acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada na freguesia de Urzelina, no concelho de Velas.
A ilha de São Jorge regista desde 19 de março uma crise sismovulcânica, tendo o maior abalo (3,8 na escala de Richter) sido registado no dia 29 do mesmo mês.
A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, segundo é referido no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
SIC Notícias/Lusa

Fernando Pimenta e João Duarte conquistam ouro em K2 1.000 em Racice

Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta nesta Taça do Mundo.


A dupla portuguesa Fernando Pimenta e João Duarte conquistou este domingo a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.
A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.
Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta na presente Taça do Mundo, depos da conquistada no sabado na prova de K1 1.000, numa competição em que Portugal conta ainda com uma medala de bronze, conquistada por Teresa Portela na Final A dos K1 500 metros, igualmente no sábado.
Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.
SIC Notícias/Lusa
Imagem: Twitter @COPPORTUGAL


Sporting vence Benfica e conquista Taça de Portugal de futsal

O Sporting conquistou ontem a Taça de Portugal de futsal, a nona do seu historial, depois de vencer o Benfica por 4-3, na final disputada no Pavilhão Multiusos de Sines.

Os ‘leões’ marcaram por Tomás Paçó, aos 01 e 35 minutos, Erick Mendonça, aos 14, e Esteban, aos 29, enquanto pelos ‘encarnados’ foram Chishkala, aos 16, e Rocha, aos 16 e 21, que apontaram os tentos, num jogo com várias alterações no rumo do marcador.
Com este triunfo, o Sporting vence a Taça de Portugal pela quarta vez consecutiva (em 2020/21 não se disputou devido à pandemia de covid-19), e é o recordista, com nove cetros, enquanto o Benfica, que não vence desde 2016/17, continua com sete troféus.

Madremedia/Lusa

Descoberto novo e eficiente mecanismo de formação de aerossóis a grande altitude

 Os aerossóis podem formar-se e crescer na região superior da troposfera de uma forma inesperada, relata a colaboração CLOUD num artigo publicado na revista Nature (https://www.nature.com/articles/s41586-022-04605-4). 
As partículas resultantes espalham-se rapidamente pelo globo, podendo influenciar o clima da Terra à escala intercontinental.
O novo mecanismo pode representar uma importante fonte de partículas que dão origem à formação de nuvens e gelo em áreas da troposfera superior onde o amoníaco é eficientemente transportado verticalmente, nomeadamente sobre as regiões asiáticas das monções.
Sabe-se que as partículas de aerossóis arrefecem geralmente o clima ao reflectirem a luz solar. No entanto, a forma como novas partículas de aerossol se formam na atmosfera continua a ser relativamente mal conhecida.
"As partículas de aerossóis recém-formadas são omnipresentes na troposfera superior, mas os vapores e mecanismos que impulsionam a formação destas partículas não são bem compreendidos", explicou Jasper Kirkby, coordenador da experiência CLOUD. "Com experiências realizadas sob condições troposféricas superiores frias na câmara CLOUD do CERN, descobrimos um novo mecanismo de formação e crescimento extremamente rápido de partículas, envolvendo novas misturas de vapores".
Utilizando misturas de ácido sulfúrico, ácido nítrico e vapores de amoníaco na câmara a concentrações atmosféricas, a equipa de CLOUD descobriu que estes três compostos formam novas partículas a taxas muito mais rápidas do que as de qualquer combinação de dois dos compostos (10-1000 vezes mais rápidas do que uma mistura ácido sulfúrico-amónia que, em resultados anteriores de CLOUD, era considerada a fonte dominante destas partículas). Uma vez formadas partículas a partir dos três componentes, estas podem crescer rapidamente a partir da condensação de apenas ácido nítrico e amoníaco, atingindo tamanhos em que dão origem a nuvens. As medições CLOUD mostram ainda que estas partículas são altamente eficientes na formação de cristais de gelo, que se pensa que têm o papel principal na formação de gelo na atmosfera.
Os investigadores de CLOUD incluíram os novos resultados em modelos globais que incluem o transporte vertical de amoníaco por nuvens convectivas. Os modelos mostraram que, embora os aerossóis se formem localmente em regiões ricas em amoníaco da troposfera superior, viajam da Ásia para a América do Norte em apenas três dias através do corrente subtropical, potencialmente influenciando o clima da Terra numa escala intercontinental.
"Os nossos resultados melhorarão a fiabilidade dos modelos climáticos globais no que diz respeito à formação de aerossóis na troposfera superior e na previsão de como o clima irá mudar no futuro", disse Kirkby. "Mais uma vez, CLOUD está a descobrir que o amoníaco antropogénico tem uma grande influência nos aerossóis atmosférico, e os nossos estudos vão a informar as políticas para futuros regulamentos sobre poluição atmosférica".
As concentrações atmosféricas de ácido sulfúrico, ácido nítrico e amoníaco eram muito mais baixas na era pré-industrial do que são agora, e é provável que cada uma siga diferentes caminhos sob futuros controlos da poluição atmosférica. O amoníaco na troposfera superior tem origem nas emissões do gado e fertilizantes - que não estão actualmente regulamentadas - e é transportado para cima em gotículas de nuvens convectivas, que libertam o amoníaco ao congelarem.