quarta-feira, 31 de julho de 2019

Cantanhede | Biblioteca Municipal promove sessões de Yoga para Crianças


Mais de sete dezenas de crianças dos ATL da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede e de um centro de local de explicações assistiram nos passados dias 19 e 24 de julho, a três sessões de Yoga para Crianças. Dinamizada pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, a iniciativa que decorreu no Parque de S. Mateus e teve por base o conto infantil “A que sabe a lua?”, de Michael Grejniec. 

A ação Yoga para Crianças foi desenvolvida por Cândida Siegle, professora com formação em Yoga e Carla Neto, técnica superior de Bibliotecas. As formadoras responsáveis pela atividade, elementos da equipa das Bibliotecas Escolares de Mira, desenvolvem um projeto de Literacia do Ser no respetivo Agrupamento de Escolas. 

No âmbito de uma permuta de atividades de promoção da leitura, realizada com a Biblioteca Municipal de Cantanhede, deslocaram-se a esta instituição para orientar as sessões de yoga para crianças, aliando a promoção da leitura com as técnicas ancestrais de concentração, foco e relaxamento do yoga e da meditação.


Moçambique | Presidente Nyusi deverá anunciar que o Estado da Nação é animador

Arquivo
Filipe Nyusi vai à Assembleia da República nesta quarta-feira (31) fazer o balanço dos seus cinco anos de mandato como Presidente da República e deverá anunciar que o Estado da Nação é animador... Moçambique tornou-se caloteiro, entrou no lixo, a corrupção não diminuiu, a democracia degradou-se e a pobreza aumentou. Como diria o palhaço brasileiro que tornou-se deputado “pior que tá, não fica”!

Filipe Jacinto Nyusi tornou-se 4º Presidente de Moçambique numa das menos transparentes e justas eleições que o nosso país já teve. Após um discurso onde disse ter aberto o coração a todos os moçambicanos deu início ao terceiro conflito militar desde a Independência encurralando novamente o líder do partido Renamo nas matas da Gorongosa.

Antes de deixar Moçambique entrar em crise económica e financeira as estatísticas oficiais revelaram que o número de pobres havia aumentado, ainda assim o Governo de Nyusi começou a corroer o poder de compra do seu patrão dando início a subida do preço do pão, da água e da electricidade. Depois foram descobertos os empréstimos ilegais das empresas Proindicus e MAM, os Parceiros de Cooperação e o Fundo Monetário Internacional suspenderam o apoio.

Mas enquanto o drama dos moçambicanos agudizou-se, o preço da comida aumentou em mais de 40 por cento, o Executivo de Filipe Nyusi esbanjava num novo jatinho presidencial e em centenas de carros de luxo para seu conforto e prazer.

O acesso à Saúde piorou, as escolas continuam insuficientes, não há água potável para todos, os mentores da corrupção continuam impunes, a Eleições Autárquicas de 2018 foram as mais injustas de sempre, o Produto Interno Bruto caiu para 3,3 por cento e o Recenseamento eleitoral indica que as Gerais deste ano deverá ser o mais fraudulento pleito da nossa história.

Depois da firmeza, resiliência, estabilidade no fundo do poço e das tempestades tropicais é óbvio que o Estado da Nação moçambicana, com a paz cada vez mais perto e o gás natural no horizonte, é animador.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Manteigas | Festival da Juventude e do Ambiente - Manteigas 2019


O Município de Manteigas promove, entre os próximos dias 09 e 11 de agosto, no Parque da Várzea, o FestiVale - Festival da Juventude e do Ambiente - Manteigas 2019 com muita música, desporto e atividades relacionadas com o ambiente e a natureza. 

Do programa musical, de destacar a presença das bandas Funk Pop Music e GM Tributo aos Xutos & Pontapés na primeira noite (09 de agosto); The Sweet Childreen, Sebenta e Peste & Sida no dia 10 de agosto; e ainda Rock em Stock no final da tarde do último dia (11 de agosto). 

Para os mais pequenos, estão previstas atividades específicas, tais como uma color party e um aula de zumba kid, durante a tarde de domingo. 

Durante os três dias haverá muita animação com os DJ’s Trindade, Dupla Mete Cá Sets, Perdiz e Joana Perez. As Festas da Espuma e Color Party também vão marcar o programa do evento. 

A par da animação musical e diversão noturna, a edição do FestiVale será assinalada por um conjunto de atividades de desporto, ambiente e natureza. A manhã do primeiro dia será preenchida com os Jogos sem Fronteiras e a tarde com o Torneiro de Voleibol. O segundo dia inicia-se com um percurso interpretativo e uma iniciação ao Geocaching «Caça ao Tesouro». Durante a tarde, tem lugar a realização do Torneio de Futebol «Pais e Filhos». A manhã do último dia será dedicada ao BTT, com um passeio pelos trilhos e caminhos do território. 

Sob o mote «O Rock chegou à Várzea», está garantida a animação num fim-de-semana em perfeita sintonia com o ambiente e a natureza.

Estarreja recebe Curso Técnico Superior Profissional da Universidade de Aveiro

O curso em Sistemas Mecatrónicos e de Produção inicia já no próximo ano letivo e será lecionado no Ciclo Criativo (Antigo Colégio) em Estarreja.

A Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Estarreja assinaram um protocolo para a realização do Curso Técnico Superior Profissional, no ano letivo de 2019/20, em Estarreja, com o objetivo de responder ao acelerado crescimento do Eco Parque Empresarial e do tecido empresarial do concelho de forma a aumentar a oferta de recursos humanos disponíveis para suportar o desenvolvimento industrial. 
O curso a ser lecionado no concelho é o de Técnico Superior Profissional em Sistemas Mecatrónicos e de Produção. “É uma aposta para uma oferta mais adequada às necessidades do tecido empresarial do concelho, aumentando a empregabilidade dos jovens estarrejenses, bem como os da região envolvente”, salienta João Alegria, vereador da Educação.
Este passo importante pretende responder ao contexto e à natural preocupação quanto à importância da manutenção e aumento da competitividade da economia local. O autarca realça que “o Município de Estarreja está empenhado em promover iniciativas de apoio às empresas nos esforços de crescimento e internacionalização, promovendo ações de formação e atração de Recursos Humanos especializados, bem como uma maior adequação da formação profissional às necessidades, de forma a aumentar a empregabilidade no concelho.”
O Curso Técnico Superior Profissional em Sistemas Mecatrónicos e de Produção, da Universidade de Aveiro, que decorrerá no Ciclo Criativo (Antigo Colégio), pretende desenvolver atividades nas áreas de conceção, projeto, planeamento, fabrico, manutenção e otimização de sistemas de produção, integrando tecnologias de mecânica, eletrónica, automação e informática, considerando a otimização da qualidade e quantidade da produção. As candidaturas decorrem em duas fases: a 1.ª decorre até ao dia 2 de agosto e a 2.ª fase de 23 a 27 de setembro de 2019.
Podem candidatar-se ao CTeSP em Sistemas Mecatrónicos e de Produção os titulares de um curso de ensino secundário ou de uma habilitação legalmente equivalente, os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um diploma de técnico superior profissional. Os titulares de grau de ensino superior que procurem uma requalificação profissional, também poderão candidatar-se. Os candidatos aprovados nas provas de maiores de 23 anos também poderão apresentar a candidatura. 
Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) são um tipo de formação superior de curta duração (4 semestres letivos, incluindo um período de estágio em contexto de trabalho) ministrados no âmbito do ensino politécnico. A conclusão de um curso desta natureza confere um diploma equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação, que é um certificado de aptidão profissional reconhecido a nível europeu.
Mais informações e candidaturas aqui.

Pampilhosa da Serra | “Noites de Verão”: Cinema, teatro e tradição



As “Noites de Verão” estão de volta à Vila de Pampilhosa da Serra. De 5 a 8 de agosto e nos dias 19 e 22 do mesmo mês, o Município de Pampilhosa da Serra, promove a 9ª edição deste conjunto de espetáculos.

Desde concertos a espetáculos teatrais ou sessões de cinema, serão diversos os tipos de atração ao longo do evento.

As “Noites de Verão” constituem-se assim um complemento aos restantes eventos dinamizados ao longo do mês de agosto: Festas do Concelho (de 14 a 17) e Seaside Sunset Sessions (de 17 a 25). Em conjunto formam um leque de eventos que oferece diversas propostas culturais e de animação, pretendendo abranger diferentes gostos e idades.

Todos os espetáculos decorrerão pelas 22 horas e a entrada é gratuita.


Calendário dos espetáculos e respetiva localização:

Dia 5 – Sessão de cinema: “O Rei Leão” (2019)
Local: Anfiteatro ao ar livre

Dia 6 – Espetáculo de Stand Up Comedy com Luís Filipe Borges e Sofia Bernardo
Local: Em frente à Câmara Municipal

Dia 7 – Atuação do Grupo Coral “A Voz do Alentejo”
Local: Em frente à Câmara Municipal

Dia 8 – Espetáculo “Pampilhosense's Roots” com o Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra e o Grupo de Concertinas de Machio.
Local: Em frente à Câmara Municipal

Dia 19 - Sessão de cinema: “Tony” – Filme documental, baseado na vida de Tony Carreira.
Local: Anfiteatro ao ar livre

Dia 22 – Teatro “Criança Sofre” – Interpretação do Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra.
Local: Auditório Municipal.

Coimbra | Equipa da UC desenvolve metodologia que identifica os trajetos urbanos onde os ciclistas estão menos expostos a poluentes



Uma equipa das Faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC) da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma metodologia que identifica os trajetos urbanos onde os ciclistas estão menos expostos a poluentes.

Este estudo, publicado na revista internacional “Transportation Research D”, foi realizado no âmbito do projeto SoMoMUT (Soft Modes Modelling in Urban Trips), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que teve como objetivo contribuir para a promoção de modos de transporte ativos (andar a pé, andar de bicicleta) nas cidades, identificando quais os trajetos mais adequados não só do ponto de vista do esforço, da distância e do tempo (e de outras características), mas também da exposição a poluentes.

No trabalho agora publicado, os investigadores apresentam uma metodologia para comparação de rotas alternativas para ciclistas, considerando «não apenas a distância e o tempo de viagem, mas também o esforço e a exposição a poluentes resultantes das emissões de tráfego», explica Anabela Ribeiro, coordenadora do estudo e docente no Departamento de Engenharia Civil da FCTUC.



O modelo foi testado e validado em dois trajetos diferentes entre o Polo II e o Polo I da Universidade de Coimbra: um optando pela rua do Brasil e rua dos Combatentes da Grande Guerra; outro pelo Parque Verde - rua Ferreira Borges - avenida Sá da Bandeira.

Numa primeira fase, a equipa calibrou a relação entre o esforço dos ciclistas e a inalação de poluentes, em laboratório, tendo em conta as características da pessoa, da bicicleta e do meio envolvente onde é efetuado o trajeto. Para a validação “in situ” foi usada uma bicicleta instrumentada.

Considerando os dois trajetos referidos, concluiu-se que, «com um acréscimo de entre 5 e 6 % na distância e tempo de viagem [trajeto via Parque Verde e Sá da Bandeira], consegue-se uma redução de cerca de 30% na inalação de poluentes. Além disso, o esforço total despendido pelos ciclistas em ambos os trajetos é praticamente o mesmo, ou seja, a rota do Parque Verde não exige nenhum esforço adicional, embora seja mais longa, e até requer menos esforço médio nas subidas», sendo possível de realizar sem grande esforço por um adulto, com preparação física dentro de valores médios, salienta a também investigadora do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA).

Assim, «trajetos mais rápidos ou mais curtos podem não ser os melhores no que respeita à exposição a poluentes ou ao esforço médio exigido», observa Anabela Ribeiro.

A docente e investigadora da FCTUC considera que a metodologia agora desenvolvida poderá ser uma ferramenta poderosa de apoio à decisão tanto para as autarquias como para os cidadãos. «Por exemplo, com base em informação sólida, os municípios poderão decidir quais os melhores locais para instalar uma ciclovia do ponto de vista da exposição a poluentes».

Já para os cidadãos, e através de uma plataforma amiga do utilizador, «poderão decidir se preferem o trajeto mais rápido ou um alternativo menos sujeito a poluição. Em simultâneo conseguem identificar as ruas ou os percursos onde terão de efetuar mais ou menos esforço», exemplifica.

O estudo está neste momento em novas fases de desenvolvimento e aprofundamento, de modo a consolidar os resultados obtidos e a torná-los diretamente úteis para a sociedade. O artigo publicado está disponível: aqui.



Cristina Pinto

México | Trina Solar Provee Solución Inteligente De Energía Fotovoltaica A Nueva Planta Solar En Chile


por Yesica Flores

La compañía aporta su tecnología TrinaPro para una estación con capacidad de tres MW (millones de watts) en la población de Marchihue, con la que se espera lograr una reducción anual aproximada de 46.39 millones de toneladas de emisión de dióxido de carbono
Trina Solar, el proveedor líder mundial de soluciones inteligentes de energía fotovoltaica, dio a conocer que el nuevo parque solar para generación distribuida de la ciudad de Marchihue, en la provincia Cardenal Caro, en Chile, opera con base en su tecnología TrinaPro para generar tres millones de watts (MW) de energía solar. La instalación está integrada por más de nueve mil módulos policristalinos Tallmax TSM-PE14A de 330 watts y rastreadores horizontales Nclave SP160 en composición monofila, además de inversores de su socio Huawei y un software de control y monitoreo de la instalación que opera a través de La Nube.
En Chile, Marchihue es una población del valle de Colchagua que pertenece a la provincia Cardenal Caro, en la VI región del Libertador General Bernardo O’Higgins. El sitio donde se desarrolló la estación tiene un clima mediterráneo, con un verano caliente y seco, un invierno templado y lluvioso y una alta radiación solar que lo vuelve potencial para la planta, misma que se puso en funcionamiento en diciembre de 2018 y arrancó oficialmente operaciones en febrero de este año.
El proyecto fue desarrollado por la compañía CarbonFree Chile bajo el esquema de generación de energía distribuida a pequeña escala (PMGD, por sus siglas en inglés) para una potencia de 9 MW o menor. El servicio general de contratación de la ingeniería, suministros y construcción (EPC, por sus siglas en inglés) corre a cargo de Eiffage Energía Chile y Trina Solar proporcionó la solución fotovoltaica inteligente Trina Pro.
TrinaPro es una solución fotovoltaica inteligente que está diseñada para proyectos de instalación solar a escala terrestre en montaña, infraestructuras flotantes y aplicaciones comerciales. Integra sistemáticamente tres componentes principales: módulos de alta eficiencia, sistema de rastreo solar confiable e inversor de corriente, logrando una innovación en hardware, software, proceso de servicio y plataforma en la Nube. En comparación con los sistemas fijos, esta tecnología incrementa la generación de energía en un 20%, lo que ha aumenta el retorno de inversión (ROI, por sus siglas en inglés) del cliente entre un 1.5 y un 3%; mientras que a diferencia de un sistema de rastreador solar ensamblado, aumenta la generación de energía entre un 3 y un 7.5% y mejora el ROI del cliente entre un 0.5 y un 1%.
“La generación de energía solar esperada al año con este proyecto no es inferior a 6,444 MW (megawatts) por hora, y la reducción anual de emisión de dióxido de carbono que se espera lograr es de aproximadamente 46.39 millones de toneladas”, declaró Álvaro García-Maltrás, Director General para América Latina y el Caribe.
Por la optimización del equipo, el diseño del sistema y los altos estándares de supervisión de la construcción en el sitio, la confiabilidad del sistema de la nueva planta de energía de Chile también se garantiza en mayor medida con TrinaPro. Además, la innovación en los procesos de negocio que ofrece dicha tecnología brinda servicios de preventa, venta y postventa más profesionales y eficientes, así como una entrega de solución integral a los clientes. A través de la innovación del control inteligente y la plataforma en la Nube, la experiencia de uso y operación del cliente se mejora en gran medida.
“Con la saturación del sistema de transmisión de energía, el mercado de proyectos a gran escala en Chile se está contrayendo, por lo que ahora, el aún pequeño segmento de energía distribuida de MW se convertirá en la corriente principal en el futuro y nuestras soluciones fotovoltaicas inteligentes pueden contribuir a esa transformación y crecimiento de mercado en los países latinoamericanos”, agregó García-Maltrás.
Para el nuevo parque solar de Marchihue de Chile, Trina Solar proporcionó su solución fotovoltaica inteligente TrinaPro. Los módulos de alta eficiencia que ésta incluye se montaron en el sistema de rastreo monofila de Nclave Trina Solar, que permite seguir al sol en ángulos óptimos, recibiendo así la máxima luz solar y generando hasta un 20% de potencia adicional en condiciones estables.

México | Biometría Multimodal Para Combatir El Robo Hormiga En México


por Yesica Flores
Uno de los grandes retos para cualquier negocio minorista en México es el robo hormiga. Esta clase de robo ocurre cuando las personas sustraen artículos pequeños, generalmente en pequeñas cantidades, de un establecimiento. Esta problemática se ha incrementado en 152% en los últimos 5 años, representando una merma anual para los negocios minoristas de México de hasta 160 mil millones de pesos.
Según datos de la Asociación Mexicana de Empresas de Seguridad Privada, el barniz, champú, lata de frijoles, perfumes, desodorantes, cervezas, dulces, quesos, bolillos, paquetes de jamón, tabletas electrónicas y audífonos son los artículos preferidos para el robo hormiga en el país.
Estos números han obligado a diferentes negocios a tomar diferentes medidas para asegurar su mercancía, tales como colocarla dentro de cajas transparentes con candado o cerrar los refrigeradores con llave. Métodos que a todas luces implican un gasto mayor de tiempo al momento de proporcionar la mercancía a los clientes.
Otro método utilizado con miras a disuadir este comportamiento es el uso de cámaras de seguridad. Es un método de protección especialmente útil cuando el robo ocurre por parte de algún empleado. Este método también funciona para deslindar responsabilidades o para tener una imagen del ladrón posterior a la sustracción, pero no la evita.
Ante esta situación de inseguridad, muchas cadenas minoristas están optando por opciones tecnológicas que puedan evitar el robo en el instante en el que ocurre. Hoy en día esto es posible mediante el uso de biometría multimodal. Al combinar el uso de cámaras de videovigilancia con un software de reconocimiento facial y bases de datos de personas reincidentes o sospechosas. De esta manera, cuando una persona que se encuentra en esta lista accede al local se alerta a los empleados para que puedan tomar las medidas preventivas necesarias.
Si a esto le sumamos inteligencia artificial, el procesamiento de imágenes puede analizar más factores incluyendo expresiones faciales y movimientos oculares. Esta información se compara con patrones de comportamientos y expresiones sospechosas, lo cual permite al sistema lanzar una alerta para los empleados de modo que se prevenga un posible delito antes de que ocurra o antes de que el ladrón abandone la tienda.
La tecnología es el mejor aliado para ayudar a los comercios minoristas prevenir el robo hormiga y mitigar sus pérdidas. La necesidad de implementar la identificación biométrica para fortalecer las medidas de seguridad y personalizar los servicios del sector minorista crece de forma constante. Para ayudar en esta ardua tarea, NEC cuenta con un software de reconocimiento facial además de contar con 40 años de experiencia como integrador de tecnológico en el sector minorista.
Por: Federico Caballero – Gerente de Seguridad & ITO en NEC México