segunda-feira, 20 de março de 2017

Corta-Mato Escolar realiza-se a 1 de abril


Prova integra-se na Semana da Educação e Juventude
Corta-Mato Escolar realiza-se a 1 de abril
Resultado de imagem para Corta-Mato Escolar realiza-se a 1 de abril
A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza mais uma prova do Corta-Mato Escolar no dia 1 de abril, pelas 10h30, no Parque da Cerca, inserida no âmbito da Semana da Educação e Juventude.

Esta edição do Corta-Mato Escolar, a mais antiga iniciativa desportiva organizada pela Câmara Municipal, contará com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, do Centro de Saúde e dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.

A prova de atletismo destina-se a todos os alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico do concelho e as categorias da referida prova são as seguintes: Minis masculino e feminino, para crianças nascidas em 2008/2009, que percorrerão 500 metros; Infantis A masculino e feminino, para nascidos em 2006/2007, que terão de percorrer 1000 metros; Infantis B masculino e feminino, para alunos nascidos em 2004/2005, cuja prova terá um percurso de 1500 metros.

Município de Albergaria-a-Velha abre inscrições para Ateliers da Páscoa

O Município de Albergaria-a-Velha organiza, entre os dias 5 e 18 de abril, os tradicionais Ateliers da Páscoa. As inscrições decorrem na Casa Municipal da Juventude até ao dia 31 de março. A participação é gratuita, mas limitada à lotação de cada oficina.

 Os Ateliers da Páscoa visam proporcionar, de forma orientada, a ocupação dos tempos livres de crianças e jovens com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Na pausa letiva serão dinamizadas oito oficinas de caráter cultural, desportivo e recreativo em vários equipamentos municipais.

Logo no primeiro dia, pelas 14h30, os participantes podem partir “À Descoberta do Albergue Municipal” e aprender a importância deste espaço para os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago.

 Na Casa Municipal da Juventude, as crianças podem desfrutar de quatro ateliers. A 6 de abril, das 9h00 às 10h30 e das 10h30 às 12h00, técnicos de desporto irão demonstrar a importância do treino funcional para uma vida mais ativa e saudável. No dia 10 de abril, a partir das 14h30, os participantes serão motivados a demonstrar o seu lado mais criativo na oficina de expressão plástica. Na tarde de 13 de abril, há “Ovos da Páscoa” para decorar e, cinco dias depois, vai-se à procura dos mesmos na Caminhada “Caça aos Ovos da Páscoa”. 

A Biblioteca Municipal vai apostar também no lado criativo das crianças com “Biblioteca Fotográfica”, a 7 de abril, pelas 14h30. Partindo da exposição “Acordo Fotográfico”, de Sandra Barão Nobre, os participantes são convidados a explorar os diversos serviços da Biblioteca, com uma perspetiva mais artística. 

  Na Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha haverá os já habituais “Jogos Aquáticos” a 11 de abril, das 9h00 às 10h30 e das 10h30 às 12h00, e no dia seguinte, a Sessão de Cinema no Cineteatro Alba, às 14h30.

Todas as atividades têm uma lotação máxima de 25 participantes, com exceção da sessão de cinema, que é limitada à lotação do Cineteatro Alba. As inscrições são aceites por ordem de chegada, sendo necessário indicar quais as oficinas desejadas. 

Ministro Da Cultura Em Carregal Do Sal, Na Próxima Sexta-Feira

O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, desloca-se na próxima sexta-feira, dia 24 de março, ao Concelho de Carregal do Sal.
Luís Filipe Castro Mendes vem formalizar o Protocolo de Cooperação e a Declaração de Intenções referentes à 2.ª fase de Requalificação e Musealização da Casa do Passal.
O Ministro é esperado às 10h30, nos Paços do Concelho, seguindo-se a sessão solene, às 11h00, na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, onde serão assinados os documentos que definem a cooperação entre as entidades envolvidas no projeto.
O Protocolo de Cooperação, estabelecido entre a Fundação Aristides de Sousa Mendes, o Município de Carregal do Sal e a Direção Regional de Cultura do Centro define as tarefas e responsabilidades de cada entidade referentes ao projeto e à execução da intervenção, sendo o Município o dono e fiscal da execução técnica da obra cujo montante global é de 800 000,00 €uros, dos quais 120 000,00€ são do erário municipal. 
A Declaração de Intenções, a assinar entre o Ministério da Cultura, o Município de Carregal do Sal e a Fundação Aristides de Sousa Mendes firma o compromisso das partes em articular esforços tendentes à concretização da intervenção a candidatar ao programa CENTRO 2020.

Município de Albergaria-a-Velha adere à “Hora do Planeta”

O Município de Albergaria-a-Velha vai assinalar a “Hora do Planeta” no próximo sábado, 25 de março, desligando as luzes do edifício dos Paços do Município e da Biblioteca Municipal entre as 20h30 e as 21h30.

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa global ambiental promovida pela World Wide Fund For Nature (Fundo Mundial para a Natureza) que visa sensibilizar a comunidade para as alterações climáticas. Indivíduos, empresas e entidades públicas são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no dia 25 de março, demonstrando, desta forma, o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.

  Para além de desligar as luzes em dois edifícios municipais, a Autarquia vai dar continuidade, em 2017, à substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de tecnologia LED, de baixo consumo, nos edifícios municipais que ainda não dispõem desta forma de iluminação. Vai proceder, ainda, à instalação de painéis fotovoltaicos em vários equipamentos.

Em 2016, a “Hora do Planeta” chegou a 178 países, tendo aderido mais de 9000 cidades e vilas. Em Portugal, 110 municípios apagaram as luzes em vários monumentos e edifícios públicos. Em 2017, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.

  Mais informações sobre a “Hora do Planeta” e o trabalho do World Wide Fund For Nature podem ser encontradas em www.wwf.pt.

Cientistas descobrem como carregar telemóvel com panela ao lume

Um novo material descoberto por engenheiros da universidade norte-americana do Utah permite usar joias para gerar eletricidade a partir do calor corporal ou carregar um telemóvel utilizando o calor gerado por uma panela ao lume.
Combinando cálcio, cobalto e térbio, a equipa liderada pelo professor de engenharia Ashutosh Tiwari descobriu uma maneira eficiente, barata e amiga do ambiente de gerar eletricidade através de um processo termoelétrico que usa ar quente e ar frio.
O efeito termoelétrico acontece quando a diferença de temperaturas num material gera corrente elétrica. Basta haver um grau de diferença para as partículas com carga elétrica viajarem do lado quente para o lado frio.
"Não há químicos tóxicos no processo", afirmou o primeiro autor do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista Scientific Reports, Shrikant Saini.
Esta tecnologia pode ser aplicada a joias que usam o calor do corpo para alimentar sensores como monitores de glucose ou cardíacos, a panelas capazes de carregar dispositivos móveis, ou a carros, utilizando o calor do motor.
Os autores da descoberta afirmam ainda que poderia ser usada para tornar as centrais elétricas mais eficazes, reaproveitando o calor que produzem em conjunto com o ar frio do ambiente.
Tiwari destacou ainda que seria especialmente útil em países onde a eletricidade escasseia e a única fonte de energia é o calor.
A Universidade já pediu a patente do material e vai começar a usá-la em carros e biossensores.
Fonte: JN
Foto: DR

Bill Gates continua a ser o mais rico do mundo pelo quarto ano consecutivo

Resultado de imagem para Bill Gates continua a ser o mais rico do mundo pelo quarto ano consecutivo
O norte-americano Bill Gates, fundador da Microsoft, continua a ser o homem mais rico do mundo, de acordo com a classificação da revista Forbes hoje publicada.
William Henry Gates III, 61 anos, lidera pelo quarto ano consecutivo a lista, e é a 18.ª vez que surge como o mais rico em 22 anos. A fortuna pessoal de Gates está avaliada em 86.800 milhões de dólares.
A lista confirma a ascensão das fortunas ligadas ao setor da Internet.
Mas, o segundo lugar continua a ser ocupado por Warren Buffett, também norte-americano e detentor da financeira Berkshire Hathaway, com uma fortuna calculada em 75.600 milhões de dólares.
O terceiro mais rico é o norte-americano Jeff Bezos (da Amazon), com 72.800 milhões de dólares.
O espanhol Amancio Ortega, fundador do grupo têxtil Inditex, dono da cadeia de moda Zara, ocupa o quarto lugar, dois lugares abaixo do ‘ranking’ do ano passado, com uma fortuna avaliada em 71.300 milhões de dólares.
O mexicano Carlos Slim, detentor de um grupo de empresas que inclui a maior companhia telefónica do país, ficou em sexto lugar, com 54.500 milhões de dólares, logo a seguir ao norte-americano Mark Zuckerberg (um dos fundadores do Facebook), que tem uma fortuna de 56 mil milhões de dólares, segundo a revista.
A revista informou que a lista deste ano, na sua 31.ª edição, inclui 2.043 pessoas com uma fortuna superior a mil milhões de dólares, mais 233 do que na lista do ano anterior.
Por regiões, a Ásia-Pacífico é a que tem mais representantes, num total de 720, seguida pelos Estados Unidos com 565 e pela Europa com 530. Por países, os Estados Unidos ficam em primeiro lugar e a China no segundo.
Fonte: Sapo 24 com Lusa

VMER do Hospital Doutor José Maria Grande comemora o 10º aniversário

Resultado de imagem para VMER do Hospital Doutor José Maria Grande comemora o 10º aniversário

VMER do Hospital Doutor José Maria Grande comemora o 10º aniversário

A  Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)  do Hospital Doutor José Maria Grande comemora hoje o seu 10º aniversário com a certeza e o orgulho de quem cumpriu a missão de que foi incumbida. A missão de prestar auxílio e, como afirma a equipa,  fazer a diferença entre a vida e a morte.

Passados 10 anos, olham para o futuro com a profunda  convicção de que o futuro está assegurado no que aos recursos humanos diz respeito e que a população do Distrito de Portalegre poderá continuar a confiar na sua VMER.

 no ano de 2016 a VMER do Hospital Dr. José Maria Grande deu resposta a 974 ocorrências.

 Um bem-haja e parabéns a todos os que fizeram e fazem parte desta nossa família.

ULSNA

Seat apresenta biocombustível criado a partir de água

Resultado de imagem para Seat apresenta biocombustível criado a partir de água

Seat apresenta biocombustível criado a partir de água

Transformar água em combustível? A Seat diz que sim, é possível. Chama-se biometano e é criado a partir de águas residuais.
A apenas alguns dias do Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, a Seat revela um novo biocombustível, o biometano. Criado em parceria com a Aqualia, o biometano é produzido a partir de águas residuais, o que ajuda à reutilização deste recurso cada vez mais escasso. Além disso, o biometano pode ser utilizado por veículos movidos a gás e promete reduzir as emissões de CO2 em 80% relativamente aos motores a gasolina.
A criação do biometano envolve uma primeira fase de decantação das águas residuais, separando assim a água da lama. Seguidamente, esta é fermentada, criando-se o gás. O terceiro passo é a purificação e enriquecimento, o que torna o biogás utilizável enquanto combustível.
De acordo com a Seat, as águas residuais produzidas anualmente por 50 mil habitantes permitem a produção de biometano suficiente para um veículo percorrer quase cinco milhões de quilómetros, ou seja, mais de 100 voltas ao mundo ou seis viagens de ida e volta à Lua.

Mais de 330 aldeias concorrem às “Sete Maravilhas de Portugal”

A organização das "Sete Maravilhas de Portugal" divulgou hoje que 332 aldeias, das sete regiões do país, foram apuradas para o concurso e que as 49 pré-finalistas serão conhecidas a 7 de abril.
Em comunicado, a organização indica que foram apresentadas 446 candidaturas, mas só 332 foram aceites, sendo a região Centro a que representa maior número (159 aldeias) e a categoria "Aldeias Rurais" a que conta com mais candidatas (99 aldeias).
Na categoria "Aldeias-Monumento" estão representadas 78 aldeias, na "Aldeias de Mar" estão 23, na "Aldeias Ribeirinhas" estão 60, na "Aldeias Remotas" estão 44, na "Aldeias Autênticas" estão 79 e na categoria "Aldeias em Áreas Protegidas" constam 63 aldeias.
Dos Açores estão incluídas 23 aldeias, da Madeira 11, do Norte 79, da região de Lisboa estão sete, do Alentejo 37 e do Algarve estão 16 aldeias a concurso.
A organização refere que tem como prioridade a apresentação de uma lista de 49 aldeias pré-finalistas que prime pela "qualidade, diversidade e representatividade de todas as regiões".
"O nosso papel enquanto auditores consistiu, nesta fase, em olhar para o regulamento de uma forma independente e, ponderando os objetivos, conceito e missão apresentados pela organização, propor alterações de natureza objetiva e qualitativa, que permitam antecipar as diversas situações que possam vir a ocorrer no decurso das diversas fases da votação", indica, na mesma nota, Jorge Costa, da PricewaterhouseCoopers.
O painel de especialistas, constituído por um grupo de sete elementos por região, começa a votar esta semana e a escolha prolonga-se até dia 31 de março.
Das 332 aldeias, serão escolhidas as sete melhores de cada uma das sete categorias, num total de 49 aldeias.
Os resultados desta votação serão divulgados em conferência de imprensa, a 07 de abril, na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul.
Fonte: Sapo 24 com Lusa

Ex-diretora de lar condenada a nove anos de prisão por abuso sexual de menor

Antiga responsável de um lar juvenil de Reguengos de Monsaraz também foi considerada culpada de sequestro e peculato
O Tribunal de Évora condenou hoje a nove anos de prisão efetiva a ex-diretora de um lar juvenil de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, acusada de abuso sexual de menores, maus tratos, sequestro agravado e peculato.
Na leitura do acórdão, o tribunal deu como provados seis de um total de 24 crimes de que estava acusada, nomeadamente um crime de abuso sexual de menor em trato sucessivo, dois de maus tratos e três de peculato.
A antiga diretora do Lar Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, foi ainda condenada, além de nove anos de prisão efetiva, a cinco anos de proibição de exercício de funções.
Além da antiga diretora técnica do lar de infância e juventude, o tribunal condenou igualmente uma funcionária a dois anos e meio de prisão suspensa por igual período, absolvendo os restantes sete arguidos.
A ex-diretora do lar, Vânia Pereira, de 36 anos, estava acusada de um total de 24 crimes, 11 dos quais de abuso sexual de menor dependente, quatro de maus tratos, três de maus tratos em coautoria, três de sequestro agravado em coautoria e três de peculato.
No banco dos réus, sentaram-se ainda quatro elementos da sua equipa, duas funcionárias, a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz e o respetivo provedor, todos absolvidos.
A antiga diretora técnica do lar foi detida a 14 de abril de 2015 e presente a primeiro interrogatório judicial, ficando a aguardar julgamento em liberdade, com suspensão de funções e proibição de contactos com os menores da instituição.
A acusação resultou de um inquérito relativo a factos alegadamente praticados, entre 2008 e 2014, no Lar Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, encerrado em maio de 2015 e que acolhia crianças e jovens em risco.
Pouco mais de um mês após a detenção da mulher, a Misericórdia de Reguengos de Monsaraz fechou a instituição para proceder a uma reestruturação e repensar o seu modelo de funcionamento, transferindo 24 crianças e jovens institucionalizados para outros lares semelhantes noutras localidades.
Fonte: Lusa/DN
Foto: LUÍS BRANCO / GLOBAL IMAGENS

Morreu David Rockefeller

O banqueiro e multimilionário americano David Rockefeller morreu hoje aos 101 anos, avança a Reuters.
Resultado de imagem para Morreu David Rockefeller
David Rockefeller, filantropo, banqueiro e multimilionário norte-americano, faleceu hoje aos 101 anos, avança a Agência Reuters.
David era o membro mais velho da família Rockefeller, muito conhecida nos EUA pela sua enorme fortuna conseguida, numa primeira fase, devido ao petróleo e à Standard Oil, empresa ligada ao ramo da exploração petrolífera que encerrou no início do século XX devido ao facto do Supremo Tribunal americano considerar que a sua situação era monopolista. David Rockefeller foi também chairman do Chase Bank, do Grupo JP Morgan Chase, e um dos maiores bancos americanos.
Alegadamente, Rockefeller era também membro do Comité de Aconselhamento do Bilderberg, grupo privado que reúne algumas das personalidades mais influentes do mundo.
Conhecido também pelas suas ações de filantropia, o ex-banqueiro, de acordo com a TIME, doou 1.000 hectares de terreno ao lado de um parque nacional no estado norte-americano do Maine, no âmbito das celebrações do seu 100.º aniversário. Este tipo de ações valeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil dos EUA, em 1998.
Apesar de ser um convicto Republicano, David Rockefeller nunca almejou uma carreira política, ao contrário dos seus dois irmãos Nelson e Winthrop, que serviram o povo americano como Governadores dos Estados de Nova Iorque e Arkansas.
Rockefeller foi casado 56 anos com Margaret McGrath (de 1940 até 1996, ano do falecimento de Margaret) e teve seis filhos: David Jr., Richard, Abby, Neva, Margaret e Eileen.
Ao longo da sua vida foi submetido a sete transplantes de coração. O último ocorreu em setembro de 2016. A fortuna da dinastia Rockefeller está avaliada em cerca de 3,2 mil milhões de euros.
Fonte: Sapo 24

Hora de Fecho: Residência no Reino Unido? 85 páginas de calvário

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Perante a incerteza do Brexit, milhares de europeus estão a pedir residência no Reino Unido. A Ana França tentou preencher as 85 páginas do formulário, mas esbarrou, como muitos outros, na burocracia.
Há uma semana, os fiéis revoltados contra o silêncio do coro gritaram que mais valia fechar a igreja - e ontem foi-lhes feita a vontade. Hoje à tarde, João Maria e Pedro Miranda voltam a conversar.
James Comey revelou perante os senadores de que as ligações russas à campanha presidencial de Donald Trump estão a ser investigadas. "Se é do interesse público, nós divulgamos", afirmou.
David Rockefeller, banqueiro e filantropo que ajudou a família Espírito Santo a atravessar a crise pós-25 de abril, morreu aos 101 anos. Era o multimilionário mais velho do mundo.
Américo Amorim (que mantém a liderança), Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo são os três nomes portugueses da lista.
O que leva um país cujo sistema educativo o mundo se habituou a invejar a ajustar a sua estratégia? A noção de que o conhecimento já não é suficiente para os jovens. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
A fúria da Natureza, o deslumbre pela novidade e as perspetivas que contam novas histórias. Do júri desatento à mulher de fé, veja 20 imagens tão poderosas que a memória não consegue apagar.
Um jogador de futebol cometeu uma gafe em televisão que se tornou viral. Considerado o homem do jogo, fez um discurso desastrado em que agradeceu à mulher... e à namorada.
O Monstro das Bolachas, o Becas e o Poupas vão ter uma nova amiga. Chama-se Julia, é autista e é agora a mais recente personagem que vai integrar a tão famosa série infantil televisiva da Rua Sésamo.
A bem do descanso dos funcionários do Estado, a antiga União Soviética construiu sanatórios em todo o país. Alguns estão hoje em ruínas, outros viraram resorts, todos são peças únicas de arquitetura.
O primeiro-ministro recebeu 11 ofertas de valor superior a 150 euros desde a entrada em vigor do código de conduta. Cinco da China e as outras da Colômbia, Brasil, Egito, Espanha, Marrocos e Guimarães 
Opinião

Helena Matos
Esta é a lição que Sampaio nos deu em 2004: em Portugal existe quem mande e os subalternos. Só percebendo essa lição se entende o fenómeno Sócrates e a tolerância face a António Costa. 

Alexandre Homem Cristo
Ao recusar Cristas, o PSD desistiu de Lisboa (e das autárquicas). Sem autárquicas, sem discurso e sem projecto comum para derrotar a geringonça, o país desistiu de admitir PSD-CDS como alternativa.

João Carlos Espada
A natureza voluntária da União Europeia deverá agora ser reforçada por forma a que a estrutura da UE se torne mais flexível e mais aberta a escolhas diferentes por parte dos parlamentos nacionais.

João Marques de Almeida
Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nunca quiseram, acabar com a pobreza

Fernando Leal da Costa
Querendo consensos, não parece avisado que se tratem os principais partidos como “filhos e enteados”. Não se pode apagar uma fogueira onde só se despeja combustível.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Holanda prepara-se para ‘geringonça’ com quatro partidos

Resultado de imagem para Holanda prepara-se para ‘geringonça’ com quatro partidos
A opção apontada por Mark Rutte como mais viável para formar governo passa por uma aliança de forças com os democratas cristãos do CDA, com os liberais progressistas do D66 e restantes partidos de esquerda.
O recém-eleito primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, expressou esta segunda-feira a vontade de se unir a quatro partidos para garantir a governabilidade na Holanda. O Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, centro-direita) de Mark Rutte saiu vencedor das eleições mas não conseguiu o número de assentos necessários para ter maioria no Parlamento.
Segundo a imprensa holandesa, a opção apontada por Mark Rutte como mais viável para formar governo passa por uma aliança de forças com os democratas cristãos do CDA e com os liberais progressistas do D66. Mark Rutte quer ainda tentar entrar apoiantes ao seu Governo junto dos socialistas do SP, os cristãos do ChristenUnie, os ecologistas do GroenLinks ou os trabalhistas do PvdA.
De fora fica, tal como prometido, o partido de extrema-direita de Geert Wilders, Partido para a Liberdade (PVV), que ficou na segunda posição nas eleições legislativas do passado dia 15 de março. O partido radical terá conquistado um total de 20 assentos parlamentares. Geert Wilders já reagiu, considerando que esta exclusão governativa “não é democrática” e que deixa de fora cerca de 1,3 milhões de eleitores holandeses.
A ministra da Saúde, Edith Schippers, ficará responsável por reunir-se com os 13 partidos que conseguiram representação parlamentar nas legislativas, a fim de conseguir reunir uma maioria de 76 dos 150 lugares que compõem a câmara baixa do Parlamento holandês. Mark Rutte assume cinco príncipios base para que possa haver um consenso entre os partidos: diminuição da carga tributária para a classe média, maior investimento em serviços para a população mais idosa, reforço da Defesa e Segurança, melhores condições laborais e a aposta em energias ‘limpas’.
Fonte: Jornal Económico
Foto: Yves Herman / Reuters
Yves Herman / Reuters
O recém-eleito primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, expressou esta segunda-feira a vontade de se unir a quatro partidos para garantir a governabilidade na Holanda. O Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, centro-direita) de Mark Rutte saiu vencedor das eleições mas não conseguiu o número de assentos necessários para ter maioria no Parlamento.
Segundo a imprensa holandesa, a opção apontada por Mark Rutte como mais viável para formar governo passa por uma aliança de forças com os democratas cristãos do CDA e com os liberais progressistas do D66. Mark Rutte quer ainda tentar entrar apoiantes ao seu Governo junto dos socialistas do SP, os cristãos do ChristenUnie, os ecologistas do GroenLinks ou os trabalhistas do PvdA.
De fora fica, tal como prometido, o partido de extrema-direita de Geert Wilders, Partido para a Liberdade (PVV), que ficou na segunda posição nas eleições legislativas do passado dia 15 de março. O partido radical terá conquistado um total de 20 assentos parlamentares. Geert Wilders já reagiu, considerando que esta exclusão governativa “não é democrática” e que deixa de fora cerca de 1,3 milhões de eleitores holandeses.
A ministra da Saúde, Edith Schippers, ficará responsável por reunir-se com os 13 partidos que conseguiram representação parlamentar nas legislativas, a fim de conseguir reunir uma maioria de 76 dos 150 lugares que compõem a câmara baixa do Parlamento holandês. Mark Rutte assume cinco príncipios base para que possa haver um consenso entre os partidos: diminuição da carga tributária para a classe média, maior investimento em serviços para a população mais idosa, reforço da Defesa e Segurança, melhores condições laborais e a aposta em energias ‘limpas’.
Fonte: Jornal Económico
Foto: Yves Herman/ Reuters

Combustíveis: uma baixa de preços que não se via há meses

Esta é a a terceira semana consecutiva de alívio no custo de cada litro de gasolina e de gasóleoResultado de imagem para Combustíveis: uma baixa de preços que não se via há meses
Esta semana começa com uma boa notícia para as carteiras dos condutores, em Portugal. Os preços dos combustíveis baixam de preço, a partir desta segunda-feira, pela terceira semana consecutiva e com o maior alívio em vários meses.
No caso da gasolina, a descida é de cerca de 2 cêntimos, o maior recuo desde o dia 2 de janeiro.
No gasóleo, ainda mais: são menos 2,5 cêntimos, a maior descida em quatro meses, segundo as contas de uma fonte do setor para a TVI24, tendo por base a evolução do petróleo nos mercados internacionais na última semana.
COMBUSTÍVELPREÇO MÉDIO A 17 DE MARÇOPREÇO MÉDIO A 20 DE MARÇO
Gasóleo1.296 €1.271 €
Gasóleo simples1.258 €1.233 €
Gasolina 951.506 €1.486 €
Gasolina 981.537 €1.517 €
Fonte: TVi 24
Foto: (Reuters)

Programa Porta 65 Candidaturas abril - maio 2017


A próxima fase de candidaturas ao Programa Porta 65 - Jovem tem início no próximo dia 17 de abril. O encerramento prevê-se para o dia 18 de maio de 2017.
Se ainda não sabe o que é o Programa Porta 65   – Jovem, trata-se de um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens,
  • isolado,
  • constituídos em agregados, ou
  • em coabitação,
regulado por um conjunto de diplomas legais. Este programa apoia o arrendamento jovem de habitação para residência permanente, atribuindo uma percentagem de valor da renda como subvenção mensal.

Quem pode candidatar-se a este programa
Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos) que reúnam as seguintes condições:
- sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I;
- não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.

Informações complementares sobre:


Apoio à instrução de candidaturas
Em caso de necessidade de apoio à instrução das candidaturas, os interessados poderão dirigir-se:
- às instalações do IHRU, em Lisboa e Porto,
- às Lojas Ponto JA | IPDJ;
ou ligar para os números:
  • 21 723 15 00 (tecla 2)
  • Linha IHRU 707 101 112
  • Linha da Juventude - 707 20 30 30

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.


Piscina Municipal da Branca recebe IX Encontro de Escolas de Natação

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha organiza no próximo sábado, 25 de março, o IX Encontro de Escolas de Natação na Piscina Municipal da Branca. No evento, com início às 14h00, estarão cerca de 200 crianças e jovens de seis escolas de natação da região.

  O Encontro de Escolas de Natação tem como objetivos promover estilos de vida saudáveis, através da prática de atividade física, e mostrar à comunidade o trabalho que tem sido desenvolvido nas aulas com os jovens nadadores. Pretende-se, ainda, valorizar o convívio entre municípios vizinhos.

As escolas de natação participantes são oriundas dos concelhos de Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Oliveira de Azeméis (CERCIAZ), Vagos e Vale de Cambra. Os participantes têm entre oito e dezasseis anos. Em termos de provas, a edição de 2017 vai incluir, pela primeira vez, os 100 metros livres, um desafio para os alunos com maior resistência física. As outras provas variam entre os 25 metros e os 50 metros e abrangem os estilos livres, bruços, costas, mariposa, havendo também duas estafetas. A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha oferece o lanche a todos os jovens participantes, bem como algumas lembranças às escolas.

 A entrada no IX Encontro de Escolas de Natação é livre.

Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar revelados no pequeno ecrã

Promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, o documentário será lançado em abril na SIC

O Município de Estarreja apresenta “Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar”, um filme de Daniel Pinheiro que promete revelar a natureza em todo o seu esplendor e desvendar um cenário que nem todos têm a consciência de que ele existe aqui tão perto. A vida que desperta nas águas e nos habitats que lhes estão associados no Baixo Vouga Lagunar estará nos ecrãs em abril.

Antes do seu lançamento na televisão portuguesa, na SIC, no próximo mês de abril, a antestreia de “Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar” acontecerá no dia 6 de abril, no Cine-Teatro de Estarreja. Com produção e realização de Daniel Pinheiro, Encontro D’Águas narra a biodiversidade da região do Baixo Vouga Lagunar num documentário de 50 minutos.

Com filmagens divididas por várias estações do ano/ ciclos biológicos captadas ao longo de um ano, entre 2015 e 2016, o filme de autor, documental e científico aborda os vários habitats e a biodiversidade existentes na região. E em momentos de rara beleza capta sequências de comportamento animal.

Com este formato de documentário de história natural, a Câmara Municipal de Estarreja pretende promover e divulgar a biodiversidade e valores naturais existentes na região.

Daniel Pinheiro é um realizador de documentários de natureza cujas produções têm recebido boa crítica em Portugal, obtendo records de audiência no formato de história natural e vários prémios em festivais de cinema. Recentemente esteve envolvido como assistente de câmara e operador de som na série documental Wild Brasil, uma produção Terra Mater Factual Studios para o National Geographic Channel, sendo o primeiro português com créditos numa produção internacional a este nível.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404)