segunda-feira, 14 de novembro de 2022

OTILIA COSTA DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIU NA NAZARÉ

 

Realizou-se na cidade piscatória da Nazaré no passado dia 13 de novembro a 46ª edição da Meia Maratona da Nazaré, considerada a Mãe das Meias-Maratonas em Portugal, numa organização conjunta da Meia Maratona Internacional da Nazaré - Associação de Cultura e Desporto e do Clube de Atletismo da Nazaré, contando com o apoio do Município daquela localidade.

Completou a prova da Meia Maratona a atleta da da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Otília Costa em 1h51m59s, alcançando no final o 5° lugar do seu escalão F40.

Emanuel Ventura coroado Campeão Geral 2022 da Sociedade Columbófila Cantanhedense

Cerimónia da entrega de prémios bastante aplaudida, que contou com a presença de várias individualidades, para além dos praticantes da modalidade, familiares e amigos

A sede social do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede foi, mais uma vez o local escolhido para a realização da Gala da entrega de prémios da Campanha de 2022 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que contou com a presença de várias personalidades, nomeadamente de Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral da Colectividade em festa, de Adérito Machado - Vereador do Município de Cantanhede, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Lino Oliveira – director da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, Manuel Milagres – administrador da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, João Carvalho das JSC, Carlos Maltez do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede e Fernanda Abrantes, para além dos praticantes da modalidade, familiares e amigos.

Neste evento o destaque vai para a coroação de Emanuel Jorge Ventura, como “Campeão Geral 2022”, primeiro na geral de borrachos, campeão de designados, vencendo igualmente o campeonato de Fundo.

Destaque igualmente para a equipa Lusitano Espinhal & Irmão, que ocupou o 2º lugar do pódio da classificação geral de concorrentes.

Em evidência igualmente, esteve a dupla Nuno & Filho, que alcançou o 3º lugar do pódio da classificação geral de concorrentes, vencendo também o campeonato de Velocidade, e Meio-fundo.

Também ficam os elogios para a dupla Nuno & Filho, que conquistou o Trofeu Crédito Agrícola e para Emanuel Ventura que venceu a Taça de Honra, que homenageia, anualmente, a maior figura da história da Associação, o saudoso Presidente Alberto Abrantes.

Destaque ainda, para os associados que venceram as provas que se realizaram ao longo dos meses, tendo as duplas Nuno & Filho, alcançado 6 vitórias, Lusitano & Irmão, 4 vitórias, Emanuel Ventura, 3 e Gonçalo Paião, Fábio Cruz, António Oliveira, Paulo Santos e José Rossa Ribeiro, alcançaram uma vitória cada um.

Nas alocuções proferidas por algumas das individualidades presentes, todos

manifestaram a gratidão do convite formulado, deram os parabéns aos vencedores pelos êxitos alcançados e exprimiram incentivos a todos os praticantes da modalidade ali presentes, reconhecendo ainda a importância e o dinamismo associativo da agremiação.

Esta festa anual, bastante aplaudida, não terminou, sem antes Emanuel Ventura Campeão Geral da campanha desportiva de 2022, ladeado por Lusitano Espinhal e por Nuno, cortar simbolicamente o já tradicional bolo, que homenageia o campeão geral.

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA GALARDOADOS NA GALA DA ADAC

Numa organização da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, que contou com a colaboração da Associação Recreativa de São Miguel de Poiares, e do Municipio de Vila Nova de Poiares, realizou-se no passado dia 12 de novembro, naquela vila, a Gala Distrital de Encerramento da Época 2021/2022 do Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra, estando presentes alguns dos atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que foram acompanhados pelo dirigente Jorge Abrantes.

No conjunto das 3 distâncias a secção Ar Livre e Aventura da ASSSCC teve 16 atletas a completar o número mínimo de provas exigido para ser considerado finisher.

Na vertente de Trail Curto 11 atletas alcançaram os finishers e o atleta Pedro Cardoso obteve o 3° lugar no seu escalão M45.

Na vertente de Trail Longo foram alcançados 4 finisheres, com as atletas Ana Caçoete no 2° lugar do escalão de F40 e Otília Costa no 3° lugar igualmente no escalão F40 e ainda o atleta Nuno Coelho, que alcançou o 3° lugar no escalão de M45.

Regista-se por último que na vertente de Trail Ultra, um atleta da Secção de Ar Livre e Aventura concluiu a prova.


Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Martins

Óptica Loisas Lentes Zeizz

Streetsport Animação Turística

MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Município de Vagos vai devolver 2,5% de IRS às famílias vaguenses

 O aumento generalizado do custo de vida das famílias do concelho por via da guerra da Ucrânia e da subida da taxa de inflação motivam esta tomada de posição por parte do Município de Vagos. O custo da medida será suportado pela subida da receita de IMT e de Derrama e pelo aumento previsto das transferências do Estado para 2023. A medida será sentida pelos vaguenses em 2024.

O EXECUTIVO MUNICIPAL APROVOU, NA PASSADA QUINTA-FEIRA, A DEVOLUÇÃO DE 2,5% DO IRS DE 2023 AOS MUNÍCIPES VAGUENSES. A DECISÃO FOI TOMADA EM SEDE DE REUNIÃO DE CÂMARA E FOI VOTADA POR UNANIMIDADE.
Num breve enquadramento, recorde-se que, mediante o disposto na Lei, os municípios têm direito a uma participação variável de até 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no território municipal, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior. O restante é cobrado pela Autoridade Tributária (AT) e constitui receita do Orçamento do Estado.
Nesta medida, cabe a cada Câmara Municipal deliberar a percentagem da referida participação pretendida no sentido de a comunicar posteriormente à AT.
Assim, o Município de Vagos, na sequência da presente deliberação, prescinde da cobrança de metade da taxa global a que tem direito, revertendo este valor para os orçamentos das famílias vaguenses sujeitas à tributação fiscal em sede de IRS.
A presente medida justifica-se tendo em conta o quadro de dificuldades acrescidas para as populações, decorrentes do aumento generalizado do custo de vida, agravado pelas consequências económicas do conflito na Ucrânia, nomeadamente no que concerne ao preço da energia e bens alimentares, assim como do aumento exponencial da inflação, fatores que muito têm impactado as famílias vaguenses, bem como a generalidade dos portugueses.
EM TERMOS FINANCEIROS, ESTA REDUÇÃO NO VALOR PERCENTUAL A QUE O MUNICÍPIO DE VAGOS TEM DIREITO SERÁ SUPORTADA PELO AUMENTO DAS RECEITAS DE IMT E DE DERRAMA EM QUE ESTÃO EXECUTADOS, PRESENTEMENTE, MAIS DE DOIS MILHÕES DE EUROS, O QUE CORRESPONDE A MAIS DO DOBRO DO QUE FOI COBRADO NO ANO PASSADO E NA PREVISÃO DO LIGEIRO AUMENTO DE RECEITA POR VIA DAS TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS DO GOVERNO PARA OS MUNICÍPIOS EM 2023
Desta forma, fica assegurada a necessária sustentabilidade financeira associada a esta tomada de posição.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, “esta decisão de devolver 2,5% do IRS cobrado em 2023 aos vaguenses é fruto, por um lado, de um conjunto de circunstâncias bastante adversas para as famílias que têm produzido uma subida bastante significativa do custo de vida, como a escalada da taxa de inflação e as consequências económicas da guerra na Ucrânia, mas também uma subida dos valores da receita municipal, nomeadamente em sede de IMT e Derrama, resultado da estratégia do executivo municipal de atrair investimento e permitir a criação de riqueza, assim como o aumento das transferências do Estado para as autarquias que está contemplado no Orçamento de Estado para 2023, o que permite garantir a devida sustentabilidade da decisão.” O autarca adianta ainda que “com esta medida pretendemos dar um sinal claro de que percebemos as dificuldades e de que queremos continuar a contribuir para amenizar o impacto da subida do custo de vida a que as nossas famílias estão sujeitas. A realidade atual impõe-no e, no presente, há condições e cabal justificação para o fazer”.
A presente decisão tem um caráter excecional e temporário, vigorando até que o enquadramento presente de dificuldades económicas se esbata.

Puxão de orelhas a alunos vale multa pesada a professora

Caso que remonta a 2021 e aconteceu na Marinha Grande.
O Tribunal da Marinha Grande condenou esta segunda-feira uma professora que puxou as orelhas a dois alunos à pena única de 90 dias de multa, à taxa diária de seis euros.
A professora, que estava acusada de dois crimes de maus-tratos dos quais foi absolvida, foi condenada por dois crimes de ofensa à integridade física simples, em ambos os casos à pena de multa de 70 dias.
Em cúmulo jurídico, a professora foi condenada na pena única de 90 dias de multa, à taxa diária de seis euros, perfazendo no total 540 euros. A docente vai ter ainda de pagar a cada um dos menores 300 euros a título de compensação.
"Um puxão de orelhas dado por um professor não é admissível nos dias de hoje", afirmou a juíza na leitura da sentença, considerando que atualmente é exigível que os professores tenham outra abordagem para com os alunos. Reiterando não ser admissível, a magistrada judicial disse ainda à arguida, de 52 anos, esperar que tal "não volte a acontecer".

Alunos tinham sete anos de idade
A docente estava acusada pelo Ministério Público (MP) de dois crimes de maus-tratos a dois alunos, então com sete anos, na escola do 1.º ciclo do Pilado, Marinha Grande.
Segundo o despacho de acusação, na tarde de 18 de março de 2021, "a arguida encontrava-se a dar aula à turma dos dois menores" quando, porque estes não se encontravam atentos, se dirigiu a um deles e "agarrou-o com força por um braço", levando-o para o exterior da sala, no corredor. O MP referiu que a professora fez o mesmo em relação a um segundo aluno.
Nesta sequência, os menores, porque se encontravam sozinhos no corredor da escola, começaram a brincar e sempre que alguém passava por eles diziam 'pum, pum' e faziam como se estivessem a dar tiros", relatou o MP.
Docente agarrou as crianças “com bastante força”
Depois, sem que nada o fizesse prever, a arguida dirigiu-se ao corredor e agarrou os dois menores por uma orelha, "com bastante força", levando-os para a sala de aula.
De acordo com o MP, a conduta da professora provocou dores e mal-estar nas crianças. Em julgamento, a professora, sem antecedentes criminais, com 23 anos de carreira e sem procedimentos disciplinares até então, assumiu ter dado um puxão de orelhas a cada um dos alunos, mas negou que os tenha arrastado pelas orelhas, reconhecendo ainda ter sido um ato irrefletido.
Na sentença, a juíza referiu que a arguida admitiu parcialmente os factos e demonstrou arrependimento, e que os depoimentos das crianças foram coincidentes na parte mais importante, tendo assumido que estavam a portar-se mal.

SIC Notícias/Lusa

 

SILVES | NOVA TEMPORADA DE JAZZ NAS ADEGAS ABRE A 25 DE NOVEMBRO COM PANDEIRO IN JAZZ

 A 6ª edição de Jazz nas Adegas regressa a 25 de novembro com novas e imperdíveis propostas de dinamização cultural dos Vinhos de Silves, convidando o espectador, em cada uma das suas 20 sessões, a experienciar o jazz num ambiente diferenciador e acompanhado pelos melhores vinhos: os Vinhos de Silves. A Quinta do Francês será o anfitrião das duas primeiras sessões, nos dias 25 e 26 de novembro, respetivamente, às 21h00 e 17h00, com o grupo Pandeiro in Jazz.
Este ciclo, que agora se inicia, terminará a 27 de maio de 2023, de acordo com a seguinte calendarização:
25.nov. 21h00 | 26.nov. 17h00                   
Anfitrião: Quinta do Francês
Formação Artística: Pandeiro in Jazz
 
13.jan.23  21h00 | 14.jan.23 17h00 
Anfitrião: Quinta da Malaca  
Formação Artística: Rui Filipe Freitas Quarteto
 
27.jan.23  21h00 | 28.jan.23 17h00
Anfitrião: Quinta do Barradas           
Formação Artística: Kush Lescrooge Quarteto
           
24.fev.23  21h00 | 25.fev.23 17h00 
Anfitrião: Cabrita Wines        
Formação Artística: Marta Rodrigues Quarteto      
 
10.mar.23  21h00 | 11.mar.23 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale           
Formação Artística: Filarmónica Jazz Combo                    
 
24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel    
Formação Artística: String Reed Trio          
 
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Anfitrião: Quinta João Clara 
Formação Artística: Nuno Carpinteiro                     
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00
Anfitrião: Barranco Longo     
Formação Artística: Las Guitarras Locas    
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Anfitrião: Paxá Wines           
Formação Artística: Analog Music Project  
           
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso        
Formação Artística: Manouche Station
 
Serão, assim, duas dezenas de oportunidades para o público desfrutar, em espaços e ambientes únicos, de momentos únicos de jazz, complementados com provas de vinhos do produtor anfitrião e tapas confecionadas com produtos locais e regionais; motivos mais do que suficientes para tornar estas propostas inesquecíveis.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de 3 vinhos do produtor, degustação de 3 tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se já à venda os bilhetes das sessões com Pandeiro in Jazz na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.               
O evento destina-se a maiores de 18 anos e conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
O telefone 282 440 800 (ext. 2743) e o endereço de correio eletrónico turismo@cm-silves.pt são os contactos do sector de Turismo do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
 
QUINTA DO FRANCÊS
A Quinta do Francês é uma propriedade familiar com 9 hectares de vinha, situada nos vales de Odelouca em Silves. O terreno, com encostas viradas a sul e solo xistoso, possui características que fazem deste vinhedo um terroir ideal para produzir grandes vinhos. As castas plantadas são Cabernet Sauvignon; Syrah; Trincadeira; Aragonês; Touriga Nacional e Sauvignon blanc. A produção, de 60.000 garrafas, é vendida a nível nacional e internacional (exportação). Os vinhos são premiados em concursos nacionais e internacionais. A adega, com uma vista panorâmica sobre o vinhedo, acolhe os visitantes para visitas guiadas e provas de vinhos.
 
PANDEIRO IN JAZZ
A junção um tanto ou quanto inusitada, vem provar que a música realmente não tem fronteiras, o trio traz um repertório apurado que vai de temas originais, a versões de grandes nomes do jazz.
Juninho Ibituruna – Pandeiro
Francesco Valente – Contrabaixo
Cláudio Andrade - Piano.

Galeria Municipal de Proença-a-Nova recebe exposição de vitral e cerâmica

 

Se as obras gerarem diálogo, já valeu a pena”. É assim que António Dias Ribeiro, artista com origem proencense, caracteriza as suas obras artísticas expostas na Galeria Municipal, onde irão ficar até dia 10 de janeiro de 2023. Nesta mostra, denominada “O Murmúrio Urbano, o Grito do Campo”, podem ver-se trabalhos de vitral, cerâmica e escultura, representando diversos locais e países, numa viagem que nos guia num paralelismo entre o mundo urbano e rural.

É importante reconhecer o trabalho aqui exposto do António Dias Ribeiro, ele que tem já reservado outros projetos futuros, dos quais o concelho irá orgulhar-se de ver integrado no nosso roteiro das artes”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, deixando antever novas colaborações para o ano de 2023, considerado já o Ano Municipal das Artes. “Estas obras oferecem também atratividade ao território, é essa a beleza da arte. É obrigação da Câmara Municipal apoiar este tipo de projetos e um orgulho poder contar com esta exposição aqui no concelho”, frisou o autarca no momento da inauguração.

António Dias Ribeiro agradeceu o apoio dos amigos que fizeram questão de marcar presença na celebração, sublinhando “o envolvimento e entusiasmo de todos, incluindo especialmente a Câmara Municipal”. O artista conclui ainda que “se o espaço precisa de nós (artistas), nós precisamos do espaço também”, abordando esta necessidade de relação estreita entre artistas e autarquias como elemento essencial à difusão das artes no país. A última exposição de António Dias Ribeiro em Proença-a-Nova datava do ano de 2012, marcando assim o regresso ao trabalho no seu concelho de origem.

Nesta exposição podem ver-se trabalhos que pretendem abordar realidades de diferentes países e sociedades um pouco por todo o mundo, influenciado, no caso do vidro arquitetónico, pelas suas raízes e ligação à Beira Baixa. Também neste sentido, podem ver-se alguns trabalhos relacionados com o fogo ou o contraste verde dos campos. Segundo o próprio autor, “há uma história, um acontecimento, uma situação, por detrás de cada trabalho”.

António Dias Ribeiro nasceu em Proença-a-Nova, no Chão do Galego, de onde saiu ainda jovem. Atualmente reside e trabalha em Londres, desenvolvendo projetos e parcerias académicas associadas ao vitral, vidro formado a quente, mosaico e barro. Exibe regularmente trabalhos em galerias, museus e espaços públicos numa área abrangente de países Europeus, Médio Oriente e América.

No próximo dia 19 no Multiusos de Febres: Público vai assistir a espetáculo musical de olhos vendados


O Pavilhão Multiusos de Febres recebe, no próximo dia 19 de novembro, a partir das 21h30, um espetáculo diferente, no qual o público estará de olhos vendados e, assim, descobrirá novos modos de percecionar a música e o ambiente sonoro envolvente.

Trata-se de um espetáculo desenvolvido pela Escola de Cães-Guia para Cegos, IPSS sediada em Mortágua, que juntará em palco 13 músicos que vão interpretar diversos temas e o público é convidado a ouvir e a viver, mas sem ver.

Desde 2014 que esta escola que treina cães-guia para todos os cegos portugueses que deles necessitem promove, no início de cada ano, uma cerimónia na qual é preparado um concerto onde são reproduzidas músicas escritas ou cantadas ao longo dos tempos por pessoas cegas.

Quando omitimos um sentido, os outros tornam-se mais sensíveis e assim, de olhos vendados, o público sentirá, apreciará e imaginará e ouvirá a música sob outra perspetiva.

Este espetáculo decorre no âmbito do projeto Mulheres e os Lugares Região de Coimbra, promovido pela CIM Região de Coimbra.

A entrada é gratuita.



Para assistir, dia 17 de novembro, na Escola das Artes da Católica no Porto, “A velocidade das coisas”: Masterclass de artista brasileira Letícia Ramos

 A artista brasileira Letícia Ramos irá dar uma masterclass aberta ao público, no próximo dia 17 de novembro, pelas 18h30, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. O foco será a apresentação dos seus últimos trabalhos. Dois dias antes, a 15 de novembro, o trabalho da artista será exibido no CineClube da Escola das Artes, no Auditório Ilídio Pinho. 
Letícia Ramos é uma das artistas residentes na Escola das Artes, do primeiro semestre de 2022/23, ao abrigo do programa InResidence 2022, promovido pela Câmara Municipal do Porto. As suas obras já foram exibidas em espaços como Jeu de Paume, Tate Modern, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural,Fundação Iberê Camargo,Museu Coleção Berardo, CAPC Musée d’art Contemporain (Bordeaux), Pivô - SP. Os seus trabalhos fazem parte das coleções como a Fundação Botín, Novo Musee de Mônaco,Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna SP - RJ e Pinacoteca do Estado de São Paulo. 
 
Na masterclass aberta ao público, a artista brasileira irá apresentar um recorte da sua obra em filme e fotografia, tendo como principal foco o processo de criação dos seus trabalhos mais recentes. Serão ainda discutidas as formas técnicas e poéticas do seu trabalho fotográfico experimental, que resultam na criação de paisagens atemporais que misturam ciência, ficção e tecnologia.  
 
A masterclass decorre no dia 17 de novembro, pelas 18h30, na Universidade Católica no Porto. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

PATRÍCIA GOMES



DIABETES EM MOVIMENTO ARRANCA NA COVILHÃ EM JANEIRO DE 2023

Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 está a ser implementado na Covilhã numa parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã, o ACES Cova da Beira e da Administração Regional de Saúde do Centro.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

As sessões de exercício físico vão decorrer a partir de janeiro de 2023, às 2ªs, 4ªs e 6ªs, no Pavilhão da Inatel, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico (da Câmara Municipal da Covilhã) e por enfermeiros (da UCC Cava Juliana).

A participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde da Covilhã (USF da Estrela, UCSP da Covilhã, UCSP do Teixoso e UCSP do Tortosendo).

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se todos os anos a 14 de novembro.

Dia Mundial das Doenças do Movimento comempra-se a 29 NOVEMBRO 2022


A Sociedade Internacional da Doença de Parkinson e Outras Doenças do Movimento (MDS) determinou que o mês de Novembro será o mês da consciencialização sobre as Doenças do Movimento. E o dia 29 de Novembro, dia do nascimento do neurologista Charcot, o Dia Mundial das Doenças do Movimento.

As Doenças do Movimento são doenças neurológicas que se caracterizam, entre outros sintomas, por causarem uma alteração do movimento normal. Podem manifestar-se por movimentos mais lentos ou pelo aparecimento de movimentos anormais (ex. tiques, distonia, coreia, balismo, mioclonias, estereotipias).

As Doenças do Movimento mais frequentes são a Doença de Parkinson, o Tremor Essencial e a Síndroma das Pernas Inquietas. Outras doenças do movimento mais raras incluem a Doença de Huntington, a Atrofia Multissistémica, a Paralisia Supranuclear Progresssiva (PSP), o Blefaroespasmo, a Distonia Cervical, a Síndroma de Gilles de La Tourette, a Doença de Wilson e várias outras doenças.

Quando uma pessoa é referenciada para uma consulta de Doenças do Movimento, o objectivo é que seja acompanhada por profissionais de saúde com experiência na avaliação e tratamento de doentes com estas patologias. #movedisorder

O CNS | Campus Neurológico é um centro português especializado em doenças neurodegenerativas, nomeadamente em Doenças do Movimento, que tem por objectivo conciliar atividade clínica de qualidade com a condução de projetos de investigação e formação de profissionais de saúde, nas mesmas áreas médicas onde desenvolve atividade assistencial.
________________________

Para mais informação:

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, NOS DIAS 15, 16 e 17 DE NOVEMBRO, EM ALGUNS EDIFÍCIOS, NA AVENIDA DO RIO, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, ENTRE AS 09H00 E AS 18H00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, no âmbito da empreitada “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra, 1ª Fase – Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento”, o fornecimento de água será interrompido em alguns edifícios, na Avenida do Rio, em Armação de Pêra, entre as 09h00 e as 18h00, nos dias 15, 16 e 17 de novembro.

Dia 15.novembro: 09h00 - 18h00  
Lote 10, Lote 10 C e Lote 2
Dia 16.novemnbro: 09h00 - 18h00
Lote 1 e Edifício Solmar 3
Dia 17.novembro: 09h00 - 12h00  
Edifício Almadraba
Dia 17.novembro: 09h00 - 18h00
Edifício Solmar 2 e Edifício Solmar 1

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

SILVES | SERVIÇO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE SILVES CONTINUA A PROMOVER “CLÍNICA DOS CACOS”

 
A oficina “Clínica dos Cacos”, organizada pelo Município de Silves, irá decorrer nos dias 16 de novembro e 14 de dezembro, entre as 14h30 e as 17h00, no Museu Municipal de Arqueologia.
 
A iniciativa é dirigida ao público em geral sendo promovida pelo Serviço de Conservação e Restauro. Os participantes terão a oportunidade, ao longo das sessões, de restaurar pequenos objetos cerâmicos, que se encontrem danificados e pelos quais detenham particular estima.
 
Para esclarecimento de dúvidas e inscrições, os interessados devem contactar o Serviço de Conservação e Restauro através do email: conservacaoerestauro@cm-silves.pt ou através do telefone 282 440 854.

 

Profissionais da restauração e enoturismo de Reguengos de Monsaraz recebem formação sobre serviço de vinhos

O programa Formação + Próxima teve a primeira ação no dia 10 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz destinada aos profissionais do setor da restauração e do enoturismo. A formação resulta de uma parceria entre o Município de Reguengos de Monsaraz e o Turismo de Portugal e é efetuada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Na sessão estiveram 26 profissionais de restaurantes, unidades hoteleiras e enoturismos do concelho e receberam formação sobre serviço de vinhos e restauração. Nos dias 17 e 24 de novembro entre as 15h30 e as 18h30 haverá mais duas ações de formação para estes profissionais, que assim vão obter mais conhecimentos sobre o turismo vínico, armazenamento correto dos vinhos, materiais e utensílios necessários, protocolo de serviço e a elaboração da carta de vinhos.
Este programa de formação pretende explorar os detalhes associados ao serviço dos vinhos na restauração e enoturismo e a importância dos pormenores “invisíveis” aos olhos do cliente, transmitindo os conhecimentos centrais para que os profissionais possam desempenhar um serviço de qualidade.


Carlos Manuel Barão

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA – MEDIDAS PREVENTIVAS

 

1. SITUAÇÃO

De acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se para os próximos dias a seguinte situação meteorológica:

Chuva persistente, por vezes forte, em especial no Norte e Centro;

Vento do quadrante oeste, mais intenso no litoral, a norte do Cabo Raso e nas terras altas (<45 Km/h), com rajadas que poderão atingir os 70 a 80 Km/h na faixa costeira a acompanhar a passagem da superfície frontal;

Agitação marítima, com ondulação de noroeste até 5 metros a partir da próxima madrugada no litoral norte e centro e a partir do início da tarde de amanhã, 15 de novembro, na faixa costeira ocidental da região sul.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt . Informação hidrológica

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, os acumulados nas próximas 72 horas são mais expressivos nas bacias do Minho, Lima, Cávado e Ave (até 150 mm), Tâmega, Paiva e Vouga (acumulados até 100 mm), Mondego e Douro (acumulados até 75 mm), podendo ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis.

1. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;

Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;

Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;

N.º AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide

Portugal T.: 351 21 424 7100 | www.prociv.pt 2/2

Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

2. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; − Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais;

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

Coimbra | Aberta 3.ª fase de candidaturas para CTeSP da ESA


Decorre de 15 a 20 de novembro a 3.ª fase de candidaturas a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) a iniciarem no ano letivo de 2022/2023.
Nesta fase estão abertas candidaturas para os CTeSP de Defesa da Floresta (5 vagas), de Produção Agrícola Biológica (10 vagas) e de Qualidade Alimentar (10 vagas).
Mais informações sobre estes cursos e relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no site da Escola, em www.esac.pt.
Os resultados das candidaturas são divulgados no dia 23 de novembro.

Isabel Silva
 


Desempenho climático: Portugal sobe de posição e fica entre os 15 melhores

Os progressos em matéria de mitigação climática foram divulgados esta segunda-feira pela associação ambientalista Zero, que participou no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas.
Portugal está no grupo dos 15 países com melhor desempenho climático, subindo mesmo duas posições, segundo o Índice de Desempenho das Alterações Climáticas, publicado esta segunda-feira e que analisa o progresso em 59 países com as emissões mais elevadas.
O Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (Climate Change Performance Índex, CCPI, na sigla original) traduz o desempenho das políticas climáticas de 59 países, numa lista com 63 posições, mas na qual as três primeiras não são ocupadas, como usualmente, por nenhum país estar completamente alinhado com o objetivo, saído do Acordo de Paris de 2015, de manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C (graus celsius).
Na lista, divulgada na conferência da ONU sobre o clima (COP27) que decorre em Sharm el-Sheikh, no Egito, surge primeiro (no quarto lugar) a Dinamarca, seguida da Suécia e depois do Chile.
Num sistema de cores, os países a verde são classificados como tendo um alto desempenho climático, depois a amarelo os países com um desempenho médio, a laranja um desempenho baixo e a vermelho um desempenho muito baixo.
Portugal surge no grupo dos países a verde, na 14.ª posiçãodepois de países como Marrocos, Índia ou Estónia, com uma grande subida, ou a Noruega e Reino Unido, que desceram quatro lugares em relação ao anterior índice. A Finlândia, a Alemanha, o Luxemburgo e Malta surgem depois de Portugal e "fecham" a lista verde.
A amarelo está a União Europeia como um bloco, o Egito, que organiza a COP27, Espanha, com uma subida de 11 lugares, Indonésia, Itália, França (que desceu 11 posições) ou Nova Zelândia, entre outros.
E na lista laranja, também entre outros, a Irlanda, o Brasil, a Bélgica, a África do Sul, a Turquia e a Argentina.
Com a pior performance, no vermelho, estão 14 países, a começar pelo Japão e com o Irão em último lugar da lista, da qual fazem parte os maiores emissores de gases com efeito de estufa do mundo, a China e os Estados Unidos, além de outros como a Federação Russa, a Austrália, o Canadá ou a Arábia Saudita.

SIC Notícias

Águeda é o concelho com mais empresas e o mais exportador da Bairrada

 Ranking das 500 maiores empresas da Bairrada coloca o concelho de Águeda no top do número de empresas, em valor de vendas e que mais exporta
 


O concelho de Águeda lidera o ranking das 500 maiores empresas da região da Bairrada em número de empresas, em valor de vendas e em volume de exportação registados em 2021. Estas são as principais conclusões de uma publicação realizada pelo Jornal da Bairrada (JB) que escrutina os resultados operacionais das maiores empresas desta região.
“Os nossos parabéns ao tecido empresarial de Águeda, cuja capacidade de trabalho e dinamismo nos mercados cada vez mais competitivos são recompensados pelos resultados económicos evidenciados nesta revista”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, enaltecendo os “excelentes indicadores” obtidos que “posicionam as empresas de Águeda entre as melhores e maiores da região”.
São resultados que permitem o concelho de Águeda liderar destacadamente os restantes desta região e que espelham “o empreendedorismo e força de um concelho fortemente industrializado e que tem cativado cada vez mais investidores e empresas”, continuou Jorge Almeida.
Estão sediadas em Águeda 190 das 500 maiores empresas dos seis concelhos que compõem a região da Bairrada (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos), um valor que corresponde a 38% de representação entre o ranking. Estas 190 empresas conseguiram, em 2021, um volume de negócios de 1,3 mil milhões de euros, um indicador onde o concelho também lidera, denotando ainda um crescimento de 227 milhões de euros nas vendas relativamente ao ano anterior, refere a revista.
Águeda é também o concelho mais exportador de toda esta região da Bairrada, colocando 200 empresas no ranking das 500 maiores em volume de exportações, que conseguem 432 milhões de euros em vendas para os mercados internacionais. Assim, estão sediadas no concelho de Águeda 40% das empresas representadas na lista das maiores exportadoras da Bairrada.
De referir que, segundo a publicação do JB, as 500 maiores empresas da Bairrada representam quatro mil milhões de euros em 2021, empregavam 26626 pessoas e geraram 271 milhões de euros de resultados líquidos. De referir ainda que 35% do que produziram dirigiu-se aos mercados externos.

Ana Sofia Pinheiro
 

A 15 de novembro pelas 17h45 no Porto, Católica inaugura Sala Assis de Magalhães

 No dia 15 de novembro, pelas 17h45, vai nascer um novo espaço na Universidade Católica Portuguesa no Porto: a Sala Assis de Magalhães. Na inauguração estarão presentes Assis de Magalhães e família, Artur Santos Silva (presidente honorário do BPI), Isabel Braga da Cruz (presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica no Porto). 
Assis de Magalhães nasceu em 1928 numa família numerosa, tendo iniciado o seu percurso profissional em tenra idade, estudando e trabalhando em simultâneo. Fundou o Grupo SARCOL, em 1943, que viu consolidar a marca sob a sua carismática liderança, participando na fundação de associações e instituições de renome, nomeadamente o Banco BPI (1981), o CLIP (1986) e a Fundação de Serralves (1989), e mais tarde expandindo a área de negócios para o sector Imobiliário. 
O seu mérito como empresário e a sua retidão como pessoa, sempre disponível para ajudar o próximo, foram publicamente reconhecidos através de diversas condecorações e comendas agraciadas. 
É para a Universidade Católica Portuguesa no Porto um grande orgulho fazer parte desta homenagem a Assis de Magalhães. Temos vindo a trabalhar no sentido de dar o nome de figuras marcantes da sociedade portuguesa a espaços no nosso campus.  O reconhecimento do legado de pessoas tão relevantes para o país, para a região Norte, para a economia e para toda a sociedade é algo que esperamos poder inspirar também a nova geração de estudantes que por aqui passam” salienta Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica Portuguesa no Porto. 
Alexandra Magalhães, filha de Assis de Magalhães destaca “o meu pai foi toda a vida um grande trabalhador; o que construiu profissionalmente, fê-lo com uma perseverança e capacidade de trabalho ímpares. Foi um líder nato e assim é reconhecido pelos que o rodeiam, que sempre admiraram a sua capacidade negocial, a sua visão estratégica, e a forma como inspira confiança.” Alexandra Magalhães revela ainda “admiro muito a sua resiliência e a forma como lida com as contrariedades da vida sem medo  
A inauguração da Sala Assis de Magalhães realiza-se a 15 de novembro, pelas 17h45, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. 
 
INÊS RIBEIRO

Grande Priorado de Portugal realizou Capítulo Nacional no concelho de Reguengos de Monsaraz

 O Grande Priorado de Portugal da Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani realizou no dia 12 de novembro o XXXIV Capítulo Nacional no Auditório João Rosado Correia do Convento da Orada, no concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta cerimónia contou com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e juntou os Cavaleiros, Damas, Escudeiros e Postulantes da organização.
 
A Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani, ou Soberana Ordem Militar do Templo de Jerusalém, é sucessora da Ordem do Templo estabelecida no século XIX em Paris e inspira-se nas tradições e ideais dos Templários, uma ordem militar e monástica fundada por Hugh de Payens em 1118. Os membros desta organização secular e ecuménica são homens e mulheres de fé que aceitam uma regra moderna de vida cristã inspirada na Regra de Bernardo de Claraval, o pai espiritual dos Templários medievais, devendo demonstrar elevada ética e princípios morais e seguir as tradições do Templo.
 
O Grande Priorado de Portugal da Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani, cujos membros se encontram espalhados por todo o mundo, segue os ideais da Ordem do Templo de Jerusalém e tem como objetivos, entre outros, perpetuar os nobres ideais de honra, integridade e beneficência, promovendo a unidade cristã e a aproximação das igrejas e de todos os credos do mundo, prestar assistência a instituições sociais e ajudar pessoas carenciadas, pobres, doentes, indigentes, perseguidos, iletrados e maltratados, bem como defender os inocentes injustamente acusados. 
A organização visa também desenvolver e manter atividades e projetos cavaleirescos em defesa da ordem social baseada nos valores cristãos, promover o desenvolvimento espiritual dos seus membros e cooperar com sociedades científicas, religiosas, cívicas e sociais, bem como com todas as demais que partilhem os mesmos princípios e crenças da instituição.

 Carlos Manuel Barão