quarta-feira, 6 de julho de 2016

A declaração que Centeno queria fazer e que o PSD "não deixou"

© Global Imagens

O Ministro das Finanças tinha uma declaração preparada para fazer no início da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, mas o “PSD conseguiu impedir a sua leitura”, acusou o socialista Filipe Neto Brandão na sua página de Facebook.

As declarações eram para ter sido feitas hoje, o dia em que Mário Centeno disse ter encontrado um desvio na Caixa de três mil milhões.
© Global Imagens

Para o deputado, tratava-se de uma intervenção “curta, porém elucidativa" e que, entretanto, está disponível no site do ministério de Mário Centeno.

“Em primeiro lugar, uma mensagem de tranquilidade relativamente à Caixa Geral de Depósitos”, pode ler-se na intervenção do ministro, que sublinha que o Executivo está empenhado em arranjar soluções para o problema da CGD.

“Fui criticado no passado por ter posto em causa o dogma da “saída limpa”, que chamei de pequena”, afirma Centeno, acrescentando que hoje “os portugueses sabem exatamente o que quis dizer. E já todos percebemos também para debaixo de que tapete foi varrida a limpeza da dita saída”, frisou.

Mário Centeno queria também  ter dito que é prematuro e irresponsável falar em números e outros aspetos do processo de capitalização da Caixa. “Um processo de profunda interação com a Comissão Europeia”, sublinhava o ministro na sua intervenção.

“Não faz qualquer sentido nesta fase da vida do país”, escreve, reclamando para o seu Governo a “viragem da página da austeridade”.

As declarações eram para ter sido feitas hoje no arranque da comissão e que ficaria marcada pela acusação de Mário Centeno ao governo de Passos de ter criado um desvio na CCG de três mil milhões de euros. 


Fonte:noticiasaominuto

Marcu Man
Bem...a ser assim então o PS queria encobrir o PSD ... sim porque quem não queria um inquerito parlamentar à CGD era precisamente o PS ... e também deve ser por isso que apenas no primeiro trimestre deste ano a CGD deu um prejuizo de 74 milhões de euros o que não aconteceu em 2015 .... e deve ser por isso também que Centeno e Costa se escusaram a esclarecer a oposição sobre os problemas da CGD ... MAS ESTES LERDOS JULGAM QUE ATIRAM AREIA PARA QUE OLHOS?????
GostoResponder250 min
Fernando Reis Costa
Esses senhores(?) do PSD deviam ter o mínimo de vergonha pelo que fizeram e pela triste e lamentável figura que continuam a fazer!
GostoResponder252 min
Humberto Osório ·
Queria ter dito "é prematuro e irresponsável falar em números", mas foram eles que andaram a ladrar que a caixa necessitava de 4 mil milhões de € dos contribuintes números que a oposição desconfiou e por isso o pedido de inquérito de que andam de todas as maneiras a tentar boicotar... não basta berrarem que a culpa é dos outros... é preciso provarem, nem todos são tolinhos....
GostoResponder354 min
Carlos Ramos
Não precisam de os procurar...para os prender.......estão identificados com a bandeirinha na lapela....foi uma praga pior que a do escaravelho
GostoResponder158 min
Gonçalves Dos Santos Eduardo ·
Prender esses ladrôes, è pouco depois dos constantes roubos, ainda queriam que o MINISTRO se calasse, haja coragem politica, e a justiça seja feita......
GostoResponder61 h

O IV Convívio do Núcleo de Dadores de Sangue de Cacia realzia-se no próximo dia 17 de Julho


O IV Convívio do Núcleo de Dadores de Sangue de Cacia vai decorrer no próximo dia 17 de Julho

ADASCA realiza o IV Convívio do Núcleo de Dadores de Sangue de Cacia no próximo dia 17 de Julho (Domingo), no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, ainda que esta data seja comemorada oficialmente no dia 14 de Junho por determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As inscrições estão abertas e decorrem até dia 15 de Julho, estando disponíveis na Pastelaria Delicreme, como ainda no Café Ti Juca, este localizado junto ao Apeadeiro da CP dentro do horário de expediente até ao dia 15 de Julho, para que possamos comprar o indispensável.

O valor é de apenas 5.00€ por participante, incluí água e participação no Lanche Convívio, podendo os interessados trazer a T-shirt da ADASCA das edições anteriores, ou, a sua própria T-shirt.
Resultado de imagem para pastelaria delicreme
Neste estabelecimento pode-se efectuar a inscrição e respectivo pagamento 

Repetimos: as inscrições podem ser impressas do site www.adasca.pt ou no local onde estão disponíveis, deixando ficar as mesmas mediante o respectivo pagamento, que posteriormente serão levantadas pela ADASCA.

- Por fim o programa:
9:30 Horas - Concentração no Auditório da Junta de Freguesia de Cacia
10:30 Horas – Saída para Caminhada de 6 Kms
12:30 - Horas - Chegada ao local de partida
13:00 Horas – Lanche Convívio com animação musical a cargo do Victor Cruz, acompanhado de órgão e bateria.
Neste estabelecimento pode-se efectuar a inscrição e respectivo pagamento 

Informações: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432

Esta iniciativa é aberta à Comunidade. Venha conviver, dar visibilidade e força à Solidariedade.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Costa Nova palco da Royal Party

Minigolfe da Costa Nova foi palco da grande festa de fim de ano da Royal School of Languages – a Royal Party.
O evento teve lugar no dia 24 de junho, aproveitando o excelente espaço do Minigolfe da Costa Nova, com a Ria de Aveiro como pano de fundo.
A festa só terminou ao final da tarde, e contou centenas de alunos e responsáveis daRoyal School of Languages de Aveiro, que participaram nas muitas atividades disponíveis além do minigolfe.
Fonte e Fotos: mini golfe da Costa Nova
mini1
mini2

Mira Online | Julho 6, 2016 às 4:03 pm

Hora de Fecho: Número a número: quem é melhor, Ronaldo ou Bale?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
EURO 2016 
Cristiano Ronaldo procura a redenção de 2004, enquanto Bale e o seu "bando de irmãos" procuram a final logo na estreia. Quem tem sido melhor no Euro-2016? Os números falam...
EURO 2016 
Podem vencer nos 90', nos 120 ou nas grandes penalidades. Não importa; queremos estar na final de Paris. Pela frente estará o País de Gales de Bale (mas sem a outra "estrela", Ramsey). Começa às 20h.
EURO 2016 
Renato Sanches nasceu no dia 18 de agosto de 1997 e tem atualmente 18 anos. Mas não é a primeira nem a segunda vez que surgem em público suspeitas sobre a verdadeira idade do craque.
RATING 
A única agência de rating que não considera Portugal “lixo financeiro” reconhece que se o país for sancionado os impactos serão negativos. Mas está mais preocupada com medidas adicionais.
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS 
Ministro das Finanças revela que há "um desvio enormíssimo" no plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos, que é da ordem dos três mil milhões de euros. É preciso reforçar o capital, garante.
IRAQUE 
John Chilcot, autor do relatório sobre a invasão do Iraque, anunciou que o ex-primeiro-ministro exagerou a situação de modo a justificar a participação do Reino Unido. David Cameron já reagiu.
IRAQUE 
O ex-primeiro-ministro britânico reagiu ao relatório sobre a invasão do Iraque, divulgado esta quarta-feira, garantindo que a decisão de participar no conflito armado "mais difícil" da sua vida.
DESPORTO 
Lionel Messi e o pai, Jorge, foram condenados a 21 meses de prisão. Por ser uma pena inferior a dois anos, nenhum deles irá para a cadeia. Em causa estão três crimes de fraude fiscal.
FOTOGALERIA 
O que vemos se virarmos costas à Mona Lisa, ao Cristo Redentor ou às Pirâmides de Gizé? Quadros desconhecidos, miradouros ou um terreno por lavrar. Veja o que há do outro lado dos monumentos famosos.
EMAIL 
Não precisa de um curso para dominar o correio eletrónico. Existem truques simples que prometem facilitar-lhe muito a vida. Reunimos aqui nove, segundo um livro de um especialista da Google.
BELEZA E BEM ESTAR 
É sempre a vítima das investidas de uma melga, mesmo quando está rodeado de uma multidão? Saiba que não é mania da perseguição, elas andam mesmo atrás de si.
Opinião

No RSS items found.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

ANAFS – Acampamento Jovem 2016

Na passada semana, o concelho de Ourém voltou a receber o Acampamento Jovem da Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias – ANAFS, no espaço do Clube Atlético Oureense, na Caridade, com o apoio do Município de Ourém através do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém.
anafs
Este acampamento contou com a presença de cerca de 70 participantes dos quais 32 jovens e crianças que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história de Ourém, visitando a Vila Medieval e o Museu Municipal de Ourém.
Durante os dias que estiveram em campo fizeram diversas atividades ligadas à emergência, socorro, prevenção e combate a incêndios urbanos e florestais, com a colaboração da Equipa de Sapadores Florestais do concelho de Ourém, entre muitas outras atividades que em muito enriqueceram os conhecimentos destas criança e jovens.

Mira Online | Julho 6, 2016 às 3:45 pm

Lionel Messi e o pai condenados a 21 meses de prisão

Em causa está uma fraude de mais de quatro milhões de euros. Foram ambos, pai e filho, considerados culpados por três crimes. Podem mesmo ir para a prisão.
Culpados por três crimes e condenados a 21 meses de cadeia, cada um. Messi e o pai foram condenados pela Audiencia Provincial de Barcelona, por fraude fiscal. A decisão é passível de recurso.
Os crimes ocorreram entre 2007 e 2009. Messi tinha declarado perante o tribunal que confiava totalmente no pai e que assinava os contratos sem saber ao certo o que assinava, alegando assim desconhecimento. No entanto o juiz decidiu condenar o jogador do Barcelona.
Através de uma série de empresas sediadas em paraísos fiscais o jogador e o pai evitaram o pagamento de mais de 10 milhões de euros provenientes de contratos de exploração de imagem.
Por norma, referem vários órgãos de comunicação social espanhóis, como o El País ou aCadena Ser, penas inferiores a dois anos não resultam em prisão efetiva, no entanto em alguns casos já se verificou que os condenados acabassem mesmo por cumprir a pena na cadeia.
Fonte: TSF
Foto: EPA

NIU cautiva al mercado mexicano con su nuevo smartphone ANDY 5.5E



by Yesica Flores
  • Tecnología de avanzada al alcance de todos
  • Alta calidad, diseño moderno y precio accesible son las principales características de los modelos
  • Una alianza estratégica con MediaTek permite ofrecer el más alto rendimiento
CIUDAD DE MÉXICO, 06 de julio, 2016.- El día de hoy NIU anunció la llegada de un nuevo dispositivo de la línea ANDY: ANDY 5.5E. Disponible en el país en colores azul y gris, ofrece un diseño fresco para quienes aman los conceptos sencillos con un toque moderno. En cuanto a especificaciones técnicas, este modelo ofrece todo lo que el usuario busca en un smartphone.
“La tecnología esencial de NIU mantiene a México conectado con un versátil portafolio de productos de alta tecnología para diversos sectores del mercado, al precio más competitivo”, afirmó Eros Vázquez, Country Manager de NIU en México. “Enfocados en alta calidad, diseño moderno y accesibilidad, NIU ha logrado fortalecer el vínculo entre sus usuarios y la tecnología, ofreciendo productos verdaderamente integrales”.
NIU trabaja en el desarrollo de productos tecnológicos de alto de desempeño para cubrir las diferentes necesidades de los usuarios, buscando facilidad de uso y desarrollo de funciones especializadas para los usuarios más exigentes. El ANDY 5.5E de NIU proporciona al consumidor mexicano un alto rendimiento gracias a una alianza estratégica con MediaTek.
“MediaTek ha venido trabajando en diferentes funcionalidades en los smartphones tales como efectos de cámara y un mejor desempeño en duración de batería”, afirmó Hugo Simg, Director General de MediaTek en México. “Además de brindar un mejor desempeño al nuevo smartphone presentado por NIU, esta alianza permite ofrecer tecnologías enfocadas en las necesidades de los usuarios”.
Las novedades
El ANDY 5.5E está desarrollado sobre una solución MediaTek (MT6580) que incluye un procesador Quad-Core a 1.3 GHz, soportado por una plataforma de datos 3G. Este equipo es estupendo para quienes buscan el mejor desempeño sin complicaciones y buscan capturar los mejores momentos gracias a su cámara trasera de 8MP con flash LED y funciones como tomas panorámicas, detección de rostros y autoenfoque. También cuenta con cámara delantera para selfies de 1,3MP.
Este nuevo smartphone de NIU viene con una deslumbrante pantalla de 5.5 pulgadas y alta resolución de 720 x 1280 pixeles otorgando al usuario una excelente experiencia en su contenido multimedia, indispensable en la cultura digital actual. Su batería de 3000mAh proporciona un rendimiento sobresaliente de más de 12 horas en tiempo de llamada y 500 horas en stand by.
Este dispositivo estará disponible con Movistar en el mes de Julio 2016 desde $1,899 pesos IVA incluido.
Recursos adicionales
Acerca de NIU
La marca NIU fue creada para dar a los consumidores un dispositivo móvil duradero, con gran diseño y rendimiento que facilita su día a día, sin sacrificar la calidad y los beneficios de la tecnología moderna. NIU, con capacidad multi-SIM, funciones multimedia y variados colores, conecta las necesidades personales, de trabajo y entretenimiento, con el estilo de vida de cada persona. Niu es todo lo que necesitas.
Acerca de MediaTek
Desde 1997, MediaTek ha sido una compañía pionera en semiconductores y un líder de mercado en avanzados sistemas en chip (SoC por Systems-on-Chip) para dispositivos móviles, redes inalámbricas, HDTV, DVD y Blu-ray. Nuestro diseño innovador de chips, altamente integrado, ayuda a los fabricantes a optimizar cadenas de suministro, reducir el tiempo de desarrollo de nuevos productos y a extender una ventaja competitiva en mercados saturados. A través de MediaTek Labs, la compañía también está construyendo un centro de desarrolladores que soportará la creación de dispositivos, desarrollo de aplicaciones y servicios para la era de Internet of Things. Al crear tecnologías que ayudan a que las personas del mundo se conecten entre sí, MediaTek está permitiendo que los individuos expandan sus horizontes y alcancen más fácilmente sus metas. En MediaTek creemos que cualquier persona puede lograr objetivos extraordinarios, y creemos que puede hacerlo todos los días. A esta idea la denominamos “Genio Cotidiano” y guía todo lo que hacemos. Visite mediatek.com para mayor información.
Acerca de Telefónica
Telefónica es una de las mayores compañías de telecomunicaciones del mundo por capitalización bursátil y número de clientes. Apoyándose en las mejores redes fijas, móviles y de banda ancha, así como en una oferta innovadora de servicios digitales, la Compañía se está transformando en una ‘Telco Digital’, lo que le posiciona muy favorablemente para satisfacer las necesidades de sus clientes y capturar el crecimiento en nuevos ingresos.
Presente en 21 países y con una base de clientes de 319 millones de accesos, Telefónica tiene una fuerte presencia en España, Europa y Latinoamérica, donde concentra la mayor parte de su estrategia de crecimiento.
Telefónica es una empresa totalmente privada que cuenta con más de 1,5 millones de accionistas directos. Su capital social está dividido en la actualidad en 4.938.417.514 acciones ordinarias que cotizan en el mercado continuo de las bolsas españolas y en las bolsas de Londres, Nueva York, Lima y Buenos Aires
Más información
Síguenos en:
Yesica Flores | julio 6, 2016 a las 10:08 am

DESMANTELADO GRUPO QUE ESCRAVIZAVA TRABALHADORES NA APANHA DE MORANGOS


 
Nahuel Berger / World Bank
Três homens foram detidos numa operação relacionada com o tráfico de pessoas que permitiu resgatar 23 trabalhadores estrangeiros de uma propriedade agrícola em Almeirim, no distrito de Santarém, onde trabalhavam e viviam em “condições muito precárias e degradantes”.
A operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) levou à detenção de um cidadão português, de 40 anos, e de dois estrangeiros, de 32 e 29 anos, e à apreensão de material de prova da atividade ilícita realizada pelos arguidos, designadamente documentos, computadores e dinheiro. Foi ainda apreendida uma arma de fogo.
Os dois detidos estrangeiros preparavam-se para abandonar o país – de acordo com o SEF, já tinham bilhetes de avião para o efeito.
O SEF realça que a operação “Pokhara” permitiu o resgate de 23 trabalhadores estrangeiros de uma propriedade agrícola situada na região de Almeirim, onde trabalhavam e se encontravam alojados, em “condições muito precárias e manifestamente degradantes”.
Na sequência da operação, o grupo de 23 indivíduos foi levado para local seguro, devidamente acompanhado por elementos da Associação para o Planeamento da Família, que apoiaram a ação do SEF.

Alojamento sem higiene e comida miserável descontados do salário

A investigação resultou do trabalho de fiscalização efetuado pelo SEF em articulação com a Autoridade para as Condições de Trabalho, para verificação da legalidade da relação laboral dos trabalhadores envolvidos na apanha de morangos nas estufas da região de Almeirim.
Tendo sido detetados “fortes indícios” de prática dos crimes de tráfico de pessoaspara efeitos de exploração laboral, auxílio à imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal, os factos foram participados ao Ministério Público, que abriu um inquérito.
Em causa, refere o SEF, está a atuação do patrão dos trabalhadores e do seu ajudante, que, através de uma empresa unipessoal sediada em Lisboa, contratavam e forneciam trabalhadores estrangeiros a explorações agrícolas.
Durante a investigação apurou-se que os trabalhadores assinaram contratos de trabalho redigidos em português, língua que desconhecem, cujas cláusulas não eram cumpridas, nomeadamente no que respeita a remunerações.
“De facto, a alimentação que cada trabalhador recebia era-lhe fornecida mediante desconto no vencimento, consistindo apenas em produtos: massa, batata, cebola e arroz“, diz o SEF.
Os trabalhadores encontravam-se alojados em três pequenas divisões de uma construção sem condições mínimas de segurança e higiene, assim como sem janelas e pavimento, cada uma composta por uma sala e cozinha comum e um quarto exíguo, onde cerca de sete pessoas dormiam em camas tipo beliche.
De acordo com o SEF, os 23 estrangeiros tinham apenas acesso a uma única casa de banho, sem água canalizada, e nenhum destes espaços dispunha de eletricidade. O alojamento também era descontado do vencimento, que assim ficava substancialmente reduzido.
Além das más condições de alojamento, do parco salário e dos descontos que lhe eram aplicados pelo alojamento e alimentação, os estrangeiros eram ainda iludidos com a informação de que se conseguiriam regularizar junto do SEF.
Os 23 trabalhadores foram sinalizados como vítimas de tráfico de seres humanos e recolhidos em casas de abrigo e proteção, providenciadas pela Equipa Multidisciplinar Especializada – SOS Tráfico de Seres Humanos de Lisboa, da Associação para o Planeamento da Família.
ZAP / Lusa

CENTENO DENUNCIA DESVIO DE 3 MIL MILHÕES NA CAIXA E CULPA GOVERNO PSD-CDS


 
O ministro das Finanças responsabiliza o anterior Governo pelo “desvio enormíssimo” no plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos, que ultrapassou os 3 mil milhões de euros, acusando-o de negligência.
“Há um desvio enormíssimo no plano de negócios que o Governo anterior geriu com a CGD, que atinge verbas superiores a 3 mil milhões de euros, e que tão negligentemente o Governo anterior acompanhou”, acusou o ministro.
Mário Centeno respondia a questões colocadas pelo deputado do PSD António Leitão Amaro na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde está a ser ouvido.
“As cambalhotas ideológicas que o seu partido tem dado nesta matéria não são características de estabilidade na Caixa”, disse ainda o governante, em resposta ao social-democrata, citado pela Renascença.
De acordo com o ministro, além de “um novo conselho de administração”, depois dademissão dos administradores do Banco, a Caixa ainda precisa de “um novo modelo de organização e um novo plano de negócios”.

Ferro Rodrigues avisa que saúde da Caixa é “crítica”

Na tomada de posse da comissão parlamentar de inquérito à Caixa, na terça-feira, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, já tinha assinalado que a saúde financeira da CGD é “crítica” para famílias e empresas.
“A CGD, pela sua dimensão, pelo seu carácter público e nacional, é uma entidade absolutamente estratégica, sendo crítica para as famílias e as empresasportuguesas a sua saúde financeira”, vincou o presidente.
A Comissão de Inquérito é presidida pelo deputado do PSD José Matos Correia e tem como vice-presidentes Paulo Trigo Pereira (PS) e Miguel Tiago (PCP).
Imposta por PSD e CDS-PP, a Comissão debruça-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e abordará o processo de recapitalização, atualmente em negociação com Bruxelas.
ZAP / Lusa
Comentário: não existe prisão para lá colocar esta gente?
J. Carlos

Falha inviabiliza reembolsos de IRS por transferência bancária

Problema técnico invalidou reembolsos através de transferência bancária. Problema “foi resolvido”, garante Ministério das Finanças.

O pagamento dos reembolsos de IRS foi interrompido devido a uma falha que afetou vários contribuintes. O problema registou-se a 30 de Junho e foi entretanto resolvido, segundo apurou o Notícias ao Minuto junto do Ministério das Finanças.

“Todos os dias a AT efetua milhares de transferências bancárias para pagamento de reembolsos, através do envio diário de uma ordem de transferência global para o IGCP. No passado dia 30 de Junho, houve um problema informático no envio dessa ordem para o IGCP”, explicou fonte oficial das Finanças.

O problema em causa “foi prontamente resolvido, não tendo voltado a verificar-se”. “As ordens de transferência relativas ao dia 30 de Junho foram novamente processadas integralmente, como poderá ser constatado pelos contribuintes afetados através da consulta no Portal das Finanças”, esclareceu fonte da tutela, questionada pelo Notícias ao Minuto.

Na mesma nota, é explicado que, para evitar o incómodo associado ao reembolso por cheque, foi reativado o pagamento através de transferência bancária.


Fonte: noticiasaominuto

Leiria In 50 jovens do País conhecem indústria da Marinha Grande

Cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional de todo o País participam no projeto “Leiria In - Semana da Indústria 2016”, que decorre de 11 a 16 de julho, na região de Leiria.

A Semana da Indústria pretende fomentar a consciência cívica dos estudantes sobre a importância da indústria para a economia e desenvolvimento de Portugal e permite despertar vocações para as profissões ligadas a este setor.

Durante aquela semana, vai ser realizado um conjunto de atividades em torno da indústria e das suas potencialidades, que abrangem visitas a empresas e indústrias locais e regionais, workshops, oficinas práticas e experiências culturais.

Esta iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, é organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e pela Fórum Estudante, em parceria com as câmaras municipais de Marinha Grande e Leiria, NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes e 19 empresas.

Este ano participam no projeto “Leiria In” 50 estudantes oriundos de 44 escolas secundárias de 10 distritos.

O evento foi apresentado esta terça-feira, 5 de julho, no Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara anfitreã, Cidália Ferreira; do vice-presidente do IPL, Rui Pedrosa; do diretor da Fórum Estudante, Gonçalo Gil; da secretária-geral da NERLEI, Neuza Magalhães; da adjunta da vereadora da Educação da Câmara de Leiria, Anabela Frazão; e do representante da CEFAMOL, Hugo Carlos.

A vice-presidente da Câmara da Marinha Grande mostrou a sua satisfação por “aqui iremos receber os 50 jovens que se deslocam ao nosso concelho para melhor conhecerem as nossas potencialidades de estudar trabalhar e viver”.

A excelência deste território “vem da competência, da dedicação ao conhecimento e à cidadania que são dois fatores que contribuem para o sucesso das regiões e da vida dos cidadãos”, continuou.

Cidália Ferreira recordou que “hoje temos aqui o exemplo de como se trabalham as dinâmicas na nossa terra, onde em parceria se alia a investigação científica ao produto acabado das empresas, onde de uma forma perfeitamente articulada, se formam pessoas que se integram nas necessidades do mercado de trabalho”.

“Leiria In” permite a conjugação da “capacidade de fazer bem, quando ensino, investigação e indústria se unem num processo permanente de antecipação das necessidades globais do mundo, onde a estratégia de desenvolvimento está perfeitamente identificada. Por isso é muito mais que um projeto regional, é um exemplo a nível nacional daquilo que temos e somos como país”, concluiu a vereadora.


O vice-presidente do IPL referiu que “os estudantes que participam no Leiria In ficam a conhecer este território que fica a ganhar com estas iniciativas”. Rui Pedrosa reconheceu que “temos feito um esforço enome para trazer jovens para estas áreas de trabalho com necessidades altamente qualificadas”.

E lembrou que “o contexto socio-económico deste território favorece a transferência de conhecimento dos nossos diplomados para o mercado de trabalho”.

As atividades a decorrer no concelho da Marinha Grande são as seguintes:

12 de julho . terça-feira
10h00 - 12h00 . Visita às empresas Santos Barosa, Barbosa e Almeida, Vidroexport e Libbey

12h00 - 12h30 . Visita ao Centimfe

14h30 - 17h00 . Visita ao Museu do Vidro e à exposição "Esculpir o Aço" (Coleção Visitável do futuro Museu da Indústria de Moldes)

17h30 - 19h00 . Mariparque

21h00 - 22h30 . Edifício da Resinagem
Palestra “A vida de um Industrial”

13 de julho . quarta-feira

10h00 - 12h30 . Uma Manhã Numa Empresa
Visita Às empresas Ribermold, Tecnimoplas, TJ Moldes, Iberomoldes, Planimolde, Fozmoldes, Moldoeste, KLC, Vipex, Plasgal, Martos, Lismolde

14 de julho . quinta-feira

17h00 - 18h30 . Visita ao Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do IPL