sexta-feira, 5 de abril de 2024

Comunicado: Eleição dos órgãos da Secção de Aveiro do PSD

 Os candidatos únicos Simão Santana (Comissão Política) e Ribau Esteves (Mesa da Assembleia), foram reeleitos esta sexta-feira, dia 05 de abril, para mais um mandato à frente dos destinos dos órgãos da Secção de Aveiro do Partido Social Democrata (PSD Aveiro), para o biénio 2024/2026. Votaram neste ato eleitoral 79 eleitores, de um total de 214 inscritos.

Após estes primeiros dois anos, estamos mais capazes, com mais energia e com mais força para “Continuar a Ganhar”, somando aos sucessos alcançados, novas vitórias que, de forma objetiva e clara passam pela continuidade da boa governação do Município de Aveiro no atual mandato autárquico (2021/2025) e de uma nova vitória nas Eleições Autárquicas 2025, um processo em que estamos a trabalhar e assim continuaremos, de acordo com os valores e princípios que nos permitiram alcançar os melhores resultados para Aveiro e para os Aveirenses, ao cabo dos últimos 10 anos, de forma inegável.

[Equipas Eleitas disponíveis aqui]

 

Resultados Eleitorais da Secção de Aveiro

Eleitores: 214

Votantes: 79

 

Mesa da Assembleia de Secção

Lista A: 75

Brancos: 02

Nulos: 02

 

Comissão Política de Secção

Lista A: 76

Brancos: 01

Nulos: 02

 

Simão Santana

Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Mais de 150 participantes no Pavilhão do Couto Mineiro. APPACDM DE CASTELO DE PAIVA PROMOVEU 1º TORNEIO DE FUTSAL E BÓCCIA

A APPACDM de Castelo de Paiva realizou ontem, durante todo o dia, no Pavilhão Desportivo do Couto Mineiro do Pejão, o 1º Torneio de Futsal e Bóccia “Unidos pela Diferença “, uma iniciativa desportiva que juntou mais de 150 participantes de várias IPSS e teve o apoio da CM de Castelo de Paiva.
Presentes estiveram equipas representativas da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo de Paiva, da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, da Cercimarco, CACI Sobrosa – Paredes, Cerci-Lamas – SM da Feira, CerciVar – Ovar, Associação de Solidariedade Social de Espadanedo – Cinfães, Centro Social de Santa Maria de Sardoura – Castelo de Paiva e Emaús – Paredes.
A cerimónia de abertura contou com a participação da tuna da Academia Sénior de Castelo de Paiva, e a intervenção da diretora da APPACDM, Marisa Silva, que em jeito de boas-vindas, agradeceu a presença de todos e realçou o objetivo da iniciativa, potenciando uma excelente atividade desportiva, aliando o exercício físico a momentos de boa disposição e salutar convívio entre os participantes.
Esta responsável, que esteve acompanhada do presidente da instituição, José Carlos, lembrou que, esta iniciativa não foi gizada para haver vencedores e vencidos, porque o mais importante era o espírito competitivo e o fomento da camaradagem entre todos, destacando na sua intervenção, a colaboração de jovens alunos do Curso de Desporto do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, que em ambas as atividades desenvolvidas, auxiliaram os jogos na questão da arbitragem.
A cerimónia de encerramento, contou com a presença José António Vilela, Vice-Presidente da CM de Castelo de Paiva, traduziu-se numa festa com todos os intervenientes, que manifestaram uma imensa alegria de participar nesta feliz iniciativa
José António Vilela, participou na entrega de lembranças às entidades participantes e congratulou-se com o sucesso deste evento desportivo, realçando a importância do desporto inclusivo, manifestando a vontade da autarquia para continuar a apoiar estas iniciativas.














*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Espetáculo baseado em cartas verídicas da Guerra Colonial estreia em Aveiro; Cultura Perto de Si; Programação dos Museus e do ATLAS Aveiro


I – Espetáculo baseado em cartas verídicas da Guerra Colonial estreia em Aveiro

A peça de teatro, criada especialmente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, interliga a Guerra Colonial Portuguesa e a invasão da Ucrânia. O elenco, que inclui atores russos e ucranianos exilados em Portugal, contribuiu para a construção do texto do espetáculo.
No próximo dia 12 de abril estreia no Teatro Aveirense uma peça de teatro baseada em cartas verídicas da Guerra Colonial Portuguesa e que interliga este conflito com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Código Postal foi concebido pelo encenador e dramaturgo Marcos Barbosa especificamente para Aveiro 2024, a propósito do tema do 2.º trimestre da Capital Portuguesa da Cultura, ‘Cultura e Democracia’, e conta com a participação de atores russos e ucranianos exilados em Portugal devido à guerra.

O espetáculo tem por base um conjunto de cartas trocadas entre mãe e filho em 1965 e 1966. Esta correspondência foi doada a Marcos Barbosa para que, um dia, a pudesse incorporar numa das suas criações. As cartas ganham agora forma numa peça de teatro que procura ampliar os ecos destas missivas para estabelecer ligações com a atualidade, nomeadamente com a invasão da Ucrânia.

Para a construção do texto de Código Postal, o encenador, que foi programador das Artes Performativas de Guimarães Capital Europeia da Cultura, contou com diversos contributos. Tratou-se de um processo colaborativo que começou num laboratório de dramaturgia em Nova Iorque, no âmbito do Festival Novos Bardos, e que se estendeu mais tarde ao elenco do espetáculo.

Este balanço entre o real e a ficção, o passado e o presente, e a interligação entre várias geografias faz de Código Postal um espetáculo que promete marcar a temporada teatral portuguesa de 2024.

Consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

II – Cultura Perto de Si realiza espetáculos em várias freguesias
abril e maio
O Programa Municipal “Cultura Perto de Si” irá, a partir do próximo domingo, dia 7 de abril, e até 29 de maio, proporcionar diferentes espetáculos em várias freguesias.
“Cultura Perto de Si” é um Programa Municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais. Neste ano de especial importância, o “Cultura Perto de Si” integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A iniciativa tem como objetivo principal descentralizar a oferta cultural promovendo a realização de espetáculos em todo o Município.
Um projeto que leva a cultura às pessoas, apresentando-a em palcos informais, com agentes das mais diversas áreas. Pretende-se derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística.
Assim, nestes meses de abril e maio, a Câmara Municipal de Aveiro aposta num modelo de programação que promove sinergias e intercâmbios de artistas e Associações Culturais locais, o que confere diversidade e heterogeneidade artística aos espetáculos, dirigidos a todos os públicos.

Programa
Em abril, o programa inicia no domingo, dia 7 de abril, com o concerto de Rui Oliveira “As Palavras”, no auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha, pelas 17h00. Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa como Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Ary dos Santos, Vinícius de Morais, Natália Correia ou José Afonso. Utilizando a voz como instrumento principal e de acompanhamento, o cantor Aveirense cria paisagens sonoras onde respiram os poemas e as canções. Sem alinhamento predefinido, o concerto é um encontro daqueles que procuram a beleza e o sentido na música e nas palavras dos poetas.
No dia 14, domingo, às 15h00, terá lugar no Salão Paroquial de São Jacinto o concerto “Jazz Steps” onde será explorada a conexão entre jazz e bossa nova. Procurar-se promover a apreciação da música instrumental e estimular o diálogo entre os músicos e o público.
No sábado, dia 20 de abril, pelas 21h30, “Aveiro, Sal do Mundo” será realizado no Centro Cultural de Esgueira. Para esta noite, que se pretende de fraternal convívio e interação entre o Grupo Etnográfico e Cénicos das Barrocas, o Grupo Cénico de Aveiro “Cantares da Ria” e o Grupo Folclórico de Esgueira. Antes da atuação e da tertúlia sobre “Aveiro, Sal do Mundo”, será apresentado um documentário.
No dia seguinte, domingo, 21 de abril, às 17h00, terá lugar o concerto “Corais de Aveiro” no Centro Social e Cultural de Horta, com a participação do Coral Polifónico de Aveiro e do Coral São Pedro de Aradas.
A 28 de abril, domingo, pelas 17h00, o Coletivo de Contadores de Tradição Oral apresentará “Contos na Eira” no Centro Comunitário de Aradas. Trata-se de um espetáculo de narração oral de repertório tradicional, constituído por contos, lengalengas, cantigas, adivinhas, preces ou provérbios que vão sendo partilhados num ambiente que recreia as eiras de antigamente.
“Oxalá: Lendas de Mouras Encantadas” por Virgínia Millefiori e Hélder David Duarte é a proposta para o dia 30, terça-feira, às 21h30, no auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana. Trata-se de uma sessão de contos que resulta de uma viagem, de uma grande introspeção sobre a herança cultural árabe. Uma narradora que viveu 10 anos a ouvir contar histórias de encantamentos, traições, mouros e mouras no Gharb al- Andaluz, e um músico, especialista em temáticas medievais e árabes que traz os sons e cores desses tempos através do alaúde árabe, do Ney (auta Árabe), do Saz (instrumento de cordas turco.

Maio
Em Maio, no dia 19, domingo, às 17h00, apresentamos novamente os “Contos na Eira” no auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília.
No dia 26, domingo, pelas 17h00, teremos o Teatro de Marionetas e Sombras “Alforria: a vida numa carroça” pela Companhia Boca de Cão, no Centro Social de Requeixo. É um espetáculo em viagem que relata a procura de uma vida mais feliz. Xica e Tibério, trabalhadores incansáveis, viviam escravizados, mas, aos olhos de Silvestre, o simpático javalicão, descobriram que a amizade e a coragem são os guias do coração. Uma criação que aborda, de forma divertida, temas como a liberdade, a opressão e a igualdade de género, executada através de técnicas de teatro de rua, marionetas de sombras e manipulação direta.
Por último, no dia 29 de maio, quarta-feira, às 21h30, no auditório do edifício da antiga Junta de Freguesia de Cacia, será apresentado “As Tricanas ao passar”. Para esta noite, que se pretende de fraternal convívio e interação entre as nossas Associações Culturais: Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, Grupo Folclórico do Carregal e Grupo Cultural São Bernardo a Cantar, a atuação dos Grupos e uma alegre tertúlia.
Todos os eventos têm entrada gratuita e as entradas estão sujeitas à lotação do espaço.

III – Atividades de Educação Ambiental programadas para abril, maio e junho
Centro Municipal de Interpretação Ambiental
Para os meses de abril, maio e junho, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) tem programado um conjunto de atividades de Educação Ambiental.
Oficinas com Vida vai ter lugar às quartas-feiras no CMIA e vai integrar atividades de educação ambiental com cariz lúdico e dedicadas à biodiversidade da ria de Aveiro.
Assim, no dia 10 de abril, quarta-feira, pelas 15h00, terá lugar a atividade “Inspetor Rasto” que consiste numa “Caça ao Tesouro” no espaço envolvente do CMIA onde os participantes serão desafiados a procurar diferentes tipos de vestígios (penas, pegadas, por exemplo) de alguns dos animais da ria de Aveiro e identificar o seu paradeiro.
No dia 8 de maio, às 15h00, será desenvolvido “Origami da Ria” onde se fará o reconhecimento e replicação de algumas espécies da fauna Aveirense com papel de origami.
No dia 22 de maio, pelas 14h30, o CMIA organiza “Biodiversidade na Cidade” para seniores com mais de 65 anos. Trata-se de uma atividade de fauna e flora existente na ria de Aveiro, desde as Salinas aos espaços urbanos da Cidade e vai incluir observação direta de algumas espécies no espaço exterior.
Já no dia 12 de junho terá lugar “Sons da Ria: melodias de junho” pelas 15h00 no CMA. Através de um jogo de memória auditiva, será possível identificar diferentes espécies de aves da Ria.
Por fim, no dia 22 de junho, será abordada a fauna com a atividade “Junho Florido” pelas 14h30 onde se irão identificar algumas plantas com flor no espaço exterior do CMIA, realizando-se de seguida um atelier de colagens/pinturas das espécies observadas.
Bingo da Ria é a atividade mensal, à quarta-feira, destinada a seniores com mais de 65 anos. Consiste num jogo do bingo com cartões de espécies de fauna e flora da ria ao invés de números. Vai realizar-se nos dias 24 de abril, 29 de maio e 26 de junho, sempre às 14h00 no CMIA.
No dia seguinte, 11 de maio, pelas 15h00, será assinalado o Dia Mundial das Aves Migratórias com a atividade “Visitantes das Salinas” no CMIA. Consiste numa atividade de observação e contagem de aves no espaço exterior do edifício, identificando as espécies migratórias e residentes.
“Conversas no CMIA – Todos pela Ria” é a primeira de um conjunto de palestras sobre a importância dos recursos marinhos e costeiros da Região, na perspetiva de interlocutores de distintas atividades económicas desenvolvidas na Ria. Inicia-se este ciclo no setor do turismo, abordando a sua ligação direta à utilização e preservação destes recursos. Terá lugar no dia 29 de maio, pelas 14h30 no CMIA.

Atividades noutros espaços naturais do Município
No Parque Ribeirinho do Carregal vai ter lugar o Workshop de Aves de Rapina Noturnas no dia 10 de maio pelas 20h30. Nesta ação será feita a introdução à identificação de aves de rapina noturnas, tais como mochos e corujas. Após um contexto teórico, serão realizados exercícios práticos de escutas in loco bem como anilhagem de exemplares capturados, identificação e devolução à natureza.

Para participar nas atividades deve ser efetuada inscrição prévia para formulário próprio. Podem ser obtidas mais informações para ambiente @cm-aveiro.pt e 234 406 428.
Recorde-se o horário de abertura do edifício sede do CMIA:
De abril a setembro – de quarta-feira a sábado das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00;
Nos restantes meses o horário é o seguinte: sextas-feiras e primeiro sábado de cada mês – das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.

IV–Museus de Aveiro propõem atividades de Serviços Educativos abril, maio e junho
A Câmara Municipal de Aveiro divulga a programação dos Serviços Educativos dos Museus de Aveiro para o próximo trimestre. Assim, os Museus de Aveiro propõem visitas e atividades culturais para todos os públicos, baseadas na inclusão, diversidade, equidade e acessibilidade. Acontecem aos sábados, sempre às 15h00.
Para participar nestas atividades de descoberta dos Museus, é necessário proceder a inscrição prévia para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt> A inscrição tem o custo de 1€ por pessoa.
A primeira atividade terá lugar no dia 6 de abril, na Galeria da Antiga Capitania, com uma visita guiada pela mão do seu curador, à exposição “A mudança é eterna. Nada muda Nunca” onde são apresentadas fotografias da Coleção Fotográfica Campos Graça (Imagoteca Municipal) sobre a safra do sal em relação com um ensaio visual de José Maçãs de Carvalho.
No dia 13, no Museu Arte Nova, será feita visita ao mundo das crianças em 1900, abordado na exposição “Pim, Pam, Pum. O Século da Criança”, através de brinquedos, vestuário e outros objetos originais. A visita é orientada por uma personagem de conto infantil, que visita o museu relembrando o seu tempo de criança.
A 20 de abril será feita a visita ao Centro Interpretativo do Achado e História do Rossio. O Rossio espelha o carácter de Aveiro e reflete a sua evolução urbana e dinâmicas sociais. Elemento vivo em permanente diálogo com a povoação e suas necessidades, assumiu ao longo dos tempos muitas e variadas formas e usos, desde a marinha do sal, a Resio, a ser palco de trato marítimo, feira, espaço de devoção e festa, de touradas e corridas de bicicleta, de sociabilidade, cultura, deleite e fraterno convívio, constituindo-se como que uma sala de visitas que a todos acolhe na sua grandeza e cuja história pode ser conhecida neste espaço.
Em maio, o programa inicia no dia 4, no Museu da Cidade, que servirá de ponto de partida para o percurso “Arte Pública em Aveiro”. Uma visita pela Cidade onde se irão revisitar episódios e personagens da história e conhecer algumas estórias da arte pública. Destaque para os monumentos e esculturas que evocam momentos e personalidades que são expressão da democracia e liberdade e que refletem os contextos sociopolíticos da sua época.
No dia 11 de maio, será feita visita à instalação “Pousio” no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.
A 18 de maio, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, terá lugar a visita “Liberalismo: Imagens, Atos e Sons da Liberdade”. A partir da exposição ilustrativa da participação de Aveiro e de ilustres aveirenses na Revolução Liberal, evoca-se esse momento histórico e os que ajudaram a trilhar o caminho da Liberdade e da Democracia.
“À descoberta do Azulejo de Aveiro” será a proposta para o dia 25 de maio. Esta aventura começa no Museu da Cidade e segue 4 caminhos possíveis.
O programa de junho começa no dia 8 no Ecomuseu Marinha da Troncalhada com a descoberta e aprendizagem sobre Safra do Sal a e biodiversidade existente no espaço. “Explorar o salgado de Aveiro” permitirá aos participantes conhecer as artes do marnoto, tais como a produção de sal e seu armazenamento.
No dia 15 será feita uma visita guiada à exposição “A Transformação da Natureza” no Museu Arte Nova. Trata-se de uma viagem ao Mundo Arte Nova, lançando um novo olhar à Sustentabilidade.
A 22, no Museu de Aveiro/Santa Joana, “O Exercício da Liberdade” é a visita apresentada.  No âmbito da comemoração do 50.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, e partindo das obras da Coleção da Fundação de Serralves e da Coleção o Município de Aveiro em torno do tema da liberdade, explora-se a produção artística das vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade. Obras de pintura, escultura, vídeo e instalação, de artistas portugueses e internacionais, serão o material de reflexão e entendimento.
Por fim, no dia 29 de junho, “Quem sou eu?” é o desafio proposto pelo Museu da Cidade. A família participa, de modo ativo, em equipa, e são desafiados a descobrir a que monumento, edifício ou comida típica de Aveiro se reportam as pistas e as questões preparadas. O participante é desafiado a responder: Sou uma pessoa? Sou um edifício? Sou Arte Nova? Quem Sou Eu?

V – Programação do ATLAS Aveiro em abril, maio e junho
Sessões de leitura, Encontros de literatura, Conversas com escritores, Hora do Conto e a Feira do Livro marcam os próximos meses
A Câmara Municipal de Aveiro apresenta a programação do Atlas Aveiro para o próximo trimestre. Destaque para a realização da Feira do Livro de Aveiro de 21 de junho a 7 de julho no Rossio. A 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro regressa a um dos locais mais emblemáticos da Cidade, o renovado espaço do Rossio e procura reinventar-se, colocando especial atenção na sua programação co muitas novidades, cuidando igualmente da vertente comercial, proporcionado à Livrarias, especialmente as locais, uma excelente oportunidade para promoverem o livro e a leitura.
Outro destaque vai para a iniciativa “Encontros de Aveiro”. No dia 26 de abril, às 21h30, a conversa será com Francisco Moita Flores. Com extensa obra de ficção e ensaio, este é das melhores séries da televisão portuguesa. A sua obra recebeu vários prémios, quer a nível nacional quer internacional, sendo reconhecida pela República Portuguesa ao ser condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante.
No dia 24 de maio, igualmente às 21h30, “Encontros de Aveiro” apresenta a conversa com Isabel Rio Novo. Doutorada em Literatura Comparada, leciona Escrita Criativa e outras disciplinas no âmbito da literatura, cinema e outras artes. Enquanto ficcionista, é autora de diversos livros entre eles a narrativa fantástica “O diabo tranquilo”, da novela “A caridade”, do livro de contos “Histórias com santos” e dos romances “Rio do esquecimento”, “A febre das almas sensíveis”, “Rua de Paris em dia de chuva” e “Madalena”. Em 2019, publicou “O poço e a estrada”, uma biografia de Agustina Bessa-Luís.
“Viajar nas Histórias” com Cândida da Luz será realizada nos dias 6 de abril e 1 de junho, pelas 11h00, no Atlas. Destinada a famílias com crianças dos 4 aos 6 anos, a atividade irá proporcionar uma viagem pelos sons da terra e pelos contos de cada continente do mundo associados a canções de folclore tradicional de cada lugar.
Para os mais idosos terão lugar várias sessões de “Conversas d’alguidar”: 9, 11, 16, 23 de abril, 14, 16, 28, 29 de maio, 6, 12 e 13 de junho. Este é um espaço privilegiado de partilha de estórias. A partir de objetos pessoais do quotidiano, explora-se a importância de pequenos/grandes tesouros de uma vida.
“Pico pico” – Histórias com sons, cheiros e mimos, uma atividade para bebés dos 3 aos 36 meses, terá lugar nos dias 13 de abril, 18 de maio, 15 e 29 de junho, às 11h00, e tem a duração de 30 minutos. No dia 29 a sessão ocorrerá no espaço da Feira do Livro. Trata-se de uma atividade sensorial que provocará a interação de bebés, pais e familiares através da manipulação, leitura e sonorização de elementos da história. Um espaço para estimular, sentir e estar em família a partir do livro e da leitura.
Para as crianças a partir dos 3 anos, o ATLAS Aveiro promoverá nos dias 19, 30 de abril, 11, 21, 23 de maio e 22 de junho, a atividade de leitura “Histórias Animadas (e outras com piadas)”. As histórias são contadas com recursos de animação, onde a imaginação pauta o processo de comunicação, emoção e perceção. A 19 de abril e 23 de maio a atividade vai desenvolver-se no Pólo de Leitura de Santiago às 15h00; a 30 de abril e 21 de maio será no Pólo de Leitura de Esgueira, também às 15h00. No dia 11 de maio, pelas 11h00, realiza-se no ATLAS Aveiro e podem participar famílias com crianças dos 3 aos 12 anos de idade. No dia 22 de junho, esta atividade será dinamizada no espaço da Feira do Livro, pelas 11h00.
No dia 25 de maio, no Museu Arte Nova, e integrado na exposição “Pim; Pam, Pum. O Século da Criança” haverá o conto de “A História de Pedrito Coelho” de Beatrix Potter.
Nos dias 25 de maio e 8 de junho, às 11h00, será promovida “Uma aventura no ATLAS”, uma visita guiada onde os visitantes, através de um circuito, são levados a conhecer a vida de uma Biblioteca do Século XXI, bem como a história do edifício e do seu arquiteto.

De 21 de junho a 20 de julho, o Atlas Aveiro recebe a exposição “Caixa Assombrada” de Joana Paiva Nunes que, desde sempre, focou o seu interesse nos elementos constituintes do drama e do enredo. Esta exposição resulta de um desafio tanto na pintura, como no cinema, como nos sonhos. As doze caixas que compõem esta exposição são esses filmes, esses sonhos, esses lugares assombrados, presos em caixas, arrumados, compostos, analisados, podendo escapar apenas pela livre interpretação de quem olhar para elas atentamente.
Para mais informações e inscrições, consulte http://rbma.cm-aveiro.pt<http://rbma.cm-aveiro.pt/> .

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Silves | CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE APOIO ÀS DINÂMICAS SOCIAIS E ECONÓMICAS DO EDIFICADO DAS ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA DE SB MESSINES, ALCANTARILHA, ALGOZ E SÃO MARCOS DA SERRA DECORREM ATÉ AO FINAL DE JUNHO


As candidaturas ao Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE) do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra, decorrem até ao dia 30 de junho.

O PADSE tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de funcionalidade do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana de São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra, e, assim, revitalizar social e economicamente estes aglomerados, designadamente incutindo-lhes novas dinâmicas em termos de atividades de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação, e incentivando a ação das associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos.

Neste programa, a comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20 % do valor máximo de despesa elegível (variando o montante máximo da despesa elegível de acordo com a tipologia dos trabalhos comparticipáveis definidos em regulamento).

De salientar que as operações urbanísticas de reabilitação urbana localizadas nestas ARU podem beneficiar, ainda, de inúmeros benefícios fiscais, nomeadamente a dedução à coleta em sede de IRS; o IVA a 6% na aquisição de material de mão-de-obra para as empreitadas de reabilitação; a isenção da Taxa Municipal de Urbanização; a isenção de IMI; a isenção do IMT na aquisição de imóveis destinados a intervenções de reabilitação urbana; a isenção do IMT na primeira transmissão onerosa subsequente à intervenção de reabilitação urbana e a isenção da taxa de ocupação do espaço público.

Todos os documentos inerentes ao processo de candidatura, assim como os respetivos regulamentos, estão disponíveis para consulta e download no site do Município em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1427/operacoes-de-reabilitacao-urbana.aspx, devendo as candidaturas ser formalizadas através do endereço de correio eletrónico reabilitacao.urbana@cm-silves.pt.

MUNICÍPIO DE SILVES IMPLEMENTA SIMPLEX URBANÍSTICO

 Em consequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 10/2024, de 08 de janeiro, que procede à reforma e simplificação dos procedimentos urbanísticos, o Município de Silves encontra-se empenhado na implementação do Simplex Urbanístico, dando, assim, continuidade aos esforços que já vinha promovendo com o propósito de modernizar, simplificar e desburocratizar a atividade administrativa no âmbito do urbanismo, eliminando custos de contexto desproporcionados e sem uma efetiva mais valia para o interesse público subjacente ao controlo da legalidade urbanística.
Neste contexto, e com o intuito de proporcionar uma administração pública municipal mais moderna, eficiente, célere e transparente, e, simultaneamente, mais próxima dos cidadãos e das empresas, foram adotadas várias medidas pela autarquia silvense, designadamente:
 
·         O estabelecimento de novas regras gerais de atendimento ao público no domínio do urbanismo, especialmente no que concerne o atendimento presencial no balcão de atendimento, o atendimento técnico presencial e o atendimento telefónico, que podem ser consultadas aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1069/atendimento-aos-municipes.aspx.
 
·         A clarificação dos meios e formas de apresentação das pretensões urbanísticas dos particulares, tendo em conta as recentes e profundas alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 10/2024, de 08 de janeiro, no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, e a entrada em vigor da Portaria n.º 71-A/2024, de 27 de fevereiro, que pode consultar aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/719/publicitacao---instrucao-de-processos.aspx.
 
·         A criação e disponibilização de novas fichas de elementos instrutórios dos procedimentos previstos no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, com a redação atualizada pelo Decreto-Lei n.º 10/2024, de 05 de janeiro, e em decorrência da entrada em vigor da Portaria n.º 71-A/2024, de 27 de fevereiro, que podem ser consultadas aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/719/publicitacao---instrucao-de-processos.aspx.
 
·         A aprovação de novas normas técnicas instrutórias, por deliberação da Câmara Municipal de Silves de 18 de março de 2024, e que, no respeito pelo disposto na Portaria n.º 71-A/2024, de 27 de fevereiro, estabelecem as especificações gerais a observar na instrução em formato digital dos processos urbanísticos, bem como as normas de produção dos levantamentos topográficos e das plantas de implantação (pedidos de informação prévia, projetos de arquitetura e pedidos de destaque) e de síntese (loteamentos urbanos), que podem ser consultadas aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/719/publicitacao---instrucao-de-processos.aspx.
·         A delimitação de novas regras a observar pelos serviços municipais no saneamento liminar, na contagem de prazos e na convolação e instrução dos procedimentos de gestão urbanística, em decorrência das recentes e profundas alterações introduzidas no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, pelo Decreto-Lei n.º 10/2024, de 05 de janeiro, que podem ser consultadas aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2980/simplex-urbanistico---procedimentos.aspx.
 
·         O aperfeiçoamento da plataforma de consulta online do PDM de Silves, que disponibiliza informação geográfica e urbanística relevante sobre os planos de pormenor em fase de elaboração, os loteamentos válidos e eficazes, as áreas de reabilitação urbana, as áreas integradas de gestão da paisagem, os imóveis classificados e a sua zona de proteção, a delimitação e designação de topónimos de lugares, assim como permite a emissão de plantas de localização e a consulta interativa do cadastro geométrico da propriedade rústica, com ligação direta, em tempo real, à informação da Direção-Geral do Território, a que pode aceder aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/384/geosilves.aspx.
 
·         A determinação do início do procedimento de elaboração de um novo regulamento municipal de urbanização e edificação do Município de Silves, com fundamento no disposto no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa, nos artigos 25.º, n.º 1, alínea g), e 33.º, n.º 1, alínea k), do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, e nos artigos 3.º, n.º 1, e 102.º-A, n.º 7, do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, e com a sua redação atualizada pelo Decreto-Lei n.º 10/2024, de 08 de Janeiro, que pode consultar aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/1077/urbanizacao-e-edificacao.aspx.
 
·         A promoção da alteração do mapa de pessoal do Município de Silves de 2024, para permitir o lançamento dos procedimentos legais adequados para recrutamento de pessoal, visando o reforço dos recursos humanos afetos às mais diversas frentes de trabalho do serviço municipal com competências em matéria de gestão urbanística, designadamente assistentes técnicos e técnicos superiores.
 
O Município de Silves pretende, deste modo, e sem prejuízo de outras medidas que ainda poderão vir a ser adotadas a breve trecho, diminuir a carga administrativa e regulamentar no âmbito do urbanismo, através da redução ou eliminação de obstáculos administrativos que não tenham justificação, e, simultaneamente, aumentar a capacidade e qualidade da sua resposta às legítimas expetativas dos cidadãos e das empresas, desburocratizando e digitalizando procedimentos de gestão urbanística, simplificando e agilizando o acesso à informação administrativa, reduzindo tempos de espera na apreciação das pretensões urbanísticas e minimizando o número de consultas de processos e de pedidos de cópias de documentos administrativos.
 
 
Importa, assim, prosseguir na descomplexificação da realidade procedimental urbanística, criando um ambiente propício para a atratividade de investimentos, a dinamização da competitividade e da produtividade e a qualificação das condições de vida dos cidadãos em todo o concelho de Silves.

 

Silves | RUA 25 DE ABRIL, EM ALCANTARILHA, COM CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 08 DE ABRIL, ENTRE AS 08H00 E AS 12H00

 O Município de Silves informa que a circulação automóvel na Rua 25 de Abril, em Alcantarilha, será interrompida, no dia 08 de abril, entre as 08h00 e as 12h00, na sequência de betonagem de logradouro em obra particular.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

 

Barcelos | Está a chegar a primeira edição do Master’s Speed Dating: Escolhe o teu Mestrado!

 Organizado pelo Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o Master’s Speed Dating vai decorrer no próximo dia 12 de abril, entre as 14h30 e as 19h00, na Sala 24, e pretende dar a conhecer os cursos de mestrado aos seus estudantes, bem como à comunidade externa.
Todos os cursos estarão representados em formato stand, com professores, estudantes e alummi aptos a esclarecer todas as questões dos candidatos.
Estarão também representados serviços e unidades do IPCA, com informação sobre: Candidaturas, Bolsas de Estudo, Transporte, Bolsas PRR, Internacionalização, Investigação, Empregabilidade e Vida no Campus.
Além da feira, as 4 Escolas do IPCA vão apresentar a sua oferta de cursos de Mestrado e de Mestrado Profissional nas áreas da gestão, tecnologia, design e hotelaria e turismo, no auditório Dr. António Martins, nos seguintes horários:

  • 15h00 | Escola Superior de Gestão
  • 16h00 | Escola Superior de Tecnologia
  • 16h45 | Escola Superior de Design
  • 17h15 | Escola Superior de Hotelaria e Turismo
Esta é a oportunidade para decidir já o curso certo!
A entrada é livre! Inscrições através do link: https://bit.ly/masters-speed-dating.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Turismo Centro de Portugal felicita nomeação de Pedro Machado como Secretário de Estado do Turismo


  • Turismo Centro de Portugal tem o grande prazer de felicitar a nomeação de Pedro Machado, ex-Presidente desta entidade, como Secretário de Estado do Turismo do XXIV Governo Constitucional. Esta escolha representa o reconhecimento merecido do compromisso e dedicação incansáveis com que Pedro Machado se entrega, há largos anos, ao setor do Turismo e à promoção nacional e internacional do país.

    Durante os seus mandatos como presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado foi uma liderança inspiradora. Sob a sua direção, a visibilidade da região cresceu de forma contínua e notável, alcançando resultados históricos em termos de visitantes e receitas turísticas, e consolidando a sua posição como um destino turístico de excelência.

    O novo Secretário de Estado do Turismo levará agora para o Governo do país a paixão que sempre colocou ao serviço da região Centro. A experiência acumulada e o conhecimento profundo dos desafios enfrentados pelo setor serão ativos valiosos e a melhor garantia de que o Turismo tem à frente a pessoa certa.

    Na Turismo Centro de Portugal, estamos entusiasmados com as oportunidades que o futuro reserva para o turismo em Portugal e com o papel preponderante que Pedro Machado desempenhará em prol do crescimento sustentável do setor. Desejamos-lhe os maiores sucessos nesta nova etapa da sua carreira como Secretário de Estado do Turismo.

    Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal, expressa o seu entusiasmo com a nomeação de Pedro Machado: "Foi com um enorme sentimento de orgulho que soube da nomeação de Pedro Machado como Secretário de Estado do Turismo. O empenho com que liderou a Turismo Centro de Portugal foi fundamental para o sucesso e para o crescimento notável da região. Agora, em funções nacionais, continuará a promover o crescimento e a excelência da atividade turística em todo o país, levando mais longe e tornando mais forte a marca Portugal. O Pedro Machado é um amigo próximo e é nessa qualidade que lhe desejo as maiores felicidades neste novo desafio – com a certeza de que em todos os desafios que abraça, o seu compromisso é, e será sempre, total".
     

  • Sobre a Turismo Centro de Portugal:
    A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
     
    Para mais informações:
    Adriana Rodrigues
    Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas Turismo Centro de Portugal

Celorico da Beira | Património Imaterial | Cultura e tradição | Lendas

 
Vai ter lugar no próximo dia 8 de abril, pelas 14H00, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira a apresentação e o arranque do projeto “Lenda a Lenda Construímos a História de Celorico”.
Trata-se de um projeto que procurou recuperar, selecionar e revitalizar com vista à divulgação de algumas lendas que povoam o imaginário das gentes de Celorico. Deste valiosíssimo património cultural e imaterial do nosso território foram selecionadas e trabalhadas 12 lendas, que resultaram numa narrativa com uma linguagem mais acessível e interpretadas em belíssimas ilustrações que revelam o olhar e o cunho da técnica e da arte da ilustração de Maria Rudiuk, artista ucraniana a residir no município.
As lendas ora refeitas irão ser partilhadas entre avós, utentes de IPSS do concelho e netos, alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira. Esta partilha intergeracional ocorrerá na Biblioteca Municipal, materializada em sessões de narração intercaladas com ilustrações que darão corpo às lendas, repartida em 4 tempos, com 3 lendas em cada momento, a saber: 8 de abril de 2024, 11 de junho de 2024; restantes sessões no 1º período do ano letivo 2024/2025.
Na sequência do projeto “Lenda a Lenda Construímos a História de Celorico”, terá lugar uma apresentação final do seu conjunto e um calendário ilustrado para o ano 2025, com as imagens mais representativas de cada lenda.



Celorico da Beira: Comemoração | Cinquentenário | 25 de abril

 

O município de Celorico da Beira celebra o Cinquentenário da Revolução dos Cravos, acontecimento de incomensurável importância na História Contemporânea de Portugal, que derrubou as amarras opressivas da ditadura e conquistou a liberdade e a democracia para o povo português.

As comemorações deste ano visam, acima de tudo, não deixar cair no esquecimento, avivar e revisitar memórias com vista a evitar a banalização, procurando enfatizar a relevância histórica do 25 de abril, na sua vertente política, social e económica, para a construção do regime democrático e na condução dos destinos da sociedade.

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974 e dar testemunho da sua importância junto das gerações mais jovens, a Câmara Municipal desenhou um vasto e diversificado programa de atividades, a implementar entre 15 de abril a 21 de junho de 2024, com o propósito de envolver a comunidade escolar, futuros homens e mulheres do amanhã, e os celoricenses em geral.

Assim, as comemorações arrancam no dia 15 de abril com uma exposição na Biblioteca Municipal de “Livros Proibidos e Censurados no Estado Novo” e apresentações na Escola EB 2,3 Sacadura Cabral do filme de fotografias, do fotógrafo da Revolução, o celoricense Alfredo Cunha, “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, musicado por Rodrigo Leão. Da programação, destaque para o espetáculo de música de intervenção “Cantar Abril. Canções Heroicas de Fernando Lopes Graça / Canções de Intervenção de José Afonso”, pelo Grupo Coral de Maçainhas, que terá lugar no dia 24 de abril no Centro Cultural. No feriado (25 de abril), além do habitual hastear da bandeira e da romagem à estátua do Soldado de Abril, será levado a efeito na Biblioteca Municipal, a tertúlia “O Interior nos 50 anos da Revolução dos Cravos”. O Centro Cultural acolhe, dia 27 de abril, à noite,“Serões ao Luar”, da Academia de Música Diplix e, dia 30 de abril, um “Sarau Cultural “ com alunos do Conservatório e o Grupo Musical Feiticeiros de Horos, evento promovido pelo Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.



Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica lança licenciatura pioneira em Ciências e Sociedade. Inspirada em programas com provas dadas a nível internacional, Ciências e Sociedade é uma licenciatura inovadora e única em Portugal


A partir de uma base disciplinar centrada nas biociências e tecnologia, e complementada com disciplinas de vários ramos das humanidades e ciências sociais (direito, filosofia, psicologia e gestão), a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica acaba de lançar a Licenciatura em Ciências e Sociedade. Inspirada em programas das melhores universidades mundiais, este é um curso multidisciplinar onde os estudantes irão desenvolver competências já identificadas como essenciais para o sucesso no séc. XXI. Estão envolvidas seis faculdades da Universidade Católica e cada aluno tem a oportunidade de construir um percurso ajustado aos seus interesses específicos. O objetivo último é preparar os estudantes para abraçar os grandes desafios que a Sociedade enfrenta, incluindo aqueles que ainda nem se conhecem verdadeiramente.
Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, realça que “A exigência da sustentabilidade, a generalização da inteligência artificial, a nova (des)ordem política mundial, as falhas de inclusão e a necessidade de redução das desigualdades mundiais são desafios maciços para a nossa Sociedade. Neste sentido, são necessárias novas gerações de profissionais preparados com lógica interdisciplinar para conseguir abarcar problemas tão abrangentes como os que encaramos.”

Vocacionada para estudantes intelectualmente curiosos, que querem abraçar a incerteza e torná-la uma oportunidade para (re)imaginar e (re)inventar o futuro, esta é uma licenciatura para quem procura uma base científica para entender o vasto mundo à sua volta.

“O primeiro ano foca-se na preparação em disciplinas científicas e das humanidades – no segundo e terceiro ano o trabalho centra-se essencialmente em projetos autónomos e multidisciplinares em torno de problemas concretos” refere Tim Hogg, coordenador da nova licenciatura, acrescentando que “estão disponíveis muitos créditos em unidades curriculares opcionais para permitir uma personalização do percurso.” Os estudantes vão moldar o seu percurso de aprendizagem aos seus interesses enquanto treinam competências como a liderança, a autonomia e a capacidade de criar pontes inovadoras entre diferentes áreas de conhecimento.

Os licenciados em Ciências e Sociedade vão poder ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir os estudos através de mestrados e outras formações complementares. “O percurso profissional dos formados em Ciências e Sociedade noutros países mostra que o potencial é extraordinário: desde a política à administração, passando pela criação de startups tecnológicas, consultadoria criativa e gestão de topo em múltiplas indústrias, são pessoas que sabem ler o contexto, mobilizar recursos e tirar partido da incerteza,” conclui Paula Castro.

Mais informações:

*Alexandra Magna


Proença-a-Nova explora potencial estratégico na Croácia


O Município de Proença-a-Nova, município integrante da Pinhal Maior, integrou uma ação de benchmarking na Croácia, no âmbito do projeto de cooperação interterritorial Tejo Vivo, apoiado pelo PDR 2020 e financiado pelo Portugal 2020 com contribuição do FEADER.
João Lobo, presidente do Município de Proença-a-Nova, ressaltou a relevância desta iniciativa, afirmando que "a visita à Croácia teve como propósito primordial o estudo de experiências bem-sucedidas na valorização dos recursos hídricos, com enfoque nos domínios turístico, patrimonial e ambiental. Ao conhecermos de perto experiências de sucesso, adquirimos insights que certamente contribuirão para aprimorar as nossas próprias ofertas turísticas. Estamos comprometidos em aplicar estes exemplos para atrair mais visitantes, valorizando os nossos recursos endógenos, a nossa cultura e a hospitalidade das nossas comunidades locais."

Esta visita teve como objetivo o conhecimento de experiências de valorização de recursos hídricos de sucesso, em termos turísticos, patrimoniais e ambientais, com o objetivo de conhecer exemplos inovadores nas suas ofertas e consigam atrair mais visitantes, valorizando os seus recursos endógenos, a cultura e a hospitalidade das comunidades aí residentes.

Durante essa incursão estratégica, foram explorados destinos emblemáticos como a aldeia histórica de Krapje e o Parque Natural de Lonjsko polje, a maior zona húmida protegida em toda a bacia do Danúbio, entre outros. Participaram dessa jornada não apenas representantes de Proença-a-Nova, mas também os parceiros Tagus, Adraces - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e APRODER.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos