terça-feira, 23 de agosto de 2016

Marinha Grande Câmara oferece Marinha Grande Câmara oferece manuais escolares aos alunos do 1º ciclo manuais escolares aos alunos do 1º ciclo

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai proceder à oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, no ano letivo 2016/2017.

Com esta medida, a Câmara Municipal pretende apoiar as famílias do concelho com crianças em idade escolar que, neste momento do ano, costumam ver oneradas as suas despesas.

O desenvolvimento da ação social escolar nos sistemas de ensino do 1º ciclo do ensino básico, tem sido reconhecido como um dos fatores críticos de sucesso das escolas, assumindo uma importância crescente na atual fase de desenvolvimento do Sistema de Ensino Português, tendo como objetivo a concessão de auxílios económicos, bem como a prestação de outros serviços.

O Município da Marinha Grande garante assim o fornecimento dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico público do concelho, pelo sétimo ano consecutivo.

Foram contempladas todas as crianças do 1º ciclo da rede pública, tendo em conta a lista que foi apresentada à Autarquia por cada um dos Agrupamentos de Escolas.

Como habitualmente, os livros são entregues em cada Agrupamento de Escolas e a sua distribuição aos alunos é assegurada no arranque do ano letivo.

Este benefício às famílias representa um investimento da Câmara Municipal de 67.676,68 €, acrescidos de I.V.A., correspondente à aquisição de manuais para 1476 alunos, sendo 695 alunos do Agrupamento Nascente, 557 alunos do Agrupamento Poente e 224 alunos do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.


Para o primeiro ano, o Município assume apenas a aquisição dos livros de fichas, cadernos de treino, pasta de materiais de português, matemática e estudo do meio e dicionário ilustrado, uma vez que o Ministério da Educação assume a oferta dos manuais para este ano de escolaridade.

IPST lança apelo à dádiva de sangue O-, B- e AB-

A Fechar
Reservas de sangue até uma semana conforme o podemos ver abaixo. O IPST apela à doação de sangue para a reposição dos Tipos O- (O negativo) B- (B negativo) e ainda AB (AB negativo), que são grupos sanguíneos considerados raros.

Na região de Aveiro as pessoas interessadas em doar sangue, podem dirigir-se ao Posto Fixo da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Aveiro, 1º. Piso, Rua de Ovar (integrado no bairro social de Santiago) relativamente perto da Rotunda do Glicínias.

No sentido de facilitar a chegada ao local no site www.adasca.pt existem as coordenadas, como ainda as datas e horários das próximas sessões de colheitas de sangue.

Datas:
- Dia 31 de Agosto (4ª. Feira) das 16 horas às 20 horas

SETEMBRO:
- Dias 7, 14, 21 e 28 das 16 às 20 horas
- Dias 3, 17 e 24 das 9 horas às 13 horas,
- Dia 9 (6ª. Feira) das 16 horas às 20 horas, todas no Posto Fixo.
Informações: 964 470 432

Os/as candidatos/as à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão sendo a primeira vez, e do cartão de dador e de sangue caso já o seja.

Sintam bem vindos/as

J. Carlos



O+

De 7 a 10 dias
O-

De 4 a 7 dias
A+

Mais de 10 dias
A-

De 7 a 10 dias
B+

Mais de 10 dias
B-

De 4 a 7 dias
AB+

Mais de 10 dias
AB-

De 4 a 7 dias
Partilhem, compareçam pois existe sempre alguém que depende do nosso gesto solidário.

Hora de Fecho: PJ já enviou brigada para ouvir testemunhas

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
DIPLOMACIA 
Uma brigada da Directoria de Lisboa da PJ falou com diversas testemunhas dos incidentes de Ponte de Sor que envolveram os filhos do embaixador do Iraque. A vítima deverá ser ouvida em breve.
Ruben Cavaco, jovem agredido pelos filhos do embaixador do Iraque, já saiu dos cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria, avança a RTP.
O embaixador do Iraque em Lisboa foi chamado a Bagdade pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, avança a imprensa iraquiana. Em causa está a agressão pelos filhos do embaixador a jovem português.
Os jornais britânicos, árabes e norte-americanos já escreveram sobre o caso do rapaz agredido pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal. Todos comentam a imunidade diplomática dos jovens.
A suspeita já era antiga, e a descoberta de um pequeno cartão de registo nos arquivos de Berlim veio confirmá-la. Magda Goebbels, a mulher de um dos mais influentes líderes nazis, era judia.
Um plano para a defesa dos cidadãos está a ser preparado desde 2012 e será discutido esta quarta-feira. Cidadãos serão obrigados a guardar comida e água em casa para dez dias.
Na Antártida, onde está a maior concentração de gelo do planeta, estão a ser encontrados lagos que rapidamente drenam para o interior dos glaciares, comprometendo assim a sua estabilidade.
Um vídeo divulgado pela Associação Bombeiros Para Sempre, mostra o abastecimento de um Canadair com água no Rio Douro. As imagens captadas no interior da aeronave são de cortar a respiração.
A BBC pediu a 177 críticos que escolhessem os 100 melhores filmes do século XXI. O filme “Tabu”, do português Miguel Gomes, está entre os sleccionados, no lugar número 71.
As startups foram responsáveis por 18% de novo emprego entre 2007 e 2014, revela um novo estudo sobre o empreendedorismo em Portugal. E na liderança das pequenas empresas há cada vez mais mulheres.
Se passa muito tempo no carro, ponha em marcha um programa de treino. Siga, passo a passo, 14 exercícios propostos por especialistas em fitness e diga adeus a contracturas e a “vícios” de má postura. 
Opinião

Rui Ramos
Dizia-se que D. Maria Pia, quando estranhavam as suas extravagâncias, comentava sempre: “quem quer rainhas, paga-as”. As medalhas olímpicas são como as rainhas.

Laurinda Alves
Face aos trampolineiros, desonestos e gananciosos que abundam dentro e fora do país, a conclusão geral foi que aquele mecânico que se portara com rectidão podia ser ministro. Ou presidente de um banco

Paulo Trigo Pereira
Querer tirar dividendos políticos da situação económica de Portugal só pode resultar de miopia política. O crescimento económico é fraco há década e meia, não sendo por isso imputável a este governo.

José Conde Rodrigues
Os programas governamentais com ou sem fundos europeus, com ou sem capital de risco, com ou sem instrumentos de quase capital, são anunciados pela enésima vez sem que seja possível recorrer aos mesmos

Sofia Amaro
Não, o burkini não é um trapo anódino, mas sim um símbolo que faz parte da panaceia salafista. E não, não estamos a falar de medidas aleatórias tomadas em circunstâncias normais.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

JUIZ MANDA ARRESTAR MAIS DE MIL MILHÕES EM CONTAS DE ARGUIDOS DO CASO BES


 
Joanjo Aguar Matoses / Flickr
-
A Polícia Judiciária está a arrestar, desde sexta-feira, saldos de contas bancárias controladas por antigos responsáveis do Grupo Espírito Santo (GES) indiciados pela prática de vários crimes.
De acordo com o Jornal de Notícias, o despacho do juiz Carlos Alexandre visa contas de pessoas singulares e empresas relacionados com o GES e o objetivo da operação éconfiscar mais de mil milhões de euros.
Em maio do ano passado, a investigação às atividades do Grupo Espírito Santo levou ao arresto preventivo de património imobiliário dos arguidos, uma medida de “garantia patrimonial que visa impedir uma eventual dissipação de bens” dos arguidos, para que não seja colocado em causa o pagamento de indemnizações em caso de condenação.
Os resultados, no entanto, terão frustrado as expectativas iniciais: em vez de mil milhões de euros, os 500 imóveis arrestados totalizaram 170 milhões. O JN assinala que, no que diz respeito ao arresto de saldos bancários, não será fácil reunir o montante apontado pelo juiz Carlos Alexandre.
No despacho do Tribunal Central de Instrução Criminal que chegou na sexta-feira passada ao Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) da PJ, o juiz Carlos Alexandre identifica as contas bancárias da banca nacional a ser alvo da PJ, cujos titulares são tanto pessoas singulares como empresas.
De acordo com o JN, algumas das contas são controladas por suspeitos que só agora foram identificados, enquanto outras pertencem a empresas que estão a ser alvo de planos especiais de revitalização (PER).
ZAP

EMBAIXADOR DO IRAQUE CHAMADO DE URGÊNCIA A BAGDADE


 
(cv) SIC
Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal deram uma entrevista à SIC para contar a sua versão dos factos
Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal deram uma entrevista à SIC para contar a sua versão dos factos
O embaixador do Iraque em Portugal, Saad Mohammed M. Ali, terá sido chamado de urgência a Bagdade, convocado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.
RTP avança que pai dos dois jovens suspeitos de terem agredido um outro adolescente em Ponte de Sor foi chamado de urgência a Bagdade pelo Ministério do Exterior do Iraque.
Citando um comunicado do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Jamal, a imprensa iraquiana refere que o diplomata foi convocado para falar sobre o caso das agressões dos filhos do embaixador que deixaram um rapaz de 15 anos de Ponte de Sor em estado grave.
Rúben Cavaco sofreu múltiplas fraturas e ficou em coma induzido nos Cuidados Intensivos dos Hospital de Santa Maria até esta terça-feira.
De acordo com a SIC Notícias, os médicos conseguiram tirá-lo do coma induzido e o jovem já terá saído da unidade de cuidados intensivos, dando entrada na unidade de cirurgia pediátrica.
As autoridades iraquianas afirmam estar a colaborar nas investigações, mas num comunicado divulgado esta segunda-feira a embaixada do Iraque em Lisboa alega que os filhos do embaixador, gémeos de 17 anos, agiram em legítima defesa.
“Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal foram severamente espancados por seis pessoas, que os agrediram e insultaram por serem árabes e muçulmanos”, lê-se num comunicado, em árabe, publicado na página da embaixada iraquiana dentro do site oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Iraque.
Segundo a embaixada, depois de um primeiro incidente, ocorrido num “pequeno restaurante a 200 quilómetros de Lisboa (Ponte de Sor)”, os filhos do embaixador deram conta que tinham perdido as chaves de casa, o que os fez regressar ao local.
Então, “foram confrontados pelo agressor que os insultou, tentou chantageá-los e bateu num deles”. Os filhos do embaixador “limitaram-se a responder”, tendo posteriormente acontecido “a rixa”.
ZAP
Comentário: tenho cá para que estes sujeitos quando chegarem ao Iraque vão levar umas chibatadas. Muito me engano, mas, devem passar por essa experiencia, uma vez que denegriram a imagem do seu país.
Embora o Iraque se encontre em guerra, contudo, a justiça por aqueles lados tem os olhos bem abertos.

J. Carlos

PRÓS E CONTRAS É O CAMPEÃO DAS QUEIXAS NA ERC CONTRA PROGRAMAS DE TELEVISÃO


 
cv RTP / YouTube
Miguel Sousa Tavares e Octavio Ribeiro no Prós e Contras
A ERC recebeu mais de 400 queixas contra programas de televisão. Os números divulgados no relatório de atividades da Entidade Reguladora para a Comunicação Social indicam que os canais generalistas são os mais visados pelos espectadores.
Cerca de 32% da atividade da ERC em 2015 refere-se a pronúncias sobre programas de televisão de todos os canais que operam em Portugal.
De acordo com os dados do relatório anual de atividade, divulgado no início de agosto, chegaram àquele órgão regulador 405 participações relativas a serviços de programas televisivos durante todo o ano passado.
RTP1 foi o canal mais visado pelos telespetadores durante o ano passado: 144 queixas referiram-se a programas transmitidos na televisão pública. Já a SIC foi o canal com menos participações (70), praticamente metade das da RTP1, enquanto que a TVI teve ao todo 131 queixas durante 2015.
O programa de debate Prós e Contras foi o que mais reparos mereceu por parte dos espetadores da RTP1, sobretudo no programa transmitido no dia 14 de setembro de 2015.

Prós e Contras motiva mais queixas

A composição do painel de convidados para o tema da justiça em Portugal foi o motivo que mais queixas gerou – para além do episódio em que o diretor do Correio da Manhã, Octavio Ribeiro, e Miguel Sousa Tavares trocaram acusações no ar.
Das 70 queixas recebidas, 59 referiram-se apenas a este debate.
Na TVI, a quinta edição da Casa dos Segredos foi a campeã das reclamações (26), sendo a maior parte delas referentes ao teor do conteúdo transmitido e às horas em que tal foi feito.
Quanto à SIC, a edição 2015 do Ídolos foi a que mais reparos mereceu por parte dos espetadores (14), sobretudo por causa do episódio de alegado bullying a um dos concorrentes.
No cabo o cenário foi mais pacífico. A SIC Notícias foi o canal com mais reparos seguida pela TVI24 e pela CMTV com 13, 12 e 10 queixas, respetivamente.
Ainda assim, os espetadores reclamaram menos do que em 2014. Nesse ano, deram entrada na ERC 830 participações, quase o dobro das que chegaram no ano passado. Na altura, SIC e RTP1 foram os canais mais visados, com 356 e 301 queixas, enquanto que a TVI se ficou pelas 143 reclamações.

ALEMÃES ACONSELHADOS A ARMAZENAR COMIDA E ÁGUA PELA PRIMEIRA VEZ DESDE A GUERRA FRIA


 
Moritz Hager / World Economic Forum
Angela Merkel, chanceler alemã
O Governo alemão quer pedir aos cidadãos, pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, que se abasteçam de comida para 10 dias e de água para cinco dias para fazer face a um eventual ato terrorista ou a uma catástrofe.
Os cidadãos deverão “preparar-se apropriadamente para um desenvolvimento que possa ameaçar a nossa existência e não pode categoricamente ser excluído no futuro“, lê-se no relatório a que o jornal alemão Frankfurter Allgemeine, citado pelaReuters, teve acesso.
O abastecimento de comida e água, referido no documento elaborado pelo Ministério do Interior alemão, não era pedido aos cidadãos desde o fim da Guerra Fria.
De acordo com a Euronews, em vez de provocar uma corrida aos supermercados, a notícia gerou críticas e piadas nas redes sociais, onde surgiram várias comparações aos hamsters, que acumulam a maior quantidade de comida possível nas bochechas.
O relatório divulgado também menciona a necessidade de um sistema de alarme de confiança, uma melhor proteção estrutural de edifícios e mais capacidade no sistema de saúde.

Reintrodução do serviço militar obrigatório

O serviço militar obrigatório, na Alemanha, foi eliminado em 2011 – pondo fim a uma medida que se prolongava há 55 anos -, mas segundo a imprensa alemã o plano elaborado pelo Ministério do Interior sugere a reativação desse serviço.
O plano refere, também, o “apoio às forças de combate” por parte dos civis, no caso do país ser obrigado a defender as fronteiras nacionais.
A iniciativa inclui a obrigação de apoio – por parte da população civil – às Forças Armadas, o que pode incluir o uso de viaturas e cedência de combustível.
O Governo alemão tem ainda a intenção de proibir a utilização de burca e do nicabeque, segundo os Ministros do Interior conservadores, são uma barreira à integração e tornam as mulheres inferiores.
Esta é a mais polémica de uma série de medidas que têm o objetivo de lutar contra o terrorismo, depois de o país ter sofrido vários ataques que resultaram na morte de dezenas de pessoas.
Segundo o Independent, um porta-voz do Ministério do Interior informou que todas as medidas vão ser discutidas na quarta-feira.
BZR, ZAP